sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EDIÇÃO 1999

Estação Farrapos é sede da Central de Achados
Pode ser encontrado no local capacete e até skate
A Central de Achados, localizada na Estação Farrapos da Trensurb, conta com mais de 850 itens encontrados no metrô. Esse é total de objetos perdidos por passageiros do trem e achados por metroviários ou por usuários que os entregam aos empregados da estatal. Os objetos ficam disponíveis ao público por 60 dias. Depois desse prazo, os documentos são enviados à Agência Central dos Correios de Porto Alegre e o restante é descartado - as roupas são encaminhadas para a Campanha do Agasalho da Trensurb. Ao longo deste ano, cerca de três mil itens foram encontrados nas estações e trens - entre eles estão casacos, bolsas, capacetes, documentos, livros, cadernos e até uma guitarra. De acordo com Zeno Paim, agente metroviário que atua na Central de Achados, menos da metade dos objetos é devolvida aos donos. “As pessoas não vêm procurar seus pertences por acharem impossível alguém devolvê-las”, disse. Ele salientou que há ocasiões em que os donos encontram seus pertences. O horário de atendimento dos Achados e Perdidos é das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A relação de documentos disponíveis pode ser consultada no site da empresa e a entrega será feita ao titular ou mediante autorização por escrito do mesmo.


Caixa altera o percentual do comprometimento de renda para 25% 
A nova alteração nas regras para obtenção de financiamento imobiliário na Caixa está dificultando o crédito aos consumidores. Em abril, após anunciar o segundo aumento do ano, a CEF alterou o LTV (Loan-to-Value) que era de 90% para 80%, quando o sistema utilizado fosse o Sistema de Amortização Constante (SAC), e 50% para os que utilizassem a Tabela Price como sistema de amortização. Em ambos os casos o cliente poderia comprometer até 30% da renda bruta familiar. Com a nova regra, quando no financiamento com recursos de poupança o sistema escolhido pelo cliente for a Tabela Price, o percentual máximo possível de comprometimento será de 25% da renda bruta, e o prazo máximo será de 240 meses. Dessa vez a alteração não ficou restrita aos financiamentos com recursos de poupança, afetando também os financiamentos do programa pro-cotista. Nessa linha de crédito, o LTV fica limitado a 70% e o prazo máximo é de 240 meses, para os clientes que optarem pelo sistema de amortização Tabela Price. Para os que optarem pela SAC, o LTV é de 85% para imóveis novos e 80% para imóveis usados, mantido o comprometimento de 30%. Com mais essa alteração, a Caixa abre cada vez mais espaço para os outros bancos nos financiamentos de imóvel SBPE, visto que apesar de, teoricamente, oferecer dois sistemas de amortização ao cliente, inviabiliza o financiamento pela Tabela Price. Cabe ressaltar que uma das diferenças entre os sistemas SAC e Price é que no primeiro o desembolso inicial é maior - ou seja, a parcela inicial é maior que o da Price-, logo o comprometimento da renda é superior, o que acaba por restringir o valor a ser financiado.


Campanha para arrecadação de 
animais será no dia 03 de outubro 
A protetora de animais de Esteio, Adriane Pereira fará no próximo dia 03 de outubro, uma campanha de arrecadação de ração para cães e gatos que vivem nas ruas da cidade. A ação acontece no espaço coberto da Rua Garibaldi, ao lado do Clube Aliança, no Centro. Um dos objetivos da atividade é angariar alimentos destinados para as ONGs e aos voluntários possam distribuir aos bichos. Além disso, com as enchentes ocorridas em julho de 2015, muitos animais foram soltos nas ruas.


Moradores se mobilizam em prol 
de cedência de área 
LOCALIZADO nas margens da BR 448, a comunidade pretende transformar o local em espaço de lazer
Terreno fica localizado nas proximidades da BR 448 - Rodovia do Parque
Uma área de terra localizada na Rua Monteiro Lobato, 515, no bairro Novo Esteio, tem deixado uma boa da parte comunidade indignada. Um dos principais motivos é que ao invés da recuperação do espaço em prol dos moradores, pelo contrário, tem se tornado um depósito de entulhos, contribuindo com a proliferação de animais como ratos, baratas e até cobras. Além disso, o mau cheiro causado pela sujeira tem prejudicado o cotidiano das famílias que residem nas imediações. Morador há mais de 40 anos na localidade, Manoel Dias da Hora relatou que parte da área foi cedida a Corsan e o restante aos poucos foi se tornando um espaço para jogar entulho. “Diante dessa situação, um grupo de moradores resolveu tomar a iniciativa e fez um abaixo-assinado que por enquanto tem aproximadamente três mil assinaturas e a tendência é aumentar nas próximas semanas”, disse Manoel. Ele comentou que já entrou em contato com o chefe do Executivo Municipal para tratar de melhorias e investimentos na área e está no aguardo, em relação a um posicionamento do Poder Público sobre o melhor destino para a área. “Pelas conversas com alguns moradores, ninguém é contra a cedência de terras, principalmente se vem oferecer mais infraestrutura e melhorias ao bairro. Só estamos lutando por um espaço de lazer, diversão e cultura no Novo Esteio”.
DOAÇÃO - Nos últimos anos, diversos espaços do bairro que poderiam ser usados para áreas de lazer foram cedidos, como ao entorno das ruas 19 de Novembro e Marechal Floriano foi parte utilizada pela instalação da Escola de Educação Infantil Irmã Sibila Ana Burin e parte para uma sub-estação da Corsan. Outro local que também foi cedido para a empresa pública que abastece de água a região foi parte do Centro Comunitário. “Com a cedência ficou restrito poucos lugares para a instalação da área de lazer e não queremos ficar sem”. O JD tentou entrar em contato com o secretário e não obteve resposta.


Projeto da usina de resíduos sólidos
O local está sendo cotado para ser sede da usina de resíduos sólidos
Manoel Dias da Hora ressaltou que a área solicitada pelo Executivo para ser sede de uma área de lazer também vem sendo disputada para a construção e instalação de uma usina de resíduos sólidos. O espaço fica nas proximidades da BR 448 - Rodovia do Parque, onde inclusive o projeto para a colocação do empreendimento já foi enviado para o Legislativo, mas foi retirado da votação. “Não somos contra esses investimentos, mas o foco principal da comunidade é um local para diversão e esporte. Em menos de um ano, o bairro foi o mais atingido por um tornado e em julho, uma grande enxurrada devastou a localidade. Isso tem contribuído com a desvalorização dos imóveis da região”. O morador enfatizou ainda que se for às terras forem doadas para o lazer, inclusive um local destinado ao futebol será utilizado por um time da cidade que faz parte da federação gaúcha. “Será montada uma grande estrutura para os treinos dos atletas e também para a comunidade”.


Claudia Simone de Oliveira
Mãe aguarda por consulta de neuropediatra para o filho 
Há sete meses aguardando um neuropediatra, a dona de casa Claudia Simone de Oliveira, 42 anos, reivindica junto à pasta competente a aquisição do profissional para prestar atendimento para as crianças do município. O principal motivo é que seu filho de 11 anos precisa do acompanhamento desse profissional e algum tempo não há especialista para esse tipo de ação. Ela relatou que a secretaria de Saúde estava encaminhando as mães ou responsáveis para consultar com neurologista adulto, mas na hora da consulta, quando o médico se deparava com uma criança, alegava que não podia atendê-lo. “Sem esse médico fica difícil dar continuidade ao tratamento das crianças”, desabafou Claudia. De acordo com informações da secretaria de Comunicação Social, o neuropediatra que estava atuando no município pediu exoneração. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu substituir o profissional, que está atendendo desde 18 de setembro, no Caism. No primeiro dia, foram atendidas 40 crianças. O neuropediatra atenderá em Esteio a cada três semanas.


Irmã Ana Garaffa foi uma das
homenageadas da noite
Grupo de Escoteiros Anauê comemora 30 anos 
HOMENAGENS e um jantar de confraternização marcaram a data pelo trabalho realizado no município 

Para marcar as três décadas de atuação em prol do escotismo na cidade, o Grupo de Escoteiros Anauê realizou na noite do dia 26 de setembro, um jantar-baile de confraternização. O evento foi realizado no salão paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria e contou com a participação de mais de 400 pessoas. Na oportunidade, foi entregue condecorações a pessoas e escoteiros que ajudaram no trabalho ao longo dos 30 anos. Receberam medalhas, escoteiros que trabalharam por cinco, dez, 15 e 20 anos. O diretor presidente do grupo, Altair Mossi disse que ingressou no Anauê em 1988 e desde então permanece trabalhando pelo escotismo. “Há uma década como responsável é um orgulho muito grande de poder ter feito parte dessa história. Foi no grupo que pude acompanhar a infância não apenas dos meus filhos, mas de outras crianças. Com isso me proporciona a trocar ideias e observar o mundo com um olhar diferenciado”, comentou Mossi. Ele frisou que grande parte dos integrantes dos escoteiros são filhos de ex-escoteiros e também aqueles que levam as crianças e acabam aderindo ao grupo. Uma das homenageadas da noite, irmã Ana Garaffa falou que acompanha o trabalho do escotismo, em especial o Anauê desde a sua fundação ainda no Seminário Claretiano e anos mais tarde se transferindo para o Colégio La Salle, por onde permaneceu por longos anos. “Foram momentos importantes e como retribuição aos serviços prestados, a Casa de Humanização Teresa Verzeri destinou um espaço para os encontros do grupo”, informou a freira. O Grupo de Escoteiros Anauê se encontra todos os sábados, das 14h às 15h30, em um espaço localizado na Casa de Humanização Teresa Verzeri que fica na Rua Ieda Nunes Pizzá de Azevedo, 177, bairro Parque Amador.
Representantes de diversos segmentos receberam uma distinção do escotismo
Rodrigo e Miguel fizeram
parte da primeira turma do Anauê,
na década de 80
Pioneiros que acompanharam 
o surgimento do grupo 
Aos oito anos, Rodrigo dos Santos Jesus relatou que participava do grupo de escoteiros Anhanguera, de Sapucaia do Sul e estudava no La Salle de Esteio. Seu pai, juntamente com outros lançaram a ideia junto ao Conselho de Pais e Mestres (CPM) da instituição e que teve uma adesão expressiva. Na época não havia escotismo no fora da área central da cidade. Após alguns encontros, o padre claretiano Roberto Rosalino, juntamente com os responsáveis das crianças criaram o grupo. Roberto, hoje aos 38 anos, enfatizou que frequentou o Anauê de 1985 a 1996 e desse período tem boas recordações e tudo o que aprendeu pode transmitir para os filhos e também para os amigos. “Talvez uma das medidas para significativas foi ter disciplina, independência e responsabilidade. Além disso, conviver em grupo, dividir tarefas e até cozinhar”, ressaltou Santos.


Atletas do boxe fazem bonito em competição
Boxeadores estão representando a cidade em eventos esportivos
Após o sucesso de Thaynô Ferreira em conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro de Boxe na categoria Elite (Adulto), outros quatro jovens que participam das oficinas da modalidade no Programa Integrado de Inclusão Social participaram recentemente de um torneio, mas pela categoria Juvenil. Ismael dos Santos, Gabriel José Moura Rodrigues, Gabriel Ferreira e Jéferson Bueno subiram ao ringue.  Vice-campeão brasileiro em 2014, Gabriel Rodrigues, 18 anos, morador da Vila Nova, quer retornar à competição neste ano para, desta vez, conquistar o cinturão da sua categoria, a superpesado (acima de 91 kg). “Comecei a participar das oficinas do Programa Integrado em novembro de 2012. Meu objetivo era perder peso. Fui avançando e gostando do esporte. Agora vou tentar ser campeão brasileiro”, comentou o atleta, atual detentor do cinturão gaúcho. Já Ismael, 18 anos, tem o mesmo objetivo do colega. Morador do Parque Primavera, participa do projeto há quatro anos, e luta na categoria peso-ligeiro. “Acompanhava o esporte pela televisão e tinha vontade de aprender. Um amigo sabia do meu gosto pelo boxe, me avisou que tinha a oficina e eu fui atrás. Estou me dedicando bastante”, afirmou.  Os outros dois atletas também estão engajados no boxe. Entre eles estão Gabriel Ferreira, 17 anos, e Jéferson Bueno, 18, nas categorias meio-médio (até 69 kg) e meio-médio-ligeiro (até 64 kg), respectivamente. Quem já está com a vaga garantida no brasileiro, na categoria Elite (Adulto), é Thaynô Ferreira, 18 anos. A classificação foi conquistada em Osório, na Copa Sul-Sudeste, no início de setembro, quando ficou com a 3ª posição. Thaynô é bicampeão gaúcho e contabiliza 21 lutas, tendo três derrotas em seu currículo. A disputa nacional do campeonato será realizada em Aracaju (SE), em novembro.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Ciúme 
Sentimento adverso, que paralisa os relacionamentos, de amizade, de casamento e de confiança. Atribuo esta emoção, uma insegurança e uma incerteza sobre si mesmo; que desencadeia desconforto e uma certa aversão ao outro. É uma pena termos que conviver com seres que por um motivo ou outro ainda por sentir-se inferiorizado diante o outro alimenta e mantém esta frequência vibracional descordante. Temos que perdoar os irmãos que ainda neste momento da vida se encontram sobre o véu da ilusão mantendo-se completamente inerte em suas vidas, cuidando da vida alheia. Caros amigos, sempre estaremos junto aqueles que não pensam da mesma maneira que pensamos, alguns que tem afinidade conosco, e que de alguma forma nos mostra a verdade em suas atitudes. O perdão é um balsamo de amor para os infelizes de coração que buscam através do outro viver a sua própria vida. Pense muito antes de falar alguma coisa, você pode amanhecer falando sozinho... Abraço fraterno, toda bênção! ciganabrazil@yahoo.com.br


Feira do Livro encerra no dia 03
O cortejo convocando a comunidade para o evento
Com o lema ‘Ler é transformar o mundo’, foi aberta na tarde do dia 29 de setembro, a Feira do Livro do município, que acontece no Calçadão. Um cortejo pelas ruas do centro marcou o primeiro dia do evento que tem como patrono o escritor Alcy Cheuiche. A banda comunitária da Escola Municipal João de Barro esteve convidando os sapucaienses para participarem da atividade que encerra no dia 03 de outubro.           O patrono da Feira contou ao público presente que, quando tinha sete anos de idade, ouviu pelo rádio que Monteiro Lobato, autor do ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’, sua obra de maior destaque na literatura infantil, havia morrido. “Sofri muito com isto, porque eu pensava que os seus livros também morreriam”, comentou Cheuiche.  ”A palavra escrita é o instrumento musical do escritor. O livro é o maior patrimônio universal”, reforçou.   A edição deste ano homenageou 12 professores que contribuem para a propagação da leitura com seus alunos. Também participaram da abertura do evento o vereador Edson Portilho, representando a Câmara de Vereadores; a gerente do SESC- São Leopoldo, Andréa Guedes; e o gerente do Banrisul de Sapucaia, Solano Robin. Até sábado, diferentes atrações, como apresentações artísticas, sessão de autógrafos, contação de histórias, teatro e encontros com escritores prometem agitar a Feira do Livro.


Título de ‘Cidadão Sapucaiense’ é entregue
A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara
A Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul realizou na noite do dia 29 de setembro, a solenidade de entrega de 18 títulos de Cidadão Sapucaiense. Conforme o presidente do Legislativo, José Carlos Dutra dos Santos (Caco), o título é concedido a moradores que não nasceram na cidade, mas prestaram relevantes serviços ao Município. Os homenageados foram agraciados com uma placa especial.
AGRACIADOS COM O TÍTULO 
Adão Pereira da Rosa, Adolar Neris Tamboreno, Adroaldo Cruz Martins, Alcindo Martha Freitas, Derly Silveira da Silva, Eni Allgayer, Erni Luiz Pacheco Bilião, Glaci Izolina Fernandes Viegas, Guaraci Rodrigues Fernandes, Guilhermino Proença, Herceu da Silva Rocha, Iranelci Padilha, João Pedro Lamana Paiva, José Benk Selau, Lorecy Flores, Matusalém Vargas Fernandes, Nára Clébia Morais Recktenwald e Ruben Léo Lima Soares

Museu Histórico de Esteio é inaugurado 
A SOLENIDADE contou com a presença de representantes do setor cultural da região e autoridades da cidade
Pessoas que ajudaram para a abertura do espaço
Música e apresentação de teatro foi uma das atrações da festa de inauguração do Museu Histórico de Esteio. O evento aconteceu na noite do dia 23 de setembro, nas dependências da Casa de Cultura Lufredina de Araújo Gaya. A solenidade de abertura contou com a participação da Orquestra Jovem, formado por adolescentes do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), sob a coordenação do músico Ismael Franco. Em seguida, o grupo de teatro ‘Da Pena de não ver’ encenou o espetáculo “Benvindo Seja ao Museu”, com a coordenação da professora Michele Daroit. A peça contava a história de uma menina que iria visitar o museu da cidade. Mas os principais pontos da cidade criam vida e começam a fazer parte do imaginário, como a santa do Coração de Maria, o soldado, Galvany Guedes, entre outros. A abertura faz parte da 9ª Primavera dos Museus, através de um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com a ação ‘Esteio tem memórias’. Segundo o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, a construção do museu se deu através de colaboração de diversas pessoas que ajudaram ao longo das seis décadas. “Com a evolução do Município em vários setores como na educação e na saúde, outros segmentos também são privilegiados como a cultura. Por enquanto o espaço cultural ficará na antiga sala de exposição, mas com a conclusão da restauração dos prédios do Seminário Claretiano, o acervo será instalado em um novo local mais apropriado”, informou Rinaldi. Emocionada, a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas disse que uma das metas do Plano de Governo da atual administração foi instituir um acervo público disponível para a comunidade e visitantes. “Tudo ocorreu de maneira democrática, desde a escolha do nome e a logomarca. Estamos criando um caminho para as futuras gerações”.
MEMÓRIA – Representando o Legislativo no ato de inauguração do museu, a vereadora Beatriz Lopes afirmou estar satisfeita com o resultado obtido com a aquisição de peças e documentos sobre a história de Esteio. “Assim como o Museu Histórico Destaque, esse local vem para contribuir ainda mais na preservação da história da cidade e despertar nas pessoas uma consciência mais crítica e cultural”. Ele salientou que a reportagem publicada no Jornal Destaque sobre a inauguração da Casa de Cultura também irá integrar ao acervo do local. A doação desse material foi do diretor do periódico, Miguel Luz. O encerramento da atividade foi marcado pela apresentação do Coro Municipal, sob a regência de Renato Donini. Também houve uma entrega simbólica de um mapa datado do século 19 ao acervo municipal. O material foi entregue pelo diretor do Museu Visconde de São Leopoldo, Márcio Linck.

Participantes do projeto Confeccionando Sonhos aprimoram o trabalho em malha 
AS MULHERES estão aprendendo mais sobre 
técnicas de acabamento
As participantes do projeto em uma nova etapa do curso
Doze metros de malha preta são transformados em casacos acinturados, com fecho na frente e presilha atrás, pelas mãos habilidosas de doze integrantes do Confeccionando Sonhos Fase II. A produção faz parte do Curso Avançado de Corte e Costura em Malha, que prioriza técnicas de acabamento, como colocação de zíperes e viés, torção e aplicação de vivo (semelhante a um cordão) no vestuário. A proposta é qualificar ainda mais as participantes do projeto desenvolvido pela Abrasinos, com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.  As aulas coordenadas pela professora Camille Sancho, do Senac-RS - Canoas, iniciou no dia 09 de setembro, com a confecção de uma miniblusa. A peça foi apenas um treino, pois a segunda obra já é um casaco casual, sim, mas com mais requinte. “Estou saindo um pouco do básico”, disse Camille, que também ensina Corte e Costura em Tecido Plano, Corte e Costura em Malha, História da Moda e Gestão de Moda, cursos já oferecidos pelo Confeccionando Sonhos. Como a ideia é a criação de uma cooperativa de costureiras formada por moradoras dos sete bairros do Território da Paz de Esteio, embora cada participante seja responsável por seu casaco, foi montada uma sequência operacional - primeiro o molde, o recorte da parte da frente, depois das costas, presilhas e mangas. O curso, que segue até novembro, ocorre todas as segundas e quartas-feiras pela manhã, somando 60 horas/aulas.
INCREMENTO - A qualidade da capacitação tem atraído a atenção da comunidade. A presidente da cooperativa em formação, Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, conta que o projeto sempre está recebendo novas integrantes. Neste curso, tem duas novas participantes - Kerolyn Taiane Quevedo, 18 anos, e Tânia da Silva, 61 anos. As duas chegam com o mesmo objetivo: profissionalizar-se e fazer parte da cooperativa. Além do Senac-RS Canoas, o projeto coordenado pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki, conta com o apoio da Prefeitura de Esteio e Sescoop-RS. Ainda, participam ativamente do trabalho, Ana Maria Scarton, coordenadora pedagógica do Confeccionando Sonhos, e Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos e coordenadora executiva do Confeccionando Sonhos.


Escola Padre Reus lembra o Setembro Azul
Há mais de cinco décadas de trabalho em prol da educação inclusiva
Uma das instituições de ensino mais expressivas no Estado, em relação ao ensino para surdos, a Escola Estadual Padre Reus, de Esteio, tem trabalho intensivamente para que o local seja um espaço referente a educação inclusiva em âmbito estadual. Tanto que para marcar os festejos do ‘Setembro Azul’ foi realizado no dia 26 de setembro, diversas ações nas dependências do colégio. O ato também marca a mobilização da comunidade escolar em defesa das escolas bilíngues para Surdos no Estado. O tema escolhido para a campanha foi “Reunir Forças” e contou com a participação de representantes do movimento surdo, líderes jovens, pesquisadores da literatura, pedagogia, Libras, familiares e apoiadores da cultura surda. De acordo com os organizadores da campanha, um dos objetivos é proporcionar com que os diretores de instituições especializadas sejam preservados. A diretora da instituição é Luciméia GallKönig.
HISTÓRIA SOBRE O SETEMBRO AZUL 
O mês de setembro é um mês especial para a Comunidade Surda, visto que comemoramos o Dia do Surdo. Durante todo o mês são realizados diversos eventos, tais como: festas dos alunos surdos, seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, caminhada, encontro dos Surdos etc. em todas as cidades do Brasil. A Comunidade Surda chama de “Setembro Azul”, a data para a comemoração do Dia do Surdo é dia 26 de setembro, de 2008. Internacionalmente também se comemora o dia dos surdos, ele é datado de 30 de setembro, a comemoração é chamada de “Dia Internacional dos Surdos”. Escolheram esta data pela lembrança do Congresso de Milão ocorrido no mês de setembro de 1880, no qual foi analisado e determinado a proibição do uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos em Mundo, um marco triste para esta comunidade. O “Setembro Azul” é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos que, destacamos as lutas pelos direitos linguísticos e culturais. Consideramos ser importante a comemoração do Dia do Surdo para que neste momento a Sociedade Brasileira tenha mais uma oportunidade de receber informações sobre a Comunidade Surda.


Legislativo de Esteio realiza ato solene
alusivo aos idosos 
A CERIMÔNIA aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com familiares e amigos dos agraciados
O fotografo Genásio Ramos falou em nome dos homenageados
A Câmara de Vereadores de Esteio promoveu na noite do dia 29 de setembro, um ato solene, em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 01 de outubro. O evento aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade, bem como amigos e familiares dos homenageados. Houve a exibição de um vídeo institucional produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo, assim como a apresentação artística do Grupo Unidos do Coração de Maria, coordenado por Claudia Helena Foljarini. A mestre de cerimônias foi a professora Mônica Marins que fez a leitura do currículo dos homenageados. Segundo o vereador proponente do ato, Rafael Figliero, a solenidade tem por finalidade reconhecer aqueles que trabalharam por durante anos em prol da sociedade. “Além de ser uma cerimônia emocionante, a trajetória de vida deles servem de exemplo para as futuras gerações”, disse Figliero. Ele salientou que ao ingressar na Terceira Idade, o homem ou a mulher atinge seu ápice de sabedoria, mas sempre buscando aprender ainda mais. Titular da coordenadoria dos Direitos Humanos, Jauri Machado, no ato representando o Executivo Municipal falou sobre a importância e a satisfação em poder estar participando de um momento único na vida de cada um dos homenageados. “O idoso hoje tem vez e voz para lutar pelos seus direitos, pois deu sua contribuição na formação do local onde reside”.
RECONHECIMENTO - Em nome dos homenageados, Jafeica Menezes Antonio comentou que nos últimos anos os direitos dos idosos estão sendo reconhecidos. “É de grande valia tomar conhecimento que há pessoas que lutam por nós e que a partir disso, tem nos proporcionado uma vida mais digna”, enfatizou. Já o fotografo Genásio Ramos destacou que a tantos anos atuando em benefício a comunidade, em especial a do Coração de Maria pela parceria. “A distinção se estende a todos os idosos da cidade que ajudaram ao longo da minha carreira”. O encerramento do evento foi marcado pela apresentação do Coral Municipal.
LISTA DOS HOMENAGEADOS 
Loreni Maria de Borba Machado, Rosa Bonatto da Silva, Eran Vidal de Negreiros, Altair Canova, José Gomes da Conceição, Sonia Emilia Otto Sassi, Armando Santini Sobrinho, Lili Arnold, Genásio Ramos, Dorvalina da Silva Noschang, Pedro Menezes e Jafeica Menezes Antônio


GISELE LEITE 
VIDROS 
Os vidros sempre foram e sempre serão eternamente úteis à arquitetura. Ainda há muitos mistérios quanto a sua origem, mas pressupõe-se que o vidro foi descoberto há 4000 anos A.C., no Egito, ao acaso. Foi uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade. O vidro é uma substância líquida, com um altíssimo grau de viscosidade à temperatura ambiente, variando em função da temperatura. É composto basicamente por areia (sílica ou vitrificante) sulfato ou carbonato (abaixo da temperatura de fusão da sílica) e um estabilizador (geralmente cal, que atribui resistência ao vidro). Quando essa mistura é elevada à temperatura de 1500ºC, forma uma massa plástica e viscosa. Na medida em que essa massa esfria, a viscosidade aumenta até que se obtém o vidro. O vidro pode ser usado nas mais diversas formas e ganham espaço como objeto decorativo. Vidros coloridos, adesivados, serigrafados, craquelados, pintados ou impressos são aplicados abundantemente tanto como objetos de adorno, como divisórias, portas de armários, revestimentos de tampos e paredes, portas em alumínio, etc. A sua diversidade disponível permite o designer de interiores explorar detalhes e inovar em aplicações cada vez mais diferenciadas.
Neste ambiente criado por Melissa Bulla Baron, as paredes revestidas de vidro preto harmonizam o contexto decorativo e o reflexo do espelho dá um efeito de continuidade da paisagem de Hong Kong, ocasionando uma sensação de amplitude visual, oportuno para um espaço pequeno como o lavabo.
Já neste projeto de Fernanda Manata, os vidros são usados para proporcionar leveza e suavidade ao ambiente. A cortina d’água de vidro transpassando o tampo também de vidro, cria um efeito ilusório e curioso de “água corrente”.
Uma aplicação muito bem usada hoje em dia é a cortina de espelho, disponível em bronze, prata ou fumê. Nesta sala, para dar amplitude, claridade e elegância, o engenheiro Julio Pinto usou espelhos na diagonal, bisotados, deixando o ambiente moderno e clean. A maior inovação em vidro, ainda muito pouco conhecida no Brasil, é o vidro líquido, que aplicado em seu estado de gênese, serve para proteger e impermeabilizar superfícies. Trata-se de uma tecnologia inovadora baseada em Dióxido de Silica (Sio2), que permite criar revestimentos de vidro invisíveis e super duráveis em escala nanométrica (até 500 vezes mais finos que um fio de cabelo humano) para praticamente qualquer tipo de superfície, tornando-a fácil de limpar, e protegendo-a de agentes externos. Com tanta variedade e disponibilidade de aplicações do vidro, projetos inovadores dependem da ousadia e criatividade do arquiteto, decorador ou designer, já que entre as vantagens estão à facilidade de manutenção e o embelezamento do ambiente de forma clean, leve e moderna.


Atletas de Jiu Jitsu conquistam 
medalhas e troféus em POA
Mestre Patrick com os vencedores da competição
A equipe de Jiu Jitsu de Esteio, sob o comando do mestre Patrick Regner consagrou-se vencedora no dia 19 de setembro, em uma competição realizada na PUC, em Porto Alegre. O resultado foi três atletas sendo condecorados com seis medalhas e um troféu. O competidor Alex Sandro obteve o primeiro lugar em sua categoria e o terceiro na categoria absoluto. Já Sandro Pacheco também subiu ao ranking mais alto do pódio, bem como também tirou ficou na terceira colocação na absoluto. O atleta João Freitas foi campeão em sua categoria e conquistou ainda o troféu na categoria dos competidores Alex e Pacheco. Os competidores já estão intensificando os treinos pois a próxima etapa será em outubro. De acordo com João Freitas, os resultados conseguidos na competição são oriundos do esforço dos atletas que estão se dedicando cada dia mais para fazer bonito nos eventos e representar ainda mais a cidade nos campeonatos. Entre os apoiadores estão o Jornal Destaque, Propaganda em Saco de Pão, Edílson Seixas, Energia Vital Sapucaia do Sul, Xis do Lago, Saborear Comida Caseira, Esteio Clínicas, A Quatro Impressos, Cis Canoas, Kimonos Shitaya, Bha Caldos, Many Modas e Casa dos Pisos.

Barulho na Avenida do Carnaval é 
tema de debate público
O barulho dos carros ocorrem principalmente aos domingos 
Cerca de 50 pessoas participaram na noite do dia 17 de setembro, de uma audiência pública, promovida pelo Legislativo esteiense, através dos representantes da Comissão de Segurança Pública. Um dos objetivos do encontro foi para tratar sobre a perturbação do sossego público na Avenida Ernesto Dornelles e imediações, em virtude da aglomeração, principalmente de jovens nos finais de tarde, em especial aos domingos, com carros, motos e som alto. A atividade foi realizada no salão paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola, localizada no bairro Santo Inácio. Participaram integrantes do Poder Público, secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, bem como do Meio Ambiente. Também estiveram presentes representantes do 34º Batalhão de Polícia Militar e lideranças da comunidade. Segundo informações, os moradores que vivem ao entorno da avenida, reclamam de ocorrências de perturbação do sossego público. Diante disso foi encaminhado um abaixo assinado no Parlamento Municipal. Durante a reunião foi mencionado por parte da comunidade à ausência dos órgãos municipais no combate a contravenção penal. Dentro de suas possibilidades, a Brigada Militar que se faz presente, informou através do seu representante que orientou quanto à necessidade das pessoas atingidas por esse delito ou por quaisquer outro devem fazer o registro, junto aos órgãos de segurança, pois em geral ao perceberem a presença policial no local, os contraventores tem outra postura. No encerramento da audiência pública foi encaminhada a demanda ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI), afim de que sejam realizadas operações em conjunto com os orgãos, a fim de atender aos anseios da comunidade.


PROCON mostra os números de um 
ano de trabalho em Esteio
Jaqueline Martino, diretora do Procon Esteio, José Antônio Guimarães, recebendo o
Código de Defesa do Consumidor, e o prefeito Gilmar Rinaldi
No dia 23 de setembro, o PROCON de Esteio apresentou o relatório dos atendimentos relativos ao primeiro ano de sua implantação no município. A apresentação aconteceu no gabinete do prefeito Gilmar Rinaldi com a presença da diretora do Procon RS, Flávia do Canto Pereira e Jaqueline Martino, diretora do Procon municipal. O ato ainda prestigiado por secretários municipais, vereadores e entidades de classe como ACISE, CDL e OAB. Na mesma oportunidade, o prefeito Gilmar Rinaldi fez a entrega de uma edição em braille do Código de Proteção e Defesa do Consumidor ao servidor José Antônio Guimarães, da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS).
Fladimir Costella, vice-prefeito; Jaqueline Martino, José Antonio Guimarães, Flávia do Canto Pereira,
Alice Grecchi, presidente da ACISE, Gilmar Rinaldi, vereadora Michele Pereira,
Cristiano Coelho, presidente da OAB e o promotor André de Azevedo Coelho
Os números do Procon Esteio - 09/2014 a 09/2015
- 15,5 % referente a cobranças indevidas; - 4% referente a produtos com defeitos; - 22,5% referente a serviços de telefonia; - 5,36% referente a serviços de televisão, telefone e internet; - 6,5% referente a pacotes de TV por assinatura; - 1,61% referente a serviços de internet; - 27,06% referente a reclamações diversas (não possuem uma categoria); - 7,9% casos de CIP (Cartas de Informações Preliminares); - 9,3% consultas simples (encaminhadas para outro órgão


45º Encontro Estadual de AA 
A ATIVIDADE ANUAL pretende reunir integrantes 
do grupo, familiares e convidados no pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque Assis Brasil 
Será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Esteio, o 45º Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos (AA). A atividade acontece no pavilhão da Agricultura Familiar, localizado no Parque de Exposições Assis Brasil e terá a participação de representantes de diversos municípios do Estado e da Região Sul do país. Três representantes do AA do município estiveram no Jornal Destaque para divulgar o evento. Um dos integrantes do grupo comentou que estão previstas palestras sobre o alcoolismo, com profissionais da área, bem como uma confraternização entre os integrantes e a participação dos familiares dos integrantes do A.A, através do Ala-Non. Além disso, o encontro será num momento especial que marca a passagem dos 80 anos de fundação do AA no mundo que iniciou suas atividades em 10 de junho de 1935 e os 45 anos, no Rio Grande do Sul. O primeiro grupo surgiu em Esteio em 1978, na Paróquia Nossa Senhora das Graças intitulado Liberdade e em 1984, na Igreja Imaculado Coração de Maria dava início as atividades do grupo Boa Vontade. Também por alguns anos, na capela São Sebastião, sedia o grupo Meu Cantinho. De acordo com um dos integrantes, o livro sobre Alcoólicos Anônimos é o segundo mais vendido no mundo, perdendo apenas para a Bíblia. Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) informar em 1967 que o alcoolismo é considerado uma doença, os idealizadores do A. A, na década de 50 já havia sido evidenciado. Além de Esteio, em 2015, a próxima edição do AA será na cidade de Machadinho. O município de Tramandaí, no Litoral Norte sediou o encontro em 2014.


Sua criança pode aparecer no jornal 
Dentro do mês em que também se comemora o dia das Crianças, o Jornal Destaque, que abrange Esteio e Sapucaia do Sul está realizando uma mostra fotográfica, agora com o propósito de fazer com que sua criança seja o ‘ destaque’, no dia 12 de outubro. Interessados podem mandar a fotografia de seu filho (a), neto (a) ou outros parentescos de zero a cinco anos. O material será estará nas bancas na edição do dia 15 de outubro. As fotos devem estar em boa resolução, digital ou em papel e devem ser enviadas até o dia 09 de outubro, com autorizaçao para publicação. As fotos podem ser enviadas pelos endereços eletrônicos jornaldestaquenovo@gmail.com ou jdestaque@terra.com.br. O telefone de contato do periódico é o 3473-1712.




Colisão resulta em dois feridos no Centro
Os automóveis ficaram destruídos na batida
No dia 30 de setembro, por volta das 8 horas, dois automóveis, sendo um Voyage, de placas de Sapucaia do Sul e um Audi A 3, de Esteio se envolveram num acidente. A batida aconteceu na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. Na colisão, um caminhão que estava parado no local destinado para carga e descarga de materiais também foi atingido. De acordo com informações preliminares, os motoristas foram socorridos pela SAMU, onde receberam os primeiros socorros e levados para o Hospital São Camilo. Diante da situação, os fiscais de trânsito impediram o fluxo de carro na avenida entre as ruas Santo Amaro e Padre Felipe. Uma guarnição do 34º BPM esteve no local para fazer o registro do ocorrido.


Trio é preso na Pedreira 
Dois indivíduos, ambos com 18 anos e um menor de 17, foram detidos na noite do dia 24 de setembro, por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. A prisão aconteceu nas proximidades de uma residência na Vila Pedreira. Segundo informações do BPM, por volta das 23h30, PMs faziam patrulhamento pela localidade, quando avistaram o trio em atitude suspeita. Durante a abordagem, os policiais militares encontraram com suspeitos 112 prensados de maconha, 60 pedras de crack, dois cigarros de maconha e um rolo de papel alumínio usado para embalar os entorpecentes. Também foi encontrada uma quantia de R$ 6,00, em moedas. O trio foi preso e levado para prestar esclarecimento na DPPA. O grupo foi enquadrado por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico.


Suspeitos são capturados ao assaltar
posto de combustíveis em Sapucaia 
O QUARTETO foi preso quando se deslocavam para Esteio
Drogas, arma e dinheiro foi encontrado
Três suspeitos com 18, 20 e 25 anos e um adolescente de 16 foram detidos por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após terem efetuado um assalto a um posto de combustíveis no município vizinho de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 28 de setembro, por volta das 20h45. Os policiais militares que atenderam a ocorrência relataram no boletim de ocorrência que foram comunicados sobre o delito e mediante informações abordaram o grupo na área central da cidade de Esteio. Durante a revista, os PMs detectaram que eram os suspeitos envolvidos no roubo ao estabelecimento comercial. Com o quarteto, foi apreendida uma mochila de cor preta contendo uma réplica de uma pistola plástica de cor preta, duas toucas ninjas, um boné e um montante de R$ 414,00, em dinheiro que havia sido roubado do frentista do posto. Após os trâmites legais, o trio foi levado para a DPPA e para o menor foi acionado os pais ou responsáveis.



Agência bancária é alvo 
de assaltante 
Um suspeito de 24 anos foi preso na tarde do dia 27 de setembro, por tentar arrombar uma agência bancária localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. O delito aconteceu por volta das 14h45, quando os policiais militares chegaram ao local do crime. Segundo o relato dos PMs que atenderam a ocorrência, o indivíduo possui diversos antecedentes por furto, pois na parte da manhã já havia sido registrado uma ocorrência que ele havia tentado arrombar o banco, quebrando um dos vidros que dá acesso aos guichês do estabelecimento. O rapaz foi preso e levado para prestar esclarecimentos na DPPA, em Canoas.


Homem é detido por roubo em comércios 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um suspeito de 24 anos, por ter assaltado um estabelecimento comercial. O fato aconteceu no dia 26 de setembro, por volta das 15 horas, na área central do município. De acordo com informações do BPM, o indivíduo possui antecedentes principalmente com assalto em comércios da cidade. Foi apreendido com o jovem, uma réplica de um revólver, o qual utilizou no delito, bem como foi recuperado três aparelhos celulares e um valor de R$ 10,00 da vítima. A prisão foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário