quinta-feira, 20 de agosto de 2015

EDIÇÃO 1993

Apresentações artísticas e culturais dão a largada para o aniversário de Sapucaia do Sul
Música e dança foram algumas das atrações que marcaram a semana do município
Nem a chuva que começou no final da tarde do dia 18 de agosto, tirou a empolgação e o brilho das apresentações da programação da Semana de Sapucaia do Sul, na Praça General Freitas. O coral da União Sapucaiense de Aposentados e Pensionistas (Usapen) e o núcleo de dança do Grupo Conviver, foram algumas das atrações que se apresentaram. Escolas municipais e integrantes da Associação Oficina Comunitária de Arte e Trabalho (Aocart) também tiveram a oportunidade de mostrar o talento aos moradores. O secretário Geral de Governo, Selvino Scheibel, acompanhou as atividades na praça e ressaltou que as apresentações atraem diversos públicos. “São atrações para toda a família, devido ao 54 anos e estamos com uma programação cultural diversificada e sem dinheiro público, pois todas as atrações são patrocinadas”, destacou Scheibel. O dia 19 foi marcado por uma missa festiva, em homenagem a data, na Igreja Matriz e em seguida, shows na Praça como as bandas Hesh, 30 B e Papas da Língua.


Atletas esteienses conquistam 
medalhas em campeonato
Os competidores com as medalhas conquistadas no evento
Entre os dias 15 e 16 de agosto, ocorreu em São Leopoldo um campeonato de Jiu Jitsu. Pelo menos dois competidores de Esteio conquistaram posições expressivas no pódio. O atleta Alex Sandro conseguiu o primeiro lugar na categoria máster 1 e João Freitas também obteve a medalha de ouro, na máster 3 e segundo, na categoria absoluto. A academia comandada por Patrick Regner está intensificando os treinos, pois em setembro, os competidores terão um novo desafio ao participarem de um campeonato a ser realizado na cidade de Canoas. Segundo um dos atletas, João Freitas, o apoio e a colaboração de empresas da cidade e região, entre eles, o Jornal Destaque tem sido importante para o bom desempenho dos competidores. Os atletas têm como principais patrocinadores A Quatro Impressos, Xis do Lago, Saborear Comida Caseira, Esteio Clínicas, Propaganda em Saco de Pão, Edilson Seixas e Many Confecções.


Trabalhadores formam fila em busca de uma oportunidade na Expointer 
Em um só dia, dezenas de pessoas foram na Agempe 
e no Parque Assis Brasil
 A seleção feita pela agência municipal mobilizou dezenas de pessoas
Muitos trabalhadores chegaram a fechar parte da avenida situada ao lado do parque
Com a proximidade da Expointer, a procura por vagas de trabalho temporário aumenta consideravelmente. Diante disso, a Agência Municipal de Empregos de Esteio (Agempe) estava selecionando profissionais para trabalhar no evento. Na manhã do dia 14 de agosto, mais de 100 pessoas formaram uma fila em frente ao prédio administrativo em busca de uma oportunidade. Para agilizar o trabalho, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt ajudou na organização e na seleção dos trabalhadores. Ele comentou que em dois dias aproximadamente 200 pessoas estiveram preenchendo fichas para o trabalho temporário no maior evento do agronegócio da América Latina. “Neste ano resolvemos nos antecipar o processo para que não ocorressem transtornos quase na véspera da atividade”, ressaltou Daudt. José Luiz enfatizou que o processo seletivo teria início, quando começaria as atividades na Prefeitura, mas devido a demanda, as atividades foram antecipadas. Moradora de Porto Alegre, Ana Elize Freitas, 44 anos, trabalha com eventos há alguns anos, mas pela primeira vez se aventura em atuar na Expointer. “Venho pela vaga em cafeteria, pois já atuei em outras festas pela região e até fora do Estado. Mesmo com a grande quantidade de pessoas consiga essa oportunidade”, comentou Ana Elize.
Contatos - Aos 21 anos e recém saído do serviço militar, Claiton Carvalho falou que pretende trabalhar na feira como atendente de lanchonete, função que já ocupou e tem registro na carteira profissional. “Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas na fila, pelo menos é uma oportunidade de fazer contatos e quem sabe no futuro conquistar um trabalho na cidade”, enfatizou Carvalho. Muitos profissionais que não foram selecionados pela Agempe estão diariamente se reunindo em torno do portão 6, no Parque Assis Brasil para obter uma colocação durante o evento. No dia 17 de agosto, desde as primeiras horas da manhã, centenas de pessoas se aglomeraram no local na busca de uma vaga. Diante da situação, uma guarnição da Brigada Militar do município foi acionada para fazer a segurança na rua, pois algumas pessoas chegaram a impedir a passagem de veículos na Avenida Celina Chaves Kroeff, que fica ao lado do parque.


Nove anos de promessas sem solução 
Desde 2006, o atual prefeito conhece o resultado final do estudo encomendado por sua antecessora para solucionar e amenizar as enchentes. Nesta semana, iniciaram a remoção de famílias que ocupavam áreas degradadas a beira do arroio, que acabavam por contribuir com o estado de calamidade da Rua Theodomiro Porto da Fonseca e arredores. O que chama muito atenção, além da demora destas remoções, é o fato que os equipamentos da prefeitura que removeram a primeira casa ‘tombaram’ para dentro do arroio parte do muro da antiga residência. É inquestionável que a quantidade de buracos na cidade de Esteio beira o caos. Mas a administração pública optou por direcionar recursos próprios do município, na ordem de R$ 5,5 milhões para repavimentar exclusivamente a Avenida Presidente Vargas em toda a extensão. Como é de conhecimento público, a cidade enfrenta graves problemas em muitos setores ligados diretamente a administração municipal. Parece-nos que esses recursos poderiam ser melhor utilizados para atender um maior número de munícipes. O proprietário de um mercado localizado em frente a obra se diz insatisfeito com o trabalho da prefeitura, que segundo ele “deveriam ajudar a resolver o problema da enchente”.


Atingidos pela enxurrada podem 
solicitar o FGTS 
Inicia no dia 24 de agosto, o pedido, por parte dos trabalhadores vítimas da enxurrada nos dias 13 e 14 de julho requerer o saque de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Há um limite de R$ 6.220,00 por conta e o titular da conta deverá fazer o preenchimento pessoalmente. Os primeiros beneficiários serão os bairros Três Marias, Parque Primavera, Jardim Planalto, Santo Inácio e Olímpica. O local escolhido para a ação é o auditório da Casa dos Conselhos que fica na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 14 horas. Informações através do telefone 3433-8133.


LORI EMANOELA DA SILVA 
O que realmente vale a pena? 

Embora estejamos cercados de aparatos eletrônicos, nada substitui uma boa conversa olho no olho; onde de fato reconhecemos no outro a capacidade infinita que cada um de nós possui em agir de maneira carinhosa com o próximo. Diante a tanta frieza que alguns humanos possuem, devemos refletir sobre suas ações descontroladas que levam a atitudes extremas e desesperadoras, ora, caros amigos é inacreditável que ainda a raça humana esteja presa em arquétipos primitivos, que na verdade constroem muros e grandes torres de castelo  protegidos do tempo que poderia ser vivido de maneira tranquila e harmônica. A grande questão dos humanos está relacionada a sua verdadeira missão nesta dimensão, muitas vezes perdem parte de sua existência nesta busca, e esquecem que a verdadeira missão é viver, sim viver cada segundo plenamente, um bolo saindo do forno, os primeiros passos de seu filho, as brincadeiras da infância, o primeiro emprego, os amigos da adolescência, até o desencontro que acabou num reencontro, são coisas assim, que nos faz reconhecer o valor da vida , a importância que cada um tem em nossa existência, e que sendo agradável ou não nos mostra em forma de aprendizado o que realmente vale a pena. Abraço fraterno toda bênção.


Reestruturação do Parque Assis é
apresentada aos organizadores 
Entre as melhorias foi a regularização do PPCI e de alguns pavilhões
Empresários e representantes do agronegócio participaram da atividade no parque
Faltando menos de dez dias para a abertura dos portões aos visitantes da 38ª Expointer, representantes do Governo do Estado e empresários do agronegócio participaram de uma visita as novas instalações da área. O evento foi realizado na manhã do dia 13 de agosto, no auditório do prédio administrativo João Goulart. O secretário estadual de Agricultura Ernani Polo conduziu o encontro mostrando através de slides com fotos do Parque Assis Brasil destruído em um tornado em 20 de dezembro de 2014. “Foi um grande desafio e união de vários setores que atuaram bravamente para a recuperação do local”, disse Polo. Ele explicou que entre os espaços que mais sofreram com a tempestade foram os pavilhões do Cavalo Crioulo, bem como a área da pecuária de corte. “Outros locais que não haviam sido destruídos no ano passado foram reequipados como a colocação de uma cobertura de desembarcadouro dos animais”. Ernani Polo salientou que a Expointer vem sendo preparada desde quando assumiu a pasta, juntamente com os demais funcionários e colaboradores. O trabalho integrado através da secretaria e o Ministério da Agricultura “Apesar de ser um momento de crise financeira, a expectativa de negócios e de público é igualar ou superar os números de 2014”.
Planos - Ernani Polo ressaltou que uma das primeiras providências a serem feitas no Parque Assis Brasil foi regularizar o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI). Uma das melhorias foi o reparo na rede elétrica, onde ocorreu a mudança e a substituição de 220 caixas de luz que se encontrava próximo ao chão houve a substituição, sendo remanejado para o alto, com o propósito de coibir acidentes, durante eventos no local. “O trabalho foi acompanhado por profissionais ligados a secretaria de Obras do Estado, mediante a contratação de uma empresa. Isso possibilita que ocorra a desinterdição da área, antes do início do evento, atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros”. A 38ª Expointer ocorre de 29 de agosto a 06 de setembro.


Reunião trata sobre a festa do 
Dia Nacional da Construção Social
O encontro foi realizado  na sede do Sindicato dos Trabalhadores 
O Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que ocorrerá no próximo dia 22 de agosto, em 36 cidades simultaneamente, inclui mais uma vez Sapucaia do Sul, um dos municípios da base territorial do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM-SL). No evento, que terá lugar no SESI, Avenida Lúcio Bittencourt, nº 1080, no horário das 9h às 16h, serão oferecidos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer. Prestigiaram a reunião, representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul (FETICOM-RS), dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, Sapiranga e São Sebastião do Caí. Também estiveram presentes o vice-presidente Financeiro do SINDUSCOM-SL, Marcelo Daudt; diretor Luiz Renato Cavalieri; além do representante da Kaefe Engenharia, Fábio Garcia e da assessora de Gestão da entidade, Rosangela Viegas Maraschin. Representando o SESI, o gerente de Operações, Márcio Silveira Requel;  Leonardo  Carlos Oldenburg e Micheli Maci. A ação social é coordenada pelo Fórum de Ação Social e Cidadania, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (FASC/CBIC), numa realização do SINDUSCOM-SL e da FIERGS-SESI, com a co-realização da FETICOM-RS e dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias da construção e do mobiliário da região. Entre os parceiros, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, FIERGS-SENAI, Caixa, Banco de Alimentos, Bricscad, Instituto Embelleze, CDL-Esteio, Mulheres em Construção e Unisinos.


Vinicius Seibt
Moradores questionam construção dos “piscinões” 
No bairro São Sebastião, morador inconformado com a destruição que a enchente do dia 14 de julho, causou a sua propriedade e demais vizinhos pendurou faixa cobrando do prefeito sua promessa de construir as piscinas de contenção e retenção das enxurradas. Solução apresentada pelo estudo contratado pela administração municipal em 2006.  O famoso, mas pouco conhecido e vulgarmente chamado de “IPH”. Neste estudo, o qual o JD possuiu cópia apresenta várias sugestões para evitar os graves problemas decorrentes das enchentes. Um deles apresenta a necessidade de construção de diques de contenção com cota no mínimo de 7,5m para barrar água em possíveis incidentes que ocorressem até o ano de 2008, enquanto para evitar 10 anos de alagamentos, seria necessária cota mínima de 9m. Já o cálculo apresentado em 2006, para os famosos piscinões (tecnicamente chamados de “bacias de contenção”) na região do Arroio Esteio, que prejudica o Bairro deste morador, necessita de uma área de 2,5ha (25mil m2) considerando profundidade de apenas 2m, portanto pode-se dizer que com profundidade maior o espaço da área seria muito menor. Espaços que hoje existem as beiras do arroio Esteio. Aparentemente a falta de vontade política faz com que os moradores da região sejam os “fornecedores” dos tais piscinões que ao invadirem suas propriedades, fazem cumprir a promessa do prefeito.

Enxurrada devasta residência durante a
viagem da família no norte do país
Francisco Severo mostrou a altura que água atingiu sua residência
O militar aposentado Francisco Pascoal Severo Filho ficou sabendo da tragédia na cidade por telefone, pois estava viajando com a esposa no Norte do país. Ele relatou que foi comunicado pelo ocorrido e saiu às pressas para casa dos familiares, para avaliar o prejuízo causado pela enxurrada em sua moradia. “Desloquei-me de carro de Boa Vista até Esteio em poucos dias, deixando a grande parte família apreensiva, pois há trechos na estrada um tanto perigoso, muito por causa da distância e pela forma no qual saímos”. Francisco comentou que apesar de ter chegado após alguns dias da enxurrada, o cenário de destruição na cidade é visível. “Por estarmos no caminho e mantendo contato com familiares e vizinhos estávamos atentos sobre o caos que havia se instalado na região. Mas quando chegamos foi a surpresa: a devastação tinha sido maior que nos foi contada”, desabafou o militar. Diante de relatos, Francisco verificou que a altura na casa chegou a 1,50, que ocasionou na destruição de bens materiais como balcão de pia, mesa, cadeira, entre outros objetos pessoais. “Acho que a situação não foi maior, pois tenho segundo piso, onde os quartos não sofreram danos e algumas coisas conseguiram ser salvas, mas caso contrário, a tragédia seria pior”.
 LIMPEZA - O militar aposentado comentou que uma das cenas mais curiosas que ouviu por parte dos vizinhos foi seu freezer e refrigerador boiando no pátio. “Alguns outros objetos ficaram submersos na água e quando escoou iniciou uma nova etapa que era a limpeza. Os sofás que ficaram submersos foram limpos, mas não ficam como era antes. O mau cheiro saiu, mas ainda encontra-se úmido em algumas partes”. Severo Filho enfatizou que além de prejuízos na cozinha, a lavanderia foi outro espaço que foi atingido pela enxurrada com a perda de uma máquina de lavar e outros objetos. Já na sala de estar, a estante foi destruída, mas por enquanto não será colocada no lixo. “Estou tendo gastos financeiros com a compra de alguns eletrodomésticos e móveis que não estava previsto em meu orçamento e quem irá me ressarcir?”, questionou Francisco.

Falta de planejamento e crescimento desordenado 
 Apesar de ter morado em outros locais, devido a profissão, Francisco Severo Filho disse que nasceu e cresceu em Esteio e nesses 60 anos tem observado que houve uma ocupação desordenada nas áreas de várzea do Rio dos Sinos, em vários pontos da cidade. “O território esteiense fica em torno, de arroios de grande expressividade como Sapucaia que passa por toda a extensão do Município e o Esteio, que corta diversos bairros. Ambos deságuam no rio”, explicou o morador. Ele ressaltou que nos últimos anos, a falta de estudos ambientais e ações contra alagamentos têm prejudicado ainda mais a situação. “A construção de condomínios residenciais estão sendo feitos em áreas verdes que serviam como ‘piscinas’ naturais e evitavam que os alagamentos se agravassem. Agora isso não existe mais e a água não tem lugar para ir e acaba se deslocando para locais mais baixos”, falou o militar aposentado. Ele destacou que essa enxurrada sirva de lição para o Poder público faça algo para melhorar a vida da população atingida pela enchente há décadas. “A aplicação do dinheiro público na instalação de casas de bombas e os conhecidos ‘piscinões’ ajudariam em não devastar mais a cidade”, finalizou Francisco.


Moradores tentam voltar a rotina após tragédia 
A maioria dos atingidos pela enxurrada teve perdas expressivas
A enxurrada chegou a atingir cerca de dois metros na rua
Passados mais de 30 dias da enxurrada que devastou Esteio entre os dias 13 e 14 de julho, muitas famílias ainda contabilizam o prejuízo causado pelo alagamento, que em alguns bairros como São José e São Sebastião chegou a atingir mais de dois metros de altura em grande parte das ruas. Casas e estabelecimentos comerciais que nunca haviam sofrido, nessa enchente ficaram destruídos. Além disso, outros pontos da cidade também foram alvos da enxurrada como o bairro Novo Esteio, Loteamento Industrial e partes da Vila Osório. A Defesa Civil estadual e Executivo informaram que essa foi considerada a maior tragédia, no que tange em alagamentos em 60 anos de Esteio. Isso se deu em função da grande quantidade de água que atingiu a região, chegando a quase 400 mm de água, muito acima de média mensal.


Josefa mostra as ações que tem feito
contra alagamentos na cidade
Dias de caos e abandono
Moradora do Residencial Village, na Rua Bento Gonçalves, Josefa Oliveira relatou que mais uma vez, sua residência, assim como centenas de moradias do bairro São Sebastião foram devastadas pelas enxurradas nos dias 13 e 14 de julho. Ela contou que o caos iniciou por volta das 4 horas da manhã, quando começou erguer os móveis e eletrodomésticos de locais mais baixos, mas por volta das 6h30, praticamente sua casa estava submersa na lama. “Fui resgatada por familiares com um barco, pois caso contrário poderia ter morrido afogada. A água chegou ao patamar de 1,25 metros, no interior do imóvel”, enfatizou Josefa. A dona de casa frisou que diante da força da água, alguns móveis pesados e eletro, como freezer e geladeira caíram e ficaram boiando por algumas horas. “Até quando iremos sofrer com essa situação, pois o descaso do Poder Público é impressionante, onde há anos ocorre enchente e não é feito nada para resolver o problema”, desabafou a moradora.
Perdas - Josefa informa que teve diversas perdas de bens materiais como máquina de lavar, quarto e até os veículos da família se danificaram. “Nunca tinha presenciado uma enxurrada de tamanha dimensão, tanto que encontrei objetos de outras residências no pátio”. Ela disse que em 2013, em função do bairro ser atingido por três enxurradas resolveu juntamente com outros moradores da localidade fazer um abaixo assinado, pedindo para os órgãos competentes, entre eles, o Ministério Público para que cobre dos responsáveis ações para evitar novas tragédias. “Após os fatos ocorridos em anos anteriores, praticamente nada foi feito e estamos à mercê de novas catástrofes, se a quantidade de chuva for acima da normalidade. Estamos no aguardo da instalação das galerias, bacias de contenção, mas por enquanto nada”.

 Prejuízo no comércio e abandono de casas
Móveis caíram devido a quantidade de água na casa
De acordo com Josefa Oliveira, a tragédia com a enxurrada em julho de 2015 deixou um rastro de abandono pela Rua Bento Gonçalves. Somente no residencial, pelo menos 15 casas encontram-se desocupadas pelas famílias que abandonaram os lares e foram para locais mais seguros, fugindo o perigo das águas. “Além disso, o comércio local está sofrendo com as consequências da tragédia, pois tiveram prejuízos incalculáveis e provavelmente levará algum tempo para voltar à normalidade”, disse. Josefa reforçou que a secretaria competente tem feito apenas a limpeza no meio fio das ruas e retira sujeira de algumas bocas de lobo, mas não em sua totalidade. “Entrei na justiça e foi me oferecido pelo Executivo uma quantia de R$ 5 mil, que praticamente não cobre as despesas que tenho cada vez que a água invade minha residência”.


Mudança que visa amenizar o problema
Trecho da rua, onde serão retiradas as famílias para melhorias no arroio
A comerciante Eliana Machado da Cruz, 41 anos, reside há 22 anos na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, onde é dona de um estabelecimento comercial. De acordo com o relato de Eliana, desde que mora na rua nunca viu algo dessa dimensão no bairro. “Tive um prejuízo em dose dupla, pois além da água ter invadido minha casa, numa altura impressionante; também perdi produtos e pelo menos dois freezers no mercado queimou”, disse Eliana Machado. Ela comentou que na rua era impossível andar a pé, somente de barco, pois chegou a passar dos dois metros do nível do chão. “Foi um sofrimento coletivo que nunca se apagará de nossas mentes. Tanto que houve vizinhos que abandonaram a casa, do jeito que ficou e não voltaram mais. E pelo visto não voltarão mais, devido o trauma causado”. Eliana comentou que por morar nas margens do arroio Esteio, juntamente com outros moradores serão remanejados para uma área localizada no bairro Votorantin. “Não queremos ficar mais e sofrer com enchente, por isso, a iniciativa em nos instalarmos em um lugar digno nos dá uma oportunidade de vida”, enfatizou. A comerciante falou que ela, assim como outros moradores foram inclusas no aluguel social e receberão kit de casas no novo empreendimento. “Primeiro pretendo levar minha casa e em seguida o mercado. Mesmo residindo em outro local, espero que o problema das enchentes fiquem no passado, pois não quero ver vizinhos e amigos sofrendo com essa calamidade novamente”, desabafou Eliana.


Primeira enxurrada em trinta anos
Maria de Lourdes mostra a altura que atingiu em seu pátio, perante a lixeira na calçada
Moradora na Rua José Guimarães, a professora Maria de Lurdes Botelho disse que pela primeira vez sua casa foi atingida pela enxurrada. “Estava me preparando para ir trabalhar, por volta das 6 horas, quando observei que a água estava subindo de forma repentina, mas a velocidade e a altura que atingiu às residências foi algo jamais visto”. Ela ressaltou que além da água invadir a residência, também chegou a entrar no automóvel da família. “Mesmo minha casa sendo alta e de madeira a água entrou, mas por sorte não cheguei a estragar muitos móveis, pois ergui em tempo hábil. Mas a tragédia na cidade foi de grandes proporções, tanto que tenho vizinhos que perderam bens materiais e até automóveis”. Maria de Lurdes frisou que pela manhã do alagamento teve que sair de casa de barco que chegou próximo ao seu portão para tirá-la de casa, devido a altura que a água ficou na rua.


Sapucaia do Sul comemora 54 anos com grandes histórias e mudanças 
A data é lembrada pelos munícipes e por aqueles 
que ajudaram no seu desenvolvimento
Momentos de lazer das famílias nos sítios existentes na cidade
No dia 20 de agosto, o município de Sapucaia do Sul comemora 54 anos. Distrito de São Leopoldo conquistou vida administrativa própria em 14 de novembro de 1961, quando foi emancipada pelo então governador, Leonel de Moura Brizola. No entanto, o dia 20 de agosto, é dia de festa na cidade, data comemorada pelos sapucaienses que marca o dia da vitória do plebiscito que resultou na emancipação política. A data deverá ser comemorada com diversas atividades para a comunidade. O território situado na Região Metropolitana é privilegiado por estar próximo a Porto Alegre, Serra e Litoral. Com área urbana em empreendimentos expressivos. Além disso, a região rural da cidade, aos poucos vem sendo alvo de exploração do turismo e se tornando uma nova fonte de renda para famílias.
Crescimento - Sapucaia do Sul está ingressando num novo momento econômico e urbanístico que trata-se da implementação do Distrito Industrial, bem como a instalação de grandes empreendimentos imobiliários e empresariais. Sapucaia é lembrado pelo Carnaval de Rua, considerado um dos mais organizados e bonitos da região do vale. Também pode-se citar como eventos significativos, a Guyanuba da Canção Nativa, Semana Farroupilha e para fechar o ano em grande estilo, o Natal Luz e o Terno de Reis. A cidade também é reconhecida pelas belezas naturais, como os morros do Chapéu e de Sapucaia. Na religiosidade, no dia 08 de dezembro, milhares de fiéis participam da festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Uma das principais lideranças, no que tange a religião católica é o padre Adilson Kunzler.
Potencial de lazer 
Por volta de 1930, surgiu a moda, junto às famílias mais abastadas, de ter uma casa no campo. O distrito de Sapucaia distava apenas 25 km de Porto Alegre, sendo ligada à Capital pelo trem, que fazia duas viagens diárias e tornou-se o local ideal para os sítios de lazer. Os grandes proprietários passaram a dividir suas terras em pequenos sítios, que eram comercializados principalmente na Capital. Nos fins de semana, as famílias se deslocavam de Porto Alegre para usufruir dos “bons ares” de Sapucaia. Havia abundância de frutas e verduras, leite fresco e os famosos beijus, que eram vendidos de porta em porta. Exemplos desses sítios são a “Quinta Johann”, ‘Quinta Leopoldina”, a “Quinta das Rosas”…

CDL doa televisão para Fundação São Camilo
Representantes da entidade empresarial e da Casa de Saúde
A  Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Esteio, atendendo uma solicitação da diretora adjunta da Fundação São Camilo, Rute Viegas, realizou a compra de  um aparelho de televisão  para uso na sala de capacitação da instituição, onde são treinados os funcionários da Fundação. Segundo a diretora adjunta da Fundação, a compra do televisor vai ao encontro de uma necessidade existente e que se refletirá diretamente no atendimento aos usuários do São Camilo. A entrega da televisão foi feita pelo presidente da CDL, Celso Antônio Dalmás e pelos diretores Áureo Assmann Loreno e Sandro Barbosa, também presidente do Conselho do Hospital, representando a CDL, enquanto pela Fundação São Camilo estiveram presentes, Rute Viegas, diretora  adjunta, e Rafael Fontoura Iglesias, gerente de apoio administrativo.


Associação oferece castrações 
para cães e gatos 
Devido a grande quantidade de cachorros e gatos que morreram ou foram salvos por voluntários durante a enxurrada que devastou Esteio no mês de julho, sensibilizou entidades de outras cidades do Estado. Com esse objetivo, a Associação Duas Mãos - Quatro Patas, de Porto Alegre disponibilizou 60 castrações para os bichos que fazem parte das famílias que foram atingidas por alagamentos. Os principais beneficiados devem residir nos bairros Três Marias, Hípica, Navegantes e São José. A secretaria municipal de Meio Ambiente, em contrapartida realiza o transporte dos animais de Esteio até o local indicado, na Capital. Um dos focos também da mobilização é evitar que cachorros e gatos tenham filhotes indesejados e sejam abandonados nas ruas da cidade.


Instalado elevador na Estação Esteio
O equipamento visa dar mais acessibilidade aos usuários
A fim de qualificar a acessibilidade na Estação Esteio, foi instalado um novo elevador no local, conectando o pavimento superior da estação à plataforma de embarque. Além disso, os banheiros também receberam reformas de modo a tornar o sanitário para pessoas com deficiência adequado às normas vigentes. As melhorias têm por finalidade também de promover reparos e melhorias na Estação, além de iniciativas para melhor orientar o fluxo dentro do local. Essas iniciativas visam, também, melhor atender o público que pretende visitar a 38ª Expointer, que inicia no próximo dia 29 de agosto, no Parque Assis Brasil. Os nove dias de feira são, tradicionalmente, de intenso fluxo no metrô operado.


Audiência pública debate a extinção 
da Fundação Zoobotânica 
Entre as entidades envolvidas no processo está o Parque Zoológico 
O auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa será palco no dia 20 de agosto, de uma audiência pública propondo um amplo debate entre a sociedade civil e poder público sobre o Projeto de Lei 300/2015, do Executivo estadual, que propõe a supressão da Fundação Zoobotânica (FZB). Um dos espaços que faz parte da organização é o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Entre os temas a serem debatidos estão os impactos e as consequências da possível extinção da FZB e os argumentos e intenções do Piratini para propor o projeto deverão ser o foco da atividade. Estão sendo convidados movimentos sociais, organizações ambientalistas, trabalhadores e especialistas no tema. Foram oficialmente convocados representantes da pasta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fepam, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Universidades, OAB/RS e Famurs, entre outros.
Explicação - No dia 13 de agosto, o deputado estadual Altemir Tortelli conseguiu a aprovação de requerimento para a realização da audiência pública, formulado em conjunto com a deputada Manuela D’Ávila, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Ambos coordenam a Frente Parlamentar e Social em Defesa dos Parques Públicos Estaduais e do Zoológico, no Parlamento gaúcho. “Queremos que o Governo do Estado explique, diante da população, como que a gestão ambiental será conduzida sem a Fundação. Não podemos aceitar que o Piratini simplesmente acabe com uma instituição que é fundamental para a pesquisa científica e a preservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul”, argumentou Tortelli.


Câmara de Esteio tem novo presidente
para mandato-tampão
 A nova mesa diretora que ficará até o término do mandato em dezembro desse ano
A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Esteio foi eleita na noite de 18 de agosto, em sessão descentralizada, no Centro Municipal de Educação Básica Clodovino Soares, para o mandato-tampão até dezembro. Leonardo Dahmer foi eleito presidente por unanimidade. O vereador Marcelo Pereira foi escolhido com seis votos a favor, três contra e uma abstenção para vice. Já o primeiro secretário será Leonardo Pascoal também foi eleito pela mesma quantidade de voto do representante do PDT. O segundo secretário, Harri Zanoni teve votação unânime na função. Dahmer vinha conduzindo os trabalhos do Legislativo desde o dia 11, depois da renúncia da presidente Jane Battistello,  que estava sofrendo processo de destituição do cargo desde maio, através de Comissão Temporária Processante, instaurada pela maioria dos vereadores no Legislativo esteiense. A ex-presidente vinha desde abril comandando o Legislativo sozinha, depois que os vereadores Beatriz Lopes (vice-presidente), Rafael Figliero (1º secretário) e Leonardo Dahmer (2º secretário), renunciaram coletivamente aos cargos da mesa por discordarem da forma como estava sendo conduzida a administração da Câmara.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
AGOSTO 

O tempo voa... Agosto passa, rapidamente. Muitos detestam o mês de agosto. Vejamos algumas afirmações... - Agosto me assusta... - Tenho pavor do mês de agosto... - Em agosto, não casarei... - Não realizo negócios, em agosto... - Em agosto, meu aniversário desaparece... - Não troco de carro, em agosto... - Não uso o meu carro, em agosto... - Leio menos, em agosto... - Às sextas, em agosto, não saio de casa... - Evito telefonemas, em agosto... - Em agosto, não entro em piscina... - Deus me livre de morrer em agosto!... - Não vou ao médico, em agosto... - Em agosto, evito os supermercados... - Não passo por baixo de escadas, em agosto... - Diminuo os telefonemas, em agosto... -Em agosto, não visito amigos... Agosto! Temos preconceitos a respeito de agosto?... Vivamos, galhardamente, o mês de agosto! Em agosto, fiquemos “a gosto!...” Final de papo.









Menor é recolhido com uma garrucha e munição
Com o menor foi encontrado uma garrucha
Policiais militares de Sapucaia do Sul apreenderam um menor de 17 anos em flagrante no bairro Vargas. O fato aconteceu na madrugada do dia 13 de agosto, próximo a uma residência situada na Rua Portão. De acordo com informações, a guarnição foi comunicada via rádio, que um indivíduo estava efetuando diversos disparos de arma de fogo em via pública. Ao chegarem ao local, depararam com o adolescente e durante a revista encontraram uma garrucha de dois canos e duas munições deflagradas. Ao verificar no sistema prisional, os brigadianos ficaram impressionados, pois o jovem possui antecedentes por posse ilegal de arma, receptação, corrupção de menores, porte de entorpecentes, ameaça e dano. Os PMs deram voz de prisão em flagrante pelo delito de porte ilegal de arma de fogo e após os tramites normais, o adolescente foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Trio é preso por furto na rua Gravataí no Centro
O carro foi recuperado pelos PMs
Dois adolescentes, com 16 e 17 anos e um jovem de 19 anos foram detidos por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio, na Rua Gravataí, no bairro Centro, no dia 16 de agosto. Os PMs que atenderam a ocorrência relataram que o trio foi capturado após terem efetuado o furto de um carro Palio, de cor vermelha que estava estacionado na rua. Diante do comunicado, os brigadianos conseguiram capturar o trio. Os menores não tinham passagem pela polícia, mas o suspeito já havia antecedentes por posse de entorpecentes e homicídio doloso. O fato foi registrado na DPPA, em Canoas.


Homens são apreendidos pela Brigada Militar
Foi recuperado um equipamento
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de dois indivíduos, com 20 e 25 anos, por furto de veículo. O delito aconteceu do dia 14 de agosto, por volta das 20h40, no Km 4 da RS 118. Conforme os policiais militares que atenderam a ocorrência, a dupla foi capturado após furtarem um veículo Chevette, de cor branca e fugirem de uma blitz da Brigada Militar na região. Os indivíduos presos possuem antecedentes por receptação, homicídio, roubo e furto de veículo. O fato foi registrado na DPPA, em Canoas.


Suspeitos são capturados 
após perseguição policial 
Três homens estariam envolvidos em um assalto
Além do roubo, os policiais encontraram arma e munição
Na noite do dia 13 de agosto, por volta das 21h30, policiais militares do 33º BPM prenderam três suspeitos envolvidos no roubo de um veículo em Sapucaia do Sul. Segundo a BM, uma guarnição foi comunicada que na Rua Mariano de Canto, com Assis Brasil, um motorista conduzindo um veículo Celta com mais dois homens haviam acabado de roubar um Corsa. Há poucos metros depois de receberem a informação duas guarnições saíram em disparada pela região, quando uma delas deparou-se com o carro roubado. Diante dos fatos, iniciou-se uma perseguição com os dois carros. Um dos veículos foi parado por policiais militares na esquina das avenidas Theodomiro Porto da Fonseca com Unisinos, em São Leopoldo. Ao chegaram ao local, uma das guarnições motorizadas começaram a revistar um dos envolvidos no assalto, que estava no Celta. Os PMs detectaram que o automóvel havia sido roubado no dia 12 de agosto, no município de Canoas. Enquanto isso, outra guarnição perseguia a dupla que estava no Corsa, que foi parado somente na BR 116, no sentido interior-capital, também em São Leopoldo. Ao todo, foram detidos três suspeitos e foram conduzidos a DPPA, no município capilé para o registro policial. Os PMs apreenderam ainda um revólver calibre 38, com quatro munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário