quarta-feira, 3 de junho de 2015

EDIÇÃO 1983

Representantes do Lions Club Exposição faz entrega de materiais no São Camilo
Integrantes do clube e funcionários participaram do ato
Integrantes do Lions Club Esteio Exposição, por intermédio da presidente Maria da Graça, participaram no dia 22 de maio, da solenidade de entrega de equipamentos e materiais, destinada aos funcionários da Fundação de Saúde Pública São Camilo. Durante o ato prestigiaram a cerimônia a diretora adjunta, Rute Pereira e a chefe da enfermaria do bloco cirúrgico, Claudia. Foram doados para a sala de descanso dos médicos e enfermeiros do bloco cirúrgico, um aparelho de televisão de 40 polegadas, sofás, um aparelho de ar condicionado - split e refrigerador. Já a sala de espera dos familiares do bloco cirúrgico um televisor de 40 polegadas, um split, bebedouro, persianas e porta de vidro.


Postos de combustíveis são 
autuados pelo Procon
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal
As vistorias realizadas pelo Procon de Esteio flagrou mais dois postos de combustíveis com preços abusivos. A ação, que vistoriou os 17 estabelecimentos da cidade, com o apoio da Guarda Municipal, já multou quatro postos que estavam cobrando de R$ 0,37 a R$ 0,44 acima do valor máximo por litro de gasolina comum. Um dos postos multados baixou o preço após a fiscalização e aumentou novamente. Outro não respeitou o prazo de 48 horas estabelecido pelo órgão para reduzir o valor. O montante relacionado as multas será calculado de acordo com o faturamento do estabelecimento. Os postos são livres para definir os valores dos produtos, mas não devem ultrapassar o estipulado em decreto presidencial. O Procon tem realizado visitas frequentes dos postos para garantir que os locais sigam as regras.


Alterações do Plano Diretor é tema de debate 
Entre as mudanças estão mais ações contra enchentes
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação do Legislativo esteiense se reuniu recentemente, com representantes do Executivo Municipal, onde a titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto fez a apresentação da minuta do Plano Diretor. O encontro ocorreu no Plenário da Câmara Municipal. Conforme a secretária está sendo proposta uma revisão geral no plano. No parcelamento do solo, por exemplo, a proposta prevê reforço nas exigências em relação à drenagem e contenção de enchentes. Também caberá ao empreendedor manter as condições hidrológicas originais das bacias e executar as alternativas de amortecimento da vazão pluvial. “Foram reforçadas as exigências em relação à medidas contra alagamentos. Por exemplo, qualquer área para receber o licenciamento do seu parcelamento deverá previamente ter solucionada a sua condição de escoamento”, afirmou Joceane. Ela comentou que as diversas revisões que estão sendo feitas no Plano Diretor, tem o objetivo de simplificar e desburocratizar os processos de análise, visando ajustar itens que tenham demonstrado dificuldade de utilização ou estão em desacordo com a legislação vigente, entre outros aspectos.  “Incrementamos em relação à drenagem para que a cidade não sofra ainda mais com alagamentos”, explicou a arquiteta Claudia Damasio.
Participação - Ainda serão realizados debates no conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sapucaia do Sul e Esteio (Sease), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e associações de moradores.  As principais alterações do Plano Diretor também já foram apresentadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e foi lançado um calendário para tratar sobre as mudanças. O presidente da Comissão, vereador Marcelo Pereira ressaltou que o Parlamento Municipal está aberto para eventuais dúvidas, e vai aguardar agendamento da audiência pública.  “Estamos caminhando em passos corretos para a modificação do plano”, comentou. Também participaram da reunião o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Esteio, William Papi, o secretário de Obras, José Luiz da Silva, a arquiteta representante da Câmara no Conselho do Plano Diretor, Regina Célia Rodrigues da Silva, e o secretário do Meio Ambiente, Orides Oliveira. A apresentação da minuta é o instrumento básico de produção do desenvolvimento urbano, econômico e ambiental do Município e possui mecanismos para ordenar o desenvolvimento sustentável da cidade, de forma planejada.


Greve paralisa serviços na região
Paradas de ônibus ficaram lotadas nas primeiras horas da manhã
A última sexta-feira de maio, 29 de maio foi um caos para muitas pessoas na região, em função da greve geral, promovida por algumas centrais sindicais. Em Esteio e Sapucaia do Sul, praticamente todos os serviços foram mantidos em funcionamento na sua integralidade. Um dos transtornos que marcou a data foi a greve geral da Trensurb, que não funcionaram durante o dia. Os usuários que precisaram deste serviço tiveram que se deslocar para o trabalho ou para outros compromissos de carro ou de utilizar o transporte coletivo. Durante os períodos de pico, manhã e a tarde, alguns pontos de ônibus ficaram lotados de passageiros. Devido a greve, a Metroplan liberou para que os usuários pudessem andar de pé no coletivo. Algumas instituições de ensino também aderiram a paralisação, voltando a sua normalidade no dia 01 de junho.


Obra em avenida no Novo Esteio
Motoristas que trafegam pela via devem ficar atentos
Por mais de 15 dias, os moradores do bairro Novo Esteio, em especial aqueles que utilizam a Avenida Celina Chaves Kroeff, ao lado do Parque Assis Brasil tiveram a atenção redobrada. O principal motivo é que foi aberta uma cratera no canteiro central da via, próximo há uma das entradas da galeria existente no local. A grande maioria das famílias que residem nas imediações aguardam que com essas ações, os constantes alagamentos nesta região do bairro fique apenas na memória daqueles que presenciaram e não volte a causar transtornos.


Sandra Silveira e Eurípedes Carvalho assumem funções na Câmara de Esteio
Sandra Silveira e Eurípedes Carvalho
Desde o dia 01 de junho, a Câmara Municipal de Esteio conta com dois novos servidores. Foi homologado que o cargo de Diretora Legislativa seja conduzida pela ex-chefe do Executivo Municipal esteiense, Sandra Beatriz Silveira. Já o cargo de diretor administrativo ficará sob a responsabilidade do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Eurípedes Carvalho, conhecido como Piu. A direção geral da casa permanece com a servidora do quadro, Dina Trovo.

Abertas as inscrições para os interessados a ter piquetes na Semana Farroupilha 
Já estão abertas as inscrições para os interessados que pretendem participar da Semana Farroupilha de Esteio. O prazo de encerramento é 25 de junho, para aqueles que pretendem montar o piquete no Acampamento Farroupilha. O preenchimento das fichas acontece na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas. Para participar da maior festa tradicionalista do município, as entidades precisam apresentar uma proposta de trabalho para acolhimento de alunos das escolas, como oficinas, palestras e exposições, entre outras, que valorizem a cultura gaúcha. A seleção dos participantes e distribuição de espaços será feita pela SMAC, observando critério de relevância cultural. A reunião com os piquetes selecionados será no dia 30 de junho, às 19h, no auditório da Casa de Cultura, e a não participação poderá servir como critério de exclusão. Em 2015, foram montados cinco CTGs e 96 piquetes nos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar. O evento será realizado entre os dias 13 e 20 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esteio.rs.gov.br.


Projeto dá início à construção
Integrantes do Confeccionando os Sonhos ingressam 
em nova etapa do projeto
As participantes dando mais um passo no projeto 
Os tecidos estão sobre a mesa, e as ideias de como melhor aproveitá-los são verbalizadas pelas integrantes do projeto Confeccionando Sonhos, entusiasmadas com as diferentes possibilidades que vislumbram para as malhas e rendados com elastano e para suas vidas. A cooperativa de costureiras, que envolve 30 mulheres de sete bairros do Território da Paz de Esteio, entrou em sua segunda fase, e as máquinas de costura reta, overloqueiras e galoneiras devem começar a trabalhar a todo vapor até o final do próximo mês.  As integrantes do projeto querem ver render o investimento patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e coordenado pela Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos). Acompanhadas pela presidente da entidade ambiental, Marilene Kostelnaki, as integrantes da cooperativa, presidida por Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, contam com a orientação de profissionais do Senac-Canoas sobre a montagem do plano de negócio.
Marca - A coordenadora dos Cursos de Moda do Senac, Stifani Herpich, foi designada a trabalhar no layout do ambiente para que garanta a otimização do trabalho. Já a professora de Moda e Gestão Adriana dos Santos chamou as integrantes do projeto a pensarem como querem que a marca Confeccionando Sonhos seja vista no mercado. Também orientam o projeto, as professoras Janine Ledur, Camile Sancho e Carla Menna. Todo processo acompanhado pela pedagoga Carla Moraes.  Outras cinco mulheres fazem o curso Técnico em Modelagem Industrial na parte da tarde, com duração de quatro meses. Nas aulas, aprendem a fazer o molde, cortar e costurar a peça. Vencedor da Seleção Pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental,  o projeto Fortalecimento do Confeccionando Sonhos - Fase 2 tem como proposta auxiliar a implantação de uma cooperativa de costureiras. Além do Senac Canoas, tem como parceiros a Prefeitura de Esteio e o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop).

Situação do fornecimento de energia 
e telefonia é pauta de encontro
A rede nos postes estão em péssimas condições no Centro
A Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara de Esteio esteve reunida no dia 28 de maio,  com representantes de operadoras de telefonia e energia elétrica, para tratar sobre organização e fornecimento desses serviços em Esteio. A reunião foi realizada em uma das salas do prédio do Legislativo Municipal. Na oportunidade foram debatidos problemas com a instalação de rede de telefonia e elétrica, a exemplo de  postes em mau estado, emaranhados de fios e cabos caídos. Além da poluição visual, colocam em risco a vida dos cidadãos e comprometem a qualidade do serviço oferecido. A partir de agora, as empresas de telefonia devem organizar um sistema conjunto de reprogramação, com planejamento harmônico de distribuição de telefonia e energia elétrica. Também ficou combinada uma reunião no prazo de 60 dias para que as empresas apresentem o andamento de ações em prol das melhorias. Participaram da reunião na Câmara esteiense os representantes da AES Sul, Alessandra Kozlowski e Cassio Rodrigo Lima;  da GVT, James Schmidt Pereira e Alexandre Vitavar; da OI, Luiz Fernando, Marcos Pereira e Jaime Borin; da Claro/Embratel, Vanessa Viafore e Claudio Brambilla.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano MACHÃO OU MARICÃO 
Secretaria da paróquia. Alguém perguntou: - Os homens podem usar brinquinhos?... Sorri. Matutei. Respondi... - Segundo me consta, “brinquinho” é adorno feminino. Outrossim, muitos rapazes e diversos homens desfilam com brincos. Mais. Pintam o cabelo com cores berrantes e bem femininas. Nem o batom escapa... Jogadores de futebol entram em campo com chuteiras rosas, vermelhas, amarelas e quejandos... Os atletas ficam uma gracinha!... Os responsáveis pelo futebol deveriam se pronunciar e se impor. Afinal, é, ou não, um uniforme?... Nada contra os usuários de brinquinhos. Contudo, “cada macaco no seu galho...”. Num Programa Humorístico, um rapaz afina a voz. O psiquiatra: - Olhe a recaída!... O moço: - Eu sou macho, muito macho! Daí, engrossa a voz... Bem! Homens “casam” com homens... Mulheres se juntam a mulheres... Diante de tamanhas aberrações, vou me preocupar com chuteiras rosinhas?... Nem oito... Nem oitenta... Certamente, receberei infindas pauladas. Esperamo-las... Ponto final.


Distrito Industrial de Sapucaia do Sul
começa a sair do papel
A matrícula do loteamento foi entregue 
ao chefe do Executivo Municipal
O ato marca uma nova etapa empresarial na cidade
Foi realizado na tarde do dia 01 de junho, a solenidade de entrega da matriculo do loteamento do Distrito Industrial de Sapucaia do Sul. O documento foi entregue ao prefeito Vilmar Ballin que recebeu oficialmente das mãos de Amaurício Flores de Vargas, registrador substituto do Cartório de Registro Públicos da cidade e ocorreu no gabinete do prefeito. Autoridades e representantes do Conselho Municipal de Instalação do Distrito Industrial (Comidi) estiveram presentes. Segundo o prefeito Vilmar Ballin, a data marcará a história da cidade, através do desenvolvimento econômico e industrial. “Foram 15 anos de espera, pois o empreendimento estava presente nas metas da atual administração e conseguimos realizar. Tinha este projeto em mente desde o período em que eu e o atual vice atuávamos no Parlamento da cidade, onde lutamos para que o sonho se tornasse realidade. Estamos deixando um importante legado, uma verdadeira marca de desenvolvimento para Sapucaia, pois resultará na geração de emprego e renda”, ressaltou o prefeito. Já o secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Marcos Bender, falou da satisfação de participar deste momento. “Estou sentindo um orgulho, como sapucaiense, de estar à frente deste projeto, ao lado do Governo e representando os empresários da cidade, através da ACIS e CDL. Estas entidades tiveram participação essencial durante o processo e estiveram sempre do nosso lado, em todos os momentos”, frisou Bender.
Divisão - Com a matrícula do loteamento em mãos, a Prefeitura já pode chamar os empresários selecionados na primeira fase, para assinarem os contratos de compra e venda dos seus lotes no Distrito. A partir da próxima semana, os empresários serão chamados para dar início ao processo de transferência dos lotes. Além disso, serão chamados, também, os empresários pré-classificados durante a primeira fase, para se inscreverem na lista de suplência, caso haja alguma desistência. A partir da formalização, a Administração Municipal vai encaminhar  o edital de licitação para contratação de empresa que executará as obras de infraestrutura do loteamento. O edital está previsto para sair ainda neste mês de junho.  A previsão é de que quando concluído, o Distrito Industrial de Sapucaia do Sul gere mais de duas mil novas vagas de empregos, cerca de quatro mil empregos diretos, e apresente um faturamento anual de R$ 400 milhões e uma arrecadação tributária de R$ 120 milhões. O Distrito Industrial será construído em uma área de 23 hectares no quilômetro 6 da rodovia RS 118.


Iniciada a pavimentação na Avenida Beira Arroio
A avenida dará um novo conceito urbanístico para a cidade
O prefeito Gilmar Rinaldi; o vice, Fladimir Perondi Costella e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, acompanharam no dia 02 de junho, o início do asfaltamento da Avenida Brasil, também conhecida como Beira-Arroio. A via está sendo pavimentada na extensão entre Avenida Presidente Vargas e a Rua Rio Grande. Confirmando-se as previsões de tempo bom para o decorrer da semana, o asfaltamento deste trecho deverá ser concluída até o final da semana. Também participou da vistoria o titular da secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt. Gilmar e Costelinha vistoriaram, ainda, as obras de ampliação da galeria de esgotamento pluvial da Rua Dona Isabel, que deverá ser concluída em aproximadamente um mês. A construção da Avenida Brasil ou Beira Arroio e a ampliação da galeria integram o projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia, que está com 63% dos trabalhos concluídos. A finalização destas obras é uma das prioridades da Administração para 2015, medida fundamental para reduzir as chances de alagamentos na Vila Nova, Navegantes e ruas Rio Grande e Bento Gonçalves, locais historicamente prejudicados por cheias. O investimento, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Prefeitura é de R$ 19,5 milhões. A construção da Avenida Brasil representará uma melhora significativa na mobilidade urbana de Esteio. A margem do Arroio Sapucaia será totalmente recuperada, gerando um novo espaço para lazer e práticas esportivas, com ciclofaixa e espaço para caminhadas. A via também servirá como dique de contenção, dificultando a ocorrência de cheias do arroio. Os trabalhos sob a ponte da Rua Dona Isabel, no bairro São José envolvem a construção de uma terceira galeria, permitindo maior vazão para a água. Como antes existiam apenas duas galerias, o local formava um funil e facilitava o alagamento de vias e residências próximas em dias de fortes chuvas.


Expoleite/Fenasul encerra com vendas 
em quase R$ 2 milhões 
Além da feira leiteira, os visitantes também tiveram 
outros atrativos no evento
Com um clima de otimismo e boas vendas marcou o encerramento da 38ª Expoleite e a 11ª Fenasul realizada entre os dias 27 a 31 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil. O dia ensolarado e frio contribuiu para a presença de público visitante nos pavilhões do gado leiteiro, onde estava ocorrendo o evento. Conforme o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, a primeira grande festa realizada no parque, após o tornado de devastou alguns espaços, foi marcado pela força e a superação dos colaboradores. “O apoio das entidades como Farsul, Simers e ABCCC foram fundamentais para a realização da festa, se tornando a maior edição da feira, no que tange em vendas e público”, disse Polo. Ele comentou que o Corpo de Bombeiros do município tem papel importante, pois estão apontando as medidas que precisam ser feitas para as melhorias no Parque Assis Brasil. “Com o bom andamento dos trabalhos, até a Expointer estará tudo concluído para o local sediar a mais feira do agronegócio da América Latina”.
Otimismo - Ernani Polo anunciou que a edição 2015 da Expoleite/Fenasul superou as vendas do ano passado, em especial do gado leiteiro, que teve um crescimento de 57%. “A feira proporcionou que fossem feitos negócios expressivos, bem como evidenciar a qualidade da cadeia produtiva do leite, que é uma das melhores do país”. O sub-secretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva falou com otimismo sobre o primeiro evento como responsável pelo espaço. “A Expoleite/Fenasul superou as expectativas, pois agregou outros eventos paralelos como o Rodeio, apresentação de Cavalos Árabes e outras atrações que proporcionaram a visitação do público”, enfatizou Foscarini. Ele ressaltou que após o evento serão retomados os trabalhos de recuperação do Parque para a Expointer. “Num curto espaço de tempo já conseguimos refazer 40% da área, mas até agosto, tudo estará em ordem para a festa do agronegócio”.

Visita oficial destaca a força da cadeia leiteira
José Ivo Sartori esteve visitando os expositores durante a feira
O último dia do evento também foi marcado pela entrega do troféu dos destaques da Expoleite, na pista de julgamentos. A festa contou com a presença de produtores da cadeia leiteira, empresários e convidados. Durante o evento, o governador do Estado, José Ivo Sartori esteve na solenidade. O chefe do Executivo estadual percorreu o pavilhão principal da feira, onde conheceu um pouco mais sobre a produção leiteira no Rio Grande do Sul. Sartori falou que esta feira está passando por um momento histórico, pois apesar de escândalos envolvendo alguns produtores de leite, a Expoleite oportunizou mostrar para o país a qualidade do produto que é realizado nas propriedades. “Com leite de qualidade, estimula os produtores, que resulta na geração de renda e empregos no campo”. José Ivo Sartori informou que já estão em tratativas para a organização da Expointer 2015, que tem início no dia 29 de agosto. “A ajuda da comunidade e dos colaboradores foi importante para que a Expoleite fosse a melhor”.


Qualidade e abertura de novos mercados
marcou a Expoleite/Fenasul
Marcos Tang entregando um troféu ao chefe do Executivo Estadual
O presidente da Gadolando, Marcos Tang disse que a Expoleite/Fenasul ocorreu positivamente, o que tornou a feira um espaço agregador mostrando a importância da cadeia produtiva leiteira. Além disso, os números de vendas foram superiores aos números de 2014. Por exemplo, na feira de terneiros foram comercializados mais de R$ 1 milhão em vendas, enquanto isso, em 2014 girou em torno de R$ 800 mil. Os leilões neste ano quase atingiram o patamar dos R$ 2 milhões. “Os números obtidos com a venda e com os eventos paralelos foi algo jamais visto na história da Expoleite/Fenasul. Isso é um bom indicativo para a Expointer e para outras feiras que serão realizadas neste período”. Tang enfatizou que no evento foram realizados fóruns técnicos e leilões com vendas significativas. “Um dos diferenciais da feira foi destacar a qualidade do leite gaúcho e abrir novos mercados. Além disso, dando ênfase a qualidade dos profissionais que atuam neste segmento”, disse Marcos. Marcos Tang comentou que um dos eventos mais importantes foi no último dia da feira, onde foi realizado um leilão, transmitido pela TV, onde foi vendida uma vaca no valor de R$ 100 mil para um pecuarista do estado de Minas Gerais.

Crianças sapucaienses participam 
de ação sobre saúde bucal 
Um dos atrativos foi a entrega de kits para os alunos das escolas
Alunos aprendem desde cedo a ter higiene na boca
Com o objetivo de promover a saúde bucal nos primeiros anos de vida dos pequenos estudantes sapucaienses, as secretarias de Educação e Saúde e, em parceria com o SESC-RS, realizam o Programa Sorrindo para o Futuro.  Por meio da iniciativa, 887 alunos da educação infantil do Município serão agraciados com kits de higiene bucal. Os primeiros a serem contemplados com o material foram os 175 alunos da Escola de Educação Infantil Hugo Gerdau, do bairro Fortuna. A entrega ocorreu no dia 01 de junho. Educação - De acordo com o titular da pasta de Educação, Luciano Rodrigues, além da distribuição dos kits, ao longo do ano o programa segue com diferentes ações educativas e de formação. “Uma novidade para este ano, serão os cursos de capacitação para as equipes que atendem os bebês de zero a 12 meses dos berçários, pois eles precisam de atenção em saúde bucal”, enfatizou Rodrigues. As crianças recebem, ainda, visitas periódicas de dentistas do Município. Ele informou que os alunos também estão tendo seu peso e altura medidos para avaliação antropométrica, bem como a saúde nutricional realizada por equipe técnica do Setor de Nutrição Escolar (SENE). Também irão receber os kits do programa, os alunos das escolas Dalila da Silveira Oliveira, EMEI Romana Gonçalves Alves e na EMEI Mara Mattos. O kit é composto por um estojo contendo escova de dente, pasta de dente e fio dental, além de orientações de escovação e higiene bucal.


Vagas de emprego em Sapucaia do Sul 
O Sistema Nacional de Emprego (Sine), de Sapucaia do Sul, oferece novas vagas de emprego para os sapucaienses. Atualmente, são 146 ofertas, em diferentes áreas e funções. A procura maior é por atendente central de telemarketing, com 50 vagas. Quem tiver interesse deve procurar o Sine/FGTAS que fica localizado junto à sede da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, situada na Avenida Assis Brasil, 47, levando a carteira de trabalho. A retirada de senhas para consulta das vagas de emprego ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. As vagas têm critérios pré-definidos que variam de acordo com a empresa, como tempo de experiência na função, sexo, idade e local de moradia.
Vagas - Abastecedor de linha de produção - 23 vagas, Agente de vendas de serviços - 2 vagas, Ajudante de açougueiro (comércio)  - 10 vagas, Ajudante de obras - 15 vagas, Atendente central de telemarketing - 50 vagas, Auxiliar de cozinha - 5 vagas, Auxiliar de limpeza  - 5 vagas, Auxiliar de manutenção predial - 5 vagas, Caixa no comércio - 10 vagas, Cozinheiro geral - 1 vaga, Balconista - 1 vaga, Carpinteiro  - 10 vagas, Frentista - 1 vaga, Panfleteiro - 1 vaga, Porteiro - 2 vagas e Promotor de vendas - 5 vagas



Tradicionalistas participam do 
1º Rodeio Fenasul no Parque

Público e competidores movimentaram o Parque Assis Brasil
Dezenas de pessoas de várias cidades do Estado prestigiaram nos dias 29, 30 e 31 de maio, a primeira edição do Rodeio Fenasul, que aconteceu paralelo a Expoleite/Fenasul, no espaço destinado a provas campeiras, no Parque de Exposições Assis Brasil. Segundo um dos organizadores do evento e também presidente da Federação Gaúcha do Laço (FGL), Cléber Vieira, o evento ocorreu em parceria com a entidade e o governo do Estado, por intermédio da secretaria do Turismo e Lazer, que ofereceu esta estrutura para que a atividade fosse realizada em Esteio. “Foi algo que surpreendeu os competidores e os visitantes, diante a infraestrutura do local, bem como a vinda de 1,8 mil participantes”, disse Vieira. Ele comentou que além de laçadores do Rio Grande do Sul, também estiveram prestigiando o Rodeio Fenasul, participantes de outros estados como de Santa Catarina e até São Paulo. “O Rodeio foi um evento agregador a feira do leite, pois proporcionou a presença de público e para o próximo ano, a tendência é ser ainda maior”, ressaltou Cléber, informando também que em 2016 deverá ser realizada mais uma edição do evento no Parque, em maio.


Operação ‘Balada Segura’ completa três anos de trabalho e fiscalização 
no trânsito 
A ação resultou na redução de acidentes e outros incidentes
Nos três anos desde sua implementação no município, o projeto ‘Operação Balada Segura’ já realizou mais de quatro mil veículos foram abordados em 82 operações. Também foram contabilizados 107 veículos recolhidos e 337 carteiras de habilitação recolhidas. Durante o período, foram realizadas 4.234 testes de bafômetro, como também 161 autuações por recusa a fazer o teste e 168 multas por embriaguez. A faixa etária com maior quantidade de autuados é entre 26 e 31 anos. Mais uma edição foi realizada na noite do dia 31 de maio, na Avenida Presidente Vargas, no entroncamento com a Rua Garibaldi, no Centro. Além das blitzes, em 2014 foi lançado o Comitê Municipal da Balada Segura. O grupo é composto por representantes das esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS. O Comitê será responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública. Outra iniciativa é o acompanhamento do perfil dos motoristas flagrados dirigindo após consumir bebidas alcoólicas.  A ‘Operação Balada Segura’ tem como objetivo fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Brigada Militar, Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). Os dados em relação a Balada Segura foram divulgados no dia 29 de maio, por intermédio da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, contabilizados até o dia 25.


Catadores são flagrados por descarte 
de entulho no Arroio Esteio
 As podas das árvores estavam sendo deixadas as margens do arroio
A Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) recebeu a informação de que o Arroio Esteio estava recebendo o descarte irregular de restos de poda junto à Rua Novo Hamburgo. A patrulha flagrou o descarte no dia 25 de maio, sendo realizado por dois catadores que informaram que o material vinha da Rua 24 de Agosto. Os resíduos foram recolhidos e devolvidos ao local de origem, onde o proprietário foi notificado pelo descarte irregular e pelo corte ilegal da árvore. A Pipa, projeto realizado pelas secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e de Obras Viária e Serviços Urbanos, atua desde 25 de novembro de 2013. A fiscalização é realizada 24 horas por dia. Acima das autuações, a Pipa trabalha na conscientização quanto a locais para descarte correto, para remoção de materiais de construção na via pública e passeios, e quanto a licenças para a adequação às normas de veículos de tração animal. Quem flagrar alguém jogando entulhos em áreas públicas pode entrar em contato pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelo telefone da Guarda Municipal (153).


Os indivíduos foram levados
para a DPPA, em Canoas
Trio é detido por tráfico 
de drogas no Piratini 
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), ligado ao 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul estavam realizando um patrulhamento de rotina pela Rua Otaviano as Silveira, no bairro Piratini, quando abordaram três indivíduos em atitude suspeita. O trio estava conduzindo um veículo Pálio, de cor branca. O fato aconteceu no dia 28 de maio, por volta das 23 horas. Segundo informações do POE, com um dos suspeitos foi encontrado 21 papelotes de cocaína e três tabletes de maconha. Já o outro integrante do grupo estava com um cigarro de maconha e o terceiro envolvido estava dirigindo um veículo roubado. Os três receberam foram indiciados por tráfico de drogas, um outro, os outros dois, por posse de entorpecentes. Os homens foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde prestaram depoimento e no local foram tomadas as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário