quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EDIÇÃO 1968

Abandono em terreno na Vila Cruzeiro deixa famílias revoltadas pelo descaso 
O local está se tornando um depósito de lixo junto a comunidade
Ratos e baratas tem invadido os imóveis próximos a área
Uma área que por alguns anos foi espaço de lazer para moradores da Vila Cruzeiro tem se tornado um pesadelo para as famílias que residem nas imediações. O principal motivo é que o local encontra-se abandonado, por parte do poder público e se tornou nos últimos meses, um grande lixão a céu aberto. O acúmulo de entulhos que resulta na proliferação de animais como ratos e baratas para as residências tem deixado parte da comunidade do local revoltada com o descaso. Segundo os moradores, há pelo menos cinco anos, o espaço vem se tornado depósito de lixo. No ano passado, cerca de 30 famílias permaneceram no local por um período, até que o Executivo Municipal, por intermédio do setor competente retirasse novamente, dando um lugar mais digno, mas proporcionou que a área voltasse a ser um ‘lixão’.
DESAFETAÇÃO - Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio, no antigo campo da Vila Cruzeiro, terreno desafetado pelo município em 2008, serão construídas habitações do programa do governo federal ‘Minha Casa Minha Vida’. No local serão reassentadas as famílias que atualmente moram em áreas de risco nas imediações. Onde hoje vivem essas famílias serão construídos diques para contenção das cheias. A obra ainda não teve início, pois a empresa vencedora da licitação não cumpriu os prazos determinados no contrato. A questão aguarda o parecer da Consultoria Jurídica da Prefeitura para definir se o Município chama a segunda colocada ou se realiza uma nova concorrência pública.     Recentemente, uma das principais reivindicações dos moradores no que tange a área da saúde é relacionada com o funcionamento da Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. Após o fechamento para reforma, o local permaneceu abandonado, onde se tornou local propício para pessoas que vivem nas ruas, bem como dependentes químicos.


Patrulha Maria da Penha atendeu 
161 vítimas no ano passado

A Patrulha Maria da Penha, um projeto integrado que envolve a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, secretarias municipais e órgãos do Executivo Municipal realizou ao longo de 2014 cerca de 209 visitas. Foram feitas 161 cadastros de vítimas, das quais 50 ainda estão recebendo algum tipo de acompanhamento. Do total, foram emitidas 56 certidões de negativa de endereço (vítimas não localizadas), 12 mulheres receberam certidão de fiscalização de medida protetiva, com o retorno do companheiro ao lar, sete declararam não necessitar mais do acompanhamento e 36 casos foram arquivados. Um dos principais objetivos da Patrulha é estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres, prevenir e coibir a violência doméstica e familiar. Esteio aderiu ao projeto em 2013 e conta com viatura identificada, policiais capacitados e rede de atendimento para prestar acolhimento, atendimento psicológico, social e orientação jurídica às vítimas de violência. Quando acionada, a Patrulha Maria da Penha comparece à residência das vítimas, esclarece dúvidas, fornece informações e orientações e fiscaliza o cumprimento da medida imposta ao agressor. A Patrulha em Esteio é a única do Estado que abrange todo o território do município. Em caso de situações de violência, entre em contato com a Brigada Militar pelos telefones 190 ou 3473-1414. Ainda estão disponíveis para informações os telefones da Escuta Lilás (0800-541-0803), da Central de Atendimento à Mulher (180) e da Coordenadoria da Mulher de Esteio (3433-8143).


Henrique Gross de Barros,
conhecido como ‘Banana’
Esteio perde o ex-vereador ‘Henrique Banana’ 
O ex-vereador de Esteio, Henrique  Gross de Barros, mais conhecido por ‘Henrique Banana’ por atuar no comércio desta fruta,  52 anos, faleceu na tarde do dia 02 de fevereiro, vítima de complicações no fígado. Ele estava internado na Fundação de Saúde Pública São Camilo há alguns dias. Militante do PMDB, foi eleito vereador para a legislatura que correspondeu entre os anos de 2001 a 2004. Pautou seu mandato pela defesa do cidadão e do patrimônio público. Além disso, foi integrante das comissões permanentes de Educação, Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, sendo secretário desta última. Eleito em 2000, obtendo 635 votos. Natural de Porto Alegre, Henrique Gross era comerciante e residiu na cidade por mais de três décadas. Deixa  duas filhas, Luana e Keli e os pais, Darci Vitt de Varros e Aladi Gross de Barros. O corpo foi velado no Cemitério Municipal Dois de Novembro e foi sepultado no dia 03, em Três Cachoeiras.


LORI EMANOELA DA SILVA 
No coração de cada 
cigano da terra 
As posturas que temos diante da vida, nos definem em essência, raros vivem suas trajetórias de projeção positiva em prol do todo, mas, devaneios a parte, quero contar a vocês a alegria que temos em nossos corações. Quando percebemos que através da nossa dança e música, os gadjos esquecem um pouco de suas lutas diárias e se encantam, pois, colorimos o planeta por onde passamos. Somos tema de diversas obras de literatura, artes plásticas, música, cinema, ensaios fotográficos e documentários. Eis aqui algumas delas: Literatura: Carmem (1845) de Prosper Mèrimèe (que deu origem também a ópera de Bizet), e Esmeralda, de O corcunda de Notre- Dame, de Victor Hugo. O romanceiro Cigano (poeta espanhol Federico Garcia Lorca) João Guimarães Rosa se inspirou nos ciganos do interior do Brasil para escrever alguns contos de Tutamêia-terceiras estórias (1967) Nas artes plásticas alguns exemplos: Leitoras de sorte de Bosch (1500-02) Musicistas (1862) de Jean Baptiste Corot Nosso universo, e nosso tempo è nossa vida, nossa cultura vibrante cruza caminhos pelo planeta há mais de séculos, guardada ao som de violinos, no colorido das roupas e no coração de cada cigano da terra...

Definidos os nomes dos integrantes 
das comissões para 2015 
Foram definidas no dia 03 de fevereiro, as composições das seis comissões permanentes da Câmara de Esteio para 2015. Elas têm funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e no Regimento Interno e promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de  interesse da comunidade. A presidente da Casa Legislativa, Jane Battistello (SD), informa que a comunidade pode procurar as comissões nas terças-feiras, e fazer seus relatos e denúncias sobre os mais diversos temas. A presidente também convida a comunidade a participar das sessões, que ocorre às terças-feiras, às 18 horas. 

Melhorias em pista de caminhada 
no Galvany Guedes 
As condições em que se encontra a pista de caminhada no Parque Galvany Guedes, no Jardim Planalto foi alvo de reclamação que resultou em um pedido de providência, sendo encaminhado ao Executivo, através do vereador Marcelo Pereira. Ele destaca que o local necessita de melhorias por conta dos desníveis no trajeto, bem como a ausência das raias de marcação e largura desproporcional. Pereira frisa que a pista tem se tornado a única alternativa aos praticantes de atletismo.

Fogo volta a atingir prédio do 
Seminário Claretiano 
Um casebre foi um dos mais atingidos pelo sinistro
A tragédia não foi maior, devido a agilidade dos bombeiros
Casebre fica localizado em frente ao prédio frontal do Seminário Claretiano
A unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio atendeu uma ocorrência no dia 02 de fevereiro, em relação a um incêndio em um casebre que havia sido instalado em frente ao prédio frontal do complexo onde funcionou por décadas o Seminário Claretiano. Houve uma queima total do casebre, mas que também atingiu parte de um dos prédios em anexo. Devido à rapidez e a agilidade, os bombeiros conseguiram conter as chamas para que não se alastrasse para outros locais e também nas residências localizadas nas proximidades. A ação teve sob o comando do sargento Álvaro do Nascimento e ainda teve a presença de uma guarnição da Brigada Militar que registrou o ocorrido. De acordo com as primeiras informações, o que ocasionou o sinistro foi provavelmente por vândalos ou moradores de rua que se instalaram no local para dormir e até para consumir drogas. Esse não foi o primeiro caso de incêndio nos prédios do Seminário. Uma das maiores tragédias neste local foi no dia 13 de agosto de 2005, quando o prédio principal foi destruído pelo fogo e parte da história do local e também da cidade foi incendiada. Neste ano, lembra-se uma década, em que nada foi feito em relação à recuperação de um dos principais prédios históricos, que é tombado como patrimônio histórico em âmbito municipal e estadual. Através de recursos captados por empresas e também junto ao Poder público foi destinado um montante de quase R$ 700 mil para recuperação de um dos prédios, incluindo a instalação de uma secretaria, mas por enquanto nenhuma medida foi tomada e o dinheiro aplicado na restauração encontra-se deteriorada.


Volmir Rodrigues concedeu uma entrevista
na ‘Rádio Jornal Destaque’
Volmir Rodrigues assume assessoria técnica do Parque Assis Brasil 
O novo assessor técnico do Parque de Exposições Assis Brasil, Volmir Rodrigues esteve realizando uma visita à rádio e ao Jornal Destaque, na manhã do dia 03 de fevereiro. Ele foi entrevistado no programa ‘Opinião’. Volmir falou que uma das finalidades é contribuir no trabalho que já vem sendo desenvolvido com competência pelos diretores Jeferson Chiarelli e Márcio Müller até a nomeação do novo subsecretário do Parque, que deverá ser anunciado nos próximos dias. “Estamos fazendo um relatório que deverá ser entregue ao futuro administrador do parque apontando os pontos positivos e o que precisa ser melhorado para os próximos anos”, comentou Rodrigues. Ele frisou que mesmo atuando nesta função, seu foco é atuar como vereador em Sapucaia do Sul, onde foi eleito em 2012, pelo Partido Progressista (PP). “Por ser servidor concursado desde agosto do ano passado, vir trabalhar em Esteio tem sido uma experiência importante, pois tenho a oportunidade de ficar mais próximo da família e da comunidade sapucaiense”. O assessor ressaltou ainda que algumas ações irão permanecer a gestão anterior, como a abertura do parque aos domingos para a comunidade da cidade e da região. Além dessas funções, Volmir também trabalhou entre 1995 a 2012, na Assembleia Legislativa.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 
50 anos de Padre André 
Sim! Parece que foi ontem... Dia 31 de Janeiro de 1965. 8 horas. Igreja Matriz. Nova Prata, RS. A ordenação e a primeira missa ocorreram de manhã. Naquele tempo, não podia rezar missa, à tarde. Muito calor! Igreja cheia. Fui o quarto padre pratense. Pelos 50 anos, muito obrigado, Senhor! Recebi muitas graças e infindas bênçãos. Dona Augustinha, minha mãe, afirmou: - Só vou acreditar, quando vir você no altar, ordenado sacerdote. Você não possui “aquele jeitinho” de Padre... Vou aguardar... Pelos 50 anos, muito obrigado, Senhor! Ao final da primeira missa, um pratense lascou: - “Daqui a seis meses, você estará enrabichado num rabo de saia. Aposto dois barris de chope...” Que incentivo, hem? O cidadão morreu e não pagou o chope. Deve estar se purificando no purgatório... Muito obrigado, Senhor, pelos 50 anos de Padre! Inúmeras pessoas rezaram e rezam por mim. Oração: extraordinário combustível! Oramos pelas vocações e pelos padres? Pelos 50 anos de Padre, digo-me grato, Senhor! Senhor, dai-me fidelidade cada vez maior e muita saúde! Assim seja! Digo-me gratíssimo, Senhor, pelos 50 anos de Padre! Aleluia! Parabéns, cinquentão! Adiante, setentão! Fui...


Atuação é questionado no Legislativo 
A presidente da Câmara Jane Battistello (SD) solicita que o Executivo Municipal informe o Parlamento sobre a Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI), órgão responsável por arbitrar recursos de motoristas contra multas que tenham recebido por infrações de trânsito. A vereadora quer saber os nomes dos membros da JARI, além de data, horário e local nos quais acontecem as reuniões do órgão e também de quem julga e quantas foram às notificações de autuações enviadas, em 2014. Battistello também pediu informações a respeito da data de nomeação e encerramento de mandatos de todos os membros da Junta, além de outros detalhes, a exemplo de se algum membro foi reconduzido ao cargo e a qual órgão está subordinada a JARI. A justificava, conforme a vereadora, é tomar conhecimento e poder explicar para a sociedade, quando solicitada.


Amaro Derly Pereira 
Amaro Derly e 
Júlio Zolin morrem 
na cidade 
No último fim de semana, a cidade teve perdas de pessoas, que em seu segmento marcaram sua trajetória na cidade. No dia 31 de janeiro, Amaro Derly Azambuja Pereira, marido da ex-vereadora Rute Viegas Pereira morreu devido a complicações provocadas por um câncer, que surgiu no pulmão. Ele encontrava-se internado no Hospital São Camilo. Casado há mais de 50 anos, além da esposa, Amaro deixou dois filhos, genro, nora e netos. Uma das suas paixões era andar de moto, onde ao lado da esposa percorreram diversas cidades do Estado participaram de campeonatos de motociclismo entre outros eventos ligados aos apaixonados por motos. Já no dia 01 de fevereiro, quem faleceu foi Júlio Zolin, filho do ex-vereador e um dos fundadores do Clube do Comércio, Darci Zolin. Ambas as famílias estão transtornadas com o ocorrido e agradecem as manifestações de carinho e pesares.

Novo Horizonte participa de competição na Serra
Apesar de perder a semifinal, os atletas foram destaque do evento
O Clube Novo Horizonte esteve participando recentemente da 10ª Copa Cidade Verde de futebol de campo realizada na cidade de Três Coroas. Os garotos da categoria Sub-17 do verdão esteiense se prepararam por mais de dez dias para o torneio, com treinamento intensivo, nos períodos da manhã e tarde. Segundo o responsável pelo time, Rudimar Cardoso, os atletas puderam mostrar seus talentos jogando um futebol alegre e descontraído. Na fase de grupos, o Novo Horizonte derrotou grandes equipes como o SER Caxias, E. C Defensor, entre outras. Já na fase conhecida como ‘mata-mata’ (semifinal), o time de Esteio foi eliminado pela equipe do Fragata, de Pelotas. “Essa saída não nos abalou e uma das primeiras ações é capacitar ainda mais os treinos e proporcionar novas alegrias para o esporte esteiense”, comentou Cardoso.









Dupla é presa por policiais militares 
Suspeitos foram detidos com dinheiro e drogas
Um dos indivíduos tentou fugir,
mas foi capturado pelos PM’s
A Brigada Militar, por meio de policiais do 34º BPM de Esteio realizaram na tarde do dia 30 de janeiro a prisão de dois suspeitos, no bairro Primavera. O fato aconteceu na Rua Calçadão Norte por volta das 16 horas. Segundo informações da BM, uma guarnição do POE fazia o patrulhamento na região, quando avistaram três indivíduos em atitude suspeita, sentados em uma residência. Ao notarem a aproximação da viatura, dois dos suspeitos permaneceram sentados, enquanto o terceiro tentou fugir para o interior do imóvel, sendo acompanhado e abordado, logo em seguida. Durante a revista pessoal foi encontrado no bolso de um dos envolvidos quatro pedaços de sacolas plásticas contendo 25 pedras de crack em cada, totalizando 100 pedras. Já com o rapaz que fugiu e em seguida capturado, os PM’s acharam uma quantia de R$ 160,00. O terceiro suspeito não reagiu e permaneceu no local. Na busca no sistema de foragidos, foi detectado que constava um mandado civil em seu desfavor. Todos foram levados para a PC, onde prestaram esclarecimentos e levados para o sistema prisional.


Homem é preso na Vila Pedreira
 Durante a revista pessoal,
os policiais encontraram um revólver
No dia 31 de janeiro, por volta das 18 horas, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar efetuou a prisão de um homem, enquanto caminhava pela Rua do Passeio, na Vila Pedreira. Os policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que o indivíduo estava em atitude suspeita, enquanto caminhava pela via. Na abordagem e em seguida uma revista pessoal, os PM’s encontraram um simulacro de arma de fogo (pistola) e além disso, o suspeito vinha sendo procurado pela polícia, por ter cometido alguns delitos. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo.


Homem foi capturado enquanto
caminhada pelo Primavera
Foragido da justiça 
é detido no 
bairro Primavera 
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar da cidade, na tarde do dia 30 de janeiro. Segundo informações da Brigada Militar do município, o homem encontrava-se em atitude suspeita caminhando pela Rua Orestes Pianta, no bairro Primavera, quando foi abordado. Os PM’s verificaram no sistema que o suspeito estava em situação de foragido, onde foi dada voz de prisão e encaminhado para o sistema prisional.



Indivíduo é preso 
no Centro 
No dia 02 de fevereiro, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM) realizou a prisão de um suspeito, na área central do município. O fato aconteceu por volta das 20 horas, em um trecho da Avenida Presidente Vargas, Centro. Segundo informações do Batalhão, o indivíduo estava caminhando pela via, quando foi abordado pelos policiais militares. Durante a revista pessoal, os PM’s verificaram que o mesmo se encontrava foragido do sistema prisional. Diante do fato foi dada voz de prisão ao individuo.

Receptação de veículos resulta 
na prisão de indivíduos
O veículo foi recuperado pelos policiais durante a ação
Dois jovens com aproximadamente de 20 anos foram presos por estarem envolvidos na receptação de automóveis na cidade e na Região Metropolitana. A detenção dos suspeitos se deu no dia 01 de fevereiro, por volta das 23h30, nas margens da BR 116, próximo ao km 256. De acordo com informações do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os indivíduos foram presos no momento em que abasteciam um veículo Uno, de cor preta em um posto de combustíveis. Em função disso, a dupla foi levada para a Delegacia de Polícia do município, onde foi feitos os trâmites legais e em seguida encaminhados para o sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário