quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EDIÇÃO 1969

Mesmo com a implantação dos contêineres na área central de Esteio, tem cidadãos que ainda não observaram isso e continuam jogando lixo nas ruas. Na manhã do dia 06 de fevereiro, o proprietário de um estabelecimento comercial localizado na Rua Fernando Ferrari, ao chegar para abrir a loja deparou em o acúmulo de lixo em frente a porta de entrada. Além de lixo seco, havia uma quantia expressiva de lixo orgânico. O detalhe é que em poucos metros foi colocado um contêiner para recolhimento, mas a pessoa não chegou até lá para jogar o resíduo. Moradores e comerciantes comentaram que essa seja a última vez, pois se não for feita uma educação, não resolve nada colocar esse equipamento se as pessoas não respeitam o local adequado para os entulhos.


Centro religioso de Esteio promove festa
de Iemanjá no Litoral Norte
Integrantes da casa e a comunidade prestigiaram o evento
A Casa de Matriz Africana de Mãe Marli e Pai Claudemir, de Esteio, em parceria com a Afroes realizaram no dia 02 de fevereiro, uma grande festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, no catolicismo ou Iemanjá, no camdomblé. O evento aconteceu na praia de Imbé, no Litoral Norte. Fiéis, turistas e moradores prestigiaram a festa que contou ainda com uma procissão motorizada pelas principais ruas do município. Uma tenda foi montada a beira mar para que as pessoas pudessem fazer os pedidos e agradecimentos pelas conquistas ao longo do ano. Bênçãos e orações foram uma das atrações da festividade. Mãe Marli destaca que a cada ano a festa tem tido uma quantidade expressiva de pessoas, que entre as medidas é a constante busca da espiritualidade. Além da festa no litoral, Marli também promove em dezembro, na cidade, um evento dedicado as crianças, devido a uma promessa.


Carnaval de rua é alvo de polêmica 
Representante da comissão organizadora clama pelo 
apoio para a realização da festa
Em Esteio ocorrerá a muamba e desfile. Já em Sapucaia do Sul não terá carnaval 
A primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores do município aconteceu no dia 03 de fevereiro. Entre as atividades previstas, foi a utilização da Tribuna Democrática pela integrante da Comissão de Carnaval Raquel Evans da Silva. O assunto abordado foi em relação as medidas que precisam ser tomadas para a realização da festa de Momo no município. Durante sua explanação, Raquel leu uma carta que foi entregue durante a festa de escolha da nova corte do carnaval da cidade. No documento, uma das primeiras ações é de repúdio ao voto contrário dos vereadores Jaime da Rosa, Felipe Costella, Leonardo Pascoal, Marcelo Pereira e Harri Zanoni, em relação a não aprovação de recursos públicos para complementar a estruturação das escolas, sendo que o recurso estava no orçamento do Governo Municipal. RESPEITO - Raquel frisou que mesmo com as justificativas dos parlamentares, a festa de Momo na cidade tem sido um dos eventos mais expressivos da comunidade. Além disso, o carnaval contribui para fomentar a economia e cultura. “A luta irá permanecer e mesmo sem repasse de dinheiro público iremos tentar fazer a festa. O que a comissão de carnaval e as pessoas que gostam estão em busca de respeito, pois não queremos fazer julgamentos precipitados”, ressaltou a jovem. A representante da comissão carnavalesca destacou que acredita no posicionamento favorável do Governo Municipal, no que tange a realização do carnaval 2015. Atualmente na cidade a festa popular é formada pelas escolas de samba Salgueiro, Mocidade e Unidos do Viradouro; além dos blocos Abre Alas, da Dinda, Tom do Samba e Unidos da Pedreira. “Não admitimos nenhum retrocesso na construção coletiva da cultura carnavalesca”.
PROJETOS DE ESCOLAS E BLOCOS CARNAVALESCOS 
A Escola de samba Salgueiro captou bolsa para produtores culturais negros da FUNARTE. Além do ponto, que irá trabalhar nos territórios de paz da cidade.
O projeto ‘Folia e Memória’, da porta estandarte Raquel Evans da Silva (Funproarte), que retrata a memória do carnaval municipal.
O projeto da Escola de samba Mocidade, que oferece oficinas de bateria para a comunidade
O projeto do bloco Abre Alas, da Marcha Mundial de Mulheres que oferece oficinas de percussão para mulheres e jovens


Crise financeira no Município 
No dia 04 de fevereiro, foi apresentado pelo prefeito Gilmar Rinaldi, dois decretos municipais que visam adequar as despesas do Executivo, diante de uma possível crise financeira. O primeiro decreto (5.262) prevê a reserva de 20% das dotações provenientes de recursos livres, a título de cautela orçamentária. Para isso, a Prefeitura vai cortar gastos com despesas como diárias, viagens e novas aquisições, além de outros custos. Cada uma das secretarias será responsável por definir os pontos onde ocorrerão cortes, sem, contudo, prejudicar a execução dos serviços essenciais e projetos prioritários. O contingenciamento não afeta os recursos vinculados. O outro decreto (5.263) determina o corte de 70% das horas extras em toda a Administração Municipal, tendo como base o ano de 2014. Em 2008, a crise nos EUA gerou um efeito em cadeia que resultou na queda do ICMS do Município. Com a falta de água no Sudeste e o clima de cautela financeira no Estado e no país, o Executivo está trabalhando para manter as contas em dia.

Escola comunitária é contemplada com verbas 
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a conceder a subvenção social para a entidade Escola Comunitária de Educação Infantil Novo Lar Sestilia Anna Toniolo, no período entre os meses de fevereiro e julho de 2015. O valor destinado para instituição é de R$ 8 mil e tem por objetivo contribuir em obras de manutenção e pagamento de despesas da entidade. Além disso também, parte do recurso será revertido para dar continuidade ao atendimento integral as crianças que estão sob sua responsabilidade. O dinheiro encontra-se destinado no orçamento da secretaria de Educação e Esporte.


Ações de combate à dengue são
divulgadas para a comunidade 
A atividade ocorreu na Praça General Freitas, 
na área central da cidade
População teve contato com dicas de prevenção contra o mosquito
Quem passou pela Praça General Freitas no dia 09 de fevereiro, pode brincar com Jogo da Memória, Jogo dos 7 Erros e Caça Larvas de Mosquito. Pois trata-se do dia ‘Dia D+1’, ação desenvolvida em todo país, para combater o mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue e da febre chikununya. As brincadeiras ocorreram com o objetivo de esclarecer à comunidade sapucaiense sobre os cuidados que se deve ter com o mosquito. Em Sapucaia do Sul, o evento foi organizado pela secretaria de Saúde da cidade. Uma equipe da Vigilância em Saúde distribui mosqueteiros as mamães que passaram pelo local. O combate ao mosquito transmissor das doenças foi abordado por meio de jogos interativos e pintura para as crianças. O titular da pasta de Saúde, José Wink, destacou que a ação educativa teve como foco conscientizar a população da importância da prevenção das doenças. “Mais de 30 focos do Aedes Egypti já foram encontrados em Sapucaia. Por isso, se faz necessária a realização de ações de enfrentamento da proliferação do mosquito. A população precisa fazer a sua parte, cuidando do quintal da sua casa”, disse Wink.
Prevenção - “Consegui descobri os 7 erros bem rápido. Achei a atividade bem interessante. A gente pensa que sabe tudo sobre a dengue e a prevenção, mas muitas vezes esquecemos o mais simples”, disse a artesã Maria Otília Cornélio, 65 anos. Aos nove anos, Thaís Einsfeld da Rocha, fez questão de ver quantas larvas conseguia pegar. “É um pouco nojento, mas é muito bom ver como elas são de verdade. Depois viram mosquito e transmitem doenças que podem até matar”, comentou a menina. A febre chikungunya também é transmitida pela picada do Aedes Egypti, e seus sintomas são semelhantes à dengue. A doença provoca febre e dores fortes nas articulações, entre outros sintomas.
ESTRUTURA MONTADA NA PRAÇA 
O jogo dos 7 Erros, por exemplo, foi montado com duas maquetes onde uma apresentava situações erradas de prevenção, como pneus jogados pelo pátio, piscina com areia, vasos com água, caixa d’água destampada, etc. A outra maquete, por sua vez, mostrava situações corretas sobre os cuidados que as pessoas devem ter em seus pátios.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Troco grilos da minha cabeça por borboletas 
no estômago... 
A vida da gente é um constante mudar e pensando desta forma, conduzimos nossas vidas num frenético movimento cotidiano de ser quem somos. As artes ciganas têm em sua essência a preservação da cultura, demonstrando um legado ancestral, que visa manter as tradições de nosso povo a dança, por exemplo, milenar manifestação na história da Humanidade, sendo assim uma das maneiras de expressão mais conhecida dos povos ciganos. O fascínio que exerce, a alegria que emana através das roupas coloridas, O som das pulseiras e colares, tornando aprazível aos olhos de quem assiste e encantador para quem dança. Acho que quando danço troco grilos da minha Cabeça por borboletas no estômago. Somos feitos para a felicidade. Para a troca. Para a paz. Para a bondade. Para facilitarmos a existência uns dos outros. Para a “coragem e a alegria de simplesmente ser.”


Abandono do Seminário Claretiano é questionado na Câmara de Esteio 
O pedido é que seja destinado recursos para a restauração da área
Neste ano lembra-se uma década do sinistro que destruiu um dos prédios do complexo
O vereador Marcelo Pereira (PDT) solicita ao Executivo que estude a viabilidade para que volte a contratar empresa especializada em serviços de vigilância na área do Seminário Claretiano. “Há muito tempo essa reivindicação é feita pelos moradores, no entanto, o local continua abandonado”, explicou. Pereira destacou que no ano passado, o Município ganhou uma ação contra instituição educacional que iria construir e conservar o local, que resultou em indenização que já deveria estar servindo de fundo para garantir a restauração do local. O despacho partiu da 3ª Vara Civil de Esteio, que condenou o Complexo de Ensino Superior América Latina Ltda, e seus proprietários a ressarcir aos cofres públicos R$ 453.912,46, referente a ação impetrada pelo Município, em 2004. A empresa havia assinado contrato com o Executivo em 2003, para reforma, conservação e a instalação de serviços universitários no complexo de prédios do Seminário. Segundo o parlamentar, o recurso precisa ser investido na revitalização do Seminário em sua totalidade. “O Claretiano é um prédio com valor histórico para Esteio e poderia abrigar espaços culturais e sociais em benefício da população, além de que as administrações, do passado, do presente e do futuro poderiam economizar valores consideráveis que são gastos mensalmente com aluguéis de imóveis”, ressalta.


Chamas destroem residência no São José
Fogo destruiu a casa localizada no São José e na foto abaixo um
cão ficou ferido durante o incêndio na residência
Na tarde do dia 03 de fevereiro, por volta das 17 horas, uma equipe da unidade do Corpo de Bombeiros da cidade este atuando no combate ao incêndio em uma residência. Situada na Rua Tri Campeão, no bairro São José, a casa que era de madeira foi destruída por completo. Além da residência, os bombeiros também agiram molhando e monitorando para que o fogo não se alastrasse para as casas mais próximas. O cenário de destruição do imóvel, uma cena que chamou a atenção das pessoas que residem nas imediações foi o ferimento em alguns animais de estimação da família. Integrantes da ONG Gepar foram acionadas para auxiliar no socorro. Voluntários e vizinhos que moram ao redor da casa estão se mobilizando para ajudar a família que perderam tudo. Interessados em contribuir com qualquer donativo pode entrar em contato pelo telefone 9858-7318, falar com Dina Vicente.


Alagamentos voltam a rotina 
Em pouco tempo de chuva, diversas ruas registraram acúmulo de água
Ruas da área central tiveram dificuldades no trânsito, devido a água
A forte chuva que atingiu a região metropolitana no dia 09 de fevereiro, por volta das 18 horas, causou transtornos para pedestres e motoristas em Esteio. Um dos principais fatores é que novamente a área central, bem como alguns pontos em diversos da cidade registraram pontos de alagamentos. Quem passava pela Avenida Presidente Vargas, no cruzamento com a Rua Padre Felipe, no Centro, se depararam com um grande acúmulo de água na pista. Somente veículos de maior porte tinham condições de trafegar pela via, em função das cheias, dificultando a passagem dos automóveis. A passagem no viaduto João Belchior Goulart também ficou complicada, em função da grande quantidade de água na pista. Moradores e comerciantes da Rua Soledade também estão revoltados, pois em pouco tempo de chuva, a água chegou a atingir um nível elevado, causando danos aos comerciais e aos empresários que possuem estabelecimentos na região. Outro ponto do Centro que também registrou uma grande quantia, foi entre as ruas Fernando Ferrari e Machado Lopes. A água era tão forte que chegou a ingressar nas residências, ocasionado pontos de alagamentos. Ainda na Presidente Vargas, mas em direção a Sapucaia do Sul, a água não deu trégua e se acumulou na rua. Ruas como Caxias, São Sebastião do Caí e Gravataí, quando passavam veículos chegava a se formar verdadeiras ‘ondas’, inclusive invadindo lojas e imóveis. Dando segmento a avenida principal da cidade, mas no trecho que corresponde ao bairro Tamandaré, houve pontos que alagamentos.
Rede - No bairro Novo Esteio, em uma quadra de Rua Agostinho Camilo de Borba com a Avenida Celina Chaves Kroeff registrou alagamento que por pouco não invade as residências. Comerciantes e moradores que caminhavam nas proximidades do espaço coberto na Rua Garibaldi ficaram impressionados de que como a falta de manutenção na rede cloacal. Por pouco, a água não invade as lojas existentes na rua. Novamente, empresários e moradores voltam a ser prejudicados pelas enxurradas, devido as tradicionais ‘chuvas de verão’. Apesar das iniciativas como a limpeza de algumas bocas de lobo, através do veículo que possuiu o equipamento chamado ‘hidrojateamento’ e entre outras ações, mas por enquanto não teve efeito.
NOVO ESTEIO VOLTA A REGISTRAR CHEIAS 
A chuva que atingiu a região na manhã do dia 11 de fevereiro, pela manhã e no início da tarde resultou em pontos de alagamentos na cidade. Um dos locais que tiveram ruas cheias de água foram no bairro São Sebastião, entre elas, Thedomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Uruguai. Já no bairro Novo Esteio, como as ruas Agostinho Camilo de Borba, Lobo da Costa e Papa Paulo VI, parte dos moradores e donos de estabelecimentos comerciais ficaram em alerta, devido a grande quantidade de água que se acumulou na rua.


A proposta é fiscalizar esses locais
 durante o ano, com apoio
da Guarda Municipal
Postos de combustíveis 
são vistoriados 
O Procon de Esteio está vistoriando os postos de combustível. O objetivo das visitas é fiscalizar se os estabelecimentos comerciais estão praticando preços abusivos dos combustíveis e, se necessário, multá-los. Até o momento, foram vistoriados 13 postos e está previsto intensificar a fiscalização nos próximos dias nos demais estabelecimentos. Os postos de combustíveis são livres para estipular os valores dos produtos, mas não devem ultrapassar o valor estipulado no decreto presidencial. Caso esta regra não seja respeitada, os postos serão notificados e têm até 10 dias para justificar a alta do valor. Esta justificativa será analisada e, se comprovada prática abusiva, segundo o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, o estabelecimento será multado. O Procon realizará visitas frequentes dos postos durante o ano para garantir que os locais sigam as regras estabelecidas e continuará notificando e multando se necessário for. O órgão fica localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 102, 3º andar. O horário de atendimento é das 8h às 14 horas. Informações pelo telefone 3433-8201.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano OBRIGADO! 
Sim. A gratidão enriquece o coração das pessoas. Precisamos agradecer “sempre e muito.” Senhor, pela vida, muito obrigado! Senhor, por sermos pessoas e racionais, muito obrigado! Senhor, pelos pais e pelos irmãos, muito obrigado! Senhor, pela Congregação Claretiana, muito obrigado! Senhor, pelos 50 anos de sacerdócio, muito obrigado! Senhor, pelas pessoas que rezam por mim e que me animam e encorajam, muito obrigado! Senhor, pelos amigos honestos e sinceros, muito obrigado! Senhor, pelos indivíduos que não me “engolem”, muito obrigado! Senhor, pelos 76 anos de vida, muito obrigado! Senhor, pela fé, pela esperança e pelo amor, muito obrigado! Senhor, pelas crianças, pelos jovens, pelos adultos e pelos idosos, muito obrigado! Senhor, pelos pássaros e pelas flores, muito obrigado! Senhor, pelos alimentos, muito obrigado! Senhor, pelas roupas, muito obrigado! Senhor, pelo trabalho e pelos empregos, muito obrigado! Senhor, pela doença e pela morte, muito obrigado! Senhor, por tudo, muito obrigado! Senhor, aceitai minha gratidão! Ponto final. TRABALHOS APOSTÓLICOS EM 50 ANOS DE SACERDÓCIO, ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2015. MISSAS 23.641. COMUNHÕES 469.948 CONFISSÕES 30.176. BATIZADOS 9.361. SERMÕES 20.621. CASAMENTOS 2.720. UNÇÕES 16.696. ENCOMENDAÇÕES 4.474. BENÇÃOS 476.879. CASAS BENTAS 3.070. CARROS BENTOS 3.250. PROCISSÕES 21.520. ENTRONIZAÇÕES 20. VIAS-SACRAS 1.805. OBRIGADO, SENHOR! OBRIGADO, MÃE DO CÉU! PEÇO MAIS BÊNÇÃOS. AMÉM! ALELUIA!


Ciclista irá representar o Estado 
na capital fluminense 
Incentivo a pedalar tem levado o servidor público 
a ir cada vez mais longe
Marcelino recebeu uma bandeira da cidade e do Estado
Morador do bairro Fortuna, em Sapucaia do Sul, Marcelino Gonçalves, 54 anos, está se preparando para mais um desafio: fazer o percurso do Rio de Janeiro ao Município de bicicleta. Além de poder realizar o sonho, Marcelino irá percorrer as cidades munido com a bandeira da cidade em punho. Por ser servidor público, locado na função da Guarda Municipal, o ciclista foi recebido pelo chefe do Executivo, Vilmar Ballin, em seu gabinete. Ballin entregou as bandeiras de Sapucaia e do Rio Grande do Sul. A viagem teve início no dia 09 de fevereiro, quando Marcelino embarcou para o Rio de Janeiro. A viagem de ida será de avião, mas a volta será feita apenas de bicicleta. Segundo ele, serão ao todo cerca de 1.700 quilômetros e a viagem de retorno deve durar em torno de 20 dias. “Faço tudo muito tranquilamente. Aproveito para conhecer diversas cidades no trajeto e conversar com as pessoas do local. É uma experiência incrível”, relata Marcelino. O hobby pelo ciclismo começou em 2006, quando o sapucaiense começou a pedalar e pegou gosto pelo esporte. Desde lá, já foi e voltou quatro vezes de Florianópolis e voltou duas vezes de Curitiba. “Adoro pedalar. Fui me apaixonando pelo esporte. Tento sempre testar os meus limites e percorrer distâncias maiores. A família fica um pouco preocupada, mas todos sabem da minha paixão e ficam felizes por mim”, confessa Gonçalves. “Fico imensamente feliz com esta iniciativa. É com alegria que entrego a bandeira da nossa cidade ao Marcelino e fico feliz em saber que nossa bandeira estará cruzando as ruas da cidade maravilhosa, assim como a bandeira do nosso Rio Grande”, disse Ballin.

Atividade física para a terceira 
idade durante o verão 
Aulas de ginástica e de outras ações fizeram a alegria 
dos idosos nesta época
No verão, as aulas de ginástica é um dos atrativos do grupo
O período de férias não é desculpa para os idosos do Grupo de Convivência CONVIVER de Sapucaia do Sul deixarem os exercícios físicos de lado. As atividades físicas do projeto seguem em três núcleos, durante as aulas de verão, que ocorrem no turno da manhã. Segundo um dos educadores físicos do projeto, João Henrique da Silva Neto, as doenças comuns da terceira idade, como hipertensão, diabetes e até depressão podem ser prevenidas com a prática regular de atividades físicas. “A maioria são viúvas ou idosos que iniciaram no projeto buscando uma socialização. Além da saúde do corpo, a prática de atividade física faz bem para a mente”, disse.  A aposentada Egídia Selau de Matos, 72 anos, acordou cedo, para ir à Academia Aberta do Idoso, no bairro Sial. “Quando não venho chego até sentir mal estar. Sinto necessidade de fazer exercícios”, conta a idosa, que durante o ano também frequenta as aulas de pilates. Outra frequentadora assídua da academia durante as aulas de verão é Vera Maria Prestes de Oliveira, 64 anos. “Comi demais no final do ano e agora tenho que malhar”, disse. A aposentada, que iniciou a prática de atividades físicas no grupo no ano passado, conta que o projeto mudou a sua vida. “Procurei o Conviver  porque estava deprimida, e me indicaram. Hoje me sinto bem e disposta, e minhas dores no corpo aliviaram muito. O projeto é muito bom e os professores maravilhosos”, falou.
Programação – No período de verão, as atividades foram transferidas para o turno da manhã por causa das altas temperaturas deste período, tentando assim evitar um desconforto para os idosos durante as aulas, que também ocorrem no Ginásio Edu Viegas, bairro Cohab, nas segundas e quartas-feiras, das  8h30 às 9h30; e na Igreja São Pedro, bairro Nova Sapucaia, nas terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30. As aulas na Academia ocorrem de segunda a quinta-feira, das 8h15min às 9h15min. Cerca de 800 idosos sapucaienses participam do Grupo de Convivência Conviver de Sapucaia do Sul. Ao longo do ano, os idosos participam de oficinas de canto coral, artesanato, musicoterapia, pilates, ginástica e dança, em 15 núcleos espalhados por diferentes bairros da cidade. As demais oficinas retornam no mês de março em seus horários e locais regulares.









Homem transtornado amedronta
moradores em condomínio 
O suspeito estava armado e ameaçava pessoas, 
diante de um provável surto
Áreas do condomínio foram isoladas para evitar maiores transtornos
BOE, GATE, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança trabalharam na ação
Uma mega operação que envolveu integrantes da área de segurança pública movimentou parte do bairro Liberdade no dia 04 de fevereiro. O motivo principal foi que um homem de 41 anos, se encontrava transtornado armado com uma espingarda calibre 20 e ameaçava moradores e vizinhos. O fato aconteceu nas dependências do Condomínio Residencial Morada 1, localizada na Rua Rio Grande. Segundo informações, desde as 9 horas, o indivíduo caminhava armado com uma arma pelas dependências do condomínio. Após alguns minutos no pátio, o suspeito retornou para seu apartamento e se trancou. Diante dos fatos, vizinhos próximos, amedrontados com a situação acionaram uma guarnição da Brigada Militar do município. Mesmo com o aparato da BM, também ajudaram nos trabalhos, integrantes do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), GATE, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil da cidade. Espaços internos do residencial foi isolada para evitar maiores transtornos. Por volta das 14 horas, o homem deixou o local, na companhia de policiais militares, que invadiram o imóvel. Após isso, o suspeito foi encaminhado para o Hospital São Camilo onde recebeu atendimento. Em um primeiro parecer, o homem havia tido um surto. A Polícia Civil de Esteio está investigando o caso.


Estabelecimento comercial é alvo de assalto
 Armas e munições foram encontradas com os suspeitos
Motocicleta envolvia no delito havia sido furtada
Um estabelecimento comercial localizado na Rua 24 de Agosto foi alvo de assalto, por volta das 17 horas, do dia 04 de fevereiro. Conforme o relato dos policiais militares que atenderam a ocorrência, dois suspeitos, sendo um portando um revólver calibre 38, contendo seis munições, invadiram o comércio, que resultou no roubo de uma quantia de R$1.435,00, em dinheiro, um relógio e um aparelho celular de funcionários do estabelecimento. A dupla fugiu em uma motocicleta CB 300, de cor preta, a qual encontra-se em situação de furto. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos, por roubo e receptação de veículos.


Indivíduo caminhava
 armado pelas ruas do bairro
Suspeito é detido por porte
ilegal de arma no Primavera 
Um homem foi preso por policiais militares do 34º BPM, na tarde do dia 05 de fevereiro, por porte ilegal de arma de fogo e munição. O fato aconteceu na Rua Calçadão Norte, no bairro Primavera. De acordo com a BM, uma guarnição fazia o patrulhamento na região, quando os PM’s depararam com um indivíduo portando uma espingarda em via pública. Na abordagem, os policiais detectaram que o suspeito portava a arma de calibre 32, de forma irregular. O homem foi levado para a DP, onde teve que prestar esclarecimentos sobre o caso.



2ª DP prende suspeito por homicídio 
Policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prenderam, na manhã do dia 04 de fevereiro, um suspeito que se encontrava foragido do sistema prisional.  O homem estaria escondido em uma residência na localidade conhecida como Morro do Paula, em São Leopoldo. De acordo com o delegado Eduardo Luis Correia de Moraes, o indivíduo estava envolvido em um triplo homicídio ocorrido em Sapucaia do Sul, no dia 25 de setembro de 2014. “Este era o último foragido de uma quadrilha de sete suspeitos indiciados em diversos casos de homicídios ocorridos na cidade”, destacou Moraes. Durante a abordagem, o homem chegou a esboçar uma tentativa de fuga, entretanto, desistiu devido à circunstancias. Junto com o preso foram apreendidas buchas de cocaína e maconha. Em função disso, os policiais determinaram também a autuação do flagrante por tráfico de entorpecentes. Desta forma, a equipe encerra as investigações do crime com a prisão do último envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário