quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

EDIÇÃO 2010

Temporal causa destruição
Casas foram destelhadas no Três Marias
O temporal que atingiu a Região Metropolitana na tarde do dia 18 de dezembro deixou um rastro de destruição em várias cidades. Em Esteio, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade, após a tormenta, a unidade havia recebido aproximadamente 20 chamados, num curto espaço de tempo. Apesar de não ter havido feridos, o pouco tempo de ventania ocasionou em preocupação para os munícipes. Entre os atendimentos prestados foi a retirada de uma árvore que caiu sob uma casa, localizada na Rua Santana, bem como um outro arbusto caiu num imóvel situado na Rua das Estremosas, no Santo Inácio. O tapume de uma obra, que fica na Avenida Padre Claret, no bairro Parque Amador tombou em direção a rua, fazendo com que pedestres e motoristas dobrassem a atenção ao percorrer pelo local. No bairro Três Marias, algumas casas ficaram destelhadas, devido a intensidade do tempo. Alguns pontos de Esteio e também de Sapucaia do Sul, as famílias sofreram com a falta de energia elétrica e também de água. Segundo a assessoria de imprensa da empresa de energia elétrica que atua na região, em Esteio, aproximadamente 7,3 mil clientes ficaram sem luz e em Sapucaia do Sul, sete mil. O reestabelecimento ocorreu em alguns pontos somente na noite do dia 19. Segundo a Defesa Civil de Esteio, cerca de 250 residências foram destelhadas. Duas equipes do órgão circularam pela cidade e distribuindo lonas, emergencialmente, para as famílias de menor poder aquisitivo para amenizar os problemas. De acordo com o coordenador da entidade, Luiz Carlos Bastos Terra, cerca de 900m² de lona foram distribuídas. No bairro Novo Esteio, alguns galhos de árvores situados na Avenida Celina Chaves Kroeff caíram no canteiro central.

Um ano depois da tragédia
Uma das residências devastadas pelo tornado
No dia 21 de dezembro, foi lembrado por muitos moradores, principalmente do Novo Esteio, um ano da passagem do tornado que devastou a localidade. Naquela noite, dezenas de casas foram destruídas pela forte do vento, assim como postes de iluminação arrancados. Árvores de grande espessura caíram sob casas e na rede elétrica, deixando por vários dias os moradores sem luz, em plena véspera de Natal. Outro local que também sofreu as conseqüências dos ventos que quase chegaram a 200 km/h foi os pavilhões e espaços no Parque Assis Brasil. Grande parte dos pavilhões tiveram telhas arrancadas. Praticamente 70% do parque foi destruído. Mas tudo ficou em ordem em agosto para a Expointer e parte dele para a Expoleite/Fenasul.


Praças são revitalizadas
Recuperação tem por objetivo as pessoas utilizarem os espaços públicos 
Os moradores dos bairros Tamandaré e Vila Osório já podem desfrutar de espaços públicos totalmente revitalizados. As revitalizações das praças do Premem e da Vila Osório serão entregues a comunidade. Os locais receberam reforma no passeio público e nas quadras, além de bancos, ações de paisagismo, troca dos playgrounds e a implantação de academias ao ar livre, como a que foi instalada na Praça Coração de Maria. Na Praça do Premem, as traves da quadra de esportes foram reparadas e o espaço receberá nova tela de proteção e marcações. Plantio de mudas de bromélias, grama, pintura e colocação de saibro também foram realizadas. As árvores receberam levantamento de copa e melhorias no ajardinamento. Na Vila Osório, onde as ações iniciaram na segunda semana de dezembro, foi realizada a abertura do solo para correção da drenagem e construção de floreiras, além do plantio de mudas de amarílis e manutenção da tela de proteção.



Avenida Brasil é inaugurada com festa em Esteio 
A OBRA foi projetada há mais de cinco anos e tem por objetivo acabar com os alagamentos em parte da cidade
À tarde do dia 20 de dezembro entrou para a história da cidade, quando marca a inauguração da maior obra já realizada no município, a Avenida Brasil. Representantes de diversos segmentos da comunidade local e regional estiveram prestigiando o evento, que iniciou por volta das 16 horas. Um palco foi montado na rotatória com a Rua Rio Grande. A primeira atividade que marcou a festa foi a participação de aproximadamente 200 corredores que estiveram em uma rústica. O percurso foi entre a ponte Enéas Teredo Buscari, que interliga a Avenida Brasil com a Presidente Vargas até o final da via, na Rua Dona Isabel, no bairro São José. A medida que cruzavam a linha de chegada, os corredores recebiam as medalhas de participação. Depois, os campeões foram chamados em frente ao palco para receberem os troféus. Por volta das 17 horas, ciclistas de todas as idades tomaram conta da avenida, para o passeio ciclístico pelo mesmo percurso. No final, foi sorteada uma bicicleta. Entre as atrações da festa estava brinquedos infláveis, artistas locais e o Grupo de pagode Zoeira.
PAVIMENTAÇÃO - Segundo o prefeito Gilmar Rinaldi, essa obra vem sendo aguardada há muitos anos pela comunidade e não irá beneficiar somente as famílias que residem ao redor, mas todos os munícipes. “Além da entrega da via expressa, dentro do programa de pavimentar a cidade, estamos melhorando a trafegabilidade nas vilas Guterres, Bom Jesus, Vila Nova e Navegantes”, destacou Rinaldi. Ele salientou que o apoio dos líderes comunitários, bem como do Legislativo para dar continuidade a ações em prol da comunidade. “Precisamos fazer com que as pessoas se tornem um fiscal ambiental e monitore para que não seja jogado lixo nos arroios e preservem a natureza, tanto no entorno da obra, como também em outros pontos da cidade”. Morador da região, o presidente da Câmara de Vereadores Leonardo Dahmer fez um breve relato da mobilização da comunidade nos últimos anos. “Foi através da luta dos moradores que cansados de enchentes resolveram buscar uma alternativa com o Poder Público. Hoje, temos uma grande conquista com a entrega da Avenida Brasil, mas precisamos fazer ainda mais”, ressaltou Dahmer.
Lideranças do bairro comentam sobre a Avenida 
O líder comunitário Francisco Borges fez um agradecimento especial a todos que trabalharam para a execução da obra e fez um pedido para seus vizinhos e para todos os esteienses. “Peço a toda a comunidade da Vila Nova, Navegantes e arredores que nos ajudem a cuidar dessas obras que estão fazendo construídas para o bem estar das famílias”, disse Borges, referindo-se aos projetos de urbanização que estão sendo executados na comunidade. Quem também estão otimistas são a esteiense Rosane Couto, 53 anos, e Nelson Coelho, 59. “Venho acompanhando desde que era só um projeto. A avenida está abrindo novos caminhos pra cidade e vai trazer muitas melhorias pra nós. Vai segurar um pouco mais as águas”, comentou Rosane. “Sofremos muito com as cheias. Essa obra vai nos ajudar muito a nos tirar das enchentes”, destacou Nelson, que há 30 anos mora na Guterres.


Maria com o filho Mário Nunes
Esteiense com 104 anos relata um pouco sobre sua vida 
MARIA NUNES foi uma das pioneiras no ramo alimentício e de trabalhar no comércio da cidade 
Moradora de Esteio desde 1962, Maria Nunes Dias tem muita história para contar com seus 104 anos de experiência e muitas vivências. Natural do município de Glorinha, na Região Metropolitana, nasceu no dia 05 de dezembro de 1911. Ainda na infância foi morar em Porto Alegre, mas devido as dificuldades da época e com um filho que sofria de ataques, soube que em uma cidade perto da Capital e que em suas imediações estava sendo construída uma refinaria (Alberto Pasqualini), resolveu se instalar em Esteio. “vim direto e resido até hoje na Rua Pedro Lerbach (antiga rua São Lourenço), em frente a Igreja do Mestre. A fé ajudou a curar meu filho em menos de um ano. A partir de então finquei raízes nesse solo e não pretendo sair mais”, disse Maria Nunes. A aposentada relatou que por muitos anos era dona de um restaurante e pensionato na região. Acordava por volta das 5 horas para fazer o café da manhã dos funcionários que estavam trabalhando na obra. “Fui talvez uma das primeiras pessoas no município então emancipado a ter geladeira, que teve que trazer de sua antiga moradia para poder guardar os alimentos”. Entre 1962 até meados de 2015, Maria Nunes foi responsável pelo Armazém Dias.
LEMBRANÇAS - Maria Nunes relatou que ao vir morar em Esteio, a maioria das ruas era de chão batido e em poucas casas havia eletrodomésticos, somente quem vinha da Capital ou possuía um poder aquisitivo elevado para a época. “Apesar de todos os obstáculos enfrentados ao longo da vida valeu a pena tudo que passamos. Na casa dos pais, quando crianças a situação era precária, tanto que houveram dias em que a comida ficava restrita apenas no pirão de farinha de mandioca. Isso era para alimentar 15 irmãos”, enfatizou Maria. Um dos filhos de Maria, o funcionário público aposentado Mário Gilberto Nunes, 64 anos, destacou que é uma satisfação para a família observar que uma mulher com mais de um século de vida tenha essa vivacidade. “É uma guerreira, que além das pedras no caminho, com mais de 90 anos venceu um câncer de mama. Tanto que não precisou fazer praticamente nenhum tratamento, somente compressas de água morna e muita fé”. Maria Nunes tem seis filhos e recentemente foi homenageada pela Câmara de Vereadores do município, durante a Semana da Consciência Negra da cidade, ao receber uma distinção através da indicação da vereadora Jane Battistello.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano
NATAL OU LAZER? 
Término da aula de catequese. A catequista deixou uma pergunta: Para mim, o que significa o Natal?... Houve muitas respostas. Grafarei algumas... No Natal, irei conhecer o Nordeste. Visitarei o Norte do Brasil... Permanecerei uma semana, na praia. Passarei o Natal no Sul do País... Comprarei presentes para meus afilhados. Durante o ciclo natalino, arrumarei os dentes... Eu?... Farei exames médicos... Telefonarei párea diversos amigos. Trocarei de carro... Pintarei minha casa... Comprarei roupas novas... Preciso arrumar os dentes... Irei ao meu médico... Encontrar-me-ei com amigos... Natal superficial... Pouquíssimos falaram em visitar doentes e pobres. Alguns afirmaram que participarão das Novenas s de Natal e que irão às Missas. E nós, como somos? O Natal, de fato, aproxima-nos do Menino Jesus e da Mãe Dele?... Não esqueçamos: “Natal, sem Jesus, não é Natal!” Transformante e abençoado Natal! Menino Jesus, reinai  em nossas famílias! Muito Boas-Festas!

Escritor esteiense lança seu 
primeiro livro de poesias 
ENTRE OS ASSUNTOS abordados estão memórias da vida e o trabalho musical que esteve presente em festivais pelo Estado
Luiz Duarte na festa concedendo autógrafos aos leitores
O poeta e escritor esteiense Luiz Alberto Nunes Duarte realizou na noite do dia 17 de dezembro, a festa de lançamento de seu primeiro livro ‘Assim é minha vida entre paixões e poesias’. O evento ocorreu no saguão do prédio da Câmara de Vereadores. Luiz Duarte ressaltou que o seu gosto pela literatura e a cultura surgiu por volta dos 12 anos, quando ainda morava na cidade de Arambaré. “Uma das primeiras influências foram os poetas Darci Fagundes de Luiz Menezes, que apesar de estilos parecidos, tinham uma maneira diferente em declamar poemas”, disse. O poeta comentou que em 1975, ao chegar em Esteio para trabalhar, uma das pessoas que teve a oportunidade de conhecer, que já havia um envolvimento com as palavras foi o professor e escritor Jauri Machado. “A partir disso, fui convivi com outros poetas da cidade como Ester Fujisawa e também alguns de Porto Alegre. Isso ajudou abrir os horizontes para incrementar ainda mais meu trabalho”.
MÚSICA - O poeta relatou que a ideia em escrever o livro surgiu pelo incentivo do jornalista Rodrigo Prux, que também foi o autor do prefácio da obra, e do escritor Esteban Rey Fontan, que sugeriu colocar em um livro alguns dos principais trabalhos já desenvolvidos ao longo das décadas. “Além de poemas ligados ao cotidiano do bairro onde reside, da cidade onde nasceu e que vive atualmente, bem como poesias que se tornaram músicas, pelas mãos do músico Gerson Mattos”. De acordo com Luiz Duarte, muitos de seus poemas se tornaram canções que foram premiadas em festivais de música pelo Estado, como a Guyanuba da Canção Nativa, de Sapucaia do Sul, o 2º Festival de Poesia, de Esteio, nos anos 90; entre outros. “A parceria nos proporcionou para que possamos mostrar os talentos que existem na cidade, no que tange a música e a literatura”. A partir de janeiro, o livro, de aproximadamente 100 páginas pode ser adquirido, em um quiosque do Shopping Vida Bella e com o próprio escritor. Além disso, os leitores podem comprar na Feira do Produtor que acontece todas as sextas-feiras na Avenida do Ernesto Dorneles, no Santo Inácio. Duarte pretende lançar a obra na Feira do Livro do município em 2016.


Festa da Liga de Combate ao Câncer
Voluntárias e colaboradores que prestigiaram da festa
Para marcar o trabalho desenvolvido pelas voluntárias e colaboradores da Liga Feminina de Combate ao Câncer do município, a noite do dia 08 de dezembro, ocorreu um jantar de confraternização. O evento aconteceu no Sun 7 Premium, localizado no bairro Parque Amador. Na oportunidade, representantes de diversos segmentos da comunidade foram homenageados, entre eles, o diretor do Jornal e do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz. Durante a solenidade, também foi anunciado, entre as novidades para 2016, a entidade foi anunciada como utilidade pública do município. Isso tem objetivo conseguir verbas tanto pelo Poder Público quanto da iniciativa privada. Segundo a presidente da Liga esteiense, Nahiene Closs de Andrade, apesar de alguns obstáculos enfrentados durante o ano de 2015, assim como ocorreu em outras entidades, temos somente o que comemorar e projetar a Liga para 2016. “Talvez o próximo passo seja dar início as obras do prédio na entidade, localizada na Rua Garibaldi, junto ao Clube Marechal Rondon, que também participou da festa”.


PREVISÕES 2016 

LORI EMANOELA - CIGANA 
O poder da palavra na vida das pessoas 
2016 SERÁ UM ANO também onde poderão 
ocorrer grandes mudanças no cenário político em 
todas as esferas e a justiça irá prevalecer
Conforme a cigana Lori Emanoela da Silva, através das cartas e das sensações, o ano de 2016 marcado por uma extensa e intensa vibração relacionada a boatos, algo como o popular ‘diz que me disse’. Isso deixa claro que pode ocorrer indisposição entre as pessoas e além disso, causar mau estar entre os seus. A justiça divina vai retornar com vivacidade e intensamente causando um certo desconforto aqueles que  causaram a dor aos outros. Este retorno imediato através da dor física. No que tange ao aspecto político, alguns lugares serão abalados politicamente, pois, aspectos negativos virão a tona, causando desconforto aos governantes. Quanto ao destino político da cidade, grandes mudanças, inclusive a bancada de vereadores terá grandes surpresas. Entre elas, a probabilidade que somente dois parlamentares serão reeleitos. Também está previsto uma mudança radical na administração governamental. O município será destaque por algumas ações no próximo ano projetando-se positivamente nacionalmente. Uma das dicas que pode ser transformar nossas vidas é o total cuidado com as palavras, pois, ela pode virar-se contra você no sentido de que terá de cumpri-la. Sugerimos que durante o período do Natal e Ano Novo, as pessoas possam acender na mesa das ceias um incenso de rosa branca, bem como ter flores brancas para harmonização, e felicidade. “Apesar de tudo devemos rogar a Deus mais misericórdia por aqueles que andam pela estrada colocando cacos de vidro, sem pensar que poderão ter que voltar pelo mesmo caminho”, destacou Lori.

MÃE MARLI
Uma nova esperança para o novo ano 
AS CORES azul, branco e vermelho terão um poder transformador no cotidiano das pessoas ao longo do ano que se aproxima
Para Mãe Marli e Pai Claudemir, o ano de 2016, terá como marca a consciência, da visão. Os orixás que irão reger o próximo ano é Iemanjá e Oxalá, juntamente com orixá Bará. Mãe Marli comentou que 2016, a humanidade começa a ter consciência dos erros e acertos, o que indica que será um período em que estaremos vendo as situações como realmente são. As cores predominantes serão azul, que é a cor do novo limpo do orixá Iemanjá, que tem por finalidade trazer a criação, uma nova esperança, diante dos problemas enfrentados pelas pessoas ao longo dos anos. Já o branco, representando Oxalá, trará a paz e a purificação. O vermelho é de Bará, que é focado na abertura dos caminhos e da transformação. De acordo com Mãe Marli, 2016 será o ano da clareza, no qual estamos enxergando e tendo a consciência do certo e do errado onde temos a força das águas e do sol, elementos principais para humanidade, comparando para melhor entender o pai e a mãe. “Um dos símbolos do próximo ano será a âncora e a pomba, devido ao poder transformar de ambos os objetos. Já na mesa tanto do Natal quando do Ano Novo, não pode deixar de ter junto a ceia, melancia, uva branca e a tradicional lentilha”.
ATOS E AÇÕES QUE PODEM OCORRER NO PRÓXIMO ANO 
AMOR - O verdadeiro permanecerá, mas poderá haver transformação
MUNDO - Muitos poderosos cairão, a verdade vem à tona, novas esperanças e como se tudo estivesse começando.
POLÍTICA - Desavença, muitas mudanças na política, em todas as esferas. Por ser um ano em que os eleitores irão às urnas eleger os novos prefeitos e vereadores, alguns políticos antigos cairão e novos personagens entrarão. Será uma transformação na política de aproximadamente 70%. Uma das características para o 2º semestre é que já teremos a visão de transformação, uma das marcas do orixá Bará. Ele abre os caminhos, para varrer o que só destrói, corrói, iludi, entre outros. Teremos a oportunidade de arrumar o que nós humanos estragamos, por outro lado, teremos a oportunidade de errar e nos destruirmos mais. É o ano de sabedoria e visão, estamos sabendo e vendo agora, depende de nós se queremos saber e ver ou só tirar proveito e nos destruirmos mais ainda.
SIMPATIAS 
Para limpeza da casa 
Ingredientes: Água, anil, perfume, guaraná, pipoca Modo de preparo: Espalhe a pipoca estourada, pela casa, coloque em uma garrafa pet, água, uma porção de anil, de perfume e guaraná. Estoure as pipocas e antes de dormir espalhe em toda casa. No dia seguinte quando acordar junte todas as pipocas e despache num verde. Os demais ingredientes são úteis para fazer a energização em todos os cômodos do imóvel.
Amor 
Ingredientes: Sete maçãs vermelhas, sete rosas, além de sete fitas vermelhas e brancas. Vaso branco e vaso preto Modo de preparo: Coloque as sete maças em um vaso branco e dentro as sete rosas branco em volta de um vaso preto e dentro as sete rosas somente rosa aberta e depois cruze as fitas por cima e espalhe mel por cima e deixa três dias na sua casa e leve até um verde. Obs: - Acenda uma vela branca e uma vermelha ou uma com duas cores (se tiver)
Dinheiro
Mantenha uma taça na sua estante na sala com água, perfume, mel e oito moedas de 10 centavos a cada quatro meses despachar, numa praça que tenha crianças e repetir esse trabalho a cada quatro meses. Para quem tem congar pode ser feito a cada 14 dias.

MÃE DALVA
2016: Um ano regido pela força da natureza 
e muita doçura 
O PRÓXIMO ANO será marcado também por mudanças 
em vários aspectos na sociedade e nas pessoas
Para Mãe Dalva de Xapanã, 2016 será regida pelos orixás Iemanjá, Nanã e Oxum, considerado o povo do doce, mas também terá a proteção de Bara Gelu e Oxalá. Mãe Dalva explicou que Nanã é mãe das mães e protetora dos doces e do barro. Já Oxum é a mãe das cachoeiras que trará fartura e união. “O próximo ano será marcado por muita água, catástrofes envolvendo principalmente barro e enchentes em várias partes do país”, comentou Dalva. As cores que não podem faltar em 2016 são azul, branco, amarelo e outras cores de tonalidades claras. Já na mesa do Natal e do Ano Novo, deve ter na ceia champanhe branca e flores brancas ou amarelas. “Um dos alimentos indispensáveis como o bolo de coco, em homenagem a Oxalá. O que também não deixar de ter na mesa são perfumes, destinados a Iemanjá”. Mãe Dalva informou que 2016 será um ano de mudanças, podendo ocorrer em alguns momentos desespero, que as atitudes que vem sendo tomadas ao redor do mundo. “Iemanjá vem fazendo as cobranças do passado, em especial aqueles que são filhos de Xangô”.
Algumas previsões para 2016 
MUNDO
Os primeiros três meses do ano não está descartada a possibilidades de ameaças e até ataques terroristas no exterior. Mas a partir de abril começa um novo período que pode ser trágico, principalmente nos Estados Unidos.
PAÍS
Apesar dos obstáculos enfrentados em 2015, o próximo ano poderá ter uma significativa melhora, no que tange a questão de empregos. Mas ainda a população sofrerá com problemas, como já ocorrido no ano anterior.
CLIMA
Pela forte influência de Iemanjá e Nanã, além das mudanças bruscas no clima, em 2016, podemos registrar não somente na cidade em outros estados do país, casos de enchente e enxurradas que irá devastar localidades, similar o que ocorreu no município de Mariana, em Minas Gerais. Um cuidado especial para cidades de Santa Catarina. Em função das alterações climática, os meses de janeiro e fevereiro, estará um tanto desiquilibrado, podendo alternar com períodos de calor e até de frio, algo raro para essa época do ano. Já o mês de março muitas cidades podem ser atingidas por ondas de calor intensa.
ELEIÇÕES 2016
Por ser um ano de eleições para a escolha de novos prefeitos e vereadores, estão previstos um começo na renovação do meio político que irá repercutir nos próximos anos. Para Esteio, o próximo chefe do Executivo Municipal já trabalhou no meio e tem experiência. Mas a partir de 2017 será um período de muita luta e de enfrentamento de problemas. Em Sapucaia do Sul, o próximo prefeito também será uma pessoa experiente na função.
POLÍTICA
Mãe Dalva observa que para Esteio, o cenário político ligado ao atual governo não terá muitas mudanças bruscas, como já ocorreu em anos anteriores. O prefeito Gilmar Rinaldi precisa cuidar da saúde, em relação a problemas ligados a tonturas. Por isso deve evitar andar sozinho, mas não é nada grave. Para Sapucaia do Sul, também poucas alterações ocorrerão ao longo do ano. Para o Estado, o governador José Ivo Sartori terá muitos problemas, assim como foi em 2015. Não vai conseguir colocar em dia as finanças do governo ainda. “É uma situação que vem se arrastando há décadas e estourou na atual administração. Precisa consertar o que está errado”. Em âmbito nacional, a presidente Dilma Rousseff está com a saúde fragilizada, em função do desgaste política que vem enfrentado com denúncias e o processo de impeachment. Ela precisa consertar e resolver os problemas deixados pelos ex-presidentes.
INGREDIENTES QUE NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR NA MESA NO ANO NOVO
Mãe Dalva informa que tanto na ceia de Natal, quanto do Ano Novo, as pessoas devem ter champanhe branca e estourar, com o propósito de atrair energias positivas. Também deve ter entre os alimentos canjica branca e amarela, com bastante coco.


A competidora com um dos troféus
conquistados reentemente
Esteiense é destaque na Europa 
A JOVEM Desireé Godoy tem se destacado em campeonatos e ressaltando a presença da mulher no futebol de salão 
Desde março de 2015, a jogadora de futebol feminino Desireé Godoy encontra-se em plena atividade em um time da Espanha. Ela comentou que sua ida para o continente europeu ocorreu quando foi participar da seleção brasileira de futsal e conheceu outra jogadora. Durante um bate - papo ficou sabendo que uma equipe espanhola estava a procura de uma atleta, com um perfil similar ao seu. “Não demorou muito para os contatos fossem estabelecimentos e firmado o contrato para jogar em território espanhol”, disse Desireé. A jogadora destacou que os primeiros momentos na Europa não foram fáceis. Na semana em que estava previsto para embarcar, minha mãe teve uma torção grave no tornozelo, que acabou na fratura na tíbia e fíbula, que ocasionou sua internação no hospital. “Com dor no coração me despedi dela no leito da Casa de Saúde. Devido ao processo cirúrgico que passou, por pouco não desisti de tudo para ficar com ela. A recuperação foi demorada, que a deixou acamada por mais de dois meses”, disse a jogadora. Ela enfatizou ainda durante esse período, em julho, uma enxurrada que devastou Esteio também atingiu sua residência que resultou na perda de tudo que havia dentro de casa, pois pude observar que a água chegou a atingir mais de 1,80 metro dentro de casa. “Diante da situação caótica que se instaurou tive que voltar urgentemente para o Brasil, com o propósito de ajudar minha mãe que ainda não caminhava, em função da cirurgia. “Apesar de tudo consegui resolver alguns problemas pendentes e retornar ao trabalho”. Segundo Desireé, o contato que faz com a família, são pelas redes sociais, através de aplicativos de conversação on line, onde conversa praticamente todos os dias. “Um dos poucos familiares que não tenho quase acesso é meu pai é que avesso a essas tecnologias. Isso me faz com que sinta muita sua falta”.


SUZANA JABONSKI*
*Advogada
DIREITOS DOS FUNCIONÁRIOS DE EMPRESA QUE ENTROU 
EM FALÊNCIA! 
Em um ano de crise econômica e política como o que estamos vivendo, com o desemprego em constante crescimento, não raro somos surpreendidos com notícias de empresas que têm a falência decretada, tendo que encerrar suas atividades, demitindo centenas ou até milhares de funcionários sem o pagamento das verbas rescisórias a que têm direito. Na maioria dos casos, os empregados são pegos de surpresa, e se veem diante de uma situação de desconhecimento e insegurança. Ainda que seja dever da empresa pagar seus funcionários, a falência presume que a organização não tenha mais recursos para dar segmento a sua atividade. Recentemente os funcionários da empresa de O CALL CENTER - ATENDEBEM, sediado em São Leopoldo, anunciou o encerramento das suas atividades no dia 04 de dezembro, causando um número estimado de 600 demissões. Tais demissões surpreenderam todos os funcionários que ficaram numa situação de completo desamparo, visto que chegaram na empresa e nem puderam entrar para pegar suas coisas e além disso, estavam com salários e outros benefícios como o 13º e o fGTS atrasados. No caso de a empresa efetivamente fechar as portas sem o pagamento dos direitos trabalhistas aos seus funcionários, é preciso que estes procurem imediatamente um advogado trabalhista. Quando a demissão não é formalizada via CTPS, é necessário o ajuizamento de uma ação na Justiça do Trabalho para formalizar a demissão em juízo e assegurar o pagamento das verbas rescisórias devidas. Caso a demissão tenha sido feita pela empresa, sem o pagamento dos valores a que o funcionário tem direito, igualmente é necessário o ajuizamento de ação trabalhista para pagamento das verbas rescisórias e demais créditos existentes. As verbas rescisórias em caso de falência da empresa são as mesmas da demissão sem justa causa, ou seja, salário, férias, 13º salário, seguro desemprego e liberação do FGTS. É necessário que o trabalhador reúna todos os documentos que possuir relativos à empresa, tais como contracheques e CTPS, entre outros. De posse dos documentos e com o ajuizamento de ação na Justiça do Trabalho, será marcada uma audiência inicial com a presença do funcionário e do administrador da massa falida, oportunidade em que poderá ser feito um acordo entre empregado e empregador. Não senso feito acordo, ao final do processo o juiz proferirá sentença, determinando os valores a serem pagos ao ex-funcionário. O pagamento dos créditos trabalhistas é realizado no processo de falência, na Justiça Estadual, onde a massa falida arrecadará valores para sua quitação, a partir da venda de bens da empresa. Importante lembrar que, de acordo com a Lei de Falências, os créditos trabalhistas têm prioridade e são os primeiros da lista de credores, desde que o valor a receber seja de até 150 salários mínimos. Por fim, é importante esclarecer que mesmo que o trabalhador da empresa que entrou em falência não seja registrado na organização ele tem direito à remuneração daquilo que lhe pertence, de modo que quando existe a relação de trabalho, os direitos são garantidos. Nesses casos, é necessário provar na justiça o vínculo do ex-funcionário com a empresa por meio de documentos e/ou testemunhas.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
E chegou o final de 2015. Ano difícil, cheio de complicações econômicas e políticas, preocupações de todos os lados. Mas é Natal e mais um Ano Novo que se inicia. Devemos, é claro, recordar e analisar o que passou. Mas, acima de tudo, devemos olhar pra trás e vermos o que poderíamos ter feito diferente para que tudo tivesse ter sido melhor. Como seria bom se nossas relações familiares e de amizade tivessem se fortalecido, se tivéssemos estendido um pouco mais nossas mão em favor do próximo. Gestos simples poderiam ter feito a diferença. Inclusive na Segurança Pública. Sabemos que uma grande parte dos conflitos interpessoais, muitos terminando em morte ou lesões, são causados pela intolerância e intransigência das pessoas. Temos a certeza, também, que grande parte, senão a maioria, dos acidentes de trânsito são provocados pela imprudência e negligência dos motoristas, muitos alcoolizados ao volante e exagerando na velocidade ao conduzir seus veículos. E assim por diante. Se analisarmos detalhadamente, a grande maioria das ocorrências policiais poderiam ter sido evitadas com a observação de regras pré-estabelecidas, até legalmente, ou com a adoção de posturas mais conscientes e respeitosas. Devemos salientar que neste ano, nos 365 dias que se passaram, a Brigada Militar esteve ao lado da comunidade, sempre disponível para ser acionada através do fone 190 ou de qualquer outra forma. E assim será no próximo ano. A população pode contar com a preocupação da polícia militar gaúcha. É claro que, infelizmente e por uma incapacidade física da polícia não poder estar presente em todos os lugares por todo o tempo, nunca poderão ser prevenidos todos os delitos e desvios de conduta. No entanto, o esforço é grande no sentido de garantir uma sociedade mais segura para os cidadãos de bem. Até a próxima e Feliz Natal. Comandante do 34º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário