segunda-feira, 17 de julho de 2017

EDIÇÃO 2063

FEIRA DO LIVRO
O escritor, compositor, poeta, professor e publicitário Luiz Coronel será o patrono da 20ª Feira do Livro de Esteio, que será realizada entre os dias 28 de julho e 06 de agosto. O convite foi feito pelo prefeito Leonardo Pascoal em reunião no Gabinete. Também participaram do encontro com Luiz, que apresentou um resumo dos trabalhos realizados 60 anos de carreira, o vice-prefeito Jaime da Rosa, o chefe de Gabinete, Daniel Grassmann, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, que coordena a pasta responsável pela programação da 20ª Feira do Livro, além da assessora do escritor Ana Paula Brum.


Pai Paulinho de Xoroquê escapou
 do voo ao trocar a passagem
Tragédia de acidente aéreo completa uma década 
Cerca de 200 pessoas morreram deixando 
um vazio nas famílias 
Dia 17 de julho de 2007 é uma data que vai ficar na história de muitas famílias, devido a uma tragédia que desfez lares com a morte pais, filhos, irmãos entre outros parentes, assim como amigos e colegas de trabalho. O voo da aeronave Airbus A -320 da TAM decolou às 17h17 do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, com desembarque em Congonhas, na capital paulista. O piloto juntamente com o grupo que estava a frente do avião não conseguiu frear, onde acabou ultrapassando os limites da pista, atravessou a Avenida Washington Luis e colidiu no prédio da TAM Express e num posto de gasolina. Estavam no avião 174 passageiros, 14 funcionários da empresa e seis tripulantes. Também morreram doze pessoas que estavam em terra. Passados dez anos, esta tragédia é considerada um dos maiores desastres da história da aviação brasileira e mundial. Nesta data, diversas homenagens em memória das vítimas deverão ocorrer em diversas cidades do país, mas em Porto Alegre, tende a ser mais expressiva, pois os passageiros eram do Estado das pessoas que morreram no voo, assim como em São Paulo.
PRESSÁGIO 
Um aviso dos céus que fez trocar a passagem
O sentimento ter escapado da morte ao trocar a passagem do voo 3054, que caiu em São Paulo há dez anos ainda deixa marcas na vida de Paulo Fernando Rosa, conhecido como Pai Paulinho de Xoroquê. Na época, Pai Paulinho relatou que no dia da viagem, 17 de julho de 2007 ao acordar e sair para rua olhou para o céu e resolveu que iria trocar o horário do embarque para a capital paulista. “Teria um compromisso às 19h30 e este voo seria perfeito, mas na última hora resolvi adiar, das 17h17 para às 18h05 e ainda teve que pagar uma multa de R$ 70,00. Devido a chuva permaneci no aeroporto por várias horas para resolver a situação”, explicou Pai Paulinho. Ele contou que chegou a ter contatos com diversos passageiros que embarcaram no avião que caiu, entre eles, o deputado Júlio Redecker, que faria conexão para a Europa. “No decorrer do processo da troca de passagens, mudei até o aeroporto que iria descer, pois estava determinado que fosse em Congonhas e acabei indo para Guarulhos”.
SUSTO - Pai Paulinho estava no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre quando teve conhecimento da tragédia em Congonhas. “Minha reação ao saber do acidente foi uma grande tristeza, em função da perda de tantas pessoas e que poderia ter sido uma delas, se não tomasse aquela medida que depois fui descobrir o motivo”. Ele enfatizou que pessoas ligadas em seu convívio pessoal também ficaram apreendidas, pois achavam que tinha sido um dos mortos no acidente. “Foi um momento difícil, mas que tento superar a cada dia”.
CICLO 
Aviso de uma mudança de vida 
Após o ocorrido, Pai Paulinho se lembrou que na adolescência, sua mãe de santo incorporada havia lhe comentado que aos 40 anos iria passar por uma provação muito grande em sua vida. Além disso, um novo ciclo surgiria em sua vida na Terra e a partir deste momento deveria fazer mais ações de voluntariado para as pessoas carentes e ser ter mais humildade com a religião. “A tragédia ocorreu no ano em que completava 40 anos e com este susto, muita coisa mudou para melhor em minha vida, onde me dedico a religião e as pessoas que me procuram em busca de ajuda, no qual estou sempre disponível”.
REPERCUSSÃO 
Pessoas da região morreram na tragédia
A tragédia abalou todo o país e teve inclusive uma repercussão internacional. Na Região, no voo da TAM estava a professora e vice-diretora da Escola Estadual Miguel Pezzi Peppe, Silvânia Regina de Ávila Alves, com 46 anos. Ela estava viajando para São Paulo a trabalho na companhia da irmã. Ao longo de sua trajetória profissional, que no ano do acidente completava 25 anos de trabalho, a escola em Sapucaia do Sul, no qual atuava ganhou seu nome. Também morreram na tragédia profissionais que integravam o grupo de funcionários da empresa Siderúrgica Gerdau. Profissionais de diversos segmentos e jovens também perderam a vida nesta tragédia.
TRAGÉDIA 
Comissária esteiense entre as vítimas 
no acidente em Mato Grosso 
A tragédia ocasionou em algumas mudanças nos aeroportos do país
Num período de menos de um ano, o Brasil presenciou dois grandes acidentes aéreos. Em 29 de setembro de 2006, uma aeronave que havia saído de Manaus com destino ao Rio de Janeiro. Enquanto sobrevoava o estado de Mato Grosso, ocorreu uma colisão no ar com um Legacy 600. Morreram 154 passageiros e tripulantes a bordo do Boeing 737 que se despedaçou no ar numa mata fechada. Já o outro avião, apesar de ter sofrido danos graves conseguiu pousar com segurança na base Aérea do Cachimbo com seus setes ocupantes não lesionados. Entre as vítimas estava a comissária de bordo, Sandra da Silva Martins, moradora de Esteio. Ela trabalhava, na época há dois anos na empresa e junto com ela haviam dez gaúchos que morreram no acidente. Sandra foi sepultada no Cemitério Municipal Dois de Novembro.

Exemplo de dedicação e amor 
Projeto distribui alimentos para aproximadamente 300 famílias do bairro Boqueirão
Lorena Gomes prepara comida para as famílias carentes
Mesmo frente a tantos sacrifícios, algumas pessoas conseguem somar e agrupar outras pessoas para ajudar a sua comunidade. Um Projeto que iniciou há oito anos, agora ganha nome: Projeto ‘O Sol Nasce Para Todos’. Lorena Fidrigeski Gomes que é presidente do grupo realiza com a união de suas parceiras, vários projetos no bairro Boqueirão, em Esteio. Dentre estes projetos destaca o ‘sopão’ comunitário que é servido nas quinta-feiras, atingindo um número aproximado de 270 pessoas, que buscam a sopa e levam para fazer a refeição em suas casas. O projeto acontece na Igreja Santo Antônio de Pádua. Antes de fazer a entrega, dona Lorena, como é conhecida, juntamente com a sua vice-presidente, Sandra Souza da Silva e as demais auxiliares do projeto, convidam todos os presentes para o momento da oração a Deus e Santo Antonio de Pádua, patrono da Igreja local, um momento onde a fé toma conta do ambiente e torna o alimento mais sagrado. 
CURSO - Além do ‘sopão’ é realizado um curso de Tricô e Crochê, onde Lorena Gomes solicita apoio em material, linhas, agulhas. Também para a realização do ‘sopão’, que nem sempre recebe alimentos em boas condições e com uma firmeza no olhar diz que caridade tem que ser realizada de coração, dona Lorena solicita apoio de quem se interessar em auxiliar, pode ser mantimentos, frutas, verduras, tudo que for dado de coração sempre é bem vindo. Pretendem propiciar a comunidade Oficina de Panificação, mais para isto precisam de um forno maior, sendo que o espaço cedido pela igreja é pequeno, mais mesmo assim, conseguem realizar um trabalho de acolhimento em prol da comunidade. O projeto recebe ajuda do Mensageiros da Caridade – Cáritas, que além de Esteio presta assessoria técnica, administrativa e orientação para mais 29 municípios da Região Carbonífera, Costa Doce e Região Metropolitana.


Dia do Orgulho LGBTI é realizado no município
Integrantes da ONG Amigos da Diversidade entregaram folderes explicativos para a comunidade
Para marcar o dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) celebrado no dia 28 de junho, em Esteio ocorreu uma atividade para que esta data não fosse esquecida. Representantes da ONG Amigos da Diversidade promoveram no dia 26, um manifesto na esquina entre a Rua Garibaldi e Avenida Presidente Vargas, no Centro. Na oportunidade, o grupo entregou folhetos com mensagens explicando sobre o dia e também mantendo um diálogo com a sociedade sobre a luta contra a perseguição, discriminação e a violência por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Para os integrantes da ONG Amigos da Diversidade, a programação do dia Internacional do Orgulho LGBTI, ressalta a permanente busca por respeito e igualdade perante a sociedade. “A luta que travamos é cotidiana e esta atividade foca em deixarmos uma mensagem alusiva ao dia, de que indiferente de quem seja todos somos filhos de Deus”, salientam os membros. A ONG informa que a 10ª edição da Parada Livre de Esteio, prevista para ser realizada no dia 29 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, a partir das 14 horas. Estão sendo preparadas diversas atrações culturais e artísticas.

Posse Leo Club Exposição
Júlio César entregou a presidência para Nicole Oliveira
Dentro do período de posses nos clubes de serviço da cidade e região, o Leo Club Esteio Exposição II realizou na tarde do dia 24 de junho, a reunião festiva para a troca da nova diretoria de ano leonístico 2017/2018. A festa ocorreu no Clube Aliança. Na ocasião, Júlio César Campos apresentou um balanço do último ano de trabalho dos voluntários, com ele a frente da presidência do clube. O cargo da próxima gestão será ocupada por Nicole Oliveira Ramos, eleita por unanimidade. No decorrer da reunião, a nova presidente empossou a diretoria, onde foi apresentado o lema do período leonístico ‘Fazer o bem, sem olhar a quem’. Nicole falou sobre asas propostas para auxiliar a comunidade carente de Esteio e explanou as metas do clube até junho do próximo ano.


Rotary Esteio festeja 60 anos 
Jantar de confraternização e homenagens foram algumas das atrações da festa
Roberto Galdino passando a presidência para o Luís Felipe Kittel
Uma noite inesquecível para os rotarianos. Apesar do fria, cerca de 200 pessoas prestigiaram a festa de 60 anos do Rotary Club de Esteio. O evento foi realizado na noite do dia 01 de julho, na Casa do Gaúcho. Além de prestar uma homenagem aos pioneiros do clube de serviço que ao longo dos anos ajudaram a desenvolver a entidade. Também foram agraciados com uma honraria voluntários que contribuem com o Rotary. Durante a solenidade, Roberto Galdino, que atuou como presidente no ano rotário 2016/2017 passou o cargo para Luís Felipe Kittel para atuar no período de 2017/2018. Também ocorreu a transmissão de posse da nova diretoria. Segundo Roberto, que pela terceira vez esteve a frente do RC Esteio, nesta noite de festa é para ficar na história do clube, assim como ter tido a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Rotary, através de um pioneiro, Miguel Luz. “É algo gratificante ouvir histórias de pessoas que foram importantes no clube de serviço. Isso é uma base para que o Rotary se fortaleça”, enfatizou Galdino. Ele salientou que parte do resgate histórico ficou a cargo dos rotarianos Luís Felipe Kittel, Ivoni Rockenbach, Mirian Wolf Galdino e Jaqueline Benites Madeira.
CREDIBILIDADE - De acordo com o presidente entrante, Luís Felipe, por ser uma data especial e pelos relevantes serviços prestados a comunidade, o Rotary Club conquistou no passar das décadas credibilidade e formou uma rede de amizade. “Entre os clubes do Distrito fizemos a diferença pela união. Apesar de termos um grupo jovem, os mais experientes são importantes no clube, pois não ajudam a conduzir da melhor forma possível”.

SOLIDARIEDADE 
Trabalho dedicado a comunidades carentes 
Representando o colégio do governadores do Rotary Internacional, Eliseu Gonçalves da Silva disse ser um orgulho para o Distrito 4670 do Rotary Internacional ter um clube de serviço festejando seis décadas de trabalho em prol das comunidades mais carentes. “Outro fator expressivo neste dia é que o Rotary Esteio também auxilia o trabalho de diversos voluntários como a Pastoral da Criança e o trabalho mantido pela irmã Ana Garaffa”. Ele frisou que durante décadas uma das principais bandeiras do Rotary Internacional tem sido a campanha contra a poliomielite que conseguiu terminar com a doença restando apenas dois países. “Para extinguir por completo a doença, a quantia necessária de pelo menos R$ 3 bilhões de dólares, mas na última convenção internacional, nos Estados Unidos, através de ações e eventos, já foi obtida a quantia de R$ 1 bilhão”, informou Silva. Eliseu explicou ainda que um trabalho que teve origem por intermédio de rotarianos foi a implantação do Banco de Alimentos no Estado, que já vem obtendo adeptos em outras cidades do país.
Leonardo Pascoal



HOMENAGEM 
Mensagem do próximo governador 
A governadora assistente para o ano rotário 2017/2018, Jaqueline Benites Madeira leu uma mensagem do governador entrante Leandro Kolodny. Ele parabeniza o clube pela passagem dos 60 anos de trabalho junto a comunidade e deseja sucesso aos companheiros empossados para a nova diretoria. O prefeito Leonardo Pascoal também falou a importância do clube de serviço na cidade e da data significativa para a sociedade.







Miguel Luz
PASSADO 
História de um clube 
de serviço 
Com o propósito de apresentar aos convidados um pouco da historia do Rotary Esteio, o rotariano honorário Miguel Luz fez uma explanação sobre a trajetória do clube nestas seis décadas de existência. Ele relatou que desde muito jovem sempre manteve um apreço especial pelo Rotary, desde o período em que morava em São Leopoldo. “Quando vim fixar residência em Esteio e precisava dar continuidade aos estudos, através do Rotary foi possível obter uma bolsa de estudos numa das melhores instituições de ensino na época”, disse Luz. Miguel falou que após o passar dos anos se envolveu na instalação do Rotary em Esteio, quando o município possuía cerca de 12 mil pessoas. “Num primeiro encontro, cerca de 40 homens tinham interesse da criação deste clube de serviço, onde a primeira reunião ocorreu no Hotel Avenida ficava no Centro. Algumas pessoas eram contra a instalação de um Rotary Club, como um padre que chegou a convocar a população para não frequentar as reuniões. Mas a bravura e a determinação foi importante para que hoje pudéssemos comemorar esta data”.

Rádio e TV Destaque com novidades 
Com programas diversificados e convidados de interesse a sociedade regional 
Entre as novidades da Rádio e TV Destaque foi ao ar o primeiro programa ‘Caminhos do Axé’, sob o comando de Sani Swatowski. A estreia aconteceu em grande estilo com a participação do vereador Paulinho De Odé, da cidade de Canoas. Diversos assuntos foram abordados como intolerância religiosa e sexual, bem como alguns projetos que desenvolveu quando atuou no Executivo, por mais de três anos, quando saiu para concorrer a vereador. Agora está em seu segundo mandato no Legislativo. Paulinho falou que no último pleito foi o terceiro vereador mais votado do município, mas para chegar a este patamar foram anos dedicados ao trabalho junto à comunidade. “Um dos principais focos de minha atuação na Câmara Municipal é em defesa dos direitos fundamentais do cidadão de livre expressão religiosa no estado laico. Também lutamos contra o preconceito racional e sexual”, disse o parlamentar. Ele comentou que foi o parlamentar que lutou para a regularização fundiária, conseguindo entregar cerca de 15 mil escrituras para famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social. O vereador esteve acompanhado do assessor Rodrigo Souza. O programa é apresentado às quartas-feiras, das 17h às 18 horas.

Cultura e variedades com Jauri Machado 
O escritor e professor Jauri Machado também faz parte da equipe da Rádio e da TV Destaque com o programa Falando do Que?. O programa inaugural contou com a participação da educadora social, artista e atual secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara. Durante quase uma hora de programa, Jauri abordou diversos temas ligado a atual função de Tatiana na Administração Municipal, bem como seu trabalho como artista de teatro e circo. O programa é apresentado todas as quartas-feiras, às 10 horas.
Música da periferia tem espaço na programação 
O hip hop e a música de está sendo executada junto às periferias do município, Estado e do país tem espaço na programação da Rádio Destaque. Foi o programa Hip Hop 100 Ladaia, sob o comando de William Brasil da Rosa. Durante uma hora, o apresentador manteve uma interatividade com os ouvintes através das redes sociais de apreciadores deste estilo em vários municípios do RS e de outras capitais. O programa é apresentado todas as segundas-feiras, das 17h às 18 horas.
Esporte como fator transformador 
tem horário na rádio 
Outra novidade na Rádio Destaque é o programa dedicado ao esporte que tem como apresentador, o treinador de boxe Abílio Mendes. Em seu primeiro programa ‘Esporte – A luta pela vida’, o convidado foi o diretor de esportes do município Jorge Elias Gonçalves de Camargo. Além das manifestações nas redes sociais, Abílio abordou temas ligados as ações da diretoria no município, em prol do esporte da cidade, não ficando restrito ao futebol e sim as diversas modalidades existentes e buscando valorizar nossos talentos. A vinculação do programa será todas as terças-feiras, das 16h às 17 horas.
PROGRAMAÇÃO PARA TODOS OS PÚBLICOS 
Além das novidades, a Rádio e TV Destaque conta com programas que já fazem parte da programação como Manhã em Destaque, sob o comando de Edson Santos, que é apresentado segundas, quartas e sextas, das 9h às 10 horas. A Tenda da Lori, com a cigana Lori Emanoela da Silva é realizado terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30. Em breve, também as terças-feiras, Miguel Luz apresentará um programa contando um pouco sobre a história de Esteio. As segundas e sextas-feiras, Falando no Ar, com Anderson Loureiro que trata de temas ligados a comunidade. O programa Tendências é apresentado por Michele Alves todas as quintas-feiras. Todos estes programas podem ser ouvidos pelo site www.destaque.tv ou pela página no Facebook Jornal Destaque e no You Tube pelo canal TV Jornal Destaque.

Gastronomia e artesanato: 
Um casamento perfeito 
Eventos que podem contribuir na divulgação de seus trabalhos
Vera divulga seus trabalhos em sua residência 
Falar em artesanato e gastronomia no bairro Novo Esteio surge a figura simpática e dinâmica de Vera Lucia Ramos Pastori. Moradora de Esteio desde 1999, Vera é apaixonada pelo bairro onde mora. Trabalhou em diversas feiras ligadas a agricultura em muitos estados do País. Entre os estados e cidades que participou de feiras, Vera destaca Ribeirão Preto em São Paulo, Rio Verde em Goiás e Paraná, Cascavel. Entre as cidades do Rio Grande do Sul, além de Esteio na Expointer, trabalhou expondo seu trabalho com artesanato e gastronomia em Gramado e Não me Toque, entre outras tantas cidades. Participa das feiras Tradicionais de Esteio de 1999, entre elas, a Feira do Peixe e Feira do Livro. Além disso, Vera se posiciona como apaixonada por Esteio. Estará presente na Feira do Livro de 2017 expondo artesanato do Grupo de Artesãos do bairro Novo Esteio, que conta com a participação de cinco artesãos e vem agregando novos participantes a cada dia. Vera sempre expõe em seu espaço peças de diversas partes do mundo. 



Ações do Reiki tem mudado a vida de pessoas
Francisco Conter (à direita), durante entrevista na Rádio Destaque
O trabalho transformador do reiki na vida de uma pessoa. Para o terapeuta holístico, Francisco Luiz Conter após aderir a filosofia reikiana tudo mudou para melhor. “Há oito anos ingressei no Reiki após peregrinar por diversos segmentos religiosos e não conseguia obter respostas para minhas perguntas”, relatou Conter. Ele contou que sua vida por anos foi tensa, pois tinha como foco ganhar muito dinheiro, mas constantemente vivia sob pressão e não admitia os defeitos. “No momento em que comecei a atuar no universo reikiano, a energia mudou o conceito de vida. Uma das principais mudanças foram mudanças de hábito como manter um contato mais próximo com a natureza e se aproximar das pessoas da família e amigos”.
HÁBITOS - Francisco disse que desde que ingressou no Reiki se tornou vegetariano e aos poucos mudou a alimentação sendo mais saudável. “Aprendi a meditar e rezar não somente para si próprio mas para aqueles que necessitam de ajuda espiritual”. Ele enfatizou que o trabalho e o dinheiro ficou em segundo plano, somente para viver dignamente, e não ter a ganância de ter cada vez mais deixando de lado momentos simples e importantes da vida.
CONHECIMENTO - Quem quiser ser adepto a filosofia do Reiki, Francisco Conter explica que é dividido em quatro níveis, sendo que o mais comum mostra que cada um deve cuidar-se de si, por intermédio de uma introspecção e autoconhecimento. “Também se aprende com o Reiki saber utilizar o canal energético que cada um possui, bem como se proteger contra as energias negativas. Isso melhora a saúde física e mental”.

LORI EMANOELA DA SILVA 
ÁGUIA EU SOU... 
Perdoar não significa ficar a mercê, das vontades daqueles que lhe causaram alguma dor, verdade, tal qual quando escolhemos uma linda joia para uma ocasião especial, somente usamos em tais circunstâncias, reparem que nem todo mundo aprecia vinho, nem todo mundo come faisão, mas todo mundo busca  diariamente a mesma coisa... ser feliz, mas ser feliz como?  Quando ainda rancores e mágoas  tem maior poder que sua vontade de sentir-se realizado. Caros amigos, aqueles que precisam pisar em seus semelhantes para autoafirmar-se são dignos de nossa misericórdia pois, a falta de compreensão sobre as raízes que criam, nela mesmo tropeçam. Ah, como invejo os pássaros, que desenham no céu a leveza de suas almas, o esplendor de suas asas, observando do Alto, a mesquinharia humana sem contaminar e prejudicar seu voo.  Sejamos pássaros, ainda dá  tempo, basta querer viver a sua própria vida...
Abraço fraterno, toda bênção!


Ato de agressão gera protesto por parte de moradores de Esteio 
A confusão na Avenida Presidente Vargas mobilizou a comunidade 
No dia 11 de julho, o Senegalês Mamour. Fall foi agredido com uma gravata por um Guarda Municipal e um policial Militar. Este ato gerou uma onda de protestos em prol de Mamour, que foi conduzido até a Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. Nas redes sociais, inúmeras pessoas se manifestaram em defesa do Senegalês. A pedido do Vereador Marcio Alemão, seu assessor Marcio Stefani acompanhou o caso e prestou assistência a Mamour. O Senegalês vende mercadorias no centro de Esteio, já havia sido notificado em janeiro de 2017, mais por não ter outra opção de trabalho, seguiu atuando no Centro. Marcio Alemão não questiona a ação de fiscalização, mais sim o ato de violência. Que no momento em que o País atravessa uma série crise, onde a informalidade é uma realidade, estes imigrantes que vem fugidos de uma situação caótica de seus países, não podem e nem devem ser tratados com truculência.
APOIO - Marcio Stefani questiona por quais motivos responsáveis da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social não estar acompanhando estas abordagens, que tem sido de forma truculenta e que já aconteceu outro episódio na semana passada. Marcio coloca que nem o Guarda Municipal e nem mesmo o Policial Militar representaram contra Mamour, por terem ciência de que o mesmo não tenha agido de forma agressiva. A Frente Parlamentar Acompanhamento e Solidariedade Aos Imigrantes e Refugiados da Assembleia Legislativa do RS, na pessoa do Deputado Nelsinho Metalúrgico foi informada da situação. A Bancada do Partido dos Trabalhadores questiona para onde vão as mercadorias retiradas dos ambulantes.
Nota de Esclarecimento  
A Prefeitura de Esteio esclarece que a ação ocorrida no Centro de Esteio na tarde do dia 11 de julho e que resultou na apreensão de mercadorias comercializadas de forma irregular, faz parte de operação rotineira, que teve início há cerca de dois meses pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A condução de um ambulante que atuava com venda de produtos sem procedência, até a delegacia de Polícia de Esteio, conforme informações da Brigada Militar, se deu após um dos guardas municipais ter sido agredido e uma fiscal desacatada pelo ambulante. No entanto, a Secretaria Municipal de Segurança afirma que irá apurar eventual abuso de uso da força dos agentes que atuaram na ação. Desde o começo deste ano, a Prefeitura realizou ações informativas e de orientação a todos os comerciantes – brasileiros e estrangeiros, indistintamente - que atuam no Centro da cidade, sem qualquer registro junto aos órgãos reguladores da atividade. Nas primeiras abordagens, foi orientado que cada comerciante regularizasse sua atividade junto à pasta. Por esta razão, a ação desta terça-feira teve por objetivo apreender mercadorias que entram de forma irregular no Município e são comercializadas sem nota fiscal, causando prejuízo à economia local e aos comerciantes que atuam de acordo com a Lei. A atual Administração reforça que o comércio ilegal traz prejuízos sociais e econômicos para a sociedade, e por esta razão continuará atuando no sentido de combatê-lo.




OLINTO VARGAS 
JARDIM DE QUIMERAS 
No meu jardim de amoras, Onde florescem minhas rimas, Os meus limões, minhas limas E aquelas aves canoras... No meu jardim de quimera, Onde o poema sobeja, O beija-flor, a flor beija E o perfume prolifera! Por entre palmas e flores E os meus idílios de amores, Eu vivo profícuas horas... Para encantar minhas primas, Eu cultivo as minhas rimas Por infinitas auroras! 



Instalação de empresa no São Sebastião
Inauguração contou com representantes do Poder Público e empresários
No dia de 06 de julho foi inaugurada a Base de Armazenamento de Combustíveis Esteio – BEST, que integra as distribuidoras regionais Charrua, Megapetro e Potencial. Com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador José Ivo Sartori e o Prefeito Leonardo Pascoal que em seus discursos falaram na importância que esta empresa representa para Esteio e o Estado do RS. Representando as três empresas que formam a BEST, Juarez Nonemacher fez questão de lembrar a origem simples dos investidores que criaram a unidade, uma das mais modernas da América Latina. As instalações da BEST ocupam uma área de 4,7 mil metros quadrados, está instalada no Bairro São Sebastião. Tem a capacidade diária de armazenamento de 25 mil metro cúbicos, podendo movimentar cerca de 150 mil metros cúbicos/mês. A área de distribuição é voltada para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os moradores do Bairro ainda estão se acostumando e estranhando a novidade. Para Valquiria de Oliveira, a empresa foi instalada com muita rapidez, diz que isto tudo implica na qualidade de vida dos moradores. “Que mexeram na flora e fauna sem ter uma preocupação com a preservação é algo concreto e que antes os arredores eram arborizados e que agora, apenas o concreto e a grandeza das estruturas que compõem a empresa”. Ela enfatizou que na casa de um vizinho, morador da mesma rua existe uma seringueira que por duas vezes pegou fogo e que o FEPAM não autoriza a retirada da árvore, mesmo com o risco iminente de incêndio, os moradores perderam seus eletrodomésticos e que nada foi feito, mais que para a instalação da empresa tudo foi feito muito rápido. “Critica o por quê de cortarem tantas árvores. Que da a impressão de que inauguraram sem estar pronta a estrutura da empresa, porque ainda não está em funcionamento, fica preocupada com o cuidado que esta empresa tem que ter com os moradores dos arredores”. Morador da Rua Bom Jesus há mais de 20 anos, Ueverson Costa Alves fala que os riscos só aumentam, porque com a presença deste empreendimento na região a insegurança é constante no bairro. “Pensa que tem que aumentar o controle da poluição do ar que é crítico. Não percebeu ainda no que a empresa poderá impactar quanto a empregos ou algum benefício para a comunidade”. Ueverson salientou que o único impacto foi no visual que mudou, a contrapartida contribuiu para que melhorasse na parte estética, por ser próxima a Petrobras, isto vai facilitar para a empresa operar. “Na parte negativa, o impacto de risco para o meio ambiente é uma das preocupações. Não percebeu nenhuma ação da empresa em relação a comunidade, sentiu a falta de diálogo da empresa com os moradores locais”, disse Ueverson. O Jornal Destaque entrou em contato com os responsáveis da empresa e não obtivemos retorno.

Burguer House é inaugurado em Esteio
Público teve a oportunidade de conhecer um novo espaço 
que agrega boa comida e diversão







Um novo espaço de lazer e boa comida chegou em Esteio. Foi inaugurado na noite do dia 09 de julho, o Burguer House. Instalado na Rua Pelotas, no Centro, a festa contou com a participação de amigos, familiares e de diversos segmentos da sociedade. Durante a festa, o ator Maikinho Pereira, de São Leopoldo animava o público com uma caracterização gauchesca através da encenação do Alípio. As crianças, além de ter um espaço dedicado a elas, no espaço, o ator Nói Voltz, com o personagem Faísca e suas pernas de pau deu um ar mais lúdico a estreia do novo gourmet na cidade. A boa música não faltou na festa com a apresentação da Banda Dani Vendramini, de Porto Alegre. A bateria ficou a cargo de Vini Bandeira e o baixo, Rodrigo Zeilmann.
ACONCHEGO - Segundo Gabriela Almeida, uma das idealizadoras do espaço, que tem como sócia, sua mãe, Claudia Almeida o Burguer House surgiu a pouco mais de um ano e para da família surpresa foi muito bem aceito. “Em função disso, então surgiu a vontade de sair para divulgar a marca em um food truck charmoso, que ‘viralizou’ em Esteio e cidades próximas. Com o sucesso dos hambúrgueres, surgiu a necessidade de termos um espaço maior, moderno, que atendesse diversos tipos de segmentos”, disse Gabriela. Ele comentou que o Burguer House é um lugar aconchegante e bonito desenvolvido pela designer de interior Verônica Prux. “Nosso diferencial é sempre trabalhar com produtos de excelente qualidade e produção própria. Temos em média doze funcionários, tendo como a chef de cozinha Raissa Bertini, que apesar de ser muito jovem tem uma vasta experiência”. O horário de trabalho do Burguer House é de segunda a sábado, das 19h às 23h30.


Jantar-baile em benefício ao ‘Tutu Bolinha’
Os pais do garoto, Roberta Dias e Wagner Weber
Nadir Loss, Cassia Teixeira, Inês Loss e Juliana Rosa Silveira
Mais de 400 pessoas prestigiaram o jantar-baile beneficente ‘Ame o Tutu Bolinha’ que ocorreu na noite de 08 de julho, na Casa do Gaúcho que fica situada nas dependências do Parque Assis Brasil. Representantes de diversos segmentos da comunidade e autoridades estiveram na festa. Durante o evento, o público teve a oportunidade de adquirir camisetas, canecas, broches e almofadas no qual o dinheiro arrecadado com a venda é revertida para auxiliar no tratamento do pequeno Arthur Dias Weber, de um ano de idade, que é portador da Atrofia Medular Espinhal (A.M.E) – tipo 1. Segundo a mãe do garoto, Roberta Dias, agradeço a todos que estão se mobilizando para conseguir dinheiro com o propósito de salvar a vida de meu filho. “Com isso, pode-se ter ideia de como ainda há pessoas solidárias que estão dedicando seu tempo, muitas vezes, para ajudar quem precisa mais. Não há palavras para expressar este sentimento humanitário”, falou emocionada Roberta. Ela informou que por enquanto já foi arrecadado mais de R$ 200 mil, mas ainda a caminhada é longa até o término do tratamento. De acordo com uma das organizadoras, Juliana Rosa Silveira, o evento superou as expectativas, no qual tivemos a oportunidade de darmos nossa contribuição para uma causa nobre e ajudar a salvar a vida de uma criança. “Contamos com a presença de pessoas não somente da cidade, mas de outros locais do Estado, bem como autoridades do município e região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário