quinta-feira, 28 de maio de 2015

EDIÇÃO 1982

Maragato tem sido uma das
revelações do humor gaúcho
‘Noites de Humor’ acontece em junho 
O humorista esteiense Maragato foi um dos contemplados no setor cultural da cidade através do Fundo Municipal Pró Arte (Fumproarte). O projeto aprovado foi ‘Esteio querência do humor gaúcho’. Com esse objetivo, ele esteve divulgando o trabalho, em visita ao Jornal Destaque, na tarde do dia 21 de maio. Segundo o artista, um dos principais objetivos do projeto é dar condições para que o Município seja inserido no cenário dos grandes shows de humor, bem como revelar talentos existentes na cidade e no Estado. “Além disso é poder divulgar na comunidade que são feitas atividades culturais em Esteio e podemos aproveitar mais os espaços destinados ao entretenimento”, comentou Maragato. Ele informou que está previsto para ser realizada nos dias 12,13, 14 e 15 de junho, a primeira edição de Noites do Humor, que ocorrerá no auditório da Casa de Cultura Ludrefina Araújo Gaya. Trata-se de espetáculos com humoristas do Estado. “A ideia não ficará restrita a cidade, mas a proposta no futuro é expandir para as cidades que estejam interessadas no projeto”. De acordo com o humorista Maragato, talvez seja a primeira vez que Esteio e região receberá espetáculos teatrais com qualidade, onde estão sendo verificados todos os detalhes do espaço, desde cenário, figurino, sonorização e acomodação dos espectadores. “Devemos levar a cultura para todos os lugares, em especial, nas periferias, onde é difícil acesso”. Maragato já esteve representando o Estado em programas de televisão na capital paulista, como o ‘Tudo é Possível’ e ‘Show do Tom’, na TV Record.


Nova opção de lazer para os sapucaienses
Pista de caminhada dará mais incentivo a prática esportiva na cidade
Uma pista de caminhada será um dos novos atrativos para os moradores de Sapucaia do Sul. O novo espaço está sendo desenvolvido na Avenida Leônidas de Souza, através da iniciativa da secretaria de Serviços e Mobilidade Urbana. No trajeto da pista receberá tachões, além de placas de sinalização. A pista tem 1,2 quilômetros de extensão, entre a Rua Rio Branco e Avenida Luis Pasteur, divisa entre os municípios de Esteio e Sapucaia. A medida visa dar mais segurança aos adeptos de caminhada, evitando acidentes.


Luciano Brandão também foi entrevistado
na Rádio Jornal Destaque
Novo titular da Corsan Esteio 
visita o JD
Uma das ações é resgatar 
um contato mais direto 
com a comunidade 

O chefe da US Esteio da Corsan, Luciano Vieira Brandão esteve realizando na manhã do dia 21 de maio, uma visita ao Jornal Destaque. Luciano foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Luciano disse que assumiu a função desde 02 de abril de 2015, mas já possui um elo de ligação com a empresa, pois desde 2013, exerceu o trabalho na coordenadoria operacional que fica localizada no bairro Novo Esteio. “O município vem sendo pioneiro, inclusive em âmbito nacional, por estar executando obras que vise oferecer a população um tratamento de esgoto sanitário”, disse Brandão. Ele comentou que apesar dos transtornos causados com as obras que é algo inevitável e ocorrerá em qualquer lugar que for feita uma obra desta magnitude, mas o benefício para as futuras gerações será de grande valia. “Num futuro próximo, os rios estarão menos poluídos e o saneamento básico dará mais qualidade de vida e menos investimentos na saúde”.
Aproximação - O novo responsável pela unidade falou que apesar das obras de esgotamento sanitário estarem acontecendo em diversas cidades do Estado, mas o foco principal estão os municípios de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas. Durante o trabalho, talvez um dos problemas enfrentados pela empresa contratada para a realização das obras, nas cidades metropolitanas é relacionada a mexer na camada de asfalto, bem como nas calçadas. “Devemos observar que isso é transitório e caso não seja reconstruído adequadamente, o responsável, que é um dos fiscalizadores, deve acionar a Corsan, para que seja tomada as devidas providências”. De acordo com Luciano Brandão, um dos principais desafios, como responsável da unidade esteiense, é manter uma imagem de bons trabalhos prestados a comunidade, como também conhecer as necessidades os munícipes que utilizam os serviços públicos.


Obras paralisadas na cidade é alvo 
de audiência pública
Uma das obras prioritárias é o término da UPA, no Olímpica
Está sendo organizado pela Câmara Municipal de Esteio, uma audiência pública com representantes do Executivo e representantes de segmentos da sociedade sobre o atraso de obras na cidade. Uma delas refere-se a construção de uma escola de educação infantil na Rua Taquara, ao lado da secretaria de Obras, que deveria ter sido concluída em 02 de março de 2015, que está paralisada. Conforme informações da placa, os serviços iniciaram em agosto de 2014, com recursos dos governos federal e municipal, com o custo de R$ 1,5 milhões. Durante uma vistoria no canteiro de obras, feita pelos vereadores Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa, restam poucos funcionários (que já estão de partida) e muitos materiais parados (inclusive sendo furtados). Segundo relato dos funcionários, a empresa responsável pela construção da instituição irá realocar os trabalhos para outras obras da empreiteira, em outras cidades. “Há atraso nos pagamentos dos salários de alguns trabalhadores, mas mesmo assim estamos trabalhando para a conclusão da obra até o fim do ano”. Além da obra da escola de educação infantil, também será alvo de questionamento sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Esteio. Orçada em R$ 2,6 milhões com recursos do Governo Federal, deveria estar em pleno funcionamento desde dezembro de 2014, mas até agora, quase nada foi feito. “Do pouco que foi construído, há alguns visíveis problemas estruturais, a exemplo da parede completamente torta conforme demonstra a imagem”, afirmam os vereadores que conversaram com moradores do entorno. Eles relataram sua indignação pelo fato da obra estar parada há meses.  “Agora, ciente de que a UPA não entrará em funcionamento em 2015, a situação precisa ser esclarecida  à comunidade, por tratar-se de um serviço estratégico para o atendimento de saúde”.


Reunião marca preparativos para 
Corrida para Vencer o Diabetes
Foi realizado na manhã do dia 25 de maio, mais uma reunião para tratar sobre os preparativos da 1ª edição em Esteio da Corrida para Vencer o Diabetes. O encontro ocorreu no auditório da Casa dos Conselhos, que fica localizado no sub-solo do prédio da Prefeitura Municipal. Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram presentes no encontro que foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito. Na oportunidade foi debatido sobre o trabalho que será desenvolvido por cada entidade ou instituição que será parceira dessa ação. Carlos Brito falou que entre os assuntos foi oficializar a atividade ao chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi e outras autoridades da cidade, bem como traçar o percurso da corrida. Outro tema que ficou em voga foi o levantamento de custos para a realização do evento. A próxima reunião será realizada no dia 01 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Casa dos Conselhos.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Traços de lembranças... 

Quem não lembra de um tio ou avô sentado a beira de um fogão à lenha em um inverno distante contando causos de assombração ou coisas da própria juventude, isso dá uma saudade danada do pomar de minha avó, do peixe feito na brasa, das pescarias com papai e muito borrachudo (mosquito maledeto). Vivia sem internet, recebia cartas, telefone era artigo de luxo, e energia elétrica em alguns lugares não existia, mas existia o lampião, o candieiro, banho de rio, galinha caipira com arroz, plantação de aipim, doce feito no tacho, brincadeira de roda, benzedura com ramo verde, pulava sapata, comia mel no favo, buscava verdura para salada na horta com a faquinha da minha vó, lavava louça na gamela, pulava corda, escrevia num diário cheio de desenhos e papéis de bala, sonhava em andar de avião, ter muitas pulseiras de ouro e um chiclete que nunca perdesse o sabor. Pedia bênção aos mais velhos, raspava a massa do bolo na bacia, e minha mãe gritava: ‘larga isso guria!’.   A memória é algo extraordinário, e o cérebro humano só entende o “agora”, por isso que quando recordamos algo, feliz ou triste, sentimos exatamente, o que vivemos nestes instantes de recordação. A ciência, faculdade humana da comprovação é necessário instrumento humano, revela em estudos e pesquisas as influências do ambiente no comportamento humano, e que experiências compartilhadas com quem amamos gera condição suficiente para podermos enfrentar desafios ao longo da vida. Por mais, que tenhamos experiências desagradáveis em nossa infância sempre iremos lembrar de algo que nos fez seguir adiante, apesar de tudo.  A infância em qualquer cultura do mundo revela a esperança de um mundo melhor, um recomeçar, uma oportunidade do criador aos seres humanos na terra. Abraço fraterno, toda benção!


Valores pagos em ações indenizatórias
repercute na comunidade 
Executivo firmou um acordo sobre as vítimas 
de alagamentos em 2013 e 2014
Nas últimas cheias, o Novo Esteio foi um dos locais mais prejudicados
Em função da aprovação do Projeto de Lei que firmou um acordo que trata sobre as ações indenizatórias para as famílias que ingressaram na justiça, devido aos danos causados em suas residências ou estabelecimentos comerciais, em função dos alagamentos que atingiram Esteio em 2013 e 2014, representante da comunidade vê este avanço importante, mas que não irá resolver o problema. Segundo Júlio Sal, o pagamento para as vítimas é importante, pois é uma forma de tentar adquirir bens materiais que foram destruídos nas enchentes. “Vale lembrar que as ações que consta no IPH - 2006 não foi feito nada ainda. Tanto que no estudo indicava duas alternativas, sendo que uma delas seria a mais apropriada, pois trata-se do aprofundamento, alargamento e revestimento do Arroio Sapucaia, bem como a construção de reservatórios de detenção de água, conhecido como ‘piscinões’”, explicou Sal. Ele comentou que um dos aspectos mais graves é que está em andamento as ações que visam alterações no Plano Diretor do município. “Se for aprovado essa medida, a área de várzea entre a empresa ALL e a 448 - Rodovia do Parque irá se tornar em perímetro urbano”, enfatizou Júlio.
Investimentos - De acordo com Júlio, a partir da apresentação do estudo de viabilidade técnica do Dnit, essas áreas estão sujeitas a alagamentos, principalmente nos bairros Novo Esteio, Três Portos, Vila Osório e até no Centro. “As iniciativas que foram feitas nesta administração foi insuficiente, por isso, que cada chuva em grande quantidade, num espaço pequeno de tempo, resultou em devastação em diversas áreas da cidade”. Júlio Sal frisa que a Administração Municipal deve buscar dialogar com a comunidade, em relação ao IPH - 2006, buscando sua atualização e tratar de ações para que combata as enchentes.


Terreno abandonado no Olímpica é alvo de reclamação de moradores
Água suja causa mau cheiro e proliferação de animais na rua
O abandono de um terreno baldio, entre os bairros Olímpica e Santo Inácio tem deixado moradores indignados com a situação. O problema é que o local vem servido como depósito de entulhos e até barro vermelho. Segundo a moradora Silvete Maria Xavier, a área fica perto da antiga sede da associação de moradores, um Centro de Tradição Gaúcha (CTG) e um campo de futebol. “Além do mau cheiro, as residências próximas estão sendo invadidas por ratos e baratas, em função do acúmulo de terra e lixo”. Diante disso, Silvete disse ainda que há nas imediações do terreno uma boca de lobo que está constantemente entupida, devido a quantidade de líquido de escorre do montante de lixo. “Entrei em contato diversas vezes com o setor competente na Prefeitura e nada foi feito. Teve moradores que já ameaçaram em levar para rampa do prédio administrativo, os animais que são mortos, devido o estado de abandono do local, para que as autoridades tenham conhecimento”. Uma moradora frisa que o terreno se localiza perto do antigo prédio da Encubadora Tecnológica, que na atualidade vem sendo usada para desenvolver trabalhos sociais do Município. O secretário municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva, informou através da assessoria de imprensa da Prefeitura que tem um cano de drenagem pluvial quebrado naquele terreno que está levando a terra. Esse cano será trocado até a próxima sexta-feira, dia 29, mesmo prazo que a boca de lobo que está comprometida será limpa.

Chuva marca abertura da Expoleite/Fenasul 
A festa no Parque é 
uma das mais importantes 
no outono

A festa no Parque é uma das mais importantes no outono Foi aberta oficialmente ao público a 38ª Expoleite e a 11ª Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil. Autoridades do setor leiteiro, empresários e convidados participaram do ato, mesmo com uma chuva intensa que atingiu a região. Em função de um tornado que devastou praticamente todos os pavilhões e casas no parque, nesta edição da feira, os expositores deverão fazer alguns ajustes no período que estiverem no Parque Assis Brasil. Uma das organizadoras da festa, que é considerada uma das feiras mais importantes do outono no Estado, a Gadolando está alertando para principalmente os expositores para algumas iniciativas que foram suspensas. Por determinação do Corpo de Bombeiros ficou proibido o uso de fogão nas dependências dos pavilhões dos animais. As cozinhas montadas junto aos animais somente poderão funcionar se o equipamento for elétrico. Desta forma, para melhor atender os expositores, o Restaurante da Gadolando estará servindo as refeições pelo café da manhã, almoço e janta, a partir das 6h30.
Visita - Mais de 400 alunos do Ensino Fundamental terão contato com o ‘Mundo do Leite’ durante a Expoleite/Fenasul. Com base em trabalho de motivação junto as Secretarias Municipais de Educação, desenvolvido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando) acontecerão visitas pela manhã e a tarde no espaço dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro denominado ‘Mundo do Leite’. As visitas dos alunos ocorrem nos dias 28 e 29. Os jovens contarão com orientação de técnicos do Senar que lhes entregarão um kit institucional sobre leite. Neste espaço assistirão um vídeo de aproximadamente cinco minutos sobre todo o processo da ordenha do leite até o consumidor. A atividade será encerrada com degustação de produtos lácteos. Para este projeto foram visitadas várias secretarias, entre elas da cidade anfitriã do evento, como também de Sapucaia do Sul. Em todas as visitas realizadas, a receptividade do projeto de levar crianças para terem contato com a realidade do leite. Devido há alguns ajustes no espaço, em função do PPCI, a entrada dos pedestres será pelo portão 7, que fica localizado na Avenida Celina Chaves Kroeff, quase em frente a Avenida Rio Branco. A Trensurb e linhas de ônibus terão horários especiais para atender a demanda de público, durante o evento.


Degustação de leite e até café
colonial estarão presentes no evento
Situação do leite será debatida em encontro 
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa fará uma audiência pública no dia 29 de maio às 10 horas, na Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil. No encontro, acontecerá a apresentação de relatório socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS. O trabalho é coordenado pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL), em parceria com Emater e Famurs, com a interveniência de outros parceiros como Ocergs, Agl, Fetag, Fetraf e Sindilat. O trabalho vai trazer informações por município e mostrar informações como a produção total de leite no município, estrutura de apoio à atividade leiteira, estratificação de produtores por volume produzido e padrão racial predominante. O levantamento também vai identificar o nível tecnológico na propriedade, equipamentos, as dificuldades enfrentadas na atividade e os principais gargalos. O último trabalho desse tipo foi feito com produtores ocorreu em 2003.


Loides e Murillo ficaram impressionados
com o espaço cultural
Artista paulista 
visita o acervo do 
Museu Destaque 
Cantor e compositor está realizando uma série de apresentações 
na cidade 

O cantor, compositor e palestrante Murillo Altafine, 22 anos, acompanhado de Loides Vargas estiveram na manhã do dia 27 de maio, visitando as dependências do Museu Histórico Destaque. Murillo comentou que é a primeira vez que se apresenta em Esteio e em sua visita ficou impressionado com o espaço cultural, em pleno centro da cidade. “Sou um admirador desses locais que preservam a história. Aqui o que mais gostei foram os instrumentos musicais e peças ligadas a cultura”, disse Murillo. Oriundo do município de Regente Feijó, Murillo se apresenta na cidade com um show de MPB e contando histórias que consiga atingir o coração das pessoas. “Como ativista da paz, já mostrei meu talento em presídios e escolas. Tanto que em 2013 fui escolhido como delegado de cultura pelo estado de São Paulo, onde participou da etapa nacional em Brasília”. Murillo Altafine já realizou mais de cem apresentações em 40 cidades nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Músico profissional desde 2007, mas desde 2010 iniciou sua carreira- solo. “Um dos projetos que serão colocados em prática será a gravação de um CD, com composições próprias e de outros artistas”, enfatiza Altafine. Ele ressalta que as redes sociais e os sites especializados em vídeos são importantes aliados na divulgação de seu trabalho. Loides Vargas falou que também foi a primeira oportunidade em que esteve no Museu Histórico ficou impressionada com o acervo existente na cidade. “É a cultura sendo cuidada para que as futuras gerações possam conhecer melhor seu passado”. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134.


Salários dos representantes do Executivo
e Legislativo são reajustados 
Além do aumento do salário dos servidores do Executivo Municipal, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei, que concede o reajuste nos vencimentos dos servidores da Câmara de Vereadores de Esteio. Segundo o PL, a partir do dia 01 de maio, os vencimentos de todos os funcionários, seja em cargos de confiança, funções gratificadas e servidores estatutários terão seus proventos reajustados em 10%. Além disso, o aumento se estende também para os funcionários aposentados e pensionistas, conforme informações no artigo 97 da Lei Municipal nº 5.381, de 04 de novembro de 2011. Já o crédito mensal do cartão magnético alimentação é de R$ 160,00 e será utilizado exclusivamente para a aquisição de gêneros alimentícios. Assim como os vereadores e servidores do Legislativo, foi aprovado em Plenário, o Projeto de Lei que concede a revisão de subsídios do prefeito, vice e dos secretários. O provento mensal desses cargos foram reajustados em 6,56% De acordo com a justificativa do projeto, a readequação salarial atende a reposição do salário dos agentes políticos, que ocorre anualmente, sendo um índice inferior ao concedido aos servidores e abaixo da inflação. A cobertura financeira para o reajuste encontra-se amparado nas finanças do Município. O salário do chefe do Executivo Municipal passará de R$ 15.678,30 para R$ 16.706,79, enquanto do vice-prefeito, tem salário de R$ 7.839,15, com a readequação passará para R$ 8.353,39. Já os secretários municipais recebiam R$ 5.633,29 e a partir do próximo mês será de R$ 6.002,83. Os vereadores que tinham como provimento um montante de R$ 7.077,01, e passará para R$ 7.784,71.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 
ANJO OU DEMÔNIO 

Sim. Finalmente, saiu a esperada cirurgia das hérnias inguinais. Uma delas, a da esquerda, era bem crescida e com nove anos de existência. Os procedimentos demoraram três horas, ou quase três. Dia de frio. Foi a semana mais gélida do ano. O jovem Manoel Sardá me assistiu. Um companheirão, sem dúvidas. Todo o quadro de funcionários do hospital foi exemplar. Não posso reclamar. Fui muito bem atendido. Como sempre, há exceções. Surgiu uma técnica pouco simpática. Veterana. Malcriada, mal-educada. De mal com a profissão. Passado o efeito da anestesia, senti muita dor. - Enfermeira, o padre sofre muito. Arranje um calmante... A “figura”: - Não é hora de remédios! Só às 22 horas... - Mas ele está com dores horríveis... - Já falei: Somente às 22 horas... Eu, me contorcendo... Ofereci a Deus o sofrimento. Pedi forças... De novo, o Maneco... - Enfermeira, por favor! Telefone para o médico! - Não vou incomodar o doutor, a esta hora! Olhou para mim e lascou: - Relaxe e durma, seu padre! Ao fechar a porta: - Durma e não incomode, viu?... Como há pessoas “grossas!...” A técnica é especializada em crianças e trabalha na pediatria. Pobres anjinhos!... Diária e noturnamente, ouço: - Relaxe e durma, seu Padre! Não perturbe! Tenho outros pacientes... Bem! E nós, como tratamos os doentes? Muitos se esquecem: Não apenas a caça apanha, mas, também o caçador... Sejamos “Anjos” e não, demônios, de branco!... - Relaxe e durma!... Petê, saudações! Fui...


‘Prefeitura na Comunidade’ reúne 
a comunidade no Capão da Cruz 
Diversos serviços de saúde, lazer e cultura foram 
oferecidos as famílias
A ação mobilizou a comunidade do bairro e arredores
Milhares de sapucaienses aproveitaram o dia 23 de maio, para participar do Prefeitura na Comunidade. O evento aconteceu na Praça da Juventude, situada no bairro Capão da Cruz contou com atendimentos diversos, prestação de serviços e espaço de lazer para as crianças. Um dos principais objetivos da ação foi levar mais próximo da comunidade os serviços do Executivo Municipal e também proporcionar um espaço onde as pessoas possam apresentar suas demandas e reivindicações direto com o prefeito e secretários. Mais de 76 demandas individuais e coletivas da região, que compreende os bairros Capão da Cruz, Nova Sapucaia, Primor, Paraíso, Pedro Simon, Greiss, Santo Agostinho e arredores, foram apresentadas. De acordo com o secretário Geral de Governo, Selvino Scheibel, que promoveu a ação, disse que o evento vai percorrer todas as regiões do município. “Estamos divulgando de forma mais efetiva as ações da administração. Em todas as edições, a comunidade vai conhecer mais os principais projetos e serviços realizados pelas secretarias municipais”, contou Scheibel.
SERVIÇOS - As crianças tiveram um espaço especial para se divertir com brinquedos infláveis e com a apresentação do espetáculo de teatro “Contos da Floresta”, com histórias contadas pelo Macaco e pelo gaúcho Gaudêncio, que enfrenta as assombrações como Boitatá e Mula Sem Cabeça. A auxiliar de escritório Patricia de Souza, 36 anos, foi acompanhada da filha e da mãe. “Minha mãe quer participar do Projeto Conviver e minha filha pode aproveitar as brincadeiras. Achei muito interessante a atividade, pois aproxima mais a comunidade, é mais rápido e facilita por ser no final de semana”, comentou. Já o aposentado Lauro Ferraz, 59 anos, falou que tinha como demanda a poda de árvore no pátio de sua casa. “Isto é essencial para a comunidade, pois tiramos dúvidas e temos contato direto com os secretários”, disse Ferraz. A próxima edição ocorre no dia 27 de junho, para os moradores dos bairros Fortuna, Carioca, São Jorge, Cordão, Imperatriz e Colonial.


Música gospel toma conta de Sapucaia do Sul 
A música gospel tomará conta de Sapucaia do Sul de 13 a 21 de junho. O Município sediará o 7º Congresso Internacional de Missões, evento promovido pela Associação Missionária Evangelística Luz das Nações (A.M.E). Cerca de 30 mil pessoas de todo o Brasil e de alguns países do exterior são esperadas no evento, que ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Kurashiki e na Igreja Assembleia de Deus União. A entrada é franca. De 13 a 17 o congresso ocorre na sede da igreja, a partir das 19h, e de 18 a 21, no Ginásio Kurashiki, a partir das 8h. A abertura oficial do evento ocorre no dia 20, às 16h30. Caravanas do Rio Grande do Sul e diversos estados brasileiros já confirmaram presença, assim como grupos dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Portugal, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai, que virão para Sapucaia ouvir, cantar e louvar com alguns dos principais músicos do mercado gospel nacional. Entre as atrações está a cantora Flordelis, que se apresenta nos dias 19, 20 e 21, no Kurashiki.  Também marcarão presença no congresso Suellen Lima, a dupla André e Felipe, Lydia Moisés, Marcos Salles, Damares, Gabriela Rocha e Marquinhos Gomes. Neste ano, o Congresso Internacional de Missões tem como tema o trecho bíblico Missões, nossa responsabilidade! Romanos 10,15.


Grafitagem embeleza prédio em 
escola sapucaiense 

Parceria uniu a comunidade do bairro Ipiranga
Comunidade escolar participou ativamente da ação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Fontoura da Silva, localizado no bairro Ipiranga, em Sapucaia do Sul realizou no dia 23 de maio, uma atividade que envolveu toda a comunidade escolar. A instituição ficou aberta das 9h às 18 horas, onde pais, alunos e professores puderam trabalhar em prol da arte, através do grafite de muros do prédio. A proposta é deixar o local mais aprazível para o bom andamento do processo educacional. O grafite foi feito pelo artista Welingson Brittes, conhecido como Cranju realizou este trabalho através do contato feito por Maria Helena, Fernando e Luana Silva, que também providenciaram o material de trabalho do grafiteiro, por intermédio de madeireiras e outros estabelecimentos da região. Já Valdira e Fabiane ficaram responsáveis por fazer a refeição dos participantes. Segundo a direção da escola, durante o período em que esteve aberta não aconteceu nenhum problema em relação à desordem ou acidente de trabalho. A equipe pedagógica que esteve atuando foi a diretora, Clarice Nunes; a vice, Priscila Martins de Matos e a vice da EJA, Ana Paula Hahn. Também participaram da ação as supervisoras Vivi Martinez e Dani Zardo, bem como as orientadoras Febe Santos Silva e Marina Cargnin. Os demais professores e funcionários também foram importantes neste processo.









DP de Sapucaia do Sul prende foragido em SL 
O suspeito estava envolvido em diversos delitos 
na cidade sapucaiense
Armamento estava com o indivíduo no momento da prisão
Integrantes da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, coordenados pela delegada Marina Goltz, prenderam um homem de 44 anos. Ele havia cometido vários delitos na cidade e se encontrava foragido em uma residência, no bairro Vicentina, em São Leopoldo. O fato aconteceu no dia 19 de maio. Foram apreendidos no imóvel do suspeito, um revólver calibre 38, uma garrucha, calibre 320 e munições de calibres 38 e 32. Segundo a delegada Marina, a denúncia da existência das armas chegou através da ex-companheira do indivíduo, a qual registrou ocorrência policial relatando violência doméstica. Diante da denúncia, a delegada representou pela expedição de mandado de busca e apreensão, pedido este que foi deferido pelo Poder Judiciário. O homem foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pois não tinha permissão legal para possuir armas de fogo. Após o pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial e dos procedimentos legais, o homem foi posto em liberdade.


Veículo é recuperado no Primavera
Carro foi encontrado em uma rua do bairro
As câmeras de videomonitoramento de Esteio auxiliaram a Brigada Militar na identificação de um veículo roubado no dia 20 de maio. O carro estava estacionado na Rua Osvaldo Jesus Vieira, no bairro Primavera. Durante a verificação da placa do veículo, foi constatado que se tratava de um carro roubado. O automóvel foi recolhido por um guincho e devolvido ao dono. Somente nos primeiros quatro meses de 2015, o sistema de quase superou os números de registros de ano passado. Em 2014, um total de 174 ocorrências, indícios e suspeitas foram encaminhadas aos órgãos de segurança, tais como a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Patrulha Integrada Proteção Ambiental, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. Além da Central de Videomonitoramento, que fica na sede de Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e trabalha 24 horas por dia, as imagens são transmitidas, também, para a Brigada Militar, colaborando no policiamento da cidade. As gravações já auxiliaram na prisão de foragidos, identificação de criminosos, recuperação de veículos roubados, entre outros casos.


Caminhão é encontrado no Dihel
Veículo foi levado para o município canoense
Durante uma ação policial ocorrida no dia 20 de maio, policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, recuperaram um caminhão VW/24.280 CRM e um caminhão Agrale 9200. Os caminhões haviam sido furtados no município de Canoas, no bairro Igara. Conforme a titular da 1ª DP, Marina Goltz, os policiais receberam denúncia anônima informando que os veículos estavam estacionados em via pública no bairro Dihel. Diante das informações foram realizadas buscas na região, que resultou na localização e recuperação dos veículos. “As ações de combate ao furto e roubo de veículos estão sendo intensificadas no município e denúncias podem ser feitas através do telefone 3474-8878”, disse a delegada.


Suspeito é preso com arma e carro clonado
Os policiais recuperaram armas e munições 
Devido a um alerta emitido para a Sala de Operações do 33º BPM, um homem foi detido pelos policiais. O fato aconteceu no dia 21 de maio, por volta das 8 horas, próximo a um estabelecimento comercial, localizado no João de Barro. De acordo com informações do 33º BPM, durante o deslocamento de uma guarnição motorizada, os policiais militares avistaram um veículo Sandero, de cor prata, que seguia em direção a Avenida João Pereira de Vargas. Na abordagem, os PMs identificaram o condutor e na revista foi encontrado um revólver calibre 38 e cinco munições intactas, com a numeração raspada. Também estava sob seu poder um pote com os ‘miguelitos’ (pregos para estourar pneus de automóvel). Durante a averiguação, foi verificado que as placas foram clonadas e eram falsas e os números do chassi não eram compatíveis. Os PMs tomaram conhecimento que o filho do proprietário do automóvel foi levado em seu carro, um Gol e que havia sido liberado na RS 118, no perímetro de Gravataí, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual. Segundo informações do batalhão, o condutor do Sandero admitiu sua participação no ato e foi levado para prestar esclarecimento na 2ª DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário