sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

EDIÇÃO 2012

Avenida Independência é repavimentada
A sinalização no local ajuda no trajeto dos motoristas
Motoristas que trafegam pela Avenida Independência, no trecho próximo ao bairro Novo Esteio devem ficar atentos. Um dos principais motivos é em função de repavimentação da camada asfáltica na via expressa. O trabalho coordenado pelo Dnit que é responsável pela administração da BR 116. Diante da situação, alguns funcionários estão fazendo a sinalização, com o propósito de evitar acidentes, devido às obras no local. Mesmo com a construção da BR 448 – Rodovia do Parque, a trafegabilidade de carros é intensa e em alguns trechos, o asfalto já mostrava sinais que precisava ser reparado.


ALÉM DO RECUO em partes do canteiro central também sofrerão mudanças as calçadas e paisagismo em praticamente toda a extensão da via expressa 
Nova etapa revitalização da Presidente Vargas continua avançando
O recuo no canteiro central é uma das ações previstas no projeto
O plano de revitalização do Centro de Esteio, que visa melhorar o paisagismo e diminuir a poluição visual na área central da cidade, entre outras ações, continua avançando. Uma equipe iniciou a medição e demarcação das esquinas, que devem ser ampliadas para receber áreas de lazer, além da medição de espaço para vagas especiais. No canteiro central, que está sendo reduzido (um total de 70 centímetros está sendo retirado de cada lado do canteiro, deixando-o com 1,20m) entre as ruas 24 de Agosto e Padre Felipe. Estão sendo colocadas floreiras e pilaretes de concreto. Isso fará com que os pedestres só possam atravessar a via utilizando as faixas de segurança, que devem ser elevadas. Criado para privilegiar a circulação e o convívio das pessoas, o Projeto Centro conta com uma série de mudanças que prometem revitalizar a Avenida Presidente Vargas, dando atenção ao pedestre. Devem fazer parte das ações a implantação de pequenas praças, melhorias nas calçadas, instalação de piso podotátil (para deficientes visuais), diminuição da poluição visual e paisagismo. Também faz parte a implantação do estacionamento rotativo. O trabalho é parte de um investimento com recursos próprios de R$ 5,5 milhões para pavimentação e repavimentação nas vias públicas do Município. A avenida, que tem cerca de quatro quilômetros de comprimento, está sendo repavimentada em toda a sua extensão, o que representa oito quilômetros de novo asfalto sendo colocado.
PLANOS - O Projeto Centro integra os investimentos monitorados pelo Plano de Obras, força-tarefa lançada em 2015 para agilizar obras e ações, motivar as equipes internas e superar obstáculos na Administração Municipal. O Plano inclui uma nova pactuação de prazos e responsabilidades, acompanhamento sistemático das metas e da execução mensal de cada obra e reuniões semanais para identificar gargalos e facilitar resultados. São diversos investimentos em drenagem, pavimentação, praças, moradias, regularizações fundiárias, saúde, escolas e muitos outros equipamentos públicos.

Prédios públicos abandonados 
geram questionamentos
Um dos prédios fica localizado em uma das principais avenidas da cidade
O prédio onde funcionava a Justiça do Trabalho em Esteio, localizado na avenida Senador Salgado Filho, 211, desativado há pelo menos quatro anos, está se deteriorando. Patrimônio do governo federal, a área vem sofrendo a ação do tempo, a exemplo do antigo prédio do INSS, situado na Rua Olga Jankoski, que também está em estado de abandono.  O descaso com o local, que já havia sido alvo de denúncia por parte do presidente do Legislativo, Marcelo K. Pereira. Em documento aprovado pelo Plenário, que será encaminhado à Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Rio Grande do Sul nos próximos dias um documento com o pedido e esclarecimentos sobre qual o melhor destino para ambos os espaços. “Poderia funcionar uma escola de educação infantil, uma unidade de saúde básica, um posto policial, enfim algo de útil para o cidadão de Esteio. Venho reiteradamente cobrando da União Federal um destino decente para estes imóveis. O que demonstra o descaso com a sociedade, o descaso com o patrimônio público que podia sediar serviços públicos para o cidadão”, destacou.  Na relação de edificações da superintendência, a área construída é de 347 metros quadrados e um pavimento.


O PASSEIO oportunizou Lori Emanoela da Silva passar por momentos 
de relaxamento e de auto conhecimento 
Esteiense participa de viagem para 
o interior da Argentina
 A paisagem local é um dos principais atrativos para os visitantes
A colunista do Jornal Destaque e a apresentadora da Rádio Jornal Destaque, Lori Emanoela da Silva esteve por quase dez dias percorrendo diversos pontos de referência espiritual na cidade de Capilla Del Monte, na província de Córdoba, na Argentina. A atividade fez parte do Encontro dos Remanescentes Kósmicos (ERKs). Lori comentou que esse passeio teve como foco principal desenvolver ainda mais a espiritualidade e se reconhecer como essência de vida. “Tive a oportunidade de ter estado duas vezes nesse local e a cada vez, a experiência foi espetacular”, disse. Ela ressaltou que participaram desse encontro cerca de 30 pessoas oriundas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. “Foram mais de três mil quilômetros de viagem, percorrendo as mais longínquas terras do Estado e da fronteira. Um dos locais que chamou a atenção no percurso foi a travessia embaixo do Rio Paraná, que divide pelo menos dois países”.
ESPIRITUALIDADE - De acordo com Lori Emanoela, a viagem teve um poder transformador em sua vida, tanto física quanto mental. “Durante esses quase dez dias pude exercitar e refletir a importância que devemos ter em relação a solidariedade que há na essência do ser humano, bem como o desprendimento da parte material e foco no espiritual”, frisou. Lori ressaltou que durante a viagem e pelas localidades em que passou conseguiu se redescobrir internamente e se reafirmar como pessoa. “Foi uma viagem que mexeu na questão emocional, onde pude sentir que a força maior que habita nosso ser é o coração. Era uma pessoa antes e agora tenho convicção que me modifiquei espiritualmente”. Segundo Lori Emanoela, algo que já tínhamos conhecimento, mas muitas vezes, não aceitamos ou não prestamos atenção, devido ao nosso cotidiano é que somos um ser universal e fizemos parte dessa grande atmosfera.
Lori Emanoela entre um dos principais pontos turísticos
Participaram representantes de diversos estados do país

A FESTA regional será realizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya 
2º Esteio da Poesia Gaúcha acontece no dia 27
Atrações regionais foram destaques da primeira edição do festival 
A final do 2º Esteio da Poesia Gaúcha está confirmada para ser realizado no próximo dia 27 de fevereiro, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, a partir das 20 horas. O festival de poemas inéditos promovidos pelas secretarias de Arte e Cultura e Comunicação Social, promete uma variedade de temas e interpretações marcantes nas vozes de declamadores como Liliana Cardoso Duarte, Pedro Júnior lemos da Fontoura e Neiton Perufo, entre outros grandes nomes do verso gaúcho. O evento terá a apresentação da cantora e cerimonialista Maria Luiza Benitez. A abertura da festa ficará por conta da cantora Nélida Rossi que está radicada na cidade há cinco anos. Após a apresentação das poesias, o grupo Mas Bah!, de Novo Hamburgo, sobe ao palco para o show especial. Ao todo, foram inscritas 425 poesias para o festival, enviadas por 124 poetas de 61 municípios diferentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Destas, dez foram selecionadas pela Comissão Avaliadora para a final. Todos os finalistas receberão uma ajuda de custo de R$ 500,00. As três melhores poesias, os três melhores declamadores e os três melhores amadrinhadores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Também será premiado com dinheiro aquele que for considerado o melhor trabalho em palco, resultado da harmonia entre letra, intérprete e amadrinhador.
TRANSMISSÃO - Quem não puder ir à Casa de Cultura para acompanhar o 2º Esteio da Poesia poderá assistir ao festival, ao vivo, pela Internet, através da TV Tradição, webtv especializada em cobertura de eventos voltados para o regionalismo gaúcho, fecharam uma parceria para a transmissão do festival. O evento poderá ser acompanhado em todo o mundo pelo site www.tvtradicao.com.br. Além disto, a empresa vai gravar o festival em DVD, disponibilizar vídeos do evento no Youtube e também instalar telões na Casa de Cultura para a projeção das imagens.


Vila Osório e Planalto são espaços
destinados para oficinas
Um dos atletas que foi lançado pelo PIIS, Gabriel Moro e o treinador de boxe, Abílio Mendes
As oficinas gratuitas que fazem parte do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) estão sendo realizadas em diversos bairros da cidade. Os interessados em fazer boxe podem se deslocar, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22 horas, no Ginásio Municipal Sílvio Batista. O espaço esportivo fica localizado na Rua Peri Fagundes, 343, Vila Osório. Outras modalidades de esporte podem ser feitas no Centro de Convivência - Praça da Juventude, que fica no Parque Galvany Guedes, situado na Avenida Porto Alegre, 505. Os dias das atividades são segundas e quartas-feiras, das 9h às 11 horas. Além disso, também foi disponibilizado para outras modalidades no parque municipal, mas somente as terças e quintas-feiras. O horário de funcionamento é das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano COMENTÁRIOS  
Alguém observou: - O senhor abandonou suas colunas? Tenho saudade... Estamos no pedaço, novamente... Férias. Muita gente, em férias. Ônibus e aviões lotados. Barcos enormes abarrotados. Piscinas e praias superlotadas. Há muitas pessoas, em viagem. E a fé?... E a religião?... Não existem férias para o espírito e para a alma. Precisamos crescer, espiritualmente. Hoje e sempre. O Divino Mestre, Deus, vivia em oração. Deu-nos o exemplo. Nós, muitas vezes, afirmamos: Gostaríamos de orar mais. Porém, não temos tempo... Os cursilhistas propalam: “Tempo é uma questão de preferência.” Novas férias. Repouso. Descanso. Leiamos mais a Bíblia! Cresçamos na fé! Renovadoras férias! Ponto final.


NO ESPAÇO chamado Academia Aberta, o público da Terceira Idade pode se exercitar 
e ainda tendo um responsável orientando as pessoas 
Idosos participam de atividades durante o verão
Os adeptos estão frequentando o espaço 
Com o propósito de oferecer condições para os idosos terem uma melhor qualidade de vida e ainda manter a saúde em dia, muitos frequentadores estão recorrendo a Academia Aberta do Idoso. Durante os meses de calor, o local desenvolve o programa ‘Aulas de Verão do Grupo de Convivência Conviver’. As atividades acontecem até o dia 25 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 9h30, para os participantes do grupo. Os exercícios são orientados pelo educador físico Marville Taffarel. “A atividade física na Terceira Idade fortalece a musculatura, evita o desequilíbrio, melhora as atividades diárias, diminui a incidência de doenças e melhora a qualidade de vida dos idosos”, informou Taffarel. Além da Academia Aberta do Idoso, localizada na Rua Dona Ecilda, bairro Freitas, as ações de verão estão acontecendo em outros dois locais. Nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10 horas, as aulas de ginástica ocorrem no Núcleo Cohab, no Ginásio Edu Viegas, que fica na Avenida Alfredo Scharlau, s/nº, COHAB. Já nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário, as aulas acontecem no Núcleo São Pedro, na Paróquia da Igreja São Pedro, localizada na Rua Djalma Sassi, 429, Nova Sapucaia.
QUALIDADE - Integrante do Grupo de Convivência Conviver, a aposentada Eloha Vargas de Souza, 70 anos, comentou que há oito participa do projeto. “Com a idade que tenho, não tomo nenhum único comprido. Acho que não deve ter desculpa para não fazer exercício”, falou Eloha. Aos 75 anos, Noemia Martins Goulart também faz parte do grupo e participa ainda das aulas do projeto. “Este ano quero pegar firme no exercício, por isso estou vindo até nas férias. Isso melhora muito a minha saúde”, falou Goulart. Cerca de 800 idosos sapucaienses participam do Grupo de Convivência Conviver, que existe em diferentes bairros do município.  Ao longo do ano, os idosos participam de oficinas de musicoterapia, pilates, academia, ginástica e dança.


Quarteto é preso 
por assaltos em Esteio
Quatro homens com idades entre 21 e 37 anos foram presos por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. A detenção se deu no dia 12 de fevereiro, em torno da meia noite, na área central do município. Segundo informações do BPM, os policiais que trabalhavam na Sala de Operações relataram para os PM’s que estavam na rua alertando para que se avistasse um carro da marca Clio, de cor prata, contendo quatro indivíduos, pois o grupo teria efetuado um assalto a um pedestre no Centro. Diante dos detalhes, os brigadianos avistaram o automóvel relatado e realizaram uma abordagem. No interior do carro, os policiais militares localizaram os pertences de uma das vítimas e uma réplica de arma de fogo. As vítimas reconheceram os indivíduos como os autores do delito. Os suspeitos foram conduzidos ao Hospital São Camilo e posteriormente a DPPA, em Canoas.


Pasta da Segurança e Mobilidade 
Urbana recebe R$ 100 mil 
A secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio irá receber uma quantia de R$ 100 mil, que não constava nas finanças da pasta, referente ao orçamento de 2016. Segundo informações do documento, aprovado pelo Legislativo esteiense, em uma das sessões ordinárias desse ano, o valor será revertido para a instalação do policiamento comunitário. Essa ação deverá ser instalada em diversos bairros da cidade, com o objetivo de coibir a criminalidade e a violência que tem gerado transtorno e impedindo, muitas vezes, dos cidadãos de transitar com tranquilidade.

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES - Ten Cel QOEM 
Comandante do 34º BPM 
Dia-a-dia na cidade 
O Carnaval é uma festa popular. Ninguém duvida disto. Pelo contrário, observamos que é um dos eventos mais democráticos e que objetiva proporcionar divertimento a pessoas de todas as classes sociais, idades, religiões, etc. Na realidade, pela sua natureza, é uma festa que pode ocorrer em salão (clubes) ou nas ruas, como acontece com repercussão mundial em estados do Nordeste e no próprio Rio de Janeiro, palco do maior desfile de carnaval do mundo. No entanto, pela sua natureza, é também no Carnaval que são cometidos os maiores excessos por parte de pessoas que querem aproveitar os festejos até as últimas consequências. E aí é que “mora o perigo”. O consumo demasiado de bebidas alcoólicas, a utilização de drogas ilícitas e a despreocupação com a segurança de maneira geral são aspectos que podem ocasionar problemas sérios aos foliões e a terceiros não participantes. Todos os anos os organizadores da festa e os órgãos públicos preocupam-se e planejam-se para que tudo desenvolva-se da melhor forma possível, apesar dos atores principais, as pessoas, representarem uma incógnita em termos de comportamento. Infelizmente, as estatísticas confirmam: anualmente, durante o Carnaval, centenas de pessoas perdem suas vidas em virtude de acidentes de trânsito (a maioria causados por motoristas embriagados ou imprudentes), discussões banais resolvidas segundo a “lei do mais forte” ou, até mesmo, vítimas de delitos praticados por criminosos infiltrados e atuando anonimamente no meio da massa de festeiros. Por isso, muitos radicais entendem que o Carnaval deveria ser banido quando, na verdade, o que deve ser modificado é a postura dos envolvidos. Sabemos que a conscientização é sempre difícil e demorada. Porém, em ocasiões como esta, é a única alternativa para alcançar a finalidade que é o divertimento saudável e seguro. Até a próxima.


O SUSPEITO detido na ação havia baleado duas pessoas antes de ser 
capturado pelos policiais militares 
Homem é preso no São José 
após perseguição policial
Antes de ser capturado, o suspeito havia baleado duas pessoas
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 28 anos, por porte ilegal de arma de fogo. A ação aconteceu no dia 06 de fevereiro, por volta das 20 horas, em uma das ruas do bairro São José. Segundo informações dos PM’s que atenderam a ocorrência, a detenção se deu após uma guarnição ter sido alertada sobre um tiroteio na localidade, o qual resultou em duas pessoas baleadas. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital São Camilo e não correm risco de morte.
FUGA - Diante das circunstâncias e mediante as características do suspeito, os brigadianos iniciaram o processo de buscas na região, sendo que foram comunicados por populares que um homem estava pulando sob as telhas de algumas residências e acabou vindo a se esconder em uma moradia. Em função disso, iniciou um cerco policial que resultou na prisão do indivíduo. Durante a revista pessoal, os policiais militares localizaram um revólver calibre 38, com duas munições intactas e duas deflagradas. O suspeito foi conduzido a Casa de Saúde esteiense e posteriormente a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que fica situada em Canoas, onde foi registrado o fato. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.


Máquinas caça-níqueis são apreendidas
pela Polícia Civil
Máquinas foram apreendidas após denúncia anônima
Policiais civis de Esteio apreenderam pelo menos oito máquinas caça-níquel em um estabelecimento comercial. A operação aconteceu na tarde do dia 10 de fevereiro. A titular da DP esteiense, Marina Goltz informou que os policiais averiguaram uma denúncia de jogos ilegais, a qual foi confirmada com a localização e apreensão das máquinas no espaço. O responsável pelo local foi encaminhado para a delegacia, onde foi lavrado o termo circunstanciado.


Policiais fecham ponto de drogas 
em Sapucaia do Sul 
Cerca de 500 pedras de crack prontas para a venda foram apreendidas em Sapucaia do Sul. A ação aconteceu no dia 12 de fevereiro, por policiais da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas. Também foi achada na residência uma porção da mesma droga ainda não fracionada. Duas pessoas que estavam no local foram encaminhadas à delegacia. Segundo a investigação, a ação ocorreu após denúncia anônima.  “Este seria um dos principais locais de tráfico de drogas naquela região e o público alvo dos traficantes eram os adolescentes, tendo em vista a proximidade de uma escola”, contou o delegado Cleomar Marangoni.


Jovem é flagrado descartando 
drogas na Vila Navegantes
Além das drogas, os policiais encontraram dinheiro com o suspeito
Na tarde do dia 14 de fevereiro, um jovem de 19 anos foi preso por uma guarnição do 34º BPM por tráfico de entorpecentes na Vila Navegantes. A prisão ocorreu após os PM’s flagrarem um indivíduo dispensando uma sacola plástica contendo 33 porções de maconha embaladas e pronta para a venda. Além da droga, foi encontrada com ele uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 79,00 e um aparelho de telefone celular. O rapaz foi levado para a DPPA, em Canoas.


Suspeitos são capturados por
envolvimento com o tráfico
A quadrilha atuava no tráfico de drogas na região metropolitana e Capital
Policiais civis a 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Denarc deflagraram no dia 04 de fevereiro, a ‘Operação Mensageiro’. A ação tinha por objetivo desarticular uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas na região. Foram cumpridos pelo menos cinco mandados de busca e apreensão em diversas cidades, entre elas, Sapucaia do Sul. Na ação, três pessoas foram presas, além do líder da quadrilha, que havia sido preso no mês de janeiro, por estar envolvido em um homicídio. Conforme o delegado Mário Souza, o grupo movimentava uma grande quantidade de drogas como cocaína e crack, que ingressa no país pelo Paraguai e seguia para Foz do Iguaçu. “As remessas vinham em grande escala para serem distribuídas em várias cidades do Estado”, disse o delegado. A investigação apontou ainda que a quadrilha lavava dinheiro adquirido pelo tráfico em uma casa noturna, na zona norte da Capital; em uma rede de lanchonete da região metropolitana e em uma loja de móveis. Os presos, após os procedimentos legais, foram encaminhados ao sistema penitenciário.




Indivíduo é detido 
no Parque Amador
Um homem de 35 anos foi detido por policiais militares do 34º BPM, após ter furtado um veículo. O fato aconteceu no dia 14 de fevereiro, por volta das 13 horas, em uma rua do bairro Parque Amador. De acordo com o 34º BPM, a sala de operações recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria furtando a bateria do caminhão que estaria estacionado em frente a uma residência. O suspeito foi abordado e preso, com o objeto oriundo do furto. O homem foi indiciado e levado para a DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário