segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EDIÇÃO 1960




























A poluição visual na cidade tem contribuído ainda mais para deixar alguns locais com um aspecto muitas vezes pior do que já é. A pichação não fica restrita apenas em prédios ou muros acabados, mas também tem sido alvo espaços que ainda não foram entregues para a utilização da comunidade. Um desses locais é o viaduto que está sendo construído na Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio e deverá ligar a cidade com a BR 448 - Rodovia do Parque, que passa nas proximidades da localidade.


Museu Histórico Destaque ganha cinto 
do Corpo de Bombeiros 
A primeira mulher a atuar na corporação doou 
um dos seus instrumentos
Fabiana entregou o cinturão ao responsável do espaço, Miguel Luz
A primeira mulher a atuar no Corpo de Bombeiros, Fabiana Gonçalves esteve realizando na tarde do dia 07 de novembro, uma visita de cortesia ao Jornal Destaque. A integrante da corporação foi recepcionada pelo diretor Miguel Luz. Na oportunidade, Fabiana fez a entrega do cinturão ginástico dos bombeiros que por longos anos foi um dos seus instrumentos de trabalho, para fazer parte do acervo do ‘Museu Histórico Destaque’. Fabiana é natural de Tupanciretã e ingressou no Corpo de Bombeiros no dia 17 de fevereiro de 2003, onde participou dos cursos preparatórios até ser aprovada para se tornar efetivamente uma bombeira. Em 19 de dezembro de 2003, a soldada Fabiana foi encaminhada para trabalhar na corporação esteiense, de onde permaneceu por mais de uma década. Ela relatou que ao chegar à cidade, não conhecia ninguém, mas teve uma boa impressão do local, por ser um município agradável para viver e poder criar sua filha, que na época tinha apenas quatro anos. “Não tinha ideia que ao passar dos anos fosse gostar tanto deste lugar, tanto que minha menina já completou 15 anos e não pretende sair daqui”, disse Fabiana. Ele comenta que este é o seu lugar e não pensava que com o passar dos anos tivesse tanto apresso e que amaria tanto esta terra. Fabiana enfatizou que uma das suas principais conquistas talvez tenha sido a conclusão do curso técnico em enfermagem, que foi uma grande conquista em sua vida. “Já em meu trabalho na corporação obtive um espaço importante, sendo pioneira e fazendo parte de um seleto grupo de mulheres que integram a corporação em todo o Estado”.


Morre uma das mulheres centenárias de Esteio 
Anália Rodrigues viveu intensamente e deixou um legado para a família
Anália Rodrigues, durante sua festa de 100 anos, com a família e amigos
A aniversariante com filhos, genros e noras, quando festejou seu centenário
Faleceu no dia 08 de novembro, por volta das 4 horas da manhã a aposentada Anália Rodrigues Nunes, aos 104 anos. Ela era considerada uma das mulheres mais idosas que residiam no Município. Anália estava internada no Hospital São Camilo desde o dia 01 de novembro. O velório aconteceu em uma sala situada em frente a Casa de Saúde, o que oportunizou amigos e familiares dar o último adeus. Conforme uma das netas, Débora Ferreira, o tratamento dado a sua avô foi algo extraordinário pela dedicação e o carinho dado desde o primeiro dia até as últimas horas. Anália Rodrigues Nunes nasceu em 24 de janeiro de 1910, em Santana da Boa Vista, na época distrito de Caçapava do Sul. Por ser sido fruto de um relacionamento entre uma ex-escrava e de pai, descendentes de italianos, Anália foi entregue para outra família, onde recebeu toda a criação. Durante sua festa de 100 anos, em 23 de janeiro de 2010, Anália comentou que em uma das entrevistas ao Jornal Destaque que uma das receitas para tamanha longevidade com saúde, apesar de algumas limitações físicas, decorrente da idade seja acreditar em Deus, utilizar remédios caseiros. Em janeiro de 2014, mesmo hospitalizada, Anália comemorou com as filhas e netas, a passagem do seu aniversário. A missa de sétimo dia acontecerá no dia 15 de novembro, às 18 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Agostinho Camilo de Borba, no bairro Novo Esteio.

Ações de prevenção à dengue 
na mira da fiscalização  
Todos os bairros da cidade serão atingidos pelo 
projeto que visa informar a população
Locais com tendências a ser morada do mosquito estão sendo vistoriados
 Com a chegada dos dias de calor, em alguns pontos das cidades, muitas pessoas reclamam da grande quantidade de mosquitos. Um dos mais temidos insetos que causam transtorno para os infectados, o mosquito da dengue, os órgãos responsáveis estão a todo o vapor ações para o combater o mosquito. Segue até o dia 14 de novembro, o trabalho do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), em diferentes bairros. De acordo com o titular da Saúde, José Wink, o LIRAa é uma metodologia rápida para avaliação da incidência do mosquito da dengue. “A partir destes dados obtêm-se índices de infestação, que permitem planejar as ações de controle ao vetor da dengue. Os resultados do LIRAa possibilitam um direcionamento dos esforços para áreas consideradas críticas”, ressaltou. O planejamento do LIRAa contou com a divisão do município em quatro estratos, compostos por diferentes bairros,  com características socioambientais semelhantes  a fim de se obter uma homogeneidade de cada estrato e facilitar as ações de controle vetorial.  Após definidos os estratos, as informações foram inseridas em um programa de computador, que realizou um sorteio dos quarteirões a serem amostrados. Estes terão alguns imóveis visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde do Município. A realização do LIRAa prevê a visitação de aproximadamente 1700 imóveis no  período de cinco dias. A ação contará com a participação de biólogos, agentes de endemias e ainda apoio de agentes do Estado. Os agentes de endemias estarão identificados com coletes e crachás da Vigilância em Saúde e necessitarão da compreensão da população sapucaiense, para facilitar o ingresso destes profissionais para vistoria nas residências. No próximo ano,  está prevista a realização ações deste tipo nos primeiros meses de 2015.


Acores realiza prova alusiva a 
Semana da Consciência Negra
O corredor Leonardo Zanatta será o homenageado na competição
Será realizada no dia 16 de novembro, a Corrida Rústica Dez Milhas, promovido pela Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores). A competição faz parte da programação da Semana da Consciência Negra da cidade, que acontece durante a semana. O início da atividade será às 9 horas, com a largada defronte do portão principal do Parque Municipal Galvanny Dorneles Guedes, no bairro Jardim Planalto. Para participar, o atleta deve ter acima de 16 anos e estão aptos a competir nas categorias masculina e feminina, sendo 16 km individual e 8 km, como revezamento. A personalidade homenageada neste ano será o atleta e o professor Leonardo Zanatta. Na premiação, na categoria masculina serão entregues troféus até o 60ª lugar e no feminino, até o 40ª. Já no revezamento de duplas, serão contemplados com troféu até o quinto colocado. Na classificação nas faixas etárias sub-divididas de cinco em cinco anos até 80, o primeiro colocado será o troféu e do segundo ao quinto, medalhas de honra ao mérito. Também serão realizados sorteio de brindes, entre outros atrativos. Inscrições podem ser feitas pelo site www.acores-rs.com. A taxa de inscrição é R$ 15,00 mais a doação de um brinquedo para o ‘Natal Solidário’, organizado pela entidade. Os telefones de contato são 3459-2532 ou 95969363.

Filmes e homenagens marcam a 
Semana da Consciência Negra 
Com o tema “Centenários Negros’, foi aberta oficialmente no dia 10 de novembro, a Semana da Consciência Negra no município. A solenidade ocorreu no saguão do prédio administrativo do Executivo. Uma das primeiras manifestações em homenagem a data foi a primeira sessão de cine-debate ‘Africanidades para todas as idades’, no Plenário da Câmara de Vereadores. Na oportunidade também foi marcado pelo lançamento da exposição de trabalhos de alunos da rede escolar. O horário de visitação é das 12h30 às 18 horas.
Um dos momentos mais importantes da programação será a realização do ato solene, promovido pelo Legislativo esteiense, onde serão homenageadas as personalidades negras, vinculadas as comunidades escolares do município. Estão previstas diversas ações durante este período como passagem da chama cívica religiosa, assim como apresentações teatrais e sessões de cinema, seguido com debate entre os participantes.
PROGRAMÇÃO
Dia 17 de novembro - Passagem da Chama Cívico Religiosa
Local: da Casa da Mãe Julieta (Rua D, 13 – Bairro Jardim Floresta) para a Casa do Pai Jones e Pai Junior (Avenida Presidente Vargas, 1443) - Horário: 19h30

Dia 18 de novembro - Cine-debate: ‘Africanidades para todas as idades’
Local: Câmara de Vereadores de Esteio - Horário: 8h30
Teatro: ‘A Princesa Jamela’ - Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya - Horários: 14h e 15h30

Homenagem às personalidades negras do município
Ato solene na Câmara de Vereadores de Esteio - Horário: 19h30

Dia 19 de novembro - Coisas do Povo Santo: Conhecendo um pouco dos orixás de matriz africana, com o professor Sidnei Barreto - Horários: 9h, 14h e 19h30 - Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

Dia 20 de novembro - Caminhada
Local: Espaço coberto da Rua Garibaldi até Câmara de Vereadores - Horário: 18h15 (concentração a partir das 17h)
Debate: Centenários Negros - Horário: 19h30

Dia 21 de novembro - Teatro: ‘A princesa Jamela’
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya - Horário: 19h30


“Programa Perfil” estreia na 
Rádio Jornal Destaque 
A proposta é tratar de diversos assuntos de maneira
descontraída e diferenciada pela manhã
As apresentadoras Janaina e Fabiana com a primeira convidada, Madelu Taffarel
Para marcar os dois anos da Rádio Jornal Destaque, uma novidade pode ser conferida, quando houve a estreia do ‘Programa Perfil’, na manhã do dia 10 de novembro. Às 10 horas, um novo programa iniciou como as comunicadoras Fabiana Haas Garrido e Janaina Bittencourt que comandam a atração. O programa radiofônico tem por objetivo, de acordo com as responsáveis é tratar de maneira mais descontraída, pela manhã assuntos variados, intercalando com notícias, da cidade, estado, país e mundo, bem como curiosidades. Um dos carros-chefes do programa serão entrevistas com personalidades da cidade, da região e até do Estado. No programa de estreia, primeira convidada estreia foi a educadora e participante de alguns movimentos expressivos na cidade Madelu Taffarel. Na oportunidade, Madelu participou de um bate papo com as entrevistadoras, onde falaram sobre diversos assuntos. Entre os temas abordados, a entrevistada comentou aos ouvintes e internautas, algumas curiosidades desde sua vinda para a cidade, com a família, bem como o período da juventude e as tarefas que executou na cidade. Outro assunto abordado foi sua relação de amor com a cidade que adotou para viver, criar seus filhos e construir sua carreira. Foi abordado no decorrer do programa temas como a situação das Apae’s, como o processo de inclusão de crianças e adolescentes na rede convencional, além de fazer um panorama sobre a atual situação do Município. Interessados em participar do programa Perfil, pode entrar em contato pelo telefone 3473-8284 ou pelo endereço eletrônico jdprogramaperfil@gmail.com. Para ouvir o programa é só acessar o site www.radiojornaldestaque.com.


DE COSTAS 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Viajava...Cheguei a uma bela cidade. Praça central. Estátua dum político famoso. Detalhe: de costas para a matriz. Perguntei. Indaguei. Percebi o motivo: O cidadão morreu, como viveu: de costas para a igreja.Um outro camarada arrotava: - Tenho pavor de Deus, de Jesus e da Igreja Católica. Jamais entrarei numa igreja!... Bem! Ele morreu. Daí, surgiu a turminha da boa vizinhança... - Sempre foi um homem generoso, de bom coração... O Pároco: - Sejamos coerentes, em vida, desprezou a igreja. Por que forçá-lo, depois de morto? Em minha igreja, ele não será velado... Claro! Surgiram muitos comentários contra meu colega. Mas, ele foi honesto. E aguentou, no osso... Beleza! Valeu, seu “vigário!...” Parabéns! Uma perguntinha: - Somos cristãos de nome, apenas, ou, realmente, praticantes?... Pensemos. Mudemos. Fim.


Esteio sedia encontro de educação
Teatro, filme e relatos de experiências serão abordados durante o seminário
Ainda estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 2º Seminário MudaMundo. O evento é gratuito e dirigido a profissionais e estudantes da área de educação e será realizado nos dias 19 e 20 de novembro. O encontro acontece na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara Municipal. Um dos principais objetivos é valorizar e resgatar boas práticas desenvolvidas em sala de aula por alunos e professores. De acordo com os organizadores, no primeiro dia, as ações têm início a partir das 9 horas com o credenciamento dos participantes e às 9h30, a abertura oficial com a exibição do documentário ‘Quando sinto que já sei’. Já às 11 horas, acontece o debate sobre o filme com os diretores Antonio Sagrado Lovato e Raul Perez. No período do tarde, às 13h30, começa o relato de boas práticas, direcionada para os educadores encerrando às 17h30. O segundo dia do seminário, a primeira atividade inicia às 9 horas, com o teatro MudaMundo, seguido para as 10h15, com o bate papo com Braz Rodrigues Nogueira, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles (Heliópolis/SP) e participante da película. Às 12 horas, o encerramento e entrega de certificados. O seminário visa a disseminação de ética e cidadania nas escolas. Esse é um momento de reflexão, integração e inspiração com a participação de convidados especiais que compartilham as suas experiências em sala de aula, resgatando valores como o diálogo, o respeito às diferenças, a cidadania, o cuidado com o meio ambiente, entre outros. O Plenário da Câmara de Vereadores fica na Rua 24 de Agosto, 535, Centro. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.nos.vc/pt/projects/1046-ii-seminario-mudamundo. O seminário MudaMundo é patrocinado pela Petrobras e InBetta, e conta com o apoio da Câmara Municipal.


Escolha de candidatos para 
Personalidade Negra segue até dia 18 
Ainda estão abertas as inscrições para aqueles que querem escolher os candidatos para o “Concurso Personalidade Negra”. Os candidatos, que terão suas histórias contadas pela comunidade, serão escolhidos pelas comunidades escolares, através de professores, alunos, pais e funcionários. A divulgação dos selecionados, que ocorrerá no dia 18 de novembro, a partir das 19h30, durante um ato solene, promovido pela Câmara de Vereadores, integra a programação da Semana da Consciência Negra do município. Neste dia, a Secretaria de Educação e Esporte homenageará os concorrentes e um será escolhido como ‘Personalidade Negra’. Mais informações através do endereço eletrônico www.esteio.rs.gov.br


Autoridades e empresários falam 
sobre o aniversário do JD 
Dentro das comemorações dos 48 anos do Jornal Destaque, que foi no dia 08 de novembro, integrantes de alguns setores importantes da comunidade local expressaram em algumas linhas a importância e o trabalho desenvolvido pelo periódico que daqui há dois anos irá festejar 50 anos de serviços prestados aos esteienses e sapucaienses.
Alice Grecchi, Celso Dalmás, Leonel Baldasso, Leo Dahmer e Paulo Henrique

Alice Grecchi: presidente da ACISE O Jornal Destaque é imprescindível para Esteio, pois é sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação escrita no dia a dia. Os jornais impressos são o meio de comunicação com o maior nível de confiança da população, na qual se enquadra, com perfeição, o Jornal Destaque. Apesar dessa nova era em que vivemos, práticas tradicionais jamais deixarão de existir. Ao acordar, este tipo de leitura, independente da época, ainda está presente em nosso cotidiano. Dificilmente, esta realidade mudará. Uma das vantagens do jornal impresso é que ele proporciona uma sensação de encerramento. Um jornal tem início e fim, uma primeira página e um passado. O Jornal Destaque, ao completar 48 anos, sempre se “destacou e continua se “destacando”, pelos seus grandes profissionais, com conteúdos interessantes e responsáveis, notícias bem construídas, em especial, o Jornal Destaque, prima pelas notícias isentas de influências, trazendo os fatos tais quais se apresentam. Parabéns Jornal Destaque, continue com a tua missão de bem informar!!!

Celso Dalmás: presidente da CDL O Jornal Destaque tem lugar cativo em nosso município. Não só pelo que diz seu próprio slogan “o compromisso de ser o primeiro”, mas pelo desafio de manter-se ativo ininterruptamente há 48 anos, enfrentando a economia instável, que certamente se reflete em todos os segmentos. Outro aspecto relevante do nosso Destaque é a imparcialidade na apuração dos fatos, o que nos dá tranquilidade para julgarmos os acontecimentos e opinarmos sobre eles. É nosso desejo que o Jornal Destaque permaneça parceiro e comprometido com as causas de Esteio e Sapucaia do Sul onde circula.

Leonel Baldasso: delegado de Polícia Mais um ano que está chegando ao final e o Jornal Destaque comemora  os seus 48 anos de sucesso e de relevantes serviços prestados à comunidade de Esteio e região. Meus votos de felicidades à direção desta entidade, aos seus colaboradores e desejo  que continue este trabalho sério e magnífico que já faz parte da cultura de todos nós. Parabéns Destaque.

Leo Dahmer: presidente da Câmara de Vereadores A imprensa e os meios de comunicação são importantes construtores do conhecimento humano e da sua realidade. É através do jornal que cada pessoa descobre seu presente e se enxerga como cidadão. Por isso se torna fundamental uma imprensa presente na realidade de cada cidade. E o Jornal Destaque vem cumprindo com êxito esse papel de espelho das ações da nossa cidade.

Paulo Henrique: presidente da Acores A ACORES parabeniza o JD que está duplamente de parabéns. Em primeiro lugar, porque iniciar um jornal e mantê-lo em circulação, com qualidade gráfica e editorial, é uma tarefa árdua, e a equipe deste veículo tem mostrado esse compromisso com seus leitores, a cada edição. Em segundo, porque colocam em evidência as atividades sócio econômicas e desportiva da cidade em um primeiro escalão, auxiliando assim como um ferramenta essencial na construção dos anseios da população em geral deste nosso município e também na região.


Jornal Destaque: 48 anos de trabalho e profissionalismo em Esteio e Sapucaia do Sul 
No dia 08 de novembro, foi uma data mais que especial no calendário. Trata-se do aniversário de 48 anos do Jornal Destaque. O periódico que abrange as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, além de informar os leitores, o JD, como é carinhosamente conhecido por muitos cidadãos tem registrado em suas páginas a história de ambas das cidades, que são uma das mais importantes do Estado. No dia 08 de novembro de 1967, os esteienses tinham um veículo de comunicação no Município, que na época tinha 12 anos de emancipação política. Por alguns anos, o periódico da cidade ficou conhecido como ‘O Reco’. Além de entrevistas, a revista trazia em suas páginas um pouco do cotidiano da sociedade local. Após algumas edições, a então revista deixou de se chamar ‘O Reco’, para dar lugar a ‘Revista Destaque’. Os pioneiros, Miguel Luz e Carmen Costa lutaram e lutam até hoje para manter o periódico. Um momento especial foi quando em 09 de dezembro de 1972, a revista deixou a ter este formato para ser um jornal semanal, intitulado somente por ‘Destaque’. Ao longo das décadas de existência do Jornal Destaque, em suas páginas foram registrados eventos e acontecimentos que marcaram as cidades desde a vinda de personalidades, como também tragédias que abalaram o Estado e o país.


Acise e InBetta participam da
revitalização do São Camilo  
Os materiais serão utilizados para melhorar ainda mais 
o trabalho no setor da instituição
Acionistas da InBetta, diretoria da ACISE e São Camilo
Espaço da Observação Pediátrica
A ala pediátrica do Hospital São Camilo será ampliada e revitalizada através de projeto realizado pela ACISE e por funcionários da holding formada pelas empresas Bettanin - Atlas, Sanremo, Premafer, Ordene e SuperPro. No dia 7 de novembro, às 14h, foram  entregues no Hospital São Camilo TVs, móveis, forno de microondas, brinquedos, jogos pedagógicos e objetos de decoração infantis para transformar o local (ala pediátrica) em ambiente mais alegre, com opções de entretenimento ao gosto infantil. Num segundo momento a ala pediátrica também receberá persianas e mais móveis. Segundo a diretora de Responsabilidade Social da ACISE, Gabriela Klein, esta parceria com a InBetta está recém iniciando e outras ações em breve serão colocadas em prática. Como agradecimento aos funcionários do grupo InBetta, que fizeram as doações,  foram entregues certificados Parceiros do Coração, instituídos pela ACISE Social. A diretoria do Hospital São Camilo, Dr. Marcelo Saldanha (diretor técnico) e Tatiana Dela Pase (diretoria administrativa), presentes à cerimônia de entrega, com a participação de acionistas da InBetta, afirmaram que “a comunidade de Esteio é bastante participativa e há um grande comprometimento da comunidade com a saúde”. As doações, segundo a diretoria do São Camilo, darão aquele toque de maior conforto ao ambiente, o que é oneroso e a limitação de verba ainda não permite. “Nos orgulha muito acompanhar esta mobilização em prol do Hospital São Camilo. Fazer parte de projetos que beneficiam a comunidade local é um dos principais focos de atuação da nossa empresa, principalmente quando se tratam de ações sociais e de sustentabilidade”, declarou Rosane Bettanin  Gatti, coordenadora do comitê interno de responsabilidade social da InBetta. Esta ação da ACISE ocorreu exatamente no dia em que a entidade completava 59 anos.


Como tratamos os idosos
nos dias de hoje 
Carlos Próspero

Os idosos no Brasil são tratados com um descaso impressionante. Falta de respeito, e outras atitudes como violência por parte dos familiares e um certo distanciamento em relação ao convívio social. Por isso, quando vejo que em Esteio temos um Conselho do Idoso formado e que terá reuniões mensais na primeira segunda do mês me encho de esperança que ainda temos consideração com os nossos idosos. Além disso, foi realizado recentemente um ato solene em homenagem ao idoso, dentre outras homenagens que a nossa Câmara promove, esta sem dúvida é uma das mais simpáticas e que entre os homenageados, sem dúvida, não podemos deixar de mencionar a figura do nosso ex-prefeito, falecido recentemente o Sr. Enéas Teredo Buscari. O nosso ex- prefeito, inclusive deveria ser homenageado em vida, pois o convite foi feito com esta finalidade, porém, infelizmente com o seu falecimento acabou se tornando uma homenagem póstuma e merecida. Fica aqui registrado os nossos respeitos a família e tenham certeza que durante sua gestão administrativa foi um gestor público que deixou sua marca na cidade. Voltando aos idosos, também me sinto à vontade para dizer que todos os agraciados sintam-se homenageados por esta coluna. Porém, um ato solene na Câmara de Vereadores e uma semana do idoso é pouco para retribuir todo o trabalho que cada um teve em sua área de atuação. E isto que temos o estatuto do idoso, vagas de estacionamento para idoso, lugar nas filas preferenciais. Mas será que isto é o bastante e a dignidade humana? Esta passa por uma sessão de homenagens na Câmara ou lugar na fila. Esta ainda é desrespeitada em vários aspectos. Por enquanto, parabéns a todos os envolvidos nesta pequena homenagem aos que durante a sua trajetória de um modo ou outro contribuíram com a sociedade que vivemos e na próxima semana no programa opinião conversando com o presidente do conselho espero sinceramente que ele me confidencie que está tudo bem e que os idosos são respeitados na sua plenitude. Vejam que eu sou um eterno otimista, parabéns, pois cada um de nós, um dia se Deus assim permitir, também será um idoso.


Projeto ‘Confeccionando Sonhos’ será ampliado com mais recursos 
O RS foi um dos estados que foram contemplados 
com recursos ligados a projetos
O projeto ‘Confeccionando Sonhos’ abrange mulheres que residem no Território de Paz
O programa ‘Petrobras Socioambiental’, diante de uma seleção pública junto as comunidades vai contemplar 57 projetos sociais nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A divulgação do resultado aconteceu no dia 06 de novembro, onde serão destinados ao todo, R$ 16 milhões para as iniciativas cujas instituições desenvolvem suas atividades no entorno das unidades. Esta é a primeira seleção pública regional elaborada nos novos padrões do Petrobras Socioambiental, que reúne num só programa o apoio a projetos sociais, ambientais e socioesportivos. “Aprimoramos nossos processos e ampliamos as possibilidades de participação das instituições com a inclusão de uma visão integrada entre as dimensões social, ambiental e esportiva no regulamento”, disse o gerente de Relacionamento Comunitário, José Barbosa. “Esta é uma seleção regional integrada a todo o programa de investimento social da estatal”. O montante será distribuído entre 33 projetos socioambientais de São Paulo, 11 do Paraná, oito do Rio Grande do Sul e cinco de Santa Catarina. Cada um deles receberá até R$ 300 mil para desenvolver suas atividades em dois anos. As iniciativas seguem pelo menos uma das linhas de atuação: produção inclusiva e sustentável; biodiversidade e sociodiversidade; direitos da criança e do adolescente; florestas e clima; educação; água; ou esporte.
NOVIDADES - A partir da divulgação do resultado da seleção foi iniciada uma nova etapa. “Solicitamos documentos complementares para contratação e repasse dos recursos, que vão garantir o desenvolvimento de ações socioambientais em regiões onde atuamos”, afirma o gerente de Relacionamento Comunitário Regional São Paulo-Sul, Waldir Luiz Ramalho. Segundo ele, esse foi um processo novo. “Notamos um amadurecimento das instituições, pois 84% chegaram com condições de serem contemplados”. Ao todo, 297 instituições se inscreveram. Foram promovidas caravanas socioambientais. Esses encontros são oficinas gratuitas destinadas aos representantes das instituições para que conheçam o roteiro de elaboração de projetos e aprofundem seus conhecimentos sobre cada item previsto no formulário de apresentação das propostas, além de sanar dúvidas sobre a seleção. A previsão é investir 1,5 bilhão até 2018, em projetos. Informações pelo site www.petrobras.com.br/socioambiental.


Apae promove ação em dezembro 
A Apae de Esteio, através de sua direção, juntamente com funcionários e colaboradores estão organizando a venda de um meio galeto. A atividade acontece no dia 07 de dezembro, na sede da instituição, localizada no bairro Parque Amador. O valor para a compra dos convites é R$ 17,00 e pode ser retirado a partir das 10 horas. Não é necessário levar panela ou similares, pois o galeto será entregue em um material personalizado pela instituição. Segundo a diretora da Apae, Tatiana Tana, o valor arrecadado com o evento será revertido para a manutenção dos trabalhos realizados pela entidade há quase meio século na cidade. A Apae fica situada na Rua Alegrete, ao lado do prédio da secretaria de Educação e Esporte.









Operação contra roubo de veículos 
é deflagrada na região 
O grupo era coordenado por um suspeito que se 
encontrava no Presídio Central
O grupo chegou a atuar em várias cidades do Estado, com a recepção de carros
A Polícia Civil deflagrou, na manhã do dia 06 de novembro, a operação ‘Trinca Ferro’, que visa desarticular uma quadrilha de roubo de veículos do Estado. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão em diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Sapucaia do Sul. Na ação, 16 pessoas foram presas, sendo duas mulheres. Segundo o delegado Juliano Ferreira, as investigações que vinha sendo realizadas pela corporação apontaram a participação de um detento que atualmente encontra –se detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e atuava dentro do presídio, liderando uma quadrilha de roubos de veículos. “O suspeito é apontado por comandar os crimes com apoio também de comparsas em outros presídios do Rio Grande do Sul”, afirmou o delegado Ferreira. Ele informou que entre as ações tomadas pela Polícia foram escutas telefônicas, que detectaram a localização dos carros e caminhões. Ambos os veículos vinham sendo clonados e após os roubos, o material era enviado para outros estados como Santa Catarina, Paraná e até para o exterior, como no Paraguai. “Durante este ano, acreditamos que foram mais de 200 carros roubados”, ressalta. A operação ‘Trinca Ferro’ contou com a participação de aproximadamente 150 policiais. Os presos foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre e ao Presídio Feminino Madre Pelletier. Além de Sapucaia do Sul, a operação também atingiu outras cidades como Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Charqueadas, Farroupilha e Santa Maria.

Indivíduo é capturado com carros clonados 
Um homem foi preso no dia 06 de novembro e em seu poder pelo menos três veículos, em situação de irregularidade. A detenção aconteceu na residência do suspeito localizado no bairro Centro e contou com uma guarnição de policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), bem como agentes da Polícia Civil. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, com o indivíduo, os policiais encontraram dois carros, da marca Fiesta e uma Fiorino. “Alguns desses carros são clonados ou estão em condições irregulares”, comentou. Ele destacou que o envolvido é um policial militar aposentado que reside há pelo menos cinco anos na cidade e foi liberado após o pagamento de uma finança de R$ 4 mil. O homem irá responder um processo judicial por receptação de automóveis. “A prisão foi possível através da ajuda da comunidade que comunicou os órgãos competentes sobre essa ação, por denúncia anônima”. Leonel Baldasso falou ainda que um dos automóveis provavelmente foi adulterado, após uma análise dos peritos.


Suspeito é detido com armas em Sapucaia
No dia 05 de novembro, agentes da Polícia Civil de Sapucaia do Sul, coordenados pela delegada Marina Goltz realizaram a prisão de um indivíduo. Conforme a delegada Marina, a prisão aconteceu mediante o cumprimento de busca e apreensão, na residência do suspeito. Na oportunidade, foi apreendido um revólver calibre 32, além de munições de diferentes calibres. Marina Goltz frisou que o indivíduo foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. “O suspeito não tinha permissão para possuir esses equipamentos”, destacou a delegada. Após o pagamento de fiança, o homem foi posto em liberdade.


Homem é preso por agredir esposa e filhas
Devido a outras denúncias, o suspeito possuía uma medida protetiva
Policiais Civis da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul efetuaram no dia 04 de novembro, a prisão de um homem suspeito de agredir a esposa e as filhas do casal. A ação ocorreu no bairro Centro. Segundo a titular da DP sapucaiense, Marina Goltz, uma das vítimas comentou que as mulheres vinham sofrendo há anos com a violência. Além disso, há cerca de três meses, o homem havia sido detido em flagrante também por violência doméstica. “Diante de novas denúncias de agressão e a ineficácia das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito”, enfatizou a delegada Maria. Após os procedimentos tomados no posto policial, o preso foi encaminhado ao sistema penitenciário.


Irregularidade no Cemitério 
A questão da venda de túmulos no Cemitério Municipal Dois de Novembro, de Esteio, que vem sendo investigada pela Polícia Civil está em fase de conclusão e nos próximos dias deverá ser divulgado o resultado.

Mortes de jovens 
A Polícia Civil do município está investigando as prováveis causas da morte de dois jovens, no dia 24 de outubro, em frente a uma residência na Rua Silva Jardim, no bairro Novo Esteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário