quinta-feira, 17 de março de 2016

EDIÇÃO 2014

Divulgado os trabalhos vencedores do 
2º Esteio da Poesia Gaúcha na Casa de Cultura
Os vencedores da segunda edição do evento tradicionalista de Esteio
O poema De Esporas Calçadas, obra do bageense Caine Teixeira Garcia que fala de um homem campeiro se preparando para a lida do dia antes mesmo de o sol nascer, foi o grande destaque da final do 2º Esteio da Poesia Gaúcha. O encontro fez parte dos festejos em homenagem aos 61 anos de emancipação política, no dia 27 de fevereiro. Já o melhor declamador da noite, Jair Silveira - Cachoeirinha, e o melhor amadrinhador, Zulmar Benitez - Santa Maria. Além disso, o tema foi o vencedor da modalidade “Melhor Trabalho em Palco”, prêmio dado à apresentação que faz a melhor integração entre letra, interpretação e acompanhamento musical. O troféu de melhor poesia do festival foi para ‘Não me Perguntes do Gaúcho Velho’, de Rodrigo Bauer, de São Borja. O festival foi uma promoção das secretarias de Arte e Cultura e Comunicação Social. A apresentadora do evento foi Maria Luiza Benitez chamou ao palco para o show de abertura a cantora Nélida Rossi. O grupo Mas Bah!, banda que vem ganhando espaço na música gaúcha com uma nova sonoridade e novos arranjos, fez o show especial.


Mulheres aprendem a arte da costura em Esteio
O curso é ministrado por profissionais da área
O projeto Confeccionando Sonhos é liderado pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki; pela coordenadora Pedagógica Ana Maria Scarton, e pela coordenadora-executiva Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos. São elas que movimentam o projeto que recebe mulheres do Território da Paz de Esteio em busca da capacitação profissional como costureiras. No final de 2015, mais sete juntaram-se ao grupo e começaram a aprender o básico da arte de  costurar com a multiplicadora Helena Büttenbender. Duas vezes por semana, Helena repassa o conhecimento adquirido nos cursos feitos com professores do Senac-RS Canoas ao longo dos anos. Com calma, explica o processo para colocar a linha na máquina para deixar fluir a costura de novas peças criadas a cada laçada, a cada corte de tecido, ou banner descartado. O projeto conta ainda com o apoio do e apoio do Sescoop-RS.


UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS da medida esperada pela comunidade local é acabar com os constantes alagamentos nas residências que causam transtornos as famílias 
Moradores da Rua São Francisco
aguardam por obras contra enchente
 A água invade o imóvel causando transtornos para o casal
As moradias próximas a rua também ficam alagadas
Após poucos minutos de chuva, algumas residências existentes na Rua São Francisco, no bairro Vila Olímpica deixam moradores amedrontados. O principal motivo é que em poucos minutos o pátio de determinadas casas começa a ficar cheio de água, causando transtorno para as famílias. De acordo com Gislaine Ribeiro, neta do proprietário da área que é atingida pelas águas, está indignada com o descaso por parte do Poder Público em resolver o problema na região, que tem se agravado ao longo dos anos. “Pagamos os impostos em dia e muitas vezes, não temos o retorno esperado, nem quando precisamos sair às pressas devido a quantidade de água que se acumula no local”, desabafou Gislaine. Ela comentou que o alagamento nos pátios não fica restrito apenas em um local ou quando a chuva é em grande quantidade. “Recentemente, apenas uma pancada de verão causou um caos e que tive que retirar meus familiares, pois a água quase entrou dentro de casa”. Gislaine relatou que a situação se agravou desde que foram feitas algumas construções no bairro, entre eles, uma instituição de ensino. “Se muitas famílias atingidas por enchentes serão isentas de IPTU em 2016, meus familiares, que já tem mais de 60 anos não podem ter esse benefício. Tivemos problemas iguais a outras pessoas devastadas pelas últimas enxurradas e não tivemos um amparo adequado”.
ISENÇÃO - Em relação em que se encontram algumas residências sobre na Rua São Francisco, de acordo com a secretaria de Comunicação Social, por intermédio do setor competente está em andamento a fase de estudos do Plano Diretor de Drenagem. O relatório apontará soluções que podem beneficiar casos como o desta moradora. Já sobre a questão relacionada a isenção do IPTU, não há previsão de isenção para idade. Quanto à possibilidade de isenção por alagamentos, só foi aberta uma exceção no IPTU 2016 para vítimas das enxurradas e inundações ocorridas em julho de 2015. Tiveram direito à isenção imóveis atingidos pela água, conforme relação feita pela Defesa Civil naquela época para o decreto de emergência.


Ponte da Avenida Brasil recebe 
nome de ex-prefeito
Autoridades e familiares participam da solenidade do ato
O descerramento da placa de inauguração da ponte na divisa de Esteio e Canoas,  em homenagem ao ex-prefeito Enéas Teredo Buscari, na ponte sobre o Arroio Sapucaia, ocorreu no mês de fevereiro, alusivo aos 61 anos de emancipação política do município. No ato de descerramento da placa prestigiaram o ato representantes do Executivo, Legislativo e familiares do homenageado, representada pela esposa, Noêmia Buscari, que completará 90 anos em março. Também prestigiaram as filhas, genro e netos. A iniciativa da proposta, nomeando a ponte é do vereador Rafael Figliero, e foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara. “Estou feliz e satisfeito, pois, é uma justa homenagem e um momento de valorização da história da cidade”, disse Figliero. O prefeito Gilmar Rinaldi enalteceu o trabalho  do ex-prefeito em nome da família, enquanto o genro Luiz Tortelli agradeceu a homenagem. “Ele merece muito pelo trabalho que realizou pela cidade”, completou.



HISTÓRICO DO EX-PREFEITO
Enéas Teredo Buscari foi prefeito de Esteio de 1983 a 1989 e faleceu em 02 de outubro de 2014, aos 89 anos. Em sua gestão, destacam-se a construção do prédio do Centro Municipal de Educação Santo Inácio, reforma do Hospital São Camilo, conclusão do Parque Municipal Galvany Guedes, a inauguração da Praça Coração de Maria e do prédio da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos. UM DOS OBJETIVOS da atividade é proporcionar o engajamento das participantes do projeto com ações como de ter soluções em grupo

Integrantes do ‘Confeccionando Sonhos’ participam de atividade da Agenda 21
O grupo que está atuando nessa nova etapa do projeto
O Confeccionando Sonhos Fase II está engajado em ações visando ao bem-estar da comunidade. Integrantes do trabalho desenvolvido pela Abrasinos, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, participaram do Fórum da Agenda 21 Comunitária em meados de fevereiro. Inclusive três membros do projeto que tem como proposta criar uma cooperativa de mulheres costureiras do Território da Paz de Esteio fizeram o curso Estruturação de Pessoa Jurídica, oferecido pelo Programa Petrobras Agenda 21 (PPA21) e ministrado pela Signi, empresa ligada ao ramo de comunicação e responsabilidade social. De acordo com Juliana Loureiro, do Núcleo de Responsabilidade Social da Signi, a proposta do Fórum da Agenda 21 Comunitária é cada vez mais trabalhar integrado com a comunidade e projetos sociais patrocinados pela Petrobras, para traçar um plano de ação e contribuir com a região do entorno das sedes da companhia. Assim, em fevereiro, ocorreu um encontro no Centro de Educação Básica Eva Karnal Johann, envolvendo pessoas ligadas aos bairros São Sebastião, São José, Liberdade e Vila Olímpica.
QUALIDADE - Na pauta, apresentação das ações realizadas em 2015, lançamento do videoclipe de integração dos fóruns comunitários de Canoas e Esteio. Além disso houve a divulgação do curso Estruturação de Pessoa Jurídica, que se encerrou na primeira semana de março. O encontro contou com a presença da coordenação técnica local (Signi) do Programa Petrobras Agenda 21, representada por Juliana Loureiro e Gabriel Dutra, membros do FA21C de Esteio, moradores, representantes do poder público e de projetos sociais da região, com a proposta de buscar soluções coletivas para a melhoria da qualidade de vida da população. A ideia é elaborar um plano de ação participativo envolvendo toda a sociedade em busca de soluções para os problemas da coletividade.
A integração do Projeto Confeccionando Sonhos 
A presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki, reforça a importância das integrantes do Confeccionando Sonhos estarem inseridas nos projetos socioambientais como o Programa Petrobras Agenda 21. “Este momento é importante, pois, está ocorrendo o fortalecendo da marca e se caminhando para a consolidação da cooperativa”, disse Marilene. Também participaram do encontro, a coordenadora executiva do projeto e consultora de meio-ambiente da Abrasinos, Ione Gutierres, assim como Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, Lisilene da Silva Friedrich e Ketlen Suelen da Rocha dos Santos. Destas, Isa e Ketlen, acompanhadas por Ivanir Ferreira, fizeram o curso Estruturação de Pessoa Jurídica.
Oficinas de qualificação para os moradores 
 A oficina ofereceu noções básicas dos processos necessários para a formalização de documentos e da gestão de associações, cooperativas e demais organizações sem fins lucrativos. As vagas foram destinadas prioritariamente para lideranças comunitárias e moradores dos bairros abrangidos pelo programa: São Sebastião, São José, Liberdade e Vila Olímpica (Esteio) e Comtel/Guajuviras (Canoas). O Projeto Confeccionando Sonhos Fase II conta com o apoio da Prefeitura de Esteio, Senac-RS Canoas e do Sescoop/RS. Ainda participam ativamente da coordenação do projeto Ana Maria Scarton, coordenadora pedagógica do Confeccionando Sonhos, e Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos e coordenadora-executiva do projeto.

Feira do Peixe na região inicia no dia 23 
Nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul, uma das atividades que promove a integração da comunidade, durante o período da Quaresma é a tradicional Feira do Peixe. Além do alimento que marca a comemoração nesse período, outras ações paralelas também ocorrem como feira de chocolate e de artesanato. Em ambas as cidades, o evento abre oficialmente no dia 23 de março e encerra no dia 25. Em Esteio, a 14ª edição acontece em um dos canteiros centrais da Avenida Ernesto Dornelles, conhecida como Avenida do Carnaval, no Santo Inácio. O horário de funcionamento será 8h às 22 horas, nos dois primeiros dias. No encerramento, a feira terá horário reduzido, das 8h às 12 horas. Já em Sapucaia do Sul, a edição 2016 da feira ocorrerá das 8h às 20 horas, na Praça General Freitas, nos mesmos dias do município vizinho. Ao todo, são 12 vagas para venda de peixe e frutos do mar congelados. Cada banca deverá conter balança eletrônica aferida pelo Inmetro, pia individual e balde para descarte. Os comerciantes também deverão evitar a escamação do pescado.


REPRESENTANTES da prática esportiva foram premiados 
em um evento realizado em Caxias do Sul 
Atletas do esporte de força 
conquistam medalha na Serra
O grupo esteiense tem conquistado títulos expressivos nessa modalidade 
Aos poucos, uma modalidade olímpica vai ganhando mais adeptos na cidade. Trata-se do esporte de força, que tem representantes que estão conquistando títulos importantes e revelando novos talentos. Um dos esportistas de Esteio, Carlos Eduardo Souza da Silva esteve na sede do Jornal Destaque na tarde do dia 07 de março, divulgando o trabalho. Ele relatou que uma das mais recentes conquistas foi ter se tornado campeão em uma das modalidades, durante uma das atrações da Festa da Uva, no município de Caxias do Sul. “Um dos momentos mais expressivos foi em novembro de 2015, quando inicie no esporte e consagrei campeão, durante um evento realizado em Gravataí”, explicou Silva. Ele comentou que um dos focos principais é conseguir a Bolsa Atleta e conseguir competir no Power Lifting III - Word series, que está previsto para ocorrer no dia 25 de junho, na Flórida, nos Estados Unidos. “Além disso, faço parte da confederação brasileira de esporte de força, que nos habilita a estar presente em diversos eventos de grande importância”.
MUDANÇAS - Carlos Eduardo enfatizou que o esporte nos últimos anos fez parte de sua vida, em especial quando ingressou nas Forças Armadas e inclusive foi um dos integrantes das primeiras missões de Paz no Haiti, em 2004. Aos 31 anos, o representante comercial e prestes de concluir o curso técnico em Nutrição, Carlos Eduardo morou em diversos bairros da cidade como Pedreira, Barreira e Cidade de Deus (CDD). Atualmente possui um estabelecimento comercial, no bairro Primavera.


Presidente do Legislativo visita o JD
Miguel Luz e Marcelo Pereira, conversando sobre o futuro da cidade, durante a visita no JD
O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Marcelo K. Pereira esteve realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na manhã do dia 16 de março, onde o parlamentar foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Marcelo destacou que um dos principais objetivos do encontro é poder valorizar um veículo de comunicação que há 50 anos atua em divulgar ações e mostrar o cotidiano dos esteienses. “Também é uma maneira de reconhecer o trabalho que é desenvolvido em prol da preservação da cultura de Esteio, através do Museu Histórico Destaque, bem como as páginas do jornal”, comentou Pereira. O presidente do Legislativo Municipal ressaltou ainda que a Câmara ao longo dos anos têm mantido uma parceria , no que tange em divulgar as ações do Parlamento. “O jornal também tem essa função de resgatar a história em suas páginas, pois na atualidade a figura do proprietário Miguel Luz é a memória viva, referente a história do município”. Como presidente desde janeiro desse ano, Marcelo Pereira falou ainda que a Câmara Municipal está trabalhando junto com a comunidade, no que tange a relação com problemas relacionados aos munícipes, bem como resolver os problemas internos. “A proposta da atual gestão é que o local seja o palco de grandes debates com uma participação maciça da sociedade”. Acompanhando o presidente do Legislativo estava a assessoria de imprensa, a jornalista Terezinha Bobsin.

Polícia Civil de Esteio lidera ‘Operação Guerrilha’ na Região Metropolitana 
A 2ª Delegacia de Polícia Metropolitana, que engloba municípios como Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul e Guaíba, juntamente com agentes da DP esteiense realizaram na manhã do dia 16 de março, a ‘Operação Guerrilha’. Segundo o novo titular da delegacia, André Sperotto, um dos principais objetivos da ação é combater alguns delitos que estão causando danos a sociedade, como roubo a pedestre, veículos e em estabelecimentos comerciais. “Além disso, num curto espaço de tempo, os números de homicídios sofreu uma elevação”, disse Sperotto. Ele informou que na operação foi cumprido nove mandatos de busca e prisão, em diversos bairros da cidade como no Centro, São José e também em Sapucaia do Sul. Sperotto comentou que foram apreendidos junto com os suspeitos capacetes, aparelhos de telefone celular e camisetas. André Sperotto assumiu a função na Delegacia de Polícia esteiense no dia 14 de março. Ele frisou que pretende atuar no combate a criminalidade na cidade, proporcionando mais segurança aos munícipes. “Em relação à DP local, o grupo de profissionais capacitados e uma boa infraestrutura de trabalho”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Sou o que desejo a você... 
Somos o que pensamos, o que direcionamos aos outros, o que transborda em nosso coração invade os ambientes positivamente ou não. Quando temos consciência de nós mesmos, percebemos que tudo depende de nossa boa vontade e nossa compreensão de tudo que fazemos, somos, e desejamos aos outros. O julgamento serve apenas para nos afastar da verdade que somos! Caros amigos, reflitam sobre o seu agir com as suas crenças e seus valores humanos, pois, somos exatamente o que desejamos aos outros...


ALÉM DO CANTOR SERTANEJO, também subiram ao palco artistas da cidade e da região
Aniversário de Esteio é comemorado com show nacional de Michel Teló
Michel Teló animou cantando seus principais sucessos aos esteienses
A festa de aniversário dos 61 anos de Esteio foi realizada no dia 12 de março, onde lotou o Parque Municipal Galvany Guedes. Milhares de pessoas do município e de cidades vizinhas puderam assistir apresentações de talentos regionais e locais de diferentes estilos, além do show nacional, Michel Teló. A comemoração teve início com a dança do Grupo GEDE, em uma coreografia que homenageou o cantor Michael Jackson. Na sequência, MC Guri chegou com seu funk no evento. Um dos destaques em seu show foi a participação do pequeno MC Yzaque, de apenas cinco anos, soltando o verbo. Logo após, foi a vez do Rafuagi mostrar as rimas que fizeram o grupo de Esteio levar o nome da cidade a festivais de hip hop na América Latina e na Europa.
ROCK - O rock tomou conta do parque. Primeiro, com a Banda Teleporte, que tem apenas um ano de formação, alguns shows na bagagem e muitas músicas autorais. Depois, veio a Banda Justina, que aproveitou o momento para lançar seu primeiro videoclipe, da música ‘O Dono do Mundo’. Nova mudança de estilo e o grupo Recuerdo, com a voz e violão de Alexandre Konflanz, trouxe a música gaúcha para o palco. O nativismo também esteve representado por Marcello Caminha. Já na primeira canção que tocou, de forma instrumental, ‘Caminha’ ativou o coro da plateia. Afinal, era nada menos que o Hino Riograndense.
Atração nacional sobe no palco na noite
Por volta das 23 horas, a atração nacional Michel Teló, através do Baile do Teló subiu ao palco e diante da gritaria e de milhares de celulares que registravam em fotos e vídeos cada momento, emendou, já de início, algumas das mais conhecidas canções de seu repertório, como “Amiga da Minha Irmã”, “Ai, se eu te pego” e “Fugidinha”, que o levaram a ter fama internacional. Os custos da festa (cerca de R$ 260 mil) serão bancados quase na totalidade (R$ 10 mil) por patrocinadores como Megapetro, Caixa Econômica Federal, Potencial, Unibraspe e Charrua. O montante complementar será pago com orçamento próprio da secretaria de Arte e Cultura. Devido a um problema técnico de som, uma das atrações previstas, o grupo de teatro Bah!, não pôde representar sua esquete no evento.
Centenas de pessoas prestigiaram a festa de aniversário da cidade
CANTORES DA CIDADE QUE ANIMARAM A FESTA 
Gisele Bloete repetiu o sucesso da festa de aniversário de 2015, cativando a galera a botar as mãos para cima, bater palma e cantar hits da música pop nacional e estrangeira. A esteiense também apresentou músicas próprias que estarão em seu primeiro EP. Aquecendo o público para o show principal da noite, Marcelo Cachoeira e sua banda tocaram os mais recentes sucessos do sertanejo e do arrocha. Ele também foi o responsável por puxar o ‘Parabéns pra você’ dos 61 anos de Esteio.


O NOVO RESPONSÁVEL DA ENTIDADE é o advogado Higidio Dassi, que retoma essa função 
Empossada a nova diretoria da Subseção da OAB Esteio
Representantes de diversos segmentos da sociedade, bem como representantes do Legislativo, Executivo, Judiciário e o empresariado local prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Esteio. A cerimônia ocorreu na noite do dia 11 de março, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. O advogado Claudio Oney conduziu o ato de juramento dos integrantes da diretoria que ficarão no cargo no período 2016/2018. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia destacou que desde que assumiu a função de presidente na OAB estadual vem desenvolvendo ações que visam mudanças em prol da categoria. Uma deles, que inclusive teve iniciativa pioneira em âmbito nacional foi o novo estatuto processual civil, que deverá entrar em vigor a partir do dia 18 de março. “É uma vitória importante para todos os advogados”, disse Lamachia. Ele comentou que a OAB está participando ativamente desse período de crise econômica e política do país que vem dividindo o país. “Como agentes que atuam em defesa do cidadão, devemos defender a Constituição. Um dos indicativos propostos é que através do voto são escolhidos os governantes, por isso, a OAB trabalha por uma democracia, independente de partido”.
Trabalho das subseções em defesa da cidade e do Estado democrático
A nova diretoria para o período 2016/2018
De acordo com o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Pelizzer, no ato representando o presidente estadual, Ricardo Breier, a nova diretoria da Subseção de Esteio terá um trabalho intenso e sempre que for necessário terá o apoio da seccional, para qualquer iniciativa que for tomada. “Nos últimos anos, o conceito de ética e a moral precisa ser retomado entre a classe política e a sociedade. Os novos presidentes das subseções devem exercer suas funções em defesa da cidade e do Estado democrático”.
Todos unidos em defesa da sociedade em prol do cidadão
Luiz Eduardo Pelizzer, Higidio Dassi e Claudio Lamachia
O presidente empossado da Subseção da OAB Esteio, Higidio Dassi falou em seu pronunciamento que a OAB é uma defensora das causas da República, mas as subseções lidam com os problemas dos advogados e da comunidade. “Há cada nova gestão há uma expectativa pelo trabalho que será exercido para a entidade e para a sociedade. Na atual situação política, a OAB tem papel importante nesse processo”, enfatizou Dassi. Ele ressaltou que as instituições jurídicas têm potencial de dialogar e manter estratégicas em nome da lei, cumprindo seus princípios e resistindo aos ataques. “A OAB não irá se afastar das suas obrigações tendo um engajamento intenso da diretoria. Será uma gestão desafiadora, algo diferente, se comparado com outras gestões”.


SUZANA JABONSKI* 
*Advogada 
OS DIREITOS TRABALHISTAS
DA GESTANTE 
A gravidez é um momento de alegria em que se espera a chegada do novo integrante da família, visando dar maior tranquilidade para a futura mamãe, a lei trabalhista resolveu garantir alguns direitos especiais, mas infelizmente, muitos empregadores e até mesmo as trabalhadoras desconhecem os seus direitos, deixando de buscá-los e usufruí-los. Em primeiro lugar, a empregada gestante não poderá ser demitida sem justa causa no período que vai desde a data da confirmação da gestação até o prazo de cinco meses após o parto. E mesmo que o empregador não esteja ciente da gravidez, ainda assim, não poderá demitir a funcionária. A Súmula nº 244, inciso I, do Tribunal Superior do Trabalho estabelece que “o desconhecimento do estado gravídico não afasta o direito da gestante em ser reintegrada ao trabalho ou a receber indenização decorrente da estabilidade”, portanto, a empregada gestante não poderá ser demitida sem justa causa.  Além disso, a lei também almeja evitar discriminação da empregada mulher, pois os exames médicos na demissão exigidos pelo artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, não incluem exames que possam detectar uma possível gravidez, mas somente os superficiais ou necessários para o exercício da função.  Outro importante direito para se destacar, é se a empregada não sabia que estava grávida ao tempo da demissão, nada impede o seu direito de reintegração ao trabalho ou de receber indenização, ou seja, a empregada gestante terá direito a reintegração ou indenização desde a concepção, mesmo que a confirmação da gravidez só tenha se dado durante o aviso prévio ou após. Já nos casos de empregada doméstica, existe uma exceção para que haja reintegração, pois neste caso, para que isso ocorra dependerá da concordância do empregador, haja vista a atividade laboral se dar dentro de domicílio do patrão. Assim, não existindo concordância, terá a doméstica apenas o direito aos salários do período. A gravidez durante contrato de experiência (prazo determinado), a proteção da estabilidade é garantida, inclusive, durante o período de experiência. Mesmo que a empregada desconheça sua gravidez no momento da demissão, o empregador continua obrigado a indenizar ou reintegrar à gestante. Deve-se observar, portanto a data da concepção constante no exame de ultrassom. Outro ponto importante é a licença maternidade, é um benefício previdenciário pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. Durante a licença maternidade, o benefício para uma funcionária comum é pago diretamente pelo empregador, que depois se ressarce perante o INSS. No caso de uma empregada doméstica, ela terá direito à estabilidade e à garantia contra dispensa arbitrária, mas o salário será pago pelo INSS. E por fim, a CLT, no artigo 396, assegura até que o filho complete seis meses de idade, a mulher terá direito a dois intervalos diários de meia hora cada um, para amamentação. Vale lembrar que a trabalhadora tem o período de 2 (dois) anos para reclamar na Justiça do Trabalho eventuais direitos que não forem observados pelo empregador, chamado de prescrição, depois disso, perdem o direito de reclamar.
 *Advogada OAB/RS 50.687 Avenida Pedro Adams Filho 5114, sala 703, Centro Novo Hamburgo-RS CEP: 93410-172 Fone/fax: (51) 3525-0767  http://www.jabonski.com.br



Avenida Brasil ganha iluminação

A proposta é reduzir gastos com energia e maior luminosidade
A Secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos iniciou recentemente a instalação de postes para iluminação da Avenida Brasil. Cerca de 50 equipamentos devem ser colocados em toda a via. A operação está prevista para durar cerca de 30 dias, dependendo das condições climáticas. O sistema de iluminação será todo com luzes de LED, garantindo menor gasto de energia, menos trocas de lâmpadas e maior luminosidade. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação segue realizando a fiscalização de postes por todo o Município. Aqueles que não estiverem em condições estruturais ou que não estejam firmes em sua base serão notificados a empresa responsável pelo fornecimento de energia da região, que deverá tomar as medidas necessárias para a troca dos materiais. No ano passado, a Prefeitura fez fiscalização semelhante, encaminhando cerca de 130 notificações de problemas a empresa de presta serviço de energia elétrica na cidade, que trabalhou na troca ou conserto dos postes com problemas.


Gisele Bloete e Graziela
Oliveira foram uma das
atrações artísticas da festa
A HONRARIA foi entregue durante uma sessão solene 
organizado Legislativo esteiense 
Mulheres esteienses são
agraciadas com distinção 
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Legislativo esteiense promoveu um ato solene em homenagem a data. O evento foi realizado na noite do dia 08 de março, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Uma das primeiras atrações da festa foi a exibição de um vídeo institucional contando um pouco da história das laureadas, através de fotos. Em seguida, a cantora esteiense Gisele Bloete, pisou no palco, como uma das apresentações artísticas da noite. Em um breve comentário, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo K. Pereira, que apesar da existência da Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra a violência e vem sendo referência para instalação em outros países, o Brasil ainda registra um elevado índice de assassinatos e agressões de mulheres. “Mesmo com alguns avanços como na Brigada Militar do Estado, a Patrulha Maria da Penha e o Posto da Mulher, na Polícia Civil falta em muitos quesitos uma mudança expressiva. Uma das transformações que cresceu nas últimas décadas é que muitas mulheres se tornaram chefes de família, mas precisa uma igualdade, no que tange a questão do mercado de trabalho”, disse Pereira.
DIGNIDADE - O chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi aprovou a iniciativa do ato solene e também por fazer parte da programação na cidade dedicada às mulheres. “A partir de iniciativas e programas sociais, milhares de mulheres pelo Estado e o país estão tendo uma melhor qualidade de vida e uma vida digna”, frisou Rinaldi. Ele enfatizou que na última década houve um incremento no que corresponde ao fortalecimento da rede de proteção contra a violência. Além das mulheres homenageadas, as vereadoras Beatriz Lopes, Jane Battistello e Michele Pereira também foram agraciadas com a honraria. Um dos principais motivos é que ambas não deverão se candidatar a cargos políticos no pleito de 2016.
Mulheres que fazem a diferença em seu segmento
Segundo a proponente do ato, a vereadora Michele Pereira, a ideia em promover a ação visa apresentar a sociedade as mulheres que fazem a diferença, no local onde atuam e no segmento a qual representam. “Na atualidade, as mulheres são a maioria na população brasileira, ultrapassando a faixa dos 50%. Mas sem determinados aspectos ainda não conseguimos vencer certas barreiras”. Em nome das homenageadas, Graziela Oliveira Neto cantou o trecho de uma música que reproduz a maneira de como as mulheres devem viver e agir. “Uma das principais características do sexo feminino é o olhar sensível e de amor que tem sob o outro”.
Os homenageadas que receberam a distinção do Legislativo
HOMENAGEADAS 
Janaína Santos, Jane Mary Sommer Krahe, Carla Regina Cárdias, Juliana de Freitas Teixeira Chagas, Cristina de Souza Bortolini, Lilia Mari Silva de Souza, Diamantina Flora Cardoso, Jeanine Costa Godói, Bernadete Frai, Elisabet Corrêa da Silva, Anita de Campos Freitas, Alessandra Pietsch Favero, Patrícia de Oliveira Mello e Graziela Oliveira Neto.


Projeto é contemplado com dinheiro estadual 
A secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Conselho Estadual de Cultura, divulgaram recentemente o nome dos projetos que serão contemplados com recursos financeiros, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Uma das ações a serem agraciados com dinheiro é a Associação Artística e Cultural Silvio Costa, de Sapucaia do Sul. O valor destinado é de R$ 92.731,00 para a ação “Acreditem nos seus sonhos”. Ao todo foram aprovados 12 projetos, totalizando um montante de R$ 2.914.847,71.


GISELE LEITE 
Um estilo minimalista de decorar! 
Acredita-se que o estilo minimalista tenha surgido sob a necessidade de pessoas terem de aprender a viver com menos, no difícil período do pós- Segunda Guerra Mundial. O termo MINIMALISTA apareceu pela primeira vez na revista Arts Magazine, em janeiro de 1965, para descrever o trabalho de um grupo de artistas norte-americano – Donald Judd, Robert Morris, Carl Andre, Dan Flavin, Sol LeWitt, Richard Serra e Frank Stella – e tem como sua coluna vertebral o extremo em organização. Atualmente, o estilo minimalista de decorar pode ser considerado, acima de tudo, um lifestyle, permitindo ser aplicado a qualquer estilo de decoração. Ordem extrema, linhas retas, cores neutras (preto, branco, bege, cinza, marrom), um conceito que traz em mente a essencialidade japonesa e elegância sóbria. O principal objetivo é concentrar a atenção no espaço, com uma decoração quase nula, qualquer excesso é inútil, tudo é voltado ao necessário. Suas principais características são definidas pelo uso de formas lineares, simples, puras, precisas e geométricas (quadrados, retângulos, triângulos, elipses, cubos e paralelepipédicos), extrema funcionalidade e volume mínimo. Alguns materiais usados são resina, corian, gesso e cimento em tons neutros e precisam ser muito fáceis de limpar; superfícies lustrosas, brilhantes para armários e vidro para mesas e pias de banheiros, couro e tecidos sóbrios para sofás, que geralmente são grandes e muito confortáveis. Todo tipo de objeto, no estilo minimalista, precisa ter o seu lugar e só estará fora dele se estiver em uso. Quadros são os únicos adornos permitidos na decoração, em geral abstratos, grandes e sem moldura. O minimalista preserva o espaço, gosta de amplitude, e a luz natural predomina como elemento base deste estilo. As janelas são lisas, sem peitoris, rodapés e roda-forros retos, o chão é perfeitamente liso, polido e sem quebras. Num conceito onde o menos é mais, toda a mobília deve ser completamente clean. Mobiliário em linhas retas, em formas geométricas, preferencialmente laqueado e brilhante, sem puxadores, optando-se por outras formas práticas de abertura, como o sistema toque e portas de correr são preferências do estilo. Já os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos têm uma importância singular para o minimalista: visto que não usa praticamente nada de objetos decorativos, eles acabam por assumir o papel de objeto de design ou até mesmo de obra de arte. As pessoas que se identificam com o design minimalista, normalmente gostam de praticidade, organização e funcionalidade. São pessoas pragmáticas, que não gostam de perder tempo, elas só fazem aquilo que é necessário para atingir seus objetivos e não se dispersam com coisas inúteis. São pessoas de personalidade prática, simples em seus propósitos e planos.


Regina Quadros e Edgar Garcia, divulgando o
projeto no Jornal Destaque
A PROPOSTA também tem por objetivo oportunizar os jovens junto 
ao mercado de trabalho 
Rotarianos da região visitam o JD e divulgam fórum sobre educação 
Integrantes da Comissão Distrital de Educação do Rotary Club - Distrito 4670, formado pelos integrantes do Rotary Esteio, Edgar Garcia e pelo de Sapucaia do Sul, Regina de Quadros estiveram fazendo uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na tarde do dia 10 de março e teve como objetivo divulgar o 1º Fórum Educação para a Paz, onde o tema abordado será ‘O Impacto da Contemporaneidade nas Relações Sociais’ - Família, Escola, Trabalho e Mídia. A atividade faz parte do calendário de atividades de Rotary Internacional, que objetiva oferecer aos integrantes do clube de serviço, oriundos de 35 municípios e de 55 clubes. Entre os palestrantes é a mestre em administração e a consultora Madelaine Schein, que irá abordar o tema ‘Como construir uma carreira de sucesso’, tendo um enfoque especial para os jovens e os primeiros passos no mercado de trabalho. Já Mário Sá irá tratar sobre ‘Educação para a Paz’, direcionada para os educadores. Outra palestrante que irá falar sobre um tema polêmica é Nara Maria Müller, através do tema ‘O stress das relações modernas na família e na escola’. Newton Dri fará a palestra ‘Motivação no ambiente de trabalho: buscá-la é não depender da sorte para ser feliz’.
CONHECIMENTO - De acordo com Regina, um dos focos do trabalho é proporcionar para que educadores e até estudantes possam debates e conhecer ações que vem sendo feitas em prol da educação. “Um dos agravantes que nos faz tomar essa iniciativa seja os elevados índices de violência dentro e fora das escolas, inclusive contra professores”, disse Regina. Para Edgar, a ideia é importante, pois a sociedade deve pensar na questão educacional não somente para os dias atuais, mas direcionadas as futuras gerações. “O processo tecnológico teve sua importância, mas não vem sendo utilizado de forma apropriada”. O 1º Fórum ocorrerá no dia 19 de março, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com início a partir das 8h30. O Parlamento da Capital fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. As inscrições para o encontro é gratuita e após o evento será entregue um certificado de participação.


UM DOS PRINCIPAIS focos da ação é reduzir 
os números de alguns delitos que vem sendo 
cometidos na Região Metropolitana 
Esteio integra a rede 
a ‘Operação Avante’
Através das abordagens é possível combater a violência nos grandes centros
Diante do enfrentamento dos órgãos de segurança do Estado, em relação ao furto e roubo de veículos foi lançada recentemente a ‘Operação Avante’. Em visita a sede do Jornal Destaque, o tenente coronel do 34º BPM do município, José Nilo Correa Alves, comentou que desde que iniciou esse trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana, a proposta é que aconteça uma redução em relação a esses delitos nas regiões abrangentes. “A presença de mais PM’s nas ruas, sendo que alguns foram deslocados de municípios do interior para auxiliar o grupo nessa operação”, disse o tenente-coronel. No dia 03 de março, ocorreu mais uma atividade da operação. Uma das principais ações é o enfrentamento qualificado aos crimes como roubo de veículo (clonagem de carros) e transporte coletivo; seguido da autuação em áreas de vulnerabilidade social. Participaram da operação, militares estaduais de outras unidades, que contou ainda com abordagens e patrulhamento ostensivo nos pontos de maior incidência de crimes. Entre os locais que receberam uma atenção especial foram os bairros Pedreira e Primavera. Nesses lugares, a operação resultou em 90 pessoas abordadas, sendo nove fiscalizadas, por serem veículos de passeio, cinco motocicletas e três bares. Essa ação policial iniciou por volta das 20 horas e se encerrou no mesmo dia, por volta das 23 horas.


Foragido é preso no Tamandaré
O que motivou a ação foi a atitude do indivíduo com um veículo na rua
Policiais militares do 34º BPM de Esteio prenderam no dia 02 de março, um homem de 36 anos, foragido do sistema penitenciário. O fato ocorreu por volta das 19h30, no bairro Tamandaré. De acordo com informações do BPM, uma guarnição fazia um patrulhamento pelo bairro, quando avistaram um veículo da marca Corolla, estacionado de forma estranha em frente a uma residência. Ao verificar a atual situação do automóvel foi observado que o mesmo havia sido clonado. O condutor do carro foi preso há poucos metros onde estava parado o veículo. Além disso, os PM’s constataram que o indivíduo tinha um mandato de prisão em seu desfavor. Após a inspeção, constatou-se que o referido veículo se encontrava em situação de roubo desde o dia 31 de janeiro de 2016. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Homem é capturado por policiais 
militares no Centro
O suspeito foi reconhecido com os objetos levados do estabelecimento comercial
Um homem de 30 anos foi preso por uma guarnição do 34º BPM de Esteio, na manhã do dia 04 de março. Segundo os PM’s que atenderam a ocorrência, durante um patrulhamento na área central da cidade, quando um suspeito ao perceber a presença da Brigada Militar próximo tentou dispensar uma mochila, mas os policiais observaram o descarte do material. Durante a revista foi encontrado na pasta pelo menos seis frascos de desodorantes, os quais pertenciam a uma farmácia. Os frascos foram reconhecidos por um dos funcionários do estabelecimento comercial. O meliante foi conduzido a DP local onde foi autuado em flagrante.


Drogas sintéticas são apreendidas 
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, mediante ao cumprimento de mandato de busca e apreensão realizaram a prisão de um homem de 28 anos, no dia 03 de março. O indivíduo é suspeito por estar envolvido com o tráfico de drogas. Com o suspeito, foram encontrados comprimentos de ecstasy, apetrechos para o tráfico, um bloqueador de sinal de alarme veicular, além de objetos oriundos de furtos, como aparelhos de telefone celular, relógios, entre outros. Após os tramites legais, o indivíduo foi encaminhado para o sistema prisional.


Indivíduo é detido em lavagem de 
carro em Sapucaia do Sul
Os materiais estavam em um depósito
Uma lavagem de carro em Sapucaia do Sul foi o local para a prisão de um homem de 25 anos, que ocorreu na tarde do dia 04 de março. Com ele, os policiais recuperaram um automóvel que havia sido roubado na Capital e as placas clonadas. A prisão e a recuperação do carro foi possível devido ao trabalho das polícias da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRFV/DEIC). Conforme o delegado Adriano Nonnenmacher, o local era usado como esconderijo de carros roubados. “O indivíduo possui antecedentes criminais, principalmente por roubo de veículos, onde foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador”, ressaltou Nonnenmacher. Após prestar esclarecimentos no órgão competente, o suspeito foi encaminhado a Penitênciaria Estadual do Jacuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário