quinta-feira, 3 de setembro de 2015

EDIÇÃO 1995

Técnicos da Seap paralisaram suas atividades
Os animais receberam atenção especial na calçada no lado
de fora do parque, sob um calor de mais de 30º
Os fiscais ficaram de braços cruzados, em frente a um dos portões
de acesso ao parque, impedindo o ingresso dos bichos
Mais de duzentas Inspetorias estiveram paradas na manhã do dia 31 de agosto. A paralisação dos servidores da secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado provocou atraso no abate de bovinos, suínos e aves em todo o RS. Ao todo mais de 67,5 mil unidades das três espécies deixaram de ser abatidas. Os fiscais e técnicos da Seap cruzaram os braços em mais de duzentas Inspetorias de Defesa Agropecuária em protesto contra o parcelamento dos salários. O fato aconteceu durante a realização da 38ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Por mais de seis horas, os funcionários não executaram suas funções e devido a isso, muitos animais que estavam ingressando no evento tiveram que ficar do lado do portão 8, onde funciona como desembarcadouro dos bichos que fazem parte da maior feira do agronegócio da América Latina. “Os servidores que contribuem para o setor que sustenta a economia do Rio Grande não podem ser penalizados por esta situação. Assim como os funcionários da segurança, da educação e da saúde, temos papel fundamental e exigimos respeito do governador”, afirmou o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS, Antonio Augusto Medeiros. Conforme o dirigente, as atividades retornaram ao normal na tarde desta segunda-feira, e novas mobilizações serão avaliadas no decorrer da semana. No dia 18 de setembro está marcada uma assembleia unificada de todas as categorias e não está descartada a possibilidade de greve.


Avenida Brasil já nasce morta 
A via expressa que serviria de dique e uma nova cara 
para a cidade está sendo feita em passos lentos
Placa indicando o valor a ser gasto e a data de término da obra, inclusive a ponte
Mesmo antes da inauguração da famosa Avenida Brasil popularmente conhecida como Avenida Beira Arroio ou ainda Avenida dos Milhões, as falhas de projeto e falta de qualidade de acabamento é de impressionar qualquer cidadão que tenha frequentado a mais básica aula de Física, sem a necessidade de curso superior. Bom exemplo é o trecho que com seu grande declive, faz com que as “bocas de lobo” fiquem pouco acima do nível do Arroio Sapucaia, já é esperado que mesmo sem o transbordo do arroio a Avenida vai ficar intransitável neste trecho em dias de chuvas mais intensas, pois pela lei da Física, a água vai achar o caminho mais fácil para deixar o leito do arroio Sapucaia.  As marcas deixadas pela última enxurrada, deixam claro que a Avenida dos Milhões está abandonada no quesito conservação e prevenção, tudo indica que será mais uma via interditada pela defesa civil em dias de chuva.
DESABAFO - “Com a pouca chuva ocorrida dia 26 de agosto, na Theodomiro Porto da Fonseca, estava vertendo água na canalização central... Com esta chuvinha....!!!! Mais uma noite em alerta!!!”, declarou Alex Rodrigues,  morador que ficará cara a cara com o dique que prometem construir em frente à sua residência. Seu medo é que a água fique represada em sua rua impedida de seguir o curso natural do Arroio Esteio, segundo Rodrigues para ele uma solução é a construção dos famosos ‘piscinões’ prometidos pela prefeitura, ao lado do arroio possui muito espaço que poderia ser desapropriado para eliminar esse grave problema que se repete ano após ano.


Beira Arroio, ainda aguarda “setembro chegar”
As deformações existentes durante a realização da obra
Anunciada em edição impressa dia 07/08/2013 em jornal coirmão, o prefeito de Esteio disse que a “maior obra” já realizada em Esteio, deveria ser concluída em setembro, mas já na época não se comprometeu de qual ano. Especula-se que seja em ano de eleição municipal, para “eleitor” ver e mais uma vez ser iludido por quem “faz”. Não bastante o atraso na entrega da obra os custos só aumentam. Agora será construindo por R$ 440.000,00 a “gambiarra” da Ponte Estaiada prometida no projeto de R$ 19,5 milhões. Tal custo vai beneficiar o turismo de Esteio com verba ministerial, que prevê atrair visitantes após a implantação do pórtico. Resta saber se o projeto será inspirado na atual logotipia da administração municipal. Como já executado por outro prefeito na entrada da cidade, deixando sua marca perpetuada.


Caio Spessatto lança novo trabalho 
A obra literária marca a trajetória de três décadas 
 vinculados a literatura, em especial aos poemas
Daniel Mello e Caio Spessato
O escritor esteiense Caio Spessatto lançou na noite no dia 28 de agosto, sua mais recente obra literária intitulada ‘Palavras Camicases’. A sessão de autógrafos ocorreu nas dependências da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, localizada nas dependências da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, com a participação de músicos, escritores e convidados que prestigiaram o evento. Caio falou que o quarto trabalho tem por objetivo resgatar 30 anos de poesia, através de sonetos e poesias concretas. “É um grande momento em minha carreira poder publicar 100 poemas em um livro com 120 páginas”, disse Spessatto. Ele relatou que iniciou sua trajetória com as letras, na década de 80 com escrevendo versos e desabafos sentimentais. “Aos poucos comecei a perceber que poderia fazer algo mais, foi onde me interessei por poetas de expressividade como Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Com isso, comecei a melhorar os versos e o trabalho começou a ter outras formas”, enfatizou o poeta. Diante do gosto pela leitura, Caio Spessatto resolveu a cursar Letras e cada vez mais se apaixonou pelas palavras. “Uma das primeiras obras que me fez conhecido na cidade foi há quase 20 anos, quando declamei o poema ‘Lobs’, em um evento cultural na Praça Coração de Maria. A partir disso nunca mais parei”. O literário falou que o nome do livro foi baseado em um texto publicado em seu blog pessoal, onde há diversos textos e poemas, que atualmente está desativado, mas que em breve pretende retomá-lo.
LITERATURA ESTEIENSE - Nos últimos anos, a literatura esteiense está fomentado a cultura local com o surgimento de novos escritores, bem como aqueles já consagrados que estão em plena atividade, proporcionando aos leitores ainda mais conhecimento e diversão. “Neste ano, tive a honra de ser um dos autores a ser homenageados na Feira do Livro, alusivo aos 60 anos de Esteio, assim como a presença do professor Jauri Machado como o patrono do evento”. Ele ressaltou que para escrever um livro ainda é difícil no país, em função dos custos financeiros para oferecer ao leitor um produto de qualidade. “Mas o Fumproarte tem contribuído não somente com a literatura, mas com outros segmentos da cultura local.
Incentivo a cultura local 
O diretor da secretaria de Arte e Cultura, Daniel Mello destacou que nos últimos anos, o Município tem se caracterizado por valorizar os artistas locais, através de incentivos financeiros. “A escolha da biblioteca Municipal para a sessão de autógrafos foi como uma forma reconhecer esse espaço único da cidade, que está constantemente se modernizando atendendo ao pedido dos frequentadores”, comentou Mello. Ele falou que as deliberações para o Fumproarte são determinadas pelos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, que é formado por representantes de diversos setores da comunidade. “Uma notícia importante é que a pasta da Cultura, por intermédio da Biblioteca Rui Barbosa será contemplada com um veículo, que deverá estar em plena atividade a partir de setembro”.


Atletas da Acores conduzem centelha da chama
Paulo Santos conduzindo a centelha da chama
Apesar de na haver atividades como desfiles de Sete de Setembro em Esteio e Sapucaia do Sul, foi realizado na manhã do dia 01 de setembro, a condução da centelha da chama da Pátria. Atletas da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores). A saída foi por volta das 10 horas, defronte da Igreja Imaculado Coração de Maria, onde a centelha da chama recebeu uma bênção especial. A chegada foi por volta das 11 horas, ao Paço Municipal Clodovino Soares, em frente ao prédio administrativo, onde fica a pira. Ao chegar ao local indicado, estavam presentes autoridades locais para recepcionar os integrantes da Acores. O percurso foi monitorado pelos agentes de trânsito da cidade, proporcionando segurança dos corredores com a centelha da chama. Segundo o presidente da Acores, Paulo Henrique dos Santos, conduzir a chama é algo mais que especial, pois tem um significado mágico que mostra o patriotismo que há dentro de cada cidadão. Durante uma semana, alunos e representantes de diversos segmentos farão a vigília até o encerramento da data que acontece no dia 07 de setembro.


Eronilda de Oliveira Dermann
Projeto com 
materiais recicláveis dão nova cara para pátios de escolas 
Garrafas pet, pneus velhos, madeira e flores têm servido para revitalizar espaços que antes era sombrio, com o trabalho ficou mais bonito 

Dar vida em espaços vagos existentes em prédios escolares. Esse foi um dos objetivos do projeto desenvolvido pela professora Eronilda de Oliveira Dermann. Ela relatou que a ideia surgiu em 2014, por uma iniciativa de uma professora do Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica, que resolveu fazer um trabalho intitulado como ‘Jardim da Mamãe Saura’, com as crianças da turma do jardim, onde foram utilizados materiais recicláveis. “Foram utilizados pneus velhos, tintas e temperas que resultou em trabalho espetacular colorindo ainda mais as dependências da instituição”, disse Eronilda. Ela comentou que baseado nesse projeto resolveu pesquisar na internet sobre ações similares ao feito pela professora. “Essa medida foi importante, pois me inspirei para fazer um trabalho na faculdade e que está dando bons resultados”. A educadora destacou que em 2015, como um dos trabalhos apresentados na Feira de Ideias da instituição, no Centro de Educação Básica Maria Lygia com os estudantes do 3º ano, através das turmas A, B e C foi a revitalização do pátio da escola que estava sem atrativos para os alunos frequentarem.
ILHA DOS TRONCOS - Um dos primeiros experimentos de Eronilda com a utilização de materiais retornáveis foram troncos de árvores que iam ser jogadas fora foi desenvolvida um trabalho intitulado ‘ilhas dos troncos’. “Além da utilização das madeiras também os alunos usaram pneus velhos, que foram pintadas com tinta a óleo, envolvendo pelo menos três turmas”, explicou a educadora. Ela frisou que a colaboração da secretaria de Meio Ambiente do município foi importante, pois a pasta doou principalmente terras. “Após a secagem e a adubagem, ocorreu o plantio de flores coloridas, dando uma nova vida ao pátio”. Eronilda salientou que o espaço, em ambas as instituições de ensino se tornaram um ponto turístico, motivando elogios e sugestões por parte da comunidade escolar. “Até os estudantes na adolescência estão interessados e também cuidando para que não seja destruído ou danificado”.
Os espaços estão sendo adotados pela comunidade
A professora Eronilda de Oliveira frisou no Maria Lygia existe pelo menos sete árvores e seis foram cuidadas pelos estudantes, enquanto um dos arbustos foram adotas pelas as serventes. “Outra grande novidade é que turno da manhã revitalizou a parte frontal do prédio da escola dando uma nova vida ao espaço”, falou Eronilda. Ela ressaltou que a comunidade do bairro Primavera tem dado ênfase a esse trabalho, evitando que os canteiros sejam danificados pelos vândalos. “Devido a complexidade e a infraestrutura utilizada para desenvolver o trabalho, não será possível a participação na Feira de Ideias do município, mas será mostrado durante o Seminário Municipal de Educação, com data prevista de ocorrer em dezembro.
Uma área do pátio da escola, antes da recuperação
O mesmo espaço revitalizado, com os materiais recicláveis

Marcelo Kohlrausch Pereira 
“SIRVAM NOSSAS 
FAÇANHAS DE MODELO” 
Neste País continental em que não mensuramos o tamanho das nossas fronteiras, me atrevo a dizer: “Nosso problema é matemático”. O Brasil e o Rio Grande do Sul não acompanham seu próprio crescimento. Não é necessário ser um mestre em economia ou ciência política par saber que não acompanhamos nosso crescimento populacional, nossa previdência, nossa máquina pública e principalmente a dependência natural dos milhares que nascem ano após ano sem culpa nenhuma de não terem nascido em berço esplendido. Soma-se a isto a nossa incapacidade de desenvolvimentos, aliado a impostos sobre impostos que engessam nossa indústria e nos tornam pouco competitivos. E o celeiro do Brasil esta sem rumo sem saber nem para onde iremos, pois nos transformamos em meros espectadores dos próximos capítulos. Um dia destes ouvi um pinga fogo no legislativo onde um parlamentar defendia seu governo e o outro defendia o governo anterior, respeito o debate político, entendo que ele é fundamental na democracia, mas com o devido respeito o referido debate esta ultrapassado, ao invés de buscarmos culpados apontando dedo um para o outro, deveríamos encontrar soluções para o caos que esta se instalando no Estado. Ora todos que governaram tem sua parcela de culpa, todos são responsáveis por uma empresa pública que esta na iminência de falir e as medidas drásticas que estão sendo tomadas no presente são consequências das medidas que não foram tomadas no passado. Infelizmente estamos em um quadro que não existe dinheiro suficiente do nosso caixa, ou fórmula mágica que cubra um crescimento vegetativo, um crescimento natural, o inchaço da máquina pública que agora cobra um preço para todos os gaúchos. E lá se vão 40 anos deste flagelo anunciado, o Rio Grande gasta mais do que arrecada há quatro décadas e este efeito cascata vai atingir e já esta atingindo todos os municípios gaúchos, e Esteio já esta pagando vai pagar na carne os efeitos nefastos de um Estado que não tem mais fôlego para pagar os salários dos servidores o que restará para manter os repasses municipais. Por falar em folha esta consome 75,5 % do que arrecadamos, portanto a matemática mencionada se explica se buscarmos a informação de outro importante número de nossa economia gaúcha, as nossas receitas sofreram queda de 2,5% no primeiro semestre, ou seja, não cresceram. A devolução do que se arrecada para o Governo Federal é ridícula, a cada três bilhões que mandamos para a Pátria, nos devolvem um bilhão, ou seja, 1/3 e isto explica que mesmo sendo o quarto PIB da nação, estamos atolados em um lamaçal econômico que nos tornou inoperante. E talvez baseado nestes dados que o renomado economista Armínio Fraga afirmou recentemente o governo quebrou o Estado e o Rio Grande do Sul é apenas a ponta deste Iceberg... E novamente sem entrar no mérito dos culpados, pois queremos soluções, o que avistamos é que infelizmente o povo gaúcho mais uma vez terá de pagar esta conta através de aumento de impostos, cortes de serviços e tantas outras medidas amargas que nos esperam. Nestes dias terríveis lembrei-me do orgulho que todos temos de ter nascido neste solo, todos nossos heróis e suas ações, Bento Gonçalves, General Neto e tantas outras lideranças, lembrei que muitos dizem que a história se repete mas acredito que desta vez vale apenas uma pequena comparação. A história conta que dentre os motivos da Revolução Farroupilha, foi à taxação excessiva do charque rio-grandense em comparação com o charque dos demais estados platinos pelo governo imperial, o que gerava uma enorme desvantagem para o produto do Rio Grande em comparação com o produto estrangeiro, mas, por outro lado, oferecia uma vantagem comercial para os consumidores do nordeste e do sudeste, que podiam adquirir o charque estrangeiro por um preço muito mais barato. O charque não é mais motivo para futuras revoluções, tais ações talvez estejam presas eternamente no passado, mas o orgulho continua e mesmo que as incertezas tomaram conta do horizonte, ainda temos os nossos valores e quem sabe a inspiração dos bravos que lutaram por esta Terra para sairmos com dignidade deste momento tão complicado. “Mostremos valor, constância nesta ímpia e injusta guerra. Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra.” (trecho do Hino Rio – Grandense)


Clóvis Vieira, em visita ao JD
Clóvis Vieira anuncia candidatura a presidência da Acise de Esteio 
Entre os projetos está a aquisição
de um novo espaço e retomada 
de associados 

Em visita a sede do Jornal Destaque, na manhã do dia 28 de agosto, o empresário Clóvis Filadelfo Vieira veio divulgar que é um dos candidatos a presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) para o biênio 2016/2017. Atualmente, o empresário é responsável pela Floricultura Kalanchoê e Clóvis Vieira Construções Ltda. Ela relatou que um dos objetivos que escolheu para se candidatar a presidente da entidade é porque eu e a quase totalidade dos associados da ACISE estamos assistindo a prática de um associativismo travestido, deturpado e perverso, que ao tempo que nada serve para os associados, serve muito ao Presidente, que usa a entidade para o atendimento de vaidades pessoais e para abrir oportunidades de mídia, de negócios e de prestígio para o dirigente ao invés de amealhar benefícios para a Associação. Como eu gosto das coisas práticas e objetivas, vou logo dando exemplos: Nos últimos anos, em especial nas últimas três gestões, os associados têm visto repetidos e habituais convites das autoridades locais constituídas ao Presidente da ACISE para participar de mesas principais, eventos festivos, palcos, inaugurações, reuniões, enfim, participar de toda e qualquer atividade, a ponto de passar a idéia de que a Associação seja detentora de grande prestígio junto às autoridades políticas e institucionais, mas que na verdade não passa de mera aparência. Digo aparência porque de concreto para o associado da ACISE não vem nenhum resultado prático, nenhum benefício; nada.
LOTEAMENTO INDUSTRIAL - A ACISE não conseguiu, por exemplo, a destinação de uma área para ser instalado um distrito industrial. Em que pese muitas repetidas promessas do Executivo Municipal, hoje nós temos uma cidade sem áreas estrategicamente reservadas em zonas próprias para as atividades industrial, comercial e de logística. Se um dos associados da ACISE precisar amanhã de uma área para aumentar seus negócios ou seu parque industrial, nem precisa perder tempo em procurar a ACISE ou a Prefeitura, pois não há nada. Se uma empresa quiser se instalar em Esteio, a mesma coisa. Pode procurar alguma área privada e pagar o preço que o mercado determinar, pois Prefeitura e ACISE nada poderão ajudar. Essa é a prova concreta de que a ACISE não tem prestígio algum. O seu Presidente até pode aparecer em jornais em todas as edições, não faltar em todos os palanques, aparecer em todas as fotos, mas os associados nada têm. Eu quero é trabalho para que a ACISE tenha respeitabilidade como entidade representativa dos interesses e necessidades dos associados e da cidade de Esteio; não para o seu presidente colocá-la a serviço de outros interesses, muito menos os seus interesses particulares, relacionados ou não à vaidade.


LORI EMANOELA DA SILVA
Colheitas da vida 

As amarras do ser humano impedem através dos sentimentos mais nefastos de seguir adiante. Refiro-me a algo que chamamos inveja, fofoca, intriga. Alguém que viva nesta “vibe” tem por consequência desastroso destino. Porque na verdade plantamos o que quisermos mas, a colheita, meus caros é obrigatória! Quando estamos comprometidos com nossas vidas podemos com propriedade revelar nosso melhor, e realizar nossas atividades diariamente, na santa paz; mas, a santa paz pode incomodar alguns que reviram os olhos indagando-se sobre opiniões a respeito do outro. Diante as evoluções terrenas nos diferentes campos humanos, desenvolvemos habilidades e sentimentos; repare que sempre temos algo por resolver, decisões por tomar, posturas, construções internas, se fossemos seres poderosamente evoluídos. Estaríamos todos em outra frequência vibracional, sem tantas necessidades básicas contundentes. Refletir, sem agir é perda de tempo, jamais subestime alguém, por qualquer coisa, reflita novamente antes de levantar a voz, e desferir palavras sobre pessoas e coisas, toda ação tem uma reação já diziam nossos professores. Pensando bem, aquele que sutilmente reage de maneira sórdida, revela em si, a solidão e o desprezo por si mesmo, cabe a nós direcionar perdão, paciência, meus ancestrais ciganos seres de grande sabedoria desenhavam na areia um grande circulo, e diziam: O homem desenha na terra, mas a natureza desenha o homem...  Abraço fraterno, toda bênção! Maiores informações ciganabrazil@yahoo.com.br


Sapucaia cancela desfile com 
cavalos por conta do mormo
A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Sapucaia do Sul decidiu cancelar a Cavalgada Farroupilha por conta do mormo, uma doença grave que atinge cavalos, jumentos, mulas e, até mesmo, seres humanos. Essa é uma medida de precaução, visto que há um caso confirmado no município de Rolante, e 19 animais estão sob suspeita no Estado, aguardando resultado do exame. A doença tem alta taxa de mortalidade em cavalos e quando atinge os seres humanos é fatal. Para participar de qualquer atividade com concentração de animais, os cavalos devem ter Guia de Trânsito Animal, que aprove a circulação dos cavalos, comprovar vacina contra Influenza e resultados negativos para anemia e mormo.  Por se tratar de uma questão de prevenção e cuidado com a saúde pública, uma vez que em Sapucaia cerca de 400 cavalos participam todos os anos da cavalgada, a Comissão achou mais prudente o cancelamento. O desfile Temático da Semana Farroupilha acontecerá em Sapucaia com veículos e invernadas.


Fiscais de trânsito desaparecem do Centro
A via expressa precisa, em certos horários, de atenção especial
O município vem repavimentando o asfalto de parte da Avenida Presidente Vargas, ao custo estimado de R$5,5 milhões. Durante o horário de trabalho, o que se vê é uma grande quantidade de trabalhadores terceirizados operando seus equipamentos, mas nenhum “azulzinho” fiscalizando e ordenando o trânsito durante a interrupção da via que estão trabalhando. Nos horários de maior movimento o trânsito fica caótico. Fica a dúvida, será que os fiscais estão faturando com “radar” em punho? Ou não foram informados da obra na Avenida central do município?. Conforme informações da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, através da assessoria de imprensa, Esteio conta, atualmente, com dez fiscais de trânsito em seu quadro de servidores.


PATRÍCIA SPINDLER* 
* Psicóloga e Psicoterapeuta 
Consequências das enchentes 

Após vários dias de chuva, uma enchente vem e atinge quem mora próximo aos rios e arroios da região. Arrebatadora como só ela, inunda o corpo e a alma daqueles que ficam sem nada, sem roupas secas para vestir, sem uma coberta para se aquecer, sem a sua casa e pertences pessoais. Sem sua história de vida! Esta situação transborda corações de quem consegue parar um pouquinho com sua rotina diária agitada e olha para o lado, permitindo convocar a sua solidariedade (que não deveria ficar restrita a estes momentos de crise, mas muitas vezes acaba ficando) para ajudar ao próximo. Se colocar no lugar de alguém significa se identificar com o outro e acolher tanto aquilo que se aproxima e que se iguala, quanto aquilo que se diferencia de nós mesmos e faz tolerar esta distinção. É preciso superar as suas próprias questões e seu egocentrismo para reconhecer as necessidades de outras pessoas e realizar o movimento de ir numa direção onde se faz sem esperar retornos. Pensar em ajudar quem precisa de alguma forma, pois sempre há quem necessite muito mais que a gente, evoca uma espécie de altruísmo que faz gerar alguns desapegos para formar novas empatias e com isto, novas sensibilidades, novas humanidades. Nos momentos de urgências, precisamos disposição para auxiliar os desfavorecidos. Para isto, podemos recorrer às formas mais triviais de ajuda ou, também, às mais criativas e ousadas. Se sensibilizar com o outro, com aquele que tem outra condição não deveria ser algo de obrigação, nem somente nos alertarmos disto quando é no nosso calcanhar de Aquiles que aperta o cerco. Pois, ainda assim, alguns só olham para seu próprio umbigo. De fato, reconhecemos nossas necessidades básicas quando a falta toma uma proporção mais visível e passamos a valorizar aquilo que temos ao nosso alcance todos os dias, porém pouco nos damos conta. Quando para alguns, não tão poucos assim, estas insuficiências passam de mais da conta, nossa sensibilidade agradece se a solidariedade também nos inundar.


Passados 26 anos de espera foi 
concedido o “habite-se” para o imóvel 
do Corpo de Bombeiros de Esteio
Documento assinado pelos responsáveis concedendo o habite-se
É de se estranhar que sem tal documento o próprio quartel não poderia “ocupar” o imóvel para sua atividade. Sabe-se que diversos imóveis no município estão interditados pelo Corpo de Bombeiros.  Outros imóveis vinculados ao município, estado e União possuem habite-se? Ou existem pesos e medidas diferentes entre a iniciativa privada e o poder público? Por maior que seja a burocracia, descaso ou o que seja, duas décadas e meia é muito tempo para esperar por um documento. Para o atual Comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio, esse é um momento histórico para a corporação, deixando uma marca importante em sua passagem pelo cargo.


Esteiense abastece mais barato fora da cidade
A variação de valores entre as cidades do Vale do Sinos é impressionante
Preços cobrados em alguns postos da região
O corretor de seguros Jorge Fernandes, morador do bairro Jardim Planalto, procurou a redação do JD para denunciar o que considera abuso por parte dos proprietários de posto de combustível de Esteio. Fernandes que trabalha na região do Vale do Sinos costuma a abastecer seu carro na cidade de Novo Hamburgo, trouxe fotos ao JD que mostram os valores do combustível em Novo Hamburgo, o que prova que a diferença realmente existe entre os postos de Esteio. “É muito grande a diferença, compensa abastecer fora de Esteio”, Fernandes não entende o motivo que em Esteio, ao lado da Refinaria o preço é mais alto que em cidades mais distantes.


Mulheres estão dominando a procura de cursos para manusear arma de fogo 
Um dos principais motivos para a iniciativa é 
o aumento da criminalidade
As mulheres estão cada vez mais em busca de segurança
Com o crescente aumento na criminalidade em nossas cidades, vem aumentando o número de cidadãos preocupados com a segurança de suas residências, empresas e principalmente de suas famílias. Nesse momento chama a atenção, o crescente número de mulheres que vem procurando cursos para aprender a manusear arma de fogo, primeiro passo para sua aquisição. Acredita-se que este fato decorre do aumento de casais separados, bem como o grande número de mães solteira, forçando a “mulher da casa” tornar-se a provedora da segurança de sua família. A professora universitária Sandra Stein, procurou orientação em um Clube de Tiro credenciado pela Polícia Federal, iniciando assim os tramites para aquisição de uma arma de fogo que deseja manter em sua residência no sitio em que reside com sua família. Segundo Sandra “me orientaram a comprar uma arma longa, mas gostei mesmo foi de atirar com pistola”, a futura atiradora, disse ainda que o nível de atenção fica redobrado quando se está com uma arma em punho. Questionada pelo JD se ter filhos pequenos em casa lhe traz apreensão por possuir uma arma na residência. Com muita tranquilidade respondeu que tomará todas as medidas de segurança que foi orientada, para não colocar em risco a vida de inocentes. Mas que não excitará em utilizá-la caso sentir risco a segurança de sua família. A escola oferece cursos exclusivos para mulheres de todas as idades, Sandra serviu de inspiração para suas amigas, empresárias e profissionais liberais que não querem mais depender da precária segurança pública oferecida pelo Estado e já planejam participar do curso só para mulheres.


Esteio na rota do comércio
de anabolizantes
Alguns locais estavam sendo
investigados sobre o delito
O laboratório que foi fechado abastecia toda a região Sul do país
Policiais da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (1ª DIN/DENARC) concluíram recentemente a ‘Operação Ilusão’. O município de Esteio foi uma das cidades atingidas pela atividade que tinha por objetivo impedir o comércio de esteróides anabolizantes. Segundo o delegado Mário Souza, a operação fechou o maior laboratório de esteróides anabolizantes do Rio Grande do Sul e um dos maiores do país. Nas investigações, foram apreendidos drogas, veículos, materiais de laboratório e dinheiro em espécie, além de cinco mil comprimidos e centenas de ampolas e frascos de anabolizantes. “A investigação durou sete meses e se deu em vários municípios no Estado. Os laboratórios fechados estavam tomando local de liderança na produção de anabolizantes, principalmente na Região sul”, afirmou o delegado.


Brigada Militar prende indivíduo 
No dia 28 de agosto, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio efetuou a prisão de um homem de 50 anos. O fato ocorreu por volta das 9 horas, em uma das ruas da Vila Navegantes, localizado no bairro Liberdade. Segundo informações da BM, uma guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de desobediência por medida protetiva de violência doméstica e ao verificar o suspeito envolvido no caso, através de registros policiais foi detectado que o homem possuía um mandato de prisão em seu desfavor. O fato foi lavrado na Delegacia de Polícia do município.

Os brigadianos prenderam
 o homem na 
Vila Navegantes




Homem é preso por tráfico de drogas
Os entorpecentes seriam comercializados na cidade e na região
Agentes da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (2ªDIN/DENARC) prenderam no dia 24 de agosto, um homem por tráfico de drogas, em uma residência situada no Centro de Sapucaia do Sul. Conforme o delegado Thiago Lacerda, o homem foi detido portando uma quantia de crack, cocaína e maconha. “A droga seria comercializada para usuários e traficantes da cidade”, disse Lacerda. Ele comentou que o indivíduo detido não tinha antecedentes criminais. Após os procedimentos necessários no órgão, o preso foi conduzido ao sistema prisional.

 Polícia apreende armas e 
munições em residência
No local somente foram encontrados o arsenal
A 2ª DIN/DENARC, em cumprimento de mandado de busca e apreensão em Esteio apreenderam no dia 26 de agosto, nas dependências de uma residência duas pistolas, calibres 45 e 380, respectivamente. Também foi encontrado no local, um colete balístico, lacres, algemas, carregadores, munições, touca ninja, giroflex e um rádio HT. O alvo da investigação que é foragido da Justiça de não estava no imóvel, quando os policiais foram tentar capturá-lo. Segundo o delegado Thiago Almeida, responsável pelo Departamento, as investigações prosseguem no sentido de prender o investigado.


Suspeito é detido por receptação 
e posse ilegal de arma 
Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prenderam no dia 28 de agosto, dois suspeitos por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. A ação foi decorrente de mandado de busca e apreensão. As prisões ocorreram nos municípios de Canoas e Sapucaia do Sul. Com os indivíduos foram apreendidos um revólver calibre 38, que se encontrava com uma ocorrência de furto, 50 petecas de cocaína e maconha. Após as formalidades legais ambos foram encaminhados ao sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário