sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EDIÇÃO 2039

Quase um mês de greve dos bancos
Apesar as tratativas em relação ao acordo para o fim da greve nas agências bancárias, ao total já se passaram mais de 20 dias, onde os usuários precisam utilizar caixas eletrônicos, serviços on-line ou as lotéricas para efetuar pagamentos e recebimentos. Em Esteio e Sapucaia do Sul, as agências estão fechadas, somente alguns funcionários, estão auxiliando os clientes para melhor agir nesta situação e viabilizar em resolver alguns problemas rotineiros. Apesar disso, há questões que deverão ser resolvidos somente com o retorno das atividades. A Federação dos Bancos ainda não entrou num acordo com os responsáveis para que ocorra a reabertura deste serviço.


Dina Vicenti, com um dos filhotes que foram
doados durante a feira no Centro
A importância dos animais no cotidiano das pessoas 
PRÓXIMO DIA 04, é lembrado a data de cuidar dos bichos e do santo padroeiro 
No próximo dia 04 de outubro, é comemorado o Dia dos Animais e em algumas religiões como no catolicismo é celebrado São Francisco de Assis. Mas para isso, há pessoas e entidades que se dedicam a cuidar de animais, principalmente aqueles que são abandonados nas ruas das grandes cidades. Em Esteio, um grupo que atua em prol dos bichos é a ONG Gepar (Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua). Segundo a presidente da entidade, Dina Vicenti, seu trabalho em benefício a causa surgiu há quase uma década de forma voluntária. “Foi um início tranquilo, mas aos poucos pude ter a dimensão e da quantidade de animais que haviam nas ruas do município. Por isso, a ideia em criar um grupo organizado, com o foco de fazer feiras de doação e captar recursos para auxiliar na castração e compra de ração”, comentou Dina. Ele frisou que a partir da implantação da ONG, pois já outras entidades similares na cidade e que fazem um trabalho parecido, auxiliou para que as feiras, que acontecem aos sábados, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro, conquistasse o coração dos esteienses. “É um local onde doamos filhotes e também temos condições de orientar as pessoas que necessitam de ajuda, seja na questão de castração, profissionais que atuam na cidade, entre outros”.
FEIRAS - Dina enfatizou que através da feira de filhotes, pode doar muitos cães e gatos para pessoas que gostem de animais e que irão dar um lar digno. “Mas para chegar a este patamar tivemos que percorrer um longo caminho. Hoje, o Executivo nos dá um auxílio no que tange a veículo para recolher aqueles que estão em situação de risco ou até mesmo que necessite de castração”. Ela ressaltou que mesmo com os constantes pedidos de colaboração, uma das grandes demandas da ONG são doações que ainda é insuficiente, tanto de alimento, quanto de medicação, onde em alguns casos é o mesmo usado em seres humanos. A importância do dia 04 de outubro tem como finalidade tocar o coração as pessoas através de um gesto de carinho em prol dos animais, pois são indefesos e necessitam de amor, carinho. É comprovado que a presença dos bichos podem ajudar as pessoas no tratamento médico. Interessados em colaborar com a entidade pode entrar em contato pelos telefones 9858-0218 ou 8625-4367. Na rede, é possível acessar pelo endereço eletrônico www.facebook.com/ONG Gepar.
Trabalho de recolhimento e prevenção 
A representante da Gepar falou ainda há alguns anos, determinados pontos do município era utilizado para depósito de cães, como no entorno da Estação Esteio e localidades mais distantes da área central. Nos últimos anos é visível observar que em praticamente todas as ruas e avenidas há um cachorro perdido. “Com a proximidade do verão, os protetores de animais de rua temem pela proliferação de pulgas, carrapatos e outras doenças que podem transmitir doenças para as pessoas”. Outro suporte importante para as ONG’s e voluntários é o Canil Municipal localizado no bairro Três Marias. “Ter um espaço adequado e que consiga suprir as necessidades foi uma luta de anos e que envolveram profissionais e que hoje é uma realidade”. Ela explicou que uma das ações que vem tendo um resultado expressivo é o projeto ‘Segunda Chance’, onde o grupo incentiva as pessoas a adotarem animais adultos.


Atletas buscam ajuda para competir na Argentina
Grupo que irá participar do campeonato na Argentina
Os esteienses Carlos Eduardo e Robinson Trajano irão representar o município no Sul Americano de Esporte de Força - Powerlifthing, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro, na Vila Maria, em Córdoba, na Argentina. Carlos Eduardo fará a participação na categoria supino e Robinson, no levantamento. Diante das dificuldades para ir ao evento no país vizinho, os participantes estão promovendo uma rifa entre amigos, com o propósito de auxiliar nas despesas para a viagem. De acordo com Carlos Eduardo, pelo menos quatro atletas estavam aptos a competir, mas em função dos recursos financeiros, somente dois irão ao evento. “Por isso é que resolvemos fazer a ação, num valor acessível para que todos tenham a oportunidade de nos ajudar. É uma conquista para aqueles que estão nos apoiando”, disse Eduardo.


Um dos policiais homenageados durante a festa,
com o atual tenente coronel José Nilo com outro
representante da Brigada Militar
34º BPM comemora 
14 anos de trabalho 
Para marcar a passagem dos 14 anos do 34º BPM de Esteio, ocorrido no mês de agosto, foi realizado uma atividade no dia 22 de setembro na sede da Associação dos Amigos do Bairro Tamandaré (ACAT). Prestigiaram a festa representantes de diversos segmentos da comunidade, civis e até ex-comandantes. Durante o evento, o comandante do 34º BPM, o Tenente Coronel José Nilo Corrêa Alves fez um breve relato sobre a história do policiamento no município. Em seguida expôs alguns dados sobre a 39ª Expointer, onde originou um vídeo institucional. Houve também um agradecimento especial a todos que contribuíram para esta e outras ações. O Comandante do CPM, coronel Altemir Silva de Lima, o qual em seu pronunciamento parabenizou o Comando do 34º BPM através do tenente coronel José Nilo Corrêa Alves e o subcomandante, Major Rogério Pereira Martins pelo trabalho realizado durante um dos eventos. Fez um agradecimento a tropa pela dedicação ao trabalho, solicitando que redobrem os cuidados em abordagens, utilizando-se das técnicas policiais para garantir sua integridade física. Por parte do Comando do 34º BPM foi realizado homenagens aos PM’s que se destacaram em suas respectivas funções como destaque operacional, destaque administrativo, destaque técnico e o PM destaque colega.
O ex- comandante do 34º BPM, Roberto Damasceno e parte do grupamento

LORI EMANOELA DA SILVA
 Aplicabilidade da 
Dança Cigana nos
hemisférios cerebrais 
A dança tem um papel muito importante no processo de inclusão social. “É no conhecimento de nossas ações e emoções que podemos perceber que nos relacionamos com o espaço e com as pessoas a nossa volta, da mesma forma que nossas emoções se relacionam com nosso próprio corpo”. Ela exige habilidades mentais especializadas. Em uma área do cérebro está uma representação da orientação do corpo, que ajuda a direcionar nossos movimentos pelo espaço; outra área funciona como um tipo de sincronizador, tornando possível combinar nossos movimentos ao ritmo da música. Ao mesmo tempo, os órgãos sensoriais nos músculos mandam uma resposta ao cérebro, dando a orientação exata do corpo no espaço por meio de nervos que passam pela medula espinhal até chegarem ao córtex cerebral. Os circuitos subcorticais do cerebelo, localizados na parte de trás do cérebro, e dos gânglios de base, no núcleo do cérebro, também ajudam a atualizar os comandos motores com base na resposta sensorial e no ajuste de nossos movimentos reais. Outras partes do cérebro são ativadas quando observamos e aprendemos passos de dança.  Nosso dom para essa sincronização inconsciente encontra-se no âmago da dança, uma confluência de movimentos, ritmo e representações gestuais. De longe a prática coletiva mais sincronizada, a dança exige um tipo de coordenação interpessoal no espaço e tempo quase inexistente em outros contextos sociais.  Realizo este trabalho com a dança cigana desde 2005 com diferentes abordagens, faixa-etária, espaços, um estudo contínuo, baseado nas pesquisas do Dr. Roger Sperry, Prêmio Nobel 1981, por pesquisas sobre a separação e identificação das funções dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Hans Berger um psiquiatra e neurologista alemão, entre outros. Meu trabalho com a dança cigana tem embasamento neuropsicológico, registro de uma trajetória, onde todos os aspectos do ser são observados.
Abraço fraterno, toda bênção!



Eleitores voltam às urnas no dia 02 de outubro
NESTE ANO, os votantes irão eleger os novos prefeitos e vereadores

As urnas já estão prontas para a eleição no próximo domingo
No próximo domingo, 02 de outubro, eleitores de todo o país irão às urnas escolher os candidatos a prefeito e vereadores. O horário de votação será das 8h às 17 horas, sem interromper ao meio dia. Em Esteio, os votantes têm quatro candidatos a uma vaga como chefe do Executivo Municipal. Fladimir Perondi Costella (PMDB) encabeça a coligação ‘Experiência, Competência e Transparência’, que tem como candidato a vice, Francisco Alves Pereira (PDT), seguido pelas siglas PSC e PPS. O PSDB será representado pelo candidato Getúlio Lemes Fontoura e tendo como vice, o advogado Manoel Jair dos Santos. Joceane Gasparetto (PT) irá concorrer pela juntamente com Sandra Beatriz Silveira (PTB) pela coligação ‘Juntos Fazemos Mais’ que também inclui os partidos Rede, PV, PSD e PC do B. Leonardo Duarte Pascoal (PP) concorre pela coligação ‘Mudança de Verdade’ com o vice, Jaime da Rosa (PSB). Fazem parte do grupo, PHS, PTC, PTN e PRTB.
SAPUCAIA DO SUL – O pleito no município de Sapucaia do Sul também está concorrido formado por cinco candidatos a prefeito Abel Burgdurff de Moraes (PSTU). A candidata a vice pelo mesmo partido é Ângela Battistello Luis Rogério Link (PT) está à frente da ‘Frente Popular e Democrática’, tendo como vice, Arlênio da Silva (PMDB). Também fazem parte da coligação as siglas PR, PRP, Rede, PRB, PC do B, PHS e SD. O Psol terá como representante Clodoaldo Duarte Rodrigues e o vice, Bruno Cordeiro. O PSB será representado pelo ex-prefeito Marcelo Andrade Machado, por intermédio da coligação ‘Experiência e Trabalho’, onde o candidato a vice é Vilmar Lourenço (PTB). Foram o grupo as siglas PDT, PSC, PPS, PRTB, PSD, PT do B, PROS, PEN, PTN e PV. O PP sapucaiense vem será representado pelo vereador Volmir Rodrigues, com a coligação ‘Sapucaia Merece Mais’ e o vice, o médio Jarbas Sampaio (PSDB). Integram a coligação, PTC, PMN e DEM.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
HISTORINHA 
Um deputado morreu e foi para o céu. E quando ele chegou lá, o anjo na porta, disse: “Ô deputado, o senhor aqui? Nós não estamos acostumados a receber parlamentares não!!!” E o deputado respondeu: “Mas eu fui um homem do povo, que lutei pelos interesses deles”. “Muito bem”, respondeu o anjo. “Como o senhor é parlamentar, vou lhe explicar o regimento da casa”. “Aqui funciona assim, o senhor passa 24 horas no inferno, 24 horas no céu e depois decide para onde o senhor deseja ir”. E o deputado logo respondeu: “Hey, eu não preciso experimentar não. Eu quero ficar aqui no céu, não quero ir para o inferno não”. “Não fique surpreso, seu deputado, é apenas o regimento da casa. O senhor tem de cumprir”. Bom, respondeu o deputado, se é o regimento da casa, e preciso cumprir, vamos lá. O anjo diz, eu vou acompanhar o senhor no elevador, vou lhe deixar lá! Eles descem e o inferno parecia muito aprazível. Um belo gramado com árvores frutíferas. Um quiosque com música ao vivo que tocava músicas animadas. Alguns amigos deles, que tinham morrido, estavam por lá. Eles estavam tomando uísque. Estava rolando uma churrascada, cheio de mulheres bonitas e simpáticas acompanhando. O diabo vem na direção dele, sem chifres, bem elegante, se apresenta e lhe oferece uma bebida. Ele diz ao deputado: “que prazer recebê-lo aqui, senhor deputado”. Apresenta uma mulher, que fica conversando com ele. Ele fica à vontade, o anjo vai embora, e às 24 horas passam como um relâmpago. Depois das 24 horas, o anjo volta para buscar o deputado. O elevador se abre, e o deputado está cansado, com olheiras no rosto, por ter farreado a noite toda. Se recuperando ainda, sentindo um gosto estranho na boca. Ele sobe o elevador com o anjo, não fala nada. Chega ao céu, sente aquele frescor do ar condicionado, uma música suave, tudo sereno, os anjos circulando, uma rede para descansar, tudo tranquilo. Ele descansou, mas ali também o tempo passa tudo passou muito rápido e logo se completaram às 24 horas. Ao se completar o tempo previsto, o anjo se aproximou do deputado e lhe disse: “Seu deputado, o tempo se completou, se passaram as 48 horas e agora a decisão é sua”. “Olha seu anjo”, disse o deputado. “Eu nunca imaginei que iria lhe falar uma coisa dessas”. “O céu é bom, muito bom, queria deixar isso claro para você, para que nem você nem Deus se ofendessem. Mas vou te dizer que meu lugar é o inferno. Eu nunca pensei que fosse dizer uma coisa dessas. Os meus amigos estão lá, foi tão bacana a convivência com eles. Me identifiquei mais com o inferno”. “Não tem problema, seu deputado”, respondeu o anjo. “A única coisa é que não tem mais volta. O senhor toma o elevador sozinho, desce e depois vai estar tudo certo”. E o deputado responde: “ô seu anjo, não fique chateado, aqui é bom, mas eu me identifiquei lá, quero ir para lá”. Tudo bem, seu deputado, pode ir então. O deputado desceu, ansioso para chegar lá, onde ele tinha passado momentos tão agradáveis. Quando o elevador chegou, ele se assustou. Ele teve uma visão diferente. Não tinha mais o jardim, tampouco as árvores e o quiosque. A música animada tinha sumido. Era tudo meio vermelho, pegando fogo, as coisas esquisitas, os demônios torturando as pessoas. As mulheres que estavam lá eram desprovidas de beleza. Então, o deputado, apavorado e sem saber o que pensar, vê o diabo com chifres se aproximando dele e diz com soberba: “Ô satanás, que foi que aconteceu? Estive aqui ontem, tinha uma mulherada, música, bebidas! E cheguei agora, só fogo, tortura, desgraça! O que é isso?” E ele respondeu: “é fácil de explicar, deputado”. É que ontem, nós estávamos em campanha, hoje, nós já conseguimos o seu voto”!! Há candidatos que dizem que mandato é diferente de campanha. É importante que você, que vai votar, reflita sobre as opções que lhe são apresentadas e vote consciente.


Quase 10% do público irão atuar 
no sistema biométrico 
Pelo menos 9,60% dos eleitores esteienses irão votar através do sistema biométrico, quando fizeram até maio deste ano,a primeira via do título ou solicitaram a transferência de seção para votar. Já Sapucaia do Sul possui 10,10% dos eleitores cadastrados já utilizarão o novo método. Com o término do pleito, provavelmente a partir de novembro, em algumas cidades já será dada a largada para que os votantes possam fazer o recadastramento biométrico que já estará valendo para as eleições de 2018.

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Semana de Trânsito 
No período de 18 a 25 de Setembro estivemos vivenciando no Brasil a Semana Nacional de Trânsito. Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), a Semana Nacional de Trânsito foi instituída com a finalidade de conscientizar a sociedade e incentivar a internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de preceitos, posturas e atitudes que garantam mais segurança aos usuários do nosso sistema viário. Deve ter uma abrangência nacional e mostrar as boas práticas do Governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. Este ano, em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), foi definido o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito” originou-se de uma resolução das Nações Unidas em Março de 2010, documento elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, somente em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países, sendo que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o tema acompanha a evolução das ações de educação de trânsito do órgão, além de estar perfeitamente alinhado com as recomendações emanadas do movimento internacional das Nações Unidas cuja principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando condutas seguras e solidárias no cotidiano, sempre ressaltando a importância da participação de todos para o alcance da verdadeira segurança viária. Ainda segundo o órgão, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações, sofrendo as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas) onde cada um participa podendo e fazendo a diferença! Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Quarteto é preso 
no bairro Liberdade 
GRUPO HAVIA COMETIDO um delito no município vizinho em Canoas e teriam fugido para Esteio 
Um quarteto com idades entre 18 e 28 anos foram presos por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio. A detenção aconteceu no dia 21 de setembro, por volta das 13h30, no Loteamento Pôr do Sol, no bairro Liberdade. Segundo informações do BPM, o fato ocorreu quando a Sala de Operações repassaram um alerta referente a uma ocorrência de roubo à uma farmácia no município de Canoas, onde um veículo Voyage, de cor preta estava sendo conduzido pelos suspeitos e que estavam fugindo em direção a Esteio. Diante disso, os PM’s se deslocaram para a região que fica na divisa entre as duas cidades. Mediante ao relato dos policiais sobre o automóvel onde estavam os indivíduos, a guarnição começou a seguir um carro com as mesmas características. Mesmo dando sinais sonoros, ordenando a parada do Voyage, mas o motorista não obedeceu. O carro parou ao bater no muro de uma residência situada no loteamento. Com a colisão, dois indivíduos fugiram e invadiram uma casa e os outros dois fugiram para a vila. Nas dependências do imóvel, a guarnição localizou uma mochila de cor preta contendo em seu interior uma quantidade de maconha e dinheiro. Em seguida, foi localizada também na casa, uma quantidade de crack, cocaína e uma balança de precisão.
FUGA - Diante dos fatos, os PM’s deram voz de prisão a uma mulher e a um homem que já estavam escondidos na residência e os outros dois que fugiram do carro. Foi recuperado 583 kg de maconha, 150g de crack e duas buchas de cocaína. Em relação a dinheiro, os policiais acharam R$ 60,00, em dinheiro e uma nota de um dólar. Também foi recolhido pelo menos cinco aparelhos de telefone celular e uma pulseira de prata. A quadrilha foi presa e levada para o Hospital São Camilo para fazer exames de lesões e em seguida para a DP esteiense, onde foi registrado o delito e a prisão em flagrante.


Suspeitos são detidos na Estrada do Nazário durante operação policial
Um dos objetivos da operação é coibir o aumento da criminalidade no município
No dia 21 de setembro, a Brigada Militar de Esteio realizou mais uma etapa da ‘Operação Avante’. A ação contou com a participação de integrantes do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), onde foi montada barreiras e patrulhamento ostensivo por diversos pontos com maiores incidências de crimes e áreas onde são registrados delitos de médio e grande porte, a partir dos registros da BM. Por volta das 16h30, uma guarnição organizou uma barreira na Estrada do Nazário, no bairro São Jorge. Na oportunidade, um homem de 37 anos foi preso por estar envolvido por posse de entorpecentes. Os PM’s que atenderam a ocorrência relataram que ao observar que o condutor do carro Versailles, de cor azul estava em atitude suspeita. Ao passar pela revista, os policiais militares encontraram nas dependências do automóvel duas buchas de cocaína. O material foi apreendido e a suspeito foi advertido e orientado a assinar um termo circunstanciado e depois liberado. Logo em seguida, um adolescente de 16 anos foi detido por estar dirigindo sem carteira de habilitação. O menor foi abordado conduzindo uma motocicleta CG 125 Fan, de cor preta, sendo apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia da cidade. No total, a Operação Avante foram abordados 179 pessoas e 102 veículos fiscalizados. Também ocorreram dez autuações, seis recolhimento, um prisão e uma apreensão de menor. Um dos principais objetivos da operação é um enfrentamento qualificado aos delitos como roubo de carro, mais precisamente clonagem de veículos e assalto a transporte coletivo, em regiões de vulnerabilidade social.


Revólver é recuperado em Sapucaia do Sul
Uma casa servia para depósito de materiais oriundos de quadrilha
Policiais da 3° Delegacia de Polícia de Canoas apreenderam, na tarde do dia 12 de setembro, um revólver calibre 38, munições, drogas e dinheiro em Sapucaia do Sul. O material estava em uma moradia abandonada na cidade. A ação foi resultado do cumprimento de ordens judiciais de busca na operação ‘Meu nome não é Jhonny’, que tem por objetivo investigar um suspeito de estar envolvido com o tráfico de drogas no bairro Guajuviras, em Canoas, mas que possui ramificações em território sapucaiense. As investigações prosseguem no sentido de localizar e prender os integrantes da organização criminosa.


Homens são capturados com ecstasy e maconha
As drogas seriam comercializadas entre usuários
Dois homens foram presos por policiais militares ligados ao 33º BPM de Sapucaia do Sul, na noite do dia 21 de setembro, na Avenida Lucio Bittencourt, no bairro Piratini. Segundo informações do BPM, a prisão aconteceu, após uma guarnição ter verificado que a dupla estava estavam comercializando entorpecentes, me frente a uma residência localizada na via expressa. Com os indivíduos, os PM’s encontraram aproximadamente 892 gramas de maconha, 40 comprimidos de ecstasy e duas balanças de precisão. Também foi achado duas munições calibre 22, dois aparelhos celulares e uma quantia de R$ 339,00.


Operação policial resulta na prisão 
de mulher no Multiforja
Alguns pertences foram encontrados numa mochila
Uma mulher foi presa durante uma operação organizada pelo 33º BPM de Sapucaia do Sul, na noite do dia 22 de setembro. O fato aconteceu em uma residência localizada na Travessa do Sossego, no bairro Multiforja. A traficante já possui diversos antecedentes criminais. Foi apreendido 16 pedras de crack, onze invólucros de maconha e um montante de R$ 159,00, em dinheiro. No interior do imóvel onde foi presa a mulher foram recolhidos um aparelho de som e um televisor, ambos sem procedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário