segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EDIÇÃO 2066

Almir Pimentel recebendo uma honraria durante
as comemorações dos 60 anos da Acise
Morre Almir Pimentel 
Comerciante atuou em diversas 
entidades e clubes da cidade 
Faleceu no dia 23 de agosto, Almir Pimentel, antigo comerciante de Esteio. Seu estabelecimento era uma das maiores ferragens da região. Ferragem Pimentel, ficava localizada onde hoje é a loja Primavera. Almir foi sempre um batalhador pela cidade, companheiro, pertenceu ao Rotary Club, foi presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Esteio (ACISE). Foi um dos grandes sócios do Clube Aliança, onde praticava bolão e sócio do Grêmio Marechal Rondon, onde era exímio jogador de bocha. Era filho de Enilta e Ulisses, nasceu em 1926, em Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, onde a família morou até 1931, com os irmãos Aimê, Jacy, Terezinha e Luizinho. Depois morou em Lagoa Vermelha, até os oitos anos, quando voltaram para Veranópolis. Aos 10 anos, a família de Almir se mudou para Santa Maria, onde aproveitou sua juventude com amigos e família. Aos 15 anos mudou-se para Porto Alegre onde iniciou sua vida profissional. Na livraria O Globo foi colega de Érico Veríssimo. Em dezembro de 1949, quando tinha 23 anos, mudou-se para Esteio, foi em Esteio que conheceu Lourdes que seria seu amor, sua companheira e parceira de toda vida. Os dois casaram-se em 1952.
FAMÍLIA - Tiveram seis filhos, Eliane, Lisete, Elaine, Julio, Rosane, Giani e a cunhada Nilza que sempre zelou como filha. Em 1956, o casal fundou a Ferragem Pimentel em Esteio e funcionou durante 20 anos, quando resolveram morar em São Leopoldo. Ao longo da vida, Almir sempre trabalhou na área de vendas e fazendo novas amizades. Foi membro do Rotary Club, do Clube do Comércio, Clube Aliança e CTG Poncho Crioulo. A esposa Lourdes sempre foi sua companheira incansável durante esses 64 anos de casados. Alguns filhos casaram e o casal tem oito netos, Rafael, Patrícia, Thadeu, Pollyana, Paola, Lucas, Alexandre e Vinicius. Em 2002, chega seu primeiro bisneto, o Enzo, para alegrar a família, com quem pode compartilhar suas histórias de vida e grandes momentos de felicidade e companheirismo. E depois de 11 anos, o segundo bisneto, o Juliano, trazendo maior felicidade à família. Foram 91 anos de muita alegria e bem vividos. Familiares homenageiam o marido, pai, avô, bisavô e amigo, que foi, e que descanse em paz.


Feira Mista será realizada no Centro 
Artesãos de Esteio e vendedores de produtos coloniais realizarão uma Feira Mista. A atividade ocorrerá das 9h às 16 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. Estão previstas ações da economia inclusiva, proposta pela secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, com apoio das pastas da Cultura e Meio Ambiente. O evento tem por objetivo promover e divulgar os produtos confeccionados pelos produtores locais, além de realizar ações para fortalecer o comércio dos pequenos empreendedores municipais. São mais de 40 artesãos e comerciantes locais cadastrados nos bancos de dados junto ao Desenvolvimento Social. Destes, a previsão é de 30 participem do evento. Além dos artesanatos, estão previstas as vendas de diversos produtos no dia, como cucas, pães, bolos, queijos, flores, plantas, verduras e frutas. Interessados em participar das próximas edições devem entrar em contato pelo telefone 3433-8143.

Escoteiros da cidade mostram seu potencial 
Responsáveis pelo Anauê e Capitão Bressane divulgaram o trabalho 
de crianças e adolescentes
 Altair Mossi e Borge Rodrigues falaram a trajetória das entidades
Os diretores presidentes dos Grupos de Escoteiros Anauê e Capitão Bressane, de Esteio, Altair Mossi e Borge Rodrigues estiveram participando na tarde do dia 17 de agosto, de uma entrevista na Rádio Destaque. A dupla participou do programa Falando de Coisas conduzido por Jauri Machado. Segundo Altair, dos 37 anos de existência do Anauê, pelo menos 18 está à frente como responsável. “Em mais de três décadas de atuação, o grupo atua em eventos importantes como a Campanha do Kilo e a Semana da Pátria, que tem por finalidade angariar recursos para entidades que cuidam de pessoas carentes”, disse Mossi. Ele comentou que participam cerca de 90 pessoas, sendo que a grande parte são crianças e adolescentes e os adultos que dão suporte e fazem trabalhos na coordenação do grupo. O Anauê se reúne todos os sábados, a partir das 14 horas, numa sala localizada no Centro de Humanização Teresa Verzeri que fica na Rua Ieda Nunes Pizza, no bairro Parque Amador.
TRAJETÓRIA - Atuando desde sua fundação, em outubro de 2002, o Capitão Bressane, Borge destacou que iniciou no movimento no Ouro Negro, em Canoas e depois veio para Esteio, onde os encontros ocorriam no antigo ginásio do Tartarugão, sediado na área que pertencia ao Clube Aliança. “A partir de 2007, fomos trabalhar no Parque Municipal Galvany Guedes. Mas na época não tínhamos uma boa estrutura. A sede própria foi oficializada somente em 2010, num comodato que é renovado a cada cinco anos. “Temos metas a serem seguidas e alcançadas. Por isso que a disciplina é fundamental”. Através de um decreto federal, os grupos de escoteiros são entidades sem fins lucrativos. Atualmente, o Grupo de Escoteiros possui 68 integrantes e 14 adultos.


Agraciados ganharam um certificado
Estudantes da cidade
são homenageados 
Para marcar o Dia do Estudante em Esteio, o Legislativo realizou na noite do dia 15 de agosto, um ato solene alusivo a data. O evento ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de mais de 300 pessoas. Prestigiaram a cerimônia representantes de diversos segmentos da comunidade, empresários e integrantes do Poder Público. A festa contou com a realização de três apresentações artísticas, composta por alunos do programa Mais Educação dos centros de Educação Vitorina Fabre e Érico Veríssimo. Cerca de 57 crianças e adolescentes foram agraciados com a distinção. Segundo o proponente do ato, o vereador Euclides Castro, apesar da situação em que se encontra o país, homenagear os estudantes é uma maneira de reconhecer o trabalho de crianças e adolescentes que estão interessados em construir um futuro melhor. “Se cada um fizer sua parte, temos condições de formar cidadãos conscientes”, disse Castro. O chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal falou que parabeniza a iniciativa do Parlamento pelo interesse em valorizar os alunos que se destacam em suas respectivas instituições de ensino. “Tanto os estudantes quanto os educadores ao longo dos anos passaram por mudanças significativas e tiveram que acompanhar o processo de aprendizagem e utilizar ferramentas para manter-se atualizado”, comentou Pascoal. Durante o ato solene, uma interprete de Libras transmitiu o evento.


Alex Nero falou sobre o trabalho no
Residencial Boqueirão e imediações
Associação tem atuado em melhorias no bairro Primavera e região 
Por intermédio da entidade já foi ampliado o transporte coletivo e melhorias na saúde 
Realizar um trabalho em prol da sua comunidade tem sido a missão de Alex Nero, morador do Residencial Boqueirão, está na busca de conquista de melhorias para os bairros Boqueirão, Barreiras e Primavera. Ele realiza um trabalho de ativismo. Segundo Alex, a preocupação maior é propiciar aos moradores o acesso ao Legislativo, através da presença dos vereadores e Executivo, com a visitação mais constante de secretários, diretores, além do prefeito. “A ideia é proporcionar aos moradores que conheçam seus direitos e que saibam quais os deveres dos órgãos públicos para com os bairros”, falou Nero. Ele salientou que entre as demandas que vem colaborando junto as pessoas está na formação das entidades comunitárias, bem como desenvolver um boletim informativo que contemple a região. “Também tenho buscado ampliar a associação de moradores, sendo que já está em funcionamento dos bairros Jardim Planalto e Três Marias”.
APROXIMAÇÃO - Com as ações que vem sendo implementadas, Alex Nero ressaltou que já conseguiram uma aproximação com a Câmara de Vereadores, e com isso, através de requerimentos e pedidos de providências, as localidades que possuem associação conquistaram equipamentos para a Unidade Básica de Saúde (USB), sinalização e redutor de velocidade para o trânsito. “Entre os grandes ganhos da associação está a ampliação das linhas de ônibus e de uma linha inter municipal, que se tornou possível através de ação que tramitou no Ministério Público da cidade”, explicou o morador. Alex Nero tem buscado a integração com outras lideranças do município, visando sempre às melhorias para os bairros.


Avô Nelson com o neto Pedro Henrique
Jovem conquista título no sub 15 
Estiveram em visita ao Jornal Destaque, o jovem Pedro Henrique Rodrigues da Silva e seu avô Nelson Rodrigues. Pedro que foi vice- campeão sub 15 da Super Copa Sórtica, campeonato que aconteceu no dia 12 de agosto, no Centro de Treinamento (CT) do Grêmio localizado em Eldorado do Sul. Pedro iniciou sua jornada no time Estância Velha em Canoas, começou com 12 anos e treinando há uma semana na ABB em Canoas já conquistou esta Super Copa. Mesmo com as dificuldades que a vida apresenta, Pedro buscou o apoio do avô Nelson, que é colaborador do JD, para continuar sua jornada. Pedro já tem novo jogo em campeonato no dia 27 de agosto, na ABB em Canoas, onde treina.


PL sobre criação e extinção de 
cargos é alvo de polêmica 
Foi aprovado recentemente, o Projeto de Lei (PL) que cria e extingue cargos na administração municipal. O documento, de iniciativa do Executivo foi algo de debate com integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com representantes da secretaria de Educação e da Procuradoria Geral do Município. A proposta do PL cria sete cargos, sendo que destes, quatro são para a área da saúde, como enfermeiro, assistente social, médico comunitário ESF, médico infectologista infantil e médico pneumologista. No setor administrativo, foi criado vagas para analista administrativo, analista de logística e de sistemas. Para a função de médico comunitário ESF 20 horas será implantada função gratificada, no valor de R$ 2, 6mil, e extingue os cargos, ao todo 935, criados pela Lei 4.994/2009. O bibliotecário Alexandre Ribeiro, representando o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, manifestou sua preocupação, junto a técnicos de biblioteconomia e bibliotecários da rede municipal de ensino, com a possível extinção dos cargos de bibliotecário para as escolas da cidade. Na ocasião, a representante da PGM, informou que é o quantitativo, isto é, as vagas excedentes, que está sendo extinto, e não os cargos. “A intenção da lei é melhorar a gestão de recursos humanos da prefeitura, como estrutura de pessoal e finanças”, explicou. “As vagas disponibilizadas no edital do concurso deverão ser chamadas dentro do prazo previsto, de acordo com a classificação do candidato”. Diante da situação, a bancada do PT se absteve.


Oficina de boxe
Abílio durante a aula inaugural no Centro de Convivência
O educador social e treinador de boxe Abílio Mendes realizou no dia 11 de agosto, uma palestra para alunos da rede de ensino do município. O encontro ocorreu no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no bairro Olímpica. Entre suas principais abordagens estava a importância do esporte, lazer, cultura, educação, saúde, segurança e recreação para toda a sociedade, não ficando restrito apenas um seleto grupo. Abílio também falou sobre a implantação da Central Única das Favelas (CUFA), no qual a cidade de Esteio integra e é o responsável pela iniciativa. “Estamos para somar e multiplicar beneficiando as pessoas, principalmente aqueles que residem em localidades mais vulneráveis do município. A ideia é que todo o cidadão esteiense tenha seus direitos garantidos”, frisou Mendes. A CUFA existe atualmente em 14 países e já foi premiada pela ONU. Além disso, o Centro de Convivência, localizado ao lado da Escola Estadual Maria Sirley Vargas Ferraz, Caic, no bairro Primavera retomou o boxe olímpico. As aulas ocorrem às terças-feiras, das 17h às 18h30 e às quintas-feiras, das 15h às 16h30.


Muros do Cemitério viram espaços 
para obras de arte 
Grafiteiros do Estado fizeram diversos desenhos em muro
Várias expressões de arte foram grafitadas no muro do cemitério 
O grafiteiro Olhos, de Sapiranga, começou o trabalho no dia 18 de agosto. Como tela, um pedaço do muro do Cemitério Dois de Novembro, na Avenida das Américas, no bairro Santo Inácio foi transformado por artistas de várias cidades do Estado e até de outros estados no Museu Aberto de Arte Urbana de Esteio (MAAUE). Com 17 anos de atuação na arte de dar mais vida a espaços urbanos, Olhos, que faz questão de não usar o nome de batizmo, não começa o trabalho com um esboço ou desenho planejado. “Eu dou um fundo e começo a desenhar. A inspiração vem durante o trabalho. Eu não sei exatamente como vai terminar”, destacou o grafiteiro, que já tem projetos em cidades de países como França, Ucrânia e Eslováquia. A alguns metros dali, o artista visual Alexandre Carvalho, de Porto Alegre, dava uma última analisada no esboço do desenho que criou para o MAAUE. Professor de Escrita Criativa e de quadrinhos, o A21, como é conhecido no meio do grafite, tem uma forma diferente de trabalhar. “Eu primeiro faço um rascunho, que será base do trabalho. Daí começo a desenhar e a dar cor conforme vou trabalhando”.
EXPRESSÃO - Com diferentes formas de trabalhar, a ideia é dar um colorido especial para esta área, que muitas vezes era usado para vandalismo ou pichação. Os painéis serão produzidos por grafiteiros de várias cidades, como Pelotas, Bento Gonçalves e Passo Fundo, além de Pernambuco, São Paulo e Bahia, entre outros. O projeto conta com apoio do grafiteiro esteiense Nasa Grafite. Cada artista poderá executar sua obra com tema livre, no entanto, os trabalhos não poderão conter conotação política, ou caracterizar ofensa, preconceito ou qualquer tipo de discriminação. A maioria dos painéis tem 15m². O projeto é coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias de Obras e Serviços Urbanos e da Educação. O projeto tem apoio da Redemac Esteio, que doou parte das tintas para preparação do muro. Poucas horas após o término dos trabalhos, alguns espaços foram pichados, mas em seguida foi limpo.


Rádio Destaque tem novo programa
Michel e Jones conduzem a atração
No dia 07 de agosto, a Rádio Destaque lançou um novo programa. Trata-se do Espaço do Axé, apresentado por Jones Benemann e Michel Macedo dos Santos. O primeiro convidado foi Marco Monteiro, também conhecido entre os seguidores da religião de matriz africana, Marco Axós, devido ao trabalho de confeccionar e vender roupas para este segmento. Durante uma hora de programa, além da presença de convidados, joga-se cartas e se divulga as festas que ocorrerão nos centros africanistas da cidade e região. O programa é apresentado todas as segundas-feiras, às 15h30 e pode ser conferido no site www.destaque.tv, pela página no Facebook Jornal Destaque e no canal do You Tube TV Jornal Destaque.


Residência também se torna palco para grafite
Livros fazem parte desta obra no bairro
Nesta região da cidade, outro lugar que também chama a atenção de pedestres e motoristas é a fachada de um portão localizado na Avenida Ernesto Dornelles. O imóvel pertence ao advogado e funcionário do Jurídico da Câmara de Vereadores, Ademir Machado. Ele contou que faz aproximadamente dois anos que o local foi grafitado por um profissional da área e a pintura remete-se a uma estande com livros empilhados. A maioria são ligados a área do Direito, mas também remete-se a literatura. “Além de fomentar para que as pessoas busquem ler mais tornou-se o local um atrativo a mais para o bairro”. Machado falou que neste ano, muitas pessoas conheceram o espaço, devido a realização da Feira do Livro, que aconteceu entre julho e agosto, no canteiro central da avenida.


LORI EMANOELA DA SILVA 
FOFOCA & INVEJA 
Quando estamos  em meio a diferentes formas de pensar questionamos as possibilidades  de que algo possa de forma única ser a verdade, ledo engano, as verdades não são absolutas. Conquistar e contribuir  com aqueles que estão  próximos é atingir a mais nobre postura consigo, portanto, as sementes que lançamos  convertem tão somente em resultados negativos ou positivos... Caros amigos,  enquanto a comida exala agradável odor, esperamos a hora de servir, por tanto, nada fica sem reposta ou destino, não tente de maneira alguma  subestimar quem na verdade nem sequer sabe da sua existência, cuide de sua vida, preserve-se, deixe o veneno escorrer pela boca dos abutres infectados por sua própria história e acima de tudo seja você  mesmo, ainda que muitos desejam ter a sua vida. Muito se escuta sobre as pessoas, e da mesma maneira falam de você, aquele que trás também leva... Ah... Achar que um escorpião, vai deixar de ser o que é pelo simples fato que você  queira... Sejamos coerentes, transparentes conosco, esta é a única verdade, a maneira real de nos reconhecer e viver num mundo reduzido a pessoas genéricas e insensatas que pensam que somos iguais às suas posturas...
Abraço fraterno, toda bênção.


Busca por uma oportunidade gera transtorno para moradores
Pessoas se aglomeraram em frente ao portão sete do Parque
A calçada ao lado do Parque Assis Brasil se tornou a moradia de algumas pessoas nos últimos dias. Um dos motivos é que moradores da cidade e da região em busca de uma vaga temporária durante o período a realização da Expointer. Por estar tanto tempo, muitos já montaram barracas para se proteger da chuva e do frio. Devido a falta de resposta, por parte dos organizadores do evento, um grupo de manifestantes tentou fechar parte da Avenida Celina Chaves Kroeff, impedindo a passagem dos veículos. Mas durou pouco a iniciativa, pois uma guarnição da Brigada Militar do município foi acionada para controlar o público. Residentes do bairro ou trabalhadores que estão trabalhando na organização da feira ficam amedrontados pois já houve relatos de furtos no bairro, bem como assaltos a pedestres. Segundo informações da administração do Parque, a empresa que foi em primeiro lugar no edital tinha algumas pendências e a segunda na lista foi acionada, mas a empresa que perdeu entrou com recurso e por enquanto estão aguardando a resposta. No dia 20, uma empresa que irá trabalhar no evento fez um cadastro do público que estava no local. E a empresa responsável pela bilheteria foi definida no dia 23.


Calçada ao lado parque vira depósito
Lonas e até restos de comida estavam na calçada
Na manhã do dia 24 de agosto, os pedestres que utilizam a calçada na Avenida Celina Chaves Kroeff, ao lado do Parque Assis Brasil ficaram impressionados com a quantidade de lixo deixado no local pelas pessoas que estavam aguardando na fila desde o final do mês de julho. A maioria utiliza este local para ingressar nos portões seis e sete para trabalhar. Além de lonas velhas, poderia ser visto restos de comida, cadeiras de praia e até pedaços de sofá. Num trecho, parte do muro do parque esta queimado, devido muitos terem feito fogueira para se aquecer nas noites frias ou até para esquentar a comida.


Tenente coronel do 34º BPM se 
despede de Esteio 
Titular do Batalhão por dois anos no combate a violência
Tenente coronel José Nilo e Miguel Luz
O tenente coronel do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) José Nilo Correa Alves esteve visitando o Jornal Destaque na tarde do dia 23 de agosto, onde foi recepcionado pelo diretor Miguel Luz. Um dos objetivos do encontro foi anunciar que está saindo do comando local para ir para o comando regional, em Santana do Livramento, onde irá comandar policiais militares de aproximadamente 23 municípios da região de fronteira do Estado. Durante a visita, o tenente coronel esclareceu que o motivo da saída é devido a uma promoção. “Não poderia deixar de agradecer a parceria e respeito com que fui recebido e tratado pela comunidade e dos poderes constituídos do Município, durante os dois anos em que ocupei o cargo de comandante”, explicou. Segundo o tenente coronel Nilo, na atual conjuntura que a área da segurança vive, o Batalhão esteiense dedicou o máximo de esforços no cumprimento das missões e buscando atender as necessidades dos cidadãos.
SEGURANÇA - O trabalho no 34º BPM segue sob o comando do Major Rogério Pereira Martins, que já atua na instituição. Inclusive está a todo o vapor trabalhando para que a segurança durante a realização da 40ª Expointer seja de sucesso. “Desejo o máximo de sucesso ao efetivo que permanece prestando serviços aos munícipes, tendo a certeza de que o trabalho árduo é observado e reconhecido pela população”. Além da visita ao periódico, o tenente coronel também concedeu uma entrevista na Rádio Destaque. Ela destacou as principais ações que foram tomadas neste período, bem como a vinda de mais policiais militares para reforçar o policiamento. Apesar da crise financeira do Estado, o trabalho da corporação se manteve sem grandes alterações. Neste período, também, o tenente coronel foi colunista do JD, onde teve a oportunidade de escrever artigos relacionados a assuntos de interesse a população local. O programa pode ser visualizada pela página Facebook.com/Jornal Destaque ou no canal do You Tube TV Jornal Destaque.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
DESPEDIDA 
Exatamente no dia 15 de Julho de 2015 apresentava-me no 34º BPM, em Esteio, para assumir o Comando. Era um momento de tragédia no município por conta das enchentes que assolavam a população, principalmente a mais carente. Lembro que estava cheio de expectativas e, com o auxílio do Comandante que era substituído, Tem. Cel Damasceno (hoje Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio), fui me inteirando dos aspectos principais relacionados à função que exerceria. De lá para cá foram dois anos e um mês de intensa dedicação, troca de informações e estreitamento de amizades deste Oficial com pessoas dos mais diversos círculos sociais da cidade. Muitas reuniões, análise de estatísticas e planejamento de ações que resultaram, na integração com os demais órgãos relacionados à área de segurança pública, na redução dos índices da maioria dos tipos criminais. No momento em que deixo o Comando da Unidade, por motivo de promoção, não poderia deixar de agradecer a parceria, camaradagem e respeito com que fui recebido e tratado pela comunidade e poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como Ministério Público) representados no município durante o período em que aqui estive. Na atual conjuntura social, que atinge de forma importante a área da segurança pública, tenho a consciência de que dediquei o máximo de esforços no cumprimento das missões, para isso sempre contando com a participação e interesse dos cidadãos esteienses. Saliento o envolvimento inestimável da sociedade civil organizada que, através de associações como a ACISE e CDL, tanto colaboraram para a manutenção de viaturas, aquartelamento e materiais tão necessários ao desenvolvimento da atividade da Brigada Militar na cidade. Agradeço, ainda, à OAB, CONSEPRO e outras entidades que entenderam e deram suporte essencial aos nossos projetos. O trabalho prossegue, agora sob o Comando do Major Rogério Pereira Martins, com a mesma intensidade e objetivo de alcançar à comunidade de Esteio a sensação de segurança tão almejada e necessária para o desenvolvimento em sociedade. Da minha parte, desejo o máximo de sucesso ao efetivo que permanece prestando serviços no município, tendo a certeza de que o trabalho árduo é observado e reconhecido pela comunidade em geral. Finalizando, sigo para assumir uma função importante no Comando Regional da Fronteira Oeste, em Santana do Livramento, onde terei sob minha responsabilidade uma área composta por 23 municípios com problemas diferentes dos que vivenciamos na região metropolitana. E onde quer que esteja nunca esquecerei a experiência e as amizades que adquiri na nossa querida cidade de Esteio. Sempre à disposição dos amigos, despeço-me. Até a próxima.


Letícia e a Preletora Donária Martins,
durante a visita no periódico
Representantes 
da Seicho-No-Ie visitam o JD 
Em visita ao Jornal Destaque, a presidente da Associação das Mulheres da Seicho-No-Ie de Esteio desde 2015 até 2018, Letícia Trassante Lara expôs com muita segurança que a Seicho-No-Ie é um movimento de paz, pela fé no mundo todo. Teve início no Japão por Masaharu Taniguchi e está no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial. No início enfrentou muitas dificuldades. A Seicho-No-Ie é uma filosofia que tem base nas três principais religiões Chintoismo, Budismo e Cristianismo e prega que a doença não existe, que a morte não existe e que o pecado não existe. O universo para quem pratica a Seicho-No-Ie conspira a nosso favor. Até mesmo a doença é vista como um sinal que algo está em desacordo com a criação de Deus. Deus criou o bem e se algo não está em acordo é porque temos que fazer uma reflexão e ver onde erramos. Tem a coleção ‘A Verdade da Vida’, que é composta por 40 volumes. Cada livro trata de um tema, sendo o primeiro ‘A História da Criação’. Os outros livros seguem traçando a história da vida na Terra. Letícia está a sete anos na filosofia e está sempre em busca do crescimento enquanto ser humano.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
LEIGOS ATUANTES 
Uma nova semana. Graças a Deus! Em breve estaremos em setembro. Contudo, não posso esquecer de homenagear os leigos engajados nas pastorais, especialmente, os catequistas. O próprio mestre vivia cercado de leigos, além dos apóstolos. Homens e mulheres assessorando Jesus. Desde o início do Cristianismo, os leigos tiveram preponderância dentro das comunidades. Hoje, as coisas não se diferenciam. Os leigos são importantíssimos. O que seriam as paróquias, sem a presença atuante dos leigos? .... Um terrível desastre. Os leigos necessitam dos padres. Os padres precisam dos leigos, claro! Refiro-me ao leigo ativo, participante, batalhador, pleno de fé e boas obras. As pastorais progridem, segundo a atuação leigal. As capelas, em geral, são dirigidas por ministros da eucaristia e por diretorias. Indubitavelmente, são o braço direito dos párocos. Não podem se adonar das igrejas. Mas sim, auxiliar e trabalhar ao lado dos padres. Todas as pastorais prestam serviços relevantes às paróquias. Todas. Destacaria uma: as catequistas. Estes leigos operam verdadeiramente maravilhas, com poucos recursos. Eles trabalham o coração dos catequizandos. Eles semeiam. Eles plantam. Catequista: papel fundamental, nas paróquias. Oxalá, tenhamos sempre inúmeras e eficazes catequistas! Cumprimentos aos leigos cristãos! Parabéns, aos catequistas! Jesus e Maria, abençoai nossos leigos e nossos catequistas! Assim seja!

Escritório da Junta Comercial é aberta na cidade 
Abrir uma empresa em Esteio vai ficar mais rápido e desburocratizado. O Executivo Municipal e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs) assinaram termo de convênio que transforma o posto de atendimento localizado na sede da Administração Municipal em Escritório Regional da Jucergs. O documento foi firmado pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo presidente da Junta, Paulo Roberto Kopschina, pela assessora jurídica do órgão, Inês Conceição Antunes Dilélio, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gustavo Bortolini, em 15 de agosto, na sede da Jucergs. No dia 24, ocorreu uma cerimônia marcou o início oficial do serviço na cidade. “Esta é uma demanda muito antiga dos empreendedores esteienses, que estamos tornando realidade em parceria com a Junta Comercial. Com este Escritório Regional, vamos facilitar a vida de quem deseja investir em nossa cidade e, com isso, gerar mais emprego, renda e desenvolvimento”, destacou Pascoal. Segundo Bortolini, com o Escritório Regional, o prazo de abertura de uma empresa em Esteio deve cair dos 15 dias, no mínimo, como é atualmente, para 48 horas. O empreendedor não precisará mais ir a Porto Alegre entregar documentações para constituição e extinção de empreendimentos, alteração de contrato social e emissão de certidões, entre outros serviços. Poderão ser registradas em Esteio empresas do tipo limitada (Ltda), Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Individual (EI), inclusive de cidades vizinhas a Esteio. Cooperativas, empresa de sociedade anônima e consórcios precisam ser registrados na Capital.


Rafael Batista Fuão, durante a visita
no jornal e a Rádio Destaque
Atleta de Esteio participa
de campeonato 
de futsal na região
Competidor atua na equipe Ouro Verde, 
do município de Portão
Jogador de futsal de Esteio, Rafael Batista Fuão está participando do campeonato municipal de Portão. Ele faz parte da equipe Ouro Verde, sendo o único atleta de fora do município a integrar a competição. Em recente visita ao Jornal e na Rádio Destaque, onde contou um pouco de sua trajetória no junto ao esporte. Ele relatou que na adolescência, em período escolar, chegou a participar do Jedes e em seguida começou a jogar no futebol de campo. “Em função do trabalho larguei e aos poucos fui conhecendo o futsal e me apaixonei e foi possível me organizar e estar na ativa”, disse Fuão. Rafael comentou que já jogou em times como ORM Botafogo, depois Lanus e devido sua atuação foi convidado para ir ao Ouro Verde.
REFERÊNCIA - Morador do bairro Três Portos, Rafael Fuão ressaltou que Esteio, assim como a cidade de Presidente Lucena são as principais referências na região dos Vales, no que tange ao futsal. Tanto que na cidade esteiense a Copa dos Campeões, que foi realizada no primeiro semestre do ano é considerada um dos eventos mais importantes no Estado nesta modalidade, tanto na participação de times, quanto de público. Em relação sobre o que mudou em sua vida, Rafael Fuão foi expressivo. “Ao longo do caminho aprendi a manter um diálogo com pessoas do segmento esportivo, bem como de outros grupos sociais. O esporte é algo transformador na vida de todos aqueles que praticam. Basta se descobrir”.


Aberta a Semana Municipal da 
Pessoa com Deficiência 
Um dos objetivos da atividade é debater a situação deste público na sociedade atual
Valoir entregou um material para representante da Câmara
Tendo como pauta assuntos relacionados às pessoas com deficiência (PCDs), teve inicio no dia 23 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Lígia Leal saudou a todos os presentes e desejou que se tenha uma semana de reflexão sobre o tema. Diversas atividades estão programadas e a Semana terá uma participação das escolas municipais. O Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) realiza avaliações, atendimentos especializados e dá suporte às equipes de profissionais das escolas municipais para garantir a inclusão dos alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento na Rede Municipal de Ensino. Além disso, é responsável pela oferta do atendimento educacional especializado que ocorrem nas salas de recursos multifuncionais das escolas municipais públicas esteienses.
PROFISSIONAIS - Possui uma equipe técnica especializada, composta por psicólogas, psicopedagogas, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiológa, professor de libras, orientadora educacional, motorista, auxiliares de inclusão. Participaram do ato o prefeito Leonardo Pascoal e a secretária de Assistência Tatiana Tanara. Em âmbito estadual esteve no evento, o deputado estadual Juvir Costella e representante o Gabinete do deputado Nelson Metalúrgico. O Legislativo foi representado pelo presidente Felipe Costella. Valoir Mendes, da Associação Canoense da Pessoa com Deficiência e Ligia Leal, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE).


Lions Industrial realiza mais uma 
edição da Cuca do Papai
Integrantes do clube que ajudam na venda das cucas
Integrantes do Lions Club Esteio Industrial estavam envolvidos em mais uma edição da Cuca do Papai. A atividade ocorreu no dia 12 de agosto, no saguão do Centro Comercial, situado na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Segundo o presidente do clube de serviço, Paulo Lopes, um dos principais objetivos desta ação que acontece há mais de uma década é angariar dinheiro para ser destinado ao trabalho mantido pelos voluntários. “Além das feiras de saúde, também auxiliamos entidades que atuam no município”, disse Lopes. Ele informou que em outubro está previsto um café colonial, entre outros eventos realizados na cidade pelo clube. Paulo salientou que parte dos recursos financeiros são oriundos da comercialização de lanches e bebidas, durante a realização da Expointer. A maior feira do agronegócio é acontece no Parque Assis Brasil.


São José e Jardim 
Planalto são alvos de operação policial
Foi encontrado com um suspeito, 
drogas e até animais silvestres
Moradias eram utilizadas para guardar os entorpecentes
Agentes da Polícia Civil de Esteio deflagraram no dia 18 de agosto, a Operação Contra-Ataque. Um dos principais objetivos da ação é reprimir os crimes de homicídios e tráfico de drogas no município. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além de um documento referente à prisão preventiva. Durante a atividade, uma pessoa foi presa em flagrante por envolvimento com entorpecentes. Na Operação foi recuperada 33 tabletes de maconha preparada para a venda totalizando cerca de 50 gramas, Aproximadamente três mil reais em dinheiro foi encontrado com um suspeito, bem como diversas caixas de cigarro contrabandeados e dois animais silvestres.
PERIGO - Segundo o delegado André Sperotto, os bairros abrangidos com a participação dos policiais foram o São José e Jardim Planalto. “Durante as investigações foi possível constatar que algumas mortes na cidade possuem ligação com a disputa pelo tráfico”, conta o delegado. Ele comentou que o indivíduo ligado ao homicídio não foi encontrado, constatando na condição de foragido. Participaram da ação mais de 40 policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, contando com o apoio operacional do Grupo de Resgate e Intervenção (GRI) do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil.


Corpo é encontrado na Pedreira

Por volta das 4h30, agentes da Polícia Rodoviária Federal encontraram o corpo de um homem, morto a tiros, às margens da BR 116, nas proximidades da Vila Pedreira. Ele foi atingido com três tiros de 9mm. A vítima levou alguns dias para ter sido identificada. A Polícia Civil, através do setor Investigação informa que o indivíduo tem 42 anos e possui registros na polícia por tráfico de drogas, roubo e apreensão de máquina de lavar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou no monitoramento do trânsito da via expressa e também acionou os órgãos competentes para resolver o problema. Moradores de parte do Centro, Novo Esteio, Vila Pedreira e Natal relataram que em torno das 4 horas da manhã, foi possível ouvir disparos de tiros deixando muitas pessoas apreensivas.




Foragido é preso no bairro Jardim 
Integrantes da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prendeu na tarde do dia 16 de agosto, um homem de 31 anos, pela tentativa de homicídio. A prisão aconteceu no bairro Jardim. O delegado Fernando Siqueira informou que o fato ocorreu no dia 03 deste mês.


Veículo é recuperado 
Foi recuperado no dia 10 de agosto, um automóvel que estava estacionado em via pública de maneira suspeita na área central de Esteio. De acordo com o delegado Thiago Bennemann Gonçalves, através de informações preliminares, os policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos identificaram que o automóvel havia sido roubado no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Após horas de buscas pela Região Metropolitana.


Menor é capturado no bairro Primavera
Um adolescente foi detido por uma guarnição do 34º BPM, no bairro Primavera, na tarde do dia 18 de agosto. Durante a abordagem dos PM’s, foi constatado que o veículo havia sido roubado, no qual o menor conduzia. Devido a situação dos fatos, o menor foi apreendido e levado para o Hospital São Camilo para exames de lesões e em seguida para à DP esteiense, onde foi feito o registro do delito.


Homem é preso por receptação

Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 25 anos, por receptação de veículo. O fato ocorreu no dia 15 de agosto, por volta das 19h30, no bairro São José. Conforme informações da Brigada Militar, após uma guarnição suspeitar que o veículo da marca Gol, de cor branca, com placas de Capão da Canoa estava em atitude suspeita no bairro. Quando os PM’s se aproximaram para uma abordagem, o condutor do carro fugiu do local e chegou a percorrer diversas ruas da localidade, mas foi capturado alguns metros depois. Foi identificado que no carro o número do chassi havia sido adulterado e que as placas eram falsas. Também foi verificado que no sistema de segurança, o automóvel foi furtado. O veículo foi recolhido e o indivíduo preso e encaminhado a DPPA, em Canoas, onde foi lavrado a prisão em flagrante.

Indivíduo é detido 
por violentar sobrinha 
Um homem de 41 anos foi preso por policiais militares por estupro de vulnerável, no bairro Novo Esteio, no dia 11 de agosto. No local, a guarnição encontrou a mãe da criança violentada, a qual é sobrinha do acusado. Ela relatou que a havia flagrando o indivíduo passando a mão nas partes íntimas de sua filha de três anos. Diante do fato, os policiais levaram a vítima para o Hospital São Camilo para exame de lesões, onde foi constatada uma leve lesão na genitália da garota. O indivíduo foi conduzido a DP para ser registrado o delito, onde foi autuado em flagrante pelo crime de estupro. Representantes que cuidam dos direitos e deveres das crianças e adolescentes do município foram acionados, onde tomaram as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário