sexta-feira, 12 de agosto de 2016

EDIÇÃO 2032

Residência na Presidente Vargas passa por reforma
Em pouco tempo, o telhado foi recolocado com um material
 que descaracterizou o prédio. Menos mal que não foi demolido
Quando ficou sem as telhas, muitas pessoas pensaram que mais um prédio com história seria demolido
Um susto tomou conta de pedestres e motoristas que passavam pela Avenida Presidente Vargas, no dia 04 de agosto. Um dos motivos que chamou a atenção foi a retirada do telhado da residência do médico Paulo Borges, que mora há décadas e é uma das poucas casas antigas existentes na via. Operários retirando as telhas deixou pessoas assustadas. Mas por sorte era apenas uma reforma que estão fazendo um imóvel que tem uma estética que hoje não se encontra mais na arquitetura moderna. A casa é uma das poucas moradias existentes na Presidente Vargas, que ao longo dos anos passou por transformações significativas, nos mais de 60 anos de emancipação política da cidade.


Moradores do bairro Novo Esteio fazem
protesto em frente ao Paço Municipal 
A FALTA DE FISCALIZAÇÃO e problemas na rede de esgoto local é um 
dos motivos da mobilização no Centro 
Cerca de 100 pessoas realizaram tarde do dia 08 de agosto, um protesto em frente ao Paço Municipal. Um dos principais objetivos do ato é solicitar junto ao Executivo Municipal o apoio e tentar viabilizar junto com a Corsan e o Ministério Público da cidade a suspensão temporária dos trabalhos para a instalação do esgoto cloacal no bairro Novo Esteio. A localidade será a primeira na cidade a ter a rede interligada com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica próximo a BR 448 – Rodovia do Parque. Segundo uma das lideranças do bairro, Ênio Florêncio da Silva, a manifestação tem por objetivo chamar a atenção do Executivo Municipal sobre os problemas que estão surgindo desde que foi instalada os canos da rede e as caixas coletoras dos dejetos. “Apesar de muitos moradores terem ficados atentos, mas como não somos especialistas não houve uma fiscalização adequada para a realização do trabalho”, disse Ênio. Ele comentou ainda que as obras foram executadas por várias empresas contratadas e sem a devida verificação dos serviços. “Com estas ações das empreiteiras mal feitas, muitas casas e muros já estão apresentando rachaduras. Além disso, muitas caixas coletoras já estão com problemas, principalmente com vazamentos através de sua tampa e até instalada em local indevido. Em alguns casos, a empresa refez o erro, mas em outros pontos está como foi feito”, relatou o líder comunitário.
PERGUNTAS - De acordo com a responsável da comissão que é formada por um grupo de moradores do bairro que fiscaliza as obras do esgotamento, Mariza Iracet, desde que foi assinado o termo de cooperação para a execução destes trabalhos venho acompanhando reuniões. “Em muitos encontros não foram divulgadas informações sobre a questão e de repente, o trabalho já estava concluído e os proprietários tinham que fazer a ligação”, enfatizou Mariza. Ela frisou que em alguns encontros, inclusive realizado no Centro Comunitário do bairro, alguns questionamentos foram apresentados para os representantes da Corsan e até o momento poucas perguntas ficaram com respostas adequadas. “No dia 22 de julho, mais de 200 pessoas participaram de um encontro no bairro e não compareceram os integrantes das partes importantes do processo, da empresa pública de água e do Ministério Público local”.
Em algumas calçadas já estão ocorrendo
vazamentos na rede coletora




DEMANDAS QUE FICARAM SEM RESPOSTA
Mariza Iracet falou que entre as demandas requeridas num documento estão às respostas para os questionamentos, assim como uma amostragem de no mínimo cinco residências escolhidas aleatórias com situações diferentes para verificar o funcionamento da rede. Outro ponto citado pela líder da comissão responsável pelas obras da Corsan no bairro é se der errado algo, quem ressarciria os proprietários que fizeram investimentos para a instalação da rede no imóvel, assim como também quem optar pela empresa contratada pela Corsan para a realização
dos trabalhos.





CHEFE DO EXECUTIVO RECEBE GRUPO DE MANIFESTANTES
Uma comissão esteve reunida com o chefe do Executivo Municipal 
Por volta das 17h30, o chefe do Executivo Municipal Gilmar Rinaldi recebeu cerca de 20 pessoas que fazem parte da comissão formada por moradores do bairro sobre a situação do esgoto cloacal no Novo Esteio. Também participaram representantes da Consultoria Jurídica, Obras, além de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Gilmar explanou que foi protocolado no dia 08 de agosto, um documento solicitando junto a Corsan a suspensão do envio das notificações para as residências sobre as obras de instalação do sistema. Além disso, Rinaldi enfatizou que pede a empresa pública, juntamente com os engenheiros concursados da prefeitura apresentação de um laudo sobre o impacto que este trabalho pode causar junto a comunidade do bairro e imediações. “A proposta de recuperar o Rio dos Sinos é válida, pois atualmente figura entre os mais poluídos do país, mas da maneira que vem sendo conduzida é um pouco complicado”.


‘Amigos da Diversidade presta homenagens a 
ex-madrinhas da Parada Livre e incentivadores
ENTRE OS AGRACIADOS com a distinção durante a festa estava o Jornal Destaque, 
que em novembro comemora 50 anos de circulação na região
Integrantes da ONG Amigos da Diversidade, durante a festa
Jauri Machado entregando a distinção
 para a primeira dama, Cléa Escosteguy
como uma das ex-madrinhas e também em nome
 do chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi
 A próxima madrinha da
Parada Livre, Jane Battistello,
com o escritor Jauri Machado
A ONG Amigos da Diversidade de Esteio promoveu na noite do dia 08 de agosto, uma festa com o propósito de homenagear as pessoas que ao longo da existência da entidade ajudaram, em seu segmento, colaborar com o trabalho. A festa reuniu aproximadamente 60 pessoas, no salão de festas do Sindiplast, que fica localizado na área central do município. Além da comemoração, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer uma mostra de artesanato. Durante a festa, o escritor Jauri Machado realizou uma sessão de autógrafos do seu mais recente livro ‘A Colheita dos Sonhos’. Segundo um dos representantes da ONG, Jauri Machado, um dos principais objetivos da comemoração é confraternizar com pessoas importantes para a entidade, assim como arrecadar recursos para a ONG, com o foco de resolver questões financeiras da instituição. “Apesar dos assuntos burocráticos, a ideia é prestar uma homenagem as ex-madrinhas da Parada Livre que chega a sua nona edição”, explicou Machado.
PRÓXIMA EDIÇÃO - A apresentadora da festa esteiense Carol Rogê anunciou que a 9ª Parada Livre ocorrerá no dia 06 de novembro, a partir das 14 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi, ao lado do Clube Aliança. Na oportunidade foi divulgado o tema da Parada Livre deste ano, que se trata ‘Abra sua mente. Liberte-se dos preconceitos’. Durante a solenidade foi anunciada que a madrinha para esta edição do evento será a vereadora Jane Battistello. Carol ressaltou que a além dos tradicionais shows de artistas da cidade e da região, terá momentos de reflexão e militância. “Não será apenas um dia de festa, mas de luta. Não queremos que ocorra retrocesso, no que tange a questão de violência contra o público GLBT”, disse Carol. Ela comentou ainda são registrados no país diariamente agressões e mortes, muitas vezes, de forma cruel contra gays, lésbicas e travestis em território nacional.
HOMENAGEADOS - Entre as ex-madrinhas homenageadas durante o evento foi a primeira-dama Cléa Escosteguy, a professora e ex-vereadora Daianny Madalena Costa, Elise Muller e Adiles Almada. As vereadoras Beatriz Lopes e Michele Pereira foram agraciadas com a honraria. Entre os apoiadores e incentivadores do movimento na cidade que também foram contemplados com uma distinção estava o chefe do Executivo Municipal Gilmar Rinaldi, José Francisco da Silva e do diretor do Jornal, TV e Rádio Destaque Miguel Luz, pela comemoração dos 50 anos do veículo de comunicação, a ser lembrado em novembro.


‘Manos e Minas’ ocorre nos 
dias 13 e 14 de agosto
Nos dias 13 e 14 de agosto será realizado em Esteio o evento ‘Manos e Minas’ no skate. O primeiro dia da atração será a partir das 10 horas, no Centro Municipal de Educação Básica Eva Karnal Johann, onde os participantes podem participar da oficina de skate, economia solidária, mandala e poesia. A instituição fica localizada na Rua Alvício Nienow, bairro Liberdade. Também está previsto ocorrer um bate papo entre os alunos sobre feminismo. Entre as atrações artísticas está a exibição do rapper Timão, assim como a participação do Sesc e da Trensurb com brinquedos infláveis. No dia 14, a festa ocorrerá na Praça Coração de Maria, com início às 15 horas, com free session de skate. As apresentações ficarão por conta das bandas Vírgula, Puro Desejo, Cria da Favela, Grupo Recuerdo, Banda O Caminho e Jone Macedo. No intervalo de cada banda, a animação ficará por conta do DJ Leandro Rodrigues.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Dia dos pais 
Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo para homenagear os pais. Em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, nos Estados Unidos, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinhos, sendo sempre carinhoso e responsável o que motivou Sonora. Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia. o primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto. Que esta data seja repleta de alegria à todos os pais, de santo, padrasto, irmão-pai, padrinhos, e diferentes modalidade de pais desde mundo... tenhamos gratidão em nosso coração por nossos ancestrais patriarcas, que nos ensinaram a ver  a vida como um presente divino.
Abraço fraterno, toda bênção.

Crescimento da cidade e falhas no Plano Diretor é questionado por urbanista 
O USO DAS ÁREAS DE VÁRZEA na região pode ocasionar danos para diversos municípios
A construção da BR 448 tornou-se um dique negativo para cidade
O arquiteto e urbanista Jorge Moacir Oliveira utilizou a Tribuna Popular, na Câmara Municipal no dia 02 de agosto para falar sobre a questão das enchentes e o Plano Diretor do município. Jorge falou que após dez anos, o projeto referente às mudanças que precisam ser feitas no Plano Diretor, com o objetivo de adequar as cidades, conforme seu crescimento na última década. De acordo com o urbanista, um dos pontos que foi aprovado pelo Legislativo, na época foi em relação alguns erros, tais como afirmando que a várzea do Rio dos Sinos, no trecho correspondente ao território de Esteio possui risco de inundação poderá levar alguns anos para acontecer. “Isso não é verdade, já visto que em chuva de pouca intensidade foi possível verificar pontos de alagamento em ruas do bairro Novo Esteio e da área central do município”. Ele enfatizou que outro ponto agravante que foi aprovado em 2006 foi a autorização da planície de inundação possa ser aterrada e ser usada como núcleo industrial e residencial de baixa intensidade.
FISCALIZAÇÃO - Jorge Moacir falou que a atual legislatura não pode ficar assistindo passivamente as mudanças do Plano Diretor sem a participação da comunidade, através da realização de audiências públicas. “Outro agravante que não foi fiscalizado adequadamente e que poderá causar danos no futuro, se não for consertado em tempo hábil são as obras de esgotamento cloacal, que fica localizado no bairro São Sebastião, principalmente nas ruas Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e arredores. É que os alagamentos ocorrem na região não vem pelo arroio Esteio e sim pela rede de esgoto”. Já os moradores da Rua Bento Gonçalves e imediações aguardam a construção das galerias que pode amenizar a situação. Em função disso e de outros problemas, um grupo participou no dia 09 de agosto, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa que tratou sobre o desenvolvimento das cidades banhadas pelo Rio dos Sinos, em torno das planícies alagadiças na região.


Nair Garcia
FALECIMENTO 
Mãe da juíza pretora aposentada Uiara Castilho dos Reis morre em Esteio 
Faleceu no dia 08 de agosto, no Hospital São Camilo, a professora e advogada aposentada Nair Garcia, aos 83 anos. A causa principal da morte foi trombo embolismo pulmonar. Natural de Santiago e nascida em 15 de março de 1933, Nair era divorciada de José Cassimiro Castilho dos Reis. Do filho Jorge, teve o neto Tiago Raffo Castilho, já falecido. A outra filha é a juíza pretora aposentada de Esteio Uiara Maria Castilho dos Reis que é mãe de Luiz Amador dos Reis Júnior e Luciana Amador dos Reis. Além dos netos, Nair deixou a bisneta Luiza Tavares dos Reis. Nair foi funcionária do município de Esteio, onde trabalhou como professora no Centro de Educação Básica Flôres da Cunha, além de ter executado funções por muitos anos na Junta do Serviço Militar. Advogada e atualmente aposentada gostava de pintar paisagens e plátanos em quadros. Deixou documentado o desejo de doar seu corpo para o Hospital Universitário após sua morte. Também desejou que não fosse realizado velório.


2ª Cavalgada em homenagem aos 
Pais é realizada na cidade
Cavalarianos percorreram diversas ruas e avenidas da cidade
Para comemorar o Dia dos Pais na cidade, a Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe) promoveu a 2ª Cavalgada em homenagem a data. A concentração iniciou por volta das 9 horas, defronte a unidade do Corpo de Bombeiros, que fica localizado no bairro Tamandaré. Os cavalarianos percorreram ruas e avenidas da cidade. O término da atividade aconteceu no CTG Chama Nativa, localizado na Rua Coelho Neto, no Jardim Planalto. No local foi palco de um almoço de confraternização, onde uma das novidades era que se pai e filho acompanhassem e participasse da caminhada, o almoço não teve custo. A entidade também realizou em maio, uma ação similar alusivo ao Dia das Mães, que oportunizou o encontro de diversos tradicionalistas e representantes da comunidade no evento. A Aspe faz parte do grupo que atua na organização da Semana Farroupilha de Esteio, que está previsto para ocorrer entre os dias 13 a 20 de setembro.


O QUE É um padroeiro? 
Padre Túlio Melo Wavginiak 
No dicionário da língua portuguesa, diz-se que o padroeiro é o santo de quem se leva o nome, a quem uma igreja (templo), ou localidade, ou povoado são dedicados. Este costume nasce no Brasil por meio da colonização portuguesa, pois era costume em Portugal dar o nome de um santo padroeiro às descobertas. Não foi à toa que um dos primeiros nomes dado ao Brasil foi o de Terra de Vera Cruz. Pode-se aprofundar o sentido do padroeiro, para além do significado do dicionário, quando se pensa o padroeiro como um protetor, como exemplo de fé, como intercessor, como modelo a ser seguido e ainda, como alguém a quem veneramos. Dentre todos os sentidos da palavra padroeiro, o mais próximo a nós é o de termos o padroeiro como um protetor, como aquele a quem nos dirigimos quando necessitamos de ajuda. Diante de uma intempérie, ou de uma calamidade (tal como a enchente do ano passado), rogamos ao padroeiro que nos proteja, afastando do nosso meio os perigos e males. O padroeiro é também um exemplo de fé, alguém que confiou em Deus e que nos dá exemplo. Este nos inspira em nossa conduta quotidiana para que nós próprios possamos agir como pessoas de fé e que creem e que confiam em Deus. Pessoas que confiam no Senhor tal como o seu padroeiro confiou e que assim buscam seguir os seus exemplos. Pode-se pensar o santo padroeiro de um local como nosso intercessor, como alguém que se relaciona com Deus e que leva a Deus as nossas preces e acrescenta as suas em nosso favor. A intercessão funciona de modo semelhante àquilo que ocorre em muitas de nossas famílias, quando se faz um pedido ao pai e que ele não sabe se nos faz o solicitado, e que a mãe intercede por nós, dizendo que merecemos que o pai no dê aquilo que solicitamos. Ao encarar o padroeiro como modelo de vida a ser seguido, nós procuramos observar as suas palavras, seguir os exemplos de sua vida e buscamos viver as mesmas virtudes, que foram vividas por ele, a fim de que também nós alcancemos o mesmo fim que nosso padroeiro alcançou. Uma das coisas mais belas é poder elogiar e reconhecer as qualidades de alguém. O Padroeiro é também alguém a quem veneramos. A veneração é um ato de culto que vem do grego äïõëåßá (dulía, que significa veneração) e que diz respeito ao louvor tributado a uma pessoa após a sua morte pelas virtudes heroicas as quais ela viveu em sua vida e dos quais somos gratos. A veneração não deve ser confundida com o culto de ëáôñåßáí (latría, que significa adoração), que é devido unicamente a Deus, como disse o próprio Jesus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto” (Lc 4, 8). O ato de veneração é como que um grande agradecimento pela existência de nosso padroeiro, que nos incentiva com o seu exemplo, e que nos dirige a Deus com a sua vida, para que nós também façamos aquilo que Deus nos pede e assim vivamos de olhos postos em Deus e em sua vontade. O Santo Padroeiro do nosso município de Esteio é o Imaculado Coração de Maria. A festa vai ser celebrada em nossa Igreja Matriz no dia 21 de Agosto e a novena já inicia na próxima sexta-feira, dia 12 de Agosto, às 19 horas. Convidamos você a participar da novena em honra à padroeira de Esteio, e a ler o nosso artigo na próxima semana que vai tratar de esclarecer como o Imaculado Coração de Maria nos protege, como é nosso exemplo de fé, como intercede por nós e como nós podemos venerá-lo.


Ozeias e o pequeno Lucas, num momento de pai para filho
Sentimento de união que vence barreiras 
O AMOR de um pai que acompanha a luta do filho que é autista 
O amor entre pai e filho vence toda e qualquer barreira, inclusive quando há limitações. A vida do estudante de História Ozeias Grisa, 33 anos mudou há oito anos, quando se tornou pai do pequeno Lucas. Mas a vida se transformou um ano depois, quando Ozeias descobriu que o menino era portador de autismo. “Por volta de um ano e oito meses ele começou a observar que a criança tinha comportamento que não era compatível a idade, como movimentos repetitivos sem fundamentos, como balançar a cabeça, assim como não gostar de estar em contato com outras crianças de sua idade”, relatou Grisa. Ele contou que uma das primeiras manifestações referentes ao autismo foi quando assistiu o filme ‘Código para o Inferno’, em que o protagonista tinha atitudes de um portador da síndrome. “A partir deste momento despertou a vontade de conhecer um pouco mais sobre o tema, pois alguns sintomas do personagem da película era similares ao do seu filho. Então resolvi pesquisar em sites especializados e aos poucos fui conhecendo mais a situação. Apesar de ter descoberto que meu filho é portador de autismo, o amor que existe é incondicional e irá nos unir para sempre”, comentou o estudante.
MEDICINA - Ozeias relatou que ao ter conhecimento sobre diagnóstico do menino passou, juntamente com esposa a frequentar muitos profissionais da área. “Alguns médicos e especialistas tiveram a ousadia de dizer que era uma criança que não tinha problema algum. Durante uma consulta com uma fonoaudióloga que nos ajudou a orientar na busca de neuropediatra e outros médicos que tratam sobre assunto. Iniciou uma corrida para amenizar os problemas com o autismo”. Ao ser diagnosticado com a síndrome iniciou-se uma mudança na rotina do casal. Teve um período em que minha esposa ficou por alguns anos se dedicando a ele. “Parei de trabalhar por um período somente para me dedicar 24 horas com o garoto, dando um suporte até porque já está crescendo e a ajuda neste período é importante”.
ROTINA QUE TEM AJUDADO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 
Morador de Sapucaia do Sul, Ozeias traz diariamente o pequeno Lucas para estudar na Apae de Esteio. “Estabeleci uma rotina diária para ele que é importante, principalmente para o seu desenvolvimento. Todo o sacrifício é valido e faço isso com amor, por saber que apesar das limitações tem tido progressos expressivos”. Grisa ressaltou que a base familiar foi importante neste período. “Pude viver minha infância e adolescência junto com meu pai, que me ajudou em minha educação e me mostrou o que é certo e errado na vida. Estou passando para meu filho. Um dos ensinamentos importantes é ‘fazer do dia de amanhã melhor com que foi ontem, independente do resultado’.


Equipamento é instalado para monitorar inundações no arroio José Joaquim
 A ferramenta irá ajudar no controle de enxurradas e erosões na região
Com o objetivo de monitorar o nível do Arroio José Joaquim e auxiliar na emissão de alertas em caso de inundações e erosões foi instalado recentemente um equipamento para fazer estes controles. A estação hidrológica foi instalada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na ponte do bairro Cohab Blocos. O equipamento possui um sensor e um pluviômetro de báscula, que monitoram o nível e a precipitação do arroio, além de uma webcam que realiza registros fotográficos em tempo real da situação do José Joaquim, principalmente no que diz respeito à enxurrada, erosão de margens e alagamentos. Essas informações são transmitidas ao Cemaden, via rede de telefonia celular, e permitem ao Centro desenvolver sistemas pilotos de alerta de cheias e enxurradas, e realizar previsões meteorológicas de curtíssimo e curto prazo. O coordenador da Defesa Civil de Sapucaia do Sul, Robson André da Silva Ferraz, disse que a estação hidrológica é mais uma ferramenta para o controle de enxurradas e alagamentos no município. A instalação do equipamento integra o projeto ‘Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Enxurradas, Inundações e Movimentos de Massa em Encostas para Prevenção de Desastres Naturais’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Enor Alves da Silva
Morre o ex-vereador 
Enor Alves da Silva 
ENTRE SUAS PRINCIPAIS ações no Legislativo foi pela defesa dos cidadãos
Amigos foram dar o último adeus e prestar solidariedade a família do ex-vereador de Esteio, Enor Alves da Silva, 75 anos, que faleceu na noite de 06 de agosto, vítima de complicações de câncer, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores da cidade que fica situada na área central do município. Militante do PSB, PTB e PDT, foi eleito vereador para as legislaturas de 1973 a 1976 e 1989 a 1992. Deixou o PSB em 27 de março de 1989 e integrou-se ao PTB. Em 01 de agosto de 1991, filiou-se ao PDT. Pautou seu mandato pela defesa do cidadão. Além disso, foi integrante das comissões permanentes de Cultura e Assistência Social;  Obras e Serviços Públicos, além de integrar a Comissão Especial que elaborou a Lei Orgânica do Município. Foi secretário da Comissão de Segurança Pública e relator da Comissão de Finanças e Orçamento. Nascido em 24 de março de 1941,  Enor deixa  três filhos, a esposa Sandra e dois netos. O sepultamento de Enor aconteceu no dia 07 de agosto, no Cemitério Dois de Novembro.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
IDOSOS NO BRASIL 
Disponho-me, hoje, a falar um pouco sobre a situação do idoso na sociedade em que vivemos. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, sancionada pelo Presidente da República em 1° de outubro de 2003, veio sacramentar dispositivos de segurança àquelas pessoas com mais de sessenta anos de idade que muitas vezes são desprezadas após uma vida inteira de produtividade. De forma generalizada, a Constituição Federal Brasileira de 1988, no artigo 1º, inciso III, apresenta o fundamento da dignidade da pessoa humana e, já no artigo 3º, estipula que um dos objetivos fundamentais da República é o de promover o bem de todos, sem preconceito ou discriminação em face da idade do cidadão. O texto constitucional determina, ainda, em seu artigo 229, que aos filhos maiores cabe o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade, assim como o artigo 230 estipula que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas. Disso conclui-se que, quando se trata do idoso, o direito à vida engloba não apenas longevidade, mas o envelhecimento com dignidade, respeito, proteção e inserção social. No que se refere ao direito à liberdade, deve ser ele propiciado ao idoso por meio de providências reais por parte do Estado e da sociedade, principalmente a independência familiar e social através de prestações previdenciárias e assistenciais eficazes. Já o direito à igualdade, deve resguardar aos idosos as mesmas condições das demais pessoas que vivem em sociedade, garantindo-lhes a cidadania e a possibilidade de analisar e compreender a realidade política e social, criticando-a e atuando sobre ela através do voto. Importante salientar que os crimes previstos no Estatuto do Idoso são de ação penal pública incondicionada, ou seja, independem de manifestação da vítima e a autoridade que tiver conhecimento do fato de pronto deve intervir. Por exemplo, quem discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou, de alguma forma, ao exercício da cidadania, por motivo de idade, está sujeito a pena de reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. Assim, leis para a proteção de nossos idosos existem. Resta-nos observá-las e fazê-las cumprir. Até a próxima.
Comandante do 34º BPM*



Quadrilha é presa 
com veículos roubados 
no Pasqualini 
COM OS SUSPEITOS, os policiais encontraram chaves e documentos de carros desaparecidos na região
Além da prisão dos envolvidos, os policiais recuperaram veículos roubados
Dois homens foram presos por policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul, na manhã do dia 07 de agosto, no bairro Pasqualini. Segundo informações do BPM, durante um patrulhamento de rotina pela região, os PM’s passaram em frente a um posto de combustíveis situado na Avenida Justino Camboim. Ao passar pelo local, um homem que estava calibrando um dos pneus de um veículo, ao perceber a viatura, abandonou o automóvel e saiu correndo. Após alguns metros do estabelecimento comercial ele foi capturado. Os brigadianos verificaram no sistema que se tratava de um indivíduo de 20 anos, com alguns antecedentes criminais. Além disso, os policiais descobriram que o carro encontrava-se em situação de roubo. Diante dos fatos e ao receber a voz de prisão, ele disse aos PM’s que além desse carro, ele havia roubado um outro automóvel e que estava escondido numa residência localizada na Rua General Daltro Filho, bairro Jardim.
MATERIAIS - Mediante a estas informações, outra guarnição se deslocou se até o endereço indicado pelo suspeito. Ao se aproximar do local, um homem estava saindo da residência e ao notar a presença da Brigada Militar saiu correndo, mas também foi capturado a alguns metros da casa. Os policiais militares foram até o imóvel com o suspeito e encontraram uma mulher, de 25 anos, que era sua companheira. Nas dependências da casa, os PM’s encontraram quatro rodas aro 20, um estepe e dois rádios frequência com a sintonia da Brigada Militar. Além disso, foi encontrada uma folha de talão de cheque, uma balança de precisão, cinco chaves de diversos veículos, bem como cinco certificado de registro e licenciamento de veículo. Durante a averiguação foi encontrado um carro, de cor prata e dentro dele havia um simulacro de revólver. O automóvel foi recolhido por suspeita de adulteração.

PM’s da região prestam 
homenagem a policial morto
Em Esteio, a manifestação  ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi
Nos dias 06 e 07 de agosto, policiais militares de Esteio e Sapucaia do Sul prestaram uma homenagem ao soldado Thales Ferreira Floriano, que foi morto na noite do dia 05, com um tiro próximo a cabeça, no município de Cidreira. Os PM’s esteienses lembraram do colega durante o período de trabalho, na forma de um ‘sineraço’, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. Em seguida, as viaturas percorreram algumas quadras da Avenida Presidente Vargas, chamando a atenção da comunidade sobre o ocorrido. Já em Sapucaia do Sul, no dia 07, também às 10h30, os policiais militares do 33º BPM fizeram uma homenagem ao PM que foi morto na cidade litorânea. Vários carros ficaram parados por alguns instantes, em sentido de respeito ao PM assassinado. Thales foi morto durante um confronto entre traficantes e policiais na Vila Chico Mendes, que resultou em sua morte. Ele levou um tiro na cabeça e chegou a ser socorrido ao Hospital de Cidreira, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A manifestação aconteceu em diversos municípios do Estado.


Dupla é detida por roubo de veículos
Policiais militares prenderam a dupla com objetos pessoais
Dois homens, com 31 e 34 anos foram presos por envolvimento em assalto. A prisão aconteceu no dia 07 de agosto, por volta das 15h30, quando uma guarnição foi alertada sobre o roubo de uma caminhonete, no município de Canoas. Após o comunicado, o veículo foi avistado transitando pela BR 116, onde iniciou uma perseguição policial pela via expressa. Ao chegar na cidade de Sapucaia do Sul, o condutor do carro foi abordado e em uma revista pessoal foi encontrado com um dos suspeitos um revólver calibre 38, mais seis munições intactas. O assalto foi registrado na DPPA.


Indivíduo é capturado após assaltar pedestre 
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um suspeito de 21 anos, por ter assaltado um pedestre, na área central do município. O fato aconteceu no dia 06 de agosto, por volta das 23 horas. Segundo informações do Batalhão, uma equipe que estava fazendo um patrulhamento pela região foi comunicada via rádio sobre a ocorrência de assalto a uma pessoa no Centro. Após percorrer algumas vias da região, os brigadianos localizaram o indivíduo, mediante as características passadas pela vítima. Com ele, os PM’s encontraram o aparelho celular roubado. Após sua prisão, ele foi conduzido ao Hospital São Camilo para a realização de exames e em seguida para a DPPA, em Canoas, onde foi registrado o fato por prisão em flagrante.


Estudante agredido permanece internado 
O adolescente que foi ferido por golpes de uma barra de ferro e pontapés, nas proximidades de uma escola no bairro Olímpica encontra-se hospitalizado no Pronto Socorro, em Canoas. O incidente aconteceu no dia 03 de agosto, quando o pai de um aluno foi tirar a satisfação do jovem por ter tido uma atitude que lhe desagradasse. Diante da situação, o suspeito ficou bravo e começou a agredi-lo. Além do setor competente da Polícia Civil do município estar cuidando do caso, o Conselho Tutelar e o Judiciário. No dia 05 de agosto estava sendo aguardado o depoimento do suspeito, mas somente o advogado que compareceu. Os esclarecimentos por parte do agressor, assim como das testemunhas são fundamentais para ser tomadas as devidas providências.


Jovens são encontrados com drogas 
no bairro Santa Catarina
Com um dos suspeitos foi encontrado um tijolo de maconha
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul abordaram dois jovens, com 18 e 19 anos, enquanto faziam patrulhamento na Rua General Osório, no bairro Santa Catarina. Durante a revista, além deles já possuírem antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo à pedestre, com um deles foi localizado um tijolo de maconha pesando 410 gramas. A prisão aconteceu no dia 05 de agosto, por volta das 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário