sexta-feira, 20 de março de 2015

EDIÇÃO 1973

Dia Internacional da Mulher em Esteio
O Dia Internacional da Mulher em Esteio foi marcado pelo ato solene, alusivo a data. O evento, promovido pela Câmara de Vereadores do município foi realizado na noite do dia 17 de março, no espaço coberto da Rua Garibaldi e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, ultrapassando a participação de mais de 150 pessoas. Mulheres que realizam algum tipo de trabalho junto a comunidade esteiense foi agraciada com um certificado, como forma de valorização pelas ações feitas. Uma das homenageadas foi uma das diretoras do Jornal Destaque, Carmen Costa. Segundo a presidente do Legislativo, Jane Battistello, as mulheres conquistaram espaços importantes nas últimas décadas, mas ainda precisa haver mais ações contra a discriminação as mulheres. “Ainda há registros em pleno século 21 de mulheres sendo violentadas e vítimas de preconceito”, disse Battistello. Ela comentou que aos poucos as mulheres estão se encorajando e quebrando paradigmas, na busca de uma sociedade mais igualitária.
Valorização - A proponente do ato solene, a vereadora Michele Pereira enfatizou que é um dia especial e contemplar o trabalho das mulheres, tendo que o tema escolhido para a sessão solene deste ano é ‘Mulheres emancipadoras que fizeram história’. “Por ser uma data que marca os 60 anos de Esteio, essa solenidade marca a valorização de mulheres que ajudaram a propagar a paz e amor na cidade”. Em nome das homenageadas, Mirna Ruschel Rahde frisou que reside há 37 anos na cidade e desde que chegou sempre teve uma boa recepção, por parte da comunidade, e em especial pelas mulheres. “As mulheres são importantes e poderosas neste processo de mobilizar a mulher em prol de uma causa”. O mestre de cerimônia foi Claudio Storck e tendo apresentações artísticas através da esquete teatral do Grupo Bah!, da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, bem como a apresentação musical da cantora Gisele Bloete.

Passados quase dois meses da publicação no Jornal Destaque, de um pequeno buraco que havia sido sinalizado na Rua Maracanã, no bairro Novo Esteio há poucos dias se tornou uma grande cratera na via. O motivo foi que o órgão competente havia sido notificado para fazer o conserto e está fazendo aos poucos. Um dos principais motivos para a realização da nova obra foi a troca de canos na rua, visando o melhor escoamento da água para as bocas de lobo. A proposta é evitar tragédias, principalmente em dias de chuva, onde na região diversas casas são invadidas, diante da força das águas.


InBetta capacita jovens em situação 
de vulnerabilidade social
A InBetta, formada por seis empresas brasileiras, investe em projetos sociais com foco na educação e na transformação social. Agora, de forma pioneira em Esteio, a empresa anuncia parceria com a Fundação ‘Projeto Pescar’, promovendo o Curso de Iniciação Profissional em Processos Industriais, destinado a jovens de 16 a 19 anos. No dia 16 de março, aconteceu a aula inaugural da 1.ª Turma da Unidade Projeto Pescar InBetta. O evento contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, funcionários do grupo e convidados. O curso possui 10 meses de duração, será realizado dentro das dependências InBetta e ministrado pelos profissionais voluntários da empresa. Os alunos são estudantes do ensino médio da rede pública, provenientes da comunidade local e de famílias de baixa renda, que não estejam inseridos no mercado de trabalho e que tenham voluntariamente realizado sua inscrição.

Terreno abandonado causa transtorno 
Manutenção na área é a principal reivindicação da comunidade local
O mato elevado tem servido inclusive para esconderijo de moradores de rua
Morador da Travessa Santa Catarina, situado no bairro São Sebastião há pelo menos três décadas, o aposentado Carlos Gerhard Curt, 85 anos, reivindica que o responsável por um terreno baldio localizado na via seja mantido limpo. Ele relata que a área está com mato alto, que resulta no aparecimento de animais de pequeno porte, como ratos, baratas e até cobras, bem como os insetos, nestes dias de calor. “Já estive reclamando para os órgãos competentes da cidade e até hoje nenhuma providência foi tomada para mudar esta situação. No local é constante observar um grande acúmulo de lixo, jogado não apenas por pessoas da comunidade, mas os carroceiros”, falou Curt. Ele ressalta que há um cano de grande proporção jogado na calçada que deveria ser utilizado para ser colocado na via para melhor escoamento da água, está parado no local, impedindo a passagem de pedestres.
Trânsito - Outra reclamação do idoso é em relação à curva existente entre a Travessa Santa Catarina e a Rua Érico Veríssimo. O motivo é que por ser um local com ruas estreitas, quando passa um caminhão ou um veículo maior, a maioria faz o retorno, mas acaba subindo nas calçadas e danificando as bocas de lobo. “Além do grave problema que as famílias sofrem em dias de chuva intensa, muito se deve pelas péssimas condições em que se encontram os bueiros nesta área”, disse Carlos. Ele comentou que esteve há mais de 50 dias no setor de Ouvidoria da prefeitura, para que sejam tomadas medidas para evitar essa situação, mas por enquanto nada foi feito. “O desejo dos moradores é que seja estudada a viabilidade para a instalação de placas sinalizadoras, indicando a não passagem de veículos grandes, pois quebram as tampas dos bueiros”.


Entupimento de boca de lobo no 
Novo Esteio revolta comunidade
Moradores ao redor aguardam pelo conserto
Uma boca de lobo próximo a um estabelecimento comercial situado entre as ruas Padre Anchieta e Rui Barbosa, no bairro Novo Esteio tem ocasionado transtornos como mau cheiro e a proliferação de animais de pequeno porte, como ratos, baratas e mosquitos. Segundo o morador Ario Piletti, que reside nas imediações, faz alguns meses que a situação encontra-se da mesma forma. “Chovendo ou não a água esta empossada em frente a boca de lobo impedindo a entrada da água. O que me preocupa é o cheiro é forte e invade o comércio, além das moradias”, relatou Piletti. Ele comenta que já entrou em contato com o setor competente, mas não obteve retorno.


Recursos para o São Camilo serão mantidos
Representantes do município relataram a situação da Casa de Saúde
Integrantes do Legislativo e Executivo do Município estiveram reunidos no dia 10 de março, em Porto Alegre, com o secretário estadual de Saúde, João Gobbardo dos Reis. Na oportunidade, o titular da pasta garantiu a liberação integral de verba da contratualização 100% SUS para o Hospital São Camilo. O depósito da verba seria feito ainda na terça-feira, segundo Gobbardo dos Reis. Ele disse, também, que o dinheiro relativo a contrato com Hospital São Camilo vai passar a ser depositado no dia 10 de cada mês. Com relação aos medicamentos especiais, o secretário falou que os laboratórios ficaram sem receber por vários meses em 2014 e que há um decreto impedindo que essa dívida seja paga agora. “Por isso, o Estado está tendo dificuldades com alguns laboratórios. No entanto, o estoque de fórmulas lácteas, necessária para a alimentação de pacientes por meio de sonda, já foi restabelecido”, ressalta. Já equipamentos de emergência e das UTI adulta e neonatal, que são alugados de empresa particular, João Gobbardo afirmou que não vai continuar a pagar o valor atual e, caso a proprietária do material não queira reduzir os preços, segundo ele, uma outra alternativa vai ter que ser encontrada. Porém, foi taxativo dizer que não haverá interrupção no atendimento. “Nós não vamos ser irresponsáveis de suspender os trabalhos”, disse João.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Contei aos meus filhos 

Ainda falando sobre coisas peculiares ciganas, lembro com carinho das histórias contadas na infância, que sempre fazia a gente pensar nos desfechos inesperados, na destreza e no espírito de felicidade nos finais grandiosos. Reflito ainda hoje sobre as condições que vivíamos, e a poesia que eram as histórias. Histórias estas que contei aos meus filhos, que contarão aos seus netos... No eterno ciclo que é nato às culturas tradicionais onde a oralidade tece nossa vida, nossos costumes, mostrando na pratica a capacidade que temos, enquanto humanos de sermos infinitamente eternos, naquilo que realmente nos dedicamos sem ferir os outros, longe da arrogância e prepotência que ainda reside em alguns corações humanos. Os contos ciganos falam de música, crenças, medos, heroísmos, e amor. A moral da história nem sempre é igual a dos gadjo, mas quase sempre o final é feliz. E penso que assim o seja, por saber no fundo de minha alma que vivemos neste mundo com um único propósito ser feliz, exatamente onde estamos, e com quem amamos e felicidade, meus amigos, é um mar de espuma fazendo barulho nas pedras, é beijo e abraço de uma longa saudade, é viver em uma história pela eternidade...


Projeto ‘Confeccionando Sonhos’ é contemplado com recursos da Petrobras 
Assinatura do convênio ocorreu na sede da empresa, em Canoas
Representante da Abrasinos, durante a assinatura do convênio
Os integrantes dos projetos que foram beneficiados com o recurso
O projeto ‘Confeccionando Sonhos’, da Abrasinos foi uma das entidades contempladas com a seleção pública da ação Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental. A assinatura do contrato para patrocínio ocorreu na tarde do dia 17 de março, no auditório da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Para o gerente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, José Barbosa, os projetos têm por finalidade inserir pessoas e entidades, além de proporcionar para que as organizações possam desenvolver seus trabalhos, fomentando a geração de renda e de emprego. “O formato de seleção pública é oferecer alternativas para que todos os interessados possam participar, através de um processo de transparência e democratização”, disse Barbosa. Ele comentou que a ideia desse processo foi envolver a sociedade e deixar explícito os critérios pré-estabelecidos. “Nesta seleção é de âmbito regional e nacional, que abrange cidades ao entorno das refinarias e com projetos específicos para cada região”. Segundo a responsável pela Abrasinos, Marilene Kostelnaki, essa iniciativa nos proporciona que possamos desenvolver, pelo segundo ano consecutivo, um trabalho em uma região da cidade, onde podemos formar mulheres de baixa renda que residem no ‘Território de Paz’. “O próximo passo será o fortalecimento da cooperativa, que diante das atividades tem por finalidade gerar trabalho e renda para as famílias”, comentou Marilene. Além de Marilene, também participaram do ato Ana Maria Scaton, Isa Oliveira Rodrigues, Ione Gutierres, além de representantes do Executivo Municipal.
Programa - O investimento será de R$ 2,3 milhões, no período de dois anos, para oito iniciativas dos municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande, Tramandaí e Ijuí. Cada instituição receberá até R$ 300 mil para atuar como foco nas linhas de atuação como produção inclusiva e sustentável, biodiversidade, direitos da criança e do adolescente, educação e esporte. A seleção pública Comunidades abrangeu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos passaram por uma triagem administrativa, avaliação técnica e até a escolha final dos contemplados. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 16 milhões para 56 iniciativas nos quatro estados.
CONFECCIONANDO SONHOS 
Município: Esteio Resumo: O projeto visa auxiliar na implantação de uma cooperativa de costureiras por meio da realização de cursos, oficinas e desenvolvimento de um plano de negócio. Linha de atuação: Produção Inclusiva e sustentável Instituição: Associação para Projetos Pesquisa e Ação Ambiental e Social


Advogado esteiense apresenta proposta
para entidade de classe
Sílvio Fogaça entregando o documento ao presidente da entidade
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Cristiano Coêlho Bornéo, recebeu o advogado Silvio Luiz Fogaça na sede da entidade. Na oportunidade, Silvio entregou a proposta intitulada de ‘mutirão do IPTU’. Um dos objetivos do encontro foi tratar sobre uma futura iniciativa, adotada por parte da Subseção, que atua em prol da sociedade, bem como o apoio do Judiciário e do Executivo local que tem por finalidade discutir o que acerca os débitos de IPTU e de forma de composição amistosa de termo. A ideia objetiva diminuir as já correntes, assim como as eventuais e possíveis, demandas de execução fiscal. O documento também contempla a proposta de implementar um mutirão de conciliação para facilitar o pagamento e parcelamento do contribuinte. Segundo o presidente Cristiano Coêlho Bornéo, caso se concretize a iniciativa, a comunidade era a principal beneficiada, além do Poder Público. “A medida será debatida em reunião aberta com a diretoria da entidade e com os advogados que fazem parte da OAB. Também farão parte representantes da sociedade que atuam na área do Direito”, disse Bornéo. Ele frisa que o trabalho cooperativo entre as partes da comunidade precisa beneficiar a todos e não somente uma parcela da comunidade, por isso, uma mobilização de classe.


Tenente-coronel Roberto Damasceno em
visita ao JD com Miguel Luz
Novo comandante do 34º BPM de Esteio é empossado 
Solenidade aconteceu em frente ao prédio do Batalhão no Centro 

Foi realizada na tarde do dia 17 de março, a solenidade de troca de comando do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio. O evento foi realizado em frente ao prédio da instituição localizada na Rua São Jerônimo, no Centro, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade local, bem como autoridades civis, militares e empresários. O tenente-coronel do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) Sedenir Cardoso de Oliveira falou que a Brigada Militar tem obtido sucesso em suas ações, diante da união da sociedade que vem buscando ao longo dos anos mais segurança, além de proporcionar que os policiais militares estejam presentes em diversos espaços na extensão territorial do município. “Temos noção que há inúmeras dificuldades, mas com o reconhecimento e valorização da tropa podemos reverter o quadro”. Segundo o tenente- coronel Egon Marques Kvietinsk, apesar de um trabalho de poucos meses, mas o aprendizado foi muito importante. “Devo agradecer a acolhida da comunidade e pela colaboração de todos. Esse processo se tornou possível devido a união e a força dos integrantes do batalhão”, ressaltou o tenente-coronel. Ele destacou que o próximo responsável pelo 34º BPM deve continuidade as ações, bem como a parceria com o efetivo que acatou as ideias o que auxiliou o bom andamento dos trabalhos. Após o encerramento da solenidade, houve o descerramento da placa com a foto dos ex- comandantes do 34º BPM.
Visita – O novo comandante do 34º BPM, o tenente-coronel Roberto Damasceno Rodrigues esteve realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque, na manhã do dia 18 de março. Ele foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz e concedeu uma entrevista no programa ‘Opinião’, na Rádio Jornal Destaque. O tenente-coronel Damasceno está na cidade desde o dia 02 de março e ao longo desse período tem sido bem recepcionado pelos locais que tem frequentado. “O apoio da população e de alguns órgãos públicos é extraordinário”, disse. Ele frisou que pretende dar uma nova visão no que tange ao policiamento ostensivo na cidade, colocando em prática algumas ações, que em breve a comunidade poderá notar. “Umas das medidas é dar condições apropriadas para o dos PMs, bem como motivá-los em sua jornada de trabalho, dando as ferramentas necessárias para fazer um atendimento digno a comunidade”, comentou. Damasceno enfatizou que algumas mudanças serão colocadas em prática nos próximos dias, como intensificar os policiais militares que atuam de moto, assim como as ações do Pelotão de Operações Especiais (POE) e o Policiamento Comunitário. “Além de otimizar o trabalho da corporação a parceria com a Guarda Municipal também será importante neste processo Em 29 anos de atividade, o tenente-coronel Roberto Damasceno já trabalhou por seis meses, nas cidades de Lavras do Sul e Santa Maria e há 18 anos, atua no comando de policiamento na zona sul de Porto Alegre.
IMPORTÂNCIA DO CONSEPRO 
O tenente-coronel do 34º BPM, Roberto Damasceno falou que a reativação do Consepro na cidade é importante, pois os repasses de recursos, como para a Brigada Militar irá contribuir na captação de dinheiro para a entidade. “Estamos no aguardo para o recebimento de R$ 80 mil do Executivo esteiense, que será utilizado para obras nos banheiros e vestiários, assim como uma sala de reuniões com uma capacidade de até 30 pessoas e uma cozinha”, explicou.
Novo comandante passou em revista a tropa

Jardim Figueira participa de 
amistoso com Aimoré
Apesar da derrota, alguns atletas chamaram atenção de olheiros
A escolinha de futebol do Jardim Figueira recebeu no dia 16 de março, os atletas das categorias de base do Aimoré, em seu campo localizado no bairro, que leva o nome do time. Na oportunidade, os times se confrontaram em dois jogos e tiveram duas derrotas. O placar ficou 4x0, na categoria sub 15 e 2x0, no sub 17. Conforme o presidente da entidade, Cristiano Pedroso, a ideia em promover a atividade era proporcionar aos jogadores de mostrarem seus talentos. Nesta competição, pelo menos sete jovens foram selecionados para as categorias de base do Aimoré. “Acredito que através do esporte podemos a ter uma sociedade melhor, pois as crianças e os adolescentes que estão envolvidos na pratica esportiva não serão vistos com más companhias e nem usando entorpecentes”, frisou Cristiano. Criado em 2010, o Jardim Figueira há cinco meses esta lançando jovens para as categorias de base do futebol gaúcho. Um dos principais focos é o trabalho social que atende cerca de 40 meninos do bairro Primavera e imediações. A entidade esta em busca de novos parceiros para dar continuidade a seus trabalhos e aumentar o número de beneficiados.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano 
Páscoa Transformante 

De Fato, o tempo não para... Vivenciamos mais uma Quaresma. A Quaresma nos levou à Páscoa. A Páscoa nos transforma. Ou, deveria... Recordemos um exemplo. O Pai aprontou. Foi infiel O Filho se revoltou. Encheu-se de ódio pelo Pai. Por dez longos anos, não se cumprimentaram. Detestavam- se. Odiavam- se mortalmente. Porém, a graça de Deus Venceu. - Padre, Jesus me deu forças e eu perdoei meu Pai de coração. Tirei aquilo que Me matava, aos poucos. Sinto- me mais leve e muito mais feliz. Não tenho palavras para descrever o que se passa no meu íntimo... A Páscoa funcionou e transformou duas famílias. Beleza Pura! Será que seremos todos pela Páscoa? Talvez seja nossa derradeira Páscoa... Vivamos bem a nossa Páscoa! Convertamo-nos! Mudemos! Renovadora Páscoa! Bênçãos. Ponto Final.


Três Portos têm uma estação climatológica 
Um bairro com histórias e personagens curiosos 

Morador do bairro Três Portos desde 1990, Julio Sal destaca que uma das principais características do local é a tranquilidade, muito se deve por estar próximo a grandes empresas, que ajudaram ao desenvolvimento do bairro e do Município. “Além disso, com a implementação da Trensurb, o Três Portos passou ainda mais por uma mudança no traçado desta região”, disse Sal. Ele frisou que antes da obra de construção dos trilhos, havia uma sinaleira, que por alguns anos se tornou como uma ‘segunda entrada’ da cidade. “Outra característica do Três Portos era o tradicional comércio dos ‘armazéns’ que por décadas eram fornecedores de mantimentos para as famílias do bairro. Hoje apenas um está em funcionamento, assim como um restaurante. A vinda dos grandes empreendimentos foram um dos estopins para o fechamento destes negócios”.
Abandono - Júlio ressalta que o Três Portos nestes últimos anos foi abandonada pelo Poder público, principalmente no que tange a falta de transporte coletivo, pois a única linha que havia sido implementada para atender a comunidade foi retirada há alguns anos. “Um dos motivos alegados, por parte dos responsáveis foi a pouca frequência de usuários. A partir de então nunca mais houve uma iniciativa em destinar uma autolotação para o bairro”, enfatizou Sal. Ele falou que nos últimos anos, um problema que tem mudado hábitos de várias famílias no bairro é a questão dos alagamentos, que teve seu momento mais trágico na história recente foi em outubro de 2013, quando praticamente o a localidade ficou submersa. “O dia 23 ficará marcado na vida das pessoas que presenciaram a enxurrada que além de levar bens materiais, levou a dignidade, bem como a condição de morar dignamente”.
Lutas por melhorias no bairro ainda continuam 
Pela dimensão do bairro, a questão de saúde pública é uma luta constante entre os moradores e o Executivo, pois não há uma Unidade de Saúde Básica (USB), fazendo com que as pessoas tenham que se deslocar para outros pontos da cidade em busca de atendimento médico. “A preocupação é que existe uma grande quantidade de aposentados e de crianças, que é a faixa etária, onde há uma procura expressiva”, disse Júlio.
Sujeira - Mas o Três Portos não fica restrito apenas nos problemas, mas ao longo dos anos houve uma evolução, no que tange a coletiva seletiva, que teve uma melhora expressiva, bem como a questão da educação no bairro. Um dos fatores foi desde a construção da Escola Municipal João XXIII que é um dos espaços mais valorizados no bairro. “Uma instituição com mais de cinco décadas de existência, pode-se notar que os educadores e funcionários trabalham com carinho e cuidam de nossas crianças, como se fossem seus próprios filhos”. Júlio Sal disse que na data dos 60 anos de emancipação política, a cidade dos sonhos ficou no passado e hoje está abandonado, tanto pelo Poder público, quanto a mobilização da comunidade. “A impressão que existe é que estamos regredindo”.
Estação meteorológica na cidade 
Um hobby de tirar fotografias de ângulos diferentes, sobre as mudanças climáticas, se tornou algo levado a sério. O resultado disso a instalação de uma estação meteorológica, situada no bairro Três Portos. Júlio Sal relatou que paralelamente com as fotos, comprou um pluviômetro para fazer a medição da chuva que caia na cidade. Além disso, devido às mudanças no clima chegava a emitir alerta sobre possíveis tempestades que poderiam causar danos. “Foi um trabalho dado passo a passo, onde hoje posso relatar sobre a temperatura e velocidade do vento na cidade e em cidades da Região Metropolitana. Não sou meteorologista, simplesmente faço comentários e estudo sobre as alterações no clima”. Redes sociais - Com o advento das redes sociais, Júlio Sal iniciou em 2014 um trabalho nas redes sociais ao começar a participar de um grupo, onde além de falar sobre os problemas da cidade teve a iniciativa de dar informações sobre previsão do tempo. “Diante da procura por dados climáticos resolvi criar uma página e alertar as pessoas. Além disso faço alerta sobre a situação em que se encontra o nível de água no Rio dos Sinos, por exemplo”.
HISTÓRIA 
Júlio Sal nasceu em Terra de Areia (na época era distrito de Osório) e em função da profissão do pai, era construtor residiu com a família em várias cidades em Santa Cataria e até no Paraná. Um dia, seu pai veio fazer um trabalho na região e se apaixonou por essas terras e sempre comentava que iria um dia fixar residência em Esteio. Em 1980, seu pai construiu uma casa na rua Salgado Filho, que ainda era de paralelepípedo. Quando adolescente, Júlio destacou que tem lembranças da região como a fábrica de papel Três Portos, campo de futebol, empresa de ração para cachorro e o antigo prédio do INPS (hoje, INSS). Na década de 80, uma das primeiras experiências de emprego foi na Samrig, que por alguns anos foi uma das indústrias mais prósperas que contribui para o desenvolvimento, bem como seu pioneirismo. Talvez uma das primeiras iniciativas no país foi a instalação da fábrica de proteína de soja, que na atualidade é um dos motes da alimentação saudável no planeta.


Camboatá inicia seus trabalhos com novidades
Trabalho da capoeira tem função na educação de crianças e adolescentes
O Grupo Camboatá de capoeira de Esteio está voltando às atividades, após o período de férias nos meses de janeiro e fevereiro. Segundo um dos integrantes do grupo, o capoeirista Cesar Lima, conhecido como ‘Charada’, uma das novidades para este ano ocorrerá um trabalho será a parceria com o Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). “Entre os locais onde estão previstas a realização de atividades serão nas comunidades dos bairros Primavera e Três Marias. Nestas localidades, a capoeira tem papel importante para os menores, ligado ao social, ressaltando o bom comportamento, o lazer e o cuidado com o local onde vivem”, disse ‘Charada’. Ele falou que na adolescência, em função das alterações no corpo e também na família, o trabalho até se intensifica, pois é a oportunidade dos jovens a ingressarem no mundo do esporte ao invés de ir ao mundo das drogas. ‘Charada’ comentou que 2014 foi um ano, onde algumas escolas deram suporte para a realização da capoeira. Uma delas foi no Colégio Coração de Maria, quando em 18 de outubro, aconteceu a formatura de praticantes. O evento ocorreu no ginásio poliesportivo da instituição e reuniu cerca de 100 estudantes, além de integrantes do grupo, instrutores, professores, graduados, mestres e um mestrando.


Esteio será palco da Corrida de Prevenção 
ao Diabetes

Está previsto para ser realizado no dia 27 de março, a 1ª reunião de trabalho, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde com o objetivo de tratar sobre a organização da Corrida de Prevenção ao Diabetes em Esteio. Serão aguardados representantes do Executivo, Legislativo, bem como integrantes do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), com início das atividades a partir das 8 horas. Na oportunidade serão apresentadas as ações desenvolvidas no evento, bem como o trabalho que é realizado pela entidade com sede em Porto Alegre. Também ficará estabelecida a provável data, horário e local para a realização da prova, assim como outros detalhes da atividade. Durante o ato, os participantes poderão dar sua contribuição apresentando sugestões para que a atividade ocorra sem maiores transtornos. A reunião ocorrerá no auditório da Casa dos Conselhos.


Túmulos do Cemitério Dois de Novembro 
são violados
Sepulturas foram abertas somente onde estavam crianças 

A violação de três sepulturas no Cemitério Municipal Dois de Novembro, em Esteio vem sendo alvo de investigação. O motivo é que os túmulos que foram abertos estavam sepultadas crianças, que já estavam em estado de decomposição. Duas delas eram natimortos (não chegaram a nascer). Outro túmulo aberto era de uma criança de nove anos, que havia sido enterrada em janeiro desse ano. Os funcionários que trabalham no local que informaram os responsáveis pela pasta que gerencia o local. Segundo o titular da Delegacia de Polícia esteiense, Leonel Baldasso, no último final de semana, dois crânios de criança foram encontrados por um morador em uma área localizada as margens da BR 448 - Rodovia do Parque, quando estava caminhando. “Um dos prováveis motivos seja para a utilização em rituais de magia negra, pois ao redor da cabeça foi encontrado uma galinha morta e outros elementos destes rituais”, destacou Baldasso. Ele ressaltou que diante dos fatos, solicitou para a Justiça que seja feito DNA nos restos mortais dos crânios para detectar se o material retirado é combatível com os crânios encontrados no bairro.
Providências - Baldasso comentou que o familiar de uma das crianças já prestou depoimento na Polícia Civil. Em breve relato, o homem disse que ficou chocado com a crueldade que foi feito com o corpo e aguarda que as devidas providências sejam tomadas e os envolvidos sejam punidos pelo ato de vandalismo. De acordo com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, onde a pasta é responsável pelo Cemitério Municipal, apesar de ser um fato isolado, a secretaria irá tomar as medidas necessárias para que os envolvidos sejam punidos, por isso a pasta esta dando um suporte importante para resolver este problema. Após verificar o fato, o local foi isolado. Além da cabeça, outras partes também foram retiradas dos caixões. Silva ressaltou que a câmera de videomonitoramento instalada nas dependências do cemitério não teve problemas e não foi possível fazer a captura das imagens.


Polícia Civil faz reconstituição 
de tentativa de homicídio no Centro
A reconstituição tem papel importante no processo
Foi realizada na manhã do dia 11 de março, a reconstituição da tentativa de homicídio contra uma mulher, na época com 33 anos, pelo seu companheiro. A ação teve início por volta das 12 horas e contou com a presença de policiais civis e o setor de perícia, bem como o suporte da Brigada Militar, fiscais de trânsito e Guarda Municipal. Parte da Avenida Presidente Vargas, bem como a Dom Pedro e a Rua José Guimarães, no bairro São Sebastião ficaram fechadas até a conclusão dos trabalhos. Conforme o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, apesar de já possuirmos informações mais que suficientes em relação ao fato, a ideia é observar na pratica todas as versões apresentadas pelas principais testemunhas. “Esse trabalho é importante, pois temos condições suficientes para que possamos saber mais sobre a verdade e tomar as medidas cabíveis”, ressaltou Baldasso. Ele informou que devido ao ocorrido, a mulher desloca-se de cadeira de rodas e ainda sofre as sequelas físicas e psíquicas, em relação a atitude brusca do companheiro, na ocasião. Baldasso reitera após o acidente, a vítima ficou com graves sequelas. Para se deslocar, a mulher está dependente de uma cadeira de rodas, entre outros problemas. O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2013, quando ela havia caído da saída do apartamento onde residia, localizado na Avenida Presidente Vargas. Na época, houve testemunhas que informaram os policiais militares e a Polícia Civil, que havia mais pessoas no local, como também alguns vizinhos chegaram a relatar que a vítima ficava presa dentro do imóvel, quando o então companheiro saia.


Arrombamento em caixa eletrônico 
deixa a Polícia esteiense em alerta
O equipamento ficou praticamente todo danificado
O caixa eletrônico de uma agência bancária situada na Rua Padre Felipe, no Centro foi alvo de criminosos na madrugada do dia 11 de março. Conforme o delegado Leonel Baldasso, dois suspeitos tentaram implodir o equipamento, mas sem sucesso. “As câmeras de vídeomonitoramento será importante na identificação dos envolvidos no caso”, disse Baldasso. Ele informa que apesar dos constantes assaltos em caixas eletrônicas por várias cidades pelo interior do Estado, somente neste ano, Esteio registra a primeira ocorrência.


Dupla é detida por policiais militares 
no bairro Primavera 
Policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio efetuaram a prisão de dois homens, no bairro Primavera. O fato aconteceu no dia 13 de março, na Rua Jorge de Souza Moraes. De acordo com informações do 34º BPM, os suspeitos foram abordados em um veículo, que encontrava-se em situação de roubo. Em função disso, foi dada voz de prisão aos indivíduos, sendo que em seguida foram levados para a Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), para fins de registro.


Suspeito tinha antecedentes como assaltos,
receptação, entre outros
Homem é detido no 
bairro Olímpica
Na noite do dia 12 de março, por volta das 21 horas, as guarnições do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 34º BPM efetuaram a prisão de um suspeito de 34 anos. O fato se deu quando os policiais foram acionados para atender uma ocorrência e ao chegarem ao local indicado encontraram o indivíduo em atitude suspeita. Ao verificar o histórico do homem foi encontrado diversos antecedentes como de roubo a estabelecimento, receptação e roubo de veículos, porte ilegal de arma de fogo e falsa identidade. Quando foi detectado que o indivíduo estava fora de regime prisional, os PMs deram voz de prisão e apresentaram na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário