segunda-feira, 17 de abril de 2017

EDIÇÃO 2055

Comunidade do bairro se une em prol da saúde 
Falta de profissionais e a questão do agendamento foi tema de reunião na UBS
A UBS fica usuários do bairro e da Vila Pedreira
Cerca de 80 pessoas, em sua maioria moradores do bairro Novo Esteio participaram na tarde do dia 06 de abril, de um encontro que tratou sobre a questão de saúde pública na localidade. Entre os temas questionados pela população foi em relação ao agendamento do clínico geral. Um dos responsáveis pela audiência, o líder comunitário Ênio Florêncio da Silva falou que atualmente, a marcação para consultar com um médico ocorre há cada 15 dias. A medida tem sido alvo constante de reclamação, por parte dos usuários. “Talvez uma das propostas seja a retomada do sistema antigo toda a semana, com o propósito de atender aqueles que precisam utilizar o posto”, disse Silva. Ele comentou que outro fator tem deixado em alerta é o fato que muitos idosos têm que enfrentar filas para conseguir retirar uma ficha para consulta. “Aqueles com mais de 60 anos que deveriam ter ficha preferencial não estão conseguindo horários disponíveis para consulta. Muitos estão indo ainda de noite e aguardar a abertura do posto, pela manhã para conseguir um horário. Isso é um retrocesso, pois ocorria há uma década, quando não havia a tecnologia dos dias atuais”, relatou o líder comunitário.
FLUXO - Na Unidade Básica de Saúde (USB) Pedreira, Ênio Florêncio da Silva ressaltou o fluxo de pessoas é menor, em relação ao do Novo Esteio. A presença do médico clínico geral é as segundas e quartas-feiras, fazendo com que os usuários precisam ir ainda de madrugada para retirar ficha. Entre as melhorias está a colocação de cobertura, pois antes as pessoas ficavam a mercê do tempo.


Prevenção à violência em escolas 
da região é tema de simpósio 
Educadores da região e representantes da área da segurança participaram do encontro
Educadores e representantes da segurança debateram sobre casos de violência
Representantes das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade participaram na manhã do dia 31 de março, do 1º Simpósio de Educação, organizado pelo 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A ação ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara Municipal. A solenidade de abertura foi realizada pelo major Pereira Martins, representando o comando local. Com o tema ‘Gestão e Segurança nas escolas’ foi dada como aberta a cerimônia. Outro palestrante foi o instrutor máster do Proerd e mestre em psicopedagogia, bem como psicólogo o soldado Alexandre. De acordo com o major, um dos principais objetivos da ação é apresentar alternativas para prevenir a violência nas instituições de ensino local. “A ideia é mostrar aos educadores forma de identificar se as crianças e adolescentes estão utilizando drogas ou foram vítimas de bullying, bem como tomar as medidas cabíveis para resolver o problema”, disse o major Pereira. Ele salientou que através de números de telefones específicos, a utilização de aplicativo de mensagens por celulares e registros policiais é possível fazer o encaminhamento para os setores competentes. “Uma das prováveis alternativas seja a elaboração de uma rede de proteção, que deve envolver diversos segmentos, com o propósito de coibir a violência”.
VIOLÊNCIA - Durante o encontro, a sargenta Sandra Maders Marinho abordou o tema sobre a gestão e a segurança nas escolas. Durante sua explanação, a representante da BM que também é graduada em Pedagogia, um dos grandes problemas na atualidade é a vulnerabilidade de crianças e os adolescentes, em virtude do fácil acesso e a drogadição. Entre os questionamentos falados pela policial militar foi relacionado sobre as formas de violência nos dias atuais, o que precisa ser feito para amenizar o problema e ações para aumentar a segurança nos estabelecimentos de ensino. “Uma iniciativa que vem dando resultado significado em Esteio é a Patrulha Escolar, onde três PM’s foram remanejados para fazer o policiamento em torno das escolas. Em outros municípios da Região Metropolitana, este serviço é uma referência, devido a qualidade dos serviços prestados”.


Pastor Ivo Nunes



Pastor Ivo Nunes recebe a medalha ‘O Semeador’
Pastor Ivo e seu filho, o pastor Israel
A União dos Ministros Batistas Independentes (UMBI), outorga ao Pastor Ivo Nunes da Silva a Medalha  de Mérito Eclesiástico – O Semeador. A honraria é entregue em função dos relevantes serviços prestados à UMBI  e a Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI). Pastor Jubilado pela Igreja Batista Independente de Sapucaia do Sul, onde cresceu e desenvolveu seu ministério pastoral.  O pastor Ivo esta atuando como Diretor do Lar Beneficente Betel há mais de duas décadas.


Caos em empresa federal 
é apresentada no Legislativo
O que está deixando os servidores indignados é a possível privatização do serviço
Em Esteio, há agência dos Correios e o Centro de Distribuição
O servidor da empresa Correios e Telégrafos, João Batista Ribeiro utilizou a Tribuna Popular, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores do município ocorrida no dia 28 de março. Um dos principais assuntos tratados pelo funcionário foi a crise na estatal federal que vem causando danos a sociedade. Há 24 anos como servidor e atualmente como gestor do Centro de Distribuição, localizado na Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião, João relatou que a unidade da empresa em Esteio era para ter cerca de 35 concursados, mas há déficit de funcionários. “Por não haver cadastro de reserva ou a realização de concurso público e nem contratação de empresa terceirizada, a estatal está passando por uma das suas piores crises financeiras e políticas”, disse indignado Batista. Ele salientou que por décadas, a empresa dos Correios e Telégrafos era motivo de orgulho para jovens e seus familiares, mas a situação se agravou. “Além das irregularidades, em relação a numeração das casas, devido a existência de ruas com o mesmo nome, a falta de segurança e os constantes riscos de acidente, muito por causa de cães perigosos que ficam na rua ou próximo a grades onde é deixada a correspondência”.
PRIVATIZAÇÃO - João falou que a partir das medidas que o Governo Federal vem tomando, principalmente diante do estudo da privatização da empresa e com o fechamento de agências em diversas cidades do país. “Isso demonstra que as cidades cresceram em número de habitantes, mas os Correios não acompanharam esta evolução”, enfatizou Ribeiro. Outra questão abordada por João Batista foi sobre as mudanças no quadro funcional. Ele informou que com a nova reestruturação alguns funcionários terão se aposentar agravando ainda mais o problema. “Com a ajuda da sociedade e a união dos servidores a ideia é que a empresa de Correios e Telégrafos volte a ser orgulho nacional e de confiança das pessoas. Não podemos deixar que este serviço seja privatizado”.
Sem férias 
Com aproximadamente 120 mil funcionários em todo o território nacional, a empresa de Correios e Telégrafos, segundo João Batista Ribeiro, pelo menos na última década, a partir de apresentação de resultados teve inúmeros desvios de dinheiro, que praticamente quase faliu a estatal. “Neste ano estamos sofrendo, pois através de uma determinação, a autorização de férias só será liberada no próximo ano. Este é um dos causadores de muitas doenças, pois há funcionários que possuem duas atividades para incrementar a renda do mês”.


Esteio adere ao programa Criança Feliz 
Esteio é um dos 71 municípios que aderiram ao programa Criança Feliz. A assinatura do convênio ocorreu no dia 10 de abril, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias, crianças beneficiárias do Bolsa Família, crianças com deficiência de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus, e a criança de até seis anos afastada do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção formam o público-alvo do programa. De acordo com a titular da pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social de Esteio, Tatiana Tanara, que esteve no ato de lançamento do programa, a adesão a esta iniciativa trará diversos benefícios para os pequenos atendidos pela secretaria. “Conseguimos abrir nosso leque de atuação dentro da área social atendendo ainda mais crianças”, afirmou Tatiana. O programa integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, executadas de forma descentralizada e integrada, mediante a conjugação de esforços entre união, estados e municípios. As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados que fazem visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil, com ênfase nos primeiros mil dias de vida. Em cada município, o programa estará ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz, lançado em outubro de 2016.


A prevenção é uma medida para evitar doenças respiratórias
Campanha de Vacinação contra 
a gripe começa 
em abril 
A meta é atingir aproximadamente 90% ou mais o público alvo que deve se imunizar 
A campanha de vacinação terá início no dia 10 de abril em todo o território gaúcho. Já o dia de mobilização nacional, o Dia D, será no sábado, 13 de maio, onde as unidades básicas de saúde estarão abertas para atender a demanda, bem como alguns pontos móveis estarão espalhados pela cidade. O prazo final para se vacinar é 26 de maio. A vacinação é destinada aos trabalhadores da saúde, às pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que recém deram à luz e portadores de doenças crônicas. Também estão inclusos no grupo abrangido, os professores das escolas públicas e privadas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% destes grupos. Os municípios da região estão se preparando para atender a demanda, de acordo com suas respectivas realidades.
MOBILIZAÇÃO - Em Esteio, o público acima dos 60 anos é com maior número atingindo um patamar de 9.877, seguido dos portadores de doenças crônicas, 7.450. Já as crianças de seis meses a cinco anos incompletos gira o entorno de 4.660 e os trabalhadores da saúde, 2.145. Gestantes são 803 e professores, mais de 879. O menor número são mulheres puérperas, 132. Em Sapucaia do Sul, a vacinação ocorrerá nas 22 unidades de saúde e a Clínica de Saúde da Mulher – Clisam. A vacina protege contra três tipos de vírus, o AH1N1, AH 3N2 e B.


Procissão de São Jorge ocorre dia 29
Fiéis participam da procissão pelas ruas do Centro
A 23ª Procissão em homenagem a São Jorge em Esteio será realizada no dia 29 de abril. A festa tem início a partir das 9 horas, com a realização da terceira edição da feira de produtos Afro. O evento acontece no Paço Municipal, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150. Por volta das 17 horas, inicia a caminhada religiosa, alusiva ao santo guerreiro, para católicos e Ogum, de matriz africana. Os peregrinos saem defronte ao prédio e percorrem a Avenida Presidente Vargas e as ruas São Sebastião do Caí e Lajeado. O encerramento da caminhada é no Ilê de Mãe Dalva de Xapanã. Segundo mãe Dalva, durante a trajetória, é possível observar a manifestação de fé das pessoas orando, fazendo preces ou apenas pedindo proteção contra os males do cotidiano. Interessados em participar da feira pode entrar em contato pelo telefone 98489-3098.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Somos todos Pumpkins 
Tem coisa que a gente nunca imaginou que poderia fazer, e uma destas coisas, no meu caso, fazer parte de uma torcida de futebol americano... Quando meu filho do meio, chegou em casa dizendo que iria participar de uma seletiva de futebol americano, a primeira coisa que pensei: Ai meu Deus! É só porrada! Que nada! Quando observamos algo, e não conhecemos, não podemos tirar conclusões precipitadas; ao longo desta história aprendi a ver que existe uma grande família, disciplina, organização, trabalho em equipe e principalmente respeito... Por que comecei este assunto? Porque grande é o orgulho que tenho de meu filho Gabriel Fontanella, lutando com determinação para alcançar seus sonhos, a sua dedicação e seu foco é tão latente que mesmo sem ele saber me motiva diariamente, os treinos, a disciplina na alimentação a postura diante suas escolhas, para ser melhor, mas, melhor que antes, não melhor que os outros, essa determinação de atingir suas metas com humildade e respeito me faz refletir que tudo que temos vontade, valorizando o que somos e o que respeitamos vamos muito longe... O Porto Alegre Pumpkins nasceu da paixão de um pequeno grupo de amigos pelo futebol americano. Os treinos começaram em uma minúscula quadra de grama sintética perdida em Porto Alegre, contando com menos de dez atletas por semana. Mesmo tão pequena a abóbora já sonhava alto: o objetivo dos gaúchos era bater de frente com os melhores times do Brasil. No Dia das Bruxas, 31 de Outubro, de 2004, esse desafio foi oficialmente aceito de todo coração pelos membros da equipe, e ali nascia o Porto Alegre Pumpkins. Na época, o time enfrentava a falta de interesse em solo gaúcho - algo que não ocorre mais, pois a paixão rio-grandense pelo futebol americano cresceu de mãos dadas com seu mais tradicional time. Foi Campeão estadual nas temporadas 2008 e 2010, os dois primeiros campeonatos estaduais, ainda disputado sem equipamentos, e jamais perdeu para uma equipe gaúcha. Migrou no segundo semestre de 2010 para a modalidade completamente equipada do esporte e disputou a 1ª Edição Liga Brasileira de Futebol Americano, na divisão azul. Em 2011 disputou  a LBA pela segunda vez. Atualmente participa do campeonato gaúcho de Futebol americano.
#somos todos pumpkins
Abraço fraterno, toda bênção!



Vandalismo e furto na decoração de Páscoa 

Devido ao delito e a depredação, a Praça do Expedicionário está 
sendo o novo espaço para os enfeites
Além dos coelhos, na praça foi colocado mais enfeites decorativos
Um dos vagões foi grafitado por um artista da cidade
A decoração de Páscoa que foi colocada na área central de Esteio foi alvo de furto e vandalismo, em menos de uma semana. O primeiro delito ocorreu após alguns dias de colocação dos objetos quando parte dos enfeites alusivos a data havia sido colocados no espaço coberto da Rua Garibaldi.
Outro local que também foi instalado materiais decorativos foi na Praça do Expedicionário. Em ambos os espaços públicos o trabalho foi feito pelos voluntários do projeto Conta Comigo. Na noite do dia 07 de abril, os enfeites foral alvo de vandalismo. Após o episódio do furto dos coelhos que estavam no trem decorativo, o primeiro vagão foi pichado.

AÇÃO - Para resolver o problema, voluntários do Conta Comigo mobilizaram-se no dia 09, para revitalizar o trem vandalizado. Uma das pessoas a auxiliar na recuperação foi o grafiteiro Leandro da Silva, 30 anos, mais conhecido como ‘Nasa’, usando o trem como tela para uma de suas obras. As crianças que se divertem com a decoração de Páscoa foram a motivação para ele.
“Como eu tenho filhos pequenos que gostam de utilizar este espaço, fiz esta ação pensando em outros meninos e meninas que também curtem esta decoração. Temos que ter a consciência de que cada um deve fazer sua parte”, afirmou o grafiteiro.
Novo espaço 
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Tatiana Tanara explicou que a decoração foi uma sugestão de voluntários que integra o programa municipal Conta Comigo. “Por iniciativa deles, além do projeto de Páscoa, eles executaram e custearam a decoração”, disse. Ela comentou que os ovos foi uma criação da equipe formada por servidores da pasta de Obras, que ficaram entusiasmados pelo projeto. Já o patrocínio foi do CDL e de uma empresa de material elétrico e os demais adereços foi doação do empresariado.
Tatiana ressaltou que a primeira ação de vandalismo foi o furto dos coelhos no espaço coberto da Rua Garibaldi. Após isso, as voluntárias fizeram novos coelhos e o trem foi retirado da área coberta e colocado na Praça do Soldado. “Na praça, alguns moradores de rua cuidam e ainda através da oficina de cidadania, realizada no Centro POP auxiliaram na colocação do novo espaço”.


PÁSCOA EM FAMÍLIA 
Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
Lembro-me de muitas Páscoas em família. Minha avó preparava os ovos de galinha ao longo do ano. Quebrava só a parte de baixo da casca. Assim, depois de fritar os ovos, ela limpava as cascas e as guardava. Alguns meses antes da Páscoa, minha avó preparava as cascas dos ovos, colorindo-as e recheando-as. Finalmente, no domingo de Páscoa, minha avó nos presenteava com os cestos cheios de ovos recheados de amendoim doce – Naquele tempo a indústria do chocolate ainda não era tão desenvolvida, e as famílias polonesas tinham essa tradição. Eu e minha irmã comíamos felizes, como toda criança. Estamos muito próximos da Páscoa. Ela é um período importante para as pessoas que acreditam em Jesus Cristo. Os sinais que são usados para representar a Páscoa, tais como o coelho e os ovos, querem chamar a atenção para a vida nova que brota do evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Jesus sofre, Jesus morre, Jesus ressuscita e agora vive para sempre. Este é o sentido dos ovos e do coelho. É a vida nova que foi conquistada por Cristo, por meio de sua ressurreição – e comunicada por meio dos sacramentos – a todos os que têm fé nele. Diante do acontecimento da Páscoa, da Ressurreição de Jesus, os cristãos perceberam a importância de fazer anualmente uma preparação para celebrar bem este evento. No início da Igreja, a catequese era dirigida mais diretamente aos adultos. Eles se preparavam para se tornarem cristãos. Esta preparação se chamava catecumenato e podia durar até três anos. Quando os catecúmenos (os adultos que faziam o catecumenato), estavam se aproximando do momento de serem batizados, faziam como que um intensivo. Esse consistia num período de preparação imediata para se tornarem cristãos. Com o passar dos anos, a Igreja entendeu que seria conveniente que esta preparação se estendesse à toda a Igreja, a todos os cristãos, a fim de que eles se renovassem interiormente a cada ano. Foi assim que nasceu a Quaresma. Assim, a Quaresma, que vem do número quarenta, pois são quarenta os dias de preparação para a Páscoa, quer ajudar os cristãos, para que eles façam em sua vida aquilo que Jesus fez na dele. Jesus sofreu, morreu e ressuscitou para a salvação da humanidade. Assim, em cada quaresma, os cristãos são chamados – em comunhão com Cristo – a morrer para o pecado e para todo o mal, renunciando às obras do maligno, para ressuscitar com Jesus Cristo e viver uma vida nova com ele. Desse modo, celebrar a Páscoa vai além de lembrar do coelho e dos ovos. Trata-se pois de morrer para as más inclinações que todos nós possuímos a fim de que a vida nova de Cristo possa habitar em nós. É muito belo celebrar a Páscoa em família. É lindo ver a alegria no coração das crianças ao brincar de coelhinho, pintando o rosto e comendo ovos de Páscoa. Mas a maior vitória da Páscoa se dá na pessoa de Jesus, que “morrendo destruiu a morte e ressurgindo, deu-nos a vida”. Assim nós celebraremos a Páscoa com Cristo se vencermos os nossos vícios. A nossa Páscoa será mais feliz se aprendermos a ser mais tolerantes. A nossa Páscoa será iluminada se tivermos paciência com os defeitos alheios. Poderemos dar “Feliz Páscoa” aos outros, na medida em que nos empenharmos para fazer o bem aos outros, a exemplo de Jesus, que deu a vida da salvação da humanidade. Nossa Páscoa será feliz se nos doarmos para servir aos demais, assim como Jesus Cristo fez. Dar a vida para que Cristo renasça nos outros. Esse é um caminho seguro de realização. Feliz Páscoa a todos.


Torneio de boxe será realizado em maio
Gabriel Moro e Abílio Mendes
O 3º Torneio da cidade de Esteio- Boxe Olímpico será realizado no dia 07 de maio, a partir das 16 horas, no ginásio municipal Edgar Piccioni. Nesta edição, o tema é ‘Nocauteando as drogas – Essa luta é de todos nós’. Segundo um dos principais organizadores, Abílio Mendes, a atividade é de caráter social e visa fortalecer o combate às drogas através do esporte. Estarão presentes atletas e equipes de diversos municípios do Estado. O valor do ingresso é R$ 10,00 mais um quilo de alimento não perecível. No dia da festa também serão comercializados convites. Os donativos arrecadados serão doados para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social da cidade. Mais informações pelo telefone 99325-7910. A organização do encontro é de Gladiadores do Ringue, com apoio da FJU, Pugilismo Frgp e Prefeitura. Patrocínio é GR brindes. O espaço esportivo fica na Rua 24 de Agosto, 3079, bairro Olímpica.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
VÍTIMAS DE GOLPE 
Quase todos os dias tomamos conhecimento de pessoas que foram enganadas, vítimas de golpes pela Internet ou truques antigos como do bilhete premiado e outros. É difícil acreditar que em pleno século 21 ainda seja possível a atuação de espertalhões que, baseando-se unicamente na cobiça e ingenuidade alheia, consigam apossar-se de economias juntadas, muitas vezes, por uma vida toda. Principalmente pessoas mais simples tornam-se vítimas por vislumbrarem a possibilidade do ganho imediato de dinheiro sem esforço. No entanto, estejamos atentos: não existe dinheiro fácil e todo oferecimento de facilidades deve gerar desconfiança. Geralmente os golpes como o conto do bilhete envolvem mais de uma pessoa, são grupos que criam uma encenação para convencer os alvos de que a situação é real. A escolha recai, na maioria das vezes, sobre idosos, os quais são motivados a ajudar supostos ganhadores do prêmio que estão passando por dificuldades com a burocracia, atrapalhados com a cidade grande ou, até mesmo, enfrentando problemas sérios de saúde na família. E, com o intuito de ajudar e ainda ganhar um dinheiro fácil, as pessoas não raciocinam e somente se dão conta do golpe quando já é muito tarde. As prisões, nestes casos, são difíceis porque as vítimas ficam envergonhadas e, frequentemente, não recordam de características físicas ou de veículos que possam auxiliar a polícia. Saliente-se que a pena para este tipo de crime, tipificado no Código Penal como Estelionato, é de Reclusão de 01 a 05 anos e multa, sendo que pode ser aplicada em dobro quando cometido contra idoso. Outro golpe, facilitado pela era virtual em que vivemos, são ofertas pela Internet, com preços bem abaixo do mercado, que, depois de feitos os pagamentos, não entregam os produtos. Assim, fica o alerta: desconfie de estranhos que busquem aproximação oferecendo vantagens mirabolantes. Analise a situação e, se for o caso, peça ajuda para pessoas conhecidas. Quanto à Internet, procure trabalhar com sites confiáveis e mantenha seu antivírus sempre atualizado para evitar a ação de “hackers”.
Até a próxima.


Crianças e adolescentes soltam pandorga
no Morro do Chapéu 
O festival em sua 13ª edição foi realizado na zona rural de Sapucaia do Sul
A brincadeira proporcionou a participação de alunos e familiares
Brincar ao ar livre tendo o Morro do Chapéu como cenário. Assim foi a tarde de mais de 400 crianças e jovens, que participaram do 13º Festival de Pandorga, realizado no dia 06 de abril, na Zona Rural de Sapucaia do Sul. Segundo o vice-presidente do CEA, Rodrigo Christino, o evento superou o do ano passado. Segundo o aluno Pedro Zanin Dornelles, 10 anos, vencedor na categoria infantil, disse que adorou participar mais uma vez do festival. “Estive no ano passado. Gosto muito de soltar pipa, acho muito divertido, mas como onde moro não tem lugar para eu soltar, aproveito para brincar aqui”, falou o garoto. Já, Eduardo Strahschein, 14 anos, contou que sempre solta pipa em um campo próximo a sua casa. “Aprendi a fazer e soltar pipa com o meu pai, quando eu era pequeno e sempre solto. Adoro”, disse o estudante.
VENCEDORES - Foram premiados com medalhas, os três primeiros colocados nas categorias infantil e juvenil. Na categoria infantil, o primeiro lugar ficou com Pedro Zanin Dornelles e o segundo lugar foi para Carlos Eduardo Borba, ambos da Escola Rosane Amaral Dias. Já o terceiro lugar foi para Luciana de Oliveira, da Escola Estadual Olaria Daudt. Na categoria juvenil, Eduardo Strahschein, da Escola Hugo Gerdau, foi o primeiro colocado; Eduardo Alves, da Escola Estadual Olaria Daudt conquistou o segundo lugar; e Felipe Ávila, também da escola Hugo Gerdau, ficou com o terceiro lugar. Também foram entregues medalhas para os participantes que se destacaram. Os critérios avaliados pelos jurados foram criatividade e beleza da pandorga ou da pipa, além de tempo no ar.


Ruínas do Seminário vira palco para encenação de morte de Jesus Cristo 
Comunidade se emocionou e participou de uma das mais bonitas histórias 
encenada pela Cia do Riso
Emoção foi um dos ingredientes do espetáculo
Apesar do atraso de mais de uma hora, a noite de 12 de abril foi a demonstração que da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo é algo que encanta as famílias e faz refletir sobre nosso cotidiano. Esta história foi o tema principal da encenação da Cia do Riso que realizou em Esteio. O cenário escolhido foi as ruínas do Seminário Claretiano. Além do grupo que é de Novo Hamburgo, também participaram atores do grupo Bah! e de idosas das oficinas de ginástica realizadas na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. De acordo com a diretora e produtora do espetáculo, Cleia Haubert, apesar da companhia já ter se apresentado em outros eventos culturais na cidade, mas é a primeira vez que é encenada a Paixão de Jesus Cristo. A atividade contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre atores, produção e apoio. “Além disso, um dos diferenciais foi que as pessoas que estavam no local para assistir a peça se envolveram e por alguns momentos foram atores de uma grande história, inclusive profissionais da área que atuam na cidade”, destacou Cleia. Ela informou que a Cia do Riso existe há 18 anos e uma das principais características são apresentações em espetáculos como Natal, Páscoa ou outra data significativa. “Foi uma exibição que superou minhas expectativas, pois o local e a acústica são ótimas. Também oportunizei que o ator Lucas Kruger, conhecido pelo trabalho com comédia fizesse um drama. Teve uma excelente desempenho”. Segundo o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal, a atividade tem por objetivo reunir as pessoas para podermos refletir sobre a espiritualidade no período da Páscoa. “A apresentação artística não fica restrita somente aos profissionais do teatro, mas acaba envolvendo a comunidade”, disse Pascoal. A atividade teve recursos da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através do Pró-cultura RS/ FAC e contrapartida da SMCEL.


RS 118 é pioneira em nova tecnologia 
para pavimentação 
A duplicação da RS-118 é a primeira obra rodoviária do país a contar com um avançado método de restauração de rodovias pavimentadas. O equipamento, trazido dos Estados Unidos, utiliza tecnologia ressonante para fragmentar blocos de concreto e reaproveitá-los na reconstrução do trecho. A importação da máquina foi o resultado de pesquisas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em conjunto com a empresa STE (Serviços Técnicos de Engenharia) e começou a ser implantada este mês pela construtora responsável na restauração da pista antiga, no lote entre os quilômetros 5 e 11 - de Sapucaia do Sul a Cachoeirinha. A fragmentadora opera em alta frequência: é capaz de golpear o pavimento de concreto 44 vezes por segundo, fazendo com que a laje fique em pedaços sem afetar as camadas inferiores. A fragmentação por ressonância é conhecida ainda por diminuir o impacto ambiental e o custo das obras de recuperação de rodovias.


Operação Avante prende menor com drogas e dinheiro 
Um adolescente foi preso portando drogas e dinheiro oriundo de ações no São José
Drogas e dinheiro foram apreendidos pelos policiais
Policiais militares do 34º BPM de Esteio realizaram no dia 06 de abril, mais uma edição da ‘Operação Avante’. A ação contou com barreiras de trânsito em pontos estratégicos, e em seguida ações de abordagens em áreas que possuem um número expressivo de vulnerabilidade social. Um dos principais objetivos da operação é atuar de forma intensiva no combate a violência e os delitos que estão ocorrendo na cidade. Uma das primeiras medidas aconteceu por volta das 21 horas, no bairro São José. Um adolescente foi preso por estar envolvido com o tráfico de drogas. O fato ocorreu após uma guarnição visualizar o jovem em atitude suspeita e durante a revista foi encontrado doze pedras de crack embaladas em papel alumínio prontas para a venda e a quantia de R$ 72,00, em dinheiro e moedas. No total, durante a operação foram feitas abordagem em mais de cem pessoas, 37 veículos e seis motocicletas. Um condutor de um veículo foi autuado. Diante dos fatos, o adolescente foi levado para o Hospital São Camilo para exames e em seguida para a DPPA, em Canoas para o registro do delito.


Lança perfume é encontrado no bairro Primavera
Equipamentos recuperados que estavam na residência
Uma festa intitulada ‘Baile de Favela’ foi interrompida por policiais militares do 34º BPM de Esteio. A ação ocorreu no dia 08 de abril, por volta das 23 horas, numa residência localizada no bairro Primavera. Durante a atividade estava acontecendo um evento, onde foi flagrado som de alta potência e equipamentos de iluminação estroboscópica. Diante da situação, integrantes do Corpo de Bombeiros foram acionados e fizeram uma atuação. A Brigada Militar fez um termo circunstanciado por perturbação do sossego alheiro, onde foram apreendidos diversos materiais de som e iluminação. A operação resultou na prisão de um jovem de 21 anos e no local do evento, os PM’s encontraram 85 frascos de lança perfume, 24 porções pequenas de maconha, uma balança de precisão e dois rolos de alumínio. Também foi achado quatro aparelhos de telefone celular, uma munição calibre 38 e R$ 47,00, em dinheiro. Os materiais foram apreendidos e o suspeito encaminhado a DPPA, em Canoas, onde foi registrado o fato.

Jovem é detido após assalto a pedestre 
Um jovem de 21 anos foi preso por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul, no bairro Kurashiki. O fato foi registrado no dia 09 de abril, por volta das 19h40. De acordo com informações do Batalhão, o suspeito foi abordado num trecho da Rua Lúcio Bitencourt, pois os PM’s foram comunicados que ele havia assaltado um pedestre na Rua Vasco da Gama. O indivíduo levou um aparelho de telefone celular. Ao verificar a vinda da viatura, o jovem tentou dispensar o objeto roubado. Mas a vítima, de 59 anos reconheceu o homem que cometeu o delito. Ele possuía diversos antecedentes criminais como tráfico de entorpecentes, pichação, desacato, lesão corporal, ameaça, entre outros. Após sua detenção, ele foi encaminhado ao posto de saúde e em seguida a DPPA, em Canoas.





PM’s encontram mudas de maconha em apartamento 
Policiais Militares do 33° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul efetuaram a prisão de um jovem de 21 anos, com diversos antecedentes criminais. Um dos principais motivos da prisão é que o indivíduo foi flagrado cultivando maconha em seu apartamento. No local foi encontrado seis pés da planta que dá origem a droga, um revólver calibre 32 sem marca e sem numeração e cinco munições intactas. Também foi localizado dois aparelhos de telefone celular. O suspeito foi detido e encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e depois para a DPPA, em Canoas, onde foi registrado o delito. 




PRESO NO BAIRRO 
Um homem de 30 anos foi preso na tarde de 06 de abril, no bairro Jardim Planalto. O fato ocorreu por volta das 17h40, quando uma guarnição estava realizando um patrulhamento por ruas do bairro e avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Após uma consulta no sistema prisional foi detectado que o suspeito estava em situação de foragido. Em função disso, foi dada voz de prisão e levado para o São Camilo, onde foi realizado exames. Em seguida, o homem foi encaminhado a DPPA, em Canoas, onde prestou depoimento e esclarecimentos sobre o assunto.

FURTO DE VEÍCULO 
Integrantes da Polícia Civil de Esteio recuperaram no dia 28 de março, um veículo que havia sido furtado no município. De acordo com o delegado André Sperotto, o automóvel foi recuperado minutos após ter sido levado por um suspeito. O carro estava estacionamento de um supermercado localizado na área central. Na ação, drogas também foram apreendidas.

FORAGIDO DA JUSTIÇA 
Policiais da DP de Esteio prenderam no dia 31 de março, um homem de 28 anos. Os agentes cumpriam mandado de prisão expedido pela Vara Criminal do município. Segundo o delegado André Sperotto, o suspeito estava foragido e condenado por tráfico de drogas.

RINHA DE GALO 
A Delegacia do Meio Ambiente, do Deic, deflagrou no dia 24 de março, a Operação Fim de Rinha. Um dos principais objetivos da ação é o combate das rinhas de galo e crimes de crueldade contra os animais. Sapucaia do Sul foi uma das cidades no Estado, onde foi cumprida ordens judiciais. Em um dos locais no município, havia uma arena para treinamento e teste, para que os compradores pudessem observar e testar os galos nas rinhas antes de comprá-los. A delegada Marina Ver Goltz disse que as investigações tiveram início após o furto de aves no Parque Zoológico,
no início de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário