quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

EDIÇÃO 2008


História do Brasil será retratada em dança 
O Studio de Dança La Flore fará nos dias 22 e 23 de dezembro, a apresentação do espetáculo de dança “Brasil História”. O teor do espetáculo é retratar através da dança diversos momentos e fatos históricos do país nos mais de 500 anos de existência. A festa irá ocorrer no Teatro Municipal em São Leopoldo, em função da falta de espaços adequados para esse tipo de shows. Interessados podem ir até o espaço de dança localizado na Avenida Padre Claret, em frente ao Colégio La Salle, no Centro. As bailarinas irão mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano sob a supervisão de Melissa Salgado. O Teatro leopoldense fica na Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro.

Melissa Salgado é uma das
responsáveis pelo grande 
espetáculo de dança



CT são diplomados em Esteio 
A SOLENIDADE ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e deu posse para todos os participantes do pleito
A Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal foi palco na noite do dia 02 de dezembro, da solenidade de diplomação dos novos conselheiros tutelares do município eleitos em dezembro. Participaram do ato, representantes de diversos segmentos da comunidade, ligados a área, bem como familiares e amigos. A abertura do evento foi marcada pela apresentação artística de alunas do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), sob a supervisão da professora Milena Maculan. A mesa autorizada para a diplomação foi formada pela presidente da Comissão Eleitoral do pleito, Sueli Peres; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Jeanine Godoi; o presidente do Legislativo, Leonardo Dahmer e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Cidadania, Adival Soares.
INICIATIVA - Sueli disse que pela primeira vez na história desde que foi implementado o Conselho Tutelar, a partir do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a escolha dos novos conselheiros ocorreu de forma unificada em todo território nacional. “Foi um período em que todos que trabalharam no processo foram importantes para que aqueles que irão ajudar a proteger as crianças e os adolescentes sejam capacitados e responsáveis”, disse Sueli. A presidente do Comdica ressaltou que o órgão foi atuante e irá acompanhar o trabalho das futuras conselheiras tutelares. Representando o Executivo, na diplomação, o secretário de Desenvolvimento e Cidadania, Adival Soares parabenizou a diplomação dos eleitos e dos suplentes e enfatizou que o trabalho com esse público tem crescido ao longo dos anos e a cada pleito, a qualificação dos conselheiros torna o grupo mais seletivo. “Com a infraestrutura que há em Esteio, no que tange ao atendimento de menores em situação de risco, os novos conselheiros tem condições de prestar um serviço de qualidade”.


A missão de cuidar das 
crianças e dos adolescentes
A atual coordenadora do Conselho Tutelar, Laura Accioli falou em nome do atual colegiado. Ela relatou que como educadora foi uma experiência marcante e que possibilitou a mudar alguns conceitos na vida. “Uma das principais características para atuar nessa área é ter paciência e sabedoria. Outra função importante é ouvir os lados envolvidos e não fazer julgamentos precipitados”, disse Laura. Ela comentou ainda que apesar de alguns avanços, ainda há muito no que avançar.

Laura relatou a experiência
junto ao Conselho Tutelar da cidade


 Um novo momento para um trabalho intenso
Janaina destacou as ações que devem ser tomadas na comunidade
Em nome do nome do novo colegiado, Janaina Santos ressaltou que o trabalho dos próximos conselheiros tutelares não fica restrito apenas dos menores, mas também a ajudar toda a família, na defesa dos direitos humanos. “A sociedade deve estar unida para que agressões ou ações indevidas não atinjam as crianças e adolescentes. Na atualidade temos políticas públicas de enfrentamento a violência e precisa ser colocada em prática e deixar apenas no papel”. Janaina citou ainda que em pleno século 21 ainda são cometidas barbáries, em que os principais alvos são jovens pobres, negros e que vivem nas periferias das grandes cidades. “Além disso, desde a infância tem meninas que são alvos de machismo dentro de casa e ficam por longos anos caladas por medo. As pessoas aos poucos devem ter consciência que para termos um lugar mais justo e digno devemos cuidar bem das crianças e dos adolescentes, pois serão eles que no futuro irão administrar a Nação”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
ADVENTO À BRASILEIRA 
Sim. ADVENTO é chegada, vinda. ADVENTO: importante tempo de preparação para a VINDA do MENINO JESUS. No Brasil, outrossim, vemos umas coisinhas curiosas, interessantes e chocantes, até... Exemplifiquemos... O comércio, as ruas, as casas e as praças receberam adornos natalinos. Indubitavelmente, algo muito pulcro. Belíssima beleza! Contudo, os responsáveis se olvidaram do personagem mais importante, deixando-o no ostracismo: O MENINO JESUS. Gesto ignominioso! Sabemos: NATAL, SEM MENINO JESUS NÃO É NATAL! Falando em Natal, o brasileiro pensa nas férias, na praia, no Carnaval. As dívidas são penduradas. As contas serão acertadas mais tarde... E daí?... Então, os festejos natalinos se transformam em hodiernos calotismos, lamentavelmente... Como comemoramos o ADVENTO, hem?... Participamos das novenas de Natal e dos movimentos natalinos?... E as músicas atinentes ao NATAL?... Raríssimas! As rádios dão a impressão de sentir vergonha do tema relativo ao Deus Menino... Entretanto, já podemos ouvir músicas carnavalescas... Por acaso, as emissoras tocam melodias natalinas, no Carnaval? Se afirmarmos que nosso Advento é à moda brasileira, muitos irão rir ou negar... Jesus insiste: “– Quem quiser entender, entenda!...” Advento é a justiça, honestidade, coerência. Casos, como o do Tiririca, revelam que neste querido país há infindas injustiças, desonestidades e incoerências. Advento: Procuramos ser justos, realmente? Outra questãozinha. Por que os homens participam tão pouco das novenas de Natal?... Oportuníssima pergunta! Renovador ADVENTO para todos! Para concluir: NATAL, SEM JESUS, NÃO É NATAL! Fui.


Incêndio destrói a Artefina 
A FUMAÇA pode ser observada por diversos 
pontos de Esteio e até Sapucaia do Sul
As guarnições dos bombeiros ajudaram a controlar o fogo
As chamas atingiram somente parte do prédio frontal da empresa
Por volta das 11 horas do dia 08 de dezembro, uma grande fumaça chamou a atenção de motoristas e de moradores de diversos bairros da cidade. O motivo foi o incêndio que atingiu um dos prédios principais que por muitos anos sediou a empresa têxtil Artefina, localizado na divisa entre Esteio e Sapucaia do Sul. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada com pelo menos três viaturas. A princípio o espaço que foi alvo do fogo estava fechado e possuía apenas um pequeno estoque de linha para costura. Segundo moradores que residem nas imediações, Julio Sal, é uma tristeza observar que uma das mais importantes empresas da cidade, que empregou centenas de esteienses e sapucaienses, por longas décadas termine dessa forma tragica. “Foi um espaço de amizades, namoros e encontros e por décadas ajudou a fomentar a economia da cidade e região”, frisou Sal. A agilidade dos bombeiros de Esteio e Sapucaia foi algo impressionante, pois caso contrário, o fogo teria se alastrado e o prejuízo poderia ser muito pior. Parte do telhado foi destruída no sinistro. O Sargento Álvaro do Nascimento, do Corpo de Bombeiros da cidade atuou para que não ocorresse maiores estragos na edificação da empresa, localizada nas margens da BR 116.

Comemoração dos 75 anos do Coração de Maria 
O ATO JUBILAR foi organizado pela Câmara de Vereadores
A imagem da santa conduzida por integrantes do Terço dos Homens
Integrantes da igreja fazendo a vigília no momento em que a santa era colocada no altar
Os 75 anos de fundação da Paróquia Imaculado Coração de Maria foi comemorado com um ato solene, promovido pela Câmara de Vereadores. O evento foi realizado na noite do dia 08 de dezembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade, em especial do âmbito religioso. Entre as atrações da festa aconteceu a leitura da oração do ano jubilar, bem como a exibição de um vídeo retratando um pouco da história da igreja com depoimentos de personalidades que ajudaram na trajetória da paróquia nessas mais de sete décadas de existência. Os depoimentos do vídeo ficaram a cargo do diretor do Jornal e do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz e o fotógrafo Genásio Ramos. Também falaram o casal Roque e Teresinha Rambo, Ilsa Kauer, Veleda e Dileta Klein. De acordo com o vereador Leonardo Pascoal, autor proponente da solenidade, a realização de uma ação que acontece em um ano jubilar representa a presença de Jesus Cristo, através de seus ensinamentos que perduram pela passagem dos séculos. “É um momento festivo de lembrar também as pessoas que ajudaram na construção do templo religioso e das atividades realizadas ao longo dos anos”, disse Pascoal. Ele relatou que a história para a instalação da igreja surgiu na década de 1940, quando Dom João Becker, o então arcebispo na ocasião autorizou para que fosse implantada uma igreja na então Vila de Esteio, distrito de São Leopoldo. “Para que isso ocorresse, a comunidade teve um papel importante e foi a protagonista da iniciativa, como também após alguns anos, o padre Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, foi uma das pessoas envolvidas no processo de emancipação do município na década de 50”. O vice prefeito, Fladimir Perondi Costella esteve representando o Executivo Municipal no ato solene. Também houve a apresentação do hino jubilar dos 75 anos do Coração de Maria cantado pelo Terço dos Homens. Já o Coral ‘Vozes do Coração’, regido pelo maestro Tanilo apresentação a canção Imaculado. O encerramento foi marcado pelo Coro Municipal de Esteio, sob a regência de Renato Donini.
O proponente do ato, Leonardo Pascoal entregando a placa de 75 anos para a igreja,
 juntamente com o pároco Darley José Kummer e o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler 
Padres destacam a importância da data junto à comunidade 
O pároco da Igreja, Darley José Kummer destacou que é um momento especial para a comunidade esteiense, que mantêm até os dias atuais a missão da reconciliação e o amor entre as pessoas. “Ao longo dos anos, a igreja esteve presente colaborando com a sociedade dando ferramentas para um local mais justo e digno para viver”, falou o padre. Ele afirmou que a vida baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo dá um sentido mais verdadeiro e alegre. Para o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler, estar no Parlamento municipal é expressivo, pois a política é uma das atividades mais nobres, pois são pessoas que são escolhidas para cuidar do bem comum das pessoas. “Apesar da situação em que se encontra o país e o mundo, a esperança que vem aflorando nas crianças e nos jovens nos dá um animo para que talvez ocorra uma mudança”. Ele disse que celebrar a memória de um templo religioso que possui uma história bonito é algo para ficar eternizado na vida da comunidade.
O público pode conferir peças sobre a igreja que fazem parte do acervo do Museu Histórico Destaque
Representantes da Acores 
participam de corridas em POA 
OS CORREDORES conquistaram medalhas e 
troféus expressivos nas competições
A Corrida do  Grêmio mostrou o potencial da entidade esportiva de Esteio 
Em mais uma competição de corrida, a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) conquistou títulos expressivos para a entidade. No dia 06 de dezembro, os atletas da cidade participaram da Corrida do Grêmio, que aconteceu nas imediações da Arena, situada no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Além dos corredores, a festa esportiva também contou com a participação de ex-atletas do clube e apresentações artísticas e culturais. O percurso foi dividido em 3km e 6 km, bem como a caminhada, 3 km. Entre os corredores de Esteio, Cleider Evandro Hoffmann, Marlom Juares Camões e Adão Juares Camões obtiveram resultados expressivos na corrida em 6 km. Entre as mulheres, Elisabete Oliveira Pascoal ficou em quarta colocada na categoria 54 a 59 anos, percorrendo o trajeto em 27 minutos e 31 segundos. No mesmo dia, também ocorreu a final do Circuito do SESC RS, prova de 10 km. Richard Pacheco que é treinado por Adão Juares conquistou a segunda colocação do geral e Silvia Webber, na terceira posição no ranking. Cerca de 1,2 mil corredores de todo o Estado participaram da competição que teve como ponto de largada, a Rótula das Cuias, próximo ao Parque Harmonia. A atividade reuniu os classificados das 13 etapas que ocorreram em diversas cidades do Estado, entre fevereiro e novembro. A prova aconteceu na categoria adulto feminino e masculino (a partir dos 16 anos), nas modalidades comerciário e usuário, com as distâncias de 3 km, 5km e 10km.


Ecoponto é aberto à população
A ideia é evitar que o lixo seja descartado irregularmente nas ruas
Os esteienses têm um local adequado para descartar materiais como papel, plástico, vidros, restos de obras, madeiras, podas de árvores e móveis velhos, entre outros. O novo Ecoponto, sediado na Rua da Paz, em frente ao Cemitério Municipal Dois de Novembro, foi aberto oficialmente no dia 08 de dezembro. O espaço funciona das 8h às 20 horas, de segunda-feira a sábado. O local, que conta com guarita de segurança, deve receber ainda um paisagismo na área interna, com plantio de árvores de pequeno porte. Não é permitida a entrada de caminhões, apenas carros, caminhonetes, reboques e carroças. O material deve ser separado antes do descarte, já que há áreas definidas para cada tipo de descartável. O volume também está restrito a apenas 2 m³ por pessoa. É necessário se identificar aos funcionários na entrada, informando dados como nome, endereço e tipo de material a ser descartado. Na área externa estão dispostos contêineres para descarte de material reciclável, como papel e plástico. Durante a primeira semana de funcionamento, a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (PIPA) estará no local acompanhando e ajudando a informar os usuários sobre o funcionamento do Ecoponto.


Veículos de tração animal deverá ser abolida após aprovação de lei 
O Legislativo esteiense aprovou recentemente o Projeto de Lei instituindo o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal (VTAs). Com isso, dentro de um prazo de até seis anos deverão ser realizadas ações de substituição dos veículos e/ou reinserção dos condutores e suas famílias em outras atividades produtivas. Após este período a circulação de veículos estará proibida em definitivo no município. De acordo com o vereador Leonardo Pascoal, a utilização desses veículos, vai na contramão dos avanços obtidos em políticas de bem-estar animal. Ele destacou que, além de prejudicar a mobilidade do município, tornando o trânsito mais lento e perigoso, nesses veículos, muitas vezes, os animais passam o dia todo sem se alimentar corretamente.


SUZANA JABONSKI* 
ACABOU A DESAPOSENTAÇÃO? 
Muitas dúvidas ficaram depois que nossa Presidente Dilma vetou, no dia 04/11/2015, os artigos da Lei nº 13.183 que previam legalmente a desaposentação. E agora, será que a desaposentação acabou? Antes de responder a esta pergunta, preciso explicar como ela surgiu e como vinha sendo aplicada. A desaposentação nunca foi prevista em Lei, ela surgiu a partir de teses de estudiosos do Direito Previdenciário, que foram aproveitadas por advogados e aceita por muitos juízes, a ideia central da desaposentação é a seguinte: * O aposentado continua a trabalhar e a contribuir com o INSS após a sua aposentadoria; * Todos os períodos contribuídos após a aposentadoria não vão retornar de forma alguma para este aposentado, ou seja, ele não terá nenhuma contraprestação por continuar contribuindo ao INSS; * Isso fere o chamado princípio ”contributivo retributivo” no qual é baseado o nosso Sistema de Previdência Social, que diz que as contribuições feitas pelo trabalhador devem obrigatoriamente refletir em benefício previdenciário. Portanto, a desaposentação é um ato voluntário que parte do próprio segurado onde o mesmo pleiteia o cancelamento de sua aposentadoria, visando a concessão de outra mais vantajosa pelo fato de permanecer ou voltar a trabalhar na vigência de uma aposentadoria, é o pedido de recálculo do salário de benefício por aquele que se aposentou sujeito ao fator previdenciário e continuou trabalhando. Em outras palavras, ele pede renúncia de sua atual aposentadoria e novamente se aposenta, só que agora com um novo benefício mais vantajoso. Atualmente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) é favorável à desaposentação e o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda está para julgar a matéria, visto que houve o reconhecimento da sua repercussão geral, ou seja, a extensão da sua validade a todos os processos em andamento na Justiça. A TNU (Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais) também é favorável. Isso quer dizer que ninguém consegue a desaposentação apenas a requerendo amigavelmente, já que o INSS não reconhece a desaposentação, alegando que não há previsão legal, por esse motivo é necessário entrar com um processo contra o INSS para obter o reconhecimento de computar o tempo contribuído após a aposentadoria como tempo de contribuição e consequentemente uma nova aposentadoria mais vantajosa. COMO SOLICITAR A DESAPOSENTAÇÃO Resumindo, todo segurado que, após se aposentar, continuou trabalhando e contribuindo para o INSS pode pedir a sua desaposentação, mas isso após verificarmos através da elaboração de um cálculo de que a desaposentação realmente irá aumentar o valor do benefício e será bem mais vantajosa ao segurado. E ainda, como esclarecido acima, a desaposentação não está prevista em lei, por isso o INSS não reconhece e não concede esse pedido. Assim, a troca do benefício antigo por um novo mais vantajoso só pode ser obtida na Justiça. Também vale esclarecer que o INSS não suspende o pagamento do benefício quando o segurado entra na Justiça, ou seja, o mesmo continua recebendo o benefício de forma normal. Portanto, o veto da nossa Presidente Dilma em nada alterou os processos de desaposentação que estão em andamento, apenas vetou um projeto de Lei onde o aposentado poderia requerer a desaposentação direto no INSS, deste modo, o aposentado que quiser solicitar a desaposentação, continua precisando procurar um advogado e ingressar com uma ação judicial para ter seus direitos garantidos. *Advogada

Alunos participam de ato do Proerd 
CERCA DE 500 alunos se formaram no segundo semestre em cerimônia no Plenário da Câmara de Vereadores
O ganhador da bicicleta no turno da manhã
Mais de 500 estudantes participaram do projeto nesse semestre
Cerca de 500 crianças do quarto ano da rede escolar do município participaram no dia 04 de dezembro, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd). A cerimônia aconteceu nos turnos da manhã e a tarde na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A mesa que conduziu as atividades foi formada por representantes da Brigada Militar, Legislativo, secretaria de Educação e Segurança. Também prestigiaram representantes do segmento empresarial e do Consepro. Segundo o tenente coronel do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves, um dos principais objetivos do Proerd ao longo de sua existência é conscientizar principalmente as crianças sobre os malefícios e os perigos que envolvem aqueles que usam drogas, independente se é licita ou ilícita. “A prevenção primária é importante, pois ajuda a não ingressar nesse mundo que só prejudica sua vida”, disse o tenente coronel. Ele salientou que o Proerd também oportuniza uma aproximação entre os policiais e a sociedade. “Não queremos que as pessoas vejam a Brigada Militar como inimiga que agride por qualquer motivo. Pelo contrário, somos profissionais que estão para proteger e cuidar a segurança dos cidadãos de bem”.
TRABALHO - Nesse ano, o Proerd em Esteio completou 15 anos de existência e atuando há seis, o soldado Machado vem trabalhando intensamente para o sucesso do programa. “Em mais de uma década de mobilização junto às instituições de ensino é mostrar que as drogas fazem mal. Por isso, o estudo e o esporte são alternativas para uma nova geração mais saudável e dedicada”. Machado frisou que um dos motivos para o sucesso do Proerd é o respaldo dado pelo comando, no que tange a realização de atividades, assim como o apoio dado pelo empresariado que acreditou no programa e desde o início dá sua contribuição. Durante a solenidade ocorreu a divulgação do nome dos estudantes classificados em 1º e 2º lugar no concurso de redação, onde o primeiro lugar de cada turno foi agraciado com uma bicicleta O Proerd completou em 2015, 15 anos de trabalho e ajudou a formar mais de dez mil alunos do município. Somente no último ano, mais de 95% das turmas do 5º ano do ensino fundamental foi formada pelo Proerd.


Rua do Jardim Planalto está em obras
Além das péssimas condições, alguns moradores chegaram a sofrer com alagamentos
O comerciante Itamar dos Santos, 41 anos acompanhou a ação das máquinas na Rua Viterbo José Machado, no bairro Jardim Planalto. Morador há cinco anos na via, essa obra era aguardada, pois tem como objetivo repavimentar a via. “Dá pra ver que o asfalto era muito fino. Passa muita lotação por aqui’, disse Santos. Ele salientou que além dos problemas ocasionados pelos buracos, a falta de drenagem prejudicava dezenas de famílias na região. Na obra, que deve mudar esta realidade, estão previstas a repavimentação da via, a drenagem, sinalização e acessibilidade. A parte de drenagem foi concluída na última semana, com colocação de cerca de 57 metros de canos de 60cm de diâmetro. A tubulação antiga era apenas de esgoto cloacal. No momento, o foco é a repavimentação. Após a retirada do asfalto antigo, a rua deve ser reperfilada, a via fresada e os meios-fios reconstruídos. Após isso, toda a via deve receber o recapeamento. O investimento total na ação, que deve durar cerca de três meses, é de R$ 225,6 mil.

Aprovado o empréstimo bancário para pagamento dos funcionários do São Camilo 
O projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que autoriza a Fundação Saúde Pública Hospital São Camilo de Esteio a indenizar o 13º salário dos funcionários, através de empréstimo bancário, foi votado na noite do dia 08 de dezembro, durante a sessão da Câmara de Vereadores. O documento ingressou na ordem do dia, através do Regime de Urgência (RU). Diante da situação, representantes da Casa de Saúde, bem como do Executivo e Legislativo participaram de uma reunião para debater a matéria. O limite máximo da transação é de R$ 1.300.000,00. Segundo os vereadores, o Estado encontra-se em atraso no pagamento do contrato de gestão com a fundação. A dívida com a FSPSCE, conforme a direção do hospital, atualmente, é de mais de R$ 7 milhões. “Em função da crise financeira que enfrenta, o São Camilo não tem como realizar os devidos pagamentos sem que tenha o apoio da Instituição Financeira”, argumentaram. Uma emenda da Comissão de Finanças e orçamento, garante a quitação da dívida durante a gestão de 2016.


Eleita a nova diretoria da Acise
A presidente Alice Grecchi entre os empresários João Vargas e Longuinho Muzykant
Desde sua criação, há 60 anos, pela primeira vez ocorreram eleições na ACISE de Esteio. Concorreram, como cabeça de chapa, João Vargas, pela chapa 1 e Longuinho Muzykant, pela chapa 2. O pleito mobilizou grande número de associados e teve na apuração final 74 votos para a chapa 1 e 77 para a chapa 2, e um voto nulo, elegendo, portanto, Longuinho Muzykant como presidente da entidade para o biênio 2016/2017. A diretoria deverá tomar posse em data ainda a ser determinada.
A nominata da diretoria eleita 
Presidente: LONGUINHO MUZYKANT; Vice-presidente Administrativo: CARLOS SIMON; Vice-presidente de Indústria: DANTE BETTANIN; Vice-presidente de Serviços: ANTONINHO BELLORINI; Vice-presidente de Comércio: CELSO DALMÁS; Vice-presidente de Comunicação e Marketing: MALU STORCK; Vice-presidente de Eventos: CLÁUDIO STORCK; Vice-presidente de Instituições Financeiras: CARLA ADRIANA CORREA LEMES; Vice-presidente de Jovens Empresários: SUELEN SCHMITZ; Vice-presidente de Rel. Institucionais e Sociais: ALICE GRECCHI; Vice-presidente Financeiro: MILTON WEIGEL; Vice-presidente Jurídico: MARCELO KOLHAUSCH PEREIRA; Vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas: TIAGO FILBER; Vice-presidente Ramo Imobiliário: SANDRA VALQUIRIA F S KLERIN; Vice-presidente de Assuntos Tributários: CLEITON CHARUTTI; Vice-presidente de Conselhos e Meio Ambiente: JOÃO CARLOS MELLO; Vice-presidente de Responsabilidade Social: ALESSANDRA FAVERO; Vice-presidente de Patrimônio: JOSÉ RENATO ROCHA SCHMIDT; Vice-presidente de Educação e Cultura: SANDRO SEVERO
CONSELHO FISCAL: MARTA TEREZINHA AIRES; MARCELO KOLHAUSCH PEREIRA; JORGE NORBERTO KORNDORFER; FLAVIANO MALAGGI; PAULO LUIZ ZAIONS; MÁRIO ROGÉRIO BROCK


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES - Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Anualmente, a Brigada Militar desenvolve operações sazonais que são consideradas de grande interesse institucional. As Operações Golfinho, Volta às Aulas e Papai Noel são as maiores coordenadas pela Corporação e ocorrem em todos os municípios do Estado. Especificamente a Operação Papai Noel é desencadeada a partir dos primeiros dias de Dezembro e tem por objetivo coibir furtos e roubos nas áreas comerciais das cidades, dando mais segurança a clientes e funcionários do comércio nesta época que, por conta do Natal e Festas de Final- de- Ano, é de consumo alto e grande movimentação de pessoas. Assim, embora a presença ostensiva da polícia seja incrementada neste período, devemos recomendar cuidado e atenção àqueles que dirigem-se ao comércio a fim de realizar suas compras. Alguns conselhos úteis são: dar preferência ao uso de cartões de crédito evitando portar grandes quantias em dinheiro; se utilizar automóveis, procurar estacionar em locais mais movimentados, evitando deixar objetos à mostra no interior do veículo; se conduzir bolsas, mantê-las a tiracolo junto à frente corpo; estar sempre atento ao movimento a sua volta acionando a polícia ou entrando em algum estabelecimento se observar movimentação de indivíduos suspeitos. A Brigada Militar desenvolveu um planejamento que, além da área central da cidade, deve abranger os bairros de maior movimento comercial e, nestes locais, o patrulhamento motorizado e a pé deve ser intensificado. No entanto, a atenção e o cuidado individuais são importantíssimos. O momento é de festas, mas a segurança de cada um passa, também, pela conduta segura e preocupada de todos nós. Até a próxima. *Comandante do 34º BPM



Homem é preso após violentar crianças no Jardim Planalto 
NA CASA DO SUSPEITO, os policiais encontraram 
um arsenal de armas e munições
Armas e munições foram encontradas na casa do suspeito
Um homem de 67 anos foi preso na tarde do dia 05 de dezembro, por volta das 18h30, em sua residência localizada no bairro Jardim Planalto. Ele é suspeito de ter violentado sexualmente duas meninas com idades entre 10 e 14 anos, ambas com deficiência mental. O indivíduo é companheiro da avó das meninas. O fato se deu após uma guarnição ter sido alertada pelo servidor plantonista da Delegacia de Polícia do município, que duas meninas estavam prestando depoimento sobre um estupro realizado por um familiar. O pai de ambas flagrou o ato e encaminhou as meninas ao Hospital São Camilo e em seguida na DP. Segundo informações, o pai das vítimas relatou que além do delito, o homem possuía diversas armas em casa. Diante da situação, as guarnições se deslocaram até a residência, onde com o consentimento do indiciado foi autorizada a entrada no imóvel. Os policiais se depararam com diversas armas, munições, entre outros artefatos. Ao receber voz de prisão, o indivíduo foi levado a DPPA, em Canoas, onde teve prestar esclarecimentos.
Materiais encontrados na casa 
- Uma espingarda calibre 22; - Uma espingarda calibre 28; - Uma espingarda calibre 16 (em ocorrência de furto); - Um revólver calibre32; - Um revólver calibre 38; - Seis munições de calibre 22; - Dez munições de calibre 38; - 22 cartuchos de calibre 28; - 22 cartuchos de calibre 16; - 72 munições intactas de calibre 22; - Um silenciador, uma luneta de mira, dois potes de pólvora, dois carregadores de calibre 22, três capas de espingarda, dois coldres de revólver, uma cartucheira de couro e materiais para recarga de cartuchos (espoletas, chumbo e diversas cápsulas).


BM lança ação para coibir delitos na cidade
A solenidade ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro
Foi lançada na tarde do dia 07 de dezembro, a “Operação Papai Noel”. O evento foi realizado no espaço coberto da Rua Garibaldi e contou com a presença de representantes do Executivo e de segurança. O tenente coronel do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves disse que um dos principais objetivos da operação é intensificar o policiamento nas regiões da cidade onde se concentram uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais. “A medida visa dar mais liberdade aos pedestres e comerciantes, proporcionando uma sensação de segurança, onde há presença de pessoas com dinheiro, em função do 13º salário e para as compras de fim de ano”, comentou. Ele salientou que apesar do lançamento da operação nessa data, mas desde o dia 15 de novembro, é possível visualizar mais PMs nas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário