sexta-feira, 20 de novembro de 2015

EDIÇÃO 2005

Acise festeja seus 60 anos 
RECEBERAM a distinção os ex-presidentes 
e Miguel Luz, pelos 50 anos do JD
Malu Storck, Alice Grecchi, Miguel Luz e Fernando de Paula
Na placa: Homenagem ao
Fundador Miguel Luz por sua relevante
participação na criação da
ACISE no ano de 1955
Para marcar as seis décadas de atuação em prol do desenvolvimento do município, ocorreu na noite do dia 13 de novembro, a festa de 60 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise). O evento foi realizado no Sun 7 Premium e contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas. Durante a cerimônia, aconteceu uma homenagem aos ex-presidentes da entidade e também ao único integrante da comissão de fundação da entidade, o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz. A presidente da Acise, Alice Grecchi destacou que a participação de cada presidente foi importante em dar sua contribuição na luta pelo fortalecimento da economia local, bem como comprometido com o desenvolvimento da cidade. “Além disso, o seleto grupo proporcionou que a cada gestão, novidades e inovações fossem trazidas para benfeitorias dos cidadãos. Por isso que a entrega de um troféu representa a gratidão e o reconhecimento do trabalho dos pioneiros”, comentou Alice.
PIONEIRISMO - De acordo com o ex-presidente, que falou em nome dos homenageados, Manoel Jair dos Santos, essa festa é um momento único para a entidade, pois a festividade está ocorrendo em um período em que pela primeira vez na história da entidade vem sendo conduzida por uma mulher. “Isso é importante, onde incentiva para que outras mulheres se engajem no movimento empresarial e se tornar peça fundamental no trabalho junto às entidades”, disse Santos. Ele frisou que ao longo das décadas a Acise e o Poder Público tem firmado parcerias expressivas, onde os beneficiados são o empresariado e a comunidade. Durante a cerimônia de premiação, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Esteio entregou a presidente da Acise, Alice Grecchi uma placa em homenagem aos 60 da entidade pelos relevantes serviços prestados, como forma de reconhecimento. Também se pronunciaram durante a solenidade, o prefeito Gilmar Rinaldi, vereador Marcelo Pereira falou em nome do Legislativo e o secretário do Turismo e Lazer do Estado, Juvir Costella, no ato representando o governador José Ivo Sartori.
Fundadores da Acise 
Além da homenagem aos ex-presidentes da Acise, o ato também foi marcado ao sócio fundador e empresário Miguel Luz. A distinção é entregue no período em que o Jornal Destaque inicia os festejos em comemoração aos 50 anos de circulação em Esteio e Sapucaia do Sul. Miguel lembrou a ideia em implantar na então emancipada vila de Esteio, uma associação comercial iniciou em São Leopoldo e foi fundada às 9h15, durante um jantar de confraternização, no dia 07 de novembro de 1955, na sede da Sociedade Avenida (hoje está instalada a loja Tumelero). “Foi um momento especial, que também proporcionou a escolha da diretoria e do primeiro presidente”, ressaltou Luz. Ele enfatizou que outro grande período foi em 1964, onde uma grande festa no antigo Marechal Rondon, que marcou a escolha de Adelar Doberstein. Após ter ficado inativa por 17 anos, Miguel Luz falou que após uma reunião no CTG Poncho Crioulo era dada a largada para a retomada da Acise até os dias de hoje. “Fui um privilegiado, onde apesar de tudo, estive acompanhando os momentos de glória e ascensão da entidade, bem como os períodos de dificuldades”.
LISTA DOS HOMENAGEADOS 
Antonio Reis Coelho (representado pela filha Maruja Coelho), Nilo Bettanin (a viúva, Vireny Bettanin recebeu a distinção), Almir Pimentel, Adelar Doberstein (representado pela filha Mariza e a esposa Helma), Manoel Jair dos Santos, José Carlos Bergamo, Carlos Roberto Oliveira, José Carlos Quadros, Dante Bettanin, João Vargas e Longuinho Muzykant
Empresários e lideranças da sociedade lendo a edição do JD
Durante a festa, os convidados estavam lendo a edição especial de aniversário
Alice Grecchi e Celso Dalmás
Alessandra Favero e Cristina Luz
Márcia, Mariza e Helma
Maruja, Mariza e Helma
Claudio Storck, Leonardo Pascoal, Alice Grecchi, Miguel Luz,
Sandro Severo, Victoria e João Vargas
Susana e Clóvis Vieira, José Bergamo e Anderson Loureiro
Esteio sedia 1ª Marcha de Mulheres Negras 
A AÇÃO CONTOU com representantes 
de diversos segmentos regionais
Palco montado no espaço coberto da Rua Garibaldi mostrou a força das mulheres negras
A corte infantil do título ‘A Mais Bela Negra’ 
Uma grande mobilização por parte da comunidade negra da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Capital tomou conta das ruas centrais de Esteio. Foi a realização da 1ª Marcha Regional das Mulheres Negras que ocorreu no dia 14 de novembro. Com o grito de guerra ‘Uma sobe e puxa a outra’, a concentração aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. Por volta das 17 horas, as manifestantes munidas de faixas, cartazes e muito barulho percorreram a Avenida Presidente Vargas, entre a Padre Claret e a Rua 24 de Agosto. Prestigiaram a atividade, lideranças de diversos movimentos de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Nova Santa Rita, entre outros. Conforme uma das organizadoras da ação, Vera Lúcia Silva, conhecida como Tita, “é uma honra a cidade ser palco dessa mobilização que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os principais problemas que atingem as mulheres negras no país”. “Mesmo com alguns avanços, ainda enfrentamos obstáculos como preconceito, salários abaixo da média e sem acesso a algumas políticas públicas. Isso precisa mudar e por isso já estamos dando os primeiros passos”, disse Vera Lúcia. Para Sandra Figueiredo, que também estava a frente a ação, durante sua fala fez um agradecimento especial a todos que aderiram e participaram da marcha. “A mobilização oportuniza a todos para que possamos lutar em ter uma sociedade livre e sem preconceitos”.
CONQUISTAS - A presidente do grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo dos Santos, comentou que nos últimos dez anos, pelo menos, a comunidade negra tem conquistado espaços importantes na sociedade, como na formação de professores, valendo-se de uma lei federal. “A marcha é importante nesse momento, pois de acordo com a ONU, estamos vivendo na década da afrodescendentes. O negro ajudou a construir o país e não tem representatividade”. Representante do Fórum Livre das Mulheres Negras RS, a jornalista Vera Daisy Barcellos explicou que o movimento surgiu em 2011 e levou cerca de quatro anos para ser planejado e desenvolvido pelos militantes da causa. “É algo especial, onde a proposta da marcha é exigir que seja aplicado na prática as políticas públicas, principalmente para a saúde e a educação da população negra”. Um grupo de mulheres da cidade irão a Brasília participar da Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontece no dia 20 de novembro, data magna de lembrança de Zumbi dos Palmares.

O pátio e as dependências das residências
ficam alagadas a cada chuva
Rua São Francisco também sofre 
com alagamentos 
Moradores da Rua São Francisco, nas proximidades do nº 777, no bairro Olímpica vem sofrendo há alguns anos com o constante problema que também atinge centenas de famílias em Esteio. Trata-se da questão de alagamentos. De acordo com famílias que residem nas proximidades, a situação piorou principalmente a partir de 2013. Em algumas casas, a água chega não fica restrita somente na rua e acaba invadindo os imóveis causando prejuízos materiais. Um dos últimos registros dessa calamidade na região foi no dia 14 de outubro, quando as pessoas sofreram duas vezes, em menos de seis horas com alagamentos. O problema é que a água contaminada pode trazer doenças, principalmente para as crianças e idosos que residem nos arredores e precisam sair de casa com a enxurrada. Os moradores são unânimes em afirmar que já vem há alguns anos lutando com os órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis para resolver o problema, mas até o encerramento do mês nada foi feito. Alguns proprietários de residências relataram que num período de aproximadamente dois anos já perderam móveis e objetos pessoais, com a enxurrada.

Aprovado o projeto para a 
contratação de farmacêutico
O Parlamento Municipal aprovou o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a criação de um farmacêutico e um cargo de auxiliar de farmácia na estrutura administrativa. Conforme informações do PL, a criação dessas funções é devido à implementação do programa ‘Medicamento em Casa’, que tem por objetivo dinamizar a e distribuição de remédios de uso contínuo, entregando estes na residência dos usuários, impossibilitando a locomoção. O programa ‘Medicamento em Casa’ tem por finalidade proporcionar o conforto e a comodidade aos cuidadores e familiares dos pacientes, contribuindo para o fácil acesso aos remédios. A medida irá ajudar a adesão aos tratamentos, bem como o descongestionamento da Farmácia Básica Municipal que realiza aproximadamente 600 atendimentos diários.

A conselheira tutelar Laura Acioly
Conselheira tutelar 
fala como enfrenta 
os obstáculos 
e o trabalho 
APÓS UM PERÍODO ATUANDO na entidade, Laura Acioly conta os momentos de satisfação e 
de dificuldades
Educadora há mais de uma década, Laura Acioly é a atual coordenadora do Conselho Tutelar (CT) do município. Ela relatou que está atuando na entidade desde outubro de 2014 e por ter motivos profissionais optou em não concorrer a permanecer por mais um mandato no CT. “Foi um período onde exerci minha sensibilidade e a humanização, assim como um grande aprendizado que levarei por toda a vida”, disse Laura. A coordenadora explicou que o Conselho Tutelar não esta vinculado a nenhum órgão público diretamente, mas não significa que tenha autonomia própria. Tanto que as quartas-feiras, ocorre a reunião com o colegiado, onde os conselheiros apresentam os problemas para os demais colegas e a partir da explanação das situações é que iremos buscar soluções para os problemas enfrentados pelas famílias e as vítimas. “O Conselho Tutelar integra uma rede de proteção que também fazem parte o CRAS, CREAS, CAPS, Promotoria e Judiciário, entre outros. Todos devem estar alinhados para que sejam resolvidas as questões da melhor forma possível e mais rápida ainda”, enfatizou a conselheira. Ela ressaltou que todos que fazem parte desse grupo possuem uma co-responsabilidade, em grande parte das decisões tomadas.
SOLUÇÃO - Laura falou que em entidades como o Conselho Tutelar, não se deve fazer políticas partidárias e muito menos externar problemas internos dos profissionais, que devem ser resolvidos internamente. “O principal papel do conselheiro tutelar é ajudar e resolver os problemas que envolvem crianças e adolescentes. Além disso, para conseguir tomar as iniciativas com sensibilidade também é importante no processo para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, frisou a conselheira tutelar.
Integração e ferramentas para um bom trabalho 
De acordo com Laura Acioly, apesar de algumas perdas financeiras, o aprendizado durante o processo é algo que sempre será lembrado. “Posso sintetizar que o conhecimento do período em que esteve atuando no Conselho Tutelar é o equivalente a um período atuando em uma universidade”. A conselheira disse ainda que um dos deveres do profissional que atua na área é acolher bem as pessoas e com isso temos a oportunidade de todos aqueles envolvidos no processo cresçam juntos. Segundo Laura Acioly, algumas entidades são fundamentais para um melhor condicionamento do trabalho do Conselho como o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). “Um dos grandes ensinamentos que obteve nesses anos foi à coragem de pular os obstáculos e mostrar a coragem que existe em cada um de nós”. Laura Acioly é formada em Ciências Políticas e retorna suas atividades no Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini, no bairro São José.


Governador do Lions Internacional
conhece trabalhos voluntários
Carlos Lindermann destacou a atuação dos clubes de serviço na cidade
Foi realizada na noite do dia 12 de novembro, a assembleia festiva que marcou a visita oficial do governador do Distrito LD-2, do Lions Internacional, em Esteio. O evento ocorreu no salão de festas Sun 7 Premium, localizado no bairro Parque Amador. Prestigiaram a festa representantes dos três clubes da cidade que engloba o Centro, Industrial e o Exposição. Também estiveram presentes integrantes do leonismo dos municípios como Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sobradinho. A juventude contou com a participação do Leo Clube Esteio Exposição. Na oportunidade, também foi comemorada a passagem dos 35 anos do Lions Club Industrial, onde os convidados receberam um pin, em homenagem a data. O governador do Distrito, Carlos Enor Lindermann disse que cada visita em que fazemos nos municípios são importantes, pois temos a oportunidade de conhecer um pouco da caminhada dos clubes com seus êxitos e também as dificuldades encontradas para dar continuidade ao trabalho. “Os clubes de serviço, em especial os Lions tem uma função importante junto a comunidade através de eventos e auxiliar os mais necessitados”, destacou Lindermann. Ele enfatizou que nesse ano, o Lions Internacional enviou ajuda as famílias atingidas pela enxurrada ocorrida na cidade no mês de julho.

Colégio La Salle de Esteio 
promove o 1º FoodTruck
DURANTE A ATIVIDADE também ocorreu o lançamento
oficial da campanha de matrículas da rede para 2016
Durante a atividade na instituição, cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram o evento
Uma variedade gastronômica marcou a festa no colégio
Uma iniciativa pioneira aconteceu no dia 12 de novembro. Tratava-se do 1º FoodTruck de Esteio, que aconteceu na área coberta do Colégio La Salle. O evento aconteceu para marcar o lançamento da Campanha de Matrículas 2016. Segundo a vice-diretora Adriana Braga de Matos Babot, o evento contou com quatro Trucks: Sim Sala Bim, Le Classique Crêperiê, Delicafé e Pueblo Mexicano de Rua.”A experiência foi muito positiva, pois não ficou restrito somente aos alunos do colégio, mas também aos pais, avós, amigos e estudantes de outras instituições do município”, disse Adriana. A Supervisora Educativa Rosângela Maciel, ressaltou que a atividade já havia sido realizada pelo Unilasalle, em Canoas e foi um sucesso de público e de crítica, então a unidade esteiense resolveu aderir: “Foi algo inovador, por ser na linha gastronômica que deu certo”, que conseguiu agregar, aproximadamente, mil e quinhentas pessoas, ao longo do dia”. Uma das organizadoras do evento, Scheila Fraga da Silva, juntamente com João Guilherme Becker, que atuam no setor de Relacionamento Comercial do Unilasalle, enfatizou que a atividade já ocorreu por três vezes na cidade de Canoas e sempre agregando mais pessoas. “As ações diferenciadas também têm ajudado na promoção do vestibular da instituição para 2016”. A Comunidade Educativa aprovou!


Confeccionando Sonhos Fase II prepara
sua primeira coleção 
PEÇAS COM A MARCA do projeto social estão em fase de criação
A primeira coleção da marca Confeccionando Sonhos - Fase II começa a ser alinhavada e deve ficar pronta em dezembro, concretizando o desejo especificado na fase dois do projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. O trabalho sob a coordenação da Assessoria em Desenvolvimento de Coleções do Senac Canoas está no estágio de pesquisa para que as peças tragam em seu bojo a história da iniciativa social coordenada pela Abrasinos.  Para isso, o local de criação é a sede do projeto. A sala cedida pela Secretaria de Meio Ambiente de Esteio junto à usina de reciclagem e horto é o ponto de encontro das integrantes do Confeccionando Sonhos com a professora de Moda e designer Janine Ledur. O entorno do espaço, como o trançado do cesto de lixo de plástico, bem como imagens de prédios recortadas de revistas servem de inspiração para a coleção casual urbana, que prevê saias, pantalonas, tops e vestidos em malha e tecido plano.  A cartela de cores já está definida. Dois tons de azul-marinho e dois tons de cinza aparecem como básicas; rosa, branco off-white e rosa antigo, como fashion; e preto sintético, branco, cinza e bordô, como vanguarda, comporão os modelos, conferindo leveza e estilo.
IDEIAS - O Projeto Confeccionando Sonhos - Fase II, coordenado pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki, conta com o apoio da Prefeitura de Esteio e Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS), além do Senac-RS Canoas. Ainda, participam ativamente do trabalho, Ana Maria Scarton, coordenadora pedagógica da ação, e Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos e coordenadora-executiva do projeto. De acordo com a assessora de Coleções do Senac, Stifani Herpich, a ideia é que as integrantes da cooperativa façam uma coleção com a sua identidade. Janine lembrou que debates no meio da moda têm sensibilizado criadores e consumidores para o olhar social, ambiental e econômico daquilo que consomem, ou seja, a sustentabilidade. Um mercado que se volta para negócios como o da cooperativa proposta pelo projeto, que tem como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues. “Essas parcerias de co-criação, colaboração e cooperação são motivadores para o empoderamento de pessoas engajadas em negócios criativos com apelo social”, frisou a professora.


Moradores se inscrevem para retirar o FGTS
A ação está prevista para encerrar no dia 27 de novembro
Dando segmento ao cadastramento da liberação do FGTS aos moradores atingidos pelas chuvas em outubro, no município de Sapucaia do Sul, entre os dias 23 a 27 de novembro, novas áreas da cidade serão abrangidas para preenchimento do formulário. Nos bairros João de Barro, Terra Nova, Alcina, Ipiranga e Progresso, a atividade acontece no ginásio da Escola João de Barro. Já para os atingidos que residem nos bairros Boa Vista, Bela Vista, Canto Verde, Walderez, Nascer do Sol e Loteamento Luiz Pasteur, o local escolhido foi o CTG Estância de Sapucaia. Para os moradores do Três Portos, Santa Catarina, Getúlio Vargas, Dihel, Kurashiki e Vachi, as inscrições podem ser feitas no galpão do Kurashiki. O horário de atendimento nos três espaços é das 8h às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.


Câmara promove ato solene alusivo 
a Semana da Consciência Negra 
ALÉM DAS HOMENAGENS também aconteceu apresentações culturais sobre a data
A distinção foi entregue a diversos representantes da comunidade
O Plenário do Legislativo ficou lotado para a solenidade
A Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer ficou lotada na noite do dia 17 de novembro, durante a realização do ato solene, promovido pela Câmara de Vereadores, alusivo a Semana da Consciência Negra do município. A abertura da solenidade foi marcada pela apresentação do Grupo ‘Pérolas Negras’, composto por Mônica Marins, Graziela Oliveira, Márcia Ribeiro e Andréa Teixeira. De acordo com a vereadora Michele Pereira, que falou em nome do Legislativo, os festejos em homenagem a Semana da Consciência Negra é a oportunidade de envolver a sociedade local para que possamos debater a questão racial. “Para mudar a realidade, a educação e a informação são peças fundamentais para reverter à mudança e quebrar paradigmas”, disse Michele. O presidente da Câmara, Leonardo Dahmer frisou que apesar de alguns avanços, ainda deve-se trabalhar na luta contra o preconceito e a intolerância. Também houve a apresentação do Grupo Teatro Afirmativo Atitude em Movimento, com a exibição ‘Os causos da negra velha’. A direção, figurino e atuação ficou por conta de Sandra Figueiredo. Já figurinos, cenários e efeitos visuais é Luiz Gonçalves. A maquiagem, edição de vídeo e atuação Vivielly Louise, bem como os demais atores Lisielly Djiovanna e Luckas Yruhan.
POSSE – Em nome do Executivo, o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado comentou que a iniciativa de implementar a Semana da Consciência Negra na cidade surgiu em 2007, através do projeto de ex-vereadora Daianny Costa. Além disso, nesse mesmo ano também nascia em Esteio o Grupo Unir Raças. “Estamos dando passos expressivos em prol da comunidade negra. Através desses pioneirismos podemos tirar uma lição”, enfatizou Machado. Na oportunidade, Jauri realizou a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Povo de Terreira e de Matriz Africana. A mestre de cerimônia foi educadora Mônica Marins.
LISTA DOS HOMENAGEADOS 
Matheus Escouto Chaves, Alex Totti Soares, Kauany Camargo Silveira, Maria Luiza Soares Alves, Claudia Bernadete Silva, Tainá Santos da Silva, Adriani Loreto Oliveira, Sônia Pedroso Machado, Maria Jurema Peixoto, Elisângela do Nascimento, Matheus Teixeira Guns, Camila Azevedo de Lima, Miriam Alves Barreto, Ashley Camilly Ferreira de Almeida, Raissa Ulguim Monteiro, Wellington Carvalho da Luz, Giovana da Rocha Pacheco, Elenara Vieira Martins, Carla Soares Roque, Isadora Zanon Chaves, Julie da Silva, Carlos Roberto Costa dos Santos, Rosimara Gomes de Varga, Carla Fernanda Soares dos Santos, Damiana Conceição Felix Mello, Natiely Pinto Pereira, Jorge Antônio dos Santos Brito, Maria de Fátima Alves, Marco Antônio do Nascimento Coelho, Sônia Nascimento Silva, Sonia Teresinha Rodrigues Rosa Martins, Maria Nunes Dias, Vilma Lima dos Santos, Luiz Cezar Nunes e Sandra Figueiredo


LORI EMANOELA DA SILVA 
Pare, olhe, siga! 
Onde estamos de fato comprometidos com nossas ideias e sonhos? Quando iremos de fato resolver todas as questões pertinentes que nos levam a questionamentos profundos e intermitentes. As escolhas que fizemos nos levam ás vezes a uma certa descrença em nós mesmos; mas, porque continuar em situações que não levam a nada. Stress, nervosismo, e tantas outras emoções descordantes? Até que ponto estamos realmente envolvidos em nossas atuações e realizações? Caros amigos refletimos hoje sobre o que exatamente estamos fazendo conosco e com os que nos cercam, por que, muitas vezes estamos simplesmente “levando” até onde dá; e empurrar com a barriga, perdemos grandes oportunidades de viver coisas lindas nesta vida. Pare, olhe e siga avisa o sinal de transito, mas, avisa também que devemos viver intensamente e de maneira coerente entre o pensamento e a ação...  Abraço fraterno toda bênção ciganabrazil@yahoo.com.br


Cultura popular e transformações 
da vida pelos números são abordados em programa radiofônico 
A INFLUÊNCIA DESSA PSEUDOCIÊNCIA pode mudar a vida
Sandra Tarragô e Lori Emanoela da Silva
Fundadora do Centro de Estudos e Pesquisa de Tema-enredo e Memória do RS e a astróloga participou como convidada do programa ‘Tenda da Lori’, no dia 03 de novembro. Ela comentou sobre o trabalho que desenvolve na entidade, pela trajetória no mundo do samba como enredista (que escreve enredo), carnavalesca, bem como de atuar como jurada de carnaval em vários municípios do Estado. Sandra Tarragô destacou que a festa de Momo passou por diversas transformações ao longo das décadas e por períodos de transição, não somente no Rio de Janeiro, como em outras capitais e cidades do interior. “Existem atualmente cidades como São Gabriel, Itaqui, Santa Maria, entre outras que o carnaval não fica restrita apenas com agremiações, mas há festa nos salões e desfile de blocos. Isso acaba mobilizando toda a sociedade local”, ressaltou. Ela frisou que o Poder Público tem que fazer parte do processo, seja com uma parcela de dinheiro, relacionado com a cultura, como também com ações, pois eventos desse porte podem fomentar a economia da cidade e até da região. Na oportunidade, Sandra também comentou que iniciou no ramo da Astrologia, em 1990, através da mestra Elsa Candotti, com a participação de cursos e especializações. “O estudo dos astros é a oportunidade em que posso ajudar as pessoas se conhecerem melhor e seu dia a dia, por intermédio de uma pseudociência, que pode mudar sua vida, pela transposição dos planetas”, disse Sandra. A estudiosa disse que através da Centro de Estudos e Pesquisa informou ainda que realiza de forma gratuita seminários sobre o carnaval. Entre os temas abordados são a gestão pública, a organização das agremiações e das escolas de samba, assim como outros assuntos expressivos. Mais informações na página na rede social Facebook Sandra Tarragô.


Muitos lojistas estão entusiasmados com
o andamento da campanha
Campanha de fim de ano mobiliza consumidores 
A loja Moda & Oferta de Esteio lançou, paralelamente a campanha da CDL “Esteio Show de Natal”, a sua própria campanha para quem fizer compras com o seu cartão de crédito. A campanha, internamente, entre os funcionários, já foi “batizada” de Rumo ao TRI, uma vez que a loja já sorteou um carro através da campanha da CDL e outro através de campanha própria. A Moda & Oferta é  uma das lojas mais participativas, que mais adquire e entrega os bônus da campanha da CDL aos clientes quando das compras de final de ano.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES* 
Dia-a-dia na cidade
Esta semana, especialmente, peço permissão aos amigos leitores para fazer uma janela em nossas considerações sobre a segurança pública em geral para discorrermos um pouco sobre datas comemorativas. No último dia 15 de Novembro comemoramos a Proclamação da República; no dia 18, comemoramos o 178º Aniversário de Fundação da Brigada Militar, a Polícia Militar Gaúcha; e em 19 de Novembro é a data reservada à Bandeira Nacional. Em uma semana de tantas homenagens, gostaria de reverenciar a Corporação que me é tão cara enquanto profissional e que fez de mim o que sou: a Gloriosa Brigada Militar. Fundada em 18 de Novembro de 1837, a Brigada Militar foi, originalmente, denominada Força Policial. Em 1841 passou a se chamar Corpo Policial. Em 1873 passou a denominar-se Força Policial e, a partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, recebeu as seguintes denominações: Guarda Cívica (1889), Corpo Policial (1889) e, finalmente, Brigada Militar (de 1892 aos dias atuais). A história da Brigada Militar confunde-se com a própria história do Estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua criação, a Corporação participou de inúmeras revoluções históricas do País, como as de 1893 a 1895 (Revolução Federalista), 1923 (Revolução Assisista), 1924 (em São Paulo), 1926 (em Santa Catarina e Paraná), 1930 e 1932 (no Rio Grande do Sul e em São Paulo), demonstrando uma forte cultura militar e guerreira. Após o movimento revolucionário de 1932, a Brigada Militar, já com missões de Segurança Pública, ainda participou de outras Revoluções (Estado Novo em 1937, Legalidade de 1961 e Golpe Militar de 1964). Atualmente, por determinação constitucional (Constituição de 1988, em seu Art. 144, e Constituição Estadual, Art. 124), a Brigada Militar tem a responsabilidade de execução do Policiamento ostensivo e Preventivo no Estado do Rio Grande do Sul, onde está presente em todos os municípios. Parabéns à Brigada Militar e aos seus integrantes, homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas pelo bem da comunidade. Até a próxima.
*Ten Cel QOEM - Comandante do 34º BPM


Ecoponto será instalado em terreno na Olímpica
O LOCAL SERÁ utilizado para colocar materiais recicláveis e descarte de resíduos como pneus e óleos

No Ecoponto, as pessoas podem deixar materiais recicláveis e alguns resíduos
O novo Ecoponto de Esteio começa a receber parte dos equipamentos para o início de funcionamento. O terreno de 1,6 mil m², localizado na Rua da Paz, bairro Vila Olímpica, já foi totalmente cercado. Operários trabalharam na instalação elétrica para os holofotes que garantem a iluminação do espaço. O local recebeu também o seu primeiro contêiner para materiais recicláveis e pneus. O Ecoponto deve reunir espaço para materiais recicláveis e espaço para descarte de resíduos volumosos, pneus, lâmpadas, restos de construção civil, eletrônicos e óleos vegetais (únicos resíduos orgânicos aceito no Ecoponto, recolhidos em tonéis específicos), além de triturador para galhos. O local segue todas as normas ambientais de geração de resíduos sólidos, emissões atmosféricas, níveis de ruídos e vibrações, além de prever ações mitigatórias, como o plantio de árvores no entorno. Além disso, no espaço não terá acúmulo de materiais, já que serão transportados periodicamente ao seu destino final pela Secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos. O descarte de materiais ficará restrito a cerca de 2 m³ por pessoa. O terreno reservado na Rua da Paz foi escolhido por se adequar ao projeto e ser uma área central do Município, facilitando o acesso de todos ao Ecoponto. A área contará com vigilância permanente e entrada controlada para evitar descartes irregulares e incidentes. O investimento é de R$ 193,8 mil e a empresa contratada para a realização do serviço é a MB Engenharia, responsável também pelas equipes terceirizadas da limpeza urbana.


Operação Palco’ é 
realizada em Esteio 
ENTRE OS DELITOS cometidos pelos suspeitos estão tráfico de drogas e extorsão na cidade e na região
Os detidos estavam envolvidos em assaltos, tráfico de drogas e roubo
Policiais da Delegacia de Roubo (DR/DEIC) deflagraram no dia 16 de novembro, a Operação Palco. Um dos objetivos da ação era impedir em cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado o aumento de delitos como roubo, extorsão e tráfico de drogas. A ação resultou na prisão de pelo menos seis pessoas, mediante ao cumprimento de 45 mandatos judiciais. Entre as cidades abrangidas pela operação era Esteio. Também foram atingidos municípios como Charqueadas, Canoas, Santa Maria, Vacaria, Farroupilha e Garibaldi. As investigações tiveram início há cerca de seis meses após um roubo ocorrido em um sítio na Serra gaúcha, onde a quadrilha tentou sequestrar o dono da propriedade, sem êxito. Na ação, os suspeitos subtraíram diversos pertences da vítima, que foram localizados nas ações de hoje. Segundo o delegado Joel Wagner, o grupo era liderado por dois suspeitos conhecidos, de dentro do sistema penitenciário. “Os indivíduos articulavam as ações com seus contatos de dentro do presídio, através de pessoas que iam fazer visitas na penitenciária, entregando bilhetes com orientações”, afirmou o delegado. Cerca de 50 policiais do Departamento de Investigações Criminais participaram da ação que contou também com apoio do Serviço Aéreo da Polícia Civil. Os presos foram encaminhados ao Deic para os procedimentos legais e posteriormente serão encaminhados ao sistema penitenciário.

Tentativa frustrada de assalto 
resulta em tragédia 
Na manhã do dia 06 de novembro, uma tentativa frustrada de assalto não terminou em uma tragédia para o condutor de um veículo, no bairro Tamandaré. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, o automóvel estava trafegando pela Rua Villa Lobos foi interceptado por um outro carro, que tinha por finalidade cometer um assalto. Mas a vítima se revoltou fugiu do local, onde foi alvejado por dois tiros que atingiram o vidro lateral e a lataria do carro. Por sorte ninguém ficou ferido. As marcas no automóvel ficaram visíveis.

Polícia Civil conclui processo sobre
fechamento de clínica estética 
Foi encaminhado ao Forum do município recentemente, o resultado de inquérito policial referente a clínica estética localizada na Rua Papa Paulo VI, no bairro Novo Esteio, que a polícia, juntamente com a Vigilância Sanitária fecharam em setembro. O delegado Leonel Baldasso informou que um homem e uma mulher foram indiciados por exercício ilegal de Medicina e Fisioterapia, bem como outros delitos. Baldasso comentou que a dupla prometia para as clientes tratamentos estéticos sem cirurgia e com o resultado em poucas sessões. Mas o que era observado foi que em alguns casos, o suposto médico chegava aplicar soro fisiológico nas pacientes, como se fosse outro medicamento específico para redução de medidas corporais. No local foram apreendidos diversos equipamentos clínicos e estéticos, assim como cópias de diplomas e certificados de cursos falsificados, que pertenciam aos suspeitos. “Um dos principais atrativos que chamou a atenção das pessoas interessadas em entrar em forma era os preços muito abaixo do que era aplicado em outros estabelecimentos do gênero na cidade e região”, enfatizou Baldasso.

Com o trio, os policiais encontraram
revólver com numeração raspada
BM prende três por 
roubo a pedestre 
e porte ilegal de arma
Três suspeitos, com idades entre 18 e 20 anos, bem como um menor de 17 anos foram detidos por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município. O fato aconteceu no dia 16 de novembro, por volta das 21 horas, no bairro Novo Esteio. De acordo com informações obtidas pelos policiais militares que ajudaram a prender o trio, eles já haviam sido apreendidos há alguns dias por tráfico. Com um deles, os PMs encontraram um revólver calibre 38, cromado e com a numeração raspada. Além disso, o suspeito tinha quatro munições intactas. Na Delegacia de Polícia, onde tiveram que prestar esclarecimentos, uma das vítimas o reconheceu por terem cometido um assalto, momentos antes no bairro Parque Amador. Após o reconhecimento, por parte das vítimas sobre os delitos, os envolvidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário