sexta-feira, 19 de agosto de 2016

EDIÇÃO 2033

Morte da Elke Maravilha repercute em Esteio
Uma das apresentações de Elke em 2014, juntamente com Jauri Machado
A morte da atriz e jurada de televisão, Elke Maravilha,71 anos, ocorrida no dia 16 de agosto, no Rio de Janeiro também refletiu na cidade. Nas redes sociais, diversas manifestações de carinho e lembrança pela artista feita por pessoas da cidade que tiveram contato com ela. O motivo principal foi que Elke esteve em Esteio, em novembro de 2014, durante a realização da Parada Livre, que naquele ano aconteceu em um dos canteiros centrais da Avenida Ernesto Dorneles, no Santo Inácio. Muito atenciosa e gentil, Elke atendeu aos fãs com simpatia e alegria contagiante. Também apresentou parte da festa, juntamente com Carol Rogê. A atriz era uma das simpatizantes do movimento LGBT, muito pela sua extravagância e figurino colorido.


Padre André é uma das figuras religiosas
mais queridas, quando esteve visitando Esteio
em fevereiro de 2015
Suposta morte do 
padre André Carbonera é desvendada
Durante a missa dedicada aos pais, no Cemitério Dois de Novembro, no dia 14 de agosto, o celebrante recebeu um bilhete, onde solicitava que anunciasse o falecimento do padre claretiano André Carbonera. A partir de então, iniciou uma confusão na cidade, sobre onde seria o velório. Mas horas mais tarde, durante a novena em homenagem ao Imaculado Coração de Maria foi comunicado que foi um engano. Em sua página numa rede social, padre André brincou que a única passagem foi da cama para o banheiro e que estava tudo sob controle. O pároco reside na cidade de Clevelândia, no estado do Paraná.




Alunos do Santos Dumont visitam 
o Museu Histórico Destaque 
OS ESTUDANTES integram a turma do 3º ano do ensino Fundamental 
da instituição que fica situada no Centro
Miguel Luz fez a apresentação das fotos de países que integraram a 2ª Guerra Mundial
Um grupo de aproximadamente 20 estudantes do 3º ano do ensino Fundamental da Escola Santos Dumont estiveram visitando as dependências Museu Histórico Destaque. O passeio pela história de Esteio aconteceu na tarde do dia 15 de agosto, onde os alunos foram recepcionados pelo responsável do espaço, Miguel Luz. Na oportunidade, o grupo teve a oportunidade de conhecer mais sobre o local onde vivem desde seu surgimento até os dias atuais. As crianças observaram neste encontro as mudanças que ocorreram no município e no cotidiano das famílias. Além disso, o grupo também visitou o espaço que contem fotos e objetos, onde retratam um pouco dos lugares que se destacaram durante a 2ª Guerra Mundial, que em 2015 completou 70 anos de seu término. A diretora Ione Dorneles comentou que conhece o espaço desde que iniciou há 25 anos, mas faz alguns anos que não tinha visitado e ficou impressionada com a dimensão do museu. “Estou satisfeita em poder observar que Esteio tem um espaço cultural desta magnitude. Está sendo o momento junto com as crianças resgatar a história da cidade onde moram”, disse Ione. Ela ressaltou que o passeio faz com que os pequenos não tenham um aprendizado somente em sala de aula, mas tendo algumas vivências externas.
TEMPO - Para a educadora, Laiz Hermes Flores, o Museu Destaque tem um poder de nos transportar para décadas passadas e ver fotos e objetos que mostram a história do município. “Apesar de ter visitado pela primeira vez, acho que é um espaço cultural importante para Esteio e aqueles que gostam de história”. De acordo com a estudante Rafaela PavãoAlflem, oito anos, foi legal ter visitado o museu, pois estava curiosa para saber como era o local. “Gostei de tudo, mas o que me chamou a atenção foi o espaço dedicado a fotos e as máquinas registradoras e de fotografias”. Também pela primeira vez visitando o museu, Kael Kaefer, oito anos estava feliz pelo passeio. “Achei bacana o lugar e pelos objetos e fotos existentes”.
DA CADEIRA DE DENTISTA AOS INSTRUMENTOS ANTIGOS DE MUSEU 
A aluna Lya Eduarda Flores Rabello, oito anos, comentou que gostou de tudo que estava exposto para ser conhecido. “A cadeira do dentista foi o objeto que mais me chamou a atenção. Pretendo conhecer outros espaços como este”. Já Samuel Bilhalva, de nove anos, também achou legal do museu histórico. “Os objetos antigas são bonitos, assim como outras peças”. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica situado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião.


Convênio entre Avesol e o Município 
é aprovado pelo Legislativo
UMA DAS NOVIDADES neste ano do espaço é que 70% dos trabalhadores
ambulantes devem residir em Esteio
Os vendedores ficam instalados na calçada em frente ao acesso principal do parque
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), no que tange às ações inerentes à organização geral das atividades exercidas pelos comerciantes ambulantes que irão trabalhar na 39ª Expointer. Neste ano, não ocorrerá repasse de valores entre o Município e a Avesol. De acordo com informações do PL, a entidade ficará responsável pela organização dos espaços localizados na calçada situada na Avenida Independência, além de disponibilizar a estrutura hidráulica, elétrica, segurança, manutenção, limpeza dos locais onde serão instaladas as tendas. Serão disponibilizadas barracas para comércio de mercadorias e de alimentos, por parte dos ambulantes. Outro fator citado em um dos artigos do projeto é que o Município deverá proceder no credenciamento dos vendedores que utilizarão a área, bem como fiscalizar o cumprimento das cláusulas estabelecidas no termo de convênio. A Avesol deverá prestar contas das ações realizadas no termo da lei, perante o plano de trabalho.
FISCALIZAÇÃO - Uma das principais justificativas apresentadas no documento é que devido às dificuldades em que se encontra quanto à fiscalização em âmbito geral haja vista o escasso número de funcionários próprios encarregados de atuar junto ao evento, os quais também são designados ao atendimento diário das demandas administrativas existentes junto à secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável. Segundo o PL, a necessidade da parceria traz relevante em prol dos pequenos comerciantes locais, gerando emprego e renda. Mas em razão do vasto número de ambulantes atraídos por tal atividade serão descartadas mercadorias ilegais como cigarros, CD’s e DVD’s falsos, além de produtos alimentícios sem a devida manipulação e higiene, que encontram-se nos espaços sem a devida autorização. A 39ª Expointer ocorre entre os dias 27 de agosto a 04 de setembro.
70% dos ambulantes da feira devem residir no município 
O Parlamento Municipal também aprovou uma emenda aditiva ao Projeto de Lei, durante a sessão ordinária no dia 09 de agosto, em Regime de Urgência (RU) do termo de convênio estabelecendo que 70% dos ambulantes que irão ficar em frente ao Parque Assis Brasil, durante a feira do agronegócio deve ser destinado para moradores de Esteio. A comprovação se dará através de uma relação com os nomes dos beneficiados previamente ao evento e um documento comprovando a residência na cidade. A principal justificativa do documento é que necessário assegurar a participação dos cidadãos de Esteio na maior feira do agronegócio da América Latina, bem como promovendo a circulação de dinheiro entre os munícipes, visto que a cidade também arca com o ônus do evento.


Lori Emanoela da Silva foi uma
das atrações do evento na Casa de Cultura
Representações culturais mostram seus talentos na Casa de Cultura 
DIVERSOS SEGMENTOS da cultural local 
participaram do ‘Vitrine Multicultural’ 
A principal expoente da dança cigana em Esteio e uma das colunistas do Jornal Destaque, Lori Emanoela da Silva, juntamente com demais representantes de outros segmentos artísticos da cidade pisaram no palco da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Eles fizeram parte da Noite da Cultural Local que integra o programa ‘Vitrine Multicultural’ que ocorreu no Município no dia 10 de agosto. Diferentes áreas culturais estiveram representadas, com diferentes estilos. O público que compareceu no espaço cultural teve a oportunidade de apreciar leitura de livros, a apresentação de músicas, de esquetes teatrais e de coreografias de dança em diferentes estilos, como samba, hip hop e dança. Com o objetivo de fomentar e descentralizar a cultura, o ‘Vitrine Multicultural’ promove aulas de diferentes manifestações culturais totalmente gratuitas. As atividades vêm ocorrendo no Centro Comunitário da Avenida Brasil, no Centro de Educação Básica Trindade, no CTG Independência Gaúcha e na Casa de Cultura. Ao todo, são seis oficinas: balé e jazz, percussão, carnaval, cultura indígena, capoeira e danças tradicionais gaúchas. As mostras dos projetos vão até dezembro. O projeto promovido pela secretaria Arte e Cultura do município, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC). Além disso, Lori Emanoela apresenta o programa ‘Tenda da Lori’, as segundas, terças e sextas-feiras, a partir das 10h35, na Rádio e na TV Jornal Destaque.
QUARTA MULTICULTURAL 
Dia 24 de agosto - 14 horas  Sarau Cultural: Folclore Local: Casa de Cultura Lufredina
 Araújo Gaya
Dia 31 de agosto - 19 horas Mostra de Teatro: Cultura Indígena Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya


Lions Industrial promove mais 
uma ‘Cuca do Papai’
Os voluntários venderam na véspera da data na área central da cidade
Para comemorar o Dia dos Pais de maneira diferenciada, integrantes do Lions Club Esteio Industrial promoveram no dia 13 de agosto, mais uma edição da ‘Cuca do Papai’. O evento aconteceu no saguão do Conjunto Comercial localizado na Avenida Presidente Vargas, na área central do município. Segundo a presidente do clube de serviço, Joceli Spolavori, nesta 11ª edição da ‘Cuca do Papai’, foram comercializadas aproximadamente 500 unidades. “Um dos principais objetivos desde a primeira edição é oportunizar a comunidade a lembrar a data, bem como divulgar as ações do clube”, disse Joceli. Ela comentou que o dinheiro arrecadado nos eventos promovidos pelo Industrial são revertidas para ações realizadas pelos clubes, entre elas, entrega donativos para Lar de Longa Permanência de Idosos, escolas de educação infantil e campanhas de prevenção de combate ao diabetes. “Além disso, já estamos preparando para trabalhar em nosso quiosque existente no Parque Assis Brasil, durante a realização da Expointer”.


LORI EMANOELA DA SILVA
Pra sempre em 
meu coração... 
Quando criança brincava na calçada enquanto mamãe conversava com papai entre um chimarrão e outro... na poeira do tempo perdeu-se este hábito por conta das grandes diferenças existentes atualmente; o entardecer não é tão encantador quanto outrora já que ás vezes sequer podemos andar pelas ruas tranquilamente. As grandes cidades escondem em suas sombras histórias aterrorizantes que nos levam ao receio e ao medo de andar nas ruas de nossos bairros. Lembro muito bem, do jogo de taco, bolinha de gude, pula elástico, cinco marias, pião, corrida de aro, carrinho de lata de azeite, carrinho de rolimã, patinete, campeonato com bola de chiclete, pular sapata, esconde-esconde, biboque, vai e vem, cama de gato, caracol, guerra de mamona, unha postiça com as flores do jardim, boneca de pano feito com muito amor pela vó, cheirinho de doce na cozinha, fuligem da fumaça do fogão à lenha, carta de amor chegando pelo correio, namoro no portão, primeiro beijo na reunião dançante, bilhetes de amor entregue pelos melhores amigos... Lembranças boas trazidas pelo vento e o que o vejo nesse momento: Namoro virtual, o velho bilhete agora é uma indireta na rede social, as canções não tocam mais no vinil, o doce se compra na esquina sem o sabor do amor de vó, o velho flerte virou “ficar”, o cinema não é mais o primeiro encontro, jogo da velha agora é no tablet, pular corda agora só na academia, reunião dançante virou “social”... Tenho em minha alma doces recordações que inevitavelmente fazem refletir sobre as condições atuais em que vivemos  onde o amor virou rotina, os papeis de cartas não guardam mais grandes revelações, as crianças não brincam mais nas ruas, os meninos não sonham mais em serem bombeiros, querem lucrar sendo ‘’youtubers”, o velho retratista foi substituído por um celular (diga-se extensão do corpo na maioria dos adolescentes). Uma coisa não muda, a gargalhada dos amigos nas longas conversas numa mistura de bobagem, loucura e sonho, que farão parte de boas lembranças e lindas histórias que contaremos aos filhos e netos...
Abraço fraterno, toda bênção! 
Sou grata por ter vivido naquela época, onde o banho de lama não era no SPA e a chuva tinha cheiro de pipoca e histórias da vovó...



Apresentado os nomes dos candidatos a
prefeito de Esteio e Sapucaia do Sul

TAMBÉM FOI divulgada a quantidade de pessoas que irão 
disputar uma vaga no Legislativo da região 
O dia 16 de agosto foi dada a largada para o início da campanha eleitoral 2016, no qual os eleitores irão escolher no dia 02 de outubro, os novos prefeitos, vice e vereadores. Em Esteio, os candidatos que estão na corrida para subir a rampa do Paço Municipal em janeiro de 2017 estão Fladimir Perondi Costella (PMDB), Getúlio Lemes Fontoura (PSDB), Joceane Gasparetto (PT) e Leonardo Duarte Pascoal (PP). Já o número de candidatos a uma das dez vagas na Câmara de Vereadores chega ao patamar de 120. Já no município de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link (PT), Marcelo Andrade Machado (PSB) e Volmir Rodrigues (PP) estão na disputa a assumir da cadeira de prefeito. No Legislativo da cidade, estão inscritos 145 candidatos para uma das onze vagas na Câmara. 
MUDANÇAS - Em função dos acontecimentos ocorridos nos últimos anos com a política nacional, a Justiça Eleitoral realizou algumas mudanças e também aderiu a novas tecnologias para facilitar a vida do votante, seja durante o período eleitoral ou no dia da votação. Além da utilização de um aplicativo, onde as pessoas interessadas podem verificar a situação do candidato, em relação a irregularidades e também prestação de contas. Outra mudança determinada pela Justiça Eleitoral que já está prática neste pleito é que as finanças dos candidatos deverão ser registradas a cada 72 horas e não mais nos três intervalos existentes, sendo dois durante a campanha e a última no encerramento. Várias regras em relação a campanha eleitoral foi estabelecida. Entre elas, estão a proibição de pendurar nos postes materiais dos candidatos, pichar muros ou fachadas, assim como banners de tamanho grande. Apesar de algumas recomendações, na internet, principalmente nas redes sociais, a campanha pode ocorrer de maneira mais livre.
EMPRESAS NÃO PODERÃO DOAR PARA CAMPANHAS 
Neste pleito não prevê mais a possibilidade de doações de pessoas jurídicas para as campanhas eleitorais. Segundo a legislação, nas eleições de 2016, os recursos deverão ser provenientes de recursos próprios do candidato; doações financeiras ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas; doações de outros partidos e de outros candidatos. Também serão aceitas doações originadas de recursos próprios das agremiações partidárias, desde que seja identificada a sua origem como de Fundo Partidário; de doações de pessoas físicas efetuadas aos partidos políticos; de contribuição dos seus filiados; e da comercialização de bens, serviços ou promoção de eventos de arrecadação. A legislação ainda estabelece que, nas campanhas eleitorais, as legendas partidárias não poderão transferir para o candidato ou utilizar, direta ou indiretamente, recursos que tenham sido doados por pessoas jurídicas.


Incêndio que destruiu o Seminário
Claretiano completou 11 anos
Com a restauração, o espaço voltou a ser uma das principais referências na cidade
O local foi incendiado no ano em que o Município completava 50 anos de emancipação
No dia 13 de agosto é uma data que deixou marcas junto à história do município. Trata-se do incêndio que destruiu um dos prédios do complexo do Seminário Claretiano, em 2005. Em uma sexta-feira, 13, moradores que residiam nas imediações foram acordados durante a madrugada pela força do fogo de consumia a parte elétrica e de madeira. As labaredas poderiam ser vistas em cidades próximas como Canoas e Sapucaia do Sul. Mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros, não foi suficiente para combater as chamas. No amanhecer do dia 14, é possível verificar o tamanho do prejuízo causado, tanto em relação a estrutura da edificação danificada, quanto aos demais prédios ao redor. Mas talvez o dano maior foi a destruição de mais de seis décadas de história que acabou sendo queimada. Um dos últimos moradores foi o padre claretiano André Carbonera, que foi aluno e retornou anos depois um dos religiosos mais expressivos da cidade. Além disso, lutou junto ao Legislativo para que o complexo se tornasse patrimônio histórico do município, assim como outros espaços na cidade. Ao longo dos anos, uma batalha ocorreu para que o espaço fosse recuperado e viesse se tornar um ponto de encontro para a comunidade. Mas somente quase uma década depois, foi que iniciou-se uma mobilização entre o Poder Público e empresários para captar recursos, com o propósito de restaurar os prédios. Em novembro de 2015, um dos prédios foi reinaugurado, onde parte dele sedia a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A área externa do complexo também passou por uma transformação, inclusive com a colocação da imagem da padroeira da cidade. De acordo com os responsáveis, estão previstas a instalação de mais espaços de cultura e lazer.


Emoção e devoção marcam novena em homenagem ao Imaculado Coração de Maria 
AS CERIMÔNIAS vêm sendo conduzidas por religiosos da cidade e da região, 
alusiva a padroeira da cidade
Mais de 600 pessoas prestigiaram um dos dias da novena do Coração de Maria
Padre Adilson e Tulio Melo conduziram a cerimônia
Um dos párocos mais importantes da região, padre Adilson José Kunzler foi o celebrante do quarto dia da novena, em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. O evento aconteceu na noite do dia 15 de agosto e contou com a participação de mais de 600 pessoas, onde a abertura foi feita pelos integrantes do grupo do Terço dos Homens da paróquia. O padre responsável pelo Coração de Maria Túlio Melo Wavginiak, disse que por ser a primeira novena no templo em que participa como titular, além de ser um momento especial em sua trajetória religiosa, representa a união da comunidade. “Além disso, é visível a veneração e o fervor em torno da padroeira, pois muitas pessoas vêm com o propósito de ouvir palavras de fé e esperança”, comentou padre Túlio. Segundo padre Adilson é uma honra em poder mais uma vez estar participando de mais uma novena em Esteio. A Paróquia Imaculado Coração de Maria é uma das mais antigas da região, pois completou 75 anos de existência, demonstrando a fé que existe em cada um. “Um ponto expressivo existente é que o louvor a Deus aqui tem algo especial que toca e emociona os fiéis. É uma sintonia entre as palavras de Nossa Senhora e suas graças”. Padre Adilson informou que 2016 marca a passagem de quatro décadas dedicadas ao sacerdócio e grande parte deste tempo foi trabalhando na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada na área central de Sapucaia do Sul.
ENCERRAMENTO - No dia 20 de agosto, a partir das 18h30, o tema escolhido pela novena é ‘Sepultar os mortos e rezar a Deus pelos vivos’. O padre responsável é Lizandro Goularte, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Canoas. A animação ficará por conta do Cenáculo de Maria. O dia da festa será em 21 de agosto, com início às 10 horas, onde será celebrada uma missa em homenagem a padroeira. A celebração ficará por conta dos padres Túlio Mota Wavginiak e Luiz Osório Figueiredo. Após a solenidade ocorrerá um almoço de confraternização. À tarde haverá uma domingueira que será animada pelo conjunto musical Moda Antiga, bem como sorteio de brindes e brinquedos para as crianças. O templo religioso fica localizado na Rua Coração de Maria, 120, Centro. Mais informações pelos telefones 3473-1440 ou 9349-1153.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
IMACULADO CORAÇÃO 
DE MARIA 
A paróquia de Esteio, fundada 76 anos atrás, foi dedicada ao Imaculado Coração de Maria. O Coração de Maria é o padroeiro de toda a cidade de Esteio. O Coração de Maria mostra a ternura maternal de Maria pelos seus filhos, e também pela nossa Igreja Católica, fundada por Jesus (cf. Mt 16,18). Mostra o quanto os sentimentos humanos podem e devem ser valorizados. Pois Maria, mulher sem pecado, cheia de graça (cf. Lc 1,28), nos orienta pelo modo como expressa os seus sentimentos. Pois como nosso padroeiro, nos mostra que, se nós próprios tivermos esses mesmos sentimentos, seremos agradáveis a Deus, assim como ela própria o foi. Maria como mãe, intercede e protege os seus filhos, ela se compadece de nós em nossas dificuldades, e intercede por nós em nossas dores. Ela é aquela que cuida e acompanha, que faz conosco o mesmo que fez com seu filho Jesus. Junto com José, ela cuidou para que Jesus tivesse um lugar digno para vir ao mundo e cuidou dele, vestindo-o com roupas para que pudesse suportar o frio da noite, quando de seu nascimento (cf. Lc 2,7). O Coração de Maria, como nosso padroeiro, é também um exemplo de fé. Quantas vezes nós corremos o risco de desanimar diante das dificuldades. E de fato, temos tantos problemas no nosso dia a dia. Mas olhemos para a vida de Maria. Ela grávida, teve de fazer uma longa viagem para cumprir a ordem do Imperador (cf. Lc 2,1-3). Tendo-se iniciado os trabalhos do parto, precisa de um lugar para ficar, e não havia lugar para eles na hospedaria (cf. Lc 2,7). Diante deste cenário adverso, Maria e José não perdem a esperança, e de tanto buscar, são recompensados, encontrando uma estrabaria. Naquele ambiente humilde, eles fizeram o melhor possível, e depois, ainda as ameaças de Herodes que tenta matar o menino (cf. Mt 2,13-14). Uma informação destas poderia abalar a fé de qualquer um de nós, mas não a da mãe de Jesus. Tendo sido avisado em sonho (cf. Mt 2,13), José não perde tempo e foge com Maria para o Egito. Neste sentido, o Coração de Maria nos acompanha e nos mostra o caminho a ser seguido, o de confiança em Deus e de muita fé em sua palavra. Quando Jesus está em um casamento em Caná da Galileiae a mãe de Jesus também está lá (cf. Jo 2,1). Ela está atenta às necessidades dos noivos (cf. Jo 2,3). Ela vê a falta do vinho na festa e percebe o quanto difícil para eles será sem essa bebida. De modo que recorre a Jesus, seu Filho, intercedendo perante os noivos (cf. Jo 2,3-5), para que a festa não seja prejudicada. Se para algo tão simples como o vinho, ela intercedeu, o que não fará por nós, em nossas necessidades, se lhe pedirmos com fé? Maria é também um modelo a ser seguido, enquanto modelo de ternura, de compreensão e de misericórdia. Ela nos mostra um olhar de ternura para com os seres humanos, pois para ela, nós somos todos seus filhos. Ela olha para nós com todo amor e carinho que uma mãe pode ter para com os seus filhos. Ela nos ama com loucura, e se compadece de nós em nossas necessidades, intercedendo a Deus por cada um de nós. Ela apresenta um olhar compreensivo para conosco. Ela sabe mais do que nós, nos conhece, e compreende as nossas fraquezas, pois viveu neste mundo, como nós, com suas alegrias e dificuldades. E esse olhar é também misericordioso. Pois ela não é impassível, mas com todo o seu amor de mãe, intercede por nós todos, pois conhece os nossos sofrimentos e se compadece deles. Sofrendo conosco como fazem as boas mães da terra. Por todas essas qualidades do Imaculado Coração de Maria, nosso padroeiro, nossa resposta pode ser a de termos muito gratidão por todos os benefícios recebidos e também de venerá-la, de agradecer o seu amor, seu carinho e a sua proteção para com todo o gênero humano. E Isto nós todos somos convidados a fazer em nossa festa, que vai ocorrer neste domingo, dia 21 de Agosto, com a missa solene às 10 horas na Igreja do Imaculado Coração de Maria de Esteio.


Animais virtuais podem ser encontrada
em vários pontos da cidade
Jogo que virou 
mania no mundo atrai adolescentes em Esteio 
UM DOS PONTOS ESCOLHIDOS PARA a primeira caçada virtual no município foi na Praça da Bíblia 
Uma febre que já alcançou diversos países agora chegou em Esteio. Trata-se da caçada do Pokémon Go que teve sua primeira edição realizada na tarde do dia 13 de agosto, mais precisamente na Praça da Bíblia, que fica entre as ruas Padre Felipe e dos Ferroviários. Segundo um dos idealizadores do encontro, Arthur Garcia Proença, a ideia surgiu numa conversa com os amigos, onde todos tinham praticamente um único objetivo: caçar Pokémon pelas ruas da cidade. O evento também foi divulgado nas redes sociais. “Organizar o evento e também oferecer alguma diversão para os jovens sábado à tarde na cidade”, comentou Proença. Ele informou que o evento interativo oportunizou inclusive os participantes da atividade a doarem ração para animais. “Além disso, uma quantia de 10% da venda de broches serão revertidos para a aquisição de alimentos para os animais que integram o projeto ‘Catioro Go’, que incentiva as pessoas a adotarem um cachorro abandonado. Arthur explicou que os participantes estarão divididos em três times que são amarelo (Instinct), vermelho (valor) e azul (Mystic). “Logo em seguida que o jogo já estava disponível em solo esteiense mais de trinta pessoas iniciaram a caçada pela cidade. Um dos primeiros locais onde era possível encontrar os seres virtuais era na Praça do Expedicionário. O jogo não ficou restrito aos jovens, mas tinha pais que também estavam caçando”, frisou o jovem. Para que a brincadeira não se torne algo perigoso como em algumas cidades, onde pessoas foram assaltadas e até morreram caçando ‘Pokémon Go’, Arthur salientou que a Brigada Militar do município esteve no evento dando um suporte, muito em função dos assaltos, pois os caçadores precisam estar com aparelhos celulares de última geração.
INTEGRAÇÃO - O arte finalista Odésio Júnior, 19 anos, prestigiou o primeiro evento na cidade relacionado à caçada de Pokémon Go na cidade. “Foi um momento de integração não apenas dos jovens, mas de toda a família, inclusive foi à oportunidade da interação entre pais e filhos”, disse Odésio. Morador do bairro Walderez, em Sapucaia do Sul, o auxiliar de escritório Fábio Fontana, 34 anos, esteve no evento com a filha de oito anos, além de ter feito a doação dois quilos de ração, que será revertido para as entidades que cuidam de animais de rua na cidade. “Tive conhecimento do evento pelas redes sociais e resolvi trazer minha filha. Além da organização, também a segurança que havia ao redor é de grande valia”, falou Fontana. Ele ainda enfatizou que a caçada virtual oportuniza os adolescentes a saírem de casa e fazer novas amizades.


Caminhada ‘Amigos do Nick’ mobiliza esteienses
Os participantes percorreram diversas ruas do Centro
A 3ª edição da ‘Caminhada Amigos do Nick’ foi realizada na manhã do dia 13 de agosto e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas. Um dos principais objetivos da atividade foi conscientizar a comunidade sobre a importância do cadastro de medula óssea. A caminhada recebeu o apoio do Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre, assim como de empresas e estabelecimentos da cidade. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível e no evento foi comercializada uma camiseta, onde o dinheiro e demais donativos foi entregue ao ICI. Por volta das 9 horas, diversas atividades ocorreram no local, como a presença de uma escola de dança, que fez com o público um alongamento fitness, aula de zumba, proporcionando uma interação com as pessoas. Também foi instalado um tatame de luta, onde uma academia fez algumas demonstrações de golpes para quem estivesse interessado em aprender. Às 10 horas, defronte do espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro, iniciou a caminhada que passou pelas avenidas Presidente Vargas e Padre Claret, esquina com a Rua Fernando Ferrari. Uma das paradas foi em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nickollas Gomes, em que o público pode parar por uns dez minutos para descansar. Em seguida, o grupo retornou pelo mesmo trajeto e seguiu até a Praça do Expedicionário, situada entre a Avenida Dom Pedro e a Rua 24 de Agosto e retornando para o local de origem. Agentes da Guarda Municipal ajudaram a organizar o trânsito na região. Em torno do meio dia, a banda Jonny & Diego subiram ao palco para fazer uma apresentação seguida da banda Pagode A. A narração do evento ficou a cargo de Simone Lindner. A ação terminou próximo das 13 horas.


Uma artista que deu cara a Parada Livre de Esteio
Uma das personalidades mais irreverentes e a apresentadora da Parada Livre de Esteio, Caroline Schunck, ou simplesmente Carol Rogê falou um pouco sobre a vida, profissão e luta do movimento GLBT. Nascida em 13 de janeiro de 1987, no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, Carol é formada em Técnica de Enfermagem e Massoterapia.
Uma de suas performances artísticas no palco
Jornal Destaque (JD) - Desde quando começou a demonstrar sua opção sexual? 
Carol Rogê (CR) - Não optamos, não escolhemos ser assim, nascemos assim, sou assim desde berço. Sempre tive trejeitos, mas quando criança já brincava com bonecas, vestia roupas da bisavó, da avó, assim como os sapatos altos da mãe (risos). 
JD - Ao longo dos anos, por acaso chegou a sofrer algum tipo de discriminação? 
CR - Sim já sofri muita discriminação, verbal sim, física não, nas escolas onde estudei, em todas as escolas tive algum problema. Entre eles os famosos xingamentos. Em outra instituição era um grupo do segundo ano que iam atrás de mim no recreio, mas não falavam palavrões, apenas ficavam rindo, e tal gritando meu nome, isso me deixava bem constrangida. Após trocar para outra escola, também ouvi algumas piadinhas. Numa terceira escola tive problemas em usar o banheiro feminino, pois era bem na minha fase de transformação, foi uma briga para eu usar o espaço, mas no final consegui prevalecer meus direitos. 
JD - E qual sua reação? 
CR - Encarei de cabeça erguida, mesmo com estes problemas nas escolas. Acabei me tornando popular nas escolas, pois sempre me envolvia na área artística, apresentações, e eu gostava de ser popular. 
JD - Na sua opinião, qual a sua teoria sobre o preconceito em relação a gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais? 
CR - Sinceramente não consigo entender o tamanho preconceito de algumas pessoas. O que a condição sexual, a identidade de cada um, interfere na vida. Ao meu ver, o preconceito aumentou e muito, depois que começarem a ver que os GLBT saíram do armário e conquistaram muitos direitos. Isso se tornou alvo fácil para o ódio, mais um motivo para criminalizarmos a homofobia, outros preconceitos partem de pessoas que são homossexuais reprimidos, ou que gostam de se envolver com este gênero, e tem medo de assumir, e ficam neste conflito dentro de si, e colocam este ódio pra fora.
JD - A partir de qual momento em sua vida que decidiu mudar seu corpo? 
CR - Desde cedo brincava de bonecas. Mas a transformação começou pelos 15 anos, onde furei a orelha e pegava escondida as roupas da avó e me vestia. No corpo creio que o cabelo, mais longo, e os seios, no começo eram de hormônios e depois coloquei a prótese. Acho que foi mais os hormônios também que deixaram a aparência mais feminina. 
JD - Qual foi a reação da família e amigos? 
CR - Na verdade, todos já sabiam, sempre tive este jeito. Aliás, minha avó me levou em vários psicólogos ao longo dos anos, mas não deu muito certo. No começo ela brigava muito, Deus me livre o neto virar uma ‘transex’. Mas não teve jeito, e eles foram aceitando aos poucos. Hoje minha família tem maior orgulho de mim. Os amigos sempre apoiaram em tudo. 
JD - Como surgiu o convite de participar da festa? 
CR - O convite surgiu através do Ricardo Fortes, a princípio era apenas para eu ser coordenadora da Parada, e daí que surgiu a ideia através dele, de me tornar a apresentadora, e claro que não pensei duas vezes (risos). Sou grata ao Ricardinho. 
JD - Qual é significado de estar a frente da Parada Livre de Esteio? 
CR - Estar à frente da Parada Livre de Esteio é um orgulho pra mim, pois se trata de uma cidade que cresci, vivi muitos anos. Jamais me passou pela cabeça que um dia estaria no palco da parada apresentando, levando uma mensagem de amor e luta pelos direitos. A parada é um pedacinho do meu sonho sendo realizado, pois sempre sonhei e gostei de estar em cima de um palco, ter um público me admirando e curtindo meu trabalho. Queria trabalhar em televisão, mas o palco da Parada já foi um caminho andado, foi ali que me tornei conhecida, e sou muito grata por isso. 
JD - Em relação à ONG Amigos da Diversidade, qual a importância desta entidade? 
CR - A ONG muita importância, pois foi e é pioneira na luta contra o preconceito, deu a cara a tapa em uma cidade tradicionalista criando a Parada Livre que hoje é um dos maiores eventos. Além disso, criou trabalhos de militância como palestras, conferências, trabalhos de prevenção contra DST/AIDS, trabalhos sociais como arrecadação e doação de roupas, alimentos, cortes de cabelos gratuitos. 
JD - Qual a importância deste evento para a comunidade GLBT e a sociedade em geral? 
CR - Muitos acham que Parada não tem importância. Errado. Procuramos fazer um trabalho sério, que inclusive já ajudou jovens que viviam se escondendo, com medo da sociedade, a saírem do armário. A Parada também serve para orientar familiares que não aceitavam seus filhos por serem o que são, e depois de conhecerem o mundo GLBT e verem as lutas tem uma outra visão. Muitos ao conhecerem de perto nossa Parada viram que se trata de seres humanos, com sentimentos, que só querem ser felizes. Muitas cabeças mudaram depois de conhecer nosso evento, sem contar a maior visibilidade para a cidade, um evento que traz pessoas de outras cidades e estados. 
JD - Já participastes de outras paradas pela região. Qual sua avaliação do evento? 
CR - É uma turnê que eu faço na região, começa em setembro e vai até dezembro. Sempre uma alegria participar nas cidades que me recebem com carinho, como Caxias do Sul, onde sou atual rainha, Canoas, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. As paradas evoluíram muito, tanto no seu tratamento com o público, como com os artistas. Não devemos misturar política com militância. Tem políticos que sobem no palco nas cidades apenas para se promoverem e depois esquecem do movimento. A bandeira que devemos levantar é de luta e não de partido. Devemos ter mais foco e mostrar a realidade dentro do meio LGBT, como as mortes, violência, entre outras questões. 
JD - Por estarmos num ano eleitoral, qual a sua reação, se por acaso não houver recursos públicos para não ser realizado o evento? 
CR - Vamos lutar para que dê tudo certo, estamos encaminhando o projeto para este ano e pensamento positivo. A Parada Livre já faz parte do calendário e da cultura, assim como Carnaval, Semana Farroupilha, Feira do Livro e tantos outros. 
JD - Tanto se fala na presença das mulheres na política. Qual a sua opinião, por quais motivos não há uma manifestação sobre o ingresso de GLBT, nos poderes públicos? 
CR - Temos bastantes candidatos GLBT no nosso país, mas é triste ver que a população não apoia estes candidatos. A classe é muito desunida em alguns aspectos, precisamos de mais união.
JD - Qual sua mensagem para a comunidade de Esteio e Sapucaia do Sul? 
CR - Primeiramente quero mandar um beijo a todos leitores, a comunidade de Esteio e Sapucaia do Sul. Ao meu público o meu muito obrigada pelo carinho, e para não esquecermos sempre de respeitar para sermos respeitados.



A luta de um profissional para instalar
uma entidade em Esteio 

HÁ MAIS DE TRÊS DÉCADAS, vem se desenvolvendo um trabalho
Flávio Warken em um dos momentos importantes da entidade
Para lembrar o dia da Justiça e do Direito, o advogado aposentado e o primeiro presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na década de 80, Flávio Warken relembra momentos importantes da carreira e as conquistas que teve junto a entidade local. Segundo Flávio, num primeiro momento foi nomeado delegado da Subseção de São Leopoldo, pois Esteio pertencia à região de abrangência da cidade capilé. “Devido ao incentivo do presidente da entidade na época, Volnei Ribeiro, foi onde surgiu a proposta de criar um órgão no município. Diante de vários encontros conseguimos atender os pré-requisitos estabelecidos pela entidade e no ano de 1985 foi inaugurada a Subseção de Esteio”, informou Warken. Ele comentou que a solenidade de inauguração foi algo de grande importância não somente para a cidade, mas para a região. Cerca de 300 pessoas, entre autoridades e convidados prestigiaram o evento que aconteceu no salão do Clube do Comércio, que se localizava na Avenida Presidente Vargas, há poucos metros da atual sede. “Entre os principais nomes presentes nesta data estava o presidente da Secional gaúcha, Luis Carlos Lopes Madeira, que inclusive me empossou assim como os demais integrantes da primeira diretoria”.
APOIO - Flávio enfatizou que por ser no meio de uma gestão, acabei me candidatando para o pleito seguinte e exerci a presidência por mais um período. “O grupo pioneiro era formado por profissionais abnegados que realizaram um sonho de termos a casa do advogado na cidade. No começo éramos cerca de trinta advogados, atualmente gira em torno de 300”, ressaltou. Warken falou que na época não houve praticamente incentivo de órgãos públicos ou outras entidades, somente da própria OAB. Para o ex-presidente da Subseção da OAB Esteio, a entidade é agregadora de profissionais da área do Direito, bem como a responsabilidade de zelar pela atuação de todos os advogados da cidade, para que façam seu trabalho dentro de regras da lei e da ética, já determinadas no estatuto da Ordem. “Um dos legados que deixei para os futuros presidentes da Subseção foi manter um bom atendimento ao advogado, mas sempre primando pela ética. Naquele período conseguimos trazer para Esteio a Justiça do Trabalho e também junto com o então prefeito Éneas Teredo Buscari a luta para a construção do prédio do Fórum que está até hoje a servir a Justiça na cidade”.
INÍCIO COM DIFICULDADES E COM PROFISSIONAIS RESPEITADOS
Flávio Warken se formou em 1980, no Direito, onde atuou até se aposentar. “O Direito sempre foi e ainda continua sendo um dos cursos mais procurados em uma universidade. Certamente é a sede de justiça faz com que muitos jovens optem pela profissão”. Ele destacou que os grandes profissionais da área do Direito na cidade, na década de 80, era Oto Fülber, José Carlos Ilhae Paulo Graff, estes já falecidos. Ainda em atividade desde aquele período está Getúlio Figueiredo, Patrícia Mello, Higidio Dassi, Ivoney Karnal Johann, entre outros. Warken citou ainda que o começo de carreira não foi fácil, no que tange a se estabelecer como profissional. Mas em seguida conseguiu comprar uma sala no Edifício Santa Matilde (antigo da CEF), por onde ficou até completar seu tempo de carreira. Um dos profissionais que trabalhou junto foi Higidio Dassi, que atua em outras áreas do jurídico, pois Flávio fazia parte da área trabalhista. Além dele, uma filha seguiu os passos do pai e também é advogada. O advogado aposentado também chegou a cursar Estudos Sociais e História.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
SAÍDAS TEMPORÁRIAS 
Em épocas de datas comemorativas como são o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Pais (que é o caso deste mês), um assunto recorrente é a concessão das chamadas saídas temporárias beneficiando indivíduos condenados pelos mais diversos crimes. Polêmica. Mas é importante estabelecer de que forma tais “direitos” são concedidos e estão previstos na Lei. As saídas temporárias ou saidões, como conhecidos popularmente, estão fundamentados na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) e nos princípios nela estabelecidos. Geralmente ocorrem em datas festivas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares. Nos dias que antecedem tais datas, o Juiz da Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados. O benefício visa a ressocialização de presos através do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando. É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena) com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo implementado ou deferido, sendo que neste caso é preciso que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses. O acompanhamento dos presos durante o saidão fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública, que encaminha lista nominal com foto de todos os beneficiados para o comando das Polícias Civil e Militar a fim de que os mesmos possam ser identificados caso seja necessário. Além disso, agentes do sistema prisional fazem visitas aleatórias às residências dos presos para conferir o cumprimento das determinações impostas. Não têm direito à saída temporária os custodiados que estejam sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham recebido sanção disciplinar. A ideia é boa e tem objetivo definido. No entanto, todos sabemos que a fiscalização é difícil e muitos acabam por aproveitarem-se do benefício para evadirem-se do sistema prisional ou mesmo para a prática de delitos no período da liberação. Concluindo, é assunto para discussão e talvez, até, nova formatação em prol da sociedade já tão maltratada pela criminalidade. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Homem foge de cerco
policial após cometer assaltos no Centro
A PRISÃO DO INDIVÍDUO fez parte de mais uma edição da ‘Operação Avante’ no município
Dinheiro e drogas foram recuperados durante a operação na cidade
A Brigada Militar de Esteio realizou no dia 10 de agosto, mais uma edição da ‘Operação Avante’ que contou com o efetivo do Pelotão de Operações Especiais do 34º BPM. Diversas barreiras e patrulhamento ostensivo aconteceram por diversos pontos da cidade. Uma das primeiras mobilizações do grupo foi quando uma guarnição foi informada que o condutor de um veículo Prisma de cor prata, havia efetuado dois assaltos a pedestres na área central do município. Ao realizar algumas buscas pela região, um automóvel com estas características foi localizado. Ao observar a presença dos policiais, o motorista fugiu do cerco, o que originou uma perseguição por algumas ruas do bairro Olímpica. O suspeito que estava dirigindo o carro, após andar por várias ruas do bairro São José ingressou numa via sem saída, onde perdeu o controle do automóvel e caindo em um ‘valão’. Mesmo assim ao sair do carro começou a efetuar disparos contra os brigadianos, que revidaram em legítima defesa.
CERCO - Diante dos fatos, o indivíduo conseguiu fugir vindo a se esconder num matagal situado na região. Por conta disso, foi montado uma ação o qual por algumas horas foi realizada buscas sem conseguir capturar o homem. No entanto, após diversas informações, o homem foi localizado e ferido por um tiro que atingiu a perna esquerda. Com sua prisão pode ser descoberto o nome e a idade e ainda localizado 28 pedras de crack, além de uma quantia de R$ 47,00. As vítimas tiveram a oportunidade de reconhecê-lo como autor dos delitos. O homem, de 34 anos foi preso e conduzido a DPPA, em Canoas. A operação resultou na prisão de um suspeito de 27 anos, por desobediência do cumprimento de prisão domiciliar, o qual foi levado para a DP esteiense. A ‘Avante’ resultou ainda em 294 pessoas abordadas e 171 veículos fiscalizados, que ocasionou ainda em uma autuação, um recolhimento e duas prisões. Um dos principais objetivos desta operação na cidade é o coibir e prender os indivíduos que estão envolvidos no roubo e clonagem de veículos, além do transporte coletivo. Além disso, o propósito é fiscalizar as regiões da cidade onde são registrados os delitos de grande relevância.


Indivíduos são presos por furtar 
carne no Santo Inácio
As carnes foram apreendidas e devolvidas ao responsável pelo estabelecimento
Um rapaz de 19 anos e um adolescente foram detidos por policiais militares do 34º BPM após uma tentativa frustrada de furto em um estabelecimento comercial, situado no bairro Santo Inácio. O fato aconteceu no dia 14 de agosto, por volta das 11h30. De acordo com informações, três indivíduos tentaram furtar quatro peças de carne de um estabelecimento localizado na Avenida Luiz Pasteur, quando foram abordados por funcionários e populares na saída. Um deles conseguiu fugir e a dupla ficou presa até a chegada da Brigada Militar. Os suspeitos foram levados para a DP do município, onde foi registrado o delito e a mercadoria restituída ao local de origem.


 Ao observar a presença da polícia, o suspeito chegou
a largar a arma num terreno próximo
Réplica de revólver é encontrado 
com suspeito no bairro Primavera
Um homem de 34 anos foi preso na noite do dia 12 de agosto, em uma rua do bairro Primavera, por policiais militares do 34º BPM. A detenção se deu por volta das 20 horas, após uma guarnição desconfiar que um indivíduo, no qual ao perceber a aproximação de uma viatura da BM dispensou um objeto próximo a um terreno baldio. Ao verificar a área, os PM’s localizaram próximo ao indivíduo uma réplica de uma arma de fogo. O responsável pelo simulacro foi conduzido ao Hospital São Camilo e em seguida a Delegacia de Polícia local.


Dupla é presa por receptação
Revólver e dinheiro foi encontrado
Dois suspeitos foram presos por uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul, na tarde do dia 10 de agosto, por estarem envolvidos nos crimes de receptação de automóvel e porte ilegal de arma. Segundo informações do BPM, durante um patrulhamento de rotina pela Rua 15 de Novembro, no bairro Santa Catarina, dois homens foram vistos em atitude suspeita pela via. Eles estavam numa motocicleta e ao serem surpreendidos com os policiais para fazer uma revista, a dupla abandonou o veículo e saíram correndo por uma passarela. Alguns PM’s começaram a acompanhá-los a pé e na Rua Gustavo Johann eles foram capturados. Após serem identificados e a idade divulgada, ambos com 23 anos. Um deles não possuía ficha na polícia, enquanto o comparsa tinha antecedentes por violência doméstica, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Além disso, durante a revista, os policiais militares encontraram em um deles, um revólver calibre 32. A motocicleta havia sido furtada e diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os suspeitos conduzidos a DP do município.


Homem é detido após roubar transporte
coletivo em Sapucaia do Sul
Um indivíduo foi preso por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul, no dia 10 de agosto, por volta das 20 horas. O suspeito foi detido por ter assaltado um ônibus, juntamente com um comparsa, que conseguiu fugir. Segundo o relato de um dos policiais que prendeu o homem, com ele foi encontrado uma quantia de R$ 45,00, que pertencia à cobradora da linha de ônibus assaltada e pertences dos passageiros. O indivíduo foi abordado na Avenida Américo Vespúcio, inclusive com a arma utilizada no assalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário