segunda-feira, 6 de abril de 2015

EDIÇÃO 1975

Segurança nas escolas é tema de reunião
Encontro ocorreu na Escola Marechal Bitencourt
Policiais militares e guardas municipais que integram o projeto ‘PM Residente’, e diretores de escolas municipais de Sapucaia do Sul, reuniram-se recentemente, para tratar sobre a segurança nas instituições. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Bitencourt, e contou com a presença do titular da pasta de Educação, Luciano Rodrigues, e do comandante da Guarda Municipal, Clóvis Pereira. Ao todo, onze policiais da Brigada Militar e dois guardas municipais residem em imóveis construídos junto as 13 escolas da rede municipal de ensino. O encontro teve como objetivo integrar Brigada Militar, Guarda Municipal e escolas, e esclarecer dúvidas. “Muitas diretoras nem conheciam os policias e guardas que residem nas suas escolas, e não sabiam claramente a função deles, que é zelar pelo patrimônio”, explicou.


Sábado Animal acontece 
no dia 11 de abril 
No dia 11 de abril será realizada a campanha de arrecadação de ração para cães e gatos intitulada ‘Sábado Animal’. O evento tem início das 9h às 18 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9958-3739. A idealizadora da ação é Adriane Pereira. Segundo a idealizadora da ação, a proposta tem por objetivo arrecadar rações de cães e gatos, que durante um período serão distribuídos em locais estratégicos na cidade que há uma grande quantidade de animais de rua. A última edição da campanha realizada em dezembro de 2013 chegou a superar a quantidade de mais de uma tonelada. “O resultado foi tão expressivo e importante, onde pude ajudar inclusive dar uma sobrevida a inúmeros cachorros e gatos”, disse Adriane.


Encontro debate preparativos para a 
1ª Corrida contra o Diabetes em Esteio 
As tratativas é para que a atividade seja realizada em novembro
Encontro foi realizado no auditório da Casa dos Conselhos
O auditório da Casa dos Conselhos de Esteio foi palco a primeira reunião de trabalho para tratar da organização para a realização da Corrida Contra a Diabetes. O encontro aconteceu na manhã do dia 27 de março e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, do poder público e da iniciativa privada. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Carlos Brito, a ideia em realizar a atividade surgiu durante uma reunião com representantes do Legislativo, em especial os vereadores Beatriz Lopes e Marcelo Pereira que apoiaram a proposta e deram a largada para os primeiros passos. “O evento começou a tomar forma quando uma comitiva esteve visitando o Instituto de Criança com Diabetes (ICD) e a partir disso, foi definido que Esteio deveria ser sede de uma corrida”, explicou Brito. Ele comentou que a partir dessa medida, foi desenvolvido um anteprojeto de lei, que resultou na elaboração da criação da Semana de Combate ao Diabetes, que deverá ser realizada no mês de novembro. “O dinheiro arrecadado com a venda das camisetas do evento deverá ser revertido para o Fundo Municipal de Saúde, que no futuro poderá ser destinado a construção do Centro de Referência do Diabetes na cidade. Esse será um espaço que não ficará restrito para crianças esteienses, mas da Região Metropolitana”. A integrante do ICD explanou através de um datashow como funciona o processo organizacional do evento que já é realizado há alguns anos na Capital e servirá de base para planejamento dos trabalhos. Atualmente, cerca de 30 crianças da cidade fazem tratamento na entidade.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano PÁSCOA 
A Quaresma chegou. Levou-nos à Páscoa. Páscoa! Ressurreição de Jesus. Páscoa! Passagem da morte para a vida. Páscoa! Mais fé e mais oração. Páscoa! Mais alegria e mais entusiasmo. Páscoa! Mais conversão. Páscoa! Mudança de vida. Páscoa! Mais esperança. Páscoa! Maior fraternidade. Páscoa! Mais ânimo e mais coragem. Páscoa! Maior caridade. Páscoa! Mais obras de misericórdia. Páscoa! Perdão de coração. Páscoa! Profunda transformação. Páscoa! Maior vivência dos mandamentos. Páscoa! Para todos, renovadora Páscoa! Fim de papo


Bocal de Ouro inicia no dia 07
A atividade pretende reunir competidores do Estado
Entre os dias 07 a 12 de abril, será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, XIII Expo Outonal e a XVI Bocal de Ouro. Para os animais que irão participar da competição, o prazo limite para a entrada dos bichos é até as 19 horas, do dia 07. No dia 08 de abril, inicia os julgamentos da Expo Outonal, mas somente no dia 09, começa dos julgamentos dos animais que irão fazer parte desta etapa do Bocal. Já nos dias 09, 10 e 11 de abril, ocorrerão remates e leilões de cavalos. O dia 12 é marcado, a partir das 9 horas, com a apresentação dos finalistas do Bocal de Ouro e às 12 horas, o encerramento e entrega de prêmios do Bocal. A competição é uma promoção da Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos. O Bocal de Ouro é uma das etapas que fazem parte do Freio de Ouro, onde a final acontece no primeiro final de semana da Expointer, em agosto.


Paulo Dias
Morre o ex-vereador 
Paulo Alberto Dias 
O ex-vereador Paulo Alberto Dias, 77 anos foi sepultado na manhã do dia 01 de abril, no Cemitério Dois de Novembro. Ele faleceu no dia 31 de março, no Hospital São Camilo, vítima de complicações da diabetes. O velório ocorreu a partir das 18 horas. Amigos, familiares e representantes de diversos segmentos da sociedade foram dar o último adeus a Paulo. Natural de Porto Alegre, Paulo Dias era administrador de empresas. Foi um dos sócio-fundadores do Lions Clube Esteio Centro e governador do Distrito entre 1974/1975. Além disso, Paulo Dias foi presidente do Clube Aliança, de 1992 a 1996. Paulo era casado com Hilda Gavene Dias e deixa dois filhos Simone Gavene Dias de Vasconselos e Paulo Alberto Dias Júnior, além dos netos Arthur, Diego e Rodrigo (in memorian). Paulo era militante do PSB, onde foi eleito vereador na legislatura entre 1997 e 2000. No Parlamento municipal assumiu duas vezes a função de segundo secretário. Entre suas iniciativas na Câmara Municipal, Paulo Dias desenvolveu um trabalho pautado na defesa do cidadão e do patrimônio público. Além disso, integrou a comissão organizadora da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 1999. Foi eleito em 1996, com 638 votos. Segundo o presidente municipal do PSB, Sandro Severo foi uma grande perda para a sigla, como também para a cidade. Paulo esteve sempre engajado em atividades que mobiliza a sociedade, como na política e na vida social dos esteienses. “Como cidadão e homem deixa um legado para as futuras gerações terem como inspiração”. Sandro destacou que quando Paulo Dias estava no Legislativo, seu sogro, Vanderlan Vasconselos estava à frente do Executivo Municipal. No ano em que o Lions Club Esteio Centro completou 50 anos de existência, durante uma festividade realizada no Clube Aliança, mesmo com algumas dificuldades de locomoção, Paulo Dias foi um dos homenageados pela sua contribuição no clube de serviço, juntamente com outros integrantes que ajudaram a fundar a entidade. Entre as entidades do município que emitiram uma nota de pesar estava a Administração Municipal, que transmitiram condolências aos familiares.


Confecção de RG com hora marcada 
em Sapucaia do Sul
Fazer a carteira de identidade em Sapucaia do Sul é fácil e rápido. Todas as segundas-feiras, a partir das 7 horas, cem fichas de atendimento são distribuídas no Posto de Identificação do IGP do Município, que fica junto à secretaria de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, situada na Assis Brasil, nº47, Centro. De posse da senha, o sapucaiense faz sua carteira de identidade no dia e hora marcada, sem enfrentar fila. As carteiras de identidade são expedidas ao longo da semana, das 8h às 17h. É necessária a apresentação da certidão civil (nascimento ou casamento) original ou cópia autenticada, em bom estado, e comprovante de residência. O documento leva 12 dias úteis para ficar pronto e ser entregue. A primeira via da carteira de identidade é gratuita. Para segunda via, é necessário pagar guia no valor de R$ 54,24. Maiores de 65 anos, beneficiários do Bolsa Família e pessoas que comprovem baixa renda são isentos do pagamento da 2ª via.

PPCI do prédio da Câmara de Vereadores é entregue ao Corpo de Bombeiros 
Algumas mudanças deverão ocorrer no período de até 12 meses
Representantes do Legislativo e empresário na entrega do documento
Foi realizada no dia 27 de março, a entrega do novo Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) do prédio da Câmara de Vereadores de Esteio. A medida visa a readequação das instalações inclusa na Lei Complementar 14.376/13, e alterações posteriores. Na oportunidade, estiveram presentes no ato, a presidente do Parlamento Municipal, Jane Battistello, o vereador Rafael Figliero, além da diretora da Casa Dina Trovo e o funcionário da empresa Toninho Extintores que entregaram o documento ao sargento responsável pela corporação esteiense, Álvaro do Nascimento. A exigência do PPCI, conforme o Comandante,  é  destinado para qualquer imóvel, a fim de proporcionar maior segurança às pessoas.  “Este é um processo que tem como objetivo proteger a vida dos ocupantes de edificações, através de ações que evitam a propagação do fogo e reduzem os danos materiais”. Segundo Jane, a ocupação do Plenário da Câmara para grandes eventos, a exemplo de formaturas,  segue suspensa como medida de precaução, até a aprovação do plano e execução do projeto. “Qualquer incidente que ocorra é de responsabilidade da Presidente da Casa e não se pode ser omissa quando pensamos em vidas. Como legisladores e fiscalizadores que somos, temos a obrigação de cumprir a Lei sem flexibilidade”, explica. Ela destaca que busca devolver à população o prédio para ser utilizado com a segurança necessária, assim que tudo estiver concluído.
Interdição do Plenário – Em relação a interdição da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, o sargento do Corpo de Bombeiros, Álvaro do Nascimento destaca que a corporação não interditou o espaço, mesmo que o prazo do PPCI estive expirado há alguns meses. “Por ser um local público e de utilidade para a comunidade, foi feito uma vistoria, onde indicamos as mudanças que precisavam ser tomadas. O que houver é de responsabilidade do dono do prédio ou titular”, informou Nascimento. Ele frisou que um dos principais problemas da estrutura da edificação, que é a escada de emergência, foi dado um prazo de até 12 meses, para ser feita as devidas alterações. Em relação ao carpete que foi retirado da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, o sargento Nascimento comentou que o Corpo de Bombeiros não pediu para que fosse retirado o material do piso, mas fez alguns apontamentos, que estão previstos em lei. “Uma das observações apresentadas, durante uma reunião com a direção da Casa Legislativa era se os responsáveis pela obra haviam feito um estudo e em seguida, emitido um parecer técnico para saber se o carpete instalado no local estava dentro das normas estabelecidas que não causem riscos de incêndio”. Por fim, o Comandante informou que o projeto sofrerá o exame da corporação e seguirá para uma segunda avaliação do 8º Comando Regional do Corpo de Bombeiros. “A previsão é que em uma semana a avaliação estará pronta”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Dia Internacional dos Ciganos
Em 1971, a ONU instituiu INTERNACIONAL ROMA DAY, depois de uma grande campanha feita pelo cigano e ator norte americano Yull Briner. A data foi oficializada no primeiro congresso Roma/cigano, em Londres. Ocasião para reconhecimento da cultura, história do povo cigano, além de protesto contra o preconceito e melhores condições de vida para a Romá!. Temos sim, um hino Gelem Gelem (DjelemDjelem) é o hino dos povos ciganos. Também é conhecido €åëåì€åëåì, åëåì åëåì, Äæåëåìäæåëåì, ZhelimZhelim, Opré Roma e RomaneShavale, e significa “caminhei, caminhei”. Foi declarado internacionalmente como hino internacional rom durante o Primeiro Congresso Mundial Rom, celebrado em Londres, em 1971, quando se pensou ser necessário fazer um hino e uma bandeira comum que unificasse as diversas comunidades ciganas dispersas por todo o mundo. Dia 8 de abril, é celebrado em várias partes do mundo, e de diferentes formas, porém, com único objetivo, reverenciar nossas origens, não precisamos de um único pedaço de terra se podemos ter o mundo, as fronteiras criadas pelos gadjos, para nós ciganos existem somente nos mapas, nossa bandeira e nosso hino em qualquer parte do planeta é a mesma. Somos um povo livre, alegre, e tudo que precisamos se resume nesta frase: “O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião”.
Informações pelo e-mail: ciganabrazil@yahoo.com.br



Lançado programa educacional 
na Casa de Cultura

No seminário foi apresentado exemplo de jovens que se destacaram no programa
O Programa ‘Mais Educação’ de Esteio foi lançado na noite do dia 30 de março, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A apresentação da atividade foi marcada pela apresentação de alunos das oficinas de música do programa, que estudam no Centro de Educação Básica Maria Lygia, seguido de um seminário voltado para pais, alunos e professores. O início do programa no Município este ano teve um adiamento devido a atrasos no repasse federal. Até que a União coloque os repassem em dia, a secretaria competente vai arcar com os custos. Após a fala dos representantes do Executivo e Legislativo, a professora Jaqueline Moll da UFRGS e ex-diretora de Currículo do Ministério da Educação, falou sobre educação em tempo integral. O ‘Mais Educação’ garante atividades no turno inverso ao das aulas para estudantes do município. As inscrições dos estudantes interessados em participar das oficinas deverão procurar os responsáveis, em suas respectivas instituições. Entre os dias 07 e 09 de abril, ocorrerão formações para monitores e reuniões com as famílias nas escolas. No dia 13, reiniciam as oficinas nos CMEBs. O Programa ‘Mais Educação’ ocorrerá nos 18 centros municipais de educação básica, atenderá 2.250 alunos em turno integral, com oficinas pedagógicas, culturais e esportivas. Com isso, a jornada dos alunos aumentará para, no mínimo, sete horas diárias. Nas escolas Alberto Pasqualini, Paulo Freire e Trindade, todos os alunos já são atendidos em tempo integral desde o início do ano letivo.


Interdição do Parque Assis Brasil mobiliza
a comunidade esteiense 
Representantes da sociedade local buscam alternativa 
para a reabertura do espaço público
Praticamente todos os pavilhões do parque foram danificados
Desde o forte vendaval, em dezembro de 2014, que devastou em praticamente todos os pavilhões e estruturas metálicas de casas do Parque de Exposições Assis Brasil e logo em seguida a troca de governo, o espaço encontra-se com as portas fechadas para a comunidade e eventos. Em função disso, somente a limpeza no local foi feita para evitar acidentes com os funcionários que trabalham no espaço. Diante destes fatos, o Legislativo esteiense, por intermédio do vereador Marcelo Pereira, solicitou que a direção da Casa envie um requerimento a secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, propondo que providencie a abertura dos portões do Parque de Exposições Assis Brasil seja aberto a comunidade aos domingos. Segundo Marcelo, em março de 2014, a ideia foi lançada pelo então subsecretário Adeli Sell e em poucas semanas o projeto ganhou a simpatia não apenas dos esteienses, mas de moradores da região Metropolitana. “Sugiro que o Executivo estadual e municipal, em parceria com a Câmara de Vereadores estabeleça o dia 10 de março, data magna da abertura do projeto ‘Domingo no Parque’, para a realização de atividades comunitárias e culturais”, explicou Pereira. Ele frisou que o objetivo da iniciativa é evidenciar a ação e oportunizando que isso de ver parte de uma política de Estado e não de um governo. “No último dia 10 de março, o projeto completaria um ano de plenas atividades, porém a destruição no espaço causado por um tornado, em dezembro de 2014 e a mudança de governo estadual impediram que essa atividade tivesse continuidade”, ressaltou Marcelo Pereira. Por esse motivo, o vereador solicitou ao Governo do Estado e o Município para unirem-se com a Câmara de Vereadores e a comunidade local, com objetivo de restabelecer esta atividade social e comunitária.
Nova direção – O novo subsecretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Foscarini da Silva informa que o local está interditado em sua totalidade, durante uma reunião realizada no dia 30 de março, em Canoas, no comando regional dos Bombeiros. “Estamos aos poucos nos ajustando para deixar tudo, de acordo com as leis de segurança e contra incêndio”, disse Foscarini. Ele comentou que os engenheiros da secretaria competente estão avaliando para liberar parte do parque para a realização de mais uma edição do Bocal de Ouro, que está previsto para ocorrer, a partir do dia 07 a 12 de abril. “Além de toda a área, os dois salões de festas estão interditados temporariamente, mesmo atendendo as novas exigências de acessibilidade e algumas normas dos bombeiros”. Foscarini destacou que também recebeu um ofício do Executivo Municipal, solicitando junto ao órgão estadual a liberação parcial do parque para a realização da Semana Farroupilha, em setembro. Ele ressaltou ainda que pretende se reunir com o secretário estadual da Segurança e com o responsável do Comando Regional dos Bombeiros, de Canoas para estabelecer algumas medidas a serem tomadas a curto prazo.


‘Hora do Planeta’ é realizado por escola
Parte do grupo que mobilizou a instituição para a campanha
Em mais um ano, a Escola Santos Dumont de Esteio aderiu ao projeto de âmbito mundial ‘Hora do Planeta’. Apesar de a ação ter ocorrido no dia 28 de março, os dias que antecederam, principalmente entre os dias 24 a 27, foram marcados por atividades na instituição. Entre as atrações interdisciplinares estava a apresentação de vídeos e palestras sobre o tema. Também houve a confecção de cartazes e folhetos explicativos, que foi entregue aos pais e responsáveis sobre a atividade interdisciplinar. A ‘Hora do Planeta’ tem por finalidade chamar a atenção das pessoas sobre as condições climáticas e é realizada no último sábado do mês de março, em várias cidades do mundo. O ato simbólico envolve poder Público, empresários e lideranças, onde as pessoas, em suas casas ou locais de trabalho tiveram a ação de apagar as luzes, por uma hora, entre 20h30 até as 21h30. Uma das organizadoras na cidade pela ação, a professora Patrícia Fillmann está a quase oito anos desenvolvendo a atividade junto às crianças e adolescentes da escola. Neste ano, em função do trabalho, Patrícia não realizou a tradicional passeata pelas principais ruas da área central do Município, ficando restrita apenas nas dependências da instituição. “Durante uma semana, as atividades foram intensas, onde também proporcionou que não apenas os estudantes, mas as famílias aderissem a causa nobre”. Entre os trabalhos apresentados foi da turma do 5º ano, intitulado ‘Salve o Planeta! O Planeta é Nosso!!!’, confeccionado pelas alunas Maria Luiza, Maira, Daniele, Maria Eduarda e Victoria.


HEITOR HARTMANN - Professor - Jornalista - Escritor 
O BRASIL E UM NOBEL 
As verdades não morrem nunca. São eternas. Parta de quem partir. E são a salvação da humanidade. Às vezes, os humanos deixam de gostar delas, porque ferem a vaidade das pessoas, o orgulho, a incompetência, o preconceito. Nem por isso valem menos. Aliás, só fazem bem a todos, humildes e pretensiosos. É por essas e outras que me abalanço a comentar partes de uma longa entrevista, feita na VEJA, de autoria do Prêmio Nobel de Economia de 1993, Douglass North. A experiência da idade e sua reconhecida competência e imparcialidade nos preparam para ouvi-lo com respeito e admiração. Afinal, já foi julgado e promovido pela Real Academia Sueca, mantenedora e doadora do Prêmio Nobel. Observem o que ele disse: “Nenhum país consegue crescer de forma consistente por um longo período de tempo, sem que, antes, desenvolva, de forma sólida, suas instituições. Quando uso a palavra instituição, refiro-me a uma legislação clara, que garanta o direito de propriedade e impeça que contratos virem pó, da noite para o dia. Refiro-me, ainda, a um sistema judiciário eficaz, a agências regulatórias firmes e atuantes”. Com sabedoria e franqueza espantosa, o Nobel de Economia dispara uma observação crítica, de ordem formativa, atingindo nosso Continente: “Os países da América Latina importaram seu modelo de Portugal e da Espanha, e, por isso, largaram em desvantagem. A Península Ibérica colecionava instituições ineficientes, que não tinham calibre, nem maturidade para estimular o crescimento econômico. Já os americanos foram fartamente influenciados pela Inglaterra”. Alguém possui argumentos substanciosos para contestar esta afirmação do Nobel? Sinceramente, acredito que não. Ou por meio de sofismas. Douglass North admite e confessa que uma parte dos índios foi dizimada pelos ingleses, e outra, foi colocada em reservas, mantendo-os isolados. Reconhece que isso foi uma conduta hoje execrada, mas que permitiu a escalada americana. No Brasil, ainda hoje, as autoridades públicas reclamam tratamento privilegiado para os índios. Cabem-lhes dez por cento do território nacional. Isto redunda em 2,15km2 para cada índio. Ao passo que nós, os demais brasileiros, devemos contentar-nos com míseros 0,04km2. É um absurdo inominável. O que produzem esses povos? Apenas sobrevivem. Só vegetam. E nós temos de engolir um indigenismo romântico e demagógico. É por essas e outras que o Brasil não dispara como potência mundial. Aludindo à conjuntura atual do Brasil, o professor North, internacionalmente respeitado, advertiu-nos com uma recomendação: “É essencial que o governo confira segurança aos investidores da iniciativa privada. Não dá para sair picotando contratos e arremessá-los na lata de lixo, como acontece até hoje em muitos países. O governo deve ser o regente de um sistema judiciário que garanta o direito de propriedade, porque sem isso, ninguém é louco de investir no longo prazo, sob o risco de ficar de mãos vazias”. Em dois tópicos supramencionados, o leitor reparou duas alusões ao direito de propriedade, como alicerce de qualquer economia sólida. Quando este direito começa a ser perturbado, gera-se a incerteza, difunde-se a desconfiança no governo, dissemina-se a dúvida em torno da segurança dos negócios imobiliários, e dos demais também. E se implanta a debandada dos investidores, nacionais e estrangeiros. Será a inquietação geral. Será o caos antieconômico. E adeus à prosperidade.


Centro de Formação Teresa Verzeri é
beneficiado por subvenção social 
O recurso público tem por objetivo manter o trabalho da instituição 
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a conceder uma subvenção social em prol do Centro de Formação Teresa Verzeri. Um dos principais objetivos da iniciativa tem por finalidade a execução em âmbito municipal das ações relacionadas ao Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). O montante destinado para a instituição é de R$ 180 mil, parcelados em duas vezes, por R$ 80 mil. De acordo com informações do PL, o programa consiste em manter o trabalho para o público infanto-juvenil da cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade social, dando assim uma melhor qualidade de vida. O Centro de Formação atende menores entre seis e 18 anos, oferecendo diversas ações, no turno inverso das aulas. A primeira parcela será repassada após ser firmado o termo do convênio. Já a segunda parcela até o dia 14 de junho de 2015. Ao completar 30 dias do recebimento, a instituição deverá fazer a prestação de contas e caso não for feita, a iniciativa irá impedir a requisição de novos repasses. O Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) presta atendimento para mais de 620 crianças e adolescentes, através de oficinas sócio-educativas, tendo por objetivo priorizar este grupo como agentes multiplicadores da transformação social. Interessados em conhecer o Centro de Formação Teresa Verzeri pode ir até a sede da instituição localizada na Rua São Luiz, 240. Mais informações pelo telefone 3460-4197.


APAE e Casa de Passagem são contempladas com recursos públicos
O convênio anual com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sapucaia do Sul e Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass) foi assinado recentemente. O valor totalizado para ambas as entidade é de mais de R$ 700 mil para o custeio anual. O montante de sendo R$ 385 mil foi destinado para a APAE, enquanto, R$ 360 mil para a Acapass. O Executivo Municipal auxilia com subsídios anuais 33 entidades prestadoras de serviços à comunidade, totalizando mais de R$ 1,4 milhão. O presidente da APAE-Sapucaia do Sul, João Batista Oliveira Surdo, agradeceu a parceria e sinalizou que as portas da APAE sempre estarão abertas, tanto para o Poder Público, quanto a iniciativa privada. “Estamos imensamente felizes com o repasse deste valor que representa um grande suporte para o trabalho desenvolvido na entidade. As portas da nossa instituição sempre estarão abertas para que todos possam ver onde e como este dinheiro está sendo aplicado”, disse João Batista. A presidente da Acapass, Marinéti Linck, comentou que o valor será investido na entidade com vistas a transformá-la em referência para a região no trabalho em que desenvolve.


SAMU completa quatro anos de atuação
Trabalho está interligado com outros setores da saúde no município
No dia 01 de abril, representantes do Conselho Municipal da Saúde de Esteio (CMS) estão organizando uma ação com o propósito de homenagear aos integrantes do Serviço de Atendimento Móvel Urbano (SAMU) de Esteio pelos quatro anos de funcionamento. Um dos principais objetivos é valorizar os profissionais que trabalharam neste segmento e que pelo esforço e determinação ajudam a salvar inúmeras vidas, em resgate de acidentes, ou entre outros. O SAMU é um serviço de saúde essencial à saúde pública. Somente nos últimos cinco anos, as equipes do SAMU já salvaram mais de um milhão de vidas no Rio Grande do Sul.

Suspeito é preso por tentar matar a filha em Sapucaia 
A menina fugiu do local pois o gatilho da arma falhou 
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prenderam no dia 25 de março, um homem suspeito de tentar matar sua filha de 12 anos. A prisão aconteceu no bairro Dihel. Conforme a delegada responsável pela DP Marina Goltz, o homem possui diversos antecedentes policiais por ameaça, lesão corporal e perturbação da tranquilidade. “A prisão preventiva é uma forma de repressão à violência doméstica. As ações de combate à violência contra a mulher estão sendo intensificadas no município”, destacou Marina. A vítima relatou aos policiais que o pai teria tentado matá-la com disparos de arma de fogo, porém a arma falhou e a vítima conseguiu fugir e se esconder. A mãe da menina relatou aos policiais que constantemente é algo de violência doméstica por parte do suspeito, tendo em vista até recebido ameaçada de morte. O preso é suspeito, ainda, de entregar a outra filha, de seis anos, para traficantes como garantia de uma dívida de drogas, mas a criança foi resgatada ilesa pela mãe. O fato está sendo investigado. Após os procedimentos de polícia judiciária, o preso foi encaminhado ao sistema prisional.


Homem é assassinado
Um homem de 42 anos foi morto na noite do dia 26 de março, na Travessa Jorge de Souza Moraes, no bairro Primavera. A vítima foi morta com um tiro na cabeça. Segundo o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, um dos possíveis motivos do homicídio foi vingança de alguns familiares, porque na noite anterior, o homem havia agredido sua companheira. “Diante dos fatos e de não admitir essa situação, o grupo resolveu fazer justiça com as próprias mãos”, ressaltou Baldasso. O delegado informou que ao verificar se o homem tinha algo pendente com a justiça foi verificado no sistema que ele tinha antecedentes por tráfico de drogas, roubo, entre outros delitos.





Indivíduo é detido por tráfico de drogas 
A Brigada Militar de Esteio prendeu na noite do dia 28 de março, um suspeito por porte ilegal de arma de fogo restrita e tráfico de entorpecentes. O delito aconteceu na Rua Lourenço Rabaioli, na Vila Cruzeiro. Segundo informações do 34º BPM, o indivíduo estava caminhando na rua, por volta das 22 horas, quando foi abordado por uma guarnição, que fazia a ronda no local. Durante a abordagem, os policiais militares encontraram um revólver calibre 38, munido com seis cartuchos intactos e com a numeração raspada. Além disso, também foram encontrados 20 petecas de cocaína e uma quantia de R$ 452,00 em dinheiro. Após efetuarem a prisão, o suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, de Canoas, onde foi registrada a ocorrência e tomada as devidas providências.


Cães atacam homem
As mordidas resultaram de ferimentos no corpo do homem
Três cães atacaram um homem, enquanto iria fazer um serviço de jardinagem, em uma residência localizada na Rua Soledade, no Centro. O fato ocorreu por volta das 8 horas. O jardineiro encontra-se internado em estado grave no Hospital São Camilo, devido aos ferimentos, pois várias partes do corpo foram atingidas por mordidas. Conforme o delegado Leonel Baldasso, os cachorros da casa são da raça Bulldog campeiro e a vítima tinha as chaves da casa e iria fazer um serviço de limpeza e manutenção no pátio. Não havia ninguém no imóvel, quando houve o ataque. O homem tinha as chaves de acesso ao portão da residência. A Polícia Civil do município está investigando o caso.


Detidos por porte ilegal de arma
Antes da prisão, houve uma perseguição entre os policiais e os indivíduos
Dois suspeitos, sendo um menor de idade foram detidos por policiais militares do 34º BPM, no dia 27 de março, no bairro Primavera. De acordo com informações obtidas pelo Batalhão, os indivíduos estavam em atitude suspeita trafegando com uma motocicleta na Avenida Luiz Pasteur. Um dos principais motivos também foi que esta região da cidade, há constantes registros de roubo a veículos, em especial, motocicletas. Durante um patrulhamento de rotina, os suspeitos foram abordados pelos PMs e ao avistar a guarnição fugiram dos policiais, onde iniciou uma perseguição por diversas ruas da cidade. A dupla percorreu cerca de cinco quilômetros onde foram capturados pelos policiais militares, após os suspeitos caírem ao fazer uma curva em uma rua. Mesmo caído, o condutor da motocicleta sacou um revólver apontando para a guarnição, mas um PM efetuou um disparo na direção do chão, fazendo o indivíduo largou a arma, sendo possível realizar a abordagem. Foi apreendido pelos policiais, um revólver calibre 32. A dupla foi presa e conduzida ao DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário