segunda-feira, 10 de agosto de 2015

EDIÇÃO 1991


Construção de dique irregular entre 
Esteio e Canoas é notificado 
A obra teria contribuído com alagamentos em 
diversos bairros da cidade
Os fiscais da prefeitura notificaram a empresa pela obra
Devido aos alagamentos em Esteio, uma ação recentemente resultou no embargo de uma obra irregular em andamento na área da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Na margem canoense do Arroio Sapucaia, a empresa ergueu uma barreira de contenção com terra e sacos de areia para proteger suas dependências. Para Esteio, o dique representa uma ameaça, potencialmente anulado a proteção da Avenida Brasil e oferecendo riscos ainda maiores de enchente para as comunidades que costeiam o arroio. Acompanhados de fiscais da Prefeitura de Canoas, os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Meio Ambiente de Esteio, Joceane Gasparetto e Orides Oliveira, reuniram-se com Ricardo Schmidt, supervisor da BR, para buscar uma solução. Ricardo explicou que a contenção começou a ser erguida emergencialmente após a primeira enchente do mês, registrada no dia 14 de julho. A intenção era proteger a distribuidora de paralisações e evitar maiores prejuízos. O problema, de acordo com a secretária Joceane, é que a obra desconsiderava os riscos para as populações da margem oposta do Arroio.
Intervenção - “Essa intervenção, que começa no Arroio Guajuviras e continua no Arroio Sapucaia, precisa ser desfeita com urgência, antes das próximas chuvas”, afirmou Joceane. A secretaria de Meio Ambiente esteiense protocolou uma notificação para a empresa, e como a BR Distribuidora está em território canoense, a Prefeitura da cidade vizinha assinou um termo de embargo, reforçado pelo fato de que a obra não possui autorização da Fepam. Os representantes da companhia se comprometeram em desmanchar o dique. A medida, uma das intervenções previstas no estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, é fundamental para completar o Sistema de Proteção às Cheias na sub-bacia do Arroio Sapucaia e preservar Esteio.
Legislativo pede investigação do MPF sobre 
construção de dique provisório
A barreira foi construída para conter a altura das águas
O vereador Marcelo Pereira, com apoio do Plenário encaminhou um ofício ao Ministério Público Federal solicitando abertura de inquérito para investigar os possíveis impactos gerados pela construção de um dique provisório na Refinaria Alberto Pasqualini, localizada na divisa de Esteio e Canoas, junto ao Arroio Sapucaia. A barragem, edificada durante a enchente foi um dos motivos que afetou o município na madrugada do dia 14 de julho. O fato foi denunciado pelos moradores que constataram o levantamento de terra por máquinas no Arroio. Segundo o vereador, pode ter prejudicado a área residencial de Esteio e causado impacto negativo.  Além disso, o vereador está solicitando que a direção da empresa encaminhe à Câmara de Vereadores uma copia do projeto e as licenças ambientais para a edificação do dique.

 Ações no Três Portos e Vila Osório é apresentado em Porto Alegre
A passarela e o entorno são alguns dos problemas enfrentados pela comunidade
As condições de abandono e descaso com as famílias que vivem da região que compreende os bairros Vila Osório e Três Portos foi um dos temas abordados, durante uma reunião entre o Superintendente de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Nazur Garcia e representantes do Legislativo esteinse. O encontro aconteceu no mês de julho. Os parlamentares entregaram aos responsáveis da estatal um documento contendo as demandas dos moradores das localidades. Entre as demandas estão a poda das árvores e arbustos dentro do espaço dos trilhos do trem, em toda a extensão das ruas Pery Fagundes e Frederico Dahme; a colocação de barreira de segurança, principalmente em pontos mais utilizados como passagem de invasores entre a Avenida Presidente Vargas e as ruas já citadas, além da limpeza e manutenção das passarelas de acesso centro/Bairro Três Portos. Os vereadores Jaime da Rosa e Harri Zanoni alertaram o superintendente sobre a situação precária das passarelas e a falta de obstáculos nos muros, principalmente nas partes mais baixas, facilita o trânsito de pessoas em busca de oportunidade para cometer delitos. Conforme Nazur, uma equipe da Trensurb visitará o local para conferir a situação e procurar a solução para realizar as melhorias. A situação da localidade já foi tema de reportagem do Jornal Destaque, principalmente o mato, falta de iluminação na passarela entre outros problemas.


Descentralização da saúde chega 
à UBS Novo Esteio 
No local, os pacientes tem a oportunidade de agilizar o processo
A proposta é dar mais qualidade a saúde pública
A primeira etapa do projeto de descentralização da autorização e consultas especializadas da Secretaria de Saúde dá mais um passo com a adoção do sistema na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Esteio. Com isso, os moradores atendidos pelo posto de saúde não precisarão mais se deslocar até a Central de Marcação de Consultas para fazer a liberação de eletrocardiogramas, raio-X, eletroencefalogramas, fisioterapia, espirometrias, mantoux ou exames laboratoriais. O projeto teve início em março e já permitiu que, a cada quatro pacientes, um saía da unidade de saúde com procedimentos autorizados, sem necessidade de ir até o Centro apenas para obter esta liberação. Os próximos passos da descentralização envolverão a possibilidade de autorizar, também no posto, consultas e outros procedimentos de maior complexidade. Após a conclusão, a expectativa é que 85% dos procedimentos possam ser liberados nas UBSs.
AÇÕES - A descentralização é mais uma etapa do projeto Saúde Conectada, ação da pasta da Saúde que levou a informatização às unidades de saúde. Foram instalados computadores, impressoras e acesso à Internet. Isso permitiu o uso de sistemas como o Prontuário Eletrônico. O recurso facilita para os profissionais das UBS o acesso ao tratamento que o paciente recebeu medicamentos receitados em consultas anteriores e exames requisitados, entre outras informações. Além disso, possibilita a obtenção de indicadores de saúde, auxiliando no desenvolvimento de projetos para a área. Outra vantagem é a redução do uso de papel.


Esteienses participam de campeonato de Sumô
Os medalhistas mostraram o potencial do esporte no Estado
Os jovens esteienses e gaúchos que participaram do 54º campeonato brasileiro de Sumô fizeram bonito no evento esportivo. A atividade aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo. A equipe gaúcha contou com uma das maiores delegações, com integrantes nas equipes mirim, infantil, juvenil, duas adultas e uma feminina mirim. De acordo com a mãe de dois competidores, Anelise Sato, o foco principal é dar condições para que os atletas Isamu Ramos Sato e Yuuki Ramos Sato possam participar do campeonato mundial. O encontro ocorre nos dias 29 e 30 de agosto, em Osaka, no Japão. “A partir desta conquista devo agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que as equipes pudessem fazer parte do campeonato e ainda mais serem motivados para trazer uma medalha para o Estado. Tenho certeza que será um grande orgulho para a cidade ter pelo menos dois competidores levantando a bandeira da cidade e do país no outro lado do mundo”, destacou Anelise.
Resultados 
Equipe Feminina Mirim - Medalha de Prata  Equipe Masculina - Mirim: Medalha de Bronze; Infantil: Medalha de Ouro - integrantes de Esteio Isamu Ramos Sato e Yuuki Ramos Sato; Juvenil: Medalha de Prata - integrantes de Esteio Bruno Uflacker Callegari e Jair Marinho Cardoso da Silva Júnior; Adulta: Medalha de Bronze - integrante de Esteio Antenor Yuzo Sato  Individual Masculino - Yuuki Sato - Medalha de Ouro na Categoria Infantil; Isamu Sato - Medalha de Bronze na Categoria Infantil  Individual Feminino - Juliana Matsubara - Medalha de Prata na Categoria Mirim


MARCELO KOHLRAUSCH PEREIRA 
Vereador PDT/Esteio* 
As enchentes acabam com 
o patrimônio e com a moral 
do povo de Esteio 

A enchente de julho de 2015, só difere em um ponto das 03 enchentes de 2013, esta foi a pior no sentido de destruição e do número de famílias flageladas. Sim, temos que admitir que o volume de chuvas foi intenso e de forma contínua, mas não podemos apontar o dedo para cima e esperarmos que os fenômenos naturais sejam amenos nos anos que ainda virão. Uma certeza ficou de toda esta tragédia, precisamos bem mais que a obra da Avenida Beira Arroio, para superar este drama que assola a décadas no nosso município, necessitamos bem mais que os esforços municipais para que o cidadão de Esteio possa dormir tranquilo em noites de chuvas. A celeridade nas obras e a aplicação integral das medidas apontadas pelo o (IPH) Instituto de Pesquisas Hidrológicas da UFGRS que - em 2006 - já recomendava a implantação de bacias de contenção, por meio de parceria com a Petrobras e o município de Canoas para auxiliar na vazão das águas, deve ser aplicada com extrema urgência. Temos uma enorme área ao nosso lado o mato de eucaliptos da Petrobras e devemos utilizá-la para que estas bacias de contenção sejam imediatamente construídas, os chamados ‘piscinões’ são necessários para absorver grandes volumes de água no sistema de comportas que servem de proteção ao lado habitado no caso o município de Esteio. Concordo que as cidades na sua grande maioria não foram planejadas, mas não podemos nos omitir na captação de recursos e na implantação de projetos que já foram discutidos e debatidos desde 2006 como esta do IPH – UFRGS. Aliás o IPH, apontava esta parceria com a nossa vizinha PETROBRAS e indicava ajustes nas pontes da BR 116, alargamentos e aprofundamentos dos arroios Sapucaia e Esteio, medidas necessárias pois é notório o assoreamento destes dois Arroios ao longo de décadas. Por outro lado, temos a Rodovia do Parque (BR-448) que no trecho entre Sapucaia e Esteio deveria servir de dique de proteção contra as enchentes. No entanto, um estudo que apontava colocação de duas casas de bombas uma no Arroio Sapucaia, junto ao Rio dos Sinos e outra no Arroio Esteio, além da construção de diques auxiliares nestes dois arroios após a BR 116, nada destas indicações foram feitas pelo Governo Federal, omissão que transformou a obra num dique negativo. Soma-se a isto que ao invés de pontes no Arroio Esteio foram construídas galerias que não dão conta da vazão da água em dias de grandes precipitações, extravasando o arroio e diminuindo sua velocidade de vazão para o Rio dos Sinos. Neste contexto, podemos afirmar que não necessitamos mais de Estudos técnicos de engenharia e impacto ambiental, necessitamos sim da aplicação e execução de obras importantes para protegermos Esteio e os demais municípios da região metropolitana. Não é preciso discorrer sobre os resultados nefastos que essa omissão na execução destas obras está causando ao comércio, a indústria, ao prestador de serviço e, sobretudo a população de Esteio. Esse diversionismo entre quem deve fazer e quem é responsável acaba prejudicando o primo pobre no caso o nosso município que sofre as maiores consequências e o real prejuízo da enchente. Os Governos Federais e Estaduais devem contribuir com investimentos em obras que são urgentemente necessárias. Além disso, a mobilização popular é uma forte aliada na cobrança de ações concretas. O povo despertou e quer agilidade e competência na gestão pública. É preciso manter a mobilização popular e aumentar ainda mais a pressão por resultados efetivos por parte do Governo Federal e Estadual. Outro ponto importante que devemos rever as cidades não possuem mais drenagem natural, a ganância do asfalto esta cobrando seu preço, ruas e avenidas acabam se transformando em verdadeiros rios e a água acaba punindo tudo que encontra pelo caminho no dia de grandes enxurradas. A política de valorização do automóvel em detrimento da política de valorização do homem que tem como objetivo promover a atividade física e diminuir o número de carros nas ruas da cidade, pois temos que promover Sistema de Ciclovias Integradas, promover a circulação da utilização das bicicletas, promover projetos como o IPTU Verde que fornece desconto no IPTU, ao cidadão que promovem nas suas residências ações que promovem e valorizam o meio ambiente, como um simples jardim, que favorece a drenagem das águas da chuvas. Neste momento complicado e difícil é preciso ter os pés no chão, pois os problemas que parecem singelos se tornaram enormes para a comunidade de Esteio, é preciso uma união de esforços e partidos, pois acima das bandeiras partidárias temos a bandeira de Esteio e devemos lutar não uns contra os outros, mas lutar para despertar nas autoridades competentes suas responsabilidades sobre ações e investimentos que chegam a cifras das centenas de milhões de reais. O quadro atual é lamentável, mas é preciso seguir em frente, temos que unir bancadas, esquecer mágoas e unir esforços para que os projetos positivos existentes, se concretizem em obras eficazes, o esforço de todos nós será sempre digno, pois a luta mesmo que árdua é necessária para que o município não tenha um legado desumano e cruel com a população em razão de toda esta destruição patrimonial e moral causada pelas enchentes.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Bola de Cristal 

Instrumento poderoso utilizado há muito tempo pelas ciganas em várias partes do mundo. Ainda causa certo mistério em sua prática. Não está relacionada a feitiços, mas com as forças da natureza. Utilizada geralmente por mulheres ciganas como clarividência. Elas se concentram e conseguem visualizar imagens do presente e futuro na bola de cristal. Os ciganos têm a tradição de ler a sorte. Para isso usam seus dons e os aprendizados que foram passados pela oralidade de geração a geração. Com diferentes instrumentos incluindo a bola de Cristal. As grandes curandeiras utilizam como instrumento de confirmação de suas visões, e como suporte para transformações necessárias na vida das pessoas.  Engana-se quem pensa que não passa de um engodo a visualização na bola de cristal. Pois, as revelações são surpreendentes. Nós ciganos trabalhamos com diferentes oráculos, e conhecimentos ancestrais que preservamos por gerações. E que nos orgulhamos. Nossa cultura possui características culturais e tradicionais diversificadas que nos tornam conhecedores de muitos mistérios, privilégio de poucos, orgulho de uma etnia. Abraço fraterno, toda benção!


Recuperação do Parque Assis Brasil estará concluída até a feira 
Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões 
nos reparos e adequações
Sérgio Bandoca acompanha o andamento dos trabalhos
Faltando cerca de 20 dias para a abertura oficial dos portões ao público para a 38ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), as obras de recuperação do Parque Assis Brasil estão aceleradas e a expectativa é entregar dentro do cronograma previsto pela pasta competente.   O subsecretário do Parque de Exposições, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva, informou que uma das primeiras medidas que foram tomadas após ser empossado como responsável pela área foi a troca dos telhados de alguns pavilhões, que haviam sido danificados em um tornado, em dezembro de 2014, que devastou grande parte do parque e do bairro Novo Esteio. “Além disso, também foram realizadas novas obras, entre elas a restauração da parte elétrica e outros reparos necessários”, comentou Foscarini. De acordo com o subsecretário, cerca de R$ 2 milhões foram investidos em obras emergenciais e estruturais no local, a partir do auxílio da iniciativa privada. “O que nos próximos dias já deve estar em fase de conclusão é o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) para que seja liberado pelo Corpo de Bombeiros, focado para a realização do evento”, enfatizou Bandoca. Sérgio Foscarini ressaltou que apesar dos contratempos, a expectativa por parte dos organizadores da maior feira do agronegócio da América Latina é superar o número de visitantes, em relação a 2014. Um dos principais motivos será a presença maciça de expositores divulgando sobre as últimas novidades, no que tange a tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estão previstas na feira as mais modernas máquinas, assim como o melhor da genética e raças de maior destaque criadas no Estado.
ALAGAMENTO – Com a chuva que atingiu o Estado e a região, parte do Parque de Exposições Assis Brasil também sofreu com a enxurrada. Tanto que na tarde do dia 14 de julho, devido ao grande acúmulo de água nos arroios Sapucaia e Esteio, houve um transbordamento que invadiu grande parte do parque e consequentemente, o bairro Novo Esteio. Por aproximadamente 24 horas, o pânico e a calamidade resultou em transtornos e a destruição de bens materiais de grande parte dos moradores. Mas talvez uma medida poderá amenizar ou até resolver o problema que é a construção de um dique, ao lado do Arroio Esteio. Um dos objetivos é evitar que durante os eventos a serem realizados no Parque Assis Brasil haja transtorno com alagamentos. No dia 17 de julho, foi assinado um contrato entre o Governo do Estado e a empresa Bolognesi que irá explorar alguns pontos do parque no período de 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Nesse período, estão previstos a construção de espaços de lazer e cultura, focados para o agronegócio gaúcho.


Hospitais Getúlio Vargas e São Camilo
ampliam serviços na região
Representantes da área da saúde visitaram ambas as Casas de Saúde
Os hospitais municipais São Camilo, de Esteio, e Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, ampliam o termo de cooperação técnica abrangendo a regionalização de serviços de saúde, com garantia do atendimento e da qualidade na assistência à população dos dois municípios. A proposta prevê o encaminhamento de cirurgias de urgência e os atendimentos em traumatologia para a Fundação Getúlio Vargas. Em troca, o São Camilo assumirá os tratamentos da urologia e as internações pediátricas que seriam realizadas em Sapucaia. Durante uma visita, no dia 05 de agosto, o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, e de Esteio, Gilmar Rinaldi, bem como autoridades, vereadores e representantes do Conselho de Saúde visitaram as duas instituições.  Conforme Ballin, o objetivo da visita foi avaliar as condições dos hospitais para formar parceria sem reduzir a assistência à população das duas cidades vizinhas. “A troca de serviços de saúde é uma prática antiga. Nossa parceria com Esteio acontece há mais de 15 anos, mas somente agora conseguimos amadurecer essa proposta. Diante deste momento de crise financeira do Estado, daremos um passo importante garantindo atendimento com o mesmo padrão, podendo qualificar serviços”, ressaltou. “Estamos regionalizando a assistência em saúde e continuaremos lutando para conseguir recursos. O vice-prefeito esteiense, Fladimir Perondi Costella comentou que a troca de serviços representará economia para os dois hospitais. Ele explicou que a intenção é otimizar serviços e racionalizar o atendimento de acordo com a disponibilidade de cada hospital, tendo em vista que a distância entre as duas cidades é de apenas 4 km aproximadamente.


Lançada oficialmente a 38ª Expointer 
em Porto Alegre 
A apresentação das novidades do evento aconteceu no Palácio Piratini
Apesar da crise, a expectativa é de superar a edição de 2014 do evento
Foi realizada no dia 05 de agosto, a solenidade de lançamento da 38ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). O evento ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, onde contou com a presença de autoridades, empresários e produtores rurais. O chefe do Executivo estadual, José Ivo Sartori disse que a exposição é um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina. “Olhem para esta Expointer como um evento que precisa de muito estímulo e colaboração. Mesmo com os ares de dificuldades econômicas no Estado e no país, manter este encontro já é uma forma de desafiar o amanhã e dizer que vamos superá-lo com unidade, vontade e disposição”, afirmou o governador. Sartori ressaltou ainda sua certeza de que a Expointer 2015 “será uma demonstração do Rio Grande que dá certo”. De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, a estrutura do parque, atingido por um vendaval em dezembro de 2014, foi completamente recuperada. “Teremos as estruturas prontas para a feira, resultado de esforços junto às entidades parceiras do parque. Com certeza, teremos um grande evento, onde apresentaremos o melhor de nossa agropecuária e o grande potencial do setor primário gaúcho”, disse, acrescentando que o governo deu um passo importante na revitalização do Parque Assis Brasil ao conceder parte da área para implantação de melhorias em infraestrutura.
Expectativa - Polo afirmou ainda que, apesar do quadro de recessão econômica, a expectativa de negócios na feira é positiva. “O setor do agronegócio acumula bons resultados neste e nos últimos anos, especialmente em relação á última safra”. Eu sua fala, o prefeito Gilmar Rinaldi elogiou e agradeceu pela parceria com a iniciativa privada que vai modernizar o Parque Assis Brasil. “Podemos aproveitar essas parcerias para implantar um polo tecnológico, que será de suma importância para a agricultura de nosso Estado e para Esteio. Acredito ser um bom momento para fortalecer essas parcerias”, enfatizou Rinaldi. A 38ª Expointer ocorre entre os dias 29 de agosto e 06 de setembro.
Número de inscritos e novidades 
Neste ano, 4.758 animais estão inscritos na feira, que apresentará cerca de 160 raças. Os visitantes poderão conhecer as últimas novidades em maquinário e em tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estarão expostos ainda o melhor da genética pecuária das raças de maior destaque criadas no Estado. A programação conta com mais de 500 atrações simultâneas, que ocorrerão nos 141 hectares do parque. Entre elas, estão a Feira da Agricultura Familiar, palestras técnicas, a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais.


Coração de Maria em festa 
Terá início no dia 14 de agosto, a novena que marca as celebrações em homenagem aos 75 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Neste ano, o tema escolhido foi ‘Igreja e Renovação Espiritual’. Já o lema que será a base das atividades serão ‘Celebrando o Ano Jubilar e Renovando a Vida paroquial em comunidades, em vista de um futuro melhor’. O primeiro dia, o encontro religioso inicia às 19h30, com a novena tendo como responsável o padre João Carlos. O assunto abordado será “Sinais dos tempos e conversão pastoral”. Já no dia 15, a partir das 14h30, acontece o passeio ciclístico, onde os participantes devem levar sua bicicleta e se divertir. Já às 19 horas, o celebrante será padre João Carlos Strack, que já atuou em paróquias da cidade. O foco da ação será “A comunidade de Jesus na Perspectiva do Reino de Deus”. No dia 16 de agosto, o assunto abordado pelo pároco Fabiano dos Santos será “A misericórdia entre nós. Misericordiosos como o Pai”. A novena terá início a partir das 19 horas. E no dia 17, padre Carlos Feeburg irá celebrar a missa com o tema “Educação e Espiritualidades Ecológicas”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 
DE MENOR 

Reza um Velho ditado: ‘’ Vivendo e aprendendo...’’ Acrescento: ‘’ aprendendo e morrendo...’’ Entre os infinitos temas, destacamos um: “De menor, ou, menor.” Meu Deus do céu! Quanto papo! Quanto debate! Quanta poesia! Enquanto o rapaz não completar os dezoito aninhos, é tratado como uma criança impecável... Não o bastante, recordemos algumas ‘’ boas obras’’ dos anjinhos... 1- Estupros; 2- Assaltos; 3-Roubos; 4- Brigas; 5- Tiros; 6- Desrespeitos para com os mais velhos; 7-Palavrões; 8-Assassinatos; 9- Drogas; 10-Bebidas Alcoólicas... Pior! Não podem ser punidos, porque são “de menor...” Por isso, “pintam e bordam...”. Criamos víboras. Seremos as próximas vítimas, se já não somos... Urge mudar logo! Os criminosos, maiores ou menores, devem ser castigados. A justiça e o bom senso o exigem. A boazinha sociedade se transformou em antro de marginais e de bandidões... Até quando?... Melhoremos. Demos forças ao bem e aos bons. Fim de papo.


Encontro da Família será entre os dias 09 e 16
Entre os dias 09 e 16 de agosto acontece na Paróquia Imaculado Coração de Maria, as atividades alusivas a Semana Nacional da Família, edição 2015. O evento que antecede as festividades e a novena da padroeira do município. A abertura oficial será no dia 09, com uma missa festiva a partir das 9 horas. O tema escolhido para marcar o primeiro dia de ação é ‘Igreja: mãe e mestra’. A programação continua no dia 12, com uma celebração tem terá como foco principal ‘Família, esperança de Deus para o mundo’. O encerramento dos festejos ocorrerá no dia 16 de agosto, a partir das 8h30, com o encontro das famílias. Na oportunidade, o evento será aberto para todas as famílias, independente qualquer situação que estejam, casados ou não, primeiro ou segundo matrimônio, viúvos, entre outros. A data será marcada de reflexão sobre a situação da família na atualidade, através de dinâmicas, testemunhos e palestras com convidados. Entre os palestrantes no evento está o assessor pastoral familiar da Arquidiocese de Porto Alegre, padre Talis Pagot e a participação do arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Segundo os organizadores, através do setor família da paróquia, serão aceitas apenas inscrições antecipadas, devido ao controle do almoço, e ainda, a escola de educação infantil situada ao lado do templo religioso terá um esquema especial para os casais que trarão seus filhos para melhor cuidá-los. O valor da inscrição é de R$ 15,00 por família mais um litro de leite, que será destinado para as obras assistenciais da igreja. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9238-3438 e 9163-5000.


Ano jubilar do Coração de Maria 
será marcado por ato solene 
O evento deverá ocorrer ainda em agosto, data da padroeira da cidade
O prédio atual do templo religioso é um dos pontos de referência na cidade
Foi aprovado pelo Legislativo, o Projeto de Resolução, que institui, no âmbito da Câmara Municipal, a sessão solene em homenagem aos 75 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Segundo informações do documento, o ato solene deverá ser realizado dentro das comemorações do dia da padroeira que acontece no dia 22 de agosto. Cabe a presidência nomear uma comissão organizadora da sessão, bem como a adoção de providências necessárias à realização da atividade. O grupo ficará responsável em elaborar e executar as ações que farão parte da sessão solene. Um dos párocos que atuaram no templo religioso ao longo das décadas foram Monsenhor padre Geraldo Penteado de Queiroz, que inclusive empresta seu nome ao prédio administrativo da Câmara Municipal, bem como o padre André Carbonera, padre Felipe Atucha, entre outros. Um dos momentos mais tristes foi a demolição do prédio, que em 2015 é lembrada as duas décadas do fato. O templo religioso fica na Rua Coração de Maria, 120, bairro Centro.



Trio é preso com armas 
e drogas no Sete
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul realizaram na noite do dia 31 de julho, mais uma operação intitulada ‘Visibilidade e Inquietação’. A atividade ocorreu simultaneamente nas cidades que fazem parte do Comando de Policiamento Metropolitano e resultou na prisão de pelo menos três suspeitos. Segundo informações do Batalhão, os indivíduos foram abordados próximo a uma residência localizada na Travessa Justino Camboim, no bairro Sete, em atitude suspeita. Durante a revista dos PMs no trio, foi possível identificá-los, pois dois envolvidos tem antecedentes criminais. Um dos homens, de 34 anos possui registro por perturbação do sossego alheio. O outro, de 24 anos, tem envolvimento por posse de entorpecentes e furto. O terceiro, com 21 anos, não tinha o nome envolvido em delito. Em posse de um dos suspeitos do bando, os policiais militares encontraram uma pistola calibre 38, com numeração raspada, um carregador municiado com 12 cartuchos intactos. Além disso, o trio possuía ainda 25 petecas de cocaína, pesando aproximadamente 5,2 gramas e uma bucha de crack, contendo cerca de 4,5 gramas. Os PMs também encontraram uma quantia em dinheiro estimado em R$ 244,00. Diante da situação, foi dada voz de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O grupo foi encaminhado para a DPPA, em Canoas para ser registrada a ocorrência. A operação resultou em quatro estabelecimentos comerciais inspecionados, 289 pessoas abordadas, 211 veículos fiscalizados. Desses, quatro veículos autuados e dois veículos recolhidos ao depósito.


Suspeito é detido no bairro Santo Inácio
Foram recuperadas a mochila e os objetos roubados
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 34º BPM efetuou a prisão de um homem de 25 anos, em uma das vias do bairro Santo Inácio. De acordo com informações do BPM, o suspeito foi reconhecido pelas vítimas por ter assaltado pedestres no bairro. Com ele, os PMs encontraram dois aparelhos celulares, três bonés, uma corrente de prata e uma mochila. Todos os materiais foram recuperados pelos brigadianos. O preso possui antecedentes na polícia por roubo a pedestre e tráfico de entorpecentes, além de encontrar-se foragido do sistema prisional. O delito foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Operação Dimensão resulta na 
apreensão de ecstasy 
Essa é a maior apreensão da droga no Estado 
Policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/DENARC) executaram a Operação Dimensão, que resultou com uma grande apreensão de drogas sintéticas. O principal alvo da investigação, que foi preso,  residia em Florianópolis e fazia as cargas da droga chegarem ao RS e, quase sempre, eram descarregadas em Esteio ou Porto Alegre. A partir desses locais, o material era distribuído para cidades da Região Metropolitana e Serra. Segundo o delegado Mario Souza, essa pode ser considerada a maior apreensão de ecstasy feita pelo Denarc. Foram apreendidos 2.300 comprimidos desta droga, maior apreensão do departamento em uma única ação. Durante a operação, 16 suspeitos de tráfico de drogas foram presos nos últimos sete meses de investigações. “Na última ação do Departamento para captura dos envolvidos, foi realizado um cerco policial que contribuiu para a prisão em flagrante de um dos traficantes responsáveis por um dos maiores derrames da droga no Estado’, informou Souza. Ele comentou que o homem, de 28 anos, era um dos mais influentes indivíduos nesse segmento e possuía um esquema muito bem articulado que injetava milhares de ecstasys todos os meses no Rio Grande do Sul. “Conforme estimativas da equipe de investigações, nas últimas cargas o suspeito teria colocado no mercado gaúcho cerca de 11 mil cápsulas”.
TECNOLOGIA - Os policiais utilizaram modernas técnicas de investigações durante a realização das ações sigilosas. Foi montada uma estrutura de rota entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Os entorpecentes eram distribuídos principalmente em festas eletrônicas, por meio de uma rede extensa de distribuição, onde estima-se que pode ter sido cortado o abastecimento de um total de mais de 35 traficantes em Porto Alegre, 25 na Região Metropolitana e cerca de 15 na Região da Serra, totalizando cerca de 75 traficantes de drogas no Estado”, disse o delegado. Mário Souza enfatizou que esses números são meras estimativas, baseadas nos contatos analisados no conjunto da investigação. Após os procedimentos policiais, os presos serão encaminhados à Penitenciária Estadual do Jacuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário