sábado, 16 de maio de 2015

EDIÇÃO 1980

História de Esteio é apresentada 
para alunos e professores 
A explanação aconteceu durante a Feira do Livro
Miguel Luz, entre as educadoras Adriana Bruscato e Elisabete dos Santos
Entre as atividades realizadas no segundo dia da Feira do Livro de Esteio, no dia 07 de maio, um dos palestrantes do encontro foi o responsável do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz. O tema apresentado para alunos do programa Mais Educação, do Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha e educadores foi sobre seu livro Ao Longo dos Trilhos. A obra ilustra com fotos e relatos a história de Esteio, desde seus primórdios até a primeira década do século 21. A palestra foi mediada pelas professoras canoenses Adriana Bruscato e Elisabete dos Santos Bukaschi e aconteceu no palco montado no espaço coberto da Rua Garibaldi, onde está sendo realizado o evento. Miguel relatou um pouco sua trajetória ainda na infância, as escolas por onde estudou na cidade e na região, bem como a influência das pessoas com quem conviveu. “A maioria dos grandes homens que ajudaram na formação do município tive a grata surpresa de conhecê-los, conversar e ganhar fotos e peças que fizeram parte da história de Esteio”, disse Luz. Ele comentou que diante disso possui um acervo de aproximadamente duas mil peças que fazem parte do Museu Histórico Destaque que neste ano completa 23 anos. “Para marcar essa data, estará aberto ao público, a partir de 19 de maio, uma mostra fotográfica sobre os 70 anos do término da 2ª Guerra Mundial. Inclusive nesse genocídio, muitos esteienses morreram”.
Leitura - De acordo com o palestrante, uma das dicas repassada aos estudantes foi a inserção da leitura em seu cotidiano, podendo ser revistas, livros e até os gibis. “Algo importante também é estar atento e ouvir o que as pessoas têm a contar”. Miguel falou também sobre o sacrifício que teve para realizar seu sonho de publicar sua primeira obra literária. “Cheguei a vender um carro para poder proporcionar para as pessoas uma leitura aprazível e que relata a verdadeira história de Esteio”. Segundo a educadora Adriana Bruscato, a participação do escritor esteiense foi importante, devido aos relatos históricos repassados pelo autor do livro.
Registros nas páginas do JD 
Durante a participação do diretor do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz, na Feira do Livro, entre os assuntos tratados e questionado por uma das educadoras foi em relação sobre a origem do nome da cidade de Esteio. Ela comentou que em uma pesquisa que fez sobre a região, havia diferentes versões sobre o nome. Miguel Luz explanou ao público em breve palavras o verdadeiro motivo para o nome dado a cidade. Luz também destacou que as páginas do Jornal Destaque, que em 2016, completa 50 anos de existência, é uma forma também de registrar a história contemporânea. “As novas tecnologias são importantes, mas devemos preservar e guardar os registros atuais para que as futuras gerações possam ter acesso”.

Estreia do novo programa do 
Anonymus Gourmet
Anonymus, Linda, Alarico e Márcia, na apresentação da receita
Para marcar a estreia do novo programa no SBT/RS, José Antônio Anonymus Gourmet Gomes Pinheiro Machado realizou uma festa de lançamento. Amigos, familiares e colaboradores prestigiaram o evento. Essa nova etapa na carreira profissional tem por finalidade mostrar a qualidade da culinária gaúcha. Alegria, emoção e novidades foram um dos destaques dos festejos.

Buraco em avenida revolta a comunidade
Um buraco aberto na esquina entre a Avenida Dom Pedro I e a Rua Bento Gonçalves, no Centro, tem deixado pedestres e motoristas indignados. O fato, inclusive, vem sendo alvo de questionamento nas redes sociais. O problema é que tem prejudicado o trânsito no local, apesar da sinalização e por estar próximo a uma boca de lobo e a calçada. Além disso, a cratera que se formou na via foi aberta há algumas semanas e não foi coberta. Segundo relato de pessoas, o buraco foi aberto por uma empresa de telefonia fixa que está instalando uma rede subtérrea na região. Além disso, quando abriram o buraco é que foram observar que havia canos da rede de esgoto próximo. O cuidado em passar pelo local deve ser redobrado para evitar acidentes, devido a profundidade. A comunidade aguarda que seja consertado a cratera o mais rápido possível. Diante da situação, alguns moradores colocaram cartazes de revolta e demora na obra.


Falta de segurança no bairro Novo Esteio deixa moradores assustados 
Os constantes assaltos na localidade motivou o encontro com a BM
A audiência pública ocorreu no Centro Comunitário do Novo Esteio
A falta de segurança no bairro Novo Esteio, localizado ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, foi tema de audiência pública. O encontro ocorreu no dia 09 de maio, no salão de festas do Centro Comunitário do bairro. A reunião foi organizada pelos integrantes da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores. Além dos integrantes da Comissão, também participaram do encontro, o comandante do 34° BPM, o tenente coronel Roberto Damasceno Rodrigues, bem como lideranças comunitárias da localidade. Diversas reclamações da comunidade foram apresentadas na audiência pública. Entre elas foi da moradora Lisiane Braga, que foi duas vezes vítima de assalto em menos de dois meses. Na oportunidade, o tenente coronel Damasceno explicou que o Município possui quatro viaturas, sendo que três são de atendimento 24 horas. Além disso, a patrulha comunitária do Novo Esteio conta com três policiais trabalhando 12 horas por dia. Ele destaca ainda que com a redução de horas extras anunciada pelo Governo do Estado, o maior problema, no momento, é a falta de efetivo. O comandante também lembrou que a Câmara de Vereadores reduziu R$ 70 mil do orçamento, em setembro de 2014, destinado ao Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro). A medida tem por objetivo atender a solicitação do 34º Batalhão de Polícia Militar para a construção de prédio anexo ao atual, localizado na Avenida Celina Kroeff, com o propósito de atender as necessidades da corporação. “Essa reforma no prédio vai oferecer melhores condições aos policiais”. Ele ressaltou que o Executivo repassou R$ 40 mil para o Consepro para a aquisição de aparelhos de GPS para 37 viaturas. “Com os equipamentos, a sala de operações visualiza onde está acontecendo a ocorrência e tem condições de ver no mapa qual a viatura que está mais próxima do local para acelerar o atendimento”.
Eventos - O tenente coronel Damasceno enfatizou, ainda, que as duas BRs, 116 e 448, têm contribuído para o aumento da criminalidade. Alguns moradores relataram durante a audiência pública que as lâmpadas queimadas, às vezes, chegam a ficar mais de 30 dias nesta situação, o que também contribui para os assaltos no bairro. Questionado sobre o período de realização da Expointer, Damasceno explicou que a BM está aguardando reforços no Parque de Exposições e no Centro, época onde haverá mais concentração de pessoas, e que não pretende redirecionar o policiamento já existente na cidade. Segundo o tenente coronel Damasceno, as redes sociais estão auxiliando muito no reconhecimento de suspeitos, através do Facebook e do Whatsapp, as fotos são divulgadas e as vítimas de assaltos podem fazer o reconhecimento. “Os índices de assalto de março para abril diminuíram bastante e o nosso efetivo está comprometido e trabalhando com dedicação em prol da comunidade”.


Demora no atendimento do Sine revolta usuário 
A demora no atendimento para fazer o Registro Geral ou conhecido como carteira de identidade no Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Esteio tem causado indignação, por parte de um usuário. Ele relatou que chegou à fila da agência, localizada na Avenida Dom Pedro I, no Centro, por volta das 8 horas, onde poucos minutos após a abertura recebeu uma ficha, passando algumas orientações ao público. Durante a espera na fila recebeu uma triste notícia, por parte de um dos servidores do órgão: são entregues diariamente dez fichas e nada mais. “Achei um absurdo, pois todo o cidadão que estava naquele lugar paga seus impostos em dia e pelo menos aguarda que seja respeitado e atendido”, desabafou o usuário que preferiu não se identificar. Após não receber o atendimento na cidade, resolveu se deslocar para o município vizinho de Canoas, onde teve algumas surpresas. “A agilidade no atendimento me surpreendeu, bem como a informação que todos os dias são entregues 70 fichas, durante o período de funcionamento. Outro ponto positivo foi que o documento fica pronto para ser retirado num período de 12 dias úteis. “Não consigo compreender como pode haver diferença entre as cidades, em relação a prestação de serviço de um órgão público que está presente em várias cidades do Estado”. O Jornal Destaque entrou em contato com o órgão competente, mas não obtivemos resposta sobre o assunto.


Cultura indígena é apresentada 
para estudantes na Feira
No dia dedicado a cultura e a história local, durante a Feira do Livro de Esteio, uma das atrações do dia foi o bate-papo e a sessão de autógrafos da escritora Ãngela Hofmann. A atividade aconteceu no dia 07 de maio, no palco de shows da festa literária. Ângela disse que no evento foi à oportunidade de falar sobre seus livros que tratam sobre a etnia indígena existente na região do Vale dos Sinos e Metropolitana de Porto Alegre. “Um dos principais atrativos feitos pelos índios é o artesanato, que passa de geração em geração”, frisou. Ela informou que umas das etnias existentes são os caigangues, que vivem em São Leopoldo e Viamão. A escritora comentou que sua obra tem por objetivo explorar junto às crianças um pouco sobre a cultura indígena que é passada de geração em geração. “Os encontros em feiras ou eventos similares proporciona que possamos trocar experiências na mistura entre o branco, negro, índio e o amarelo”. Durante a apresentação, Ângela também mostrou algumas peças indígenas e leu trechos dos seus livros Yvi Porã Porau e Rio de Mel.


Esteio e Sapucaia do Sul aderem a campanha de vacinação contra a gripe 
Dia D foi marcado com a presença de público nas unidades de saúde
Os postos de saúde darão continuidade até o término da campanha
No dia 09 de maio, foi a data para se proteger da gripe em todo o país, devido a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), A H3N2) e B. em Esteio e Sapucaia do Sul, as unidades de saúde estiveram abertas para atender a comunidade em busca de prevenção. Até o momento, desde o início da campanha foram vacinados foram vacinados 14.106 sapucaienses. Somente no dia da campanha 5.748 pessoas se deslocaram até as UBS, sendo que 4.637 pertencem aos grupos prioritários e 1.111 com doenças crônicas. Moradora de Sapucaia do Sul, Cepila Baierle, 74 anos, procurou o E.S. F Primor, no sábado para fazer a vacina. “Todos os anos eu tomo a vacina para não ficar doente”, conta a aposentada. Residente há quase quatro décadas em Esteio, Constantino Gonçalves Jesuíno foi um dos primeiros a se vacinar no dia D, na USB Pedreira. “É uma boa iniciativa essa vacinação, gratuita. Se não fosse, não teria como pagar”, relatou Constantino que faz parte do público alvo que recebe a imunização. Em Esteio, 38,92% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha foi atingida. Devem receber a dose 26.739 pessoas. Destas, 10.408 já passaram por uma das UBSs. Já em Sapucaia do Sul, 35.700 estão aptos para serem vacinados, sendo que 26.020 são do grupo prioritário, e 9.680 são portadores de doenças crônicas. A campanha nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 22 de maio.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Posturas e pensamentos 

As condições inconscientes através dos gestos e posturas mostradas pelo inconsciente revelam nosso interno. Observadores natos, nós ciganos olhamos sempre nos olhos dos gadjos para que possamos ver profundamente a alma que habita este corpo. Longe do que se possa imaginar falamos muito com nossos gestos inconscientes. A percepção humana vai além daquilo que verbalizamos, revelando assim que como seres integrais que somos, podemos estar falando uma coisa e nossos gestos sinalizando completamente o contrário que estamos dizendo. Ainda que relutemos com nossos pensamentos, sempre de alguma forma revelamos nossos desejos e intenções, quando estamos nos comunicando. Preste muita atenção quando for fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, sua postura, suas mãos, seu modo de olhar revela completamente sua intenção e sua pretensão em relação a vaga de trabalho que está pretendendo. Observe as crianças em seu cotidiano e veja a simplicidade que carregam em suas almas, quando dispostas a conquistar suas coisas, a postura que tomam, e a forma como verbalizam suas vontades. Queridos amigos estamos todos em uma dimensão de aprendizado um com os outros para que possamos realmente nos melhorar a cada dia como seres universais que somos; por tanto preste bem atenção nas suas palavras, na sua postura corporal quando se dirigir a qualquer ser, animal ou planta.  Você pode sempre ser melhor do que já foi basta posicionar-se físico, emocionalmente, e psicologicamente com a força maior de seu coração. Abraço fraterno e toda a bênção.


Lions Industrial promove a 4ª edição 
da ‘Cuca da Mamãe’
Integrantes do clube venderam quase mil cucas
A 4ª edição da ação ‘Cuca da Mamãe’, organizado pelos integrantes do Lions Club Esteio Industrial foi realizado no dia 09 de maio, no hall de entrada do Centro Comercial de Esteio. O público pode adquirir cucas de diversos sabores como de abacaxi, laranja, coco, requeijão, chocolate, goiaba, creme e farofa. Segundo a presidente do clube de serviço, Neida Cortinaz, a atividade é realizada há alguns anos e a cada edição, as vendas das cucas estão sendo significativas. “O valor arrecadado com a comercialização das cucas é revertido para o trabalho desenvolvido para o clube de serviço, promove constantemente atividades em prol da comunidade carente”, comentou Neida. Ela destacou que a previsão das vendas chegue a quase mil cucas, sendo que somente no primeiro dia, cerca de 100 já havia sido comercializada na empresa Trensurb. A próxima data para vendas será na ‘Cuca do Papai’ será no dia 08 de agosto, das 9h às 17 horas.


Lançamento da Expoleite/Fenasul marca nova etapa no setor leiteiro 
Evento irá funcionar em espaços limitados, devido a 
não conclusão de obras no Parque 
Autoridades estaduais, dirigentes das entidades participantes e representativas da cadeira produtiva do leite participaram no dia 12 de maio, da solenidade de lançamento da 38ª Expoleite e 11ª Fenasul. O evento aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. O governador José Ivo Sartori destacou a importância de fortalecer o setor leiteiro, que hoje mobiliza 130 mil famílias no Estado. A produção diária no RS é de aproximadamente 12 milhões de litros/dia, conforme a Secretaria da Agricultura e Pecuária, que concedeu ao Estado o segundo lugar no ranking na produção leiteira no país. “A cadeia leiteira movimento a economia gaúcha, além de gerar emprego no campo e na cidade, orgulha o Rio Grande do Sul”, disse Sartori. Ele destaca que a pasta responsável dará continuidade ao trabalho e oferecendo condições para melhoramento deste setor. De acordo com o secretário da Agricultura, Ernani Polo, o governo estadual, juntamente com as entidades como Gadolando, Simers, entre outros estão trabalhando em conjunto para recuperar o Parque Assis Brasil, que teve áreas danificadas após um tornado em dezembro de 2014. “O desafio é fazer as obras necessárias e buscar novos mercados para a cadeia leiteira”.
Novidades - O presidente da Gadolando, Marcos Tang, comentou sobre a importância do evento e as ações que vem sendo feitas em parcerias com o Poder Público, no que tange a sanidade do rebanho leiteiro. Neste ano, a novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, que proporciona aos estudantes contato com a realidade do segmento de leite. A Expoleite Fenasul ocorre entre os dias 27 e 31 de maio e é uma promoção da Associação os Criadores de Gado Holandês do RS e da Secretaria da Agricultura e Pecuária e os apoiadores são: Sistema Farsul, Febrac, Fetag, Apil, Simvet e Famurs. Estão confirmadas participações de expositores das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro (bovinos de leite), Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). Também fazem parte do evento a 13ª Feira do Terneiro, Terneiras e Vaquilhonas e a 4ª Feira de Ventres Selecionados. Estão programados também o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. Em 2014, o volume de negócios foi de R$ 1,052 milhão, com a venda de 855 animais. No total, foram expostos 1.312 animais no Parque Assis Brasil.


Pedágio beneficente da Liga é 
realizado na Avenida
Voluntárias e colaboradores que atuaram no pedágio da entidade
Integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio realizou na manhã do dia 09 de maio, um pedágio beneficente. O evento ocorreu em um dos semáforos localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Também participaram representantes da Liga Jovem e as candidatas a Glamour Girl. De acordo com a presidente da entidade, Nahiene Closs de Andrade, um dos principais objetivos da ação é arrecadar dinheiro para dar continuidade ao trabalho direcionado aos pacientes de câncer do município, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nahiene falou que no segundo semestre estão agendados alguns eventos importantes para entidade, onde o recurso é destinado para ajudar os mais necessitados.


Unidade de Saúde em Sapucaia é inaugurada
A UBS Pasqualini marca uma nova etapa na saúde
Foi inaugurado no dia 12 de maio, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Pasqualini. O novo espaço de saúde está localizado na Rua Siro Silva, s/nº. O prefeito Vilmar Ballin salientou que além da UBS Pasqualini e UBS Fortuna, entregue no mês passado, outros dois postos de saúde serão inaugurados nos próximos meses. “Há sete anos, Sapucaia tinha apenas 12 postos de saúde. Agora quase dobrou a quantidade de postos na cidade. Também reformamos e ampliamos outras unidades de saúde, contratamos mais profissionais, reerguemos o nosso hospital, melhoramos a Farmácia Municipal e estamos construindo a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. Isso porque a saúde dos sapucaienses é nossa prioridade”, disse Ballin. Já o titular da Saúde, José Wink ressaltou os avanços na cidade, em relação aos investimentos na saúde. “Nesses quase oito anos de governo já conseguimos melhorar a saúde da população, não apenas com a construção de Unidades Básicas, mas também com valorização do servidor e profissionais capacitados”. A UBS Pasqualini contará com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, que atenderá cerca de oito mil pessoas. Construído com um investimento de R$400 mil, recursos do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal, o posto conta com três consultórios, salas de vacina, de procedimentos, de esterilização e de expurgo, almoxarifado, depósito e banheiro adaptado para deficientes físicos. O novo posto, que foi uma demanda do OP de 2009, atenderá a comunidade do antigo posto Pasqualini, que antes funcionava na Rua Esmeralda. Além de uma estrutura maior e mais adequada, a construção de um novo prédio para a UBS Pasqualini ampliou o atendimento, com vacinação e atendimento odontológico.


Museólogo fala sobre a importância dos museus 
Na região Metropolitana, existem poucos espaços sobre a história
Marcos Costa esteve na Rádio Jornal Destaque
Dentro das comemorações da Semana Internacional dos Museus, lembrado no próximo dia 18, o museólogo Marcos Costa, esteve realizando uma visita no Jornal Destaque, na manhã do dia 12 de maio. O visitante foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz e, além disso, também concedeu uma entrevista na Rádio Jornal Destaque. Marcos é responsável pelo Museu da Bíblia, em Sapucaia do Sul. Ele relatou que o espaço cultural foi inaugurado há três anos e conta com peças que retratam a história dos povos. No local é possível ver manuscritos, papiros romanos e babilônicos, bem como moedas e bíblias antigas. “O Museu da Bíblia é o único na região Sul do país com essa temática, tendo inclusive raridades, como bíblias incas e maias, além de bíblias utilizadas por combatentes da 2ª Guerra Mundial”. Marcos Costa falou também sobre outro espaço cultura em Sapucaia do Sul, o Museu Municipal que encontra-se fechado ao público e praticamente todo o acervo está dentro de caixas. “Isso é uma lastima para a cultura local, pois deixamos de aprender mais sobre nossa própria história”. Ele ressalta que a história de cidades da Região Metropolitana estão se perdendo devido a falta de interesse por parte do Poder Público e da comunidade, em relação a preservação. Algo que não ocorre em outras regiões do Estado e do país. “Há países em que visitei que a tradição dos museus é algo muito importante”. Em 2014, o Museu da Bíblia recebeu aproximadamente cerca de cinco mil visitantes. Uma das novidades que Marcos explanou que provavelmente o Museu da Bíblia venha se instalar em Esteio, ainda em 2015. O espaço cultural fica localizado na Rua Professor Francisco Brochado, nº 115, Centro. Mais informações pelos telefones 3451-6086 ou 9654-3201.
Novidades no Museu Histórico Destaque 
A partir do dia 19 de maio, no prédio onde está localizado o Museu Histórico Destaque estará aberta a exposição de fotos e peças que marcam o término da 2ª Guerra Mundial. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco mais desse acontecimento que marcou o século 20 e hoje é alvo de assunto em sala de aula. Os interessados em visitar pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro/São Sebastião.


Exposição de Gisele Spessatto chega à Capital
Gisele expõe imagens de várias partes do Estado
A fotógrafa esteiense Gisele Spessatto está dando continuidade ao seu trabalho, em especial com a exposição fotográfica ‘Retratos do Sul - Le Carroussel Du Louvre’. Com imagens artísticas feitas por Gisele com temática ligada as paisagens do Rio Grande do Sul, a mostra de fotos encontra-se a disposição dos visitantes no Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Gisele disse que a exposição em sua maioria possui fotos que estiveram participando de uma mostra artísticas, em outubro de 2014, no Museu do Louvre na França, dentro do projeto Le Carrousel Du Louvre. “Além das imagens gaúchas, também é possível encontrar fotografias feitas na capital francesa, onde estive participando deste grande encontro cultural”, comentou a fotógrafa. As fotografias têm temática Rio-grandense e a intenção é mostrar as variações culturais, diversidades de costumes e tradições do Estado, passando por regiões como Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Litoral, Região Serrana de Gramado e Canela. Todas as imagens são impressas em Impressão Fine Art. A exposição se tornou viável na capital gaúcha, mediante do apoio do vereador Prof. Garcia. A fotógrafa Gisele Spessatto atua como fotos de outdoor, especializada em fotografias artísticas de paisagens, natureza, vida selvagem e pessoas. Entre as técnicas utilizadas pela profissional é HDR, Longa Exposição, Infravermelho, entre outros. Mais informações pelo site http://giselespessattofotografia.com.br.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano
MAIO 
O ano corre velozmente. O simpático maio voa... Na opinião do Filólogo Deonísio da Silva, maio é uma homenagem à deusa Maia, esposa do deus Vulcano. Trata-se dum mês muito querido. Maio! Mês de Maria. Os devotos da Santa Virgem, neste mês, esbaldam-se e demonstram seu carinho profundo e renovador. Maio! Mais novenas marianas. Mais pequenos sacrifícios em louvor da Mãe de Jesus e nossa Mãe espiritual. Maio! Em muitos locais, mês das flores. Maio! Mês das noivas, embora, hoje, ocorram mais ajuntamentos do que casamentos... Maio! Maio, mês de Maria, mês de Nossa Senhora de Fátima. Maio! Sinais da chegada do frio, em muitos locais. Maio! Mês querido e muito agradável. Maio! Prenúncio do inverno e do frio. Maio! Mais terços e devoções marianas. Maio! Mês tocante e transformante. Maio! Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Maio! Renovadora esperança e mais alegria. Maio! Amamos, de fato, nossas mães? Maio! Mês marcante. Vivenciamos, realmente, este mês? Reflitamos. Mudemos. Ponto final.


Parlamentar comemora ação a favor da cultura 
Em visita recente a Feira do Livro de Esteio, o vereador Marcelo Pereira foi conferir a implantação de seu anteprojeto de Lei que visa a criação do ‘vale-livro’. Trata-se de um ticket entregue à alunos das escolas da rede municipal para que possam adquirir um exemplar. Na oportunidade, a coordenadora de bibliotecas escolares, Maria Rita Ortiz,  mostrou-se otimista com a implementação do projeto. “Temos projetos de incentivo à leitura e essa ação irá beneficiar cerca de 800 alunos. Os vales foram aceitos nas 16 bancas que aderiram à ideia, sendo que cada aluno tem o direito de adquirir um livro”. Pereira comemorou a aplicação do anteprojeto. “Acho excelente o Executivo estar colocando em prática e vamos pleitear que o vale- livro se estenda a todos alunos,  pois fomentar a leitura colabora com a qualidade da educação”.


Material reciclado é utilizado para confeccionar placas de sinalização 
O projeto vem sendo desenvolvido pela 
Guarda Municipal de Sapucaia do Sul
Oficina onde é desenvolvido as placas de sinalização
Uma fôrma de bolo velha, uma placa de reversão de máquina de lavar roupa usada e que poderiam parar na lata de lixo, para a Guarda Municipal de Sapucaia do Sul pode ajudar na sinalização de trânsito e na preservação do meio ambiente. Um projeto desenvolvido pelo órgão está orientando as pessoas para o comportamento seguro no trânsito, principalmente em frente às escolas, e trabalhando a questão da sustentabilidade. Uma sala na Guarda Municipal foi transformada em oficina e muitos objetos e materiais estão sendo utilizados na construção ou reforma de novas placas de advertência e semáforos de pedestres. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Clóvis Pereira, quem está realizando o trabalho é o funcionário Renato Mendes Ziege. “Ele é o nosso Professor Pardal da Guarda. Além de realizar o trabalho de verificação da antena de rádio frequência, por exemplo, ele também consegue adotar novas tecnologias, que estão beneficiando o meio ambiente e também contribuindo com a segurança no trânsito”, destacou. Ele informou que um sinalizador móvel foi utilizado no projeto Escolinha de Trânsito na Guarda Municipal, desenvolvido pelas secretarias de Segurança e Trânsito, e em parceria com a Educação.    
Trabalho - Formado como técnico em eletrônica e eletricidade, Zig, como é conhecido pelos colegas, está desenvolvendo uma placa móvel com sinal piscante para as escolas. “Já temos uma placa fixa de advertência com sinal piscante em frente à escola Vanessa Ceconet, agora estamos desenvolvendo um móvel, que funcionará por bateria ou placa de luz solar”, comentou. Outros trabalhos que estão sendo estudados são um controlador de velocidade e um com câmera para fotografar os carros que ultrapassarem o sinal vermelho. Ziege disse que muitas secretarias têm contribuindo com o projeto. Alguns materiais que estavam estragados e iriam para leilão de sucata. Um miniscope, equipamento para medir batimentos cardíacos, foi transformado em um osciloscópio, que serve para fazer medição de placas eletrônicas.


Sociedade Vila Vargas comemora 52 anos
Grupo de homenageados que fazem parte historia da Vila Vargas 
A Sociedade Esportiva Vila Vargas, de Sapucaia do Sul, comemorou no  dia 1º de maio, os  52 anos de sua criação. A programação começou bem cedo com alvorada de fogos  seguido de missa campal celebrada pelo padre Tales. Constou  da grande festa brinquedos para a criançada, sorteios, homenagens  para pessoas ligadas à história do clube e ao meio dia com um churrasco à altura dos festejos. Na programação esportiva foram realizados três jogos grenais.
Resultados: Veteranos - Grêmio 1 x 1 Inter; Sub-13 - Grêmio 1 x 1 Inter (Inter 4 a  3 nos pênaltis); Livre - Grêmio 3 x 2 Inter









Tiroteio e morte durante a madrugada 
em Sapucaia do Sul 
Além de quatro suspeitos terem sido presos, 
um homem foi encontrado morto
Material apreendido pelos policiais após o tiroteio
Quatro suspeitos foram presos por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul, na noite do dia 12 de maio. O fato aconteceu nas proximidades de uma escola situada na Vila Feliz. De acordo com informações do BPM, a sala de operações do Batalhão recebeu um comunicado através do número 190, onde relatava que quatro homens estavam em um veículo e efetuando disparos com arma de fogo, próximo a Escola Manoel Bandeira. Diante do relato, uma guarnição motorizada foi despachada até o local indicado para averiguação. Ao chegarem às proximidades, os policiais militares avistaram o veículo relatado na denúncia, que se tratava de um modelo Fox, de cor branca e de placas IRR 0396. Os tripulantes do carro, ao avistarem a viatura começaram a fazer vários disparos contra a guarnição da BM. O tiroteio terminou somente quando o automóvel colidiu contra um muro que fica na Rua Hugo Lima. Após a batida, os indivíduos foram presos. Um dos envolvidos havia sido liberado pelo sistema prisional no dia 11 de maio. Com a quadrilha, os policiais militares encontraram duas pistolas 9mm, bem como 92 munições. Além disso, também foi encontrado três revólveres calibre 38, dois coletes a prova de bala e 37 munições do calibre 38.
Crime - No momento em que a guarnição efetuava a prisão do grupo, outro grupo de PMs, que atuam motorizadas, durante uma averiguação nas imediações do local da prisão. Durante a ronda, os policiais ouviram alguns disparos e a poucos metros do local encontraram um homem, não identificado, atingido por disparos, que perfuraram várias partes do corpo da vítima. Ao lado do corpo estava vários cartuchos de 9mm. Foi solicitada a Perícia no local e os presos encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Indivíduos são detidos no Centro de Esteio
O indivíduo havia assaltado um pedestre no Centro
Um dos suspeitos foi capturado durante o dia
No sábado, dia 09 de maio, véspera do Dia das Mães, os policiais militares do 34º BPM de Esteio prenderam entre a tarde e a noite, dois suspeitos, por estarem envolvidos com roubo a pedestre. Ambos agiam na área central do município. O primeiro registro aconteceu por volta das 14h30, quando durante uma ronda pelo Centro, um suspeito que encontrava-se em atitude suspeita foi abordado. Durante a revista, foi verificado que ele estava foragido do sistema prisional. Entre seus delitos cometidos estava furto, tráfico de entorpecentes, arrombamento de residência, entre outros. Já o segundo caso ocorreu em torno das 21 horas, quando um rapaz havia assaltado um pedestre, também no Centro. Ambos foram conduzidos ao DPPA, em Canoas.


Homem é enquadrado na Lei Maria da Penha 
Uma mulher foi mais uma vítima da violência doméstica em Sapucaia do Sul. No dia 11 de maio, um homem foi preso em sua residência, suspeito de agredir sua companheira. O casal residia na Avenida Mauá, no bairro Bela Vista. Segundo informações, uma guarnição do 33º BPM foi acionada através de uma denúncia pelo número de telefone 190. Foi relatado aos policiais militares, que uma mulher estaria trancada dentro da casa e vinha sendo constantemente agredida pelo companheiro. Ao chegar, os PMs encontraram o irmão da vítima, que conseguiu arrombar a porta com a ajuda dos policiais. A guarnição constatou que a mulher estava com o rosto machucado, oriundo de agressão de socos pelo o suposto marido. O agressor foi identificado e encaminhado para a DPPA, em Canoas, onde foi lavrado o flagrantes por Maria da Penha e estipulado o pagamento de uma fiança, no valor de R$ 5.000,00. Por não conter no ato a quantia em dinheiro, o homem permaneceu preso.


Homem é capturado por conduzir 
veículo roubado 
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um suspeito, no bairro Parque Amador. O fato foi registrado no dia 10 de maio, por voltadas 7h30. Segundo informações do BPM, um homem estava conduzindo o veículo Focus, com placas de Novo Hamburgo. Diante da situação, os PMs resolveram fazer uma abordagem. Durante a revista, os policiais militares detectaram que o indivíduo tem antecedentes criminais por ameaça, abandono intelectual, falsa identidade, roubo de veículos, entre outros. A receptação de automóveis foi registrada na DPPA, em Canoas.


Dupla é presa com droga e arma 
Durante um patrulhamento do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul resultou na prisão de dois indivíduos. A detenção dos envolvidos ocorreu no dia 07 de maio, por volta das 22h30, no bairro Sete. De acordo com informações do Batalhão, os homens caminhavam pela via em atitude suspeita. Na revista feita pelos policiais, um deles possuía um revólver calibre 38 e seis munições intactas. Com o outro indivíduo, os PMs acharam aproximadamente 50 pedras de crack que já estavam prontas para ser comercializada. Um dos detidos possui antecedentes por perturbação da tranquilidade, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Já o outro preso não tinha nenhum registro. Após ser dado voz de prisão, a dupla foi levada para o DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário