quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

EDIÇÃO 1963

Apesar de faltar cerca de 20 dias para a chegada dos festejos de fim de ano, o clima de Natal já está tomando conta das principais ruas de várias cidades. Em Esteio, desde o dia 30 de novembro, um dos pontos de referência no Centro, o espaço coberto da Rua Garibaldi vem recebendo uma decoração alusiva a data. Entre os adereços que tem chamado a atenção no local é a instalação de uma réplica de um trem, conhecido como ‘Maria Fumaça’, pois tem um significado especial para diversos municípios, representando a chegada do progresso e trazendo boas notícias.


Esteio adere a campanha do Dia de Doar 
A ação tinha por objetivo doar cabelos para 
o Instituto do Câncer Infantil
Crianças e adultos doaram seus cabelos para a instituição situada na Capital
O município de Esteio foi palco pela primeira vez da campanha mundial ‘#Dia de Doar’. A ação foi realizada no dia 02 de dezembro, no espaço coberto da Rua Garibaldi, situada na área central do Município. De acordo com uma das organizadoras da atividade, Jeanine Costa Godoi, a data é a primeira vez que vem sendo realizada na cidade e a segunda vez em território nacional. “Um dos principais objetivos desta mobilização é fomentar a cultura da doação, como já é feito em alguns países e tem obtido resultados expressivos”, disse Jeanine. Ela salientou que nesta oportunidade, o foco da campanha será a doação de cabelos que será revertido para o Instituto Infantil do Câncer. Acompanhada pelos pais, Aline Lopes e Leonardo Araújo, a estudante Maria Luiza Lopes Araújo, de nove anos, foi fazer este gesto de solidariedade ao próximo. Quando tomou conhecimento da ação, ao ser vinculado nos meios de comunicação resolver doar parte dos cabelos. “Aprovei a atitude da minha filha em doar parte do seu cabelo, pois incentiva a outras pessoas participarem da ação, formando uma corrente do bem”, disse Aline. Além do espaço disponível no Centro, o Centro de Formação Teresa Verzeri, no bairro Parque Amador também tinha um ponto de coleta. Os cabelos arrecadados foram doados para a ONG Cabelaço. A realização do evento foi do Comdica e do Forum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Esteio. Os apoiadores foram a Academia da Beleza, Câmara Municipal de Esteio, Aquatro e Senac.
História da campanha 
Dia de Doar, causa internacional que tem como objetivo incentivar a boa ação e promover a importância da doação. Esta será a terceira edição mundial, que começou em 2012 nos Estados Unidos aproveitando a sequência do Dia de Ação de Graças, Black Friday e Cyber Monday. A campanha de mobilização neste ano foi realizada em toda a América Latina além de Nova Zelândia, Canadá, Israel, Austrália, Singapura, Irlanda e Reino Unido. No Brasil, 400 organizações e indivíduos se juntaram ao #diadedoar incluindo Care, Fundação SOS Mata Atlântica, SOS Aldeias Infantis, Ação Comunitária, ITACI e Teto. Inúmeras empresas também entraram na campanha, incluindo as indústrias da construção civil e escritórios de advocacia e de consultoria. A ação ganhou o apoio da agência Umbigo do Mundo, que vai fazer o planejamento 2015 para que a campanha conquiste mais adeptos e tenha impacto ainda maior. Para promover a campanha nas redes sociais e incentivar outras pessoas, foi criada a hashtag #diadedoar. A ação conta ainda com um site que mostra sugestões de como participar da ação.


Vila Pedreira elege nova diretoria
A limpeza na região é uma das reivindicações dos moradores do local
Tomou posse no dia 22 de novembro, os novos integrantes da Associação de Moradores da Vila Pedreira, na sede da Escola Trindade. A nova da gestão do período 2015/2016 terá como presidente Josiane Nogueira Rodrigues e o vice, Ênio Florêncio da Silva. Entre os planos de gestão da chapa vencedora estão estreitar e fortalecer a comunicação com os órgãos públicos responsáveis pela regularização da vila, pois há moradores que estão há mais de 50 anos no aguardo pelo direito de ter sua escritura em mãos. Outra questão que será retomada é a relação com os moradores, através de reuniões constantes, comunicando a comunidade sobre o que está sendo feito na localidade, bem como a explanação do público com sugestões, críticas e elogios, com o propósito de dar condições dignas para as pessoas que vivem na vila. A eleição para escolha da nova diretoria da associação aconteceu no dia 15 de novembro, onde a chapa eleita se consagrou vencedora obtendo 128 votos válidos na urna. A comissão eleitoral do pleito foi liderada por Marcelo Ohlweiler, diretor do Centro de Educação Trindade; Elisandra Vargas Lacerda e Elenir Alves Santos da Rosa.
Integrantes da nova diretoria da Associação dos Moradores da Vila Pedreira 
Presidente: Josiane Nogueira Rodrigues; Vice-presidente: Ênio Florêncio da Silva; 1ª secretária: Tainara Nogueira Rodrigues; 2ª secretária: Denise Taina de Vargas Lacerda; 1º tesoureiro: Ivan Siqueira de Carvalho Júnior; 2º tesoureiro: Gilberto Giliard da Silva.
Conselho Fiscal: 1º fiscal: Marciano Santos; 1ª suplente: Mara Varas Lacerda; 2º fiscal: Gilnei da Rosa; 2º suplente: Jorge Osmar da Silva; 3º fiscal: Valdir Vargas Rodrigues; 3º suplente: Horlando


Diretora Carmen César
Melhores do 8º Festival de Vídeo do Colégio Adventista
são premiados
O encontro cinematográfico foi realizado no auditório da instituição
Uma noite de gala marcou a cerimônia de entrega dos prêmios para os vencedores do 8º Festival de Vídeo e Literatura do Colégio Adventista de Esteio (CAE). A solenidade aconteceu na noite do dia 26 de novembro, no auditório da instituição e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes, pais e convidados. O evento contou com a presença de vídeos de alunos da instituição esteiense e de Novo Hamburgo. Pela primeira vez responsável pelo festival, a professora de Português e Literatura, Elissiane Saliba disse que a atividade já é uma tradição na rede da instituição, pois oportuniza os estudantes a mostrarem seus talentos ligados a arte. “É um momento especial, pois o processo produtivo para a realização dos trabalhos é acompanhado passo a passo pelos estudantes, professores e os pais”. Ela ressaltou que a animação nos bastidores ajudou a motivar ainda os realizadores para apresentarem um excelente trabalho. “Enquanto os documentários foram desenvolvidos sobre diversos temas da atualidade, os curtas foram feitas diante da releitura das obras do contista mineiro Murilo Rubião”. Para diretora da instituição, Carmen César, que também pela primeira vez participa do processo de elaboração do projeto enfatizou que os espectadores ficarão surpresos pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Os estudantes se mostraram engajados e a direção, bem como educadores e funcionários deram o suporte para que tudo ocorresse da melhor forma possível”.
Qualidade 
Os trabalhos apresentados no 8º Festival de Vídeo e Literatura foram avaliados por um grupo ligado a diversos segmentos da sociedade. O júri era formada pela educadora Fabiana Nowack; Antônio Nogueira, produtor de conteúdo audiovisual e os ex-alunos da escola Vitória Dittirich e Marcelo Dornelles. Uma das idealizadoras do projeto que atuou na organização e no planejamento do festival entre 2009 a 2013, Rosemar Vidal Guimarães, bem como o representante do Jornal Destaque, o repórter Anderson Loureiro e o comunicador da Rádio Jornal Destaque Carlos Próspero, que apresenta de segunda a sexta-feira o programa ‘Opinião’. Os mestres de cerimônia do evento foram os estudantes Felipe Soloneto e Eduarda Simas. Os jurados tiveram que analisar nos documentários a relevância do tema, seleção de imagens, edição do vídeo e seleção das imagens. No que tange aos curtas, o corpo de jurado teve a missão de escolher a revelação masculina e feminina, como também a interpretação, tempo de duração e a dicção. O banner dos curtas e dos documentários também foram escolhido os melhores para comissão julgadora.
VÍDEOS PARTICIPANTES DO FESTIVAL 
Documentários: Invisíveis aos olhos da sociedade (CANH); Quebrando o silêncio (CAE); Paraíso Artificial (CANH); Pela igualdade (CAE) Curtas: O Convidado (CANH); O Lodo (CAE)
Premiação 
Melhor banner: O Lodo; Melhor folder: Paraíso Artificial; Revelação feminina: Caroline Cardoso - O Lodo; Revelação masculina: Leonardo Lima - O Lodo; Melhor documentário: Quebrando o Silêncio; Melhor curta: O Lodo; Melhor edição de vídeo: O Lodo
‘O Lodo’ foi o trabalho que conquistou diversos prêmios

Fim da violência contra a mulher 
é alvo de campanha
O grupo esteve reunido numa ação na Praça do Expedicionário
Uma das primeiras atividades que marcaram a campanha mundial ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ foi uma intervenção cultural realizada na noite do dia 25 de novembro. A atividade aconteceu na Praça do Expedicionário, no Centro. Segundo a representante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Janaina Santos, a vigília tem por objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento contra a violência as mulheres. “A ideia é chamar a atenção das pessoas que apesar de estarem no século 21 e diante de diversos avanços tecnológicos e sociais, muitas ainda são alvo de agressões. Muitos registros ocorrem dentro de casa e são feitas por familiares”, ressaltou. De acordo com a titular da Coordenadoria da Mulher do município, Clóris Oliveira Bierhals, desde 2013, a partir da implementação do Posto de Atendimento à Mulher, bem como a Rede Proteção, proporcionou que fosse desenvolvido um panorama do perfil das mulheres que sofrem com a violência. “O dialogo é importante, pois aos poucos elas estão tomando coragem e registrando as agressões”. Ela informa que está sendo elaborado um projeto para ser colocado em prática que trata da capacitação dos servidores que estarão habilitadas a prestar apoio a mulheres vítimas de violência. Clóris salientou que a parceria entre o Conselho Municipal da Mulher e a MMM, com outros órgãos tem surtido efeito, em relação a redução dos números a violência, se comparado há anos anteriores. Entre as atividades que ocorreram durante a semana do ativismo foi no dia 05 de dezembro, a apresentação do Projeto para secretários e servidores que atuam na rede de proteção. E no dia 08, ocorrerá uma roda de conversa com o tema ‘Violência Doméstica - Projeto Confeccionando Sonhos’, no Centro de Reciclagem, localizada na Avenida Luis Pasteur, 7275.


Sexualidade é trabalhada em sala de aula 
A expectativa é que para o próximo ano, 
mais novidades ocorram na instituição
Os estudantes que participaram do projeto na instituição
A Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello em parceria com uma acadêmica do curso de Serviço Social da Ulbra, de Canoas, Marisa Lang desenvolvendo um projeto sobre sexualidade, envolvendo as turmas 101 e 102. Em função disso, durante o ano letivo foi realizado cerca de oito encontros com estudantes de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. A ação contou com a participação de agentes da secretaria de Saúde do município. Participaram da ação, a coordenadora do serviço social da pasta, Iracema Pietro Biase; a assistente social Solange Giongo e também o enfermeiro Valdemar. De acordo com a orientadora educacional Roseli de Oliveira Castro, entre os temas abordados com os estudantes foram prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), gravidez e métodos anticonceptivos. “A proposta é para 2015 ampliar o projeto para praticamente todas as séries, atingindo um número ainda maior de alunos”, informou Roseli. Ela destacou que a instituição possui alunos não apenas da área central da cidade, mas de outras comunidades como do Jardim Planalto, Primavera, Santo Inácio e São José. “Isso oportuniza a conhecermos outras realidades e poder contribuir em mudar ações que vem são registrados há décadas. É um sonho que se tornou realidade”. Roseli enfatizou que durante o ano letivo, os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar universidades da Capital e Região Metropolitana, com o objetivo de obter mais informações sobre a profissão que pretendem seguir, bem como participaram de ações ligadas a Semana Nacional de Trânsito. “Acreditamos que a escola tem um poder fundamental na formação de crianças e adolescentes fora a sala de aula. Esse projeto sobre sexualidade irá ajudar no futuro, os jovens a terem noção do planejamento de uma família, bem como se prevenir contra muitas doenças adquiridas durante o ato sexual, que pode trazer consequências graves para os bebês”, enfatizou a educadora Roseli Castro. Outra novidade que está sendo executada na instituição foi a implementação da horta comunitária e o trabalho de reciclagem de lixo, entre educadores, alunos e funcionários da escola.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
Conversa piolhácea 

Cedo. Interfone. - Temos um defunto. O senhor poderá encomendar? Lá, me fui... Casa pequena. Gente à beça. O povão rezou e cantou muito bem. Senti algo estranho. Captei a conversa de piolhos... - Hoje, a “festa” está muito boa! - A maioria dos presentes não nos combate. - Olhem! Chegou um padre. Ataquemos. -Desta vez, ele não nos escapará... - Ele é carequinha. A gente se esconde nos poucos cabelos... - Vamos castigar o reverendo... Parvo silêncio. - Não nos esqueçamos das crianças e dos idosos. Formam um baita “prato...” - Este finado foi muito relaxado. Como cheira mal!... - Pudera! Tinha pavor de água... Pausa. - O coça-coça vai a mil... O Pessoal deixa até de rezar... - Agridamos. - Divirtamo-nos. - Hoje, ou nunca mais... A piolhada tomou conta do velório... Enquanto o sacerdote rezava, o povão se coçava... O falecido levou junto uma “legião” de piolhos... Abra o olho, São Pedro! Cuidado com os piolhentos! Somos higiênicos? Combatemos os piolhos? Meditemos. Só em pensar nos piolhos, já estou me coçando... Chega de piolhos...


Empréstimo de R$ 16 milhões do Executivo Municipal gera polêmica 
Representantes da comunidade expõem os problemas 
que podem acarretar no futuro 
Após a aprovação por representantes da base do governo no Legislativo de Esteio, referente aos Projetos de Leis que autoriza o empréstimo do Executivo, que totaliza mais de R$ 16 milhões, o fato causou indignação e reclamação, por parte dos contribuintes e de parlamentares. O vereador pelo PDT, Marcelo Pereira, que votou contrário ao projeto, disse que faltou uma discussão com um tempo maior entre os vereadores de oposição e situação, bem como a realização de audiências públicas com a comunidade. “Como cidadão, temos a noção que as ruas precisam ser pavimentadas, mas deveria ser estudada outra forma para captar dinheiro e realizar este serviço”. Ele destacou que a contratação para o financiamento poderia ser realizada até 2018 e não as pressas, como foi feito. “O debate seria fundamental, pois a Comissão de Orçamento não foi convidada a participar da discussão. A questão de projetos que ingressam na Casa Legislativa, por Regime de Urgência é necessária, quando precisa, caso contrário, o diálogo é de extrema importância”.
Dívidas 
Marcelo ressaltou que o pagamento da dívida, onde as primeiras parcelas devem ser quitadas a partir da próxima administração do Executivo, poderia ser feita de outra maneira, tanto que a Comissão de Finanças da Câmara, que é apta por tratar do tema não foi inserida no processo. “Por ser obras de infraestrutura e quem será beneficiado é a comunidade, a Prefeitura poderia captar recursos por outros meios, entre eles, através do PAC da Mobilidade”, frisa. Ele enfatiza que a pavimentação é necessária, mas que não onerasse os cofres públicos, pois além do pagamento da dívida, as obras não irão abranger toda a cidade, mas somente as principais vias, situadas na área central. “Isso ajuda paliativamente, mas precisa haver um trabalho contínuo”. Para Alexandre Camboa, o empréstimo total de R$ 16 milhões, em seu ponto de vista não teria a necessidade no atual momento. “Tenho convicção que a Prefeitura precisa urgentemente fazer economias, evitando seu endividamento. Talvez umas das primeiras medidas sejam o corte de despesas, incluindo a extinção de alguns CC’s”. Esse fato pode acarretar problemas para as próximas gestões.


PDT de Esteio filia novos integrantes
Os novos filiados, já vislumbrando as próximas eleições
O PDT de Esteio realizou na noite do dia 28 de novembro, uma cerimônia para o ingresso de novos integrantes a sigla. O evento aconteceu na sede do partido, no bairro Liberdade. Segundo o presidente municipal, Francisco Pereira, a participação de representantes expressivos do partido, em âmbito estadual é um demonstrativo que a sigla está desenvolvendo um trabalho de renovação, mas preservando os ideais dos líderes da sigla. “Além de estarmos dando continuidade às ações iniciadas na gestão anterior, estamos focando para o futuro para as eleições de 2016 e 2018”, disse Pereira. Ele frisa que apesar de algumas barreiras para o trabalho na política, os filiados aos poucos estão atuando junto aos espaços públicos. Para o vereador pedetista na Câmara Municipal, Marcelo Pereira, o ingresso de novos filiados tem um sentido especial a todos os integrantes. “Isso representa a integração entre o novo e a história que foi trilhada por grandes líderes”. Uma das lideranças do partido, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati falou que o ingresso de novos integrantes representa um ensejo da população por mudanças. “A luta por reformas surgiu ainda nas redes sociais e aos poucos tomou conta das principais ruas do Estado e do país. Não devemos ter pensamentos retrógrados e sim, olhar para frente, mas tendo consciência que uma Nação se faz com pessoas de bem”. Fortinati estava acompanhado da deputada estadual eleita Regina Becker. Entre os novos filiados estão Paulo Diego Nichelli Pinheiro, Adriane Pereira, André Ricardo Castro Queiroz, Leandro Poleze, Fabiane Rapack Levandosky e Edison Carvalho da Silva.


Alunos do Colégio Coração de Maria
visitam Beto Carrero
Diversão: os alunos curtiram muito o passeio
Os alunos concluintes do Ensino Fundamental II - 8ª série, acompanhados dos professores Cris Damaceno e Gilmar Alves Ferreira, estiveram, entre os dias 26 e 27 de novembro, no parque temático Beto Carrero, em Santa Catarina. O passeio faz parte das comemorações de conclusão desta etapa, em que os alunos se divertiram bastante, aproveitaram os belos dias de sol. Puderam brincar nas diversas atrações que o parque oferece tudo isso num clima de muita diversão e amizade. Um momento como esse certamente jamais será esquecido.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Medos 

Entre sonhos e pensamentos nós humanos tentamos ser o que de real temos em nossa alma, porém, todavia, entretanto, nos deparamos muitas vezes com um simples e monstruoso inimigo interno... O Medo. Conviver é algo extremamente desafiador, porque é um processo na qual estamos despojados de tudo o que poderia de fato ser o ideal. Implicâncias a parte, devemos nos conectar interiormente e perceber o que realmente estamos “querendo” do outro em relação a nós mesmos, e se de fato estamos preparados para aceitar o outro como realmente é, e mais, se verdadeiramente aceitamos como somos!! E para nosso desespero, e inquietação, ficamos muitas vezes imóveis e insatisfeitos com nossas posturas diante a vida, veja bem, nosso sistema como um todo alerta para possíveis perigos que podem gerar um desconforto inexplicável, por outro lado quando nossa reação às vezes inconsciente nos leva a atitudes que traduzimos como ação construtiva e definitiva para nossas angustias. Essas atitudes estão na verdade mascaradas ainda por algo que internamente ainda não resolvemos, e levamos adiante por incontáveis períodos; O medo gerado por nossa experiência faz com que não aceitemos o novo, o melhor, o que de fato estamos dispostos. Sendo assim, deixamos de viver grandes amores, encontros felizes, amizades duradouras, trabalhos gratificantes, por que aliado, e mascarado está o tal do Julgamento. Que faz principalmente com que não sejamos quem realmente somos...


Clima de Natal toma conta das ruas das cidades 
As principais avenidas e alguns espaços públicos 
encontra-se enfeitados
Espaço coberto na Rua Garibaldi recebeu uma decoração alusiva a data
Com a chegada do mês de dezembro, um dos principais atrativos deste período do ano são os festejos natalinos. Dentro desta proposta, diversas cidades estão promovendo uma série de atividades alusivas à data. Em Esteio e Sapucaia do Sul, estão previstas diversas atividades no Município. No dia 04 de dezembro, será realizada a apresentação do Grupo Recriando Espaços de Vida, a partir das 10 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e às 21 horas, a Orquestra Cidadã, irão mostrar seus trabalhos, na Avenida Governador Ernesto Dornelles, Santo Inácio. No dia 05, acontece a ‘Cultura na Feira’, a partir das 15h30, na Feira da Avenida do Carnaval e no dia 06 é a vez do projeto ‘Arte e Cultura no Boqueirão’, às 17 horas, no Condomínio Residencial Boqueirão, situada na Estrada do Boqueirão, 670, bairro Parque Primavera. No dia 08 de dezembro, ocorrerá a exibição dos integrantes do grupo de teatro Cirandeiros, ligados ao Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). A apresentação será a partir das 16 horas, no Hospital São Camilo. Já no dia 10, a orquestra do PIIS mostrará o talento das crianças e dos adolescentes, a partir das 14h30, na Praça da Bíblia, seguido por uma caminhada natalina/Projeto Teatro para Todos, às 16 horas, na Avenida Presidente Vargas, Centro. Em Sapucaia do Sul, após a coroação, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, no dia 08, será dada a largada para os festejos natalinos na cidade, com atividades que deverão ser concluídas em janeiro de 2015.


Evangélicos participam da 
2ª ‘Marcha para Jesus’ 
Pelo segundo ano consecutivo, o evento reuniu centenas 
de pessoas na Praça General Freitas
Além da caminhada, houve apresentações artísticas e louvores
Dezenas de evangélicos de Sapucaia do Sul e região prestigiaram na tarde do dia 22 de novembro, a 2ª Marcha para Jesus. A atividade teve início na Praça General Freitas, no Centro, com apresentações de dança, músicas e louvores com a temática ‘Evangelismo na Praça’. Segundo o presidente do Conselho de Pastores de Sapucaia, Paulo Ricardo Oliveira, participaram integrantes de aproximadamente dez igrejas do município, além das entidades convidadas. “O saldo da festa foi positiva, onde as pessoas puderam exercer ainda mais sua espiritualidade e evidenciar a importância da Palavra de Jesus Cristo em nossas vidas”, disse Paulo Ricardo. Ele comentou que um dos fatores que ainda estão sendo analisados pelo grupo foi o fator que ter ocorrido uma redução no número de participantes, se comparado com a primeira edição em 2013. Paulo Ricardo informou que um dos focos da Marcha também foi mostrar a força da comunidade evangélica na cidade, que está crescendo a cada ano. “A festa também nos oportunizou a divulgar o trabalho que realizamos nos templos, onde ajudamos pessoas a sair do vício das drogas, dando um suporte para um recomeço de vida digna, incluindo a família”. O presidente do Conselho informou que a Marcha para Jesus e o Festival Gospel fazem parte do calendário de eventos da cidade desde 2013. “Lamentamos que o tradicional festival Gospel, neste ano não aconteceu, devido a questões financeiras, por parte do Executivo Municipal e um dos organizadores. Mas estamos nos planejando que em 2015 seja retomado, com o apoio do empresariado local e regional”, ressaltou.


Esteio e Sapucaia do Sul promovem ações referentes ao Dia de Combate a Aids 
O 1º de dezembro é marcado como o Dia Internacional de Combate a AIDS. Para alertar a comunidade, as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul fizeram atividades lembrando a data. No Município, além da distribuição de folders explicativos e preservativos, um estande foi montado no espaço coberto na Rua Garibaldi, no Centro, com o propósito de oferecer gratuitamente o teste rápido para verificar se o cidadão é portador ou não da doença. Além disso, outras atrações estão sendo feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já em Sapucaia do Sul, a data foi lembrada com ações na Rede Básica de Saúde da cidade, durante todo o mês de dezembro, para chamar a atenção dos sapucaienses sobre o tema. Profissionais do ambulatório de Infectologia estiveram no Calçadão distribuindo material informativo sobre a AIDS e seus métodos de prevenção. Já no dia 06, o ambulatório estará aberto das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia, para oferecer os serviços de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além destas atividades específicas, os postos da cidade estarão intensificando a distribuição de materiais informativos sobre a AIDS. Neste ano, o slogan adotado pelo Ministério da Saúde foi pior do que ter AIDS é não saber. Isto significa que identificando o vírus e seguindo o tratamento, o portador tem condições de levar uma vida normal e tranquila.


Livros para bibliotecas escolares 
recebem recursos 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu, entre janeiro de 2011 e outubro de 2014, R$ 14,38 milhões em livros para bibliotecas escolares. Do total, R$ 7 milhões foram repassados via autonomia financeira, para aquisição de obras pelas escolas, dentro do Programa Créditos de Leitura. Este investimento faz parte da política de incentivo à leitura e qualificação das bibliotecas escolares. O Programa Créditos de Leitura iniciou-se em 2011 e destina valores entre R$ 1 mil e R$ 3 mil para as escolas adquirirem obras diretamente das editoras, em livrarias ou feiras de livro. As escolas com Ensino Fundamental incompleto recebem R$ 1 mil; as com Ensino Fundamental completo, R$ 2 mil, e as instituições com Ensino Médio e com Educação Profissional, R$ 3 mil. Em 2014 foram repassados R$ 4 milhões para 842 escolas. A Seduc também investe no acervo das bibliotecas escolares através dos projetos Lendo Para Valer e Autor presente, e também na aquisição de obras de referência, como, por exemplo, livros sobre a história do Rio Grande do Sul e sobre história da África. Neste caso, as obras são adquiridas de forma centralizada pela Secretaria e entregue para as escolas. As escolas que necessitam de reposição emergencial de livros também são atendidas pela Seduc. Entre as publicações estão dicionários, livros didáticos e de literatura.


Orçamento para 2015 será votado dia 9 
A proposta orçamentária anual para 2015, que tem previsão de R$ 234 milhões, será votado no próximo dia 9 de dezembro. O projeto sofreu emendas, tais como prevendo melhorias na área de lazer do Parque Galvany Guedes e Praça da Juventude.  As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de  R$ 63 milhões;  Saúde com R$ 41  milhões; Obras R$ 31 milhões e Habitação R$ 19 milhões. O projeto, na íntegra poderá ser acessado no site da Câmara de Vereadores, no link Legislação - Orçamento 2015.

Comissão deverá tratar de melhorias na BR 116 e do PAC Mobilidade 
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação  deverá reunir-se no dia 9 de dezembro, às 16 horas, na Câmara Municipal, com o  Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para tratar sobre as melhorias na BR 116 e do PAC Mobilidade.

Câmara aprova doação de área para o Programa Minha Casa Minha Vida 
A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 2 de dezembro, o projeto de desafetação de área, localizada no bairro Três Marias,  que será doada pela prefeitura para integrar o Programa Minha Casa Minha Vida. A área, junto à escola Paulo Freire,  possui cerca de quatro mil metros quadrados para assentamento de famílias cadastradas no programa. Com a aprovação, a área passa a ser bem dominial.

TV WEB: 
Assista todas as terças-feiras,   sempre às 18 horas, as sessões ordinárias através da web. Acesse o site da Câmara de Vereadores. Participe das atividades Legislativas e acompanhe as informações da Câmara de Vereadores através do site www.camaraesteio.rs.gov.br Siga-nos, também, no Twitter.com/camaraesteio  -
 “DIGA NÃO ÀS DROGAS” Lei Municipal 2705/97


Lei Antifumo já está em vigor 
Uma das mudanças é a extinção dos fumódromos 
em locais de uso coletivo 
Entrou em vigor na quarta-feira, 03 de dezembro, a Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011, mas regulamentada em 31 de maio de 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.  O relator da Medida Provisória 540/2011, que tornou-se a lei ordinária 12.546/2011, deputado federal Renato Molling informou que a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. “Definir espaços para os fumantes e não-fumantes é uma garantia de respeito às liberdades individuais”, informou o parlamentar do Partido Progressista do RS.
Medidas 
A norma também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays. Fica permitida a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. Além disso, os fabricantes terão que aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais.  Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo. A instituição estima que em 2012 foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, considerada “altamente letal”.


De Esteio para Paris: Esteiense mostra seus trabalhos aos europeus
O foco da fotografia é registrar um pouco sobre o homem que vive nos pampas 
A fotógrafa gaúcha Gisele Spessatto é especializada em fotografia Outdoor. Seu trabalho consiste em apresentar suas imagens de forma artística, enfatizando as lindas paisagens, costumes do povo gaúcho, tradições e belezas naturais da região Sul do Brasil. Contudo, seu interesse profissional alterou-se profundamente quando recebeu o convite do embaixador Lucas Bahia, diretor de Arte da Divine Académie, para expor suas imagens no Museu do Louvre, em Paris, no mês de outubro. A Divine Académie é uma academia francesa que tem como curadora a senhora Diva Pavesi. Para os profissionais que lá atuam, Gisele Spessatto expressa um estilo único, um olhar sofisticado e técnico que evidencia imagens elegantes em estilo Fine Art. Gisele sempre teve interesse por todas as manifestações artísticas e tal experiência contribuiu de forma que transcrevesse para suas fotografias essa linguagem criativa. “As saídas de campo, dirigidas aos estudos sobre as cidades do interior, oportunizaram a sensibilizar-se com as peculiaridades do povo gaúcho”, disse. Ela salienta que com uma câmera nas mãos, passou a contextualizar o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social das localidades em belas imagens bucólicas e pitorescas.
Participação 
Como fotógrafa ganhou notoriedade e admiradores através das redes sociais, repercutindo em espaços dirigidos a profissionais em fotografia do mundo. Em detrimento de seu trabalho e seriedade com que apresenta suas obras, Gisele Spessato tem recebido muitos prêmios fotográficos, convites para participações em concursos mundiais e muitos outros convites para exposições de artes. Sendo que, no mês de Junho desse ano, expôs em Marrocos, sob convite e curadoria de Moussa Idrissi, apresentando uma bela imagem do Cervo-Nobre realizada na cidade de Gramado. A fotógrafa Gisele especializou-se em fotografias de paisagens, natureza, vida selvagem e pessoas, desenvolvendo um olhar ímpar para evidenciar as belezas da região sul do Brasil. Sendo que a maior característica de seu trabalho consiste na intenção de apresentar o Estado do Rio Grande do Sul e todas as suas variações culturais, diversidades de costumes e tradições para o mundo. Hoje, além do constante envolvimento com novas experiências fotográficas, Gisele dedica-se a exposições, workshops, palestras, ensaios fotográficos e saídas fotográficas guiadas. Mais informações pelo site www.giselespessatto.com.br.
As principais paisagens do Estado estão evidentes nas fotos da profissional
Diversas regiões são destacadas nas fotografias de Gisele Spessatto








Homem é morto a tiros
O indivíduo foi assassinado com dois tiros na cabeça,
próximo a rampa de acesso ao viaduto
A Polícia está investigando o caso para elucidar o mais rápido possível
Um desentendimento entre traficantes talvez tenha sido uma das prováveis causas da morte de um homem que foi encontrado morto, na Vila Pedreira. O fato aconteceu no dia 01 de dezembro, por volta das 23 horas, próximo ao viaduto João Belchior Goulart. A vítima foi baleada com dois tiros na cabeça. Segundo o titular da DP, Leonel Baldasso, a vítima possuía diversos antecedentes policiais como roubo, assalto, furto e até estupro. “O setor competente já está investigando o caso fez uma apuração breve, onde uma das linhas a ser seguida é que o homem foi assassinado por vingança, mas nenhuma outra suposição pode ser descartada”, disse Baldasso. Este homicídio é o 19º, somente até os primeiros cinco dias do mês. Para Baldasso, enquanto, 2013 foram marcados por diversos fatos do gênero, ligado a crimes passionais, onde o marido, por ciúmes ou traição executou a companheira. Neste ano, são as pessoas que trabalham para traficantes ou são usuários de drogas que estão elevando a estatística, relacionada ao número de delitos com armas na cidade. “Essas pessoas, além de destruírem a si próprio, também estão executando seus comparsas e devedores. Tomara que pessoas de bem não estejam envolvidas ou que sejam alvo dos criminosos”, comentou.

Suspeito de esconder carros em sítio se apresenta na Delegacia de Polícia
Na tarde do dia 02 de dezembro, o homem suspeito de ter aplicado um golpe em diversas pessoas, no que tange a compra e venda de carros na cidade se apresentou na DP esteiense e prestou depoimento. Leonel Baldasso, delegado de Polícia ressaltou que no depoimento do suspeito, ele disse que precisou tomar esta iniciativa, pois estava recebendo ameaças de morte, inclusive de a concessionária ser alvo de um incêndio criminoso. “Diante deste montante de acusações, o homem falou aos policiais civis que pretende indenizar todas as vítimas”. O delegado frisou que desde o ocorrido, mais de 15 pessoas registraram ocorrência contra ele e ao desaparecimento dos automóveis, bem como de alguns documentos. O prejuízo total pode chegar aos R$ 150 mil, mas tende a aumentar, conforme o registro das vítimas.


Males da drogadição é apresentada em encontro
Cerca de 70 estudantes do bairro Camboim participaram da palestra
Representantes da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), vinculado ao Denarc, realizou no dia 24 de novembro, uma palestra preventiva em Sapucaia do Sul. A instituição selecionada para o encontro foi a Escola Municipal João Freitas Filho. O encontro foi ministrado pela escrivã Jaqueline Garcia Brasil de Macedo e contou com a participação de alunos de 7º ano do ensino fundamental, totalizando um público de aproximadamente 70 estudantes. Durante a apresentação, foram expostos trabalhos vinculados a cada uma das drogas, suas consequências físicas e psíquicas no organismo. Também foi abordado temas ligados ao trabalho de combate ao tráfico de drogas realizado pela Polícia Civil, em âmbito estadual e regional. Segundo a titular da DIPE, delegada Sônia Dall’Igna, a iniciativa em promover a atividade surgiu por intermédio dos profissionais que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE), que ocorre no município. Na oportunidade, a delegada ressaltou que esta ação deverá ser promovida em outras escolas locais, com o propósito de demonstrar a importância da união de esforços entre Polícia Civil e comunidade sapucaiense.


Fiscal de trânsito e BM são agredidas 
por motorista 
Uma fiscal de trânsito e uma policial militar foram agredidas por uma mulher. O fato aconteceu no dia 28 de novembro, na Avenida Presidente Vargas. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, uma mulher de 26 anos, havia estacionado seu automóvel na vaga destinado para idosos e a fiscal de trânsito foi comunicada do fato e ao chegar no local para fazer a notificação e possivelmente aplicar uma multa pela infração, a suspeita ficou revoltada e desferiu um soco no rosto. Diante dos fatos, a fiscal entrou em contato com a Brigada Militar, que foi até o local e uma brigadiana, ao fazer o procedimento legal foi agredida. “Ela irá responder processos de desobediência, resistência qualificada e desacato”.


Brigas entre traficantes 
De acordo com o delegado Leonel Baldasso, as mortes registradas em Esteio, em sua maioria, têm alguma ligação com o tráfico de drogas que é muito elevado. O fato acontece em praticamente todos os bairros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário