quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

EDIÇÃO 2007

Leonel Baldasso trabalhou
em Esteio de 2009 até 2015
Titular da DP esteiense deixa a função
Após ter atuado por alguns anos na Delegacia de Polícia de Esteio, Leonel Pires Baldasso deixou o posto no dia 30 de novembro. Desde o dia 01 de dezembro e até a posse de um novo titular, a DP ficará sob a responsabilidade do delegado da 1ª DP de Canoas, Daniel Ordahi. Leonel Baldasso, ao longo de sua trajetória trabalhou em várias frentes na cidade em prol da comunidade como no fechamento das casas de jogos de azar, como também na investigação de homicídios e casos que intrigaram a comunidade. Além disso, Baldasso acompanhou o período de transição da mudança da sede antiga da DP, que ficava no início da Avenida Presidente Vargas, para um novo espaço mais amplo e que atendia todas as necessidades dos servidores e do público em geral. Na região, Leonel Baldasso foi o único profissional que ainda não havia sido transferido para outro posto nos últimos seis anos, pelo menos. Mesmo sendo delegado, Baldasso também ingressou no ofício das letras, onde escreveu um livro sobre a história do Padre Réus. Ele inclusive esteve na cidade onde o religioso nasceu e até conheceu alguns parentes que ainda residem na Alemanha. Também escreveu o livro “O oficial de justiça”, que está na quarta edição. Uma das últimas ações na cidade foi recentemente ter participado de uma reunião para tratar sobre as ações que devem ser feitas em dezembro, em função dos constantes assaltos no Centro. Natural de porto Alegre, Leonel Badasso iniciou a carreira no Centro de Operações de Pelotas, depois passou a atuar nas delegacias de Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia e na Capital. Foi também diretor da Divisão da Polícia de Pronto Atendimento em Porto Alegre.


Espetáculo Vozes no Seminário 
acontece no dia 14 
Está previsto para ser realizada no dia 14 de dezembro, a partir das 20h30, a apresentação musical intitulada Vozes no Seminário. O evento irá ocorrer na capela e contará ainda com a participação do Coral Vozes do Coração, intercalando com leituras de textos natalinos. Um dos objetivos do evento é dar a largada para os festejos natalinos na cidade que irá se encerrar com o Natal no Seminário, com apresentações artísticas e culturais. As ações tem por foco incentivar o espaço comum no complexo do Seminário Claretiano que recém foi restaurado.

Representantes do Legislativo e da Igreja Coração de Maria divulgam ato solene 
A COMITIVA foi recepcionada pelo diretor Miguel Luz, 
na sede do Jornal Destaque
Miguel contou algumas histórias sobre o templo religioso aos visitantes
O diretor da Câmara de Esteio, Ricardo Silva, juntamente com o vereador Leonardo Pascoal e o representante da Igreja Imaculado Coração de Maria, Altair Canova estiveram realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. A comitiva foi recepcionada pelo diretor Miguel Luz na manhã do dia 27 de novembro. Na oportunidade, o parlamentar entregou um convite a Miguel sobre o ato solene em relação aos 75 anos da Paróquia, que irá ocorrer no dia 08 de dezembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. De acordo com Leonardo Pascoal, o proponente do ato, um dos objetivos da medida é buscar o apoio de pessoas que de alguma maneira conhecem e fizeram parte da história do templo religioso ao longo de sua trajetória. “Estamos buscando resgatando um pouco da história para ser contada a grande parte da comunidade e Miguel Luz conhece e acompanhou grande parte dessa caminhada”, disse Pascoal.
ESQUECIDAS - Miguel Luz falou que essas mais de sete décadas da igreja do Coração de Maria passaram por momentos de felicidades e também de tristezas, que talvez jamais serão esquecidas pela comunidade. “A história do templo é muito bonita. A primeira edificação da igreja foi construída pelos pedreiros nos finais de semana. A união das pessoas era importante, se comparado com os dias atuais”, comentou Luz. Ele frisou que a demolição do prédio do Coração de Maria, que era um dos pontos de referência da cidade causou uma tristeza para os fiéis. “Consegui resgatar peças expressivas da igreja, como a imagem doada por Ildo Meneghatti e outros objetos que fazem parte da história da cidade”. Também participaram do encontro, a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, Terezinha Bobsin e assessor parlamentar Bruno Tomm.


Moradores pedem a colocação de sinaleira
Um abaixo-assinado foi entregue a Câmara de Vereadores solicitando para que os parlamentares solicitem junto ao órgão competente que estude a viabilidade de instalação de uma sinaleira no cruzamento das ruas Pelotas com a 24 de Agosto, no bairro Centro. Um dos objetivos da iniciativa é oferecer maior segurança aos pedestres e aos motoristas. Nesse ponto já foi registrado diversos acidentes e atropelamentos. Nas proximidades existem pelo menos duas instituições de ensino, onde transitam os alunos. Trata-se do Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha e a Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva, bem como moradores. O documento foi aprovado em Plenário, durante sessão ordinária realizada no dia 24 de novembro e está sendo encaminhada para o Executivo.

RÔMULO SIEPIERSKI*
Musculação: 
Verdades e Mitos 
A musculação é uma modalidade de exercício físico realizada com auxílio de máquinas, pesos livres ou ainda com o peso do corpo do praticante, a fim de obter objetivos como: aumento da força muscular, redução de gordura, condicionamento físico, recuperações de lesões musculares e articulares, melhora da postura e do equilíbrio corporal, qualidade de vida, etc. Quando o cliente chega para o primeiro dia de prática, o Professor/Coach conversa com o cliente para saber das suas reais necessidades. Essas informações são essenciais para a elaboração do treino como: Idade, disponibilidade de dias para a prática, se tem algum problema de saúde ou lesão e se utiliza algum medicamento que gere alterações importantes no metabolismo. E posteriormente é feito uma avaliação para verificar as medidas, peso, altura e percentual de gordura. Os treinos devem ser feitos uma vez ao dia e, no caso de treinos únicos, em dias alternados, pois, quando estimulado, o músculo precisa descansar. É nesse descanso que acontece a cicatrização do músculo que origina o aumento da massa magra. Para ficar mais claro: durante a  musculação, ou em qualquer outra atividade para ganhar força, as fibras musculares sofrem algumas pequenas lesões e vem da recuperação delas a hipertrofia do músculo. Como os músculos têm uma excelente capacidade regenerativa, após 24-48 horas de descanso, o corpo já está pronto para uma nova série de exercícios. Para que os músculos cresçam e fiquem definidos, entretanto, alguns cuidados são necessários nesse intervalo. “Respeitar o tempo de repouso para o músculo se regenerar, manter a alimentação correta e uma boa noite de sono são alguns exemplos”. Enquanto os músculos estão em recuperação, não são capazes de ter o mesmo desempenho que tiveram no treino anterior. Falando em alimentação, é preciso ficar atento, o ideal é alimentar-se até 45 minutos antes do treino, procurando ingerir alimentos leves para evitar congestão ou algo que prejudique o treino. Estudos recentes mostram que praticar exercícios em jejum pode provocar um consumo de massa magra ao invés de gorduras e carboidratos. Ao decorrer dos meses, seguindo corretamente as instruções do Professor/Coach, o cliente perceberá mudanças significativas não somente no seu corpo e no seu rendimento, mas também uma melhora do sono, da disposição para atividades do dia a dia e também uma melhora no humor. Isso o motiva para continuar em busca de novos objetivos e novos desafios para sua vida. Aqui na Fitflex, dispomos da melhor estrutura da região. Temos equipamentos da melhor marca do Mundo Fitness e profissionais qualificados para ajudá-los a atingir seus sonhos e seus objetivos. A musculação funciona de segunda à sexta das 6h às 22h, sábados, domingos e feriados das 9h às 15h. Vem com a gente, vem pra Fitflex!. Professor - CREF: 021559 - G/RS https://www.facebook.com/FitFlexAqua/

Mais de 400 trabalhos no 
Esteio da Poesia Gaúcha 
O EVENTO OCORRE em fevereiro de 2016 na Casa de Cultura
A primeira edição do festival reuniu tradicionalistas da cidade e de todo o Estado
Os organizadores do 2º Esteio da Poesia Gaúcha receberam até a data limite da inscrição 425 trabalhos. Ao todo, foram 124 poetas de 61 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A seleção dos 10 finalistas será realizada no dia 12, em Terra de Areia, município onde reside o declamador Wilson Araújo, um dos três integrantes da comissão avaliadora. Já no dia 13, serão apresentados os vencedores que terão seus trabalhos gravados em CD e publicados em livreto do festival. Os outros responsáveis por selecionarem os poemas e fazerem a avaliação na final são o poeta Cristiano Ferreira Pereira e o compositor Vaine Darde. Todos os trabalhos finalistas serão apresentados ao público na noite de 27 de fevereiro de 2016, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, e receberão uma ajuda de custo de R$ 500. As três melhores poesias, os três melhores declamadores e os três melhores amadrinhadores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Também será premiado com dinheiro aquele que for considerado o melhor trabalho em palco, resultado da harmonia entre letra, intérprete e amadrinhador. A final do Esteio da Poesia, com entrada franca, terá show de abertura com a cantora Nélida Rossi, um talento local, e show especial com o Grupo Mas Bah!. A banda tem se destacado no universo da música regional pelo estilo próprio e arranjos diferenciados. O andamento do festival pode ser conferido no site www.esteio.rs.gov.br e pelo perfil no Facebook esteiodapoesia.


Luis Felipe Maldaner
Instalação de espaço educacional na cidade 
é apresentada no ConCidade 
A IDEIA é uma extensão do Tecnosinos em Esteio, em prol 
do conhecimento 
Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram da reunião na noite do dia 01 de dezembro, da reunião do Conselho da Cidade de Esteio (ConCidade). Um dos principais focos do encontro foi a apresentação do Parque Tecnológico (Tecnosinos) feito pelo diretor da entidade, Luis Felipe Maldaner. A ação teve por finalidade apresentar aos participantes a proposta de parceria entre o Município e a Unisinos para a expansão do Parque. A ideia é que a vinda do Tecnosinos ocorrerá em uma área do Parque de Exposições Assis Brasil e que possa contribuir para o desenvolvimento da região e do Município. Luis Felipe destacou a implementação desse espaço irá oportunizar ainda mais trazer conhecimento não apenas para os interessados na cidade, mas atingirá toda a região. “Essas novidades tem por objetivo também incentivar a juventude a estudar e desenvolver suas habilidades. Muitos trabalhos que surgiram no Tecnosinos estão tendo resultados expressivos aos seus criadores”, comentou Maldaner. Ele ressaltou que o ensino e o conhecimento devem estar interligados no trabalho realizado junto ao Parque. “Assim como ocorre em outros parques tecnológicos pelo mundo, o empreendedorismo, a inovação e o trabalho de sustentabilidade são importantes, principalmente no que tange na troca de experiências”.
ASSUNTOS – Durante a reunião, foram abordados outros assuntos importantes, através das comissões de trabalho, em relação do andamento dos trabalhos que vem sendo feito desde o lançamento do FunCriança, Loteamento Industrial e a revitalização do Centro, em especial da Avenida Presidente Vargas. O prefeito Gilmar Rinaldi falou as ações relacionadas a implantação de um pólo tecnológico na cidade e a importância desse setor como forma de fomentar um ecossistema de inovação. Presidido pelo chefe do Executivo e composto por 60 representantes de instituições e setores da cidade a função do órgão apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e voltadas ao desenvolvimento econômico e social de Esteio, objetivando a articulação das relações entre governo e sociedade civil organizada.
Representantes da comunidade participaram do encontro na Acise

LORI EMANOELA DA SILVA
Gratidão Sempre! 
Antes que termine o ano, tenho em minha alma a certeza de que todos os dias em que estive junto aos meus alunos do Mais Educação Vila Olímpica, pude perceber em seus olhos, comportamento o contentamento e a alegria expressada em suas atitudes. Não vejo dificuldade em relação a crianças e adolescentes, vejo possibilidades de felicidade; ora, caros amigos, através da dança cigana trabalhei diferentes aspectos do ser humano, e digo mais, eu fui a grande contemplada nisso tudo. Entre uma aula e outra construímos amizade, respeito, bem querer, coisa pra vida toda. Durante este processo estivemos em algumas apresentações no município e fora dele, festival (de dança), piquetes, visita do escritor Esteban Rey Fontan, ser humano impar! Reflexões sobre a vida, debates sobre cidadania, entre outras coisas. Trabalhar através de minha arte, e poder conduzir e proporcionar momentos de descontração, valorizando o potencial de cada, mostrando que podemos sim, sempre, mudar as coisas, conquistar, e realizar nossos sonhos. Gratidão aos meus alunos, que amooo tanto e que contribuíram muito, em minha existência, a Débora Barbosa Lins minha coordenadora, que sempre apoiou minhas iniciativas. Gratidão sempre! Abraço fraterno toda bênção! ciganabrazil@yahoo.com.br


No período de calor, as serpentes estão em busca de alimento
Calor aumenta risco de acidentes com serpentes 
Com a temperatura elevada, aumenta o contato do ser humano com as cobras ou conhecidas como serpentes. Isso ocorre, especialmente, por dois motivos: maior presença de pessoas no habitat das cobras e maior circulação das cobras em busca de comida e de parceiro sexual, a partir da primavera. A tratadora do Núcleo Regional de Ofidiologia da Fundação Zoobotânica, Acácia Winter salientou que o Estado é o 9º estado com maior número de acidentes ofídicos no Brasil. “Mais de 80% dos casos são acidentes botrópicos, ou seja, causados pelo grupo das jararacas, cruzeiras e jararacuçu”, comentou Acácia. Segundo Acácia, a maioria das cobras venenosas possui o orifício entre o olho e a narina que funciona como receptor do calor; pele com aspecto rugoso (a não venenosa possui pele lisa e brilhosa); cabeça com formato triangular. “Outro detalhe, as cobras venenosas possuem maior atividade à tarde e a noite, quando estão a caça de roedores. Mas na natureza toda regra possui uma exceção: As corais verdadeiras possuem a pele lisa, brilhosa, não possuem fosseta loreal e, embora de comportamento bastante tranquilo, são extremamente venenosas”. Mais de 70 espécies de serpentes ocorrem no RS, mas apenas 11 oferecem algum risco ao ser humano. A Fundação Zoobotânica possui um centro especializado de pesquisa nesta área.
PREVENÇÃO E CUIDADOS 
Andar de botas ou perneiras, atenção ao colher frutas, atenção redobrada nos locais de mata, campo e brejo, manter predadores naturais, atenção ao mexer em materiais empilhados, usar luvas em colheitas e jardinagem, ficar alerta próximo a rios e lagoas, maior atenção à noite.  Em caso de acidente, acalmar o acidentado e mantê-lo em repouso, lavar a área afetada com água e sabão e mantê-la elevada, levar o acidentado imediatamente para um hospital ou posto de saúde e, se possível, fazer registro fotográfico da cobra causadora do acidente, para que seja feito o tratamento adequado. Em caso de acidente, procure o Hospital de Pronto Socorro (HPS) pelo telefone 192 ou, em qualquer parte do Estado, o Centro de Informação Toxicológica pelo telefone 0800-7213000.

Fechamento de bares e espaços 
culturais gera polêmica em Esteio 
UM GRUPO está tentando mostrar a importância da vida noturna 
Em função do fechamento de bares e casas noturnas, na noite do dia 13 de novembro, em Esteio, um grupo formado por frequentadores e de artistas locais decidiu tomar uma iniciativa e resolver a questão. Na noite do dia 24, aproximadamente 20 pessoas participaram de uma reunião, em um estabelecimento localizado na área central da cidade. Segundo um dos coordenadores da reunião, Fernando Luz, um dos objetivos da ação foi buscar respostas, em relação ao fechamento de pontos de encontro de jovens e adultos na cidade e da forma como o ocorrido. “Na grande maioria dos espaços invadidos, a forma de abordagem ocorreu de maneira truculenta, inclusive com a presença de policiais militares fortemente armados. A operação, ao invés de ter o intuito de fiscalização se tornou algo similar à intimidação’, desabafou Luz. Ele salientou que a proposta do grupo e de outros formadores de opinião da cidade é derrubar a ideia que Esteio é uma ‘cidade dormitório’. “Temos grandes talentos nas artes e os bares são um dos pontos de grande concentração de pessoas e espaços para divulgar o trabalho”.
ALTERNATIVA - Fernando comentou que um dos pontos levados e que deve ser dado continuidade é dialogar com representantes de diversos segmentos da comunidade, em especial comerciantes para que seja implementada uma espécie de corredor cultural, assim como existe em outras cidades do país e do mundo. Na área, os donos dos estabelecimentos que abrirem com espaços destinados as artes terão benfeitorias. Fernando ressaltou ainda durante a blitze, um dos motivos alegados para o fechamento é relacionado com a música alta. “Estamos lutando solicitando uma audiência pública com representantes do Legislativo para debater o fato e buscar alternativas”.


Pacientes acamados tem fisioterapia em casa
O atendimento personalizado tem ajudado aos poucos na recuperação
Pessoas com recomendação para fazer fisioterapia após a alta hospitalar, mas que devem permanecer restritos ao leito e evitar ao máximo sair de casa, pelos riscos nos deslocamentos, têm a disposição o serviço de fisioterapia domiciliar da Secretaria de Saúde. São atendidos cerca de 15 pacientes por mês, a maioria idosos, em função, principalmente, de dificuldades motoras, em sessões de 30 a 40 minutos.  É preciso ter o encaminhamento de um médico da rede de atendimento do Município, apontando para a necessidade de fisioterapia a domicílio. O pedido deve ser entregue no Serviço Social da pasta que fica na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 102. Deve ser indicado um cuidador, pessoa que vai se comprometer a ser o responsável pelo paciente e receberá orientações do fisioterapeuta. Uma assistente social visitará o local onde está o paciente para verificar as informações e fará um estudo social, apontando endereço, quem é o cuidador responsável e a causa da lesão. O Executivo assinou convênio com uma empresa, selecionada através de processo licitatório, para a prestação do serviço. Mensalmente, a fisioterapeuta presta contas, encaminhando um relatório para a SMS com informações sobre as sessões e os pacientes, se o cuidador está presente e faz as atividades propostas quando não tem sessão. Mês a mês, as vagas disponíveis são revistas, com a continuação ou encerramento do tratamento, que vai até o momento que a pessoa tenha condições de ir até o hospital para fazer as sessões.


SUZANA JABONSKI* 
Da ilegalidade de cobrança de comissão de corretagem quando os contratos são fechados diretamente no
plantão de vendas 
Diariamente se houve reclamações de consumidores que adquiriram imóveis através do programa “Minha Casa Minha Vida” e tiveram que pagar comissão de corretagem mesmo o contrato ter sido celebrado diretamente no plantão de venda das incorporadoras, sem que esses consumidores tenham se direcionado a uma imobiliária buscar a ajuda de um corretor de imóveis. Os nossos tribunais veem entendendo que é indevida a cobrança de comissão de corretagem quando a compra e venda ocorre diretamente no plantão de vendas, visto que nesses casos o corretor não atuou de modo autônomo e com exclusividade, pois estava à disposição das Construtoras nos seus plantões de venda, sendo contratado por estas para permanecer no plantão de vendas do empreendimento e defender os seus interesses quando da compra e venda do imóvel. Assim, as decisões judiciais são no sentindo de que é indevida a cobrança de comissão de corretagem, quando o contrato é celebrado no plantão de vendas, cabendo assim, a restituição em dobro destes valores, que foram cobrados indevidamente. Portanto, a responsabilidade pelo pagamento da comissão de corretagem fica a cargo da incorporadora e não do consumidor, mesmo que o pagamento da comissão de corretagem pelo comprador esteja previsto em contrato, sua cobrança é indevida. Dessa forma, a jurisprudência vem entendendo que é abusivo o repasse da cobrança de corretagem ao comprador, parte mais vulnerável na relação, que concorda com o pagamento da comissão de corretagem por não lhe restar outra alternativa para firmar o negócio, enquanto há uma parceria entre corretor e construtora de atuação em prol de seus interesses que, no caso, são convergentes, o que coloca o consumidor em uma situação de excessiva desvantagem por ser onerado com pagamento de valor significativo, sem que lhe tenha sido prestado algum serviço para justificar a quitação de uma contraprestação. Diante disso, nos casos em que o consumidor adquiriu imóvel por intermédio do programa “Minha Casa Minha Vida”, instituído pelo Governo Federal, que tem como pilares a destinação de acesso à moradia para pessoas de baixa renda, mediante o credenciamento de construtoras que recebem subsídios financeiros e incentivos fiscais para fins de consecução do próprio Programa, e foi obrigado ao pagamento da comissão de corretagem, mesmo o contrato ter sido celebrado no plantão de vendas, pode buscar a restituição dos valores pagos indevidamente, visto que a cobrança da comissão de corretagem mostra-se ilegal, sob pena de ir de encontro ao próprio fim social para qual o programa foi criado, e estes valores devem ser devolvidos, em dobro. *Advogada

 Esportista da Acores sobe em pódio
Cleider obteve um resultado expressivo na competição
O esteiense Cleider Hoffmann 19 anos, integrante da Acores, obteve mais uma importante medalha em sua carreira, percorrendo 5 km em corrida na Sogipa no dia 29 de novembro, em Porto Alegre. Ele completou a prova em 17 minutos e 35 segundos. O evento na Capital reuniu aproximadamente 1,5 mil pessoas, entre sócios, atletas, funcionários, amigos e familiares. Nessa edição, entre as novidades estava a mudança de itinerário. Ao invés da orla do Guaíba, os atletas correram nas dependências do clube e arredores. Um chip foi entregue, juntamente com um kit após a inscrição, que teve como finalidade cronometrar o tempo dos corredores participantes. Cleider teve uma breve pausa no atletismo, em especial nas corridas de rua e aos poucos está retornando com força e disposição nos treinos que tem sido importante para ter bons resultados.

Orçamento de Esteio gira 
em torno de R$ 237 milhões 
A peça orçamentária de 2016 do município de Esteio tem previsão de arrecadação de R$ 237,5 milhões. A apresentação dos dados ocorreu durante uma audiência pública que foi realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Participaram do encontro, representantes do Legislativo e Executivo, bem como representantes de entidades assistenciais, Brigada Militar, ONG Gata, Comdica, Conselho Tutelar, entre outros, no dia 24 de novembro. O integrante da Secretaria de Arrecadação e Gestão Financeira, Luciano da Fonseca,  esclareceu o aumento na estimativa de receita da LDO para o orçamento geral, em R$ 6 milhões. A justificativa, de acordo com Fonseca, deve-se em função da majoração das alíquotas do ICMS pelo governo do Estado (R$ 5,5 milhões) e  da inclusão de nova ação na Secretaria de Obras (R$ 500 mil). Ele também anunciou que há no orçamento a previsão de recursos para iniciar a infraestrutura do Loteamento Industrial,  que tem custo de R$ 500 mil. Na área da Segurança Pública, foram disponibilizados do orçamento os mesmos valores do último ano, R$ 180 mil para o Consepro e R$ 230 mil para o Funrebom. O presidente da Ame, Rubens Krieger, entidade que abriga as crianças em situação de risco, relatou a falta de resposta do Executivo sobre o repasse de recursos para pagamento das despesas de final de ano está deixando as entidades apreensivas.  “Falta a Prefeitura dizer se vai ou não repassar a verba para as entidades”, reforçou. Krieger falou que a entidade precisa de R$ 20 mil para cumprir com as obrigações, pois o Comdica repassou R$ 14 mil. O salário dos Conselheiros Tutelares do Município, debatido foi novamente alvo de reivindicação. Para as conselheiras presentes na audiência, o trabalho  do conselho precisa ser prioridade, por se tratar de crianças e adolescentes.  Sobre o assunto, Fonseca observou que a demanda do CT não está incluída na LDO. O projeto deverá ser apreciado na sessão de 08 de dezembro. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de  R$ 68,3 milhões;  Saúde com R$ 40,3  milhões; Obras R$ 30,2 milhões.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
ADVENTO 
Caminhava. Centro da cidade. Crianças perguntaram: - Seu Padre, o que é Advento?... Advento: Preparação para o Natal. Advento: Novenas de Natal. Advento: Mais orações em família. Advento: Maior conversão. Advento: Maior união das famílias. Advento: Participação destacada de homens. Advento: Profícuas confissões. Advento: Tocantes novenas. Advento: Mais penitências. Advento: Maiores gestos de amor. Advento: Músicas comoventes. Advento: Aproximação das famílias. Advento: Renovador perdão. Advento: Reflexão. Advento: Meditação. Advento: Pinheirinhos. Advento: Presépios. Advento: Reformas de casas. Advento: Transformações. Advento: Roupas novas. Advento: Mensagens. Advento: Novas esperanças. Advento: Paz, mais paz. Advento: Mais bênçãos. Para todos, belo Advento! Fui.

Dia do Descarte Consciente tem 
resultado positivo
COMUNIDADE aderiu a campanha pela segunda 
vez no ano que ocorreu no Centro
Alice Grecchi, presidente da ACISE; representante da Recilux, escoteira Cássia Vieira;  escotista Gabriel Américo, escotista Nair Cristina Müller; presidente do Grupo Anauê, Altair Mossi; secretária do Meio Ambiente Sandra Silveira; coordenadora do Dia do Descarte Consciente, Juliana e diretor de eventos da CDL, Claudio Storck
O resultado final do Dia do Descarte Consciente em Esteio, realizado no sábado, dia 28 de novembro, agradou a seus promotores e em especial a coordenadora do COOTRE - Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Esteio, Rita de Cássia dos Santos Souza. Instituído em 2012, antes denominada ARCA. Rita de Cássia informou que o material eletroeletrônico recolhido - 1.060 kg - é desmanchado, passa por uma triagem onde é separado o cobre, o alumínio, fios, etc. e posteriormente vendido à Metalac, empresa de São Leopoldo. O óleo de cozinha - 40 litros - é encaminhado para empresa do município de Portão, onde é transformado em sabão e detergente. As lâmpadas, ainda sendo contabilizadas,  são recolhidas pela Recilux, de Canoas, e posteriormente, de forma gratuita, transportada para cidade de Santa Catarina onde  são descontaminadas. Todo este trabalho de reciclagem representa um salário mensal entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil a cada uma das 25 pessoas que trabalham na COOTRE. Rita de Cássia cita a Prefeitura Municipal, através da Secretaria e do Conselho do Meio Ambiente, os Lions, a CDL e a ACISE como quem mais dá apoio a este trabalho.
AJUDA - O grupo de escoteiros Anauê, que tem como presidente Altair Mossi, tem prestado excelente trabalho divulgando o Dia do Descarte Consciente. Cerca de 60 jovens e 20 adultos ligados ao movimento dos escoteiros, distribuíram de casa em casa, cinco mil folhetos explicativos alertando toda a comunidade sobre o evento.


Exames preventivos e outras atividades marcam a luta de combate a AIDS na cidade 
UMA DAS AÇÕES ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi
O teste rápido para detectar a doença ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi
O ato de retirar sangue do dedo pode mudar a situação
Apesar de ser um mês festivo, o mês de dezembro também é marcado pelo período de combate ao HIV. Dia 01 de dezembro, é lembrado como o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. Em Esteio, a campanha intitulada ‘Dezembro Vermelho’ iniciou com testes rápidos realizado no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central da cidade. O teste de sangue, além de detectar o vírus HIV, também surge com outras doenças sexualmente transmissíveis. A luta contra a doença continua nos próximos dias com ações direcionadas. Serão feitas testagens rápidas no dia 08, no Caism; no dia 09, no Cras Conviver e no dia 14, na Vila Pedreira. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem a possibilidade de fazer o teste rápido de HIV durante todo o ano, sem custo. O resultado é comunicado diretamente ao usuário do serviço por um profissional capacitado, que realiza também o aconselhamento e a indicação de outros serviços de referência, em caso de necessidade.
AUXÍLIO - O atendimento a portadores do vírus HIV em Esteio é feito no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Localizado na Avenida Dom Pedro, 846, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste local, é oferecido atendimento com médico infectologista adulto e pediátrico, médico pneumologista (para tuberculose) e atendimento de aconselhamento e acolhimento da enfermagem, distribuição gratuita de medicamentos fornecidos pelo SUS e de leite em pó para crianças de mães soropositivas. A campanha é uma iniciativa da secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE) e a Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo. Em Sapucaia do Sul, no dia 10, haverá mutirão de Teste Rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis na Unidade Básica de Saúde Capão da Cruz, que fica na Rua Hermes da Fonseca, nº 46, Bairro Capão da Cruz, a partir das 13 horas. O resultado sai em apenas 15 minutos, e é sigiloso.



Quadrilha é presa por PMs em residência no Cohab/Blocos 
NA CASA, os agentes encontraram diversos veículos 
que haviam sido roubados 
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul efetuaram a prisão de pelo menos cinco suspeitos, em uma garagem localizada no bairro COHAB/Blocos, após desencadearem a ‘Operação Visibilidade’, no dia 25 de novembro. De acordo com informações da BM, o grupo vinha sendo investigado devido ao envolvimento no roubo de veículos, residências e pedestres no município e em outras cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O fato se deu após uma guarnição ter feito uma diligência pelas ruas do bairro, quando observaram uma movimentação estranha na garagem de uma residência no bairro. Devido às circunstâncias, os policiais militares invadiram o local e encontraram pelo cinco pessoas. Parte do grupo estava adulterando as placas de um automóvel de cor preta. Também foi encontrado com um dos envolvidos, um revólver calibre 38 municiado. No pátio, os policiais acharam outros dois automóveis, sendo um de cor branca e outra vermelha, ambos com placas clonadas. Dentro dos carros, a guarnição achou ainda documentos e objetos pessoais das vítimas que eram proprietárias dos carros. Além disso, a Brigada Militar do município informou que os integrantes da quadrilha tinham diversas passagens pela Polícia, sendo que alguns dos indivíduos foram reconhecidos por algumas pessoas por estarem cometendo assaltos e arrombamentos em Esteio e até em São Leopoldo. Os automóveis recuperados estavam em situação de roubo e furto. Na casa, os PMs recuperaram aparelhos de televisão, notebook, impressoras, computadores, rádios, ferramentas elétricas, entre outros. O grupo foi levado para prestar esclarecimentos na DPPA, em Canoas e em seguida foram autuados pelos delitos de porte ilegal de arma, adulteração de veículos e receptação. A idade dos suspeitos variava entre 21 e 28 anos.


Caça-níqueis são encontradas no Santo Inácio
No espaço funciona um estabelecimento comercial
Policiais militares do 34º BPM realizaram uma ação em um estabelecimento comercial, localizado na Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio, na noite do dia 26 de novembro. Segundo os policiais que estiveram no local, por volta das 20h30, nas dependências do bar foi constatada a presença de sete máquinas caça-níqueis em funcionamento. Além disso foi apreendido uma quantia de R$ 643,00, sete ceduleiras, quatro pen drives, um chip de jogo e sete placas mãe de computador. Após ser tomada as medidas necessárias, foi confeccionado no local pelos PMs um termo circunstanciado por jogo de azar.


Mulher é presa no Centro
A mulher estava foragida do sistema prisional
Uma mulher de 26 anos que possuía um mandato de prisão em seu desfavor foi detida na noite do dia 24 de novembro, em Esteio. Segundo informações, a suspeita foi capturada por volta das 23h30, caminhando em atitude suspeita em uma das ruas da área central da cidade. Após a prisão, ela foi levada para prestar esclarecimentos na DPPA, em Canoas.

Trio é detido com drogas no Navegantes
Na noite do dia 24 de novembro, por volta das 19 horas, três indivíduos, com 19, 21 e 34 anos foram presos por uma guarnição do 34º BPM, em uma rua do bairro Navegantes. Com eles, os policiais militares encontraram quatro porções de substância com aspecto de cocaína e 28, similar a maconha. Após os PMs tomarem as medidas cabíveis, o trio foi levado para o DPPA, onde tiveram que dar explicações sobre a presença dos materiais.


Quarteto é capturado
Mochila havia o objeto roubado e uma réplica de uma arma
Quatro adolescentes foram detidos por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite do dia 25 de novembro, na área central do município. De acordo com informações obtidas da BM, por volta das 23 horas, os suspeitos foram capturados após terem assaltado um pedestre e terem roubado seu aparelho de telefone celular. Após o ocorrido, uma guarnição foi acionada, em função do ato e ao percorrerem algumas ruas encontraram o quarteto tentando fugir. Durante a revista, os PMs encontraram além do celular, dois simulacros de arma de fogo. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que se fica em Canoas.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Na última edição encerramos escrevendo dobre a adoção de posturas ou condutas seguras por parte dos cidadãos como uma necessidade e até uma contribuição individual para a prevenção da criminalidade. Mas quais seriam exatamente estas condutas? Isto depende de cada um de nós, das nossas rotinas e compromissos sociais diários. Uma conduta segura pode começar quando saímos de casa com nosso automóvel e, antes de abrir a garagem, verificamos a movimentação na rua. Notando alguma situação suspeita nas proximidades, devemos acionar o número de emergência 190 para sondagem. Conduta segura nada mais é do que estarmos permanentemente atentos no que acontece à nossa volta de forma que tenhamos tempo de solicitar ajuda ou adotar outra providência preventiva eficiente. Outro aspecto importante, por óbvio, é no retorno à residência. Notando a presença de pessoas ou veículos suspeitos nas imediações, não abrir o portão, dar uma volta na quadra para confirmar e ligar, se for o caso, para o 190 solicitando uma averiguação. Infelizmente, vivemos uma época em que o patrimônio é muito visado pela criminalidade e a vida humana tem pouco valor na disputa do objetivo. Assim, como profissionais de segurança pública, devemos recomendar que, no caso da prevenção falhar e o delito acontecer, nos colocando na situação de vítimas, não devemos esboçar reação. Devemos sempre lembrar de que o objeto roubado, seja ele veículo, celular, dinheiro, etc, não justifica a perda de uma vida que jamais poderá ser recuperada. O que devemos tentar em casos como estes é manter a calma e recordar o máximo de informações sobre o fato. Dados do veículo utilizado na fuga (placa, modelo, cor), assim como características físicas e vestimenta dos marginais, além da direção de fuga, podem facilitar o trabalho da polícia na prisão e recuperação dos bens. E o registro da ocorrência, como já comentamos aqui, é fundamental. Até a próxima. *Comandante do 34º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário