quinta-feira, 27 de novembro de 2014

EDIÇÃO 1962

A eterna rivalidade entre Grêmio e Internacional deve ficar somente dentro das quatro linhas do campo de futebol e não externando de forma violenta entre os torcedores. O fato é que durante a realização de uma festa temática, com a vinda do ônibus do time colorado, o veículo foi apedrejado, inclusive com um artefato de grandes proporções, que resultou em perfurações na lataria, ocasionando danos. O respeito no esporte é importante para ambos os lados, apesar de cada um ter suas preferências, no que tange a escolha dos times, quem sai ganhando é o torcedor que pode apreciar uma partida de qualidade e engrandece a qualidade do esporte.


Policiamento no Novo Esteio 
é alvo de reclamação 
Os constantes assaltos e arrombamentos mobilizou a comunidade
A reunião aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida
Em função dos constantes furtos em residência e assaltos nos estabelecimentos comerciais ocorridos nos últimos quase 60 dias, motivou uma reunião, entre representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal e moradores. Após um período de 30 dias de retomada de alguns projetos de policiamento ostensivo no bairro, no dia 11 de novembro, ocorreu um encontro para tratar sobre os avanços na localidade. A reunião aconteceu no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, um dos primeiros apontamentos foi relacionado a falta de segurança no Novo Esteio, principalmente no horário noturno. Além disso, a abertura de alguns bares, em pontos estratégicos tem funcionado durante a madrugada causando barulho, música em volume alto e até brigas. Segundo o líder comunitário Ênio Florêncio da Silva, entre as ações estabelecidas estão a permanência do policiamento durante o dia, como também o fechamento da Rua Monteiro Lobato, próximo a BR 448 – Rodovia do Parque. “Um dos motivos para essa iniciativa é que coibir a criminalidade no bairro, pois em alguns delitos, os suspeitos fogem pela rua lateral da via expressa”, disse Ênio Flôrencio.
Crimes 
Ele frisou que apesar de ter ocorrido dois homicídios no Novo Esteio, a questão de segurança já teve efeitos positivos, inclusive com a aquisição de um telefone com a existência de um aplicativo de mensagens instantâneas gratuitas. “No que tange ao fechamento da Monteiro Lobato, deve ser organizado pela comunidade um abaixo-assinado que deverá ser encaminhado para os setores competentes tomarem as medidas cabíveis”. Um novo encontro entre os órgãos de segurança e a comunidade do bairro Novo Esteio, provavelmente na primeira quinzena do mês de dezembro. “A reunião foi significativa, devido a presença maciça dos moradores que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, fazer questionamentos e apresentar alternativas para resolver o problema”.


Apresentadoras do programa ‘Perfil’
divulgam o trabalho no Legislativo
Fabiana e Janaina falaram sobre o novo programa na Rádio Jornal Destaque
As apresentadoras do Programa ‘Perfil’, Fabiana Haas e Janaina Bittencourt, da “Rádio Jornal Destaque” utilizaram a Tribuna Democrática, durante a sessão ordinária, na Câmara Municipal no dia 25 de novembro, onde falaram da expectativa e o resultado dos primeiros dias de veiculação do programa radiofônico. Fabiana disse que no ano em que a rádio completou dois anos de existência, um dos objetivos deste programa é tratar diversos assuntos da cidade e região de uma maneira descontraída e leve nas primeiras horas do dia. “Este novo produto vem agregar ao trabalho que vem sendo realizado com competência e responsabilidade pelo Jornal Destaque que completou 48 anos, no dia 08”. Janaina frisou que no programa serão veiculados todos os assuntos atuais e locais, mesclando com música e interatividade, através das redes sociais, onde o ouvinte, durante o programa pode dar sua contribuição com críticas, sugestões e elogios. “É um novo momento na vida não só das apresentadoras, mas de todos aqueles que gostam do rádio”. A partir do dia 01 de dezembro, na Rádio Jornal Destaque, os programas ‘Opinião’, que tem como apresentador Carlos Próspero e ‘Perfil’, pelas comunicadoras Fabiana Haas e Janaina Bittencourt sofrerão alterações nos horários de veiculação. O ‘Opinião’ passará a ser apresentado das 8h30 às 10h30. Já o ‘Perfil’ será vinculado das 10h35 às 11h35. O endereço para ouvir estes e outros trabalhos da rádio web é somente acessar pelo site www.radiojornaldestaque.com. Informações pelo telefone 3473-8284 ou pelo e-mail jdprogramaperfil@gmail.com.


Caminhada e teatro marcam o encerramento da Semana da Consciência Negra em Esteio 
Por mais de uma semana, diversas atividades 
foram realizadas na cidade
Caminhada percorreu diversas ruas do Centro
Com a exibição da peça de teatro ‘A princesa Jamela’, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, na noite do dia 21 de novembro, marcou o encerramento da Semana da Consciência Negra do município. Por mais de uma semana, diversas ações foram realizadas na cidade, no qual o tema central da atividade foi ‘Centenários Negros’. Conforme a presidente do Grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo dos Santos, os mais de dez dias foram importantes, não apenas com o envolvimento do Poder Público, mas também a sociedade pode se sentir mais inserida no contexto. “Apesar de não ter havido um maior envolvimento de pessoas, mas pode-se observar que indiretamente estão buscando conhecer mais sobre a causa”, disse Maria Odete. Ela comentou que mesmo com alguns avanços, ainda há muito o que avançar, no que tange, ao reconhecimento e a valorização do trabalho do negro na sociedade. “Não devemos somente ser utilizado para preencher as cotas estabelecidas por lei, mas também ser visto com o mesmo tratamento que é dado ao branco”.
Igualdade
Maria Odete frisou que a temática sobre os negros centenários foi importante, pois evidenciou que no passado houveram pessoas que deixaram a marca na história e que sempre lutaram por mais igualdade. “A prova é que os representantes de diversos segmentos foram fundamentais na construção da sociedade”. A Semana da Consciência Negra teve entre outras atrações uma exposição de trabalhos escolares de alunos das escolas, no saguão do prédio da prefeitura, como as sessões de filmes, ligados a temática dos negros. Na questão religiosa, ocorreu a passagem da Chama Cívico Religiosa, da Casa da Mãe Julieta para a Casa do Pai Jones e Pai Júnior. Também aconteceu um ato solene, onde foi realizada a escolha da Personalidade Negra do município, assim como a caminhada pelas principais ruas do Centro.
Mais um feriado 
Está em tramitação na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que transforma o dia 20 de novembro, em feriado estadual, alusiva a data que marca a luta dos negros. Mas em Porto Alegre, um projeto em âmbito municipal já foi sancionado pelo prefeito e a partir de 2015, a data estará no calendário de feriados municipais, bem como o dia 02 de fevereiro. Para Maria Odete, talvez neste momento não seja o mais apropriado para mais um dia de folga. “Além de prejudicar o empresariado e os serviços, pois novembro existe outros dois feriados nacionais, também iria contribuir para o enfraquecimento do movimento. Ao invés de estar atuando, muitos no feriado estarão em casa ou viajando, aproveitando a folga”, explicou a presidente do Grupo Unir Raças.


33º BPM de Sapucaia parabeniza os 
48 anos de Jornal Destaque 
As manifestações de parabenização dos 48 anos do Jornal Destaque ainda continuam chegando. Desta vez, que envia uma mensagem em homenagem a data são os integrantes do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul, através do sargento Geverson Ferrari.
Parabéns com Destaque! 
“O comando do 33º BPM tem a satisfação de contar com a parceria com o Jornal Destaque, parceria esta que levou a Brigada Militar de Sapucaia do Sul a ser reconhecida positivamente nas cidades de Sapucaia do Sul e Esteio, em centenas de ações repressivas e preventivas divulgadas em suas páginas. Então, na data em que o Jornal Destaque comemora 48 anos, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul não poderia deixar de prestar sua homenagem, lembrando que imparcialidade, preocupação com qualidade e veracidade do que pública, colaborou para que o Jornal Destaque consolidasse ao longo de sua existência, o respeito de todos os integrantes do 33º BPM. Além destas qualidades acima elencadas, ainda deve ser destacada a brilhante e dedicada equipe de jornalistas e redatores. Parabéns com Destaque! Para este jornal que tanto orgulha os moradores da cidade de Esteio e Sapucaia do Sul. Amigos do JD contem sempre conosco, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul e sempre estará pronta e à disposição. Avante guerreiros do JD! Para mais 48 anos de sucesso!!! São os votos do comando do 33º BPM”.



LORI EMANOELA DA SILVA 
Não sou amiga do rei 

Apesar da clareza das disposições contida em leis, decretos e portarias, há certas questões que continuam a nos interpelar, o propósito de todo ser humano é ser feliz, ainda que em determinados lugares se ache necessário lembrar os estudiosos e entendedores que somos sujeito de direitos, independente de grau de escolaridade. Não sou amiga do rei, nem faço graça para o diabo rir. A regulamentação federal estabelece, garante o acesso de direitos e deveres para todos os mortais. O maior problema nem é o acesso a estes direitos, mas, o outro ser humano que temporariamente exerce um suposto poder, que de humano não tem nada. Somos condicionados a permanecer na inércia, diante qualquer fato inquietador, as experiências ao logo da vida nos fortalecem, dando condições de discernimento. Durante décadas estivemos submetidos à emoção contida, fracas possibilidades de perspectivas, hoje nos deparamos com decisões e posturas que com coragem, força de vontade podemos manifestar. Dito estas palavras venho solicitar a todos que olhem para suas vidas, abrace forte quem você mais ama, pense sobre suas atitudes, reveja seus conceitos. Se entregue a vida plenamente para que facilite sua existência, olhe nos olhos das pessoas quando estiver falando,diga belas palavras a quem você ama, seja grato pelos bons momentos e jamais esqueça o calor de um abraço depois de uma grande ausência , liberte-se de si mesmo. Quando estamos dispostos a refletir como tratamos os semelhantes e a nós mesmos percebemos exatamente o que de fato vale à pena, o que sentimos quando estamos no lugar do outro...


Apresentações artísticas e culturais marcam os 85 anos do Colégio Adventista 
Além de lembrar a data, também houve uma homenagem
aos 48 anos do Jornal Destaque
O lançamento do CD do Coral Infantil foi uma das atrações da festa
Para comemorar os 85 anos do Colégio Adventista de Esteio foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, uma série de atividades alusiva a data. O primeiro dia foi marcado com a atividade Escola Sabatina, através do professor Douglas Leal dos Santos, que tratou sobre uma dinâmica do estudo da Bíblia, seguido de um culto de Ação de Graças, liderada pelo pastor Anderson Voos. Já a música ficou pelo Canto Livre. À noite, a festa ocorreu em grande estilo com um momento comemorativo, através do lançamento do CD do Coral Infantil, como também a homenagem a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e trabalho da instituição na cidade. Durante o evento, além de cantarem o tradicional ‘parabéns a você’ pelos 85 anos do colégio, o grupo festejou a passagem dos 48 anos do Jornal Destaque, que também foi homenageado.
Emoção 
A diretora Carmen Cesar disse que sente-se honrada em poder participar deste momento festivo, pela primeira vez a frente da instituição. “Foi uma surpresa mais que positiva, que agregou um público aproximado de 500 pessoas, no ginásio poliesportivo”, destacou Carmen. Ela frisa que desde que assumiu a direção do colégio, uma das características é dar continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior, bem como trazer novidades e mais conhecimentos para a comunidade. Carmen informou que durante a solenidade foram agraciadas com uma homenagem duas ex-alunas que estudaram na década de 30 no colégio, quando Esteio era distrito de São Leopoldo. No domingo, dia 23, desde as 9 horas, alunos, pais e interessados puderam prestigiaram o trabalho dos estudantes feitos através do projeto ‘Escola Aberta’ - Exposição de Artes. O Colégio Adventista de Esteio fica localiza na Rua Santo Amaro, 218, Centro. Mais informações pelo telefone 3473-0777.


Cultura da língua hispânica é tema de trabalhos
Os países da América do Sul foram um dos evidenciados na atividade
Alunos do Ensino Médio e do curso politécnico do Instituto Estadual de Educação Rubén Darío, de Sapucaia do Sul realizaram no dia 19 de novembro, a ‘HispanLengua’. A atividade aconteceu no saguão e no DTG da instituição. Os estudantes desenvolveram uma série de trabalhos sobre a cultura de países que falam a língua espanhola, que resultou em uma exposição para a comunidade escolar. Na oportunidade, os alunos mostraram aos visitantes um pouco sobre a culinária, dança e de festas típicas destes países. Entre as atrações havia um seminário integrado ministrado pela professora Ana Paula. Durante o encontro, representantes de cursos de idiomas da cidade e região participaram da atividade, divulgando as novidades para os interessados em se qualificar aprendendo um segundo idioma.


ACIS Sapucaia do Sul elege Ademir Sauthier
O grupo que irá administrar a entidade para o período 2015/2016
Ademir Sauthier e Idmar Morais
Foi eleito por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária, a Diretoria e Conselho que estarão à frente da ACIS de Sapucaia do Sul para o biênio 2015/2016. Idmar Morais, o presidente que deixa o cargo no final deste ano agradeceu  a participação da atual diretoria em sua gestão e desejou ao presidente eleito um excelente trabalho, que a entidade continue crescendo e que a ACIS consiga ultrapassar a marca de 200 associados. Ademir Sauthier cumprimentou Idmar Morais pelo trabalho desenvolvido e afirmou que sua gestão investirá na integração e cooperação entre entidade, poder público e comunidade.


Outubro e Novembro são lembrados 
por campanhas preventivas 
A meta é qualificar ainda mais os trabalhos em 2015
Presidente da Liga em parceria com um empresário
Dentro das atividades ligadas às campanhas de prevenção ao câncer de mama e da próstata, integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio realizou várias atividades para enfatizar e divulgar o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”. Foram ministradas palestras educativas e preventivas junto à comunidade, orientações a sala da Liga, localizada na Unidade de Saúde Centro. Adesivos do “laço rosa” símbolo da campanha de prevenção ao Câncer de Mama - foram distribuídos para o comércio utilizar em suas vitrines e particulares colocarem em seus carros, onde tantos os empresários como a população aderiram à campanha, além da colocação de adesivo nos veículos da empresa de transporte coletivo da cidade. Realizou-se, na Rua Garibaldi, o dia de corte voluntário de cabelos -com ajuda de profissionais da cidade, que se doaram por acreditar no trabalho da entidade. Todos os cabelos doados foram entregues a ONG Cabelaço para confecção de perucas que, posteriormente, serão doadas às pessoas carentes, elevando suas autoestimas, durante o tratamento. Segundo a presidente da Liga Nahiene Closs, o balanço em ambos os meses foram positivos e a cada ano está tendo uma adesão expressiva. Para o empresário David Cezimbra, a ideia em participar de um movimento em prol da causa pode contribuir em mudar uma realidade. “O incentivo das empresas ao doar para uma causa tão nobre, não estamos ajudando uma entidade, mas salvando muitas vidas”, destacou Cezimbra.


Rotary Club Esteio recebe a visita 
do governador distrital 
Entre os locais a comitiva esteve visitando a sede do 
Jornal e o Museu Destaque
A comitiva teve a oportunidade de conhecer a história de Esteio
A comitiva que esteve presente na visita ao Jornal, Rádio e o Museu Histórico
Uma comitiva do Rotary Club Esteio esteve realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque e da Rádio Jornal Destaque, na tarde do dia 21 de novembro. O grupo foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz, que também tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do ‘Museu Histórico Destaque’. Estiveram presentes, integrantes do clube de serviço da cidade, bem como o governador do Distrito, Ivo Benfatto. Miguel falou que este momento é uma honra poder receber um governador do Distrito 4670, pois iniciei no clube de serviço aos 20 anos, onde cheguei atuar no Orbis e permaneci por quase três décadas. “Foi um período importante, onde aprendi muito, algo especial para trabalhar no Rotary, bem como na vida”, disse Luz. Ele frisa que ao longo dos mais 50 anos de existência do Rotary Club na cidade, nunca um representante assumiu o cargo de governador do Distrito. “Talvez a futura geração, a partir do ingresso de novos associados possa haver uma esperança para que a cidade seja representada no Rotary Internacional”, disse Luz.
Trabalho 
O presidente do clube de serviço, Lauro Furlan comentou que o Rotary Club Esteio apesar de ter poucos associados, a união e a amizade tem sido um dos nossos diferenciais, perante ao Distrito e até a direção do Rotary Internacional. Para o governador Ivo Benfatto, esta vinda ao periódico e ao Museu oportunizou a conhecer um pouco mais sobre Esteio, que está localizado em uma região estratégica na Região Metropolitana e do Estado. “Este local posso denominá-lo como ‘Coração de Esteio’, pois é um espaço onde está preservada através de fotos e peças a história do Município”, enfatizou Benfatto. Além do presidente e do governador do Distrito Participaram do encontro no JD os rotarianos, Jussara Müller, Ivony Rockembach, Edgar Garcia. Também esteve presente o governador assistente, Osvaldo Roberto Vaz Ferreira. Além da visita no veículo de comunicação, o grupo esteve na Prefeitura, onde foi recebido pelo chefe do Executivo, Gilmar Rinaldi. À noite houve um jantar de confraternização entre os associados e convidados, no Clube Aliança, onde aconteceu o ingresso de novos associados.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
Moto versus bíblia 

Três amigos. Resolveram dar uma voltinha por esse mundo de Deus. Foram de moto. No início, tudo corria bem. Outrossim, a chuva se fez presente. A estrada se encontrava em obras. Virou puro barro... Os rapazes empurravam as motos, enquanto foi possível. Cansaram-se demais. Recorreram a um cidadão. - Não posso ajudar. Hoje, é sábado. Minha Bíblia proíbe o trabalho aos sábados. Não podemos viajar aos sábados. Vocês estão pecando. As motos estão levando ao pecado. Deus não aprova os veículos... Os moços se depararam com outro senhor. Já era noite. Explicaram. O velho “polaco” falou: - Acabei de tomar banho. Mas, vocês precisam de ajuda. Preparou a carroça. Nela, foram colocadas as motos. Pelas 23 horas, a meta foi alcançada. Chegaram ao destino. Duas posturas paradoxais, em nome da Bíblia. Muitas vezes, o humano se torna esquisito e errado. Não obstante, apela: - Tudo para a glória de senhor! Nossas “motos” combatem a Bíblia, ou a defendem?... Tema oportuno e atual. Ajudamos? Servimos? Praticamos o bem? Somos coerentes, ou fanáticos?... Fim de papo.


Dia do ‘Descarte Consciente’ mobiliza esteienses 
A atividade foi realizada em frente ao prédio da 
Associação Comercial, no Centro
Representantes da ACISE, CDL e Governo, no Dia do ‘Descarte Consciente’
Parte do material que foi recolhido durante a ação
O Dia do ‘Descarte Consciente’, em sua 4ª edição, teve como nas vezes anteriores grande receptividade por parte de toda comunidade, reunindo para descarte adequado, além de  300 litros de óleo de cozinha,  quatro toneladas de lixo eletroeletrônico já  encaminhados à Associação de Recicladores e Catadores de Esteio - Arca., onde os produtos serão desmontados e os componentes eletrônicos  retirados para posterior comercialização. Também foram coletadas cerca de 400 lâmpadas e já encaminhadas  pela Recilux,  sem ônus, ao  estado de Santa Catarina  para descarte em local adequado. A divulgação do ‘Dia do Descarte Consciente’ junto a comunidade contou com a distribuição de 10 mil folhetos através dos escoteiros do Grupo Anauê e do governo municipal através da distribuição em escolas  e a parceria de rádios e jornais através de entrevistas.
Dercate de móveis 
O próximo Dia do Descarte, desta vez voltado para móveis, será no dia 6 de dezembro, das 9h às 17h. Todos os móveis - cadeiras, armários, entre outros objetos poderão ser descartados na Rua São Luiz, 200, sede da ISEV - Instituto de Saúde e Educação Vida, que trata de pessoas com dependência química. O material que for depositado no ISEV será reaproveitado pelos internos, servindo como terapia ocupacional. A ação do descarte dos móveis é uma parceria do Conselho do Meio Ambiente com a Secretaria do Meio Ambiente, Acise, CDL e Abrasinos. Qualquer informação adicional ou dúvidas poderão ser esclarecidas através do fone 3433-8184.


1ª Rústica e Caminhada da Solidariedade reúne atletas em Sapucaia do Sul 
Além do cunho social, a atividade também marcou 
os 177 anos da Brigada Militar
A largada da rústica e da caminhada mobilizou os atletas 
Equipe que trabalhou na organização da atividade 
No dia 23 de novembro, o 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) promoveu a 1ª Rústica e Caminhada da Solidariedade que marcou o aniversário de 177 anos da Brigada Militar. Além disso, a pratica esportiva tinha um cunho social, onde os alimentos e materiais arrecadados será revertida para as ações desenvolvidas pela Casa de Passagem do município. A instituição atende aproximadamente 21 crianças. A concentração dos atletas ocorreu na Rua Igrejinha, ao lado da instituição, onde os inscritos pegaram sua numeração, sob orientação do comandante do 33º BPM, tenente coronel Andrade. Antes da largada, o tenente coronel aproveitou para fazer um agradecimento especial, diante do engajamento dos participantes em torno da iniciativa em ajudar a instituição. No total foram arrecadados R $3.800,00, que foram repassados pelo Tenente Coronel Andrade diretamente para a presidente da Casa de Passagem, Marineti Linck que, por sua vez, agradeceu o empenho do 33º BPM.
Entidade 
A Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACAPASS) é uma organização não governamental, de caráter filantrópico. A diretoria trabalha de forma voluntária, juntamente com o corpo técnico administrativo que trabalha diariamente na Instituição, evidenciando respeito e dedicação às crianças e adolescentes acolhidos na ACAPASS. No total, 115 pessoas adquiriram o kit para a participação da 1ª Rústica e Caminhada da Solidariedade, ele continha uma camiseta alusiva ao evento, bem como medalha de participação. Ainda, uma equipe da unidade da Parceiros Voluntários do município apoiou no evento com a entrega de água aos atletas.


Festival mostra trabalhos de 
crianças e adolescentes
Capoeira é uma das atrações da festa no Vanessa Ceconet
O palco do auditório da Escola Vanessa Ceconet, em Sapucaia do Sul, receberá diferentes atrações artísticas, culturais e esportivas no dia 28 de novembro, durante o ‘Festival Mais Educação’. O evento ocorrerá no período da manhã, das 9h às 11h30, e a tarde, das 14h às 16h30. A atividade ocorrerá estudantes das escolas municipais que participam das oficinas do ‘Mais Educação’, programa que é resultado da parceria entre os governos Federal e Municipal. Diferentes ritmos de dança, teatro, demonstração de taekwondo e canto coral são algumas das atrações que serão apresentadas ao longo do dia. No saguão do auditório também haverá uma mostra de artesanato, projetos e fotos do que é realizado nas escolas por meio do Programa Mais Educação. Atualmente, 2.130 crianças e adolescentes, de 20 escolas municipais, participam de ações sociais e educacionais através do Programa ‘Mais Educação’. O programa ocorre no turno inverso ao das aulas, para estudantes em situação de vulnerabilidade social, dificuldade de aprendizagem e distorção de idade/série.  Cada escola oferece entre quatro e cinco oficinas, de segunda a sexta-feira.  As oficinas são de acompanhamento pedagógico, com orientação de estudo e leitura; esportivas, com aulas de capoeira, futsal, atletismo e vôlei; e culturais, com aulas de dança, canto coral, artesanato e teatro. Com a iniciativa, os estudantes passam o dia inteiro na escola, ganhando almoço e lanche.


Vencedores do JEMUSA serão 
conhecidos no dia 27 
As equipes que se destacaram nos últimos sete meses durante a 26ª edição dos Jogos Escolares do Município de Sapucaia do Sul (JEMUSA) serão conhecidos no dia 27 de novembro, com início às 13h30, no auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet, ocorre a cerimônia de entrega de premiação dos vencedores do JEMUSA 2014.  A última modalidade disputada foi o handebol. Equipes do juvenil feminino se enfrentaram no último dia 17, no Ginásio Kurashiki; e o juvenil masculino, jogou no dia 18, também no Kurashiki e no ginásio da escola Prefº João Freitas Filho. A edição 2014 dos jogos escolares ocorreu de maio a dezembro deste ano, envolvendo cerca de 2 mil estudantes, que competiram nas modalidades de futsal, atletismo, vôlei, basquete, xadrez e handebol. Participam da competição estudantes das escolas municipais, estaduais, particulares e federal de Sapucaia do Sul, com idade entre 10 e 17 anos.


‘Escolinhas Comunitárias’ em fase 
de encerramento 
O projeto já oportunizou a revelar talentos para o futebol
Inclusão social e lazer através do esporte. É isso que o projeto ‘Escolinhas Comunitárias’ oportuniza a mais de 500 crianças e adolescentes sapucaienses. Desde o dia 19 de novembro, estão sendo realizados torneios esportivos, ligados as atividades 2014 do ‘Escolinhas Comunitárias’. A atividade esportiva encontra-se na fase de encerramento até o final do mês. O projeto oferece aulas de futebol de campo e salão, e atende crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, no contraturno escolar. Atualmente sete núcleos, representando sete bairros distintos, possuem o projeto. O torneio das atividades 2014 do ‘Escolinhas Comunitárias’ inicia às 9 horas, com o futebol de campo para a categoria de 11 e 12 anos, no Campo do Operário, localizado na Rua Osvaldo Dias, 199, bairro Ipiranga. Já a categoria 7/8/9/10 anos joga na parte da tarde, a partir das 14 horas, no mesmo local.


Casa do Papai Noel será aberta no dia 10 
O espaço está sendo montado em uma residência 
 no bairro Jardim Planalto 
A partir do dia 10 de dezembro, um dos espaços que tem chamado a atenção da comunidade, durante os festejos de final de ano é a ‘Casa do Papai Noel’. Localizada na Rua Claudio Manoel da Costa, 223, o local que é organizado pelo casal Alex Sandro Machado e Roselaine Ferreira, a cada ano tem atraído um público expressivo, com o propósito de manter viva a tradição desta época do ano. Rose explicou que a ideia surgiu em 2008, após estar presente em uma festa de Natal para as crianças que residiam na Vila da Paz, situado nas imediações do Cemitério Municipal Dois de Novembro. Na oportunidade, Roselaine observou que os pequenos não eram contemplados a participar de festas e diante disso, fez parte de um grupo de mulheres que foram em estabelecimentos comerciais e em residências em busca de donativos como de brinquedos, balas, pirulitos, bolo, entre outras guloseimas que atraem os menores. “O sucesso do evento foi tão grande, que após essa iniciativa optei por fazer algo para as crianças do Jardim Planalto e arredores e neste ano completa sete anos”, destacou Roselaine. Ela ressaltou que a proposta é que as crianças possam viver no clima natalino. A mamãe Noel frisou que a ‘Casa do Papai Noel’ será enfeitada na parte interna e externa do imóvel do casal e estará aberta para visitação, com registro de presenças, no horário das 20h30 à meia noite, exceto em dias de chuva. Interessados em fazer doações podem entrar em contato pelos telefones 8189-8137 ou 8104-48608. Os donativos devem estar em perfeitas condições de uso.









Projeto de Lei que trata sobre reestruturação do Corpo de Bombeiros é entregue na AL 
A proposta no futuro é dar mais autonomia ao trabalho dos bombeiros 
O Governo do Estado entregou no dia 24 de novembro, na Assembleia Legislativa, os três projetos de lei que tratam do desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Os representantes do Executivo e do Parlamento estadual participaram do ato. As proposições tratam da Transição, Efetivo e LOB (Lei de Organização Básica) do novo Corpo de Bombeiros Militar. Isso é consequência da PEC aprovada e que iniciou o processo de autonomia dos bombeiros. Também estavam presentes no ato diversos representantes dos Bombeiros e da Brigada Militar. De autoria do Executivo, a proposta de desvinculação dos bombeiros é uma antiga reivindicação dos servidores, que agora terão verbas destinadas apenas para a corporação e total autonomia quanto às decisões específicas da profissão. Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em 66 municípios gaúchos. Com a nova legislação, este número deve ampliar a presença da corporação para quase a totalidade das cidades gaúchas. Os anteprojetos de Leis foram elaborados visando uma instituição permanente, moderna, estável e eficaz, com capacidade de se desenvolver plenamente em todas as suas atividades, permitindo ao seu efetivo uma melhor prestação de serviços.
Qualificação 
O trabalho foi elaborado com a participação de bombeiros de todo o Estado, através de uma construção de ideias, e após foi apresentado ao Grupo de Trabalho junto ao Governo para discussão. Desta maneira foram criados a Lei de Fixação de Efetivo, o Plano de Carreira, a Lei de Organização Básica (LOB) e a Lei de Transição. “Este é um grande momento para os bombeiros, e gostaríamos de deixar claro que não somos contra a BM, apenas acreditamos que o Estado merece duas entidades fortes trabalhando em prol da comunidade. Essa independência criará as condições para que nosso trabalho seja ampliado e ainda mais reconhecido pelos cidadãos gaúchos”, comemorou o comandante do CB, coronel Eviltom Pereira Diaz.


Policiais participam de treinamento sobre
o uso da força e arma de fogo
No mês de novembro, o 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve envolvido em instruções ao efetivo sobre o uso progressivo da força e arma de fogo, as atividades contemplaram todo o efetivo do 33º BPM. Durante o treinamento, os policiais passaram por reciclagem em diversas modalidades de uso da arma de fogo. O treinamento de tiro policial ocorreu na pista de tiro do 18º BIMTz em Sapucaia do Sul, sob coordenação do 1º sargento Arcival Andrade e sua equipe. No local foram montadas três pistas de tiro para que os militares treinassem a decisão de tiro, praticando a verbalização restringindo o uso da arma de fogo como último recurso.  As aulas objetivaram manter os policiais treinados para a correta utilização do armamento nas ocorrências policiais que assim o exigirem. Os policiais treinaram com pistola 40, espingarda calibre 12 e carabina. O último dia de treinamento marcou a despedida dos treinamentos do 1º sargento Andrade, pois a partir de janeiro de 2015, o militar irá para a Reserva Remunerada da Brigada Militar, sendo promovido ao posto de 1º tenente.


Situação das câmeras de videomonitoramento 
é questionada por entidade
Na reunião foi tratado a funcionalidade dos equipamentos
O presidente da Sub Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Cristiano Coêlho Bornéo, recebeu no dia 19 de novembro, na sede da entidade, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt. Na oportunidade, foi entregue pelo representante da OAB, um documento que tem por objetivo o envio de informações sobre o funcionamento das câmeras instaladas no município, tendo em vista que algumas estão inoperantes. Durante o encontro, Cristiano Bornéo salientou que em caso de acidente de trânsito, se faz indispensável às imagens para o êxito da ocorrência, tanto para o órgão policial, como para as partes envolvidas. O secretário informou que atualmente há 32 câmeras instaladas e que até o final de dezembro serão instaladas mais 15 câmeras, totalizando 47 câmeras. Arno disse que apesar da a ação de vandalismo e depredação tem prejudicado muito esse sistema de segurança. “Já foram adotadas medidas para que todas as câmeras fiquem plenamente em funcionamento, atendendo a demanda”. A OAB foi comunicada através de um relatório sobre a manutenção, além da cópia dos contratos com a empresa responsável pela manutenção e conserto das câmeras. A OAB manifesta preocupação, visto que as câmeras são essenciais aos órgãos de segurança porque auxiliam na prevenção da violência, dentre outros casos.


Polícia investiga retirada de 
carros em concessionária 
Após cometer diversos golpes na cidade, um empresário do ramo de vendas de carros novos e usados, localizada na Avenida Presidente Vargas fechou o estabelecimento e fugiu com aproximadamente 30 veículos, que estavam na loja. Segundo o delegado Leonel Baldasso, somente em um dia cerca de dez vítimas registraram na DP da cidade, o desaparecimento dos automóveis. “A situação pode ser ainda mais grave, pois o suspeito já possui ficha policial por fraude”, comentou Baldasso. Ele frisa que a ação, provavelmente contou com a participação de outras pessoas, pois não seria possível apenas um indivíduo fazer o translado dos automóveis apreendidos.


Violência doméstica 
A representante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Janaina Santos frisou que apesar dos avanços na luta contra a violência, ainda ocorrem registros desta forma em plena século 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário