segunda-feira, 12 de setembro de 2016

EDIÇÃO 2036

Nova diretora do Colégio Coração 
de Maria visita o JD 
DESDE AGOSTO, irmã Gessy Antunes de Oliveira pretende trabalhar em prol 
da educação e intensificar ações
Irmã Gessy e Claudia Foljarini foram recepcionadas pelo diretor Miguel Luz
A nova diretora do Colégio Coração de Maria, de Esteio, irmã Gessy Antunes de Oliveira esteve visitando a sede do Jornal Destaque, na manhã do dia 05 de setembro. A responsável pela instituição estava na companhia da integrante do Conselho de Pais e Mestres (CPM), Claudia Foljarini e ambas foram recebidas pelo diretor, Miguel Luz. Irmã Gessy falou que encontra-se em atuação na escola desde 01 de agosto de 2016, mas foi informada sobre o novo desafio em 01 de maio, quando conheceu o local. Um dos principais ações é mostrar o trabalho que as filhas do Sagrado Coração de Jesus fazem em prol da educação e da cidadania de seus estudantes. “Desde os primeiros instantes em que fiquei a parte da escola, pude observar que comunidade é participativa e presente nas atividades propostas. Isto é um fator positivo que juntamente com os profissionais do colégio pretendemos intensificar”, comentou a diretora. Ela ressaltou que ficou impressionada ao tomar conhecimento sobre a história das irmãs do Sagrado Coração de Jesus no município, que chegaram antes, inclusive da emancipação política, na década de 50. “O cuidado com estes fatores são importantes e também tem forte contribuição no processo educacional”.
IDEIAS - Durante a visita, irmã Gessy Antunes esteve divulgando um dos eventos mais expressivos da instituição a Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom) que está previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, no ginásio poliesportivo da escola. “Além de ser uma das principais tradições do colégio, também é a oportunidade dos alunos mostrarem seus trabalhos em nível cientifico, assim sendo sua preparação para novos desafios”, enfatizou a diretora. Ele disse que estão sendo aguardada a presença de equipes com atividades de outras cidades e de universidades da região. “É uma feira que já revelou grandes talentos, inclusive neste ano, um grupo de estudantes participaram em São Paulo, numa feira mostrando o potencial que é desenvolvido na instituição”. A diretora explicou que apesar das dificuldades enfrentadas, diante do atual cenário político e econômico que o país vive, a instituição possui um grupo de profissionais qualificados. O Colégio Coração de Maria possui Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, além do Ensino Médio. Atualmente, a instituição possui cerca de 450 alunos.
TRAJETÓRIA - Natural de Giruá, região missioneira no Estado, irmã Gessy veio jovem ainda para Porto Alegre, onde fez faculdade na área da educação, como Pedagogia e além disso, especializações neste segmento e de administração. Atuou por onze anos, numa escola da rede, na cidade de Santiago, no Centro do Estado. Em 2015, durante um período esteve viajando pela Europa onde participou de vários cursos, entre eles, na Itália.


Segunda fase de restauração do Seminário Claretiano será entregue
Gabriela Scrinz e José Dall’ Agnese entre uma das peças que pertenceu ao Seminário Claretiano
A diretora de projetos da secretaria de Desenvolvimento Urbano e habitação, Gabriela Scrinz e o arquiteto ligado a pasta, José Dall’ Agnese estiveram realizando uma visita a sede do Jornal Destaque. Na oportunidade, os profissionais foram recepcionados pelo diretor do periódico e também da Rádio e TV Web, Miguel Luz, na tarde do dia 05 de setembro. Segundo o arquiteto José, um dos objetivos da atividade é convidar a comunidade, através do veículo de comunicação para que possa prestigiar no dia 21 de setembro, a 2ª fase de revitalização e qualificação das partes externas do Seminário Claretiano. “Uma das novidades e que promete ser uma das atrações do espaço é a fachada do prédio sendo reproduzida no chão, bem como a colocação da imagem e da santa, que havia caído após um temporal”, explicou Dall’ Agnese. Ele comentou ainda que as pessoas poderão usufruir de um espaço de estar, mesas, bancos, cercamento, gramado e uma iluminação no prédio. “Também serão recuperados a quadra esportiva e a construção de uma guarita e estacionamento”. De acordo com a arquiteta Gabriela Scrinz, a terceira fase do projeto tomará um formato após a entrega do resultado referente ao laudo estrutural, que entre as principais medidas é o reforço nas paredes do prédio frontal. “Já a quarta fase que deverá ocorrer ainda neste ano, quando for licitado, trata-se do projeto de recolocação do Museu Municipal que atualmente encontra-se situado nas dependências da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya”.


Sistema do estacionamento está instalado
na cidade desde abril
Motoristas que tiveram cobrança de taxa indevida serão ressarcidos 
Falhas no sinal da operadora de celular utilizada no funcionamento das máquinas de controle dos pagamentos do estacionamento rotativo de Esteio causaram há alguns dias, equívocos no registro do tempo que os veículos estavam estacionados. Com isso, alguns motoristas que adquiriram créditos de estacionamento acabaram recebendo, por engano, a cobrança da taxa de regularização. Quem teve essa cobrança indevida e efetuou o pagamento da taxa de regularização pode recuperar o valor. Basta ir até a sede da Zona Azul Brasil, que fica na Rua dos Ferroviários, 380, Centro. A empresa que opera o serviço no município, levando o tíquete da cobrança da taxa e o comprovante do pagamento. Como as máquinas usadas pelos monitores para verificar o período que os veículos estão estacionados operam com uma linha de telefonia móvel, e a operadora de celular teve quedas no sinal. O registro da compra do tíquete acabava não chegando até o sistema. Com isso, quando o monitor fazia a leitura do tíquete, não o identificava como ativo.



‘João Batista Oliveira - Memórias’ é lançada 
em Sapucaia do Sul 
VIDA E OBRA DE um dos principais pioneiros que ajudou na construção do município, ao longo das décadas, junto ao Poder Público e nos clubes de serviço
 A família de João Batista Oliveira estava feliz com a homenagem
Clóvis Oliveira, Eni Allgayer e Regina Portella Schneider
Foi realizada no dia 31 de agosto, no Clube Sete de Setembro, a festa de lançamento do livro do livro ‘João Batista Oliveira – Memórias’, que aconteceu no Clube Sete de Setembro, em Sapucaia do Sul. Nas 136 páginas da obra, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal e a trajetória do homem que foi o primeiro prefeito de Sapucaia e atuou em vários segmentos no município. As memórias manuscritas deixadas por um dos líderes que esteve à frente do movimento de emancipação da cidade foram organizadas pela historiadora Regina Portella Schneider. Também contribuíram para a realização do livro, um dos filhos de João Batista, Clóvis Oliveira, bem como a participação de familiares. De acordo com Clóvis, o livro reúne importantes informações sobre a formação da cidade. “Ele foi um homem dinâmico e, ao lado da esposa, Maria Iracema Dutra Oliveira, contribuíram para conquistas expressivas e de impacto, onde poucas vezes se repetiu na cidade. Havia tudo por construir, e ele foi eficiente e decisivo naquilo que se propôs a fazer, que era contribuir para que Sapucaia do Sul se tornasse uma cidade com melhores condições de vida a seus moradores”, ressaltou Clovis. O livro mostra como foram conquistadas algumas das principais obras, desde a campanha pela emancipação do município, até estruturas como o Hospital Getúlio Vargas, escolas públicas, pavimentação, ginásios e sedes para forças policiais, entre outros investimentos. “Outro ponto que foi abordado na obra está relacionado a luta de João Batista Oliveira pelo reconhecimento da contribuição de Sapucaia do Sul para a receita do Estado. A partir disso, houve um retorno financeiro para o Município, gerando condições para novas obras”.
ATIVIDADES - Além de dirigente municipal por dois mandatos (1962-1963 e 1969-1972), João Batista teve importante participação na fundação e desenvolvimento de entidades civis e religiosas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é uma delas. Ao lado de Maria Iracema, também foi uma liderança importante no Rotary Club, nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição e São José, assim como em apoio aos clubes de mães, entre outras atividades comunitárias. “Quando se vê tudo o que foi feito por Sapucaia do Sul é impossível não nos questionarmos sobre o quanto podemos fazer pela cidade e não fazemos. João Batista fez muito, com poucos recursos e movido praticamente apenas pela vontade de fazer as coisas acontecerem”, enfatizou Oliveira. Clóvis Oliveira falou ainda que o livro é uma inspiração para todos os atuais moradores o quanto ainda podemos fazer para que nossa cidade melhore. Além dos relatos relacionados ao crescimento de Sapucaia do Sul, o livro conta a trajetória pessoal de João Batista, desde a infância em Capela de Santana, e dedica algumas páginas à esposa, Iracema.


LORI EMANOELA DA SILVA
Palavras... palavras... 
Pensando bem, estamos em uma embarcação que navega por diferentes mares, distantes pontos deste imenso mundo criado mantido e ancorado por nós, reles mortais pretensiosos afagados por supostos poderes do cotidiano... Na ilusão que seguiremos adiante, esquecemos valores humanos, e condições inaproveitáveis do mal querer; embora, alguns segundos da existência regredimos emocionalmente, num desabafo primitivo com as atitudes alheias sem pensar nas tristes consequências pra nós, coautores de nossos destinos. Havia um tempo na terra que bastava a palavra de um homem para grandes acordos e tratados serem cumpridos, mas, até hoje basta uma palavra para mudar a vida; um sim na igreja, um relato mal interpretado sobre alguém (fofoca), um não para educar, deixa pra depois, fica comigo, desculpa... obrigada... O peso energético e a consequência das palavras em sua vida é fundamental, primordial, essencial, não desperdice seu vocabulário, em coisas que não acrescentem, que destrua a vida dos outro, um dia, ah... meus caros amigos, disso tudo terá que dar conta.
Abraço fraterno, toda bênção!


Expointer teve redução de público 

ENQUANTO AS VENDAS superaram a edição de 2015 do evento, 
somente 350 mil pessoas visitaram a feira
Representantes da organização da festa divulgaram os resultados
O tempo chuvoso, com períodos de nublado marcou o encerramento da 39ª Expointer no dia 04 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Com o slogan ‘Com o campo, o Rio Grande dá certo’, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina fechou com um resultado expressivo, em alguns segmentos, enquanto outros foram abaixo da média, se comparado com a edição passada do evento. Durante a coletiva de imprensa onde os patrocinadores e apoiadores do evento divulgaram números e ações que ocorreram nos nove dias de Expointer. Segundo o chefe do Executivo estadual, José Ivo Sartori, apesar da crise econômica que o Estado vive, pode-se observar que o agronegócio é um dos setores que tem contribuído para fomentar a economia. “A feira é um dos patrimônios do Rio Grande do Sul e não é por acaso que está em sua 39ª edição”, disse Sartori. Ele comentou que a Expointer também foi um local de integração com representantes de países do Mercosul que estiveram visitando o parque, bem como a participação de mulheres e de jovens, envolvidos com as melhorias com o campo. “Nos últimos anos é visível que os produtores estão em constante busca de novas tecnologias para qualificar o cotidiano em sua produção e a feira é uma ótima vitrine”.
MUDANÇAS - Conforme o titular da pasta de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ernani Polo, as mudanças adotadas neste ano, entre elas, a mudança em relação ao desfile dos animais vencedores e algumas alterações que estão previstas para 2017 foram importante. “Um dos grandes destaques foi a visitação de autoridades, em especial, secretários de agricultura de outros estados que vieram conhecer o evento e o que está sendo produzido no Estado”. Ele frisou que mesmo com a redução do número de animais e da comercialização de alguns segmentos, houve um acréscimo de mais de 10%, em relação a 2015. “Isto pode ser um passo para a retomada da economia”.
Saldo positivo mesmo com contratempos
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto falou que os negócios relacionados a Agricultura Familiar ocorreu dentro da normalidade atingindo um patamar de aproximadamente R$ 2 milhões e 330 mil. “Diante do atual cenário político e econômico no qual o país está vivendo não podemos reclamar. O espaço dedicado aos pequenos agricultores é uma demonstração do que é produzido no Estado”, ressaltou Minetto.
Representando o Executivo Municipal, no ato de divulgação dos números da feira, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt, apesar do mau tempo, foi um evento especial, em que oportunizou os visitantes a conhecerem um pouco do artesanato e dos produtos feitos pelas empresas esteienses.
NÚMEROS DA FEIRA 
Público visitante: 350 mil pessoas
Venda de animais: R$ 11,77 milhões
Agricultura familiar: R$ 2.033.801,66
Artesanato: R$ 942.522,80
Máquinas e implementos agrícolas: R$ 1,90 bilhão


Vendas nos quiosques tiveram 
uma redução de quase 50% 
Mesmo com os bons negócios, alguns segmentos não repetiram as vendas nem a presença de público, comparada com a edição anterior ao evento. Em relação aos clubes de serviço que possuem quiosques no parque Assis Brasil, o movimento foi abaixo do esperado. De acordo com o presidente do Lions Club Esteio Centro, Jaime Matos da Silva Júnior, a questão da economia e também a chuva contribuíram para não participação de pessoas, se comparada com anos anteriores. “Por fazer um trabalho voluntário na cidade, 80% dos recursos do clube são oriundos através da venda de lanches durante o evento. Apesar da queda, iremos dar continuidade a nossas ações, mas talvez de maneira reduzida”. Para o titular do Lions Exposição, Nelson Tatsch, houve uma queda de venda em torno de 50% a menos do que em 2015. “O mau tempo e fora do período de pagamento de salários também auxiliou para não presença de visitantes”. A presidente do Lions Industrial, Joceli Spolavori disse que o fluxo em caixa chegou ao patamar de 50% a menos, se fizer uma comparação com a edição de 2015 da Expointer. “O primeiro fim de semana foi muito bom, mas os últimos dois dias, a chuva prejudicou o fluxo de pessoas”. Outro clube de serviço que tem espaço no parque Assis Brasil, durante a Expointer é o Rotary Club. O presidente Roberto Galdino falou que os primeiros dias foram similares a festa de 2015. Mas o que foi surpreendeu no último fim de semana foi o pouco público. “Apesar de tudo, o quiosque recebeu a visita de rotarianos como do governador do Distrito 4670, como também a governadora assistente. Também os rotarianos receberam a visita de representantes de outros estados e até do exterior”.



Semana Farroupilha inicia dia 13 
DIVERSAS ATRAÇÕES artísticas e culturais estão previstas para ocorrer 
durante uma semana no parque
Semana Farroupilha é um dos principais eventos realizados na cidade
A partir do dia 13 de setembro, os pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil dão espaço para os piquetes e CTG’s do município, dando a largada para mais uma edição da Semana Farroupilha. A solenidade de abertura se dará com a chegada da Chama Crioula vinda da cidade de Triunfo, a partir das 19h30. Durante à noite, estão previstas a realização de shows e apresentações artísticas e culturais. Durante o dia, o espaço encontra-se aberto para recepcionar alunos de escolas de Esteio e de cidades vizinhas. As agremiações apresentarão aos estudantes oficinas, palestras, exposições e demonstrações. Com tema livre, os trabalhos desenvolvidos durante a mostra cultural abordarão os costumes e tradições gaúchas, memória e história do Rio Grande do Sul e do município. Um dos principais nomes da música regionalista do Estado está confirmado para embalar o público no penúltimo dia da Semana Farroupilha. João Luiz Corrêa, acompanhado do Grupo Campeirismo, promete colocar todo mundo pra dançar no dia 19 de setembro, véspera do feriado farroupilha. A festa acontece a partir das 19 horas, no palco principal que fica no pavilhão da Agricultura Familiar.
SHOWS - Além do gaiteiro e cantor, outros grandes artistas vão fazer shows no parque. Entre os confirmados estão o Grupo Mas Bah! e o cantor Wilson já têm destaque em todo o Estado. Também vão subir ao palco os esteienses Anderson Cruz, Grupo Recuerdos, Patrícia Corrêa e Leandro Cachoeira. No final de todas as noites, um grupo de baile vai animar quem tiver pelo parque. Ao todo, serão 98 piquetes, quatro CTG’s que montarão seus galpões para receber os amigos. Serão utilizados para o evento os pavilhões do Artesanato, da Agricultura Familiar e Internacional serão tomados por tradicionalistas e visitantes. A programação tem entrada gratuita e os portões do parque fecharão às 23 horas. A Semana Farroupilha é realizado pela secretaria de Arte e Cultura, com apoio do Sesc, Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe) e dos CTG’s Chama Nativa, Independência Gaúcha, Quero-Quero e Esteio da Tradição. 
Programação da Semana Farroupilha 
13 de setembro 
19h30 - Abertura oficial da Semana Farroupilha – Chegada da Chama Crioula 20h - Espetáculo Mas Bah, Tchê! Como é Grande o Meu Rio Grande – Teatro Luz e Cena 22h - Baile com Grupo Eco do Pampa e Moisés Oliveira
14 de setembro 
10h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas  Espetáculo teatral “Contos e Cantos do Rio Grande”, de Beto Herrmann 14h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas  Mostra de Brinquedos Folclóricos de Origem Indígena Apresentação musical - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos e Adultos do Cras Conviver  Espetáculo teatral “Contos e Cantos do Rio Grande”, de Beto Herrmann Apresentação de grupo de danças gaúchas - CMEB Clodovino Soares  20h - Show Instrumental com Jean Carlo Godoy e Amigos 21h30min - Baile com Grupo Som Gaúcho
15 de setembro 
10h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas Grupo de danças gaúchas - Flamengo das Tradições  Grupo de danças gaúchas - Centro de Formação Tereza Verzeri 14h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas Espetáculo teatral “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” - Teatro de Mamulengos do Grupo Tia Grupo de danças gaúchas - Flamengo das Tradições  Grupo de danças gaúchas - Centro de Formação Tereza Verzeri 19h - Concurso de Culinária Campeira (Aspe) 20h - Show com Grupo Mas BaH! 22h - Baile com Elvis Neimaier


Padre Túlio Melo Wavginiak 
Perspectivas para o 
drama da violência
Diante da escalada da violência em nosso Estado, foi anunciada a prioridade da construção de mais vagas no sistema prisional. Esta é uma medida correta a ser tomada, mas está longe de ser a solução para o problema. É preciso fazer algo mais. É preciso compreender o que está acontecendo em nosso país. Quando você analisa o relato da vida do atirador, que ceifou a vida de Cristine Fagundes – que fora buscar seu filho na escola – você não se surpreende ao descobrir que Tiago, o atirador, não conheceu o seu próprio pai, não causa espanto descobrir que a mãe dele havia sido presa, tampouco nenhum dos leitores se admirará de que o irmão dele tenha morrido por causas relacionadas ao consumo de crack. O atirador deve ser responsabilizado pelo crime que cometeu. Ele deve ser punido – de acordo com a lei – por aquilo que ele fez, mas a questão não pode se restringir a isso. A punição ajuda a solucionar, mas, ela sozinha, não resolve. Ao olharmos para a biografia de muitas pessoas que cometem crimes, vamos ver que muitas delas se assemelham à história de Tiago. Vamos ver que muitos não tiveram uma família que as amparasse, que lhes ensinasse valores, que lhes orientasse a respeito daquilo que é correto fazer. Muitos criminosos não ouviram de seus pais a frase mais importante: “Eu te amo”. Certo, a ausência da família não é decisiva para que alguém se torne um meliante, e há muitas pessoas que não foram amadas por seus familiares, tampouco tiveram uma família, e que não entraram no mundo do crime. O importante aqui é perceber que a redução dos índices de violência não depende apenas de mais vagas no sistema prisional, mas se dá porque, infelizmente, a sociedade não está educando de modo adequado as futuras gerações. Pais e mães ausentes, que não têm tempo para dar atenção aos seus filhos, tornam mais difíceis a educação e a formação deles. Quando da formação da personalidade, todos os especialistas são enfáticos ao dizer que o período da infância é o mais importante para a formação da personalidade das pessoas. O menino, em geral aos 7 anos, começa a se aproximar do pai, e se identifica com ele. Enquanto que a menina, a partir do 9 anos de idade, quer ser como a mãe e começa a se caracterizar como ela. Isto mostra que uma das maiores causas da criminalidade se encontra na desagregação familiar. Pois se os filhos não se identificarem com os pais, vão buscar outros personagens com os quais eles possam assemelhar-se. Desse modo, ninguém se surpreende de verificar que haja meninos de 10 anos servindo de “sentinelas” em comunidades carentes, quando não fazem o ofício de “mulas”. Ou, ainda muito pior, quando se vê menores de idade empunhando armas para cometerem delitos ou, pasmem, fazendo vingança a grupos ligados ao tráfico. Diante disso tudo, gostaria de propor aos cidadãos para que levem em conta todas estas dificuldades e que se propusessem a fazer todo o esforço possível para a preservação das famílias. Não espere tudo dos governantes. É preciso um esforço para manter a sua própria família unida. Procure você mesmo viver e ensinar a seus filhos a experiência libertadora do perdão. Viva os valores em sua própria casa e mostre aos seus filhos a importância de adquirir virtudes. Procure valorizar os demais e ensine os membros de sua família a ver e a valorizar aquilo que os outros fazem de bom. Mostre aos membros de sua família que a sociedade pode melhorar quando cada um de nós faz a sua parte, cumprindo a sua tarefa para o bem de todo tecido social. Ensine em sua casa que os outros tem direitos e que nós precisamos respeitá-los, além de respeitar os demais. Favoreça o debate de ideias em casa, para que você e sua família se habituem com a diversidade de opiniões, e que podem existir soluções diversas para os problemas. Faça-os perceber que há muitas pessoas carentes, porque não tiveram oportunidades. Encontre tempo para debater em família sobre as informações recebidas através dos meios de comunicação social. Envolva-se com outros pais e com alguma entidade, para debater e apresentar soluções às dificuldades sociais do lugar onde você reside. Estas dicas não vão ser a solução mágica para resolver o drama da violência no Rio Grande do Sul. O problema é muito amplo e não começou ontem. As dicas elencadas aqui não são a única alternativa. Existem outras. No entanto, quando formamos cidadãos que se preocupam com o bem de todos e que estão comprometidos com a sociedade da qual fazem parte, teremos cidadãos preocupados com o bem de todos, que vão assumir a sua parcela de responsabilidade, o que tornará mais fácil buscar soluções para os problemas que nos afligem.


Posto policial no Jardim Planalto é destinado para associação
Familiares, amigos e colaboradores da associação
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL), durante a sessão ordinária realizada no dia 06 de setembro, o documento que autoriza o Executivo Municipal a conceder uma área para a Associação Beneficente, Recreativa e Desportiva dos Policiais Militares de Esteio – Ezequias Bitencourt. O local fica situado na Rua Paulo Pontes, no bairro Jardim Planalto, onde por um período específico funcionou um posto da Brigada Militar. Nos últimos anos, o espaço encontrava-se fechado. Na entidade estão previstas a realização de ações como atendimentos, reuniões, espaços de convivências, bem como para desenvolver trabalhos voluntários e qualificados. A associação é reconhecida por defender os direitos e interesses do policial militar, além de proporcionar uma área de lazer, cultura e diversão. Segundo o vice-presidente da associação, Roger Oliveira Ilha, estão participando por enquanto aproximadamente 50 profissionais, mas a tendência é aumentar nos próximos anos. “É um local junto a comunidade e também de utilização para a família dos PM’s. Poderão desfrutar de momentos de recreação e interatividade”, frisou Ilha. Ele comentou que a entidade pretende nos próximos meses fazer um sopão, que será distribuído na comunidade, assim como campanhas de grande relevância para os esteienses. O setor jurídico ficará a carga da juíza pretora aposentada Uiara Maria Castilho dos Reis.

Estudantes da Júlio Casado 
expõem sua criatividade
Trabalhos ligados a diversos segmentos foram apresentados pelos estudantes da escola,
através de ideias para o cotidiano
Imigrantes poloneses e espanhóis, a política no Brasil, tornados e diabetes foram alguns dos diversos trabalhos apresentados pelos alunos da Escola Doutor Júlio Casado, de Sapucaia do Sul, na Feira de Ideias. Uma comissão formada por estudantes, comunidade escolar e funcionários da instituição avaliou os trabalhos e dois serão escolhidos para participar da Feira Municipal do Conhecimento - FEICON. A ação foi realizada no mês de agosto, no colégio. A diretora da escola, Cláudia Brites Luiz, disse que todos os estudantes que participaram da feira foram agraciados com certificados e os selecionados receberam medalhas e um livro. “Será escolhido um trabalho dos anos iniciais e outro dos anos finais para a FEICON”, informou a diretora Cláudia. Ela frisou que o grupo de avaliadores teve entre os principais critérios a apresentação visual, a criatividade, a fundamentação teórica, entre outros. Um dos trabalhos apresentados foi em uma sala de aula escura, onde os alunos do 9º ano apresentaram o trabalho “Holocausto. A Humanidade é desumana?”. Um aluno vestido com uniforme dos campos de concentração mostrou ao público imagens de uma das maiores tragédias do século XX. A VII Feicon ocorre no dia 14 de setembro, no Ginásio da EMEF Prefeito João Freitas Filho, com a participação das escolas Municipais, Estaduais, Particulares e Federal do Município.


Grupo musical de Esteio fará turnê 
pela América do Sul 
O RAFUAGI contará com a presença de músicos da Colômbia e dos Estados Unidos
Grupo esteiense é um dos ícones da cultura hip hop e do rap nacional
O grupo Rafuagi de Esteio foi escolhido para fazer de uma série de apresentações pelo sul da América Latina com o lançamento da turnê ‘#AFURAGI Visacon’. Também farão parte o lendário músico nova iorquino Afu-Ra, Lil Martinez, da Colômbia e a banda do Rio Grande do Sul Dplay. As apresentações ocorrerão entre os dias 21 a 27 de setembro, em oito cidades como Montevideo, Buenos Aires, Curitiba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Praia do Rincão, São Paulo, Rio de Janeiro, passando por cinco estados brasileiros e três países, somando mais de 10 mil km rodados. Um dos integrantes do grupo da cidade, Rafael Diogo dos Santos disse que a turnê foi idealizada pelo Rafuagi e tem por objetivo propor um novo conceito de shows buscando interagir com profissionais entre artistas da cultura hip hop mundial, incentivando a realização de intercâmbios artísticos independentes. “Estamos buscando consolidar parcerias exitosas, ultrapassando barreiras linguísticas e conservadoras. A ideia vinha sendo estudada há alguns anos, depois de uma longa fase de maturação, conseguimos botar em prática”, comentou Rafael.
HISTÓRIA - Com 12 anos de carreira, o trio gaúcho que é formado por Rafa (MC), Ricky (MC) e DJ Croko promete agitar o público na turnê. Conhecido como um dos ícones da cultura Hip Hop e do rap nacional, o Rafuagi traz em seu repertório, além dos sucessos do novo EP (Entre Egos & Credos), músicas que marcaram a carreira do grupo como “Se o tempo permitir”, “Já Precisei”, “Resta 1”, entre outras.  O Rafuagi foi um dos grandes incentivadores, juntamente com outros artistas para a criação da Associação de Hip Hop de Esteio, bem como uma semana, a ser realizada sempre no mês de novembro dedicada a esta cultura. Em anos anteriores, o evento contou com a presença de artistas do Estado e até do exterior.
TURNÊ NA AMÉRICA DO SUL 
21/09 – Montevideo; 22/09 - Buenos Aires; 23/09 - Curitiba/PR; 24/09 - Porto Alegre/RS; 24/09 - Novo Hamburgo/RS; 24/09 - Praia do Rincão/SC; 25/09 - São Paulo/SP; 26/09 - Rio de Janeiro/RJ; 27/09 - São Paulo/SP

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Segurança Pública 
Nesta semana, em que tivemos alteração na cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado, voltamos, como não poderia deixar de ser, a falar sobre segurança pública e sociedade. Na verdade, uma não existe sem a outra. Em nosso Estado, assim como em todo o País, os anseios da população por mais segurança já tornaram-se hinos impossíveis de serem ignorados por nossos governantes. É um dos problemas mais preocupantes pois em todos os lugares a violência e a criminalidade crescem em proporções assustadoras e de maneira aparentemente incontrolável pelo poder público, atingindo pessoas de todos os níveis e classes sociais. Geralmente, aos olhos do povo, parece ser a Polícia a única responsável pela segurança da sociedade, quando em verdade tem essa instituição somente a função mais árdua de todas que é atuar na linha de frente na prevenção e repressão ao crime ou na busca de criminosos. O esforço dos organismos policiais é para que as leis sejam cumpridas e os infratores punidos conforme prevêem as leis penais em vigor. Nesta linha, durante muito tempo a problemática da segurança pública foi vista apenas como questão de ordem absoluta da Polícia, regida e orquestrada pelos governos estadual e federal, sem participação alguma de qualquer outro segmento da sociedade. No entanto, ingressamos em uma era em que a epidemia da insegurança se alastrou por todo o Brasil e a própria sociedade se mostra preocupada com o problema, já comungando com o preceito constitucional de que a segurança pública é responsabilidade de todos. Movimentos diversos tem formado-se objetivando maior interatividade com a Polícia e a consequente união de forças no combate ao crime. Associações de moradores e conselhos de segurança dos Estados e municípios, bem como diversas organizações não governamentais, já se conscientizaram e devem se fortalecer cada vez mais no sentido de ajudar a Polícia na difícil tarefa de combater o mal e resgatar a ordem ferida. Entretanto, essa necessária e importante interação deve superar preconceitos de que a Polícia é ineficiente e criminosa, que todo policial é ignorante, arbitrário, violento e irresponsável. Na realidade, existem bons e maus profissionais em todas as profissões. O importante é que ocorra, em caso de comprovação de irregularidades, a depuração e responsabilização necessárias a fim de não comprometer a imagem de toda uma Corporação onde a maioria se esforça para cumprir suas atribuições para com a Sociedade. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Receptadores de cabos são encontrados em Sapucaia 
O MATERIAL LOCALIZADO pertencia a uma empresa que encontra-se instalada na região, onde havia sido desviado por dois funcionários
Com a prisão do suspeito pode-se avaliar um prejuízo em torno de R$ 36 mil
Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Concessionárias e Serviços (DRCP/DEIC) efetuaram a prisão no dia 29 de agosto de um indivíduo por receptação qualificada, em Sapucaia do Sul. Conforme informações do setor que realizou a prisão, foi verificado que o indivíduo que o homem comercializava material pertencia à uma empresa concessionária de serviço público. Os policiais prenderam no momento em que acontecia a venda. Foi identificado que a origem do equipamento havia sido desviada por dois funcionários do almoxarifado de uma empresa que fica em Novo Hamburgo e presta serviço terceirizado. A dupla fazia a instalação e manutenção para a operadora.
EQUIPAMENTOS - Foram apreendidas 48 bobinas de cabos, que corresponde há aproximadamente 14 km de cabos, 17 controles remotos, 17 codificadores digitais de televisão por assinatura e quatro antenas de televisão via satélite. Tudo isto está avaliado numa quantia de aproximadamente R$ 36 mil. A ação contou com o apoio técnico da empresa vítima, que resultou na prisão em flagrante por receptação qualificada e o suspeito encaminhado para o sistema prisional.


Drogas são encontradas com casal no São José
Casal estava envolvido na associação e no tráfico de drogas na região
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio (DP), coordenados pelo delegado André Sperotto prenderam um homem de 36 anos e uma mulher de 45 anos, em flagrante por envolvimento ao tráfico de drogas e associação ao consumo de entorpecentes, no bairro São José. A detenção aconteceu na manhã do dia 30 de agosto. Com a dupla também foi encontrada 44 pedras de crack e dinheiro. Após o depoimento dos suspeitos na DP local e serem tomadas as medidas cabíveis, os indivíduos foram encaminhados ao sistema prisional. De acordo com o delegado, nos últimos meses foram realizadas prisões e apreensão de drogas na cidade.


Suspeitos são presos por assalto a estabelecimento comercial
Além dos objetos recuperados, a dupla estava numa motocicleta
Policias militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de dois suspeitos com 19 e 22 anos, por roubo a estabelecimento comercial. O fato se deu na tarde do dia 30 de agosto, em uma rua do bairro Liberdade. Segundo informações do Batalhão, por volta das 16 horas, os indivíduos haviam assaltado um supermercado localizado na região. Uma guarnição que fazia ronda pela região foi acionada e houve buscas pela área. Após alguns metros onde ocorreu o delito, a dupla foi abordada e presa. Entre os objetos levados estavam carteiras de cigarro e uma quantia em dinheiro, que acabou sendo recuperada. Além disso, com um dos suspeitos foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e uma deflagrada, bem como uma motocicleta CG 150 Titan, utilizada no assalto. Os indivíduos foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia do município, onde foram autuados em flagrante.


Veículo roubado é recuperado no bairro
Além do roubo, a placa do carro havia sido clonada
No bairro Tamandaré foi realizada a prisão de um homem de 35 anos, por receptação e adulteração de veículo. O fato aconteceu no dia 20 de agosto, por volta das 10 horas. De acordo com informações do BPM, uma guarnição estava realizando uma ronda pelo bairro, quando suspeitaram das ações do condutor de um veículo Punto, de cor branca. Ao ser abordado e identificado foi verificado que o carro estava com a placa clonada e que havia sido roubada. O indivíduo foi preso e levado para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foi registrado o flagrante.


Carro da PC é roubado e abandonado
após acidente 
Um policial civil teve uma pistola e um carro da corporação roubados na noite do dia 28 de agosto, em Sapucaia do Sul. De acordo com a PC, a vítima foi rendida por homens armados no início da noite e fugiu no carro pela BR 116, no sentido Interior/capital. Durante o trajeto, o indivíduo se envolveu num acidente e fugiu a pé. Além do automóvel que não tinha identificação da corporação foi recuperada a arma do agente e outro revólver foi apreendido. A polícia está na captura do suspeito.

Dupla é detida por venda de drogas nas proximidades do parque
Um dos detidos era um adolescente de 17 anos
que vendia drogas na região
Integrantes do ROCAM da Brigada Militar prenderam dois suspeitos, sendo um rapaz de 24 anos e um adolescente de 17, na tarde do dia 01 de setembro, na Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio, nas imediações do Parque de Exposições Assis Brasil. De acordo com o relato dos PM’s que realizaram a prisão, por volta das 13h30, um indivíduo estava se portando de maneira suspeita próximo a um dos portões onde anualmente ocorre a Expointer. Ao ser abordado e durante a revista, os policiais encontraram com ele onze buchas de maconha e R$ 68,00, em dinheiro. Ele foi preso em flagrante por tráfico. Próximo ao local da prisão, um adolescente também foi abordado, que tentou fugir com a chegada da guarnição, mas foi capturado poucos metros dos PM’s. Ao ser revistado, foi encontrado três porções de maconha e R$ 67,00 em dinheiro. Ambos foram levado para o Hospital São Camilo em seguida para a Delegacia de Polícia, onde foi registrado o delito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário