sexta-feira, 12 de setembro de 2014

EDIÇÃO 1951

Um dos pontos que também chama a atenção de pessoas que visitam a Expointer, no Parque Assis Brasil, além dos animais e outros atrativos são as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, situadas próximas as esferas. Em tamanhos grandes, ao longo dos anos, esses dois símbolos importantes para os gaúchos, tem se tornado referência, assim como as esferas, que há mais de 40 anos representam a maior festa do agronegócio do país. Ao ver tremulando, pode observar em muitos rostos o orgulho de termos esses dois pavilhões expressivos e representam a luta de um povo.


Vendedores ambulantes comemoram 
boas vendas na Expointer 
Para a próxima edição, estão previstas novidades 
para atender o público visitante
A comercialização neste ano foi expressiva para os ambulantes
Durante a 37ª Expointer, um dos locais que atrai uma concentração maciça de pessoas são nas barracas localizadas na Avenida Independência, situada no lado externo do Parque Assis Brasil. Conforme o responsável pela organização dos espaços, Juliano Fripp, o resultado foi positivo, principalmente no último dia do evento, onde todos os vendedores tiveram um resultado expressivo, com uma venda acima da expectativa. “O tempo colaborou e a receptividade do público tem aumentado a cada ano”, disse Fripp. Ele comentou que durante o evento, juntamente com os demais vendedores ambulantes foi arrecadado aproximadamente 400 quilos de alimentos que será entregue para instituições que trabalham para pessoas em situação de vulnerabilidade social do município. “Outro ponto de destaque em nosso espaço foi uma homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no RS e um painel com a história deste comércio, durante a Expointer, que iniciou em 2003”. Juliano informou que a edição da feira, em 2013, os ambulantes tem sido cobrado e atendendo as exigências principalmente do Corpo de Bombeiros, no que é relacionado ao Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI). “Em função de alguns problemas, próximo ao início do evento, não conseguimos fazer algumas melhorias como um espaço coberto e uma elevada, oferecendo um conforto a mais aos visitantes da maior feira do agronegócio da América Latina”. A questão dos vendedores ambulantes externos ganhou notoriedade, em razão de sua proibição de instalar as bancas, por parte dos administradores do Parque Assis Brasil. Diante dessa medida, durante uma noite, um grupo de ambulantes pernoitou na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores de Esteio, como forma de reivindicar seus direitos e fazer um apelo junto aos parlamentares locais.


Crateras na Vila Navegantes 
revolta a comunidade
Apesar da colocação de britas, algumas ruas encontra-se intransitáveis
Por ter sido um inverno onde a predominância foi a chuva e não os dias gelados, a comunidade da Vila Navegantes, localizada no bairro Liberdade tem passado por situações complicadas. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do local, Elito Scapini, conhecido como Chapolin, é visível observar nas ruas da vila água empossada, por muito tempo, mesmo em períodos em que não houve precipitação pluviométrica. “A população está indignada, pois as ruas também encontra-se em péssimas condições, ocasionando problemas nos carros como de pneus furados”, comentou Scapini. Ele relata que até se iniciou um trabalho para recuperar as vias, mas alguns moradores revoltados quase agrediram os funcionários que executavam suas funções. “Até compreendo essa medida, pois não suportamos viver mais no esquecimento por parte dos governantes, que só aparecem no período eleitoral e depois não sabem mais de nossa existência”. Scapini falou que nos próximos dias pretende agendar um horário com o chefe do Executivo Municipal e com os secretários responsáveis para tratar de assuntos no que tange a infraestrutura do local. “Algumas melhorias foram prometidas ainda para este ano e nada foi feito por enquanto, inclusive a regularização e não saiu do papel”.


Apresentado os vencedores da mostra
fotográfica ‘Domingo no Parque’ 
O banner ficou exposto para que os visitantes 
pudessem observar um outro lado do local
O banner com as fotos chamou a atenção do
público visitante na Expointer
Durante os nove dias da 37ª Expointer, uma das atrações da festa foi a exposição das fotos vencedoras da primeira edição do concurso ‘Domingo no Parque’. O material ficou exposto em banners junto ao prédio da administração do Parque de Exposições Assis Brasil. Conforme o sub-secretário de Agricultura, Adeli Sell, um dos objetivos que originou essa mostra fotográfica foi para divulgar em diversos ângulos as belezas existentes no parque, que desde março deste ano, abriu os portões aos domingos, para que as famílias possam se divertir e também como uma nova opção de lazer na região. “A ideia é fazer é oferecer condições para que o espaço seja mais bem utilizado durante todos os meses do ano”, disse Sell. Ele ressalta que a iniciativa é que o parque abra aos sábados, com um calendário de eventos e atividades diferenciadas, inclusive à noite. Entre os vencedores do concurso estão Giovani Alves, de Cachoeirinha foi escolhida como a foto mais votada pelos internautas. Já a segunda colocada votada pela internet foi a Casa do Jornal Destaque foi feita por Amanda Noll, de Estrela. A terceira foto que recebeu mais votos foi captada pelas lentes de Marilu Reis da Silva, de Esteio. A votação aconteceu por uma página em uma rede social. As 40 fotografias selecionadas fizeram parte da exposição. Dentre as fotos que fazem parte do material estão alguns nomes da comunidade esteiense como de Rodrigo Jankoski e do casal Sônia e Marco Antônio Hammermuller, além de Marcelo Dumit e Leandro Canabarro. Essa foi uma das ações que teve início no dia 09 de março de 2014, quando os portões do Parque de Exposições foi aberta para o público em geral. O foco da iniciativa é que as famílias pudessem aproveitar as pistas, as sombras das árvores, além da realização de alguns eventos como feiras de artesanato e apresentações artísticas. Os participantes da exposição receberão certificados de menção honrosa.


Escritor palestra para estudantes 
no Colégio Adventista
Álvaro Gomes falou sobre suas experiências na carreira literária
Cerca de 70 alunos do 8º ano do ensino Fundamental ao 2º ano do ensino Médio do Colégio Adventista de Esteio participaram da atividade o ‘Autor Presente’. O evento aconteceu no auditório da instituição, onde contou com a participação do escritor Álvaro Cardoso Gomes. Segundo a diretora da escola, Carmen César, um dos objetivos da ação, além de oferecer condições para incentivar a leitura entre os adolescentes, também oportuniza dos estudantes de conhecer um pouco mais sobre o cotidiano de um escritor, suas peculiaridades e forma de criar suas obras. “Essa atividade fora da sala de aula também é importante, pois é uma maneira de obter mais conhecimento e que pode ser importante no futuro”, disse Carmen. Ao ter lançado seu primeiro livro em 1978, passados 36 anos dedicados a literatura, Álvaro já escreveu cerca de 80 livros, em sua maioria dedicada as crianças e aos adolescentes. “Entre os principais assuntos abordados em minhas obras são temas que interessam a este público como ficção cientifica e comportamental”, ressaltou Gomes. Ele destaca que a recepção nas escolas onde divulga seus trabalhos é muito importante, além de receptividade calorosa, a grande maioria tem a curiosidade de conhecer mais sobre o processo de elaboração ao desenvolver um livro, desde as primeiras linhas até chegar ao leitor. Entre as obras do escritor estão ‘A vida por um fio’, ‘A Grande decisão’, ‘Liberdade ainda que tardia’ e o mais recente trabalho à venda é ‘Memórias quase póstumas de Machado de Assis’, que trata-se sobre a biografia do escritor carioca e detalhes e explicações de suas principais obras.


Procon promove ação alusivo 
ao aniversário do CDC 
No dia em que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 24 anos de criação, o Procon de Sapucaia do Sul fará uma ação nos estabelecimentos comerciais da cidade, no dia 11 de setembro. A atividade acontece das 10h às 17h, onde funcionários do órgão  visitarão estabelecimentos comerciais localizados na Avenida João Pereira de Vargas. A diretora do Procon, Miriam Grisa, explica que todo comércio deve ter um exemplar do Código à disposição dos consumidores. “Na hora das compras, caso surja alguma dúvida, o consumidor pode consultar o código, e finalizar a compra com tranquilidade”, destaca Miriam.  Os estabelecimentos que ainda não possuem o código, e não forem contemplados com a ação, podem buscar seu exemplar, gratuitamente, no Procon, localizado na Avenida Assis Brasil, nº47, Centro. O Procon sapucaiense atende, em média, 860 consumidores por mês. No Município, o percentual de resolução das reclamações é de 98%. O órgão atende na cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone 34532-6762 ou 3453-5912. O endereço eletrônico do Procon é proconsapucaiadosul@gmail.com.


Apesar de positiva, Expointer 
tem redução nas vendas 
Em relação com 2013, houve uma queda de 17%,
principalmente nas máquinas e animais
A apresentação dos dados aconteceu no auditório Hugo Gerdau
Uma das últimas atividades da 37ª Expointer, no dia 07 de setembro, foi a divulgação parcial dos números alcançados pela feira. A atividade foi realizada no auditório Hugo Gerdau, na Central de Imprensa, com a participação de representantes do Governo do Estado, juntamente com os patrocinadores e colaboradores do evento. O total de negócios fechados na edição de 2014 é de R$ 2.729.022,00. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze disse que o rendimento é considerado positivo em todos os aspectos da feira. “O número é espetacular. O agronegócio não vive crise, ao contrário, continua crescendo”, afirmou Fioreze. Ele destacou que em alguns setores houve uma redução na venda de animais, pois foi consequência da diminuição da participação na feira. De acordo com o sub-secretário da Agricultura, Adeli Sell, o sucesso da 37ª Expointer foi o resultado de um trabalho coletivo, onde houveram diversos avanços, por intermédio da parceria público/privado. “Talvez essa feira teve entre outros atrativos a marca da ousadia e da diversidade, principalmente no que é ligado a questão cultural”, comentou Sell. Ele falou que no palco central passaram durante o evento trabalharam cerca de mil profissionais, entre artistas e produtores dos shows. “Outro fator de destaque foi as novidades no parque de diversões que atraiu um público expressivo e gerou recursos financeiros importantes”.
BUROCRACIA - Adeli ressaltou que deve ser estudadas mudanças para o próximo ano, no que tange ao processo de licitação, pois entre as melhorias que precisam ser tomadas é relacionada a venda dos ingressos, assim como as obras para a construção de uma faixa exclusiva para os carros elétricos e mais acessibilidade. “Trabalhar na Expointer foi uma experiência fantástica tanto que já me considero um cidadão esteiense”.
Resultados da 37ª Expointer 
Visitantes - O número chegou a atingir cerca de 450 mil. A quantidade de pessoas ultrapassa a edição de 2013, quando 384 mil visitantes estiveram no evento. Na avaliação do secretário Claudio Fioreze, o resultado é fruto da melhora no acesso ao parque, via BR 448 – Rodovia do Parque, e das adequações estruturais. Máquinas  - Neste ano, a Expointer chega ao fim com R$ 2.713.250.000,00 em vendas de máquinas. O número é 17% menor do que o ano passado, mas é considerado ótimo pelo setor. E se comparado à edição retrasada, o balanço atual ainda é positivo, disse o presidente do Simers, Claudio Bier.  Animais  - As vendas de animais atingiram R$ 12.419.410,00, com destaque para a qualidade dos exemplares trazidos a feira. Neste ano, os expositores fizeram uma seleção muito criteriosa. Isso se deu pelo reflexo no preço médio pago por animal, que está mais alto em 2014. Agroindústria Familiar - Os números deste ano nas vendas da agricultura familiar superaram 2013. O aumento é sucessivo ao registrado nas últimas edições. Desta vez, o resultado é de R$ 1.953.000,00. Houve produtores que ficaram sem mercadoria, antes do término da feira. Artesanato - O Pavilhão do Artesanato também teve balanço positivo. Neste ano foram movimentados R$ 1.400.000,00 em negócios.


Trensurb bate recordes de público
Mais uma vez o transporte dos visitantes à Expointer passou pelos trens da Trensurb. É impossível imaginar a maior feira do agronegócio do Estado sem o serviço de mobilidade prestado pela empresa metroviária. Em uma semana a empresa bateu três recordes de passageiros transportados. No dia 01 de setembro, o metrô recebeu 225.420 passageiros; no dia 04, foram 227.415 usuários; e  no dia 05, o maior número de passageiros transportados: 228.250 pessoas. No período de nove dias do evento, foram transportados 1.625.721 passageiros no sistema, sendo 16,47% superior à média diária de passageiros transportados no ano de 2014, correspondendo a um acréscimo de 229.935 usuários. Em 2013, foram 1.369.158 passageiros transportados, ou seja, mais 256.563 usuários (18,74%). Na Estação Esteio circularam 205.289 pessoas, um aumento de demanda de 132,76%, ou seja, 117.091 usuários a mais, em relação à média de sua demanda normal.


Rainha e princesas da Expointer 
visitam a casa do JD 
As jovens relataram suas experiências durante os nove dias do evento
O diretor do periódico, Miguel Luz, com as soberanas da festa,
na casa do JD, no Parque Assis Brasil
A corte da 37ª Expointer, formada pela rainha e a 1ª e 2ª princesa estiveram realizando uma visita de cortesia a Casa da Rádio e do Jornal Destaque, no dia 07 de setembro. De acordo com o organizador do evento, Paulo Moura, neste ano, uma das novidades foi que a corte não ficou restrita apenas para jovens do município e contou com a presença de meninas de várias regiões do Estado. “Isso representa a evolução do concurso ao longo que quase uma década de existência, acompanhando o crescimento da maior feira do agronegócio do país”, disse Moura. Ele ressaltou que o evento contou com o auxílio da ex- miss Brasil, Deise Nunes, que ministrou palestras sobre passarela e etiqueta. “O concurso Rainha da Expointer já possuía uma visibilidade e agora com este novo formato, a tendência é crescer ainda mais e atingir um patamar importante”, comentou Paulo. Moura informou que participaram do concurso 1,4 mil candidatas de todo o país. A final do evento aconteceu em agosto, no Restaurante Panorâmico.
TRAJETÓRIA - Natural de Tapejara e estudante do curso de Administração de Empresas pela UPF, a soberana da festa do agronegócio, Letícia Kuhn disse que ficou sabendo do evento, através das redes sociais e resolveu participar. “Quando resolvi que iria se inscrever tinha a convicção que deveria estar bem preparada, não só fisicamente, mas também conhecer um pouco mais sobre o agronegócio e a cultura do Rio Grande”, ressaltou Letícia. “Com essa nova etapa pretendo conciliar os estudos e os eventos em que irei representar, juntamente com a corte, divulgando a Expointer, pelo Estado e no país”. A primeira princesa é Mônica Fonseca, 20 anos, competiu no concurso representando Pelotas, cidade onde reside. Ela relatou que desde o tempo de escola vinha visitar a feira no Parque Assis Brasil e após esse período não deixou de frequentar o maior evento do agronegócio da América Latina. “Essa 37ª edição é muito especial, onde jamais esquecerei, pois além de passear fiz um bom trabalho integrando a corte da festa”. Apesar da segunda princesa representar Santa Maria no concurso, suas raízes são oriundas da Região Metropolitana. Marilinda Correa, 18 anos, é nascida em Sapucaia do Sul, mas foi criada na cidade localizada na Região Central do Estado. Ela enfatizou que tem um elo não apenas no município onde nasceu, mas também em Esteio, onde tem familiares que residem em ambos os locais. “Sempre passei férias junto aos meus familiares nestes territórios e que marcaram minha vida”. Ela disse que ter se tornado a terceira colocada foi algo especial em minha vida.


Distribuição de carreteiro e arroz doce
Cerca de 30 quilos de arroz foi utilizado para confecção do almoço coletivo
Com o objetivo de incentivar o aumento do uso do arroz nas refeições dos gaúchos, o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) promoveu no dia 06 de setembro, a distribuição de carreteiro e de arroz doce, para os visitantes da 37ª Expointer. Foram utilizados cerca de 30 quilos de arroz, mesclado entre o branco e o integral, além de outros alimentos que compõem a confecção do alimento. Ao todo foram distribuídos para as pessoas aproximadamente 700 pratos de arroz e de arroz doce. Segundo a nutricionista do órgão, Cleusa Amaral, conhecida também por Cléo, essa atividade é realizada pelo terceiro ano consecutivo em frente ao espaço do Irga, no Parque Assis Brasil. “A proposta é que as pessoas possam ter a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva, não somente o que chega pronto na casa do consumidor, mas o processo em geral”, comentou. Ela frisou que talvez um dos motivos que o consumo do arroz não seja tão expressivo é que nos dias atuais, com a presença maciça dos lanches rápidos e dos produtos industrializados, muitos gaúchos deixaram de ter uma alimentação mais saudável. “Pode ser considerado até insignificante, pois ao ingerir o arroz, feita de maneira adequada, contribui para uma alimentação mais equilibrada e ter uma melhor qualidade de vida”. Cléo ressalta ainda que apesar da maioria dos brasileiros consumirem o arroz branco, que possui uma quantia significativa de carboidratos. Já o arroz integral, pode ser melhor indicado para ser ingerido, pois é rico em fibras e outros nutrientes que fazem bem para as pessoas.


Jornalista da Câmara de Esteio 
no espaço Jornal Destaque
Terezinha e a família visitaram a casa do JD, na Expointer
Entre os visitantes que foram até a Casa do Jornal Destaque, no Parque Assis Brasil, durante a 37ª Expointer foi a jornalista da Câmara de Esteio, Terezinha Bobsin acompanhada do esposo, Marcos Bobsin e do sogro, Reynor Bobsin. Terezinha destacou que além de ser uma casa aconchegante, também é a oportunidade do público em geral conhecer um pouco mais sobre nossa cidade, através de sua história.

Casa do JD na Expointer vira estúdio fotográfico 
O local foi escolhido para registros dos visitantes 
 que prestigiaram o evento
Por estar localizada em um dos pontos mais significativos do Parque de Exposições Assis Brasil, a Casa do Jornal Destaque chama a atenção do público que visita a Expointer pela beleza e também pela presença de uma figueira, que é um dos símbolos do local. Diante disso, a empresária do ramo de fotografia e eventos, Adriana Müller resolveu explorar o local, tornando-os como cenário perfeito de uma cena inesquecível. Segundo Adriana, que trabalha há mais de duas décadas com fotografia, o que motivou a escolha deste local foi pela beleza, mesclada com um cenário rústico e ao colocar um figurino especial, desde roupas de épocas até adereços com cores chamativas, o espaço torna-se algo expressivo. “Foi um local magnífico, onde as pessoas nos recepcionaram de maneira expressiva”. Durante todo o dia, as lentes dos fotógrafos atraiu a atenção de pais e principalmente das crianças que tiveram a oportunidade de mostrar seu lado de modelos.

Cultura cigana é destaque na Expointer
O grupo esteiense ressaltou a qualidade da música cigana
Uma das atrações do palco de shows da 37ª Expointer foi a apresentação do grupo de dança cigana, que é coordenado por Lori Emanoela da Silva. O evento aconteceu por volta das 12 horas, quando as dançarinas subiram ao palco para divulgar a cultura cigana para os visitantes da maior feira do agronegócio da América Latina. Após a exibição, as dançarinas estiveram visitando a Casa do Jornal Destaque, no Parque Assis Brasil. Lori destacou que este espaço dedicado a comunicação da cidade é importante, pois além de divulgar o que ocorre no evento, também temos a oportunidade de saber os fatos que estão acontecendo na cidade. “É um local fascinante, não somente pela estrutura, mas pelas pessoas que nos acolheram com carinho e respeito”. À tarde, mesmo sob uma forte chuva, o cantor Daniel Mello se apresentou no palco principal mostrando suas principais canções e seu mais recente trabalho.


Colégio La Salle Esteio inicia projeto de revitalização arbórea da área verde 
A proposta visa incentivar a recuperação de espaços 
de preservação da natureza
A manutenção e limpeza é fundamental para a integralidade das árvores
O Colégio La Salle Esteio deu início ao projeto de revitalização arbórea da área verde no mês de junho. Por demanda da direção da escola foi realizado um contrato de assessoria técnica com a empresa Geomarinne representada pelo Biólogo Brites F. Pereira. A área verde é um dos grandes orgulhos da instituição, localizada em quadrante total de 600 metros quadrados e possui mais de 100 árvores de diferentes espécies nativas e exóticas. Este espaço verde dentro de uma cidade possui grande importância, desempenhando serviços ambientais como o resgate de carbono, reciclagem do ar e criando microclimas locais regulando melhor a variação das temperaturas. A área verde atua também como um “refúgio da vida silvestre”. Segundo o biólogo Brites, este espaço propicia um refúgio para diversas aves nativas que ocorrem na região, como por exemplo, o Pica – Pau do campo (Colaptescampestris). A avifauna utiliza a área para seus hábitos de vida como nidificação e alimentação. Na avaliação do biólogo foi constatado que algumas árvores necessitavam de podas de limpeza e manutenção, assim como outras árvores que estavam mortas deveriam ser removidas para zelar pela segurança dos alunos e usuários da área. Através de um laudo de inventário das espécies de árvores, o colégio solicitou a secretaria do Meio Ambiente, as licenças ambientais para realizar a poda e supressão de algumas árvores. As licenças foram expedidas no mês de agosto, dando assim, início a segunda etapa do projeto a execução das podas e supressão.
NATIVAS - Para atender a legislação municipal referente à supressão de árvores, foram realizadas as medidas da altura e diâmetro do tronco das árvores selecionadas e realizado uma avaliação de estado fitossanitário identificando a saúde das árvores. Vistoriou-se também a presença de ninhos das aves, felizmente nenhum ninho em uso foi encontrado. Na terceira e última etapa do projeto de revitalização, está previsto a compensação ambiental pela supressão das árvores. Serão plantadas dentro da própria área verde 56 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul. Dentre estas espécies foram priorizadas na escolha árvores frutíferas, como por exemplo, araçá, guabiroba, ingá feijão, jabuticaba e pitanga. O Colégio pretende realizar uma atividade de educação ambiental com os alunos em um ato simbólico em comemoração ao dia da árvore, em 21 setembro, realizando o plantio das mudas nativas.


ACESS faz reunião na Casa de Esteio
Diretora da ACESS, em reunião na Expointer
A ACESS – Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul realizou durante a Expointer uma reunião de trabalho na Casa de Esteio, à convite do prefeito Gilmar Rinaldi. O presidente da ACESS, Cleiton Charutti,  entende este gesto como uma aproximação entre poder público e contadores e contabilistas, uma vez que recentemente  a entidade teve participação efetiva em temas como a criação da Cartilha de Alvará de Localização, desenvolvimento da Nota Fiscal Eletrônica e adesão à Redesim – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, agilizando procedimentos e reduzindo a burocracia.


JV Supermercados comemora um ano 
Novidades e atrações estão previstas para 
ocorrer no dia do aniversário
A variedade de produtos e a qualidade no atendimento tem sido atrativo no JV Supermercados. Além disso, as mercadorias vendidas no açougue é uma das atrações do empreendimento, assim como a padaria
O JV Supermercados festeja no dia 11 de setembro, um ano de instalação de sua segunda unidade em Esteio. Localizado na esquina entre as ruas Pelotas e Gravataí, no Centro. Segundo o empresário e responsável pela unidade, Guilherme Almeida, este primeiro ano teve um saldo positivo, pois as constantes ofertas, em todos os setores do mercado foi um dos atrativos para a vinda dos fregueses. “Também pode-se frisar que foi um ano onde conquistamos novos clientes e desafios, que nos motivaram cada vez mais em oferecer um produto de qualidade aos consumidores”, disse Almeida. Ele destaca que a grande maioria dos clientes residem no bairro Centro, mas também há compradores de outros pontos da cidade. “Algo curioso é que já tivemos até um japonês que estava em visita na região e esteve comprando o popular ‘cacetinho’”, brincou o empresário. Guilherme ressalta que uma das referências do JV Supermercados e que já está consolidado é a tradicional ‘Sexta-feira Verda’, onde é vendido hortifrutigranjeiros de qualidade e com um preço acessível. “Entre outros espaços no mercado que atraiu clientes é a padaria e o açougue, que também possui uma variedade de produtos, que prima também, assim como demais setores num atendimento capacitado e diferenciado”. Atualmente o JV Supermercados possui cerca de 30 funcionários e as cores são azul e amarelo. Além disso, o empreendimento possui uma outra loja, situada na Avenida Senador Salgado Filho, onde se originou o trabalho neste segmento. No dia 11, estão previstas diversos eventos para lembrar a data.









Ação prende suspeitos de 
cometerem extorsão e sequestro 
Entre os municípios atingidos pelos delitos 
estão Esteio e Sapucaia do Sul
Os suspeitos estavam agindo em diversas cidades da região
A Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou, no dia 04 de setembro, a ‘Operação Sinos’. Um dos objetivos da ação era combater o crime de extorsão mediante a sequestro. Cerca de 70 policiais cumpriram 18 mandatos de prisão e 11 mandatos de busca e apreensão, em diversas cidades do Vale do Sinos, entre elas, Esteio e Sapucaia do Sul. A operação foi conduzida pelos delegados Joel Wagner e Adriana Gomes. Conforme a delegada Adriana, os vários crimes ocorridos em 2014, todos em fase final de investigação, onde os alvos são quadrilhas que cometem extorsão. “A maioria das vítimas são gerentes de banco e empresários, principalmente da região”, explicou Adriana. Ele destacou que a operação resultou na prisão de 16 pessoas, além da apreensão de duas armas, dinheiro e rádio- comunicadores. Segundo Joel Wagner, apesar do fato ser de extorsão mediante sequestro, os suspeitos agem de maneira diferente conforme as vítimas. “Nos casos envolvendo gerentes, normalmente a vítima é mantida em um veículo ou na sua residência, tendo um desfecho mais rápido. Já se tratando de empresários ou familiares, as pessoas são levadas para um cativeiro e, normalmente, o seu desfecho tem um tempo maior”, ressaltou o delegado. Wagner frisou que as investigações apontam que os valores obtidos com os sequestros serviriam para financiar o tráfico de drogas, além de servirem como fonte de renda e suporte financeiro para os indivíduos. Dentre os alvos da investigação, também estão detentos do regime semiaberto do Presídio Estadual de São Leopoldo. Os presos foram encaminhados ao DEIC para os procedimentos de polícia judiciária. Após, serão encaminhados ao sistema prisional. A ‘Operação Sinos’ também contou com o apoio da Susepe.


Polícia Civil de Esteio investiga 
roubos de veículos
A maioria dos objetos são eletroeletrônicos
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio apreendem no dia 05 de setembro diversos objetos roubados de vítima de assaltos na Região Metropolitana. O mandado de busca e apreensão foi cumprido em Sapucaia do Sul, no bairro São Jorge. Foram apreendidos diversos eletroeletrônicos que haviam sido roubados. A Polícia já identificou e restituiu um aparelho celular de uma vítima de roubo de veículo, no mês de fevereiro, em Porto Alegre. Segundo o delegado Leonel Baldasso, nos GPs encontrados serão rastreados os históricos de percurso para a verificação de outras vítimas. O suspeito já foi identificado e será solicitada a prisão preventiva do mesmo por roubos a motoristas.


Suspeito é preso por furto em loja 
Um homem foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM), na tarde do dia 08 de setembro. O fato se deu por volta das 17 horas, quando os PM’s prenderam um suspeito de ter furtado um estabelecimento comercial, situado na Avenida Presidente Vargas. Segundo informações da BM, a prisão se deu após a vítima comunicar aos policiais militares que um indivíduo havia entrado na loja e colocado duas calças dentro de uma bolsa e saiu sem pagar. Alguns funcionários correram para tentar pega-los, mas como tinha um PM próximo, acionou o reforço, prendendo o suspeito.


Homem é preso por porte ilegal de arma
Os materiais que foram encontrados com o suspeito
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio prendeu um homem portando um revólver sem autorização. O fato aconteceu no dia 06 de setembro, por volta das 13 horas, na Rua Érico Veríssimo, no bairro Navegantes. De acordo com informações da Brigada Militar, a prisão se deu após os policiais serem comunicados que estava ocorrendo um tiroteio no local. Quando os PM’s chegaram, o suspeito entrou em um veículo Corsa Hatch, de cor prata e com arma na mão, tentando fugir. Durante a fuga, o condutor do veículo bateu contra um muro e foi preso. Com o suspeito, os policiais militares encontraram cinco munições e uma touca tipo ninja. No carro também havia um homem que foi levado para a DP.


Morte de mulher é esclarecida 
Agentes da Delegacia de Polícia escoltaram no dia 04 de setembro, o suspeito da morte de uma mulher, que foi morta a tiros no dia 17 de fevereiro e encontrada em um terreno, localizado no bairro Parque Claret, em Esteio. O suspeito do assassinato está recolhido na Penitenciária Estadual do Jacuí e foi buscado por agentes policiais da cidade para reconhecimento  e coleta de material genético de DNA, pois a vítima teria lutado contra o agressor e arranhado o suspeito, ficando com vestígios de pele humana em baixo das unhas. Agora, o material será confrontado para comprovar a autoria do crime. O preso permanecerá recolhido em presídio de segurança máxima, conforme os policiais de Esteio.

Apreensão de menor 
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio deteve no dia 07 de setembro, um adolescente, por volta das 16 horas. A apreensão se deu ao constatar que o indivíduo tinha um mandato de prisão em seu nome.


Prisão de foragido 
Um homem que se encontrava foragido do sistema prisional foi preso no dia 07 de setembro, nas dependências do Parque Assis Brasil, no bairro Novo Esteio. O fato foi registrado pelo 34º Batalhão de Polícia Militar do município.


Polícia Civil divulga resultados 
Foram registradas cerca de 70 ocorrências, durante a 37ª Expointer
A unidade móvel ajudou a oferecer segurança aos visitantes
A Polícia Civil apresentou um balanço sobre a 37ª Expointer. Segundo o delegado Leonel Baldasso, que foi responsável pela coordenação da PC no Parque Assis Brasil, foram registradas no posto policial, um total de 70 ocorrências, sendo 21 casos relacionados a arrombamentos em automóveis. Além disso, o maior índice foram os furtos de documentos e carteiras de pessoas. “Um caso que chamou a atenção foi uma prisão efetuada pela Brigada Militar que constatou extorsão por indivíduos que agiam com guardadores de carros, chamados de ‘flanelinhas’”, informou. Ele enfatiza que neste caso, os ‘flanelinhas’ estavam cobrando cerca de R$ 70,00 para as pessoas estacionarem. “Além disso, os tais guardadores de carros obrigavam os motoristas a adquirirem uma camiseta da suposta entidade”. Baldasso reiterou que o caso será investigado, pois não existe lei que autorize este tipo de serviço. Ocorreram também desentendimentos entre participantes de estandes. Outro caso que foi apurado foi de um homem que comeu em um restaurante e teria sido servido carne de qualidade inferior como sendo carne de picanha. O caso foi comunicado na delegacia que vai apurar se ocorreu crime contra o consumidor. O delegado de Esteio disse que à segurança pública, no parque, durante o evento transcorreu dentro da normalidade. “A maioria dos delitos acontecidos são comuns em todos os anos, devido a grande circulação e aglomeração de pessoas, dentro de uma ‘cidade termporária’”, avaliou. Além do ponto fixo no Parque Assis Brasil, a Polícia Civil levou para a Expointer sua unidade móvel, que possui entre outras dependências uma carceragem, gabinete de delegado e até um alojamento. Inclusive existe câmeras de videomonitoramento que registra as cenas que acontecem ao redor do veículo.


Menino de 13 anos é detido com drogas
Um menor de apenas 13 anos foi detido por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio, na noite do dia 08 de setembro. Segundo informações do 34º BPM, por volta das 23 horas, uma guarnição abordou um menor que estava passando por um local que é conhecido pela comercialização de entorpecentes, na Travessa Calçadão Norte, no bairro Primavera. Com o menor foi encontrado prensados de maconha, quatro pedras de crack e R$ 44,05, em dinheiro. O suspeito foi apreendido por tráfico de drogas, onde seus pais ou responsáveis serão acionados para prestar esclarecimentos junto aos órgãos competentes.


Produtos contrabandeados 
são recolhidos na feira
Ação contra os produtos pirateados foi intensa 
Policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), juntamente com agentes da Polícia Civil, por intermédio de Delegacias especializadas, Ministério Público Estadual e do Sindióticas participaram no dia 04 de setembro, da ‘Operação Expolegal’. Um dos objetivos da ação era de coibir o comércio ilegal de óculos, brinquedos e objetos irregulares que estavam sendo comercializados nas bancas instaladas na Avenida Independência, no lado externo do Parque de Exposições Assis Brasil. De acordo com informações dos policiais envolvidos, os brinquedos não possuíam o selo do INMETRO, não garantindo assim, a segurança das crianças ao usar o brinquedo. A ação resultou na apreensão de 303 óculos, 265 brinquedos infantis, impróprios ao consumo e sete bonés. Além disso, foram indiciados, onze comerciantes. Segundo o delegado Eduardo Coutinho, através da Seção de Investigação do Decon foram determinadas previamente as bancas que continham mercadorias ilegais e posteriormente deveriam ser examinadas, mas durante a operação foi flagrado mais comerciantes vendendo mercadorias falsificadas ou irregulares. Coutinho disse que os brinquedos infantis devem conter o selo do Inmetro para serem comercializados legalmente, pois ele garante a segurança da criança ao manusear esses objetos. Também participaram da operação, Decon/Deic e Polícia Rodoviária Federal.


Recuperação de veículo 
Uma guarnição do 34º BPM recuperaram um veículo Gol, de cor branca, que estava abandonado na Rua Lauro Dondonis, no bairro Primavera. O fato foi registrado no dia 08 de setembro, por volta das 8 horas.


Telefones da Delegacia 
A Delegacia de Polícia de Esteio conta com novos telefones. Os principais números são 3458-9650 e 3458-9657 O plantão 24 horas, o número é 3458-9673. A DP fica localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário