quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EDIÇÃO 1953

A falta de conscientização em relação a destruição do patrimônio coletivo é algo que precisa ser combatido, principalmente o vandalismo. Para os usuários do transporte da Linha Novo Esteio, há uma parada de ônibus na Avenida Rio Branco, onde as pessoas têm dificuldade em se abrigar. O principal motivo é que parte do ponto foi danificada, deixando em péssimo estado de utilização. O detalhe é que foi instalada neste ano a parada e em pouco tempo praticamente está quase caindo.

US Cruzeiro é inaugurada 
A abertura do posto vinha sendo aguardada pela comunidade
Entre as novidades estão a implantação de uma equipe de Saúde Bucal 
Representantes do Executivo, Legislativo e de outros segmentos da sociedade participaram da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro. Em benefício de 12 mil pessoas que moram nos bairros São José e Liberdade, três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuarão na unidade. Com esta, Esteio atinge a marca de 13 equipes e uma cobertura de 64% da população atendida pelo serviço, um salto em relação a 2011, quando 12,8% da população era atendida por três equipes. “Esse momento mostra que vale a pena investir 12% do orçamento na saúde quando isso faz diferença na vida das pessoas”, disse a secretária estadual da Saúde Sandra Fagundes, na solenidade de inauguração. Ela destacou que o aumento da aplicação em saúde priorizou o investimento em Atenção Básica, especialmente na ESF. “Além de maior financiamento do Estado, a ampliação da Saúde da Família em todo o Rio Grande depende também da União e da iniciativa dos municípios”, afirmou. Para 2014, o governo estadual disponibiliza R$ 320 milhões em incentivos financeiros para os municípios aplicarem na Atenção Básica, valor que coloca o RS como o Estado que mais investe nessa modalidade de assistência no Brasil. Com 315,8 metros quadrados, cinco consultórios, sala de preparo de pacientes, imunização, suturas e curativos, área administrativa e banheiros, a unidade será a referência para o trabalho de 18 agentes comunitários de saúde, três médicos, três enfermeiros especializados em ESF e três técnicos de enfermagem, que também realizarão visitas domiciliares. Além disso, a unidade contará com a primeira equipe de Saúde Bucal do município, com cirurgião-dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal. A reabertura da USB Cruzeiro foi uma das reivindicações da comunidade, que permaneceu por alguns anos fechada, o que dificultou a qualidade no atendimento da saúde na cidade.

Eleito novos representantes 
do Conselho do Idoso
Os representantes irão atuar junto ao Poder Público
No dia 19 de setembro, o Conselho Municipal do Idoso do município elegeu os novos representantes. O ato ocorreu durante um fórum temático, realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Na oportunidade foram escolhidos para compor o grupo, seis idosos usuários dos centros de convivência, dois representantes dos idosos independentes da participação em grupos, além de integrantes de instituições de longa permanência. O Conselho Municipal do Idoso é o órgão de representação e de interlocução dos idosos junto à comunidade e aos poderes públicos. O mandato dos atuais eleitos vai até 2016.
Representantes dos grupos de convivências
Titulares Pedro Aroldo dos Santos Menezes Janete Batista Rosa João Pedro Oliveira Silva Nelson Diolinda Tavares
Suplentes Maria Machado Tavares Carmen de Fátima Preto Ramos Adeilza de Oliveira Silva Iolanda Soares Fernandes Amélia Lúcia Reichert
Representantes dos idosos sem participação em grupos de convivência 
Zeneida Fernandes da Silva Vera Lúcia da Silva Machado
Representantes das instituições de longa permanência
Michele Silveira (Lar Beneficente Evangélico Betel) Melissa da Silva da Conceição (Associação Lar de Idosos Paz e Amor)

Instalação de passarela na BR 116 
volta a ser debatida 
Diante de mais uma morte trágica na BR 116, no trecho próximo a Vila Pedreira tem deixado a comunidade indignada pelo descaso por parte dos órgãos competentes em construir uma elevada nas imediações da localidade, com o propósito de evitar que outras famílias sejam devastadas pela perda de seus entes queridos. Segundo o líder comunitário Ênio Florêncio da Silva, com mais essa morte um tema que voltou a ser questionado pela população da vila é a construção de uma passarela. “Os administradores da via expressa, juntamente com os governantes da região não pensam nos pedestres, simplesmente no melhor fluxo dos veículos. É uma região onde há existência de moradias e também onde se instalaram empregas de grande porte”, disse Ênio. Ele destacou que há quase dez anos tem ido a busca para que o problema seja resolvido. “Neste período mais de duas dúzias de pessoas já perderam a vida e nada foi feito para resolver a situação”.

Troca de placas
A equipe de Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana iniciou recentemente os trabalhos de substituição de placas com a velocidade de 40/Kmh, por 50/Kmh. Essa iniciativa faz parte da reestruturação do trânsito na cidade.

Aluna do Colégio Coração de Maria 
é destaque na Semana da Juventude
Ana Clara recebe homenagem em meio a amigos e professores
A estudante Ana Clara Monteiro Andrades, do 3º ano do Ensino Médio, recebeu no dia 16 de outubro, o certificado de Destaque de jovens que se sobressaíram na sociedade civil. Conforme o proponente, vereador Leonardo Pascoal, os jovens são mais ousados, temem menos e encaram novos desafios. “São protagonistas de diversos movimentos que mudaram a história, a exemplo dos caras pintadas, ação que resultou em impeachment de presidente da república, e, mais recentemente, as manifestações em junho do ano passado. Estes jovens indicados representam uma parcela da população esteiense que, diariamente, luta por um país melhor”. Ana Clara, que estuda no Colégio desde a Educação Infantil, foi escolhido entre dezenas de estudantes que se destacam em diversas atividades, entre elas a participação em torneios de robótica, junto com a Equipe Androids, formada por alunos do Colégio e coordenada pelos professores Gilmar Alves Ferreira e Giane Barboza. Além de participação em inúmeras atividades esportivas (1º lugar no Jedes, modalidades voleibol e handebol nos últimos três anos), culturais (1º lugar no concurso literário interno, categoria curtas-metragens) e tecnológico (participação nos 14º e 15º Fóruns Internacionais de Software Livre, FISL).
RESULTADOS - A aluna participou e obteve, junto com sua equipe, premiações em torneios de robótica nos anos 2012, 2013 e 2014, em Curitiba e Caxias do Sul e participação no Torneio Brasileiro de Robótica, em Brasília, no ano 2013. Nos últimos três anos, obteve 1º e 2º lugares na Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom), por trabalhos ligados à área da saúde. Compareceram à cerimônia, no Auditório da Câmara, Irmã Iracy Pizzutti, representando a Comunidade das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, a diretora educacional Andreana Haas Reichert, professores, colegas e familiares. No dia 18, pela manhã, alunos, professores e funcionários do turno da manhã puderam homenagear, no intervalo, a colega Ana, que, ao lado dos pais, Élder e Lúcia Andrades, contou um pouco de sua trajetória no Colégio e agradeceu o apoio de todos, especialmente do professor Gilmar, grande incentivador de projetos de inovação e tecnologia na instituição.

Voluntários participam de treinamento
A atividade foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores
Foi realizado nos dias 17 e 18 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal, o treinamento para os presidentes e 1º mesário das sessões da 97ª Zona Eleitoral, que irão trabalhar no pleito do dia 05 de outubro. Conforme o representante do Cartório Eleitoral do município, Gilmar Dias, os participantes irão atuar de maneira voluntária, o que contribui com a qualificação dos serviços prestados aos eleitores. “Com a tecnologia, as eleições estão ocorrendo dentro da normalidade, fazendo com que as escolhas dos governantes sejam de maneira mais transparente, sem violações”, disse Gilmar. A juíza eleitoral Cristina Garcia comentou que o momento em que a democracia se torna mais evidente, onde os cidadãos aptos a votar têm o direito de eleger pelo voto direto aqueles que irão administrar o país nos próximos quatro anos. Durante o encontro, também esteve presente a chefe do Cartório, Evânia Oliveira Almeida, além dos servidores do órgão. Em Esteio, estarão participando do pleito 848 mesários e 30 suplentes, em 28 locais de votação. Atualmente, a cidade possui cerca de 68 mil eleitores. Na eleição, em outubro, os eleitores irão escolher através do voto direto, presidente da República, Governador (a), Senador (a), deputado (a) federal e deputado (a) estadual. O horário de votação será das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

Estudantes visitam Acampamento Farroupilha 
O grupo esteve nos piquetes montados no pátio localizado no CTG Poncho Crioulo, no bairro Centro
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa cultura
As educadoras e os alunos foram vestidos
a caráter para o passeio
Cerca de 60 alunos do 3º ano do Colégio La Salle de Esteio esteve visitando na tarde do dia 18 de setembro, os piquetes montados em na área que pertence ao CTG Poncho Crioulo. A turma teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tradições gaúchas, em especial a comida, bebida típica, vestimenta e até a decoração das residências. Entre os piquetes visitados pelos estudantes estão’ Filhos da Tradição’, ‘Mateando com o Velho Pai’ e ‘Carreta Velha’. Segundo o responsável do piquete ‘Filhos da Tradição’, Jucelino dos Santos Lopes, as crianças puderam conhecer a infraestrutura disponibilizada no espaço que funciona durante todo o ano. “No ano passado já tínhamos recebido a visitação de crianças, mas a partir de 2014 resolvemos convidar todas as instituições da cidade para que tenha outra opção de lazer vinculada ao tradicionalismo”, disse Lopes. O espaço também é conduzido por Zilda Flores. Já o representante do piquete ‘Mateando com Velho Pai’, Rudnei Torres comentou que os estudantes ficaram encantados com a questão cultural, principalmente a música, além dos adornos e utensílios domésticos como forno de barro e o fogo de chão. “O que chamou a atenção foi que as crianças e os professores visitaram caracterizados, mostrando interesse por sua própria cultura. Também oportuniza que os alunos deste a infância aprendam a preservar tudo o que foi construído pelos gaúchos, ao longo dos anos”, ressaltou Torres que atua juntamente com a patroa Fabiane Martini. A responsável pelo ‘Carreta Velha’ é Cleonice Ramos.

Grupo ‘Idade Feliz’ da Comunidade Luterana promove almoço festivo
Durante o evento ocorreram apresentações artísticas
Cerca de 150 pessoas prestigiaram uma confraternização, organizada pelo Grupo Idade Feliz, da Comunidade Luterana Bom Pastor. O evento foi realizado no dia 21 de setembro, no salão de festas da instituição. Entre os atrativos, ocorreu a realização de apresentações artísticas e sorteio de brindes. De acordo com o pastor Sidnei Budke, um dos principais objetivos da atividade foi arrecadar recursos para melhor atuação do grupo de Terceira Idade. “O trabalho que essas mulheres fazem é algo impressionante, pois conseguem resgatar a autoestima e mostrar a presença de um novo mundo”, ressaltou Budke. Ele comentou que o grupo tem por foco principal em enaltecer a cultura alemã, principalmente a dança, mas sempre respeitando a diversidade religiosa existente na cidade. Sidnei enfatizou que além de instrutor de dança, o grupo tem como coordenadoras as integrantes Miria Schüler e Nelci Klemann. Interessados em conhecer o trabalho do grupo ‘Idade Feliz pode obter mais informações na secretaria do templo religioso localizado na Rua dos Ferroviários, 456, Centro. Em novembro, a igreja prepara a tradicional Okoberfest.


Cavalgada e apresentações artísticas marcaram o encerramento da Semana Farroupilha 
Um dos mais importantes eventos do Estado mostrou 
o talento e as tradições do povo gaúcho
Cavalgada e eventos religiosos marcaram os últimos dias da festa gaúcha
Diversos eventos significativos marcaram os últimos dias da Semana Farroupilha na região. Em Esteio, o feriado de 20 de Setembro, foi marcado pela cavalgada que percorreu diversos bairros da cidade. Os cavalarianos saíram do Parque Municipal Galvany Guedes, no Jardim Planalto e vieram em direção ao Acampamento Farroupilha montado nos pavilhões do Parque Assis Brasil. Além disso, ocorreu as apresentações do Grupo de Danças Alemãs Kunstkraft e do CTG Chama Nativa. Houve uma missa crioula, que foi acompanhada pelo grupo Os Estancieiros e tendo como celebrante o padre Edinei Zen, que fez a celebração com linguagem em estilo tradicionalista, com a presença de muitos símbolos do universo regional gauchesco. Jesus Cristo é chamado de Divino Tropeiro; Nossa Senhora, de Primeira Prenda do Céu; Deus é chamado de Pai ou Patrão Celeste. O tablado, montado em frente ao palco principal, ficou lotado de fiéis. A noite fechou em grande estilo com a realização de um baile. No dia 21, aconteceu, às 18 horas, a extinção da Chama Crioula, com a divulgação dos vencedores da mostra cultural promovida pelas agremiações participantes.
FESTIVAL - Em Sapucaia do Sul, a data farroupilha foi marcado pelo desfile temático que contou com a presença de aproximadamente 500 cavalarianos, que partiram do Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun e percorreram as principais ruas da cidade. Representantes do Executivo estiveram presentes, bem como o tradicionalista Beno Alves da Silveira, que conduziu a chama e que também trouxe a centelha de Cruz Alta. Já a extinção da Chama ocorreu à meia-noite. No último dia da 34ª Semana Farroupilha do município foi marcado pelo encerramento da final do festival de trova Mi Maior de Gavetão e Pajada Jayme Caetano Braun. De acordo com os organizadores do evento, juntamente com a Brigada Militar, cerca de 100 mil pessoas circularam pelo ao longo do evento. Cerca de 40 competidores adultos e 11 crianças mostraram seus talentos na atividade cultural tradicionalista.  Os grandes vencedores foram Macedinho, 1º lugar na Trova Campeira; Jadir de Oliveira, 1º lugar na Pajada Jayme Caetano Braun; Vanderlei Rosa, 1º lugar na Trova Estilo Gildo de Freitas; e José Estivalet, 1º lugar na Trova Martelo. Entre os trovadores mais jovens, o vencedor da Trova dos Potrilhos foi João Vítor. À noite, Daniel Torres subiu ao palco e cantou sucessos da música nativista gaúcha e da música latino-americana, encantando o público.

Horário eleitoral na televisão tem custo
estimado em R$ 830 milhões 
O tal de Horário Político que muita gente acredita ser gratuito, ele é tão somente ‘obrigatório’. Enquanto as empresas de rádio e televisão enganam o povo dizendo que são muito prejudicadas, em termos de faturamento, por serem obrigadas a cumprir com a Lei Eleitoral. A maioria dos cidadãos é levada a um enorme engano. Só neste ano, segundo estimativa feita pela Receita Federal, a União deixará de arrecadar R$ 839,5 milhões em impostos com as inserções veiculadas entre 19 de agosto e 24 de outubro. Este valor será descontado do total de tributos pagos pelas empresas de rádio e TV de sinal aberto, que são obrigadas a veicular a publicidade obrigatória, como está previsto na Lei Orçamentária Anual. Esta renúncia fiscal, para quem ainda não sabe, é considerada como gasto tributário, pois os R$ 839,5 milhões de renúncia fiscal destinados a custear o horário eleitoral gratuito da eleição deste ano representam um aumento de quase 39% em relação aos R$ 604,2 milhões, que deixaram de serem recolhidos aos cofres públicos no pleito de 2010, quando também foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Assim como é exigido que sejam declarados, na Nota Fiscal, o valor dos impostos que são cobradas dos consumidores, todas as renúncias fiscais também deveriam ser mostradas.

Mutirão de cadastramento na Vila Pedreira
A proposta é regularizar os imóveis instalados na localidade
Termina no dia 30 de setembro, o mutirão de cadastramento das famílias da Vila Pedreira. A finalidade da ação, que vem sendo realizada para secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e está ocorrendo em um espaço no Centro de Educação, Cultural e Inclusão Social, situado na Rua Pedreira é para a realização da regularização fundiária dos quase 470 lotes, onde estão instalados os moradores. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para fazer o cadastro, o morador deverá apresentar documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de renda), além da documentação dos filhos.


Adolescentes do Eva Karnal 
entrevistam Miguel Luz 
Os alunos vão desenvolver uma resenha 
sobre a história do diretor do JD
Estudantes puderam fazer um comparativo sobre a cidade e das pessoas
Miguel entregou um diploma de reconhecimento a professora Regina Brito
Um grupo de estudantes do 8º ano do Centro Municipal de Educação Básica Eva Karnal estiveram participando de uma atividade no Museu Histórico Destaque. A atividade foi realizada na manhã de 23 de setembro, onde os alunos, juntamente com duas educadoras foram recepcionadas pelo diretor do espaço, Miguel Luz. Durante o encontro, Miguel foi sabatinado pelos adolescentes que fizeram questionamentos sobre sua vida e seu trabalho a frente do Museu e do Jornal Destaque. Segundo a professora Regina de Brito, num primeiro momento, os estudantes estiveram visitando o espaço cultural e consequentemente desenvolveram um trabalho ligado a produção textual. “Agora, nesta nova etapa, a ideia é fazer um livro com textos de memória, com o material obtido através do relato de experiências e vivências de Miguel Luz”, disse Regina. Ela comentou que uma das ousadias deste projeto é agrupar o material para escrever uma coletânea, a partir das informações captadas pelos estudantes. “O foco é que os jovens tenham condições em fazer uma narrativa de texto de memórias, bem como se interessar pela história da cidade onde residem”. Como forma de reconhecimento ao trabalho que desenvolve com as crianças e adolescentes, no que é relacionado com a história, a educadora Regina de Brito foi agraciada o ‘Diploma de Reconhecimento’, pelos serviços prestados em prol de valorizar a cultura e a história do Município. Também estava acompanhando o grupo, a professora Andréia Pereira. Interessados em conhecer as peças do Museu Destaque, pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O Museu fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134.


Lançada a Feira do Livro em Sapucaia
Foi apresentado às novidades que estarão no evento literário, em outubro
Os livros voltarão ao Calçadão de Sapucaia do Sul. Foi anunciado no dia 23 de setembro, por representantes do Executivo e apoiadores do evento que a Feira do Livro 2014 ocorrerá de 14 a 18 de outubro.  Na oportunidade foi divulgado que a escritora Iranelci Padilha ser a patronesse da festa literária no Município, e apresentou o homenageado desta edição, o escritor Paulo Bocca. Com o slogan “Dê páginas à sua imaginação”, o evento contará com 10 bancas, que serão distribuídas ao longo do Calçadão, além de um palco para apresentações artísticas e culturais e autor presente. A feira ocorrerá das 9h às 19h, sendo que nos dias 15 e 16 o horário será estendido até as 20h30. Como aconteceu em 2014, os empresários e entidades da cidade poderão participar do projeto “Adote uma Escola”. Através da iniciativa, os interessados poderão adquirir cotas que variam  de R$150 a 500, que serão utilizados na compra de livros para as bibliotecas escolares. No ano passado, mais de 600 livros foram adquiridos por meio desta iniciativa. Os empresários interessados em participar podem entrar em contato com a comissão organizadora da Feira, pelo telefone 9286-3227, com Sônia Cruz.


VERGONHA 
Pe. Andre Carbonera 
Missionário Claretiano 

Sim. Achava-me à porta da Igreja Matriz. - Bom-dia! - Bom-dia! - Seja bem-vindo! - Seja bem-vinda! Surgiu uma senhora. Não a conhecia. Veio chumbo grosso... - O senhor não tem vergonha? Vive tremendo... Pare de tremer! Isto é um vexame... Não esperou a resposta. Mandou-se... Muitos ouviram os comentários. Revoltaram-se. Vergonha! Normalmente, ficamos doentes, sem querer. Lutamos contra as enfermidades. Buscamos, sempre, a saúde e o bem-estar. Após o pecado, sofremos e morremos. Não se trata de vergonha, ou não vergonha. O sofrimento é uma constante, uma terrível presença. Uns padecem mais. Outros, menos. Contudo, sofremos. Surge a pergunta: - Como nos portamos na dor e nos momentos difíceis? Cresce a nossa fé? Ou diminui a nossa crença?... No sofrer, muitos jogam pedras em Deus. Como agimos?... Vivemos nos lamuriando e nos queixando?... Além do mais, a dor nos purifica e nos aproxima mais do Senhor Deus. Animamos os doentes? Encorajamos os enfermos? Pensemos. Melhoremos. E aguentemos. Ponto final.


Crianças obesas têm mais chances 
de ter hipertensão arterial 
Alimentação inadequada e falta de atividade 
física contribui para este cenário 
Estudo apresentado recentemente em um Congresso de Cardiologia (ESC), aponta que crianças obesas têm quase seis vezes mais chances de desenvolver hipertensão arterial na vida adulta. “Nos meninos obesos, a probabilidade de hipertensão na vida adulta é de quase seis vezes em comparação com meninos com peso normal. Nas meninas obesas, o risco foi quatro vezes maior”, comenta o cardiologista Bruno Valdigem, especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP). Obesidade e hipertensão arterial, assim com todas as demais doenças cardiovasculares, estão listadas como as maiores causas de morte e morbidade no mundo. Embora essas doenças sejam reversíveis, tanto do ponto de vista clínico como social, sobretudo quando há mudanças de hábitos, a obesidade em crianças vem de berço, seja por hábitos relacionados à alimentação ou por hereditariedade. No estudo do Programa de Educação de Prevenção (PEP), com 22.051 crianças, de 3 a 18 anos, realizado na Alemanha, os pesquisadores mediram a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura (CC), a relação cintura-altura (RCA), as dobras cutâneas (SFT) e o percentual de gordura corporal (% GC). No período pesquisado, a prevalência de hipertensão arterial em crianças e jovens magros aumentou 5.4%, na mesma faixa etária com sobrepeso subiu para 9.8%, e para o mesmo grupo, porém composto por obesos, para 21.5%.
Consequências - A adiposidade, acúmulo de gordura nos tecidos, é considerada uma força motriz para as doenças cardiovasculares.  O que se observa há muitos anos é que a gordura abdominal está muito associada com a pré-hipertensão e a hipertensão em crianças e adolescentes, com aumento contínuo e reflexos na vida adulta. Ao apontar que crianças obesas podem desenvolver hipertensão arterial quando adultas, consequentemente outras graves doenças serão desencadeadas, como a apneia do sono (suspensão temporária da respiração). Segundo o médico, é importante que pais, educadores e cuidadores fiquem atentos e promovam hábitos saudáveis para as crianças, como uma alimentação adequada, com frutas, verduras e legumes, além de atividade física. “A hipertensão arterial pode e deve ser evitada desde a infância. O importante é saber que qualquer perda de peso na infância e na adolescência significará a redução de riscos à saúde no futuro”, conclui o cardiologista.


RS-118 recebe mais investimentos na região
Investimentos destinados para RS 118 chega a quase R$ 70 milhões
Em vistoria às obras de duplicação e restauração da RS-118, no dia 18 de setembro, o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, garantiu que até o final do ano serão entregues 10 quilômetros restaurados da pista antiga e 14 quilômetros de pista nova. Divididos em três lotes, os trabalhos envolvem um trecho 22,4 quilômetros da rodovia. Aguardada pelos moradores da Região Metropolitana, a obra abrange os municípios de Cachoeirinha, Esteio, Gravataí e Sapucaia do Sul.   Dos 14 quilômetros de pista nova previstos até dezembro, metade já deve ser entregue no final deste mês. João Victor explicou que apenas a conclusão dos viadutos e um trecho da rodovia em Sapucaia do Sul, que ainda depende de algumas desapropriações, devem ser finalizados em 2015. “As obras da via expressa entram na reta final da conclusão, com reforço da sinalização, especialmente em relação aos desvios. Já investimos nesta obra mais de R$ 67 milhões”.  Dominguez disse que o objetivo para os próximos dias é terminar a sinalização e entregar mais um trecho. “Mais da metade da obra, com certeza, deve estar concluída até o final do ano. A grande maioria dos entraves que tínhamos já foram encaminhados ou resolvidos”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Quando... 

Percebendo que alguma coisa não anda bem, simplesmente procuramos desculpas e justificativas para nossas frustrações... Quando eu tiver uma casa vou ser mais feliz, quando eu casar terei paz, quando eu tiver um carro vou visitar meus parentes, quando eu viajar começo minha dieta, quando, quando, quando? A partir do momento que tomamos consciência de que em nossas mãos esta de fato a solução, não perderíamos a oportunidade de recriar positivamente nossas atitudes em relação a vida, portanto, enquanto empurramos para depois o que deveríamos realizar hoje perdemos de concretizar uma situação nova que traga benefícios. Assim, de certa forma nascem as tais expectativas, futuras frustrações onde somos afogados pela tristeza e a incerteza de ser feliz, colocamos muito no outro a tentativa de justificar as permissões disfarçadas de desprendimento e bondade, quando na verdade estamos indignados e insatisfeitos com as situações de vida que levamos. A possibilidade de alcançar nossos objetivos está justamente nas decisões que afetam nossa alma indicando que a única probabilidade negativa existe quando delegamos a outro nossa vida. Quando omitimos e desistimos de verdade, nossos sonhos, desejos e vontades ficam estipulados num espaço e tempo indefinido que fragmentam nosso coração. Num futuro distante, sem perceber que agora neste exato momento talvez seja a chance de enfrentar-se a si mesmo e criar a oportunidade de concretizar, resgatar, terminar, iniciar aquilo que a muito tempo esteja protelando.

Voluntária aprende a fazer sapatos para bebês
Sueli Gaieski 
Os sapatos será entregues para bebês que vivem em situação de vulnerabilidade social
Com o tricô, as pessoas que tem o dom de fazer roupas estão desenvolvendo verdadeiras obras de arte e ainda ajudar as crianças que precisam. Através deste propósito, a dona de casa, Sueli Gaieski resolveu aprender e como lição em poucos dias de aprendizado confeccionou cerca de 60 pares de calçados. Ela disse que os sapatos serão distribuídos para mães com crianças até um ano de vida, em diversas comunidades carentes do Município. “É um incentivo de aprender mais e colaborar para que as crianças possam crescer fortes e agasalhadas nos meses de frio intenso”. Sueli relatou que tomou a iniciativa quando passou em frente a vitrine de uma loja, onde havia um curso especializado. Mas como tinha alguma noção, resolveu comprar revistas do gênero e iniciou a atividade. “Não faço para vender, apenas para dar as pessoas carentes da cidade, em parceria com as entidades que desenvolvem trabalhos solidários. Chego a fazer um sapato por dia, sem atrapalhar os afazeres domésticos”.

Artista plástico mescla o moderno 
com o tradicional 
Além dos quadros, uma das suas criações atuais neste segmento são 
pinturas em capas de celulares e tablets
Eduardo tem mesclado em suas obras, o tradicional e o moderno
Expressar os sentimentos, paisagens e sonhos através da pintura. Essas e outras formas são temas mostradas nas telas do artista plástico e designer gráfico, Eduardo Zuchi. Nascido em Canoas, mas atualmente residindo em Sapucaia do Sul, ele relata que seu início nas artes plásticas iniciou aos 13 anos, muito pela inspiração aos assistir na televisão os desenhos animados. “Na época, os colegas de escola ficavam impressionados com a qualidade dos desenhos, diante da perfeição as imagens ilustrativas”, disse Zuchi. Ele comenta que as principais formas são pintura em tinta a óleo e acrílico, como também de desenhos no papel, feito por caneta comum. “Nos últimos anos estou aderindo com uma nova criação que se chama arte digital, com interferência tradicional. Apesar de algumas resistências, outras plantaformas são importantes na atualidade, no que tange ao processo de criação”.
MODERNIDADE - Eduardo comenta que as novas técnicas ainda têm certa resistência, por parte de alguns artistas, mas a tendência no futuro é que haja uma integração com o trabalho convencional. “Uma das principais inovações são pinturas em capas de celular e tablets, além de uma nova roupagem aos antigos discos de vinil. Tudo pode ser tornar arte”. Zuchi ressaltou que durante a 37ª Expointer fez uma parceria com o Lions Club Esteio Industrial, onde 15% dos produtos comercializados foram revertidos para o trabalho assistencial desenvolvido pelo clube de serviço no município. O artista falou que em função de outras prioridades, as artes plásticas possuem um incentivo financeiro abaixo da expectativa. “Espero que o empresariado e os governantes tenham um olhar diferenciado a este tipo de trabalho e nos incentive a trabalhar e que novos talentos possam mostrar seus dons”. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Eduardo Zuchi pode encontrar pelas redes sociais.









Jovem é morto com tiro na nuca 
A vítima foi encontrada ainda com vida pelos policiais, 
em uma rua do bairro Tamandaré 

Um homem morreu com um tiro na nuca, próximo a um imóvel localizado na Rua Luiz Pasteur, bairro Tamandaré, em Esteio. O fato aconteceu no dia 21 de setembro, por volta das 5 horas da manhã. Segundo o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, a vítima era natural de Sapucaia do Sul e já possuía registros na polícia por roubo, furto e outros delitos. “O setor de investigação já está averiguando as possíveis causas do fato, em que nada será descartado”, disse Baldasso. Ele frisou que uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comunicou-lhe que ao chegar ao local, o homem estava com vida, mesmo com a gravidade do ferimento, mas faleceu instantes após dar entrada no Hospital São Camilo. Com este delito, Esteio registrou somente neste ano, cerca de 15 homicídios. Para Baldasso, alguns casos foram solucionados, enquanto outros estão em fase de conclusão ou em processo de solução. “Muitos destes fatos estão relacionados com o tráfico de drogas ou violência entre as gangues”.


Polícia prende foragido
O suspeito prestou depoimento na DP 
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio prenderam um homem suspeito de estar envolvido no homicídio, ocorrido no dia 03 de setembro, na Travessa Guaíba, no Centro. Ele foi detido na tarde do dia 23, em sua residência. O delegado Leonel Baldasso informa que a Polícia está ouvindo os depoimentos de outras testemunhas para confrontar com do indivíduo e em seguida encaminhar para as conclusões do caso. A vítima foi morta com dois tiros no peito a queima roupa, quando dois homens invadiram a casa e efetuaram os disparos. Um dos motivos analisados pela Investigação seja desavença é tráfico de drogas.


Homem é preso após invadir
estabelecimento comercial
O indivíduo foi detido com os produtos furtados
Policias militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) efetuaram a prisão no dia 16 de setembro, de um suspeito de cometer furtos no Centro. Conforme relatou os PM’s, a prisão se deu após a vítima comunicar o batalhão que um indivíduo quebrou o telhado e invadiu o estabelecimento comercial, situado na Rua Rio Grande, no bairro Centro. A prisão se deu após a vítima comunicar os policiais militares que um indivíduo quebrou o telhado e adentrou no estabelecimento, furtando alguns produtos. Feitas as buscas, o infrator foi abordado e com ele estavam os objetos furtados.


Adolescente é detido 
Policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM) aprendeu um menor de idade, com uma réplica de uma arma, sem funcionalidade. O fato aconteceu no dia 21 de setembro, por volta das 5 horas da manhã, quando o adolescente, em atitude suspeita caminhava na Avenida Luis Pasteur, no bairro Tamandaré.


Indivíduo é detido por guardas municipais 
A Guarda Municipal de Esteio efetuou a prisão de um homem suspeito de ter cometido furtos em alguns estabelecimentos comerciais, na área central da cidade. O fato aconteceu por volta das 10 horas, do dia 24 de setembro. Conforme o delegado Leonel Baldasso, através do relato dos guardas, um indivíduo estava furtando produtos de uma farmácia, quando um dos funcionários acionou a BM, mas próximo ao local, havia uma guarnição da Guarda que efetuou a prisão. Com ele, os guardas encontraram uma porção de maconha e de crack. “Esta foi a primeira prisão de suspeitos, a partir da nova lei que autoriza os guardas municipais a portarem arma de fogo”, informou Baldasso.


Suspeito é capturado por policiais militares 
Uma guarnição do 34º BPM prendeu no dia 21 de setembro, por volta das 14 horas, um indivíduo com atitudes suspeitas. O fato ocorreu na Rua Alegrete, no bairro Parque Amador. De acordo com informações dos PM’s que atenderam a ocorrência, o suspeito estava caminhando quando ao ser abordado tentou reagir. Durante a revista, os policiais militares verificaram junto ao sistema, que o suspeito encontrava-se foragido do sistema prisional. Ele foi conduzido a delegacia, onde prestou esclarecimentos e reconduzido ao presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário