segunda-feira, 16 de março de 2015

EDIÇÃO 1972

Assim como em Esteio, Sapucaia do Sul também vem registrando problemas em seu asfalto, com a formação de buracos, que está dando prejuízos para os motoristas. Para evitar acidentes de trânsito na região central, um morador revoltado com o descaso em relação ao conserto da broca, na Rua Nossa Senhora das Graças, colocou galhos e restos de grama cortada. O motivo é para chamar a atenção dos condutores sobre os perigos que se encontram nesta área, devido a cratera. A sinalização improvisada é evitar tragédias possam ser registradas nestes locais, envolvendo motoristas e até pedestres.

Legislativo promove ato solene 
alusivo aos 60 anos de Esteio
Os 60 anos de Esteio serão comemorados pela Câmara de Vereadores através sessão solene que será realizada no dia 17 de março. A cerimônia terá início às 19h30, no espaço coberto localizado na Rua Garibaldi, no Centro. A iniciativa é da presidente do Legislativo, Jane Battistello e do parlamentar Leonardo Pascoal. Um dos principais objetivos da cerimônia é destacar personalidades e fatos que marcaram as seis décadas da cidade. A ideia, conforme os proponentes é resgatar a história, através de acontecimentos mais significativos, além de prestar homenagem aos cidadãos que foram importantes para a consolidação da municipalidade. Um dos destaques serão mulheres que fizeram parte desta história. O município completou 60 anos no dia 28 de fevereiro.


Problemas da Escola Padre Reus 
é alvo de reunião 
O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha esteve recentemente em Esteio, com o propósito de conhecer a estrutura da Escola de Educação Especial Padre Reus. O objetivo principal do titular da pasta foi acelerar a resolução de problemas que dificultam o cotidiano da comunidade escolar. A diretora Luciméia König apontou as principais dificuldades, entre elas, a aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a instalação de um elevador que garanta acessibilidade ao segundo pavimento do prédio, além de pequenos reparos na estrutura. “É grande a nossa felicidade pelo acolhimento da nossa demanda com essa sensibilidade”, disse Luciméia. Ela comentou que o empenho e dedicação dos profissionais são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, pois a instituição atende alunos não apenas de Esteio, mas também de cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. Vieira classificou a visita como um gesto simbólico de compromisso da nova gestão com a educação especial. “A instituição vai receber nos próximos anos o apoio necessário para desenvolver seu trabalho. Vamos estar ao lado da população na luta contra a discriminação e é um compromisso nosso que as diferenças sejam respeitadas”, afirmou o secretário. O encontro com o Conselho Escolar também suscitou discussões do ponto de vista pedagógico, que receberam atenção especial da coordenadora adjunta da 27ª Região, Mari Mantelli, que é educadora especial. A responsável pela 27ª CRE é Stela Steyer.

Comunidade indígena visita o JD 
Representantes da etnia caingangue, o grupo pretende
divulgar o poder das ervas
Alzira, o pequeno Henrique e Ido estão divulgando o poder das ervas
O representante da Aldeira Bananeiras de Miraguai da etnia Caingangue, Ido Galvão, acompanhado da esposa, Alzira Sales, 36 anos e o filho Henrique, de um ano e seis meses estiveram na manhã do dia 06 de março, realizando uma visita ao Jornal Destaque. Um dos motivos do encontro foi divulgar sobre a feira que os indígenas irão realizar entre os dias 11 a 14 de março, na Praça Irmão Egydio Justo, das 9h às 17 horas. Segundo Ido, na feira serão comercializadas cerca de 90 ervas cultivadas na aldeia, tendo a autorização da Funai, do município de Passo Fundo. Além disso, durante três meses do ano, o indígena fixa residência em São Leopoldo, no bairro Feitoria, onde está situada uma pequena comunidade, formada por aproximadamente 45 famílias, que também plantam ervas medicinais. Cada erva tem sua utilidade para a cura de algum tipo de enfermidade. “A ideia é mostrar as pessoas a importância das ervas para a cura de inúmeras doenças que acometem o ser humano”, disse Galvão. Ele comentou que em função da ação em levar a cultura indígena junto a sociedade já esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, além de municípios do estado vizinho de Santa Catarina, como em Chapecó. Também esteve em Londrina, Bauru, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará. Ido relata que pelo menos há quatro décadas trabalha com o cultivo de ervas. “O índio tem um contato expressivo com a natureza, por isso é um defensor das matas, pois neste lugar onde pode-se encontrar os remédios para a cura de inúmeras doenças do corpo e da mente”, frisou Galvão.
Procurados - Ido Galvão destacou que entre as ervas mais procuradas e que são adquiridas pelos visitantes das feiras são os estimulantes sexuais, conhecido como ‘viagra natural’, assim como remédios para combater a diabetes, dores nos ossos, chamado de ‘21’ e a ‘batata de negro’. Ele enfatizou que nos últimos anos o homem branco ingressou nas aldeias, levando um pouco da cultura e dos costumes. “Um dos problemas seculares que envolvem a comunidade indígena é relacionada com bebidas alcoólicas, pois são produzidas nas próprias aldeias, que resulta em um grande número de pessoas com alcoolismo. A religiosidade, como a presença dos evangélicos ajudou a diminuir drasticamente este quadro”, relatou Ido.


Nossas leis... 
Tribunal KRIS
LORI EMANOELA DA SILVA

O tribunal Kris, ou KrisRomai como alguns costumam chamar é na verdade uma das manifestações culturais da etnia cigana, e com regras próprias e varia de grupo para grupo, comum a todos os ciganos do mundo. Trata-se de uma assembleia baseada no consentimento do grupo que aplica as sentenças, decisões, e determinações que seja melhor para todos. Ao contrário que o imaginário popular possa pensar temos sim regras, responsabilidades severas em relação à família, o lugar que vivemos e as pessoas que nos cercam. Por sempre estarmos em constantes movimentos, entre os diferentes tipos de pessoas, quando perdemos a confiança em alguém fica difícil crer que esta pessoa mereça nossa amizade. As tradições orais fazem dos atuais ciganos descendentes e guardiões das coisas mais lindas de nossas vidas, entre elas, o respeito aos idosos e as crianças. Jamais você encontrará um idoso cigano em um asilo, ou uma criança cigana abandonada pelas ruas. O melhor lugar para uma criança cigana é com sua mãe! A sociedade cigana tem em sua essência a consciência de que todos somos nômades nesta terra. Precisamos sim, de toda uma estrutura ancestral, para poder valorizar, respeitar cada ser humano, e mais, precisamos uns dos outros mesmo nos momentos em que parece estarmos em julgamento, por que é reconhecendo nossos erros que aprendemos a consertá-los.


Encontro reúne motociclistas no 
Parque Galvany Guedes 
Representantes de diversas cidades participaram 
da atividade no Jardim Planalto
Durante dois dias, o encontro reuniu motociclistas de todo o Estado
Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, o Parque Municipal Galvany Guedes foi palco do 5º Encontro de Motociclistas, organizado pelo grupo Asas de Chumbo. Dezenas de pessoas estiveram prestigiando o evento que contou ainda com atrações musicais como de 16 bandas locais, além do show ‘Meu Amigo Elvis’, com Jairo Mello e do músico Charles Busker. No primeiro dia da festividade foi marcado com um almoço de confraternização e no dia seguinte com um café da manhã para os motociclistas que ficaram acampados. Segundo o presidente do grupo, Diego Nunes, um dos objetivos da atividade é reunir motociclistas que tem como hobby andar de moto aos finais de semana, como forma de relaxar. “Outra finalidade da ação é fazer novos, rever pessoas especiais, bem como falar sobre motocicletas”, disse Nunes. Ele informou que participaram motociclistas de cidades como Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Guaíba, Santa Maria, Xangri-lá, Santa Cruz do Sul e Torres. Do estado de Santa Catarina vieram adeptos dos municípios de São José, Florianópolis e Palhoça. “O encontro era para ser realizado no Parque Assis Brasil, mas em função de estar interditado, devido a destruição causada pelo tornado e também por haver um contrato de cedência do local, o Executivo cedeu esta área para promover esta festa para a comunidade”, explicou o presidente.
História - O grupo Asas de Chumbo surgiu em fevereiro de 2010, onde trata-se de um grupo de amigos que motociclistas e é formado por nove pilotos, oito garupas e três aspirantes. Interessados em fazer parte do grupo, basta entrar no site Asas de Chumbo e clicar no espaço ‘como participar’ e ler as regras básicas e aceita-los. Assim se torna um aspirante, onde irá começar e andar junto com o grupo. Após um período de integração e consequentemente a aceitação dos membros, o novo membro receberá o brasão do grupo.

Trabalho de prevenção e cuidado com 
o patrimônio público 
Ações da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana 
tem sido referência na região
Uma das últimas novidades é o novo uniforme dos fiscais de trânsito
Os guardas municipais fazem a vigilância em prédios públicos e
trabalho de prevenção nas escolas
Luiz, Arno, Fabiana, Assis Brasil e Luiz Carlos
Desenvolver ações preventivas de violência nas escolas e também no trânsito tem sido uma das inúmeras atribuições que a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana está tendo nos últimos anos, visando o bem estar a comunidade. Segundo o titular da pasta, Arno Leonhardt, desde que está sob o comando da secretaria uma das principais iniciativas foi manter um diálogo entre aos órgãos importantes na cidade, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e o setor de saúde. “Através dos profissionais que compõem o grupo, onde cada um tem suas atribuições é possível fazer um trabalho importante abrangendo diversos setores”, disse Arno. Ele comentou que esses benefícios se tornaram realidade após a implementação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que a partir da vinda de recursos próprios foi possível inclusive de aumentar o número de câmeras de videomonitoramento, passando de quatro, em 2009, para 49, em 2015. Isso se deu através dos projetos que surgiram através do Pronasci, via secretaria nacional de Segurança Pública. “O que talvez esteja prejudicando a questão de segurança no país é a não execução de projetos ligados a área. Pode-se observar que nos últimos anos estão se dedicando apenas para a Força Nacional, localizada nas regiões de fronteiras e nas medidas de combate ao crack. Apesar de serem importantes, mas não está resolvendo o problema e a violência em diversos pontos do país tem se agravado”, enfatizou o titular da pasta. Arno frisou que a pasta possui uma infraestrutura adequada, em especial a questão veicular, bem como a entrega recentemente de novos uniformes diferenciando a Guarda Municipal e os fiscais de trânsito.
Vigilância - O secretário de Segurança Arno explicou que uma das funções da Guarda Municipal é fazer a ronda nas escolas, além de aplicar ações que tem como foco a prevenção a violência em âmbito escolar, assim como monitorar 24 horas as câmeras de videomonitoramento que estão instaladas em diversos pontos da cidade. “Outro trabalho que surgiu recentemente através das parcerias foi a PIPA, que atua na fiscalização, no que tange a retirada de sobras de materiais de construção, como também em relação aos maus tratos a animais”.
Defesa - Devido aos constantes problemas que a cidade teve em relação a enchentes nos últimos anos, a Defesa Civil no município, teve que ir a busca de recursos. Sob o comando de Luiz Carlos Terra, o órgão ligado a pasta vem aos poucos adquirindo novos equipamentos para atender a demanda, quando for acionada, assim como um trabalho de prevenção nas comunidades onde é registrada a enxurrada.
Consumidor - Um trabalho que foi desenvolvido ao longo de décadas, se tornou realidade em setembro de 2014, com a inauguração do Procon na cidade. Integrado a secretaria, segundo Arno Leonhardt, o órgão tem sido motivo de elogios, por parte dos usuários que vão em busca do serviço, em função da qualidade no atendimento a comunidade. “Um dos motivos disso é que a pessoa vai ao Procon em busca da solução do problema e consegue resolve-lo de maneira ágil e em curto espaço de tempo”.


ELEGIA ÀS LOIRAS 
HEITOR HARTMANN - Professor - Jornalista - Escritor 

Loiras, lindas, esbeltas, delicadas, graciosas. Assim são elas. Você acha que não? Repare só. Lábios finos, alvíssima pele como flocos de neve. Pequenas partes sedutoras cor de rosa. Fisionomia gentil, cupidez de deleite, volúpia, clamando por delícias. Rúbidas faces, túrgidos seios. Diria o poeta: “Quais inquietas borboletas bandoleiras”, esvoaçam de flor em flor, para encanto dos homens. Temos loiras de olhos azuis, loiras de olhos cor de mel, loiras de infinitas tonalidades, para gáudio dos apreciadores, fisgados pelo charme delas. Vocês querem saber, leitores? Burro é quem nunca foi pensador, quando alinhavou um besteirol sobre as loiras. Provavelmente, é um desmiolado de ideias e vítima de um abismo de sentimentos. Pensador, quem é? Quem pensa, quem raciocina. Com certeza, não é quem vocifera achincalhes. Há sujeito que não passa de bom cantor, e olha lá. Pensador? Que nada! Um tipo desses não merece as maravilhas de que as loiras são capazes. Que siga o caminho dele, sem o prazer do aconchego alucinante dessas criaturas adoráveis. As loiras lastimam o vazio existencial do doidivanas. O que importa, leitor, é que nós – genuflexos perante as loiras – sabemos a graça infinita com que elas arrumam seus belos corpos, em meneios sedutores. Contemplamos, embevecidos, a elegância com que ajeitam seu exterior, objetivando surpreender a admiração masculina. Como sabem enfeitiçar os homens, essas beldades! E tudo, nelas, contribui para isso: a brancura física na alvura da alma, o rosa escondido debaixo das vestes, somente revelado aos felizardos de momentos íntimos. Tão-somente eles vão entender o que se diz aqui. Os outros ficarão a imaginar um paraíso, cheios de ardentes vontades. Ah! As loiras... Inspiram poetas, escritores e românticos de toda espécie. Fazem-nos sonhar com semblantes líricos e intimidades ensandecedoras. Elas tonteiam transeuntes inadvertidos, em assomos de embaraços e tremelicantes enleios, a ponto de provocar deliciosos curtos-circuitos sentimentais. As loiras acutilam fundo almas distraídas, corações disponíveis. Elas merecem o fascínio dos incautos. Cá pra nós: burras não são as loiras, burras são as letras de certas músicas, o que vem comprovar que “Todo ignorante tem a sua filosofia.” Embora seja verdade, também, que todo filósofo tem a sua ignorância. Descartes já pontificava, em Latim: “Cogito, ergo sum.” Traduzido: “Penso, logo, existo.” Não se usam acentos no idioma latino. Com sérios cacoetes mentais, inadvertidamente alguns inverteram a frase: “Existo, logo, penso.” Raciocinemos. Se o homem pensa, obviamente, ele existe. Mas,nem sempre o homem que existe, pensa. Por exemplo: os letristas antiloiras. Claríssimo, não é? Esperamos que o anjo Gabriel ilumine o bestunto de alguns tocaios, transformando-os em cantores mais palatáveis. Adoráveis loiras! Vocês são divinas! Encantadoras! Merecem os mais derretidos elogios dos homens que sabem apreciar o belo e passam ao largo dos desiludidos da vida. Inteligentes? Sim senhor: inteligentes! Lembremos algumas: Xuxa, Ana Hickmann, Angélica. São incontáveis. Termino assim: VIVAM AS NOSSAS LOIRAS!


Pastor visita o JD e divulga o projeto 
‘Uma Bíblia em cada casa’ 
Um dos objetivos da ação é levar o Livro Sagrado aos lares esteienses
Pastor Carlos entregando uma Bíblia ao diretor do JD, Miguel Luz, juntamente com Jair Misael
Uma das lideranças da Igreja Assembléia de Deus, o pastor Carlos Azeredo e o integrante da igreja Jair Misael estiveram realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na manhã do dia 05 de março, onde o religioso foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Um dos objetivos da visita foi entregar uma Bíblia Sagrada a Miguel como símbolo do novo projeto da instituição intitulada ‘Uma Bíblia em cada casa’. Segundo o pastor Carlos, a proposta deste projeto é distribuir mais de 25 mil do Livro Sagrado para os cristãos a todas as residências da cidade. “A ideia surgiu em 2011, quando vim fixar residência na cidade para trabalhar e também por ser este ano escolhido pela instituição, o período de evangelização da comunidade”, explicou o pastor. Ele comentou que se trata de um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, mas a igreja chegou a desenvolver este trabalho em outros municípios do país. “Pretendemos agregar a ação de levar a Bíblia para as moradias do município, no ano em que Esteio festeja 60 anos de emancipação política. Isso é algo mais que especial para todos os esteienses”.
Estrutura - Pastor Carlos informou que atualmente, a Assembléia de Deus possui 26 templos espalhados nos mais diversos bairros de Esteio. “Aos domingos à noite são realizados pelo menos sete cultos simultâneos, que agrega aproximadamente 1,5 mil pessoas”, ressaltou Azeredo. Conforme o pastor Carlos Azeredo, a Instituição Educacional e Beneficente Assembléia de Deus tem vários segmentos, onde há voluntários que distribuem cestas básicas, roupas, entre outros. Além disso, há o projeto dentro da instituição, onde as mulheres recuperam roupas ou transformam as mesmas em acolchoados para ser distribuído, em especial para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. “Além disso, diariamente fazemos ações com moradores de rua, bem como já conseguimos oferecer condições para que dependentes químicos voltassem para seus lares livres deste mal que tem devastado centenas de famílias pelo mundo”, enfatizou.
CURSO SUPERIOR - Pastor Carlos Azeredo disse que uma das novidades neste ano, no que tange as melhorias da educação no Município é a implementação do curso de Gestão pública, através da vinda do Pólo da Universidade do Norte do Paraná (Unopa). O local escolhido para sediar a instituição será nas dependências da Escola Gustavo Nordlund, situada na Rua Taquara, no bairro Olímpica. Além da graduação, também ocorrerá uma pós-graduação em Educação à distância (EAD). “Para que se torne realidade, estamos aguardando apenas a aprovação e publicação no Diário Oficial e assim estaremos dando um grande passo, oferecendo uma infraestrutura especial aos novos alunos”.


QUARESMA EM MARCHA
PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 

Como todos já o sabem, a Quaresma é um tempo especial para a as pessoas rezarem. Em vista disto, trarei algumas orações do livrinho da CNBB: “Fraternidade nos Círculos Bíblicos”, páginas 6, 10, 14 e 15. Oração 1. Somos gratos, Senhor, porque cuidas de nós como bom pastor. Sabemos que isso também é um jeito de nos apresentares um modelo: cuidas de nós e esperas que cuidemos bem uns dos outros. Queremos corresponder a esse teu apelo. Ajudai-nos a ter sensibilidade para as necessidades de nossos irmãos e irmãs. Liberta-nos do egoísmo que pode nos trazer a tentação de usar os outros de modo injusto ou esquecer deles. Ajuda-nos a formar, todos juntos, uma rede de proteção em que um ajuda o outro e todos cuidam de todos. Amém! Oração 2. Contigo, Senhor, queremos contemplar o mundo em que vivemos. Olharmos os que não podem se defender, estudar, progredir e percebemos quanta injustiça se acumula sobre esses nossos irmãos e irmãs. Inspira-nos, Senhor e Pai de todos, para que possamos perceber as melhores formas de contribuir para a superação do que ofende os direitos desses teus filhos e filhas. Olhamos para os que se acham donos do mundo, acima das leis, e desejamos mais igualdade, mais solidariedade. Olhamos para nós mesmos e vemos o quanto ainda precisamos nos converter para sermos eficientes operários do teu Reino. Ajuda-nos, Senhor, a trabalhar sempre mais pela justiça e pela paz, na igualdade que nos vem de sermos todos filhos teus, diferentes nos talentos, mas iguais no amor que nos ofereces. Assim seja! Oração 3. Senhor, estragamos muito o mundo bom que CRIASTE para nós. Temos medo das consequências dos muitos erros da humanidade vem cometendo. Mas não queremos ficar PARALISADOS, queremos curar feridas, transformar o que deve ser mudado. Também não queremos ver parte da violência, vivendo com ressentimentos e rancores. Teu filho veio para reconstruir, salvar o que estava perdido. Sua ressurreição é para nós um luminoso sinal de que a vitória final será do bem, da Vida, do teu Reino de amor e paz. Na força dessa esperança, queremos caminhar e agir. Dá-nos a graça para regenerar o que estragou, reconstruindo afetos, segurança e fraternidade. Amém! Um exemplo. O menino índio estava muito confuso com tanta guerra, violência, maldade que via no mundo. Perguntou então a seu avô, um velho índio a quem todos pediam conselhos: - “Se os seres humanos são obra tão boa da natureza, tão inteligentes, tão criativos, por que vivemos no meio de tanta violência, por que não vivemos em paz”? O velho índio respondeu: - “Isso acontece porque dentro de cada um de nós existem dois lobos: um lobo que quer a paz e um lobo mau que quer destruição. E eles vivem brigando”. Muito espantado, o indiozinho perguntou: - E qual dos dois ganha essa briga”? A resposta veio, cheia de sabedoria: - “Ganha aquele que nós alimentamos com mais frequência”. Só para concluir: - E nós, pensantes, damos mais comida para o lobo bom, ou para o lobo mau?... QUARESMA: tempo de mais oração, de meditação, de maior conversão. Não esqueçamos: “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE!” Mais: “EU VIM PARA SERVIR” (Mc 10,45) Vivamos a FRATERNIDADE! Assim esperamos. Fim de papo.


Campeonato de Pingue-Pongue 
é aberto em Sapucaia 
Primeira etapa da competição contou com atletas 
de várias cidades do Estado
Atividade reuniu competidores da região no ginásio
O Ginásio Municipal Kurashiki, em Sapucaia do Sul foi palco na tarde do dia 07 de março, a 1ª fase da abertura do estadual de pingue-pongue. Segundo o presidente da Associação Sapucaiense de Pingue-Pongue e Jogos de Mesa, Michel Pedroso, o Município é um seleiro de esportistas que são praticantes, que já revelou profissionais que estão em evidência no Estado e no país. “O Pingue-Pongue chega agregar mais pessoas que o tênis de mesa, com a adesão de pessoas de várias idades”, disse Pedroso. Ele informou que entre os competidores estão participantes inclusive um atleta com mais de 80 anos, oriundo da cidade de Vera Cruz e o atleta mais novo, Ruan Buzi Vignoch, de apenas 12 anos. Michel destacou que nesta edição da competição cerca de 200 competidores estão do campeonato que será dividida em dez fases, que a soma dos pontos no final da atividade culmina no grande ganhador. “Sapucaia ocupa o terceiro lugar de atletas em destaque nos campeonatos, enquanto Esteio, com o jogador João Carlos Brites ocupa o segundo lugar no pódio e Marcelo Benites, de Gravataí é ouro, diante da Federação”. Pedroso ressaltou que o campeonato possui duas divisões, onde a primeira possui doze times, com a inclusão de atletas sapucaienses e a segunda com três equipes.
Trabalho - De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Pingue-Pongue, Altair da Rosa, que está pelo terceiro mandato a frente da entidade com sede em Sapiranga, a abertura da competição está dentro da expectativa, inclusive com a participação de representantes de diversos municípios do Estado. “O que nos orgulha é que o pingue-pongue agrega todas as idades e trazer benefícios a saúde e incentiva a prática esportiva”, falou Altair. Interessados em participar das equipes de pingue-pongue pode entrar em contato pelo telefone 8471-6283 ou na sede da Associação dos Moradores da COHAB Blocos, situada na Rótula da COHAB. Os encontros ocorrem de terça a sexta-feira, após as 16 horas. Interessados em colaborar patrocinando as próximas etapas do campeonato, quem aderir pode abater no Imposto de Renda, através da lei de incentivo ao esporte.


Jantar-baile no Centro de 
Tradições Chama Nativa 
O CTG Chama Nativa promove no dia 21 de março, um jantar-baile de confraternização, alusivo ao aniversário da entidade. A festa tem início a partir das 20h30, na sede do CTG localizada no bairro Jardim Planalto. Os convites já estão sendo vendidos pelo valor de R$ 25,00. O baile será animado pelo conjunto Moda Antiga. Informações pelo telefone 8178-7039 ou 3459-3142 (à noite). O Chama Nativa fica na Rua Coelho Neto, 117.








Corpo de Bombeiros de Esteio 
ganha novo veículo 
Equipamento foi adquirido através da 
Consulta Popular entre 2013/2014
Sargento Álvaro do Nascimento com o novo veículo da corporação
A unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio foi contemplada com uma viatura nova. A solenidade de entrega aconteceu no dia 06 de março, em frente ao largo Municipal Dom João Becker, situado no município de São Leopoldo. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, além do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, além de lideranças regionais, como prefeitos, deputados e vereadores. A conquista dos novos veículos se tornou possível através da ação desenvolvida pela Consulta popular, realizada no período 2013/2014. O responsável pela corporação esteiense, o sargento Álvaro do Nascimento fez um agradecimento especial a comunidade por ter votado para a aquisição deste automóvel. “Foi uma conquista da comunidade, pois quanto mais equipamentos garantir, melhor para o Município”, comentou o sargento Nascimento. Ao todo foram entregues 17 viaturas entre Brigada Militar e Corpo de Bombeiros para dez cidades do Estado. Entre as localidades agraciadas com os veículos foram Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Parobé, Portão, Presidente Lucena, São Leopoldo e Taquara. Como resultado do Processo de Participação Popular e Cidadã, serão entregues 160 viaturas em todo o Estado - 144 para o policiamento ostensivo e 16 ao Corpo de Bombeiros.


Rapaz é encontrado morto em 
carro no Votorantim
A vítima e o veículo eram oriundos de Cachoeirinha
Um jovem de 22 anos foi encontrado morto dentro de um automóvel que foi deixado em uma rua do bairro Votorantim. O fato aconteceu no dia 03 de março, quando por volta das 11 horas, os policiais foram até o local do crime e acharam a vítima com um tiro na cabeça. De acordo com o delegado da DP esteiense, Leonel Baldasso, o rapaz era morador do município vizinho de Cachoeirinha e talvez um dos prováveis motivos tenha sido desavenças entre traficantes e usuários de entorpecentes. “A vítima foi alvejada somente com um tiro na cabeça. Após cometer o delito, de acordo com testemunhas, os suspeitos fugiram de carro”, relatou Baldasso. Ele informou que uma testemunha falou aos policiais que os indivíduos abandonaram o local do crime em um veículo Mercedes Classe A, mas não soube informar qual foi a direção que se dirigiu.


Homem é preso por PM’s na Pedreira
Com o suspeito foi encontrado dinheiro, drogas, equipamentos e materiais que estavam com o indivíduo
Uma guarnição do 34º BPM realizou a prisão de um suspeito no dia 06 de março, por volta das 18 horas, em um trecho da BR 116, nas proximidades da Vila Pedreira. Segundo informações da BM, durante um patrulhamento, os policiais avistaram dois suspeitos em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação dos brigadianos, um dos indivíduos tentou fugir atravessando a via expressa e se refugiando em um matagal onde não foi localizado. Já o outro homem entrou em uma residência, sendo abordado logo em seguida, onde foi identificado. Com ele, os PM’s encontraram um pote de plástico contendo nove pedras de crack, pesando aproximadamente duas gramas e um tijolo de maconha. Os policias militares, durante a revista ainda acharam com o indivíduo uma quantia de R$ 179,80, entre cédulas e moedas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao suspeito, o qual foi autuado em flagrante pelo delito de entorpecente e tráfico.


Trio é detido ao invadir concessionária 
de automóveis 
Dois adolescentes e um rapaz foram detidos por uma guarnição do 34º BPM, na noite do dia 07 de março, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Conforme informações dos policiais que atenderam a ocorrência, durante uma ronda, os PM’s foram comunicados, por volta das 23 horas, que três suspeitos estariam tentando furtar um carro de uma revendedora. Durante as averiguações, um menor foi encontrado do lado de fora do estabelecimento comercial, observando o movimento, enquanto outros dois estavam no interior da loja, escondidos embaixo de um veículo. Com a dupla foram encontrados uma chave de carro, que seria furtado, bem como outras ferramentas da loja.


Policiais prendem suspeito no bairro 
Um homem foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, na manhã do dia 07 de março, na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Santo Inácio. Os policiais militares que participaram da ação relataram que abordaram o indivíduo que apresentava visíveis sinais de ter utilizado substância entorpecente. Ele disse aos PM’s que havia sido vítima de um assalto nas proximidades onde foi encontrado. Ao ter seus documentos consultados junto ao sistema operacional de segurança do Estado, os policiais detectaram que havia um mandato de prisão. Em função do ocorrido foi dada voz de prisão ao suspeito.


Troca de comando no 34º BPM acontece
na próxima terça-feira 
Será realizada no dia 17 de março, a solenidade de posse de troca de comando do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio. A cerimônia ocorrerá na sede do 34º BPM, situado na Rua São Jerônimo, 247, com início às 16h30. Na oportunidade, o tenente-coronel Egon Marques Kvietinsk passará o comando para o também tenente-coronel Roberto Damasceno Rodrigues. Mais informações sobre o ato pode ser obtido pelo telefone 3473-1414 ou pelo e-mail 34bpm-comsoc@bm.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário