sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

EDIÇÃO 2048

Presépio em novo endereço
O presépio foi colocado em melhores condições no Centro
O presépio de Natal, que é um dos principais símbolos da data, em Esteio já foi colocado em dois espaços diferentes na área central do município. Num primeiro momento, as imagens que lembram o nascimento de Jesus Cristo foi colocada na Praça Irmão Egydio Justo, que fica ao lado da antiga sede do Clube do Comércio. Mas devido ao mato elevado e a presença de moradores de rua nas imediações, os organizadores optaram por mudar o presépio. Agora, todos os munícipes que passarem pela esquina entre a Rua Padre Felipe e a Avenida Presidente Vargas podem admirar as réplicas douradas. Também faz parte da decoração da cidade, os enfeites pendurados nos postes da avenida central. Foram gastos para o evento natalino no município mais de R$ 100 mil.


Campanha alerta sobre a violência 
com as mulheres 
REPRESENTANTES DE grupos expuseram o problema para a comunidade
Na cidade, as manifestantes utilizaram a Tribuna Popular
Um grupo de mulheres no dia 29 de novembro utilizou a Tribuna Popular na Câmara de Esteio, durante a sessão ordinária para se manifestar em relação suas preocupações a respeito do futuro das políticas públicas para as mulheres do município. Foi entregue ao prefeito eleito e atual vereador Leonardo Pascoal, um documento com algumas reivindicações e ações que precisam ser mantidas ou terem início a partir de 2017. Uma das manifestantes foi Raiana Schirmer Soares que representou grupos e movimentos feministas. Ela falou que nos últimos anos, apesar das inúmeras conquistas obtidas pelas mulheres, mas há muito o que ocorrer, no que tange, principalmente em relação a violência doméstica. Em Esteio, entre as metas já alcançadas estão a instalação da Coordenadoria da Mulher, Rede de Enfrentamento a Violência e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Este último existe através da parceria entre o Município e a Prefeitura de Sapiranga, para a aquisição de vagas na casa Abrigo Regional Jacobina Mauer.
CARTA – Na carta apresentada e entregue ao futuro chefe do Executivo, foram feitos diversos questionamentos como garantir pelo SUS, o acesso imediato das mulheres no tratamento do câncer de mama, assim como ações em prol da saúde da população negra. O atendimento imediato para as mulheres acima de 65 anos. Outra iniciativa que pode se tornar realidade é a instalação de uma sala especializada de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Hospital São Camilo, como também criar um observatório em defesa de mulheres e meninas agredidas na cidade. Para marcar o encerramento da campanha de 16 dias de Ativismo no município, no dia 08 de dezembro, foi realizado um cine debate, que foi exibido na Paróquia Santo Inácio de Loyola. A película é ‘A Fonte das Mulheres’, que é direcionada para as mulheres atendidas de projetos sociais da igreja.


Isenção da passagem em dias de eleição
pode sair do papel
Muitos eleitores precisam utilizar o transporte coletivo neste dia
Oferecer transporte coletivo gratuito em dias de eleição para quem reside no município. Este foi a proposta do presidente do Legislativo esteiense, Marcelo K.Pereira que mostrou como anteprojeto e aprovado em plenário. Segundo o parlamentar, o objetivo é conceder condições necessárias ao eleitor que não dispõe de recursos financeiros para chegar ao local de votação. “Em virtude de que o voto é obrigatório, este projeto visa auxiliar o cidadão tenha condições de exercer plenamente sua cidadania”, comentou Pereira. Além disso, Marcelo destacou que essa medida visa evitar a compra de votos, uma vez que, segundo ele, são recorrentes os casos de candidatos que financiam o transporte de eleitores em trocas de voto nos dias dos pleitos eleitorais e das consultas populares. O documento foi encaminhado ao Executivo Municipal para análise.


Poetisa esteiense lança livro no Tamandaré 
NORMA ALVES Maciel transformou momentos 
da vida em poesia 
O dia 08 de dezembro será uma data marcante para a vida da poetisa Norma Alves Maciel, pois será a festa de lançamento de seu livro ‘Os sonhos e o amor nos levam ao infinito’. Em visita ao Jornal Destaque, na manhã do dia 06 de dezembro, ela contou que trata-se de um livro com poesias que abordam diversos assuntos como amor, saudade, preconceito, amizade, entre outros temas. “São textos de minha vivência ao longo dos 72 anos de vida que se transformaram em belas palavras”, disse Norma. Viúva, mãe de três filhos, doze netos e uma bisneta, Norma falou que o sentimento de colocar no papel os sentimentos surgiu ainda na adolescência, quando residia em Canoas. “Tudo o que produzia deixava guardado numa pasta. Há cerca de dez anos, uma de suas noras ouviu a declamação de alguns poemas e a incentivou a escrever e também buscar uma maneira de deixar a obra registrada em livro”. Ela ressaltou que a obra literária se tornou viável quando soube através de uma amiga sobre o Fundo Municipal de Cultura da cidade, onde através de um projeto pode-se captar recursos para literatura, música, entre outros. “Fiz todo o procedimento e fui aprovada. Hoje é um sonho que está se tornando realidade”.
ORGULHO - Apesar de residir há 46 anos em Esteio, no bairro Premem, mas Norma Alves Maciel teve uma vida difícil. Aos três anos, em Canoas ficou órfã de pai. Por ter vários irmãos, desde cedo teve que ir em busca de trabalho. “Não me arrependo, pois além disso, fiquei casada por mais de quatro décadas com um homem especial que cuidei até o último dia de sua vida”, comentou Norma. Ela enfatizou que por 22 anos foi copeira do Hospital São Camilo, de onde saiu aposentada. “Tenho orgulho de ter feito o melhor na minha função e também ao longo dos anos ter atuado em outros setores na Casa de Saúde, ajudando pacientes, o que me deu uma grande experiência de vida”. O lançamento da obra será no dia 08 de dezembro, a partir das 19 horas, com uma sessão de autógrafos na Associação Comunitária dos Amigos do bairro Tamandaré. ‘Os sonhos e o amor nos levam ao infinito’ será publicado pela Editora Versus e tem 94 páginas.


Retomada as obras no canteiro central
As floreiras darão um novo conceito paisagístico para a avenida
Apesar do caos no trânsito em algumas horas do dia, já estão trabalhando os funcionários da empresa responsável pela segunda etapa do projeto Centro, que trata de revitalização da Avenida Presidente Vargas. Entre as ruas Padre Felipe e Padre Claret, blocos de concreto estão sendo colocados no canteiro central, para após a conclusão das obras, a secretaria de Meio Ambiente realizar o paisagismo do ambiente. Além disso, o trajeto já recebeu repavimentação e construção de faixas de segurança elevadas, que facilitam e garantem mais segurança na travessia de pedestres. Entre as próximas mudanças previstas estão a implementação de pequenas praças, melhorias nas calçadas, diminuição da poluição visual, espaços para descanso com bancos e mesas e bicicletários.


Alunos criam copo sustentável 
A IDEIA SURGIU durante a realização de uma feira de ciências, mostrando alternativas para o futuro 
Uma invenção que pode ajudar na preservação do meio ambiente e também facilitar o cotidiano das pessoas, quando a questão é tomar um copo de água. O estudante Ângelo Schuler Pilete, juntamente com um grupo de colegas do Colégio Coração de Maria desenvolveram um copo ecologicamente correto que não agride o meio ambiente. Trata-se do projeto Copos Biodegradáveis. Angelo relatou que o trabalho teve início quando o grupo descobriu mais sobre a exploração do plástico biodegradável. Um dos primeiros locais que auxiliou na descoberta foi durante o campeonato de First Lego League, onde participamos e achamos incrível o trabalho, mas tínhamos, juntamente com um grupo de colegas fazer algo diferente e que pudesse ser utilizado no dia a dia. “Num primeiro momento fizemos uma pesquisa e encontramos alguns trabalhos que nos deu uma base para que tivéssemos a ideia de produzir o nosso próprio trabalho”, disse Angelo. Ele comentou que um dos primeiros testes foram utilizados glicerina, amido de milho, corante e vinagre. “A partir daí descobrimos como se produz o plástico biodegradável ruim. Possuía um odor, frágil e de um aspecto emborrachado e não era impermeável. Era um dos primeiros de vários testes feitos que serviu de base para nos aperfeiçoar”.
INGREDIENTES - Ângelo falou que foram feitos experimentos com ingredientes do teste, mas de dosagem diferente. Foi então que dentre as ações descobrimos que uma propriedade do leite é parecido com o amido. Então resolvemos aplicar mais vinagre e ao peneirar ficou parecendo uma massa de cimento lisa e após a secagem o resultado foi um plástico puro parecido com pedra. “Em função destes experimentos resolvemos fazer o teste utilizando amido de milho, amido de batata, farinha, 1/3 de um copo com água, corante, ácidos derivados de limão e laranja, aromatizante e 1/8 de um copo com glicerina. Pronto, a composição ficou excelente, com resistência, textura emborrachada, com cheiro agradável, não soltava gosto, maleável e impermeável. A partir da finalização do experimento, foi que iniciamos a confecção dos copos.
Grupo que contou com apoio e suporte 
Angelo comentou que para a etapa nacional, o grupo teve o apoio da Prefeitura, do Colégio Coração de Maria e do Lions Exposição. “Nosso trabalho nos ajudou a entender um pouco mais o meio ambiente e por ser um projeto extremamente educativo e por estar em alta, fomos parabenizados por diferentes pessoas, grupos e até empresas”. Ele enfatizou que ainda a empresa Stock disponibilizou copos biodegradáveis feitos de celulose ao preço de cinco centavos. Fizeram parte do projeto Angelo Schuler Piletti, 12 anos; Ana Clara Monteiro Andrades 17; William Magnus Barth 17; Bruno de Souza Schuler 17; Felipe Hauschild Grings 18; Lucas Tamanini Hesse 13; Gabrielle Arend da Cruz, 14 anos; Júlia Klafke Perin, 16; João Gabriel Biazus de Quevedo, 17; Gilmar Alves Ferreira, 39 anos e Rahuany Velleda de Morais, 17 anos.


MMA ocorrerá no Ginásio Municipal
A expectativa é grande para a realização no evento na cidade
Nos dias 17 e 18 de dezembro, Esteio será a sede pela primeira vez de um evento ligado ao MMA, através da final Combat Brasil. A luta ocorrerá no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no bairro Olímpica. Segundo os organizadores, serão realizadas quinze lutas, sendo treze amadoras e duas profissionais. A cidade vem se destacando nos últimos anos, através da revelação de talentos para o boxe gaúcho e nacional. O MMA é um esporte que visa a integridade, respeito e valores aos atletas, sendo que é uma das atividades com uma grande quantidade de praticantes. A pesagem dos atletas será no dia 17, no espaço da Rua Garibaldi. Os ingressos antecipados com os responsáveis do evento. Serão disponibilizadas pulseiras Vips para atletas, autoridades e convidados. Já na área livre, a entrada será um quilo de alimento não perecível, brinquedo ou uma peça de roupa. Além de um octógono profissional, o público poderá conferir uma infraestrutura profissional como sonorização, iluminação padrão UFC, além de food trucks, palco para apresentações no lado externo da área, entre outras atrações. O apresentador será Hugo Krug. O ginásio municipal fica na Rua 24 de Agosto, esquina com a Rua Taquara.


LORI EMANOELA DA SILVA
Amor Incondicional... 
Amor de quatro patas... 
Nosso companheiro Bing não nos deixou. Quando vocês eram pequenos e salvaram ele das condições difíceis das quais os bichinhos costumam passar, ele também ainda era criança. Ele passou por momentos alegres e difíceis conosco, saiu pra se aventurar algumas vezes, nos deixando preocupados, pra depois voltar faceiro para o nosso lado. Literalmente um cachorro cigano, que, como nós, morou em várias casas antes de encontrar a ideal. Fomos pra Esteio no final de 2009, onde pudemos dar a ele a alegria de correr solto, coisa impossível dentro de um apartamento. Ele atingiu a felicidade conosco, assim como nos proporcionou também. O amor que trocamos com nosso camaradinha foi tão enorme, que ele e nós fomos e somos felizes e não possuímos arrependimento nenhum ao longo dessa história. Os cachorros possuem uma contagem diferente do tempo que nós, humanos. Nosso Bing era um velhinho com mais de 100 anos. Ele terminou sua passagem por aqui da mesma forma que eu desejo pra mim: devido à idade avançada, dormindo tranquilamente, sem dor, recebendo todo amor da família que ama. Pensando nisso tudo, percebemos que ele foi vitorioso, pois encontrou o amor e a felicidade que poucos seres no mundo atingem. Hoje ele está repousando na casa definitiva de nossa família, após tanta peregrinação e tantas dificuldades. Quando fomos morar em Esteio, tínhamos receio e preconceito, mas pude ver que, não só o Bing, mas Yasmin, Gabriel e Lori encontraram muita felicidade e se adaptaram como jamais esperávamos. Inclusive, assim como o Gabriel salvou o Bing, a Yasmin pôde salvar o Beethoven. Na frente da casa havia um toco, um resto de tronco partido. Assim como nosso espírito quando nos mudamos para lá. Desse tronco, nasceu uma mudinha, que foi crescendo junto da nossa felicidade e esperança. Hoje, no lugar do tronco velho, uma bonita árvore cresceu. Junto de Bing, Gabriel, Yasmin, Beethoven e Lori, essa bonita árvore cresceu. Descansando à sombra dessa árvore, está nosso companheiro, que cumpriu sua missão. Sejamos felizes pela vida que pudemos proporcionar ao Bing, não se esqueçam do poder transformador que o amor possui. Amo muito nossa família! Beijos e abraços a todos, sejamos felizes pelo nosso companheiro Bing! Texto copilado de Rafael Santos, meu filho mais velho, sobre a perda de nosso camaradinha de estimação... Bing...
Abraço fraterno, toda bênção!



Comunidade se une em prol do Zoo

FUNCIONÁRIOS fizeram um abraço coletivo em torno da área para a não aprovação de projeto
Parque Zoológico é um dos principais atrativos turísticos e de lazer da região
Em função do projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa para reajustar as finanças do Executivo estadual, entre eles prevê a extinção da Fundação Zoobotânica do RS, no qual o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul faz parte. Diante da situação, no dia 04 de dezembro, um grupo formado por funcionários, colaboradores e representantes da comunidade fizeram um abraço em torno da área, que fica nas margens da BR 116, na divisa com São Leopoldo. Algo similar também aconteceu em Porto Alegre, no Jardim Botânico. Segundo a bióloga concursada há dois anos, Vanessa Souza Silva, sua história com o Zoo surgiu em 2008, quando realizou seu primeiro estágio, de forma voluntária, no serpentário da entidade. “Apesar da universidade ter me proporcionado um diploma, através do estudo, mas na Fundação foi onde aprendi na prática a ser bióloga e sou muito grata a todos que me ajudaram”, disse Vanessa.
FUNDAÇÃO - Desde 1972, a Fundação Zoo Botânica vem prestando relevantes serviços à sociedade por meio de seus três setores. O Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico, ambos na Capital e o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Os projetos e iniciativas da FZB, frequentemente realizadas em cooperação com organizações do Brasil e exterior, buscam aliar a conservação da natureza com o desenvolvimento social, para que atividades econômicas possam ser realizadas com menor impacto ambiental. Alguns exemplos são zoneamentos e diagnósticos ambientais, protocolos e manuais de boas práticas de produção agropecuária. A utilização de uso sustentável de recursos da biodiversidade e planos de manejo de áreas protegidas. A FZB também coordena a elaboração das listas da fauna e da flora em extinção no Rio Grande do Sul e propõe medidas para a sua conservação.
LAZER - Além disso, a Fundação, principalmente o Zoológico mantém espaços públicos de lazer e cultura acessíveis à população; promove ações de educação ambiental voltadas a escolas públicas e à comunidade em geral. Entre as pesquisas desenvolvidas pela FZB estão a descrição de novas espécies de plantas e animais, a realização de inventários biológicos, o manejo de animais peçonhentos visando à produção de soro antiofídico, o biomonitoramento da qualidade do ar, a recuperação de ambientes degradados, o impacto de estradas sobre a fauna, a proliferação de algas tóxicas, o efeito de espécies parasitas e exóticas invasoras, a fauna fóssil e entre outros.

Loteamento Campos Verdes 
promove festa de Natal 
A festa comunitária de Natal do Loteamento Campos Verdes será realizado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas. Entre as atrações disponíveis para as crianças estão brinquedos infláveis, distribuição de pipocas, cachorro quente e suco. Segundo um dos organizadores do evento Geovane Rodrigues, que faz trabalho voluntário há alguns anos, este é o segundo evento natalino na localidade, onde a proposta é fazer as crianças serem felizes no Natal. “Na vida a gente passa por três fases: a primeira, quando acreditamos no Papai Noel; a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira; quando se tornamos o próprio Papai Noel e levamos alegria”, comentou Rodrigues. Interessados podem entrar em contato com o Geovane Rodrigues - Cidadão Legal, em sua página no Facebook.


Mobilização no combate do 
transmissor da dengue
A visita nas casas se intensificam por causa do clima
Com a proximidade dos dias de calor, começa uma preocupação para os munícipes de cidades da Região Metropolitana. Trata-se do trabalho de prevenção e combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. Diante da situação, os setores de Vigilância em Saúde estão a todo o vapor para evitar maiores transtornos com a presença do mosquito. Em Esteio, o dia D de Combate à Dengue aconteceu no dia 02 de dezembro e contou com a participação do pelotão do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), de Sapucaia do Sul. Diversas residências foram vistoriadas, onde pelo menos 6,2 mil coletas de larva, sendo que praticamente a metade, 3,6 mil, eram do mosquito que transmite a dengue. O setor competente já atendeu mais de mil denúncias de possíveis criadouros do mosquito.



2ª Mixlândia acontece no sábado 
A IDEIA É agregar a comunidade para que possam conhecer o que é produzido na cidade
A primeira edição teve um resultado expressivo junto aos organizadores
A segunda edição do Bazar Mixlândia será realizada no dia 10 de dezembro, das 10h às 18 horas, no restaurante Black House, localizado na Avenida Presidente Vargas, na área central do município. O espaço será agregador, pois terá arte, cultura, economia solidária, empreendedorismo e gastronomia. Também está previsto uma feira para adoção de cães e gatos, através da participação da ONG Gepar. Esteve presente na primeira edição integrantes da ONG Amigos do Nick, divulgando a importância da doação de sangue e de medula óssea, com o propósito de salvar vidas. A colunista do JD, Lori Emanoela da Silva estará mostrando seu trabalho através das cartas ciganas e a leitura de mãos. No segmento alimentação, Cuca’s Haas se fará presente, através de um doce tipicamente de origem alemã. Uma das atrações musicais ficará a cargo do músico Alexandre Estivalet. Um dos principais objetivos da atividade é divulgar os trabalhos de micro e pequenos empresários da cidade, como conhecer ações desenvolvidas por representantes de diversos segmentos da comunidade.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
O AVIÃO E A QUEDA 
Causou clamor internacional a queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense, na Colômbia. Todos sentimos no coração o impacto daquela tragédia. Todos nos solidarizamos com o acontecido e do nosso modo procuramos ajudar. Escreveu-se Força Chape nas redes sociais e muitas pessoas, ao longo do globo terrestre, manifestaram a sua solidariedade com camisetas, sinais de luto e outras manifestações. Todas elas nos ajudaram a nos fazer compreender que a vida é o dom mais importante que nós temos e que todas as coisas diante da vida deveriam ser consideradas secundárias. No entanto, parece que na própria origem do acidente, estava a cobiça humana. Um dos pilotos – um dos sócios proprietários da empresa – tinha um plano de vôo com a mesma distância que era igual à da autonomia do avião. O fato do vôo não ter dado uma folga de segurança para algum imprevisto, foi decisivo para a queda do avião. Os detalhes preliminares apontam para uma pane seca do avião, causada pela falta de combustível. Cada pessoa tem um papel importante na sociedade. Todos somos interdependes uns dos outros. Na medida em que nós cumprimos o nosso papel, colaboramos para que o tecido social possa se desenvolver. Se qualquer membro da sociedade pensa apenas em si próprio, no seu interesse, não tem como uma sociedade se desenvolver e prosperar. É o trabalho interligado de todos em prol do bem comum que torna possível à nossa sociedade se desenvolver. É preciso que tenhamos consciência de que todos são importantes para o bem comum. Todas as pessoas são necessárias e cada um pode colaborar doando-se para o bem de todos. Todos damos e recebemos! O fato de sermos membros da sociedade, nos dá condições de aprender com os erros e acertos daqueles que vieram antes de nós. E nós também contribuímos para o bem de todos. Desse modo, é uma injustiça quando pensamos apenas em nossos interesses e não compreendemos que somos co-responsáveis. Ou seja, que todos devemos receber e também nos doar para o bem comum. Quando somos conscientes de nosso papel na sociedade, se torna mais fácil colaborar para o todo. O nosso Brasil só pode ser um país desenvolvido com a colaboração de todos. Muitas vezes reclamamos da falta de seriedade de nossos governantes. Dizemos que eles se preocupam apenas com os interesses deles e que não se interessam pelo bem comum. Em muitos casos, estas reclamações procedem. O que é preciso ter presente é que nós não podemos repetir os mesmos erros deles e tentarmos nos justificar. Lembre que o Brasil só vai se tornar um país melhor quando nós assumirmos as nossas responsabilidades. É preciso que sejamos co-responsáveis. O Brasil será um país melhor para se viver quando cada um de nós cumprirmos os nossos deveres.


Reforço policial em dezembro 
A PROPOSTA DA OPERAÇÃO é dar condições de segurança aos cidadãos 
ao fazer as compras de Natal
 Após o lançamento da operação, os profissionais já iniciaram suas atividades
Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram na tarde do dia 06 de dezembro, do lançamento da ‘Operação Papai Noel’. O evento aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central da cidade. Um dos principais objetivos da ação é intensificar o policiamento nas principais regiões do município que possuem estabelecimentos comerciais, proporcionando uma maior sensação de segurança. Além disso, é um período do ano em que muitas pessoas estão nas ruas e com quantias expressivas de dinheiro, devido ao pagamento do 13º salário ou bonificações.
CUIDADO - Segundo o tenente coronel do 34º BPM de Esteio, José Nilo Corrêa Alves, a operação visa coibir delitos contra as pessoas e ao patrimônio, como furtos e roubos. “Estamos alertando a sociedade para que fique atenta com indivíduos que possam estar com intenções que cometer algo contra a vida do cidadão”, disse o tenente coronel. Ele comentou que ao observar algo suspeito, qualquer pessoa pode entrar em contato através do número 190. “As compras devem ser feitas com cuidado, onde deve-se evitar distrações e também não estar com grande quantidade de dinheiro, priorizando o uso do cartão de crédito”. Durante o ato de lançamento da operação, também foi assinado o convênio de renovação de repasse de verba para o policiamento comunitário, que abrange diversos bairros de Esteio. Também ocorreu uma homenagem ao PM Paulo Adriano Silva Santos morto, no dia 02 de dezembro, na forma de um ‘sineraço’.


Passeio na Av. Brasil 
Para lembrar a passagem de um ano de existência da Avenida Brasil, as margens do Arroio Sapucaia, no dia 17 de dezembro, a partir das 10 horas, está previsto a realização de um passeio de bicicleta. Interessados em participar basta comparecer junto à ponte Eneas Teredo Buscari, próximo a Avenida Presidente Vargas com sua bicicleta, no ponto de largada.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Morte de um colega 
No último dia dois de dezembro, em uma manhã normal de uma sexta feira bonita de sol radiante, fomos todos surpreendidos pelo falecimento trágico de um colega de farda, colega que antes de tudo era amigo e irmão de muitos. A tristeza e consternação foi geral e, enquanto acompanhávamos os trabalhos da perícia e IML, alguns ainda não acreditavam no que havia acontecido. Aquele policial militar competente, de tão bons serviços prestados, de tantas ações audaciosas e eficientes em prol da comunidade... havia partido. E de que forma? Nós que vivemos o dia-a-dia da profissão sabemos perfeitamente o risco que corremos ao vestir a farda e sair para trabalhar, em turnos variados e sem diferenciar inverno ou verão. Temos a consciência exata do risco que corremos quando a profissão que abraçamos nos empurra, no meio da noite, para o interior de becos escuros na busca de marginais que vitimaram pessoas inocentes. Tudo isso faz parte de um juramento que fizemos no início da carreira e para o que fomos treinados e preparados exaustivamente. No entanto, nada prepara colegas, familiares e amigos para uma morte inesperada, dentro de casa, deitado na cama, no momento do descanso do guerreiro. O sentimento, falo por mim, é de completa impotência ao ver o amigo ali, vitimado sem motivo aparente, no único local que poderia ser considerado o seu porto seguro. É lamentável. Mas tudo isto prova que os policiais são humanos, tem sentimentos, famílias, problemas familiares e interesses particulares como todo mundo. Às vezes as pessoas esquecem-se disso e resumem a profissão de policial, militar ou civil, a algo que deveria ser desempenhado de maneira mecânica, sem sentimentos ou preocupações que possam vir a colocar em risco a sua capacidade de decidir em frações de segundos diante de situações de extremo stress. Várias vezes tive a oportunidade de dizer em grupos onde discutia-se o assunto: a segurança pública somente será perfeita, sem erros ou falhas, quando puder ser feita sem a participação do ser humano. Quando máquinas puderem fazer este trabalho, controlando as vidas de todos, em todos os lugares, por todo o tempo, aí talvez alcancemos um estágio de segurança pública absoluta. Mas a que preço? Eu não gostaria disso, pois entendo que no atendimento das agruras alheias é importante, e até essencial, uma dose de empatia. É a compreensão da desgraça dos outros que muitas vezes nos empurra a fazer o que fazemos, mesmo apesar de todas as dificuldades de todas as naturezas. No final, resta a certeza de que o herói foi tranquilo, cumpriu sua missão e deve ser, sim, homenageado por todos. E a melhor homenagem é a continuidade da sua tarefa na luta incessante por uma sociedade melhor e mais segura para a comunidade e para nossas próprias famílias. Até a próxima.


Esteio e Sapucaia do Sul
são atingidos pela 
Operação Versa 
A AÇÃO tinha por objetivo desarticular uma quadrilha envolvida em roubos de cargas de carros
Parte da quadrilha foi presa em cidades da região
Policiais da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desencadearam no dia 25 de novembro, a última fase da ‘Operação Versa’. A ação teve o objetivo de desarticular uma complexa organização criminosa, responsável por pelo menos 20 roubos de carga, ocorridos no Estado nos últimos seis meses, gerando um prejuízo estimado de 3 milhões de reais. Foram cumpridos ao todo 14 mandados de busca e apreensão, entre eles, nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul. Também foram expedidos pela justiça pelo menos cinco prisões preventivas em desfavor de indivíduos comprovadamente integrantes da referida organização. A operação resultou em sequestrados bens móveis, visando ao ressarcimento futuro das vítimas.
APREENSÃO - Segundo o delegado Gustavo Rocha, a investigação teve início em maio deste ano e evoluiu significativamente no último trimestre com a prisão preventiva de nove de seus integrantes, incluindo um dos responsáveis por comandar a execução de um roubo a carga de celulares, ocorrido no início de setembro. “Com a utilização de tecnologias modernas de investigação a polícia judiciária identificou, no início de outubro, dois depósitos utilizados para o armazenamento e redistribuição das cargas roubadas, sendo um em território sapucaiense. Na ocasião foram presos em flagrante três indivíduos. Já neste segundo local, foram encontradas diversas cargas roubadas de gênero alimentício, tais como carne, arroz e frios”, informou Rocha. Ele destacou ainda que na ocasião foi apreendido uma farta documentação que desvendou um elaborado esquema de recolocação dos produtos subtraídos no mercado com “roupagem” de legalidade. “A organização criminosa era composta, em regra, por motoristas de caminhões e proprietários de estabelecimentos comerciais voltados à comercialização e distribuição de alimentos, por isso a preferência por produtos dessa natureza”, esclareceu o delegado.


Veículos roubados são encontrados 
em residência no Pasqualini
Os automóveis estavam num imóvel escondido
Agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em ação desencadeada no dia 05 de dezembro, resultou na prisão de um homem em Sapucaia do Sul. O suspeito estava com dois veículos, um Kia/Sportage e um Bravo, ambos com registro por roubo. De acordo com o delegado Thiago Bennemann Gonçalves, as investigações iniciaram após o recebimento de informações dando conta de que o indivíduo estaria ocultando um automóvel, roubado no dia anterior no bairro Igara, no município de Canoas. “Os agentes localizaram  os carros em uma residência no bairro Pasqualini. Enquanto um veículo foi oriundo de roubo no município vizinho, o outro carro tinha registro de roubado em Porto Alegre, desde o dia 30 de novembro”, contou Gonçalves.  O preso foi autuado pela pratica de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e posse irregular de munição. Após as formalidades, o preso foi encaminhado ao sistema prisional.


Rapaz é detido no Centro 
Um jovem de 24 anos foi preso no dia 26 de novembro, por volta das 20 horas, na área central do município. De acordo com o 34º BPM, a detenção ocorreu após a sala de operações receber uma ligação anônima no qual, um indivíduo estaria furtando uma residência. Diante da situação, uma guarnição foi deslocada até o local, onde iniciou uma perseguição, quando o rapaz tentou fugir pelos telhados de algumas moradias da região. Após algumas tentativas, ele foi preso em cima de uma das casas. Durante a verificação no sistema prisional, o suspeito possui diversos antecedentes como furtos, arrombamentos, receptação, desobediência, tráfico de entorpecentes, entre outros. O indivíduo foi conduzido ao Hospital São Camilo e em seguida a DPPA, em Canoas.


Paulo Adriano Santos
PM é encontrado morto 
em sua residência 
Foi encontrado morto em sua residência, no dia 02 de dezembro, por volta das 9h15, o corpo do soldado do 34º BPM de Esteio, Paulo Adriano Silva Santos, de 42 anos, por disparo de arma de fogo. O SAMU chegou a ser acionado, mas o policial militar já estava morto. O PM residia com a família na Vila Ezequiel. Após o fato ter sido registrado na DP do município, o local foi isolado e submetido à perícia técnica e o corpo recolhido pelo IGP. Nas redes sociais houveram dezenas de pessoas que compartilharam a informação da morte do policial e manifestaram seu pesar com a família, pois a vítima tinha amigos em diversos segmentos da comunidade local. O corpo chegou a uma das capelas do Cemitério Municipal Dois de Novembro, quase oito horas depois de seu falecimento e centenas de pessoas foram dar o último adeus ao policial militar, que atuava na corporação há 18 anos. O sepultamento foi no dia seguinte, na cidade de São Sepé, na região central do Estado. Segundo o delegado André Sperotto, ele foi morto com um tiro na cabeça e algumas testemunhas já estão sendo ouvidas, entre elas, a viúva do policial do morto. Mas na tarde do dia 05 de dezembro, uma reviravolta no caso, o enteado da vítima, de 17 anos foi detido, onde prestou esclarecimentos na DP da cidade. A Polícia Civil aguarda que a Justiça e o Ministério Público decidam sobre o futuro do menor infrator. Em depoimento, o enteado do policial militar não disse o que motivou o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário