quinta-feira, 16 de junho de 2016

EDIÇÃO 2024

Boxeadores conquistam medalhas
Ganhadores da competição realizada em Canoas
Atletas do boxe que fazem parte do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) disputaram no dia 05 de junho, de um campeonato que já conta pontos classificatórios para o brasileiro. O torneio ocorreu no Clube Bolão Gaúcho, no município de Canoas. Na categoria infantil, Juliano Shimts, 64 quilos, ficou em primeiro lugar e Yuri Conceição, na mesma pesagem ficou com a prata. Já no juvenil, Wesley Marques obteve a primeira colocação no pódio e Vinícius Bonoto ficou com a prata. Ambos pesam 69 quilos. Jonhatam Conceição também ficou com a prata, mas pesando 81 quilos. Entre o grupo na categoria Elite, Thayno Ferreira conquistou mais uma medalha de ouro, com75 quilos e Diego Andrade, com 60, ficou com a prata. O atleta Sidnei Gonçalves, de Santa Maria foi representando, na oportunidade, o técnico esteiense Abílio Mendes. Ele também foi ouro, na categoria elite, com 91 quilos. Abílio comentou que o grupo é capacitado e tem condições de alguns competidores a se classificarem para o campeonato brasileiro que será realizado no Bahia. “Respeitamos nossos adversários, conseguimos montar um grupo vencedor e iremos com tudo para a grande final estadual”, destacou Mendes.


Rotary Esteio entrega cadeira de rodas
Integrantes do clube de serviço e o grupo beneficiado
Integrantes do Rotary Club de Esteio realizaram a entrega de uma cadeira de rodas para a Apae de Esteio. A solenidade aconteceu no dia 19 de maio, nas dependências da instituição. Segundo a presidente do clube de serviço esteiense, Jaqueline Benites Madeira, a doação se tornou possível através de um projeto aprovado pelo subsídio distrital deste ano e uma parceria com a Loja Maçônica Hipólito José da Costa de Porto Alegre. As cadeiras especiais que atenderão as crianças da instituição que não tem como trazer para a escola suas próprias cadeiras.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Sabedoria da vovó 
Meus amados, estamos numa estação do ano aqui no sul, muito friaaa; e o frio tem suas peculiaridades, no entanto, alguns inconvenientes... A gripe é uma delas, energeticamente corresponde à queda energética e debilidade, quando, estamos muito envolvidos em demasiadas atividades, ficamos sim, expostos a diferentes lugares e situações, fora isso, estamos sim em muitos ambientes fechados e de pouca ventilação, ocorrendo sim uma propagação da tão famosa gripe.. As dicas principais são básicas e por incrível que pareça cai no esquecimento, lavar mãos, ventilar lugares fechados...
Um bom chá de limão com mel, pílula de alho (senão quiser mastigar um dente de alho,hehe), a boa e maravilhosa canja de galinha, o escalda pés que vovó fazia, são boas opções para enfrentar o frio e a gripe, claro que acompanhamento médico, bom senso alimentação equilibrada ajuda-nos muito. O auto reiki, cromoterapia, no caso luz azul, verde é recomendada, e claro, que temos que ter em nossa consciência que cristalizamos em nosso corpo físico tudo aquilo que não trabalhamos emocionalmente em nossa vidas... Tendo gripe ou não é uma delícia a canja de galinha, um chá bem quentinho e a convicção que temos uma grande oportunidade de viver cada momento de nossa vida conforme conduzimos nosso coração...


Mudanças no Plano Diretor é 
questionado por morador 
UM DOS PONTOS apresentados é a questão do Loteamento Industrial 
e as construções irregulares
Bairro São Sebastião é um dos mais prejudicados nas últimas enxurradas na cidade
O arquiteto e urbanista Jorge Moacir Oliveira utilizou a Tribuna Democrática durante a sessão ordinária no Legislativo Municipal, na noite do dia 31 de maio. A pauta apresentada no Plenário da Câmara era sobre o Plano Diretor Urbano, e as planícies e inundação em Esteio. Ele comentou que esta questão precisa ser apresentada para toda a comunidade esteiense. Um dos pontos que Jorge falou foi sobre a instalação do Loteamento Industrial, na zona oeste da cidade. Além disso, outro agravante com este empreendimento é o tamanho dos lotes que é menor do que é estabelecido por lei. “A partir da alteração do Plano Diretor que já vem ocorrendo há quase um ano, a participação dos representantes do Conselho de Desenvolvimento Urbano também é importante, tal como é previsto por lei”, disse Oliveira. Jorge frisou que apesar da dedicação dos conselheiros no que tange a revisão do atual Plano Diretor, infelizmente não estão conseguindo evitar que a planície de inundação, conhecida como a várzea do Rio dos Sinos, continue atuando como bacia de contenção. “Se esta região já tivesse sido devastada, como a pretensão da atual administração que é lotear a área para a construção de condomínios residenciais e áreas comerciais seria um caos. Se sair do papel e não for feito um trabalho na região para coibir o avanço do rio, as próximas enchentes na cidade tendem a serem pior, se comparada, com a ocorrida em julho de 2015”, explicou o arquiteto.
DOENÇAS – Jorge Oliveira explicou que em função dos acontecimentos ligados a enchentes, em especial nas regiões mais atingidas, diversas pessoas vieram a falecer por AVC, ataques cardíacos e até depressão. “Muitas famílias no momento em que começa a chover, não importando a quantidade já entra em pânico. Não queremos viver assim. Torço muito para que o Governo Municipal busque priorizar mais a qualidade de vida dos cidadãos e menos os interesses das empresas privadas”. Por ser arquiteto e urbanista, Jorge Oliveira afirma que construir sob um solo que é uma grande bacia natural de contenção não é progresso e sim mais problemas para os próximos gestores e também para a comunidade.
ENTIDADES FSICALIZAM AÇÕES SOBRE O LOTEAMENTO
O arquiteto e urbanista Jorge de Oliveira ressaltou que a questão dos alagamentos e o projeto de infraestrutura do Loteamento Industrial foi tema apresentado recentemente pelo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Esteio, Higidio Dassi. Em um dos pontos citados, Higidio havia falado sobre o tamanho dos espaços, que é menor, do que a lei autoriza e a não consulta pelos integrantes do Conselho do Plano Diretor.


‘Muro da vergonha’ vem sendo 
construído no São Sebastião 
Jorge Oliveira ressaltou ainda que uma área localizada na Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião, de acordo com o Plano Diretor seria de interesse ambiental. Mas, ao invés de ser utilizado para esta finalidade foi construído um condomínio residencial, com famílias oriundas da beira do arroio Sapucaia. E nas proximidades foi erguido uma obra de grandes proporções feitas por uma empresa que irá se instalar na região. A obra vem sendo conhecida pelos moradores da região como ‘muro da vergonha’.





Áreas de várzea 
são aterradas 
Jorge Oliveira falou também que a construção da BR 448 – Rodovia do Parque também ajudou a piorar a situação com alagamentos na cidade. Um dos motivos foi o aterramento de áreas de várzea que servem para absorver a água. Por estarmos em uma região próximo ao nível do Rio dos Sinos, qualquer aumento de volume da água já pode acarretar problemas, principalmente nas
regiões ribeirinha.




Legislativo aprova contratação de
profissionais para a Saúde 
Foi aprovado durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Esteio, o Projeto de Lei (PL) que autoriza a contratação de profissionais por tempo determinado para a secretaria de Saúde. São eles, um para preparador físico e outro para médico psiquiatra infantil. Segundo o documento, a contratação é em virtude da necessidade temporária decorrente da ausência de servidores aprovados em concurso público em cargos em questão a serem nomeados. Cabe salientar que o único candidato que a vaga de preparador físico, aprovado no último certame foi nomeado em 15 de março de 2016, mas pediu exoneração em 24 de maio de 2016. A contratação deste profissional é importante, pois irá atuar junto às comunidades que possuem a Academia de Saúde. Já o profissional na área da saúde, houve tão somente um inscrito que não compareceu para realizar a prova. Portanto, sequer existiu candidato para o cargo em questão. O médico especialista é indispensável para o Centro de Atenção Psicossocial Infanto–Juvenil que tem por objetivo principal desenvolver um trabalho de acolhimento e atendimento das pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. Os níveis salariais, a carga horária e as atribuições das funções estão estabelecidas na Legislação Municipal. O contrato é válido por um ano podendo ser prorrogado por igual período.


Ministro do TCU realiza palestra 
O ENCONTRO aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Esteio
Augusto Nardes  falou sobre a atual situação em que se encontra o país
Mais de 150 pessoas acompanharam no dia 03 de junho, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal, a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. A pauta do encontro foi “Governança Pública: o desafio do Brasil”. O evento foi aberto pelo presidente do Parlamento, Marcelo Pereira, que fez um breve relato sobre o palestrante e reafirmou o compromisso de sua gestão em trazer grandes debates para o município. Na oportunidade, Nardes abordou temas como Governança de Tecnologia da Informação; Governança das Unidade de Conservação da Amazônia Brasileira; o Déficit da Previdência Social, governança de pessoal, educação e governança da Segurança Pública entre outros temas.  Sobre a educação,  o ministro  fez retrato do ensino médio no país e conforme ele, preocupantes. “No Sudeste, a região mais rica do país, apenas 52% dos jovens se formam. É essencial cobrar melhores resultados e uma aplicação mais racional dos recursos”.
DINHEIRO - Nardes falou que tem alertado aos governantes do país sobre o fracasso da Previdência Social se não houver avanço.  “Atualmente, o PIB brasileiro é calculado em R$ 4,8 trilhões e a Previdência Social consome cerca de R$ 620 bilhões por ano”, informou. Ele enfatizou que, dados do  TCU, apontam que o Brasil está passando de uma população predominantemente jovem para um país com mais idosos e menos jovens. “Cabe ao TCU alertar que o país precisa crescer e enriquecer. Mas as decisões são dos governos instituídos”.  No que tange a questão de orçamentos dos estados e do país, Augusto Nardes enfatiza que não podem ser fictícios. “O planejamento precisa estar junto ao centro do governo”. Para o ministro, o TCU tem feito investimentos em tecnologia e na qualificação de pessoal para melhorar o monitoramento da coleta e do processamento de informações. “Sem uma governança forte, a Administração Pública não consegue entregar ao cidadão serviços de qualidade. Uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país”. Além de alguns parlamentares, também prestigiaram o encontro, professores, estudantes da rede estadual, Acise, OAB/Esteio, Executivo, entre outros.


OAB promove atividades para os profissionais
Homenageados e representantes da entidade, durante o ato
O auditório da Subseção da OAB Esteio foi palco no dia 07 de julho, da solenidade de descerramento da placa do ex-presidente da entidade, Cristiano Coêlho Bornéo. Após o ato solene de descerramento da placa, representando o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer juntamente com o presidente da Subseção do município, Higídio Dassi, entregaram o diploma de jubilado aos advogados Enio Warlet Fagundes e Helena Lazaretti. A outorga da distinção é um título de honraria para a classe que é entregue a profissionais que tem mais de trinta anos de atividade. Também foi homenageada a advogada Mirian Salette de Vargas, através da entrega de uma moção de reconhecimento por serviços prestados à OAB esteiense, no qual desempenhou as funções de diretora-tesoureira na gestão 2013-2015. A entrega da moção com as flores foi feita pelas mãos da presidente da Subseção de São Leopoldo, Rita Pavoni. Em seguida, foi feita a entrega da portaria de delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul a Willian Prass, como representante da Subseção local. Em sua fala, Luiz Pellizzer ressaltou a importância do reconhecimento da Ordem aos advogados da instituição que dedicam de forma voluntária por questões relevantes a entidade. “Trabalhamos por atuar em defesa da cidadania e da sociedade”, disse Pellizer. Ele parabenizou os advogados homenageados e destacou a coragem e dedicação dos presidentes de subseções que trabalham em prol da advocacia. O presidente da entidade esteiense, Higidio Dassi falou da importância dos advogados participarem da OAB ajudando a construir sua história de defesa do Estado de Direito e guardiã da Constituição. Participaram representantes de Subseções de Sapucaia do Sul, Canoas, além da sede anfitriã do evento. A cerimônia foi conduzida pelo chefe de gabinete da Subseção, Carlos Brito. Após os atos solenes, Cristiano Bornéo, realizou uma palestra sobre “Os Reflexos do Novo CPC no Direito Tributário”.


SUZANA JABONSKI* 
Portadores de câncer e outras doenças graves possuem direito à isenção de Imposto de renda 
Imposto de Renda é um tributo que incide sobre rendimentos provenientes de trabalho, aposentadoria, pensão, reforma e outras atividades econômicas, salvo exceções previstas em lei.   Os pacientes portadores de câncer ou de outras doenças consideradas graves possuem direito à isenção do Imposto de Renda sobre valores recebidos a título de aposentadoria, pensão ou reforma inclusive as complementações recebidas de entidade privada e pensões alimentícias, mesmo que a doença tenha sido adquirida após a concessão da aposentadoria, pensão ou reforma.   No caso da neoplasia maligna (câncer) acarreta pesados encargos aos seus portadores, tais como tratamentos cirúrgicos, exames dos mais simples aos mais sofisticados, medicamentos de uso contínuo, quimioterapia, radioterapia, além de acompanhamento médico, psicológico e fisioterapêutico, constantes e dispendiosos, passam a ser rotina para o paciente de câncer. Tributar todos seus proventos seria impor um encargo muito pesado aos rendimentos de quem já e obrigado a arcar com tantas despensas extras e imprevistas, que implicam na diminuição de sua capacidade contributiva.   As decisões favoráveis ao longo do tempo demonstram um avanço favorável e consolador a essas pessoas que já sofrem muito ao serem diagnosticadas com doenças graves e que muitas vezes passam a ter gastos excessivos decorrente do tratamento, ora com remédios, ora buscando uma adaptação em face ao mal que fora acometido.   Recentemente saiu uma decisão favorável, isentando uma portadora de neoplasia maligna, julgamento este que ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Agravo de Instrumento nº. 195669-43.2015.8.09.0000 (201591956692). Foi julgado e mantido liminar que isenta uma mulher portadora de câncer de pagar imposto de renda, o juiz substituto em 2º grau, Marcus da Costa Ferreira manteve a suspensão dos descontos de imposto de renda e da contribuição previdenciária. Neste caso, o magistrado relatou que o laudo pericial foi feito na paciente durante o período de tratamento por neoplasia maligna, comprovando que a mesma mantém um tratamento regular a fim de evitar a reincidência da doença.    Portanto, como visto em decisão recente, os portadores de câncer e outras doenças graves possuem direito a essa isenção de imposto de renda, que deve ser buscado primeiramente administrativamente e em caso de negativa, deve-se entrar com uma ação judicial para assegurar esse direito.   Atenciosamente.
Advogada* OAB/RS 50.687 
Av. Pedro Adams Filho 5114, sala 703, centro Novo Hamburgo-RS CEP: 93410-172 Fone/fax: (51) 3525-0767 http://www.jabonski.com.br



JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM*
Dia-a-dia na cidade 
VIOLÊNCIA CONTRA 
AS MULHERES 
Há alguns dias do acontecimento brutal que envolveu uma adolescente no Rio de Janeiro, comovendo todo o País e sendo explorado pela imprensa internacional no sentido de confirmar o status do Brasil como violento e de terceiro mundo, pensei em escrever um pouco sobre o que é feito pela sociedade e polícia militar no sentido de proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade. A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este tipo de violência, apesar de sistêmica, tem sido combatida com a defesa do direito das mulheres. No Brasil, a legislação mais marcante a respeito do tema é a Lei nº 11.340/2006, a chamada Lei Maria da Penha, que em 2016 completa 10 anos de vigência e leva o nome da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos. A Lei Maria da Penha é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres e garante o mesmo atendimento para mulheres que estejam em relacionamento com outras mulheres. Além disso, recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo garantiu a aplicação da lei para transexuais que se identificam como mulheres em sua identidade de gênero. Depois que a mulher apresenta queixa na delegacia de polícia ou à Justiça, o magistrado tem o prazo de até 48 horas para analisar a concessão de proteção e a urgência desta análise corresponde à urgência dos problemas denunciados. Após a concessão das chamadas “medidas protetivas” por parte do Judiciário em benefício da vítima, a Brigada Militar participa do processo através da sua Patrulha Maria da Penha, formada por policiais capacitados para isto e com o objetivo de garantir a segurança das mulheres já tão maltratadas física e psicologicamente por quem deveria amá-las e respeitá-las. Em Esteio, a BM recebe aproximadamente oito requisições para acompanhamento de casos por mês.
Até a próxima.


Lions Centro empossa diretoria 
A SOLENIDADE ocorreu na CEPE com a presença de mais de 100 pessoas
Wilson Besutti passou o cargo para Jaime Mattos Júnior
Cerca de 120 pessoas prestigiaram a assembleia festiva de posse da nova diretoria do Lions Club Esteio Centro para o ano leonístico 2016/2017. O evento foi realizado no salão de festas da CEPE, em Canoas e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade como integrantes de outros clubes de serviço da cidade e de municípios como Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Sobradinho e Novo Hamburgo. Durante a solenidade foi exibido um vídeo com as ações desenvolvidas pelo clube na cidade. O presidente Wilson Besutti, que atuou no período 2015/2016, disse que através da união, bom senso e humildade do grupo foi possível fazer ações expressivas para a comunidade carente do município. “Entre as metas estabelecidas estavam o término do quiosque nas dependências do Parque Assis Brasil, ajudar os mais necessitados e aumentar o número de associados. Aos poucos conseguimos atingir os objetivos”, comentou Bessuti. Ele informou que foram destinados para as ações cerca de R$ 129 mil, entre aquisição de móveis, cestas básicas, consultas oftalmológicas e óculos, totalizando 4.297 pessoas. “Os clubes co–irmãos e os voluntários também foram importantes na trajetória desta gestão, pois em julho de 2015, Esteio foi atingida pela maior enchente já registrada em 60 anos de emancipação, que resultou em milhares de pessoas desabrigadas e que perdeu tudo”.
CAMINHADA - Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Jaime Mattos da Silva Júnior falou que é a realização de um sonho em poder estar em um clube de serviço de tamanha representatividade junto ao Distrito LD-2 e junto ao Lions Internacional. Um dos principais motivos é que ao longo dos anos, cinco associados já ocuparam o cargo de governador distrital. “É uma grande responsabilidade em poder estar presidindo este clube e dar continuidade as ações que já vinham sendo realizadas. Outro momento mais que especial é dar a largada para os 100 anos de criação do Lions Internacional em 2017, que atualmente possui 1, 4 milhão de associados em todo mundo”. O encerramento do encontro foi marcado pela homenagem dos 54 anos de existência do clube de serviço na cidade, completados no dia 04 de junho.


A urna colocada dentro da instituição
Escola promove ação contra 
o bullying 
O Colégio Adventista de Esteio promoveu entre os dias 06 a 10 de junho, a Semana do Bullying, que tinha como tema principal ‘Diga não ao Bullying’, que faz parte do projeto da instituição. O diretor adjunto e tesoureiro John Lennon explicou que durante este período foi colocado uma caixa, onde os estudantes vítimas de bullying tinham a oportunidade de se expressar, através de um relato. A partir disso, um grupo de profissionais da instituição analisou o problema e buscar uma solução. “É uma ação que acaba envolvendo não somente os alunos, mas pais”, disse. Ele ressaltou que a atividade não ficará restrita somente durante uma semana, mas por um período no ano. “A ideia é minimizar a situação que se não for tratado pode resultar em traumas difícil de ser resolvido”. John ressaltou que os principais problemas encontrados na urna, diante dos primeiros questionamentos depositados na urna são relacionadas aos apelidos que eles julgam ser brincadeiras. A psicóloga Barbara Andressa Botta informou que as agressões verbais por meio de insultos e até humilhações em público são extremamente danosas às crianças e aos adolescentes. “Quando as agressões não são enfrentadas alguns sintomas podem ser desencadeados como dificuldades de concentração, bem como constantes pesadelos, auto imagem negativa, timidez e até isolamento”, falou Barbara. Além da psicóloga, também faz parte da equipe, a orientadora educacional, Luciane Sanelave.


Corredores participam de competição em POA
Atletas representantes Acores participaram da 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre em cinco modalidades: 3 km, 5km, 10 km, 21km e 42 km. A atividade foi realizada no dia 12 de junho e percorreu diversas ruas da Capital gaúcha. A largada foi por volta das 7 horas da manhã. De acordo com o presidente da Associação, Paulo Santos, a participação dos competidores da entidade foi satisfatória, onde a maioria dos atletas conquistou boas marcas e recordes pessoais. Um dos destaques foi Valter Coronel Bueno, 69 anos, participante da equipe LEFC/Acores, onde conquistou a terceira posição em sua categoria na corrida de 10 km. Durante o percurso, Valter prestou uma homenagem a esposa falecida recentemente. A maratonista Elisabete Pascoal que conquistou a 1ª colocação em sua categoria percorrendo os 42 km. Márcio Soares completou a prova em três horas e 58 minutos na sua 1ª maratona. Ainda na modalidade 10 km, Eli Fávero e Silvia Weber mostraram seu potencial. Já Richard Pacheco, ficou em segundo, na categoria geral da prova 42 km.


Dia do Descarte Consciente 
A ATIVIDADE visa conscientizar a população a descartar adequadamente o lixo
Longuinho Muzykant, presidente da ACISE, Marcelo Pereira, presidente da Câmara de Vereadores,
Celso Antônio Dalmás, presidente da CDL e Rita de Cássia, presidente da COOTRE
TV Pampa deu cobertura ao evento
Desde 2013, a ACISE e a CDL estão empenhadas em promover o Dia do Descarte Consciente em Esteio, conscientizando a comunidade para o descarte adequada do lixo e de todo material já sem utilização. O grande objetivo é evitar que todo este material seja descartado em locais não apropriados ocasionando danos ao meio ambiente e colaborando para os alagamentos em dias de chuva intensa, quando os resíduos são levados pela correnteza até os bueiros e bocas de lobo, obstruindo-os. Este ano, como no anterior, a prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e da Coordenadoria da Coleta Seletiva, foi parceira no evento disponibilizando caminhões para encaminhamento de todo material recolhido - eletroeletrônicos, óleo de cozinha e lâmpadas - até a Cooperativa dos Trabalhadores  Recicladores de Esteio - COOTRE, onde o material é separado e comercializado gerando renda às trinta famílias que lá tiram o seu sustento. Como em anos anteriores a ACISE e a CDL, através de seus presidentes Longuinho Muzykant e Celso Antônio Dalmás, respectivamente, providenciaram na confecção de 10 mil folhetos para divulgação nas escolas, através da secretaria de Educação e de porta em porta, trabalho realizado pelos escoteiros de Esteio. Segundo a presidente da COOTRE, Rita de Cássia, o Dia do Descarte Consciente é muito importante para os cooperados, pois auxilia a manter a retirada de aproximadamente R$ 1.200,00/mês para cada família. Uma das próximas metas das entidades - ACISE e CDL - é sensibilizar os lojistas para que entreguem seus materiais - caixas, papelão - à coleta seletiva de Esteio, proporcionando à COOTRE aumentar a renda destinada às famílias. A próxima edição do Dia do Descarte Consciente deverá acontecer no mês de novembro.


Limpeza em tubulação no Novo Esteio
Os funcionários estão retirando entulhos para o melhor escoamento da água
Uma limpeza diferente está acontecendo na Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio. Diferente do tradicional corte de grama e da varrição realizada pelas equipes de limpeza urbana, o foco agora está debaixo do solo. Operários contratados pela secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos entraram pelos canos para realizar a limpeza manual da rede que passa por baixo da avenida. Os responsáveis pela limpeza vão pela tubulação com trajes apropriados ao serviço, além de máscara de oxigênio e lanterna. Lá dentro, eles removem as raízes de árvores e todo o lixo acumulado que poderia causar o entupimento. O trabalho já foi realizado em cerca de 30 metros dentro dos tubos, e deve ser feito em toda a extensão da avenida. Após o término da limpeza, o caminhão hidrojato deve voltar para concluir o serviço. Um dos principais objetivos da ação é retirar a sujeira que estava obstruindo a passagem da água em dias de chuva em direção ao rio. Há muitos anos, a tubulação da avenida não passava por uma limpeza. A localidade foi uma das atingidas pela enchente em julho de 2015, que devastou grande parte da cidade.


Morre o ex-secretário geral da Câmara de Esteio 
Luiz da Silva Nunes foi funcionário da Câmara de Vereadores, ocupante do cargo de escriturário - datilógrafo, desde 1962. Em 1984 passou a ocupar o cargo de Secretário Geral do Legislativo. Nascido em Tapes, em 11 de dezembro de 1938,  ‘Dudu’ como era conhecido, era casado com Beatriz da Silva Nunes, e pai de Luiz André da Silva Nunes  e Alexandre da Silva Nunes. Aposentou-se em 01 de julho de 1989.


Banda Debray ganha destaque no rock gaúcho 
GRUPO formado em sua maioria por moradores de Sapucaia do Sul retomou 
a carreira e traz inovação na música
A banda fazendo um trabalho diferenciado e buscando seu espaço no cenário musical
A banda Debray, em breve irá realizar um sonho que já vem sendo acalentado desde o surgimento em 2001. Trata-se da gravação do primeiro CD. Segundo o vocalista, Eduardo Miranda, as principais influências do grupo vem de várias vertentes como do rock gaúcho, através de bandas importantes como TNT, Cascaveletes e passando por conjuntos nacionais chegando a Led Zeppellin. “Por ser uma banda que iniciou por jovens apaixonados pela música e na garagem de casa, um dos primeiros locais em que a Debray se apresentou foi no antigo espaço BR 3, em São Leopoldo”, explicou Miranda. Após um período de quatro anos sem tocar, onde cada um dos integrantes fez trabalhos paralelos ou outras atividades, em agosto de 2015, a banda resolveu voltar e dar mais impulso na carreira. “Foi um momento especial para cada um, pois além do reencontro já subimos ao palco, inclusive com uma programação de shows em várias cidades”, comentou o vocalista.
GRAVAÇÃO – Uma das principais iniciativas após o recomeço da banda foi a ideia de gravar um CD. Mas diante das dificuldades em fazer este trabalho, o grupo optou por seguir caminhos, que ainda é uma novidade no país, mas na Europa já é algo há alguns anos vem sendo feito e os músicos estão obtendo retorno e conhecimento. Eduardo Miranda falou que trata-se do projeto Financiamento Coletivo, onde a banda ou o artista vai arrecadando dinheiro através da venda antecipada do CD e de outros atrativos, como ingressos, camisetas, adesivo, entre outros. “Estamos na expectativa que iremos atingir nossas metas e ampliar a divulgação de nosso trabalho”. Para o baterista e gaita, Rodrigo Campos, que está com o grupo desde o início e já passados mais de uma década de trabalho dedicado à música, este retorno, tem um gosto especial. “É o amadurecimento de todos os integrantes, tanto quanto pessoa, quanto profissional”. Além de Eduardo, Miranda, nos vocais; Rodrigo Campos, a Debray é formada por Ismaiel Prado, baixista e Maurício Alexandre, na guitarra. A maioria dos integrantes residem na Cohab/Blocos, em Sapucaia do Sul. Somente um dos integrantes reside em São Leopoldo.
FORTALECIMENTO DO CENÁRIO MUSICAL 
De acordo com Eduardo Miranda, os músicos tinham na cabeça apenas se apresentar para o público e tocar. Mas no retorno, esta visão mudou. “Agora temos um outro olhar, focado no lado empresarial e do fortalecimento do cenário musical em Sapucaia do Sul e região”. Ele ressaltou na cidade entre os locais que estão dando espaço para músicos é o Holiday e o Storn Bringer. Além disso, a utilização da internet nos dias atuais é importante para os artistas, com a divulgação do trabalho pelas redes sociais, bem como outros canais de vídeo, através do web clip e os veículos de comunicação. O site da banda está em fase de conclusão e em breve estará em funcionamento.
FINANCIAMENTO COLETIVO 
Os interessados em participar ajudam a financiar o trabalho e ganham alguns benefícios. Quem quiser auxiliar pode acessar o site kicante.com.br/campanhas/CD-bandaDebray. O valor estipulado para financiar o projeto dos músicos sapucaienses é a partir de R$ 15,00. R$ 15,00 – CD e adesivo R$ 25,00 – CD, adesivo e um convite para assistir o primeiro show da banda com o CD R$ 50,00 – CD, adesivo, convite para show e uma camiseta R$ 100,00 – CD, adesivo, convite para o show, duas camisetas e assistir um ensaio da banda



Trio assalta e agride vítima 
SUSPEITOS cometeram o ato e fugiram do local, 
mas foram capturados
Três suspeitos, inclusive um menor de idade foram detidos por policiais militares, por estarem envolvidos no assalto a um pedestre que resultou em lesões na vítima. A prisão ocorreu no dia 04 de junho, por volta das 20h30, na área central do município. Conforme informações dos PM’s que atenderam a ocorrência, após o trio ter assaltado uma mulher para levar os pertences pessoais, a vítima acabou reagindo e sendo agredida. Durante a briga, um dos suspeitos chegou a sacar um revólver e disparar contra a mulher, mas a arma falhou. Após cometer o ato, o trio fugiu em um veículo Corsa. ARMA - Diante da situação, a Brigada Militar recebeu a denúncia e acionou uma das viaturas que fez buscas pela região. Após percorrer alguns quilômetros pela cidade, a guarnição avistou o carro e fez com que o condutor parasse para realizar uma abordagem. Foram identificados dois homens, com 28 e 20 anos e um menor de 17 anos. Ao revistar o automóvel, os brigadianos localizaram diversas correntes, relógios e a bolsa da vítima. Durante uma averiguação na roupa dos indivíduos, foi encontrado com um deles, um revólver calibre 32 com uma munição’batida’, um canivete e duas toucas ninja. O trio foi encaminhado ao Hospital São Camilo e em seguida a DPPA. Para o menor, foi acionado os órgãos competentes e os responsáveis.


Rapaz é preso com drogas e dinheiro 
no bairro Primavera
Agentes do POE recuperaram o dinheiro
Um jovem de 21 anos foi preso, por policiais militares do 34º BPM, no bairro Primavera, por estar envolvido com o tráfico de entorpecentes. O fato aconteceu no dia 03 de junho, por volta das 4 horas da manhã. Segundo informações da Brigada Militar, uma guarnição estava realizando um patrulhamento na região, quando abordou uma pessoa que caminhava em atitude suspeita em uma das ruas do bairro. Durante a revista foi encontrado 35 pedras de crack, 12 prensados de maconha e um pino de cocaína. Além disso, o indivíduo ainda possuía R$ 154,00, em dinheiro. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a DPPA, em Canoas.


Homem é detido com carros roubados 
e rádio comunicador
Além dos carros, os PM’s encontraram um rádio frequência da Brigada Militar
Um homem de 33 anos foi preso na noite do dia 02 de junho, no bairro Novo Esteio. A ação aconteceu por volta da meia noite e meia, em seu estabelecimento comercial, situado na Avenida Celina Chaves Kroeff. O fato ocorreu após uma guarnição ser deslocar para o local indicado, onde estaria um veículo roubado. Durante uma ronda, a guarnição visualizou um veículo nas dependências do pátio de um estabelecimento comercial. Após fazer verificar os números das placas, através do sistema, foi detectado que ambos se encontravam em situação de roubo. Ao entrar no local, os PM’s acharam dentro de um armário, um revólver calibre 38 municiado com seis cartuchos intactos e um rádio comunicador (HT) na frequência da Brigada Militar. O suspeito foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), situada em Canoas.


Jovem é detido pela Brigada Militar 
com maconha 
Um rapaz de 21 anos foi preso por envolvimento com o tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma e munições, no bairro Primavera. O fato aconteceu no dia 09 de junho, por volta das 3 horas da manhã, em uma das ruas da localidade. A detenção ocorreu quando uma guarnição fazia um patrulhamento pelo bairro e através de uma denúncia os policiais foram até um local conhecido como um ponto de tráfico. Ao se aproximar, foi avistado um indivíduo em atitude suspeita carregando uma mochila e quando verificou a chegada do carro da Brigada Militar fugiu em direção a uma residência, mas foi capturado antes de ingressar no pátio. Durante a revista foi encontrado em sua cintura uma pistola calibre 38 e 29 munições. Na mochila foram achadas diversas drogas e dinheiro. Já no interior da residência, os brigadianos encontraram uma espingarda CBC calibre 12 e doze munições. Após a prisão, o indivíduo foi levado ao Hospital São Camilo e em seguida a DPPA.
MATERIAL APREENDIDO 
 - 42 prensados maconha; - 54 pedras de crack; - R$ 1253,00; - Dois rolos de papel alumínio; - Uma máquina fotográfica


Homem é detido por agredir mulher em Sapucaia 
Um homem de 55 anos, foi preso por agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul. O indivíduo vem sendo investigado por estar envolvido no crime de violência doméstica, contra uma mulher que reside no bairro Vargas. Após o depoimento na DP da cidade, o homem foi levado ao sistema prisional.




Foragida é capturada 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de uma mulher de 25 anos, que se encontrava foragida do sistema prisional. O fato aconteceu no dia 28 de maio, por volta das 13h30, na área central de Esteio. A BM levou a mulher até a DPPA, em Canoas.








Transporte coletivo é assaltado por adolescente
O adolescente havia roubado quatros aparelhos de telefone celular
Um menor de 16 anos foi apreendido por estar envolvido num assalto a transporte coletivo na cidade. A detenção aconteceu no dia 06 de junho, por volta das 8 horas, por policiais do 34º BPM de Esteio, na área central do município. O fato ocorreu após o individuo ter assaltado um ônibus que fazia a linha interna da cidade e que se encontrava no Centro. Logo após ter cometido o delito uma guarnição localizou o menor em atitude suspeita, onde realizou a abordagem. Com ele foi encontrado os pertences de uma das vítimas que estava no transporte coletivo. O individuo foi apreendido e levado a DPPA, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário