segunda-feira, 9 de março de 2015

EDIÇÃO 1971

Missa campal marca os 60 anos de Esteio 
Celebração é realizada há quase 15 anos na cidade
Solenidade foi ministrada pelos padres Darley Kummer e Artur Calsing
Religiosos de vários bairros da cidade participaram do ato
A data que marca a passagem dos 60 anos de emancipação política de Esteio foi marcado com uma missa campal. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento que aconteceu em um terreno localizado na Rua 28 de Fevereiro, no bairro Parque Amador. A solenidade foi celebrada pelos padres Darley José Kummer e Artur Calsing. Essa foi a 14ª edição do ato religioso, que ao longo dos anos tem se tornado tradicional e tem sido inserida na programação de aniversário do Município. Uma das idealizadoras da missa campal, Loreni Maria de Borba deixou uma mensagem aos participantes do ato religioso. “Já me convidaram para sair do Município, mas não aceitei. Esteio é a melhor cidade que tem. Sei o quanto foi difícil começar com a missa. Rezamos as primeiras até na rua. Agradeço a todos pelo esforço, empenho, e por fazerem essa missa uma celebração tão linda”.


Padre André em recente visita a Esteio
Padre André Carbonera: 
Um religioso que valoriza 
suas raízes
Mesmo não ser nascido em Esteio, padre André Carbonera é uma das grandes lideranças 
da comunidade 

Um dos religiosos mais importantes que fizeram história nos últimos 60 anos foi o Padre André Boanerges Carbonera. Ele relatou que sua chegada em terras da então Vila de Esteio (que pertencia a São Leopoldo) no dia 15 de fevereiro de 1950. O ônibus parava próximo ao então Cine Palácio, onde as crianças tinham que caminhar com suas respectivas malas até o prédio que ficava na Rua Arnaldo Barth, que era apenas um pequeno caminho para passagem de pedestres. “Era uma dificuldade em chegar lá. Era cansativa, pois além da distância havia no caminho lombas que dificultava ainda mais o trajeto”. Ele frisa que na época em que chegou ao Seminário, ainda não haviam concluído o poço artesiano, obrigando os meninos a tomarem banho somente duas vezes por semana. “Além disso, por algum período no Seminário, em função administrativa da congregação chegamos a não ter comida. Para nos alimentar chegamos a comer até cera de vela foi o que conseguia salvar nossas refeições”, destacou padre André.
Estudos - O jovem estudante André Carbonera estudou por quatro anos na cidade e para concluir seus estudos pela congregação claretiana foi estudar em instituições situadas no estado de São Paulo como em Rio Claro e no Paraná, especialmente em Curitiba. “Com o retorno para Esteio, uma das primeiras ações foi à ordenação de padre e logo em seguida ingressa na Unisinos, no curso de Letras (Português/Francês)”, explicou o pároco. Como padre, André Carbonera atuou num primeiro momento como auxiliar e em seguida como titular na paróquia Coração de Maria. Trabalhou no templo por duas oportunidades, sendo a primeira de 1973/1976 e por um ano, entre 1987 e 1988. Outro local que também exerceu a função foi como auxiliar na Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro. “Um dos religiosos que me ensinou e reconheço como uma grande pessoa foi o padre Sebastião Pacheco”.
Morada - Por muitas décadas, o prédio do Seminário Claretiano foi a morada do padre André Carbonera, mas diante do abandono, por parte da congregação que saiu da cidade, no início da década de 90, entregando a área para o Executivo. Mas em 2004, diante do abandono do local e o crescimento da violência na região, em função da invasão dos traficantes e moradores de rua, o pároco foi obrigado a sair do prédio. “Talvez se não tomasse essa medida poderia ter sido morto”, disse Carbonera. Pouco mais de um ano da saída do prédio, no dia 13 de agosto de 2005, o fogo destruiu o prédio frontal, o que deixa até marcas profundas no coração do líder religioso. “O descaso do Poder público em relação a preservação da área é algo que não tem explicação. Isso é um patrimônio que deve ser cuidado para que as futuras gerações tenham conhecimento sobre a história”. Ele sugere que o Executivo Municipal estude a viabilidade para a recuperação dos prédios e que faça algo, onde a comunidade possa aproveitar. Em relação aos 60 anos de Esteio, padre André falou que além de ser uma data histórica e expressiva. Isso se tornou possível devido ao esforço da comunidade, que também auxiliou no desenvolvimento e crescimento.
Características – Padre André Carbonera comenta que talvez uma das características que marcaram sua presença na cidade foi a fácil comunicação com os fiéis, assim como a utilização de músicas em suas missas, além da boa oratória em palestras para crianças e adultos. Atualmente padre André Carbonera é auxiliar na paróquia Nossa Senhora da Luz, no município de Clevelândia, no estado do Paraná.
Colunas – No ano em que o Jornal Destaque completa 49 anos de circulação em Esteio e Sapucaia do Sul, padre André Carbonera é um dos colunistas que mais tempo escreve para o periódico. Atuante no JD há 47 anos, André disse que suas primeiras colunas tinham um teor com uma linguagem mais formal, devido ao conhecimento que estava obtendo na universidade. “Num primeiro momento os leitores não aceitavam a forma como era escrita e logo em seguida tive que mudar o estilo, mas sempre prevalecendo um estilo com uma linguagem correta e simples”, enfatizou padre André. Ele ressaltou que nas mais de quatro décadas de publicações no periódico, o pároco aborda assuntos diversos que fazem parte do cotidiano das pessoas, independente de onde residem. “Somente para o JD são quase duas mil colunas escritas”.
VISITA ILUSTRE 
Durante alguns dias em fevereiro, padre André Carbonera esteve visitando Esteio. Um dos momentos de grande destaque foi a celebração religiosa feita pelo pároco na Paróquia Santo Inácio de Loyola que contou com a presença de mais de 300 fiéis. Além do Santo Inácio, padre Andre esteve em uma celebração na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Parque Amador. O grande momento no mês em que a cidade celebra 60 anos de emancipação política foi no dia 22, quando foi rezada uma missa festiva em sua homenagem, seguida de uma mateada. Ao meio dia, um almoço de confraternização. Além disso, no dia 23, aconteceu um jantar de confraternização, que reuniu o pároco e ex- alunos do Colégio Coração de Maria, quando atuou como professor de Português. Segundo padre André, está previsto sua próxima visita em agosto, quando ocorre a festa em homenagem ao Imaculado Coração de Maria.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano QUARESMA

As férias, tão ansiosamente esperadas, chegaram e se foram... Muita gente gastou, gastou, gastou... Agora, deve para todo o mundo. Outros aguardavam o carnaval, ou, CARNEVAL. Propaganda. Ensaios. Verbas. Também o “carnaval” se mandou... Restou muita decepção. Sobrou muita dívida. Indubitavelmente, haverá mais batizados. Ano letivo. Muita correria: uniformes, cadernos, matrículas, professores, colegas novos, falta de dinheiro... A par de tudo isto, a QUARESMA E A FRATERNIDADE. Muitas pessoas passam pela Quarta-feira de Cinzas sem perceber que era dia de Cinzas, de jejum e de abstinência de carne. Inúmeros viventes fizeram enormes “penitências” e abstinências para mostrar um belo corpo, na praia e nas passarelas. Outros se controlam em vista do diabete, do colesterol e quejandos. Por que, então, não podemos concretizar uma penitenciazinha para a glória de Deus, para nossa santificação e para o bem espiritual de nossos irmãos?... Milhões de brasileiros passam fome, anualmente, graças à incompetência de nossos políticos e aos interesses da política nacional. Abstinência e jejum só nos farão bem, para o corpo e para a alma. QUARESMA. Precisamos aproveitar esta nova QUARESMA. Talvez, seja a derradeira QUARESMA de nosso caminhar terráqueo... QUARESMA: tempo de mais oração, de mais reflexão. QUARESMA: tempo de mais penitência, de mudança interior, de transformação. QUARESMA: Como tratamos os doentes e os deficientes físicos? QUARESMA. E as tradicionais e vergonhosas filas, nos Postos de Saúde?... QUARESMA. E a cachorrada sarnenta e esquelética, a mil, por nossas ruas e avenidas?... Poluição total! Cadê as Secretarias da Saúde?... QUARESMA: encontros em família, ou nas capelas, ou nos colégios.  Campanha da Fraternidade 2015: OPORTUNÍSSIMA!   Almejamos uma renovadora e transformante QUARESMA e proveitosa Campanha da Fraternidade para todos. Não esqueçamos... TEMA: ”FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE!” LEMA: “EU VIM PARA SERVIR” (MC. 10,45) Fim de papo.


Sandra Beatriz Silveira
Uma pioneira a frente 
do Executivo 
Sandra Silveira foi a primeira mulher a administrar Esteio no ano do cinquentenário 

Gosto de observar o otimismo da data, pois acredita-se que nos 60 anos pode-se observar que houve uma evolução e crescimento do município, que resultou em uma das melhores cidades para viver no Estado. Nasci, cresci e criei meus dois filhos. Faço parte de uma família que teve envolvimento na política da cidade, atuando tanto no Legislativo quanto no Executivo. Meu avô, Elisio Silva integrou a 5ª legislatura ajudou a construir. Ao longo dos anos, Esteio teve o sentimento entre os moradores que era uma cidade ‘dormitório’, mas aos poucos houve uma conscientização que a partir da vinda de empresas de grande porte e prestadores de serviços capacitados que contribuíram para a mudança da realidade da cidade. Outro fator determinante foi a vinda de famílias com poder aquisitivo algo, que de certa forma ajudou a mudar a realidade e se modernizar, propondo a geração de renda e de empregos. Por ter administrado Esteio por seis anos e estar envolvida na política há quase uma década, uma das medidas que precisam ser tomadas é a constante busca por investimentos, com a colaboração das entidades de classes, que tem um fator importante neste processo. Com o crescimento acelerado, um dos pontos que precisa ser melhorado é a questão da infraestrutura, que pode ser resolvido com o desenvolvimento de projetos, visando a captação de recursos, através de parcerias do governo estadual e federal, bem como a participação do empresariado. Hoje, os recursos municipais precisam ser administrados com coerência e responsabilidade, pois boa parte é para manter a estrutura funcional.
Alagamentos - Um dos graves problemas na cidade, a questão dos alagamentos, Sandra disse que quando estava como chefe do Executivo, o município foi atingida por uma das piores cheias, em outubro de 2005, durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. “Foi até então uma das piores calamidades que muitos moradores passaram. Tanto que muitas pessoas mudaram, devido a tragédia”. Diante disso, Sandra falou que no período em que esteve a frente da prefeitura, chegou a contratar uma empresa para fazer um projeto apontando alternativas para terminar com as cheias. “Não sei, mas pelas tragédias que ocorreram em 2013, poucas ações foram feitas para reverter o quadro”. Sandra enfatizou que a construção da BR 448 trouxe benefícios para região, mas para Esteio agravou ainda mais a situação dos alagamentos como nos bairros Novo Esteio, Vila Osório e até Centro.
Mulher - Sandra Silveira destacou que uma das dificuldades enfrentadas foi a intensa participação da mulher na vida política. “Uma das barreiras que foram quebradas em relação a isso foi quando fui eleita a primeira mulher a administrar o Município, pois ingressei em um ambiente predominantemente masculino”, disse a ex-prefeita. Ela comentou que na época destinou parte do secretariado para profissionais do sexo feminino, o que gerou certo impacto na sociedade. “Naquele momento, além do Executivo, havia o Legislativo e Judiciário que tinham como responsáveis mulheres”.


Paulo Centeno Ribeiro
Um homem que 
venceu as limitações

Natural de um distrito que pertence ao município de Camaquã, o professor Paulo Centeno Ribeiro, 75 anos, reside em Esteio, desde 1950, quando veio com a família com apenas dez anos. Devido a uma doença que o deixou cego ao longo dos anos, Paulo relata que uma das lembranças remotas de infância foi em relação ao aprendizado, pois não haviam escolas adequadas para atender sua necessidade nas terras que pertenciam a São Leopoldo. “Um parâmetro entre ontem e hoje é que naquela época, a maioria das famílias tinha uma vida simples e sem conforto, como existe na atualidade”, destacou Centeno. Paulo lembra que por alguns anos as ruas eram de terra e haviam muitos córregos no então vilarejo. As crianças tinham mais liberdade e podiam se divertir ao ar livre sem a preocupação, diante da falta de segurança existente. “Outro fator interessante é que as residências não havia água tratada e muitos dejetos eram jogados em áreas verdes”. O professor enfatiza que em relação a data onde celebra-se os 60 anos de Esteio, pode-se festejar muito pouco, pois além de não ter sido planejada no passado, na atualidade estamos sendo vítimas da descaso e do abandono. “É muito triste falar isso, pois tenho um apreço por este lugar e espero que para o futuro algumas ações sejam tomadas para reverter o atual quadro”.
Calçadas - Outro fator que Paulo Centeno cita é que mesmo com algumas atitudes, como a elaboração e a construção do Plano Diretor, que tem por objetivo dar uma padronização a cidade, poucas mudanças ocorreram nas últimas décadas. “Hoje não temos calçadas adequadas, a pavimentação encontra-se em péssimas condições em praticamente todas as ruas da cidade. Além disso, o reflorestamento no perímetro urbano foi feito ao longo dos anos de maneira errônea, pois as plantas nativas foram destruídas e não houve uma mobilização para replantar”, explicou Centeno. De acordo com Paulo Centeno, uma das iniciativas que poderia ter sido implementada, por parte do Poder público seria a instalação de mais praças. “Mas isso seria possível se houvesse um investimento para cuidá-las, pois as existentes vêm sendo alvo constante de vandalismo, que coíbe a presença das pessoas, em seus momentos de lazer”
Mensagem - Em relação aos 60 anos de Esteio, Paulo Centeno Ribeiro comenta que a população deve assumir a relação de cuidar do meio ambiente, fazendo um descarte consciente do lixo, deixando a cidade mais limpa. Além disso, as pessoas devem se tornar mais participativa, pois devemos cuidar do espaço em que vivemos. “Se cada um tomasse cuidado do seu espaço desde a calçada até o quintal, talvez poderíamos ter uma sociedade melhor”, disse Centeno. Para as futuras gerações, espero que haja mais respeito entre as pessoas, pois assim termos condições de reduzir o preconceito, que resultará num sentimento da coletividade mais harmonioso.


‘1º Esteio da Poesia Gaúcha’ reúne tradicionalistas na Casa de Cultura 
Cerca de 340 trabalhos se inscreveram na atividade,
agregando artistas de todo o Estado
Os participantes da primeira edição da atração em Esteio
Participação do público foi expressivo na Casa de Cultura
O auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya ficou lotado para acompanhar a 1ª edição do ‘Esteio da Poesia Gaúcha’. O evento foi realizado na noite do dia 27 de fevereiro e contou com a presença de representantes do segmento tradicionalista, bem como de outros setores, que admiram a cultura gaúcha. A primeira atração a pisar no palco foi o jovem de 16 anos, vencedor de diversos festivais de música pelo interior do RS, Gustavo Oliveira. Em seguida foi a vez do grupo vocal Acordes e Canções, tetracampeão do Enart que encantou o público com canções como ‘Vira Virou’, ‘Par ou Ímpar’ e ‘Canção da Meia Noite’, entre outros temas. No final de cada música, muitos aplausos. Segundo a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas, a ideia em fazer essa atividade no Município surgiu em 2014, durante um encontro com o jornalista Djalma Pacheco, que está atuante dentro do movimento tradicionalista. “A apresentação do projeto entusiasmou a todos, tanto que a festa foi lançada, durante a Semana Farroupilha do ano passado para marcar também os 60 anos de Esteio”, comentou Ângela. Ela disse que durante o processo de inscrições participaram cerca de 340 poemas, de diversas regiões do Estado e do país. “Um dos objetivos da ação é fomentar a cultura dos pampas, através da poesia, música, literatura e o teatro”.
Ideia - Para Djalma a proposta era realizar um evento diferenciado na cidade, já que por na infância e adolescência participou de atividades tradicionalistas, inclusive conquistando para a 12ª Região Tradicionalista, no qual Esteio integra. Durante meses de preparação, lhe proporcionou a conquista do prêmio de Peão Destaque Cultural, no período entre 1994/1995 que pudesse envolver a comunidade, em prol do tradicionalismo. “Foi um trabalho importante que resultou em um auditório lotado, com a participação de 100 poetas, com representantes de 50 cidades”, disse um dos organizadores. Conforme o declamador Paulo Roberto Domingues Vargas, que já havia se consagrado vencedor em um festival, na categoria destaque artístico nos anos 1994/1995, aprova a iniciativa do Município em fazer esse evento. “A presença do público foi expressiva, bem como o suporte dado pelo Poder público foi acima da expectativa”.
Resultados - Um poema que fala sobre o galpão, um dos símbolos da cultura regional do Rio Grande do Sul, foi o vencedor do 1º Esteio da Poesia Gaúcha. Relicário, obra de Marcelo Domingues Dávila, que representou Santana do Livramento, foi considerado pela Comissão Avaliadora como o melhor trabalho. Silvana Andrade, de Portão, ganhou o primeiro lugar como declamadora ao interpretar É Bem Assim lá no Campo, e Valdir Verona foi considerado o melhor amadrinhador com o poema Três Rosas e um Cabaré.
APRESENTAÇÃO
A parte das declamações foi aberta com o poeta e declamador radicado no Município Leandro de Araújo. Convidado especial para o evento, ele apresentou ao público o poema ‘Esteio: Pelo Caminho do Progresso’, obra que fala sobre a história da cidade e faz uma relação com o presente da cidade. O poema não foi selecionado pela comissão avaliadora para a final do festival, mas foi convidado pela comissão organizadora para ser apresentado no palco. Já era quase meia noite quando a cantora Shana Müller subiu ao palco para o show de encerramento do ‘1º Esteio da Poesia Gaúcha’. A cantora encantou o público com belas canções e simpatia.


Homem é socorrido
Bombeiros, socorristas e policiais participaram da ação e na foto
ao lado a retirada do veículo durou cerca de  três horas
Bombeiros dos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul estiveram envolvidos no atendimento de um homem que ficou preso nas ferragens de um caminhão. O acidente aconteceu no dia 25 de fevereiro, por volta das 5 horas, na BR 448 - Rodovia do Parque, na divisa entre os municípios. Além das corporações da região, também participaram da ação socorristas da SAMU, de ambas as cidades, bem como agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para que a vítima fosse retirada sem maiores traumas, foi utilizada por parte dos bombeiros a expansora e desencarcerador, equipamentos importantes que contribuiu para que os profissionais conseguissem salvar mais uma vida. Diante da complexidade do acidente e a localização, a vítima levou cerca de 2h40 para ser retirada do local, que a deixou com algumas lesões na face e na perna esquerda. A via expressa foi sinalizada para evitar a colisão de veículos.


Miguel Luz
ESTEIO 60 ANOS 
Para os que viram a sua emancipação, por certo esta data só pode trazer satisfação. Muitas lutas, vencer os que eram do contra, talvez esta tenha sido a mais difícil tarefa. Proprietários de grandes terrenos temiam por aumento considerável nos impostos. Comerciantes então nem se fala, seria o fim do mundo. Em São Leopoldo, a cidade mãe, a administração municipal, nem pensar na emancipação de Esteio. A perda para eles seria grande. Esteio já dispunha de grandes empresas, e com certeza São Leopoldo perderia uma rica arrecadação. Uma brilhante comissão de emancipação, lideradas por Julião R. de Moura, Pe. Geraldo Penteado de Queiroz, Ivo Werlang e tantos outros não se deixaram abater. Lideraram uma extensa batalha, que durou mais de 3 anos, desde que foi organizada a Comissão de Emancipação até sua concretização. Idas e vindas a Porto Alegre buscando apoio de deputados e do governador bem como em São Leopoldo. Um trabalho de convencer o prefeito Theodomiro Fonseca e seus vereadores. A ideia criou vulto e disputas nos já interessados a cargos políticos. Os sapucaienses não toparam a ideia de pertencerem a Esteio e caíram fora. Esteio votou no “SIM”, em 8 de dezembro de 1953, e a lei foi assinada somente em 15 de dezembro de 1954, sob a lei nº 2520. Agora sim Esteio já podia ser considerada cidade. Nada mais iria atrapalhar.
Primeiro prefeito - Após uma grande campanha política, Luiz Alécio Frainer foi eleito como 1º prefeito de Esteio, pelo Partido Trabalhista de Esteio. O PTB, pela influência de Getúlio Vargas, era o Partido mais forte da Região. Montar um município, sem nenhuma estrutura e sem dinheiro, foi o primeiro desafio do novo governante. Montado, gratuitamente, em salas ao lado do cinema Imperial, de propriedade do Prefeito Frainer, os móveis vieram da sede do PTB, Prefeito e Vereadores abriram mão dos salários e assim ia surgindo um novo município no Vale dos Sinos. Muita boa vontade pra trabalhar, coragem e amor pelo local, Esteio começou o crescimento com seus 12 mil habitantes. O povo queria calçamento, escolas, praças e saúde. O Hospital ficava em São Leopoldo, cemitério em Sapucaia. Mesmo com a emancipação mais do que nunca dependíamos das cidades mais próximas, principalmente de São Leopoldo. Eram horas e dias difíceis. A oposição já criticava a Comissão de Emancipação. Acharam que houve precipitação e que Esteio não estava ainda preparada. As buscas a respeito de dados, escrituras, impostos etc, ainda recebiam boicotes de alguns políticos, que trancavam processos e informações.
Desenvolvimento - Para segurança já foi nomeado um delegado e dois brigadianos que vieram de São Leopoldo. A delegacia e o presídio foram inaugurado na rua Garibaldi num amplo terreno que carinhosamente era chamado de taquareiras. Na religião já estavam Igreja e Escola Adventista na Rua Sto. Amaro e no Bairro Três Portos, o Centro Espírita hoje Gabriel Delano, na rua Coração de Maria. Somente em 1940 que Igreja Católica iniciou sua primeira capela. Áreas antes não habitadas começam a surgir residências, comércios e pequenas empresas absorvendo a mão de obra dos que aqui vinham começar uma nova vida. Esteio cresceu grandes empresas vieram aqui se instalar. Ninguém mais conseguia segurar o progresso do município. Agora, completou seus 60 anos, ainda é jovem e cheio de sonhos. Hoje o Trensurb corta a cidade levando e trazendo o progresso de quem um dia foi carinhosamente chamado “Pequeno Polegar do Vale do Sinos”. A Expointer na antiga fazenda da Fernando Kroeff projetou definitivamente no Cenário Mundial.
Comunicação - O Destaque, que no próximo ano completa seus 50 anos de fundação e circulação. Nele está retratado toda a história da cidade. Há 24 anos o Museu Jornal Destaque já recebeu milhares de pessoas de Esteio e cidades diversas que buscam respostas para as mais diversas perguntas. Hoje já é referencia entre os museus do Rio Grande do Sul. Não passado mais de 3 anos o jornal lançou a Rádio Web/radiojornaldestaque.com, já alcançou para nós, audiências Record de mais de 15 milhões de acessos em todo o Brasil com maior referencia, cidades fora do País, como EE.UU., Holanda e tantos outros. Gente que já morou, ou tem parentes fora do País buscam notícias na Rádio Jornal Destaque. Assim temos cumprido nossas obrigações como esteienses e esperamos continuar por muito mais.

Um grupo de esteienses que estiveram em São Leopoldo falando com o então prefeito
Theodomiro Porto da Fonseca, em busca de conseguir a emancipação política da vila de Esteio


Bebeto Azevedo e Laney Langaro
Festa dos colunistas sociais em Gramado
A 14ª Jornada de Colunistas Sociais, organizada pela Acors aconteceu entre os dias 27 de fevereiro a 01 de março. O grupo saiu de Canoas em direção a cidade serrana de Gramado. No dia 27, houve uma uma recepção aos convidados e um jantar no restaurante Divino almoço de confraternização no Restaurante Malbech. Na manhã, ocorreu uma visita no parque dos Dinossauros e no espaço do Super carros, além da visita no museu de Cera. Á noite, os participantes estiveram presentes em uma reunião que tratou sobre assuntos da entidade e em seguida um jantar no Spazio Due. Após o jantar, aconteceu uma festa temática de músicas da década de 80, inclusive com traje a caráter. O evento ocorreu na casa de festa no Burges Hill com a animação da DJ Michele Wender. No último dia da jornada, pela manhã aconteceu um encontro para tratar assuntos vinculados a associação. Em seguida, houve uma saída para o almoço no restaurante Mamma Pasta. Na tarde, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de fazer um passeio panorâmico, oferecido por uma empresa de táxi aéreo pela cidade de Gramado.
Participantes da Jornada da Acors em Gramado
La Salle Esteio pelos 63 anos de educação humana e cristã na cidade
O Colégio La Salle Esteio, tem se apresentado a comunidade esteiense, como instituição de ensino e há 63 anos, busca garantir educação de qualidade para todos e todas, com mudanças, investindo em expectativas culturais, sociais e de aprendizagem. Apoiando sempre, os processos de integração dos educandos e ao mesmo tempo aventurando-se, desafiando-se para quê, para quem e como esta aprendizagem aconteça. Neste contexto educacional destacamos o empenho de toda Comunidade Educativa do La Salle Esteio em desenvolver projetos e atividades, que dão destaque e vislumbram o futuro da Instituição. Fácil é reconhecer o “diferente”, difícil reconhecer-se diferente, e a Escola precisa possibilitar a igualdade das diferenças. Ser diferente significa ser ímpar no conjunto da sociedade. Aprendemos cada dia mais a importância e o valor de um ensino de qualidade, pautado em valores éticos e ensinamentos de nosso Santo Fundador – São João Batista de La Salle. Com um espaço físico privilegiado, oferecemos atividades extracurriculares: Dança Moderna, Stret Dance, Futsal, Teatro, Handebol, Judô, Música (violão), Ginástica Olímpica, Canto Coral, Centro de Treinamento de Futebol de Campo, Capoeira, Grupos de Jovens e parcerias importantes com a escola de Inglês UNIDIOMAS e a escola de Ballet La Flore.

Mário Couto 
Meio século dedicado 
a cuidar das pessoas 
O médico Mário Couto construiu sua carreira e constituiu família em terras esteienses 

Uma pessoa que é respeitada entre os moradores de Esteio, o médico Mário Couto construiu ao longo de 50 anos de trabalho na cidade, uma carreira pessoal e profissional. Ele relata que em 1964 teve o primeiro contato com a cidade, quando ainda estudava Medicina em Porto Alegre. Seu trabalho no Hospital São Camilo se tornou possível, pois um dos seus professores, José Mário de Carvalho atuava na Casa de Saúde. Durante os quatros anos do curso, Mário Couto chegou a trabalhar fazendo um plantão noturno e chegando a ficar 24 horas, no plantão. “Foi um grande aprendizado que irei levar por toda a minha vida, pois temos condições de salvar a vida de várias pessoas”. Ele destaca que após sua formatura em 1966, no ano seguinte atuou no São Camilo durante todo o ano, por onde permaneceu durante alguns anos. “Uma das lembranças daquele período era que a região era que um grande campo sem moradias. Já o calçamento existia somente no Centro e as demais ruas eram de chão batido”, disse Couto. Mário explicou que na década de 1960, as irmãs da congregação São Camilo que administraram a Casa de Saúde por algumas décadas. “Com a vinda de novos profissionais, houve uma celebração inclusive com um coquetel oferecido prefeito na época, Adão Johann, que recepciona os formandos”.
Saúde - Em relação a cidade, o Hospital São Camilo foi construído com a ajuda da comunidade e por muitos anos teve a adesão dos convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), mas ultimamente está somente pelo SUS. Diante disso, muitos pacientes estão buscando atendimento em outras cidades como Porto Alegre e São Leopoldo. “Alguns serviços deveriam ser retomados, mas um grande avanço para a saúde de Esteio melhorar seria a presença de mais médicos nas Unidades de Saúde, com um horário entre 8h até as 22 horas”, falou o médico. Ele enfatiza que muito se fala da qualidade da saúde, mas a culpa pode ser dos gestores, mas também da grande quantidade dos Cargos Comissionados (CC’s) e dos servidores não valorizados, mediante a salários e estrutura de trabalho.
Qualidade - Mário Couto durante alguns anos lutou para as melhorias da cidade em que adotou para viver. Uma luta constante do médico é que seja implementada a rede de esgoto cloacal. “É um sonho que aos poucos está começando a sair do papel por parte dos governantes. Quando estiver funcionando temos condições de dar um grande salto de qualidade de vida”, ressaltou Couto. Ele destacou que para que isso ocorra deve haver uma maior fiscalização do Poder público, principalmente em relação ao descarte do lixo em terrenos baldios e até nas ruas.
Vida - O médico Mário Couto casou em 1969, quando conheceu a segunda esposa, Solange. “Foi algo curioso pois ela estava no consultório para consultar e fiquei encantado com sua beleza e simplicidade e desde então formamos uma linda família”. Chegou a ser candidato a vereador na cidade, mas não obteve resultado esperado nas urnas. Apesar de ser militante, mas por enquanto ainda não está trabalhando.


Vanderlan Vasconselos atuou por
um mês no Parlamento estadual
Administrador público 
que assumiu uma vaga 
na Assembleia 
Os 60 anos de Esteio é um marco de nossa independência política. Neste período, um político da cidade que conquistou voos mais altos foi o ex-prefeito e ex-vereador Vanderlan Carvalho de Vasconselos. Ele relata que vive há 55 anos na vida e pretendo encerrar minha caminhada terrena na cidade. Por ter sido vereador em um período conturbado da cidade, e em seguida ter sido eleito para administrar o Executivo por duas oportunidades, Vanderlan obteve uma quantia expressiva de votos que após quatro anos trouxeram frutos importantes. Em janeiro de 2015 foi empossado como o primeiro deputado estadual, a data ficou marcado na história da comunidade. “Os esteienses devem manter na viva na memória cada situação que marcou essas seis décadas. Um dos grandes legados das pessoas que vivem nestas terras é a união e o trabalho”. Vanderlan destaca que Esteio esta em um processo de amadurecendo e o presente que ganhou foi o destaque na Região Metropolitana, no que tange em âmbito político foi no pleito de 2010 escolheu um suplente que praticamente quatro anos depois seu representante conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa como deputado estadual por um período de um mês. “Não poderia ter sido presente melhor no ano em que o Município festeja os 60 anos de emancipação política”, disse Vasconselos. Ele enfatizou que em 2015 também marca a posse de um secretário de Estado, Juvir Costella, que está à frente da pasta do Turismo, Esporte e Lazer.
Perspectiva - O ex-prefeito enfatiza que os cidadãos precisam acreditar em si e saber que pode muito mais, basta que todos tenham a mesma base de conhecimento. “A partir dessa iniciativa temos condições de inovar e chegarmos aos 70 anos, com melhorias na saúde, educação e segurança, que é uma das principais demandas da maioria da população”. No período em que assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa, Vanderlan destacou que provavelmente fez o melhor possível, fazendo seu papel de fiscalizador junto ao Executivo estadual. “Mesmo não estando junto ao Poder público irei manter o estilo de fiscalizar com exaustão para melhorar a vida das pessoas, junto à máquina pública”.


Ênio Florêncio da Silva
Novo Esteio: Da granja de arroz a feira do agronegócio 
Morador relata a trajetória do bairro 
que é sede da Expointer 

A família de Ênio Florêncio da Silva saiu da cidade de São Francisco de Paula, em meados da década de 1950, em busca de novas oportunidades de trabalho e de estudo para as crianças. Além do casal havia mais seis filhos que são naturais da cidade serrana. Morador de Esteio desde 1959 e residente no bairro Novo Esteio, Ênio lembra que em função da profissão de seu pai, que trabalhou por décadas na empresa que explorava as pedras existentes na região. “Viemos de caminhão para essas terras e meu pai escolheu uma área onde hoje existe um lago, que ficava próximo ao local onde era feita as implosões das pedras”, disse Silva. Ele comentou que seu pai trabalhou por 35 anos, onde acabou se aposentando, vindo a falecer aos 58 anos, em 1980. Ênio falou que uma das principais recordações que possui da época de infância e adolescência era que as pessoas tinham mais liberdade ao andar pelas poucas ruas existentes. As crianças podiam brincar com bolas de gude, pula corda, entre outros atrativos. “Talvez o que não se podia imaginar era que uma fazenda que entre outras atividades era granja de arroz viesse a se tornar anos mais tardes um dos bairros mais conhecidos na cidade e na Região, em função do Parque de Exposições Assis Brasil”. Silva informa que praticamente as ruas e avenidas eram de chão e que somente na década de 1960 foi o início da colocação das primeiras pedras na rua.
Desenvolvimento - Nessas seis décadas de comemoração de emancipação política de Esteio, Ênio Florêncio da Silva falou que houve um desenvolvimento, no que tange a questão de economia e cidadania. Mas em certos aspectos, os problemas se agravaram de tal maneira que tem prejudicado o cotidiano de inúmeras famílias. “No passado não foi pensado, assim como em outras cidades, o fator relacionado ao planejamento para que as futuras gerações pudessem viver melhor”. Ênio citou que por exemplo, a rede de esgoto pluvial foi instalada há mais de 40 anos e não houve investimentos para suprir a necessidade, acompanhando o crescimento populacional da cidade. “A questão dos alagamentos pode ser considerado o resultado da forma no qual o perímetro urbano foi planejada. São erros do passado que agora estamos sendo vítimas”.
Novo Esteio - Por morar há muitos anos na região, Ênio Florêncio da Silva acompanhou passo a passo a evolução do bairro Novo Esteio e arredores.Com a chegada do Trensurb, em 1985 e do aumento gradativo do Parque de Exposições Assis Brasil, o bairro teve um olhar diferenciado, por parte do Poder Público e do empresariado. Ele relata que a localidade cresceu nos últimos 40 anos, pois deixou de ser uma plantação de arroz, que ficava ao lado da fazenda de Oswaldo Kroeff. “Houve um período que o Novo Esteio alavancou com a vinda de empresas e de estabelecimentos comerciais, mas nos últimos tempos não ocorreu grandes transformações, em função da falta de investimento”, frisa o líder comunitário. Ênio enfatiza que em certos aspectos a população necessita de mais atenção no que é relacionado a iluminação pública, saúde e pavimentação.
Investimentos - Com a passagem da BR 448 - Rodovia do Parque, Ênio opina que trará benefícios para a zona oeste de Esteio, proporcionando um saldo de crescimento. Além disso, a revitalização e ampliação do Parque de Exposições Assis Brasil, ocasionará uma atenção especial por parte do Poder público, no que tange a investimentos e melhorias. “Outro grande investimento foi a obra da Estação de Tratamento de Água (ETE), que ao ser colocada em funcionamento trará bem feitorias para os moradores da cidade e região”.
Homenagens - Para marcar os 60 anos de emancipação política de Esteio, Ênio destaca que deve-se reconhecer o trabalho de todos os governantes que de sua maneira contribuíram para que a cidade é. “Já tivemos avanços, mas precisamos melhorar ainda mais. Esperamos que cada cidadão faça sua parte, mediante ao envolvimento de questões ligadas ao seu bairro”. O líder comunitário enfatiza que precisamos melhorar alguns aspectos ligados a saúde, educação e infraestrutura. “Os atuais e futuros governantes devem cuidar mais da população e não se atrelando com siglas partidárias. Ao invés de ficarem presos em seus gabinetes, os eleitos pelo povo devem percorrer as comunidades para saber suas necessidades e buscando atendimento, junto aos órgãos competentes a solução”.
Fatos - Um dos momentos citados por Ênio Florêncio da Silva que lhe marcou nos 60 anos de Esteio, infelizmente não são as melhores. Talvez mais impactante seja o péssimo estado de conservação em que encontra o complexo do Seminário Claretiano que culminou com um incêndio no dia 13 de agosto de 2005, ano do cinquentenário do Município. Outro agravante que ficou marcado na história relacionado com os constantes casos de alagamentos. Uma das mais trágicas aconteceu no dia 23 de outubro de 2013, quando praticamente toda a cidade ficou submersa deixando centenas de famílias desabrigadas por dias, que resultou em uma devastação em diversos bairros, inclusive nos pontos mais elevados da cidade. Uma catástrofe que atingiu Esteio, em especial partes do bairro Novo Esteio, foi uma espécie de ‘tornado’, no dia 21 de dezembro de 2014, que acabou resultando na destruição de casas, postes de iluminação e queda de árvores. Além do bairro, outro local gravemente atingido foram os pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil. A maioria dos espaços ainda não foram consertados.


Janaina Santos
MMM e Acores parabenizam os 60 anos de Esteio 
A integrante do Movimento da Marcha Mundial das Mulheres, Janaina Santos e o presidente da Acores, Paulo Henrique dos Santos falam um pouco da inserção das instituições nestes 60 anos de Esteio 

“O Movimento da Marcha Mundial das Mulheres, parabeniza a cidade de Esteio pelos seus 60 anos. Ao longo deste período de desenvolvimento, vem a participação efetiva das mulheres desde a construção da cidade como nas conquistas de direitos. Podemos citar algumas conquistas que marcou nossa luta nesse período : a criação do Conselho de Direitos da Mulher, da coordenadoria da Mulher, a implantação do Posto de Atendimento a Mulher na Delegacia Civil, a Patrulha Maria da Penha, escolas de educação infantil para as crianças, Comitê do Plebiscito Popular pela Reforma política, lá estão elas ... entre tantas conquistas, a atuação efetiva das mulheres nos espaços, como em plenárias, ações internacionais, na cultura, as mulheres sempre com disposição de mobilizações de rua como nos movimentos de junho de 2013, onde saímos as ruas defendendo a reforma política, assim como no Orçamento Participativo, representatividade das mulheres nos espaços de poder desde associações de bairro ao Legislativo e Executivo.
Comunicação - Mas sabemos o quanto ainda precisamos avançar para uma cidade de verdade mais humana e igualitária, temos visto a violência avançar de forma cada vez mais agressiva sobre a vida e o corpo das mulheres. A violência contra a mulher é tema recorrente nos meios de comunicação, ainda que, muitas vezes, abordado de forma que pouco contribui para uma visão mais crítica sobre o assunto. No entanto, é impossível negar a visibilidade dada ao tema, notadamente pelas novelas, o que têm causado reações no público que, muitas vezes, afirma que as mulheres merecem a violência sofrida. Esse quadro também vem acompanhado por um aumento de casos de discursos de ódio contra as mulheres, que incitam a violência, notadamente contra as lideres, tendo como principal veículo a internet. Faltam políticas públicas de combate e prevenção à violência, faltam equipamentos de atendimento à mulher, como delegacias especializadas em Esteio especificamente temos o posto, mas não temos efetivo nem a delegada. Além disso, muitas vezes, os próprios agentes do estado falham no reconhecimento da violência: dizem que não é preciso denunciar, ou que só podem fazer algo depois que o agressor fizer algo mais “concreto”. Em contrapartida, temos visto entre as mulheres esteienses uma maior mobilização e solidariedade com relação aos casos de violência contra as mulheres, casos de homofobia e Racismo.
Atualidade - Nos 60 anos de Esteio - culminando com o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março - abrimos 2015 com boas perspectivas de luta, principalmente em torno do tema da Reforma Política, com a organização do Plebiscito Popular. A luta por uma Constituinte sobre o Sistema Político, pois temos a oportunidade de questionar o caráter do Estado, que impede que haja políticas públicas que contribuam para mudança da vida das mulheres. Com uma Constituinte Exclusiva e Soberana, teremos a oportunidade de transformar profundamente nosso sistema político, promovendo uma efetiva participação das mulheres nas instâncias de decisão do nosso país e a construção de ações para despatriarcalização do Estado. Só assim teremos a possibilidade de efetivar políticas que realmente enfrentem a violência contra mulher, que promovam igualdade salarial entre homens e mulheres, que socializem o trabalho doméstico e que rompam com qualquer perspectiva de mercantilização dos nossos corpos e vidas!”.

Paulo Henrique dos Santos
“No Rio Grande do Sul, a prática do atletismo, em particular as corridas, foi difundida inicialmente nos clubes esportivos. A partir da década de 1980, para além dos clubes, começou a organização de associações de corredores de rua em cidades do Estado. Em Esteio, desde a década de 1990, a prática da corrida de rua ocupou um espaço de destaque no cenário esportivo do município, a partir da fundação da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (ACORES) que teve sua fundação em 21 de abril de 1994 completando 21 anos neste ano de 2015. A entidade hoje com atividades e eventos centralizadas no Galvany Guedes, com treinamentos na pista de caminhada, já que a cidade não comporta uma pista de atletismo. Nos esforços da diretoria e dos associados nos trabalhos de difundir e estimular a comunidade dando a possibilidade da integração e também a inclusão social através destas atividades, devido ao grande retorno principalmente a saúde dos praticantes. Grandes exemplos destes incentivos hoje são os atletas Floravante Dávila Pedroso, 74 anos, em plena atividade, atleta ultramaratonista, triatleta participante em provas nas mais diversas modalidades com conquistas relevantes em pelo menos 3 países, além de muitas conquistas no Brasil, completa este ano 30 anos de prática desportiva, pois ingressou na Acores logo em sua fundação. Outra Perola da entidade, dentre os tantos, é o atleta maratonista paraolímpico esteiense Richard Pacheco, 29 anos. Richard ingressou na entidade em 2003 e em 2016 poderá estar representando o Brasil nas Paraolimpíadas. O atleta está em busca do tão esperado sonho a ACORES, além das atividades em âmbito desportivo também tem por característica o empenho nas causas de integração e inclusão social. A entidade tendo eventos realizados durante quase todos os meses do ano e atendendo mais de 1.000 atletas e mais de 1.000 crianças anualmente, e, que através das arrecadações de donativos nos eventos que organiza, além das atividades desportivas, realizando festas em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças, e Natal, com parcerias Pública e Privadas, na Região Vale do Sinos”.









Comando do Policiamento Metropolitano
tem novo titular 
Tenente - coronel tem como missão desenvolver 
ações contra a violência na região
Tenente coronel Sedenir Cardoso
O tenente-coronel Sedenir Cardoso de Oliveira assumiu desde o dia 23 de fevereiro, o Comando do Policiamento Metropolitano (CPM). Seu antecessor, o tenente-coronel Rogério Maciel da Silva, passa a comandar o Centro Sul, em Guaíba. A solenidade de posse contou com a presença de representantes da área de segurança pública, além como autoridades locais e regionais. O secretário estadual da Segurança Pública, Wantuir Jacini destacou a importância estratégica da atuação do COM. “Nessa nova etapa da instituição, o responsável irá trabalhar pelo enfrentamento à criminalidade na região, focado nas cidades em que mais demandam ações na área da segurança”, disse Jacini. Ele frisou que a uma confiança de que o trabalho continuará a ser desempenhado com diretrizes e um projeto, oferecendo mais segurança aos cidadãos.
Trabalho - O comandante-geral da BM comentou o trabalho diuturno dos policiais que atuam na região. “Todo dia esses homens e mulheres se arriscam cumprindo sua missão, muitas vezes com a própria vida. São mais de 4 mil ligações/dia para o 190 dessa região com os mais diferentes tipos de ocorrências demandadas”, alertou o coronel Freitas. Este é o órgão da Brigada Militar responsável pela coordenação das ações de polícia ostensiva na Região Metropolitana de Porto Alegre. O CPM é integrado por sete batalhões e nove municípios que são Sapucaia do Sul, Esteio. Gravataí (Glorinha), Viamão, Cachoeirinha, Canoas (Nova Santa Rita) e Alvorada. No final do evento, os presentes acompanharam o descerramento da foto do ex-comandante do CPM e atual subcomandante da BM, coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos.


Bombeiros apagam incêndio 
em máquina da prefeitura
O equipamento estava sendo utilizando por funcionários 
A unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio atendeu no dia 26 de fevereiro, uma ocorrência, em relação ao incêndio de uma máquina, que pertence a secretaria de Obras do município. O fato foi registrado na Rua Teobaldo Schüller, no bairro Novo Esteio. Segundo informações foram utilizados pelos servidores da pasta, quatro extintores da Escola Estadual Bairro do Parque foram utilizados para conter as chamas. Mas o sucesso do trabalho foi possível com a chegada de uma guarnição dos bombeiros que apagaram as chamas com espuma. Entre as pessoas que participaram da ação estava Gregor Germann Muniz, Ricardo de Lima e o sargento Alexandre.


Homem é encontrado morto no Novo Esteio
Na Rua Irmã Dulce, no bairro Novo Esteio um homem foi morto com um tiro na cabeça. O fato aconteceu no dia 25 de fevereiro, por volta das 4 horas. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, a vítima tinha registro na polícia por estar envolvido em assalto a posto de combustíveis na cidade e inclusive já havia sido protocolado o pedido de prisão preventiva. “Um fato curioso é que por volta das 3 horas, houve um assalto em um estabelecimento comercial no bairro e em seguida, o homem aparece morto”, frisa Baldasso. Ele enfatiza que ao seu lado foi encontrado ao lado do corpo uma cápsula de 9 mm no chão. “Dentro do processo investigativo será analisado se há envolvimento do suspeito com o assalto no posto de combustível situado no bairro”.


Suspeito é detido com arma no Tamandaré
Uma guarnição do 34º BPM efetuou a prisão de um homem, na manhã do dia 01 de março. Conforme informações da BM, policiais militares estavam fazendo um patrulhamento na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré, quando um suspeito foi abordado por estar em atitude suspeita. Durante a revista, os PM’s encontraram na cintura do indivíduo um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos de munição. O homem foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e munição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário