quinta-feira, 14 de abril de 2016

EDIÇÃO 2017

Força-tarefa fecha desmanche em Sapucaia
A proposta é coibir a receptação de peças roubadas na região
Após realizar seis operações com periodicidade semanal, a força-tarefa de fiscalização dos desmanches intensifica suas ações. No dia 07 de abril, foi realizada operação em Sapucaia do Sul. Nesta operação, um grande estabelecimento localizado na Avenida Américo Vespúcio foi fechado. O Detran/RS apreendeu toneladas de sucata automotiva, que foram encaminhadas à reciclagem. Um dos principais objetivos da ação é combater a receptação de peças roubadas, que alimentam o furto/roubo de veículos e crimes mais graves, como o latrocínio. A fiscalização dos desmanches baseia-se na Lei Federal dos Desmanches, que entrou em vigor em 20 de agosto de 2015. Desde essa data, somente podem atuar na desmontagem de veículos e comércio de peças usadas empresas que tenham registro no Detran/RS.  O Rio Grande do Sul possui 212 empresas regularizadas.


Inscrições abertas para Rústica do Trabalhador
Corredores da cidade e região já podem se inscrever
No Dia do Trabalhador, 01 de maio, está previsto para ocorrer em Sapucaia do Sul, a sexta edição da Rústica do Trabalhador. Os amantes da corrida já podem fazer a inscrição no site http://sprintfinal.com.br. Na categoria adulto, acima de 16 anos, o percurso será de 5 km e infantil é de 1 Km. No dia da prova, das 7h30 às 8h30, serão entregues os números para os corredores no Ginásio Municipal Kurashiki, que fica localizado na Avenida Lúcio Bitencourt, 1130. A largada da prova será às 9 horas para a categoria adulto e às 10 horas, para a infantil. Haverá premiação com troféus e medalhas para diversas categorias e todos os corredores que concluírem o percurso no tempo estipulado pela organização ganham medalha de participação. O evento sairá com qualquer condição climática e também conta com o apoio da Brigada Militar, Exército e Guarda Municipal.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Estacionamento rotativo 
Estamos às vésperas da implementação e efetivo funcionamento do estacionamento rotativo em nossa cidade. O chamado “estacionamento pago” nas vias públicas municipais já existe na maioria das cidades da região metropolitana e mesmo no interior do Estado. Em Esteio, como não podia deixar de ser, o processo iniciou-se através de um decreto municipal que autorizou a licitação e posterior contratação de uma empresa terceirizada que administrará e operacionalizará o serviço. Tive a oportunidade de conhecer o proprietário da empresa vencedora do certame licitatório, a Zona Azul Brasil S.A., Sr. Claudinei Barduque, que, com muita clareza e conhecimento de causa, explicitou aos participantes de uma reunião almoço na ACISE como funcionará, na prática, o projeto. Na realidade, trata-se de uma antiga reivindicação dos lojistas e comerciantes do centro da cidade que sofriam e sofrem com a pouca oferta de vagas públicas de estacionamentos. Com o início do serviço serão ofertadas cerca de 1.330 vagas, sendo que destas 5% serão reservadas a idosos e 2% a deficientes físicos. É uma boa ideia? É claro que é e fará com que mais pessoas, até de fora do município, venham realizar suas compras em nossa cidade com mais tranquilidade no que diz respeito ao estacionamento no centro. No que diz respeito à segurança, alinho algumas considerações. A presença dos funcionários fiscalizadores do serviço naturalmente contribuirá para inibir ações ilícitas. Serão mais pessoas envolvidas com o processo que prontamente acionarão a Brigada Militar ou a Guarda municipal em caso de necessidade. No entanto, por experiência, entendemos que a ação dos flanelinhas não será extinta de pronto e algum desentendimento com usuários do sistema poderá ocorrer. Mas, sobre este aspecto, discorreremos em outra oportunidade. Até a próxima.


DURANTE O LANÇAMENTO da ação, um representante do Ministério do Esporte fez uma palestra sobre a importância das Olimpíadas 
Jedes terá uma temática olímpica
Educadores e colaboradores participaram do encontro no Plenário da Câmara 
Em função da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e Esteio ter sido uma das cidades contempladas com a passagem da tocha olímpica, uma das principais acontecimentos esportivos do município terá uma edição especial. Os tradicionais Jogos Estudantis de Esteio (Jedes) terão como temática as Olimpíadas, contando com novos esportes como tag Rugby, uma adaptação do rugby tradicional. O lançamento dos Jogos estudantis ocorreu no dia 11 de abril, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores. Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi ressaltou a importância da passagem da tocha que vai passar no dia 08 de julho no município. “A vinda da tocha dá um novo fortalecimento ao esporte, como fatos fundamental para educação e saúde dos jovens”, disse Rinaldi. O coordenador-geral dos Grupos Temáticos das Olimpíadas do Ministério do Esporte, Maurício Nunes, realizou uma palestra sobre as Olimpíadas 2016, levantando alguns dados comparativos entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. De acordo com Maurício, nos Jogos de Londres em 2012, a Tocha Olímpica passou por 30 cidades. No Brasil, neste ano, passará por mais de 300 municípios, 28 só no Rio Grande do Sul. Durante atividade, os professores da rede municipal de educação, que participaram da capacitação de Tag Rugby e receberam um kit para trabalhar o esporte em seus colégios.
JEDES TEM INÍCIO EM JULHO 
Esta edição do Jedes inicia no dia 01 de julho e terá disputas de 10 modalidades diferentes como vôlei, basquete, handball, tag rugby, badminton, judô, futsal, xadrez e atletismo. As inscrições são realizadas por colégio, que deve enviar o formulário de inscrição até o dia 28 de abril.


DURANTE O ENCONTRO, os profissionais transmitiram a comunidade escolar 
noções sobre cidadania, ética e responsabilidade social 
Projeto da OAB Esteio chega ao Eva Karnal
Os estudantes prestaram a atenção ao relato do palestrante
A diretora da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, em parceria com a Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) estiveram realizando no dia 05 de abril, uma visita ao Centro Municipal de Educação Básica Eva Karnal. Na oportunidade, a comitiva apresentou o projeto ‘OAB Vai a Escola’ para um público estimado em aproximadamente 100 estudantes. No encontro, os alunos e professores tiveram noções sobre cidadania, ética, responsabilidade social, educação, dentre outros interesses da comunidade escolar. O grupo teve a oportunidade de interagir com os representantes da entidade abordando sobre a Constituição Federal, aplicação das leis e formas de funcionamento do Poder Público. No final do encontro, foram doados alguns exemplares da Constituição Federal para o acervo da biblioteca da instituição. Participaram do encontro, o presidente da Subseção, Higidio Dassi, o primeiro presidente da entidade e professor aposentado Flávio Warken eo chefe de gabinete da OAB, Carlos Brito. O responsável pela CEJA, Ricardo Pedro Correa, bem como os membros da Comissão, Ionara Zanuz e William Prass. As escolas ou outras entidades da cidade que estejam interessadas em receber o projeto da Ordem podem entrar em contato pelo telefone 3033-1978 ou pelo endereço eletrônico gerencia@oabesteio.org.br.




ENTRE OS QUE TIVERAM a ficha abonada estava o ex-vereador José Sirlon Ribeiro 
e o presidente do Legislativo, Marcelo Pereira
PSB de Esteio filia novos integrantes
Beto Albuquerque salientou que devemos fazer algo para defender nossos ideais
Mais de 400 pessoas participaram do ato de filiação de novos integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Esteio. O evento ocorreu na noite do dia 01 de abril, na sede do Sindicato de Construção Civil, situado no bairro Tamandaré. Participaram da solenidade representantes da sigla na cidade e também em âmbito estadual e nacional. Estiveram presentes integrantes de outros partidos, entre eles, o Partido Progressista (PP). Conforme o presidente do PSB, Sandro Severo, o partido estava vivendo um momento especial, pois estamos é mais uma etapa na sigla que passa por renovações, em prol da comunidade local. “A cidade, que nos últimos anos tem passado por graves problemas precisa de mudanças para continuar a crescer, não somente na questão populacional, mas com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.
DEMOCRACIA - De acordo com o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, cada conquista do partido foi feito pela forma mais democrática, através do voto. Desde a última eleição, a sigla teve uma notoriedade, em função de termos um candidato a presidente da República, Eduardo Campos, que mesmo morrendo durante a campanha, deixou um legado para a sociedade. “Se acreditarmos mais no Brasil, podemos fazer algo para que possamos lutar por nossos ideiais e aos poucos transformar a realidade”, comentou Albuquerque. Ele salientou que há 30 anos está no PSB e os filiados podiam se acomodar dentro de uma Kombi e ainda sobrava espaço. “Hoje iremos concorrer com pré-candidatos a prefeito em pelo menos 16 capitais, além de outras prefeituras”.
ATUAR AINDA MAIS EM PROL DOS ESTEIENSES
José Sirlon ressaltou que a mudança visa trabalhar em prol da comunidade
Um dos novos filiados ao PSB é o ex-vereador José Sirlon Ribeiro. Ele relatou que sua trajetória iniciou no PMDB em 2000, por onde foi vereador em três legislaturas seguidas. “Após ter ficado um período de fora da política, meu ingresso no partido é ter um objetivo que visa atuar em defesa do povo esteiense. Estamos formando um grupo importante que irá fazer a diferença no próximo pleito”. Um dos representantes do PSB em Esteio, o ex-vereador e ex-prefeito, Vanderlan Vasconcelos comentou que nesse dia marca não apenas a filiação de novos integrantes, mas de pessoas que estão engajadas na construção de uma nova cidade e dar continuidade a um trabalho que parou há alguns anos. “É uma batalha árdua em que a situação do país faz as pessoas refletirem sobre as mudanças que necessitam ser feitas o mais rápido possível”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
CONTRADIÇÕES 
Claro! O assunto é palpitante. A duplicidade de postura nos surpreende, com frequência. A gente sabe que elas ocorrerão. Outros sim agiram como se elas estivessem bem longe... Por isso, em muitas ocasiões, somos pegos com as calças nas mãos... Afirmamos Crer em Deus. Agimos, no entanto, como se fossemos ATEUS... Dizemos amar as pessoas. Porém, pensamos mais nelas e as caluniamos. Infindas crianças da catequese não recebem apoio dos pais e dos familiares. - Professora! Não poderia liberar meu filho? Está com muita dor de cabeça... - Meu Filho! Rápido! Vamos passar o final de semana, na praia... Em dois tempos, o garotão estava curado... Belíssimo mau exemplo! A honestidade nem sempre puxa. A desonestidade atrai, poderosamente. Vivenciamos a palavra do Senhor? Imitamos os Apóstolos e os Missionários? Ou temos Vergonha de ser Honestos?... Em Vista disto, poucos Rezam nos restaurantes, antes das refeições... E Nós, Como Somos? Pensemos. Melhoremos. Fim de Papo.


UM DOS APONTAMENTOS FEITOS pelo desembargador foi a carência de servidores, mas o andamento dos processos estão 
dentro da normalidade estabelecida pelo 
poder competente 
Justiça do Trabalho 
de Sapucaia realiza auditoria
O Foro Trabalhista de Sapucaia do Sul foi o local escolhido para a realização do correição ordinária que aconteceu no dia 04 de abril, nas dependências da instituição. A ação foi conduzida pelo desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo. Segundo Marçal Figueiredo, a atividade ocorre numa forma de auditoria, onde são analisados processos aleatórios para obter conhecimento qual a situação em que se encontra. “Essa fiscalização teve início ainda em março e com a correição, a ideia é conferir para ver se durante esses 30 dias não ocorreu nenhuma alteração no documento”, disse Figueiredo. Ele salientou que durante o procedimento, as gavetas e processos mais antigos datados de 2005 e 2007, por exemplo, não tiveram andamento ou problema resolvido. “Um dos principais entraves com ações trabalhistas é que muitos estabelecimentos, onde tramitam ações judiciais, são referentes a empresas com mais de trinta anos de existência, no caso da Ulbra ou que já fecharam as portas, como a Vacchi.
TRAMITAÇÃO - O desembargador Marçal falou que apesar da documentação e a tramitação dos processos ocorrerem dentro da normalidade, um dos problemas, que não é exclusivo do município em todo o país é a carência de servidores. Nas duas varas existentes em Sapucaia do Sul, os titulares chegam a lidar com aproximadamente mil processos. “A tendência para os próximos anos é que viabilidade a contratação de mais servidores, pois a tendência, é que haja redução de custos nas empresas e consequentemente um número maior de funcionários são demitidos”. Ele enfatizou durante a entrevista que entre 2011 a 2015 houve um acréscimo de 50% nas funções dos funcionários sobre o caso. As juízas que atual no Foro Trabalhista da cidade são Bernarda Toldo (1ª Vara) e Neuza Líbera Lodi (2ª Vara), e ainda tem a função de diretora da Casa Judiciária.

Empossado novos secretários municipais
O grupo que irá atuar na Administração Municipal
As secretarias municipais de Educação; Saúde; Desenvolvimento Social; Serviços e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente; Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, Esporte e Lazer e Habitação de Sapucaia do Sul, já estão com novos titulares. Os novos secretários foram empossados oficialmente no dia 01 de abril, com a participação de representantes do Executivo. A troca de comando nas secretarias municipais ocorreu em virtude da saída dos secretários para a disputa eleitoral de 2016, atendendo ao prazo exigido pela justiça eleitoral. Luis Fernando Carvalho assumiu como secretário de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária no lugar de Ruben Léo Lima; Bernadete Konzen ingressou na pasta de Habitação no lugar de Tita Nunes e Carla Pujol foi para secretaria de Desenvolvimento Social, no lugar de Raquel Moraes. José Roberto Pacheco fica a frente da secretaria da Saúde, que fora ocupado por José Wink; bem como Sinval da Rocha assumiu a vaga como titular de Serviços e Mobilidade Urbana no lugar de Adão do Calçado. Já Alex Sandro Vargas de Lima foi destinado ao Meio Ambiente no lugar de Carlos Eduardo Maninho.  Selvino Armando Sheibel assumiu interinamente a Secretaria de Educação no lugar de Luciano Rodrigues. Também tomou posso hoje a nova secretária de Esporte e Lazer, Tais de Morais, no lugar do vice-prefeito Arlenio da Silva que ocupava o cargo interinamente.


ALÉM DE REVER OS AMIGOS, também foi a oportunidade de prestar uma 
homenagem ao coreógrafo que estava de aniversário 
Ex-integrantes da Companhia 
Sílvio Mezzanotti se reencontram
Parte do grupo que fez parte da companhia nos anos 80 e 90 em Esteio
Para marcar a passagem do aniversário de Sílvio Mezzanotti, no dia 10 de abril, ex-integrantes da companhia de dança fundada pelo coreógrafo promoveu um encontro. O evento aconteceu no dia 09, no Clube Aliança, com uma confraternização entre os participantes e apoiadores de um dos mais importantes grupos da região. Durante a festa, foi apresentado um vídeo com uma mostra de fotos e vídeos contando parte da história da companhia. Segundo uma das organizadoras do evento, Carolina Quadros, a ideia surgiu em setembro de 2015, com o objetivo de rever não somente os integrantes do grupo, mas também mães que nos acompanhavam durante as apresentações e ainda contribuíram na preparação dos figurinos. “Todos que fizeram parte dessa história tem boas lembranças do tempo dos shows, bem como histórias engraçadas e pitorescas”, disse Carolina. Ela salientou que a presença de Sílvio Mezzanotti e o apoio da avó Marina foram importantes na vida de todos os integrantes da companhia. “Alguns que passavam pela companhia se tornaram artistas e estão trabalhando na área, principalmente no eixo Rio/São Paulo”.

Sílvio Mezzanotti
TALENTO E A CRIATIVIDADE EM UMA 
COMPANHIA DE DANÇA 
O idealizador da Companhia Sílvio Mezzanotti Show surgiu no final da década de 80 e esteve em plena atividade por aproximadamente 15 anos. Nesse período, Sílvio Mezzanotti, 54 anos, comentou que o grupo se apresentou em diversos locais como na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, Clube Aliança e a participação na solenidade de abertura da Expointer, no Parque Assis Brasil. “Além disso, a companhia se apresentou em diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo e em países da América do Sul como Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros”, ressaltou Mezzanotti. Sílvio contou que seu início de carreira começou aos oito anos, quando participava de shows musicais em Porto Alegre. Na juventude, em função de seu talento proporcionou a residir em outras cidades como Santos e São Vicente, em São Paulo. Nesse período fez apresentações com patinação, onde teve um grande aprendizado. Nascido e criado em Esteio, retornou para a cidade em meados dos anos 80, onde trabalhou no segmento da modelagem e em produções culturais e artísticas na cidade e região. Ao longo da trajetória da companhia, cerca de 200 bailarinos passaram pelo grupo ao longo de sua história. “O legado da companhia na vida daqueles adolescentes que hoje são adultos é a importância da base familiar e a disciplina no trabalho, entre outras benfeitorias”. Depois de Esteio, agora o grupo está fixando raízes no município litorâneo de Tramandaí. Os bailarinos estão ensaiando em ritmo acelerado para pisar no palco, em junho, na festa de abertura da Festa do Peixe. “Está sendo um momento de grande expectativa e de emoção, não apenas para os novos integrantes, mas para o próximo coreógrafo que marca sua reestreia nos palcos, mostrando a força da sua arte”. Uma das representantes da nova geração do grupo esteve presente no encontro. Moradora de Igrejinha Caroline Barboza, 19 anos estará presente no novo espetáculo.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Amor ou ego... 
As estruturas humanas equivalem a níveis de sistemas, somos sistemas humanos em processo de experiência na terra, no entanto, percebemos que nada temos de credito quando tornamo-nos inúteis no sentido de que absolutamente nada temos de real que possa equivaler ao valor de nossa existência. A grande sacada desta vida, são as oportunidades que temos diariamente de sermos melhor, mas, um melhor comparado a nós mesmos, pois, somos parâmetro somente daquilo que podemos argumentar com propriedade.  A caridade, postura máxima da raça humana somente tem valor quando realizada sem a parceria do ego, elemento este que sai melhor que a encomenda como se diz...  Caros amigos, estamos diante principalmente de nós mesmos, que em dado momento temos a pretensão de ser o salvador da pátria em algumas situações, e muitas vezes sequer fomos solicitados para tal encargo; tenhamos coragem de reconhecer nossos limites, nossas capacidades e principalmente nossa responsabilidade sobre nossas ações.O amor, motivo suposto de toda atitude realizada por nós na terra, ás vezes, desculpa para não fazer o que realmente precisamos em nossa própria vida...


A IDEIA tem por objetivo prestar uma homenagem ao adolescente que em função da doença incentivou a doação de medula óssea no município 
USB Centro ganha nova denominação
Integrantes da associação e colaboradores acompanharam a votação na Câmara
A Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Fernando Ferrari, 948, no Centro, passa, agora, a ser chamada de UBS Nickollas Gomes. A iniciativa é do vereador Rafael Figliero e foi aprovada por unanimidade no dia 12 de abril, pela Câmara de Vereadores. A ideia é homenagear o jovem esteiense que faleceu em 2012, vítima de Leucemia aguda. “Por inúmeros motivos Nickollas foi marcante na vida de todos, através de seu exemplo de luta pela vida e pela conscientização da doença através das redes sociais”, argumentou Figliero. O prédio, cedido pelo Governo do Estado, passa atualmente por reformas.  No local, será instalada uma placa de identificação com o nome da UBS, e um histórico do jovem. Antes da votação, o rapper Timão apresentou uma música em homenagem ao rapaz e a associação. O nome de Nick também virou lei em 2014, por iniciativa do Legislativo, através dos vereadores Leonardo Pascoal e Harri Zanoni, quando foi criada a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea, entre os dias 23 e 30 de outubro de cada ano. A intenção é mobilizar a sociedade visando aumentar o número de doadores.
INCENTIVO - A mãe de Nick, como era conhecido, Lilian Rocha Gomes, criou a Associação Amigos do Nick, que visa informar e incentivar a doação de medula óssea e a captação de doadores. Ela utilizou a Tribuna Democrática onde falou sobre a importância dessa distinção. “Queremos seguir o legado do Nick, na certeza que a nossa missão só será real quando for compartilhada”, afirmou Lilian. Ela informou ainda que no país atualmente cerca de 10 mil pessoas estão fazendo ou foram diagnosticadas com leucemia. A votação foi acompanhada por familiares e amigos do Nick.


UMA DAS INTREGRANTES, Isadora Charutti vem despontando como 
uma das revelações no esporte 
Copa RS tem Sinodal e Avates na final
A equipe foi um dos destaques da competição
A Copa RS de Voleibol, organizado pela Federação Gaúcha Vôlei (FGV) realizou no dia 03 de abril, mais uma etapa da competição, na categoria feminino infantil (13 a 15 anos). Participando da atividade 11 equipes de norte a sul do Estado, onde se destacaram as equipes SGNH, Grêmio Náutico União, Sinodal e Avates/Martin Luther, dentre outros. A equipe do Sinodal chegou a grande final contra a equipe do Avates/Prefeitura de Estrela-Martin Luther perdendo apenas um jogo e sagrando-se vice-campeã. A equipe do Avates é a atual base da seleção gaúcha de voleibol, contando com nada menos que seis atletas do seu elenco as quais integram a seleção gaúcha. TALENTO - É importante salientar a idade das atletas do Sinodal, grupo  formado por nascidas em 2002 e algumas inclusive 2003, enquanto que no Avates todas são nascidas em 2001. Chama atenção em quadra a presença no time titular do Sinodal, a jovem nº “3” Charu como é conhecida Isadora Charutti, que  com apenas 12 anos (nascida em 10/2003), é a mais jovem jogadora em quadra, uma das titulares da equipe do técnico Marcio Machado, tendo durante a competição um dos melhores scount´s da equipe. O Sinodal jogou com: Ingrid, Charu, Flesch, Emily Klaus, Dora, Valentina, Trentini, Isabela, Martina, Gabi Sebalth.


Corredores esteienses subiram ao
pódio em Porto Alegre
Atletas da Acores conquistam posições expressivas em atividade 
Corredores integrantes da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) participaram no dia 03 de abril, da 13ª Corrida do aniversário de Porto Alegre. Na categoria geral- servidor público, Jeferson Costa da Silva ficou com a medalha de ouro fazendo um percurso de 3 km em 11 minutos e 34 segundos. No feminino, Elisabete Oliveira Pascoal obteve a quarta colocação, na categoria geral fazendo a corrida em 10 km. Cristiano Rodrigues Severo, que participou da categoria 30 a 39 anos, masculina ficou em 16ª colocação, fazendo um trajeto de 3 km. Os 5km masculino Oscar dos Santos de Oliveira Filho e José Luis da Silva e ficaram respectivamente entre 26º e 28º, na colocação geral, na categoria 50-59 anos e 40-49. Entre as mulheres também Fátima Beatriz da Silva obteve a 18ª posição, correndo 5km, na categoria 40-49 anos. O garoto João Pedro obteve o primeiro lugar no pódio na categoria nove a dez anos.


Sapucaiense vence campeonato de jiu jitsu em Santa Catarina 
O atleta de Jiu Jitsu, João Freitas, de Sapucaia do Sul sagrou-se campeão na categoria Master, durante a realização do campeonato Sul Brasileiro, que ocorreu em Florianópolis (SC), no dia 02 de abril. O evento reuniu competidores dos três estados do Sul, mais atletas de São Paulo. Junto com a equipe liderada pelo Mestre Alex Tchaca, o grupo conseguiu obter um número expressivo de medalhas para a região. Além do título em sua categoria, João ainda trouxe a medalha de 3º lugar na categoria absoluto, onde lutaram atletas de vários pesos. João Freitas salientou que a ajuda dos apoiadores são importantes para dar continuidade ao trabalho e poder representar o Estado, em competições de grandes visibilidades, em âmbito nacional e até internacional. Nos próximos dias, João estava participando de uma das etapas da Copa Prime, campeonato brasileiro e do Curitiba Open.

 Time esteiense participa do 
campeonato gaúcho junior
A garotada teve uma participação expressiva em ambos as competições
O clube esteiense Novo Horizonte participou da 3ª rodada do campeonato gaúcho Junior, jogando contra o Cruzeiro. A equipe sub 20 de Esteio enfrentou o adversário no campo do Olaria em Esteio. O resultado final foi 4x0 para o time cruzeirense. Segundo Rudimar Cardoso, mesmo com a derrota, o time teve uma boa atuação. Já no dia 24 de março a estreia da equipe sub 20 foi contra o Internacional. A partida com o mando de campo do verdão foi no CT do Inter, em Alvorada, que equivalia a segunda rodada do campeonato. O resultado final foi 1x6 para o time colorado. Apesar de não ter conquistado os três pontos, a equipe segue com treinamento intenso para a próxima rodada.





MORADORES DA REDONDEZA COMEÇARAM A SENTIR um mau cheiro exalado do local e acionaram a Brigada Militar do município 
Corpo de homem é encontrado morto em terreno no São Sebastião
O mato elevado prejudicou a localização da vítima
O corpo de um homem em estado de decomposição foi encontrado, na tarde do dia 04 de abril, em um terreno localizado entre a Travessa Uruguai e a Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião. A vítima vestia uma calça jeans e um tênis, nas cores cinza e verde. Segundo o delegado André Sperotto, o resultado da perícia será divulgado dentro de 15 dias e uma das possibilidades de identificação ocorrerá pela arcada dentária. Próximo ao corpo foi encontrado uma mochila com alguns pertences. “Em um dos bolsos da roupa foi achado um cachimbo de fumar crack”, explicou Sperotto. Residente ao lado do terreno, o aposentado Emir Silveira de Souza, 78 anos disse que nos últimos dias o mau cheiro exalado no local era insuportável. “Já pedimos para os responsáveis limpar a área e nada foi feito. No local era para ser construída uma rua e por enquanto não saiu do papel a ideia”, desabafou Souza. Ele salientou que a identificação foi possível, pois um morador se aproximou da vítima que acionou a Brigada Militar.

Polícia Civil apreende cabos 
telefônicos em Esteio 
Policiais do DEIC prenderam no dia 28 de março, um indivíduo por receptação qualificada. A ação ocorreu em um estabelecimento que atua no segmento do comércio de sucatas e metais localizado às margens da RS 118. Os agentes apreenderam 149 quilos de fios telefônicos já queimados, provenientes de furto de uma concessionária de telefonia. O valor calculado pelo prejuízo gira em torno de R$ 17 mil. Durante a atividade, um homem foi preso em flagrante, por estar envolvido no furto. A busca do material contou com o apoio técnico de um profissional na área, com o propósito de analisar o material que foi encontrado no depósito.


Indivíduo é capturado por assalto no Centro 
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio realizaram no dia 31 de março, a prisão de um homem, de 33 anos de idade. O indivíduo é suspeito de praticar diversos roubos a estabelecimentos comerciais na área central da cidade. Segundo o titular da DP esteiense André Sperotto, após o trabalho de investigação realizado pelos profissionais, o indivíduo foi identificado e sua prisão temporária foi solicitada ao Poder Judiciário. A ação é uma continuação da Operação Guerrilha quer teve sua primeira ação no dia 16. “No mesmo dia em que o suspeito havia sido detido, as pessoas que tinham sido roubadas reconheceram o homem”, explicou Sperotto. Após serem feitos os procedimentos na delegacia, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.


Mulher é atingida por tiro 
Uma mulher de 22 anos foi morta dentro de sua residência localizada no bairro Três Marias. O homicídio aconteceu no dia 04 de abril, por volta da 1h30. O imóvel localizado na Rua Laurindo Marquezan junto com a vítima havia um homem. De acordo com o titular da DP esteiense, André Sperotto, ambos foram feridos, mas somente ela que não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele foi baleado com um tiro na perna e a mulher havia sido atingida por dois tiros.


Suspeito é detido com armas 
e drogas
Representantes da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) e do Denarc, diante de cumprimento de mandato de busca e apreensão prenderam um homem de 32 anos, por posse de arma de fogo. O indivíduo tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio e associação criminosa. Durante a ação, foram apreendidos uma pistola calibre 380, de procedência do Paraguai, dois revólveres calibre 38 e munições diversas. Além disso, os policiais encontraram um tijolo de pasta base de cocaína, com aproximadamente 300 gramas e dois rádios HT, que serviam para o monitoramento da frequência de rádio das forças de seguranças estaduais. Segundo o diretor do Denarc, Mário Souza, parte dos objetos apreendidos estavam em um compartimento que integrava uma parede falsa na residência, sendo localizado durante as buscas.

Homem é preso por envolvimento em sequestro
Veículos estavam sob o comando de um dos envolvidos
Um homem de 37 anos foi preso em Sapucaia do Sul por estar envolvido em um assalto, mediante de sequestro. O fato foi registrado no dia 30 de março, por policiais da Delegacia de Roubos. Segundo o delegado Joel Wagner, a investigação teve início em dezembro de 2015, quando um funcionário de uma agência bancária localizada em Canoas foi sequestrado e extorquido. Na residência do suspeito foram apreendidos uniformes de vigilantes, aparelhos celulares e três veículos, sendo uma Parati, um Clio e um Sandero. Todos foram comprados com o dinheiro da extorsão. Após os trâmites legais, o homem foi levado para o sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário