sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EDIÇÃO 1949

Mesmo com o trabalho que vem sendo feito de operação ‘Tapa buraco’ na cidade, ainda há locais que ainda não foram contempladas com este recurso. Um desses fica localizado na esquina entre as ruas Bento Gonçalves e São Jerônimo, no Centro. Para evitar que carros tenham problemas mecânicos, ao cair no buraco, assim como em pedestres. Foi instalado um cavalete e um pneu velho com o objetivo de sinalizar a área com o propósito de chamar a atenção das pessoas. O que pode-se observar é que um dos motivos do fato é que houve uma cedência do asfalto, devido a obras no local.


Sargento Álvaro do Nascimento
Lançado o selo em homenagem aos 25 anos do Corpo de Bombeiros 
O material será utilizado para as postagens de correspondências 

A empresa Correios e Telégrafos lançou recentemente um selo comemorativo aos 25 anos de existência da unidade do Corpo de Bombeiros do município. A data é lembrada em julho, mês onde também é comemorado o dia do bombeiro. A imagem retrata a fachada do prédio localizado no bairro Tamandaré, assim como os carros, ambulância, caminhão e barco que adquiridos recentemente para melhor ajudar a comunidade em casos de emergência, como acidentes, sinistros, alagamentos, entre outras situações. O material será usado nas agências dos Correios da cidade e em diversas regiões do Estado, para a postagem de cartas. O responsável pelo CB é o sargento Álvaro do Nascimento. Um dos episódios onde a corporação teve uma grande importância, inclusive chamou a atenção pela falta de equipamentos, na época foi em relação as enxurradas que atingiram a cidade em agosto, outubro e novembro de 2013. A corporação está instalada em uma área de 5.800 metros, na Rua José Martins. A pedra fundamental do prédio aconteceu no dia 25 de maio de 1988. Um dos principais colaboradores para que a obra fosse mais rápida se deu graças aos recursos, através do Consepro, que tinha como presidente Jalmir Zagonel. Sua inauguração aconteceu no dia 01 de julho de 1989, onde contou com a participação de autoridades civis e militares da cidade e região.
Selo alusivo as bodas de prata da instituição militar

Moradora fica indignada pelo descaso 
em obra na calçada
O local sem o calçamento prejudica a passagem dos pedestres
Por enquanto nenhuma providência foi tomada, pelos órgãos competentes em relação a péssima situação em que se encontra uma calçada localizada na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro São Sebastião. De acordo com a proprietária do imóvel Sueli Gaieski, devido a um problema no local, acionou os serviços da secretaria de Obras e Viação para o reparo. Mas diante do trabalho, parte da rede que passa pelo local deve ter quebrada e foi acionada a Corsan para resolver o problema. “Por enquanto ninguém apareceu e que inclusive temo pela segurança das pedestres que passam pelo passeio público, pois as pedras estão escoradas no muro”. Ela frisa que não tem conhecimento, mas alguém já chegou a colocar até cimento para amenizar a situação.


Alunas e professora do Edwiges Fogaça
visitam o ‘Museu Destaque’
As alunas e a professora ficaram admiradas com o acervo do espaço cultural
A educadora Ivonete Espindula de Melo, juntamente com as estudantes Jade Doro dos Santos Queiroz, 13 anos e Giovanna Horne Zorzo, de 12 anos, ambas do 7º ano do ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Edwiges Fogaça estiveram realizando uma visita ao Museu Destaque. O passeio histórico aconteceu na tarde do dia 19 de agosto, onde puderam ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade, através do espaço que agrega peças, fotografias que retratam mais de 60 anos de Esteio. Moradora há uma década no Município, a professora de Geografia Ivonete ficou impressionada com o acervo, onde se pode conhecer mais sobre a cidade. “Já trabalhei com os estudantes o município, no que tange a questão da disciplina como limites geográficos com outras localidades, assim como as áreas de banhado existentes na região. “Parabenizo o homem que teve esta iniciativa de preservar a nossa história, pois tenho um carinho especial pela cidade que me acolheu e olhar peculiaridades da vida dos esteienses em décadas passadas”. Uma das estudantes, Jade destacou que a visita foi o momento em que viajamos no tempo e pudemos ter contatos com relíquias que em grande parte tínhamos conhecimento por fotos, cinema e televisão. “As máquinas de costura, como também outros objetos que hoje são práticos de manusear, mas para gerações passadas era um sacrifício foi um dos destaques da visita”, disse Jade. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode fazer uma visita pelo telefone 3473-1712.


Legislativo promove ato solene durante Semana da Pessoa com Deficiência 
A distinção foi entregue para representantes de 
diversos segmentos da comunidade
Os homenageados  da solenidade que ocorreu no Plenário da Câmara
Dentro das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, a Câmara de Vereadores de Esteio promoveu na noite de 26 de agosto de um ato solene, alusivo a data. O evento foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. Um dos objetivos da atividade foi entregar um certificado para aqueles, que em seu segmento profissional, mesmo com algumas limitações desenvolveram ações em prol da comunidade esteiense. Uma das atrações foi a apresentação do grupo de dança ‘Tribo da Paz’. Segundo o vereador proponente, Felipe Costella, a Casa Legislativa há décadas tem sido referência estar na constante busca para que as pessoas com deficiência tenham seu espaço e sejam valorizadas pelo seu trabalho. “Nossa luta é que muitas ações não fiquem apenas no papel e sejam aplicadas na prática, como acesso permanente ao mercado de trabalho, assim como acessibilidade nas ruas do município”, disse o parlamentar. Ele frisou que um dos principais problemas que precisa ser combatido é o preconceito que existe em diversos.
APOIO - A presidente do Compede, Vera Terezinha e Silva comentou que seu envolvimento no universo de pessoas com deficiência foi por ter um familiar ser portador da Síndrome de Down e já se vão quase três décadas, mostrando essas pessoas tem muito o que contribuir para a sociedade e não tem que ficarem escondidas em casa, como ocorria em décadas passadas. “Por isso e por outros fatores foi que na fase adulta retomei meus estudos e formei na universidade, para obter mais embasamento e lutar por este público que merece nosso respeito e admiração. Não somos vítimas e sim vencedores”. Para o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, esta semana não apenas para lembrar as pessoas com deficiência e sim todos aqueles que estão buscando sua inclusão na sociedade. “No momento em que todos que tiver visibilidade na sociedade, com certeza, podemos viver em um espaço mais acolhedor e melhor”. Na oportunidade, um dos agraciados, Claudio Dusik não pode comparecer por motivos profissionais e sua irmã Aline recebeu a distinção em seu nome.
Lista dos homenageados 
Ademir Antônio da Silva, Claudio Luciano Dusik, Elaine Fontoura, Juliana Brun, Maria de Lourdes Guedes Taffarel, Roberta Vieira de Souza, Sabrina Machado Minhos, Santa Elisabete Querin da Silva e Sérgio da Silva Daitx.


Seminário Claretiano 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

A pedido da professora Sílvia Farias, Escola Flores da Cunha, Esteio, RS, recordarei alguns pontos relativos ao ex-Seminário Claretiano. Padre Felipe Atucha escolheu a área destinada ao seminário, em 1938, após longa pesquisa. A construção do seminário foi iniciada em 1940. A inauguração do seminário ocorreu no dia 19 de março de 1943, com a presença de seminaristas; padres; irmãos religiosos; pais; amigos. Tudo aconteceu de maneira simples e familiar. Padre André faz parte da sétima turma que ingressou no Claretiano. Até o fechamento do seminário, passaram por ele 3000 candidatos ao sacerdócio. Trinta ficaram padres. O seminário encerrou as atividades em 1995. No ano 2000, tudo foi doado para a prefeitura, gratuitamente. Espera-se que a prefeitura aproveite o patrimônio histórico. Por sinal, já virá com atraso enorme... Se houvesse guarda permanente, não teriam queimado o prédio mais velho... Tomara que o projeto da professora Sílvia ajude no reaproveitamento dos prédios do Claretiano. As coisas não podem continuar como estão... Mudanças, já, com urgência! Bom trabalho, professora Sílvia e seus pupilos! Saudades!... Abração!... Até de repente!


34º BPM comemora aniversário 
e faz homenagens 
Representantes de diversos segmentos participaram da solenidade
Os homenageados pela BM pela passagem do aniversário
No dia 20 de agosto, na sede da ACISE, o 34º Batalhão da BM de Esteio comemorou seu aniversário e fez uma retrospectiva da presença da instituição no município. A história teve início em 1955 como destacamento, passando posteriormente a pelotão, sendo que em 17 de julho de 1974, mediante a doação de um terreno e material de construção doados pela comunidade e mão de obra  dos próprios policiais militares foi inaugurada a sede própria localizada na Rua São Jerônimo 247, onde permanece até os dias atuais. Em  2001, o órgão Policial Militar foi  elevado a condição de Destacamento Especial, sendo que um ano após, em 2002 alterou o nome de Destacamento Especial de Esteio para 34º Batalhão de Polícia Militar. O atual comandante  do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, Ten.Cel. Egon Marques Kvietinski, no cargo há três meses, diz ser a qualificação do efetivo uma de suas metas, bem como duplicar a área do batalhão, importante para quem garante a segurança.
AÇÕES - O Programa ‘Aluno Cidadão’, que dará formação a professores de Esteio que repassarão os ensinamentos a mais de dois mil alunos também foi referido pelo Comandante Egon, que vê nesta parceria com o Poder Público também uma importante relação com a comunidade. Também usaram da palavra o vice-prefeito Costelinha, a presidente da ACISE, Alice Grecchi, o presidente do CONSEPRO, Longuinho Muzykant, a vereadora Jane Battistello, o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, Juarez Pinheiro e o Comandante do COM,  Cel. Paulo Stocker dos Santos, dizendo que o povo de Esteio é diferenciado dos demais da Região Metropolitana. Como parte da comemoração de aniversário da BM, foram homenageadas personalidades que de uma forma ou outra prestigiam e apóiam iniciativas da BM do município: Paulo Moacyr Stocker dos Santos, Comandante do CPM; Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio; Fladimir Costella, vice-prefeito de Esteio; Arno Leonhardt, secretário de Segurança Pública; Leonardo Dahmer, presidente da Câmara de Vereadores; Alice Grecchi, presidente da ACISE; Longuinho Muzykant, presidente do CONSEPRO, Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, Major QOEM; Katia Marisa Krombauer, soldado da BM.


Bailarina participa de festival
Mariana Cardoso irá representar a cidade em diversos
eventos de dança no Estado e no país 
A jovem Mariana Cardoso obteve a segunda colocação no festival DANÇANDO 2014, que foi realizado no dia 21 de agosto, no município de Novo Hamburgo. Ela esteve representando Esteio, com sua oficina de criação, que leva seu nome e que também é a sua marca desde 2009. A primeira bailarina da cidade, Mariana apresentou uma coreografia de seu balet livre ‘antes do último suspiro’. Esses passos também serão exibidos para os espectadores que irão prestigiar o ‘Sul em Dança’. Além disso, Mariana vai participar em setembro, com a mesma coreografia, para o ‘Brasil em Dança’, que ocorrerá em Garobapa. De acordo com a artista, a demonstração de dança nestes festivais, além de dar uma visibilidade, também oportuniza que, por exemplo, em 2015, possa participar de um evento de dança que é realizado em São Paulo, representando Esteio. Outro evento de dança que terá a participação da bailarina é fazer parte do elenco do musical ‘Em busca da fábrica encantada’. A bailarina Mariana dança pela Cul Toarte, de Novo Hamburgo, com direção técnica de Lica Schamann. Além da dança, a escola agrega junto ao trabalho das bailarinas canto e violino.


Alunos do Colégio Coração de Maria são premiados na Olimpíada Brasileira de
Robótica - Etapa regional/RS
Alunos conquistaram prêmios em olimpíadas
Alunos do Colégio participaram, no último final de semana, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu na Unisinos. Foram acompanhados pelos professores Gilmar Alves Ferreira (coordenador), Rinaldo de Jesus e Giane Barboza. A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deveriam construir robôs que atendessem esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). A tarefa consistia em construir um robô de resgate em uma arena, simulando uma situação de desastre em que o robô precisava seguir uma linha para resgatar uma vítima, passando por diversos obstáculos. Os alunos da equipe de robótica Androids (Colégio Coração de Maria), conquistaram a seguinte premiação por equipe nível 2: Elegância (equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado). Equipe formada pelos estudantes: Ana Clara Monteiro, João Gabriel Biazus, Leonardo Reis. Participaram também da modalidade nível 1: João Roberto Fidellis, Bruno Schuler e Gabriel Pires e Gian de Fraga Moreira.


Investimentos na 37ª Expointer 
Uma das novidades é a utilização da BR 448, para chegar ao parque
 A via alternativa pretende desafogar o trânsito na BR 116, nos dias da festa
Visitantes que prestigiarem a 37ª Expointer, que começa no dia 30 de agosto, ao entrarem por um dos portões do Parque para a visitação terão a oportunidade de observar diversas novidades. Do lado de fora, os motoristas vão poder usar a BR 448- Rodovia do Parque, para chegar ao evento. A liberação deste acesso secundário construído na Avenida Cezar Antônio Bettanin pode ser utilizado desde o dia 28 de agosto.  “Estamos comprometido com a melhoria do fluxo de veículos na rodovia o que permitirá o acesso a um dos estacionamentos do Parque Assis Brasil, o que desafogará a BR 116", frisou Adeli Sell, subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Até 2013, a BR era o principal meio que a Capital, a região metropolitana e o restante do Estado tinham para chegar à maior feira agropecuária da América Latina.  A abertura dos portões do Parque Assis Brasil para a visitação do público será a partir das 9 horas, onde está marcada apresentações artísticas, entre elas do CTG Independência Gaúcha, localizado no bairro Novo Esteio. Os valores para o acesso são de R$ 12 para o ingresso normal e R$ 5 para crianças e idosos. O estacionamento será de R$ 30 com isenção de ingresso para o motorista. O evento segue até 07 de setembro.


Lions Esteio Centro apresenta novo espaço
Edegar Mantovani e Adeli Sell falaram sobre o trabalho dos clubes de serviço 
Um almoço de confraternização marcou a apresentação do novo espaço do Lions Club Esteio Centro. O evento foi realizado no dia 23 de agosto e contou com a presença de integrantes do clube de serviço, colaboradores e do sub-secretário do Parque, Adeli Sell. Esse entre outras novidades poderão ser conferidas durante a 37ª Expointer. O presidente do clube Edegar Mantovani destacou que este momento é histórico e especial, pois é um sonho que vem sendo planejado há muitos anos, pelas ex-diretorias e que agora se transformou em realidade. “Todos do grupo têm sua parcela de participação, pois acompanharam de perto todas as etapas para que pudéssemos neste ano, proporcionar um conforto melhor aos trabalhadores e aos visitantes”, disse Mantovani. Ele ressaltou ainda que a obra não ficará restrita apenas para o evento, mas também para outras atividades do clube. Conforme Adeli Sell, a inauguração deste novo espaço demonstra que essa será uma Expointer diferenciada, com eventos diversificados. “Entre as novidades previstas para os nove dias do evento será a apresentação de músicas gospel, assim como uma variada diversidade cultural, que representa a história do Rio Grande do Sul”.


Sapucaienses festejam 53 anos 
de emancipação política 
A data foi reverenciada pela população que está ajudando 
a construir o futuro digno para o Município
Praça General Freitas é um dos pontos de referência na cidade
O dia 20 de agosto foi marcado pela passagem dos 53 anos de emancipação política de Sapucaia do Sul. O município, assim como Esteio era uma das vilas que pertencia a São Leopoldo. Ao longo dos anos, a pequena cidade foi se desenvolvendo e atualmente é uma das mais prósperas do Estado. Apesar de ser uma cidade com aproximadamente 130 mil habitantes, em alguns recantos, Sapucaia ainda preserva um pouco da essência de cidade interiorana e ao mesmo tempo, um lugar com vários segmentos. Além do Parque Zoológico, um dos principais espaços para animais e preservação do país, situado às margens da BR 116, outra marca registrada da cidade são os morros do Chapéu e de Sapucaia, como uma das referências do meio ambiente. Além disso, no Morro do Chapéu há 50 anos, ocorreu um acidente aéreo que vitimou dezenas de pessoas e por estudiosos é considerada uma das primeiras tragédias com avião no país. Nos últimos anos, Sapucaia do Sul tem se destacado com a realização de diversos eventos, como Carnaval, Guyanuba da Canção Nativa, além dos festivais Gospel e de Pandorgas. Outro ponto que atrai não apenas moradores da cidade, mas da região, é o Natal Luz na Praça, com apresentações musicais, feira de economia solidária e até a chegada do Papai Noel. Tudo acontece na Praça General Freitas, no Centro. No que se refere à religiosidade, um dos principais destaques é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que tem com líder, o pároco Adilson José Kuntzler. Suas missas registram a presença de público expressivo, com a participação de várias partes do Estado.


Apresentações artísticas marcaram 
o aniversário de Sapucaia do Sul 
Além disso, foram oferecidos diversos serviços 
gratuitos para a comunidade
Aulas de trânsito também fez parte das comemorações dos 53 anos 
A Praça General Freitas ficou lotada na tarde do dia 20 de agosto, para reverenciar os 53 anos de emancipação do aniversário de Sapucaia do Sul. A abertura do evento foi marcada com a presença de integrantes da Parceiros Voluntários entoaram a canção do parabéns ao Município. Na sequência, a Associação Oficina Comunitária de Arte e Trabalho (AOCART), coordenada por Silvia Maria Vieira, a tia Silvinha, prestaram sua homenagem, apresentando paródias musicais sobre o crescimento e as belezas da cidade. Mas o público dançou com o grupo Kilombo Urbano, oriundo da cidade fez bonito com muito samba/ rock e clássicos. As apresentações do Grupo de Ginástica Comunitária Vida Ativa e a ginástica do Grupo de Convivência Conviver, da secretaria, animaram as pessoas com muita descontração e mostrando que a felicidade encontra-se em qualquer idade. MÚSICA - Durante a tarde, houve a distribuição de bolo para a comunidade. A população pode ter acesso a serviços gratuitos, como maquiagem, massagem, corte de cabelo e manicure. Foram ao todo 320 atendimentos, por intermédio à parceria com a coordenadoria dos Clubes de Mães da cidade. Onze clubes de mães estiveram envolvidos na atividade. Por volta das 16 horas a banda Eco do Minuano e Bonitinho subiu ao palco e colocou os sapucaienses para dançar. As comemorações de aniversário de Sapucaia encerraram com o sertanejo universitário de Rodrigo Ferrari.“É a primeira vez que participo das atrações de aniversário da cidade e estou surpresa. Estou adorando tudo. Tem muita animação, música, e a praça é um local agregador”, disse a moradora do bairro Cohab, Silvia de Lima.


Sapucaia do Sul faz homenagem à Brigada Militar
A honraria foi entregue pelo Legislativo sapucaiense
Dia 19 de agosto a Câmara Municipal de Sapucaia do Sul homenageou o 33º Batalhão da Brigada Militar, pelos seus 12 anos, uma proposição do vereador-presidente Dr. Luis Rogério Link, que destacou a dedicação dos militares dizendo que  ”a Câmara de Sapucaia parabeniza a Brigada Militar por seu empenho em garantir a segurança pública de nosso município. Sabemos que é um trabalho duro e árduo”. O comandante do 33° Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Prado de Andrade salientou que trabalhar na área de segurança pública é um desafio diário. “Este momento de homenagem nos renova e dá forças para seguirmos com nossa missão de promover a segurança pública”. Durante o evento foram homenageados os seguintes policiais militares: Capitã Deise Luciane Kologeski Nadalon; 1º Sargento Eloir de Jesus da Silva; 1º Sargento Vânio Oliveira Espindola; 1º Sargento Valdecir Silva da Silva; 1º Sargento Lucio Adriano Schuch Dias; 1º Sargento Paulo Roberto Minuzi Hider; 3º Sargento Gelson Farias da Rosa; 3º Sargento José Matos Schwanck; 3º Sargento Nadir da Silveira Quadro; Soldado Zilmar Luis de Almeida; Soldado Anderson Clipes Cordeiro; Soldado Anderson Alberto Guerin Viegas. Na Defesa Civil (Brigada Militar) foram homenageados: 3º Sargento Marcos Aurélio Charutti; Soldado Thiago Gomes de Medeiros; Soldado Nilmar Cabeleira Moura; Soldado Rafael Dorneles Rodriguez. Defesa Civil (Guarda Municipal) foram homenageados: Adilson Rogério Machado Grisa; Carla Regina Dornelles; Elenilton Soares dos Santos; Vilson Silva Teixeira. Cidadãos homenageados: Adão Carlos Lopes; lberi Nunes; Antonio Jorge Felício; Bento Alcebíades Teixeira; João Adão Marques; João Sidnei dos Anjos Mombaque; José Antônio da Rosa; Loredi Becker Gomes; Senilton Lucas; Noemi Sagmeister e Valdemiro Angoneze.


Esquema especial de trens para a feira 
A fim de atender a demanda adicional gerada pela Expointer, a Trensurb irá ampliar o número de viagens e a oferta de trens. Nos dois finais de semana, entre os dias 30 de agosto e 07 de setembro, serão realizadas 449 viagens a cada final de semana, ou seja, 97 a mais. Nos dias de semana, a grade horária normal de serviços será mantida. O principal diferencial em relação aos horários disponibilizados será a redução dos intervalos durante o período do evento, aos sábados e domingos será reduzido para sete minutos entre 15h40 e 19h59, gerando um acréscimo de 20 viagens aos sábados e 34 viagens aos domingos. Assim como em 2013, a Trensurb conta com um estande institucional no Pavilhão Internacional da Expointer. Lá, os visitantes podem conhecer mais sobre a empresa e seus principais projetos e ações. Além de material informativo, como o Guia do Usuário e o Guia de Etiqueta Urbana, podem ser conferidos vídeos sobre o Aeromovel – que liga a Estação Aeroporto ao Terminal I do Aeroporto Salgado Filho - e a expansão norte – que está levando o metrô até Novo Hamburgo.









Menina de 12 anos é solta de 
cárcere no Novo Esteio 
Uma das suspeitas é que a adolescente era aliciada para a prostituição
 A casa foi invadida pelos policiais, através do mandato de busca e apreensão
Uma mulher suspeita de manter uma menina de 12 anos presa em sua residência foi presa em flagrante. O fato aconteceu no dia 22 de agosto, por volta das 18 horas, no imóvel localizado na Avenida Rio Branco, no bairro Novo Esteio. De acordo com o titular da DP, Leonel Baldasso, ao tomar conhecimento do ocorrido, solicitou ao juiz que através de um mandato de busca e apreensão fosse verificar a veracidade da situação. “A garota estava desaparecida desde o dia 16, onde residia com a família em um casebre de extrema vulnerabilidade, sem água encanada, luz elétrica ou esgoto. A moradia da jovem fica situada as margens da BR 448 - Rodovia do Parque e o rio dos Sinos”, disse Baldasso. Ele informou que os policiais arrombaram o portão e a suspeita encontrava-se na casa com a menina. Ao notar a presença dos policiais, ela mandou a adolescente se esconder na cozinha. Baldasso ressaltou que a mulher foi encaminhada para o presídio feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Além disso, ela foi indiciada por cárcere privado e por porte de material pornográfico com menores. “Algo que também será investigado é a suspeita que a mulher aliciava as meninas para fins de prostituição, principalmente em Porto Alegre”.


DP tem novos números 
A Delegacia de Polícia de Esteio, além de estar em novo endereço também está com novos números de telefone. Para entrar em contato basta ligar para 3458-9650 ou 3458-9657. Já o plantão, o número é 3458-9673.

Recuperação de carro 
Por volta das 14 horas, os policiais militares recuperaram um automóvel Uno Mille, que estava abandonado em via pública, próximo a Vila Pedreira. O fato aconteceu no dia 28 de agosto. Constava no sistema da Polícia, que o veículo havia sido roubado.


Traficante é detido por policiais militares
em Sapucaia do Sul
Os PM’s apreenderam a droga e o dinheiro com o suspeito
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 16 de agosto, por volta das 22 horas, quando o indivíduo caminhava pela Rua Eldorado, no bairro Capão da Cruz. Segundo os policiais militares, o homem foi visto em atitude suspeita no local e durante a revista feita pelos PM’s foi encontrado em um dos bolsos da calça uma quantia de 57 pedras de crack, o equivalente a 13,89 gramas, além de um montante de R$ 100,00, em notas de pequeno valor e R$ 18,85, em moedas. Além disso, os policiais ainda encontraram um aparelho de telefone celular. Ao ser questionado sobre a origem da droga, o suspeito disse em seu depoimento que havia comprado o entorpecente em Porto Alegre para revender na localidade, para os usuários. Os PM’s identificaram através do sistema da polícia que o homem possui antecedentes como estupro, roubo e arrombamento em residência. Após ser dada a voz de prisão, o homem foi encaminhado para o SPA e em seguida para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


POE prende homem vendendo drogas no Sete 
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Sapucaia do Sul prendeu em flagrante um homem, que estava comercializando entorpecentes. A prisão aconteceu na noite do dia 18 de agosto, em um trecho da Avenida Américo Vespúcio, no Sete. De acordo com informações do POE, durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, os policiais avistaram um indivíduo que efetuava a venda de entorpecentes. Com a chegada do Pelotão, houve uma dispersão de pessoas, mas um homem foi capturado. Com ele foi encontrado 22 pedras de crack.

Indivíduo é capturado por cometer delitos 
Diante dos constantes assaltos a pedestres, policiais do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem, por ser um dos suspeitos que esteja cometendo esses atos no Centro. A apreensão do indivíduo ocorreu por volta das 15 horas, após ele ser abordado por estar se comportando de maneira estranha, enquanto percorria a Rua 24 de Agosto. Durante a revista, foi encontrado um a aparelho celular, que não soube informar qual era a procedência. No momento em que o homem estava sendo preso, tocou o telefone e um dos PM’s atendeu o telefone e a vítima relatou que havia sido assaltada.


Operação policial resulta em 
prisão de adolescente 
Em uma ação policial no bairro Primavera resultou na prisão de um adolescente. O delito acontece no dia 24 de agosto, por volta da meia noite, em frente a uma residência na Rua Calçadão Sul. De acordo com os policiais militares, o jovem é conhecido no bairro, por comercializar entorpecentes. Com ele, os PM’s encontraram 18 pedras de crack prontas para a venda e uma quantia de R$ 137,00.

Carro roubado é encontrado no Tamandaré 
Policiais militares do 34º BPM prenderam na tarde de 20 de agosto, um homem suspeito de receptação de veículos no bairro Tamandaré. A prisão se deu após os PM’s abordarem o condutor de um automóvel que passava na Rua Castro Alves. Durante a revista, os policiais detectaram que o carro encontrava-se em situação de roubo. O veículo foi levado para o depósito do Detran.


Menor é detido 
Na noite do dia 19 de agosto, um adolescente foi detido por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. O fato aconteceu por volta das 19 horas, em uma residência localizada no bairro Primavera. A Polícia já havia expedido um mandato de prisão para o menor.

Revólver de brinquedo 
Uma ronda de policiais militares do 34º BPM resultou na prisão de um jovem, em torno das 5 horas, em uma Rua da Vila Navegantes. Os PM’s encontraram com ele, um objeto na cintura que simulava estar portando uma arma de fogo.


Patrulha Maria da Penha será implantada
em Sapucaia do Sul 
Um dos objetivos desta ação é reduzir os índices 
de violência doméstica
Representantes de diversos segmentos da comunidade prestigiaram
o ato no Vanessa Ceconet
Dentro da semana em comemoração aos 53 anos de Sapucaia do Sul, o Governo do Estado apresentou, no dia 22 de agosto, a Rede de Atendimento para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município. O evento foi realizado no auditório Vanessa Ceconet e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e regionais. O secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels falou que o Município, perante dados da pasta, é a 15ª cidade do Estado, no ranking de violência contra a mulher. “Com a implantação da Patrulha Maria da Penha terá entre os objetivos evitar mortes anunciadas, pois bem sabemos que o agressor, na maioria dos casos, é uma pessoa muito próxima a vítima. Além disso, pode –se dar uma maior proteção, no que tange a violência doméstica, após o registro da ocorrência”, disse Michels. Ele informou que a Patrulha Maria da Penha, deverá ser instalada no Município até o final do mês de setembro. De acordo com a titular da coordenadoria de políticas públicas para mulheres de Sapucaia, Maria Chitolina são realizadas cerca de 80 medidas protetivas expedidas por mês, o que corresponde aproximadamente quatro por dia. “A rede reúne todas as secretarias que trabalham com a questão social e também será mantido um dialogo mais direto com o Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar. Isso é muito importante para a defesa da mulher e sua segurança”. Já a delegada Marina Goltz, que está assumindo a 1ª DP, onde fica localizado o Posto Policial de Atendimento à Mulher, disse que pretende qualificar o atendimento para as mulheres vítimas de maus tratos. “O fortalecimento da rede é muito importante, pois somente um trabalho integrado vai permitir o combate efetivo da violência contra à mulher”.
Patrulha Maria da Penha 
A Patrulha é feita em viaturas identificadas e com policiais qualificados para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica. Em cada viatura trabalham dois ou três PM’s na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pelo Judiciário. Os policiais conversam com a mulher e perguntam se o agressor está respeitando a medida. Muitas vezes, ocorre o flagrante, já que o agressor tem de manter afastamento de 200 metros da vitima e familiares. No caso de desrespeito, pode haver prisão.


Foragido é preso por policiais militares 
Um homem que se encontrava em situação de foragido do sistema prisional do Estado foi capturado no dia 19 de agosto, enquanto caminhava pela Avenida Lindolfo Collor, no bairro Primavera. Por volta das 18 horas, durante um patrulhamento, os PM’s avistaram um homem em atitude suspeita. Ao ser abordado, os policiais verificaram que o indivíduo estava como foragido do sistema prisional.


Adolescente é preso por tráfico de drogas
O material recolhido pelos policiais
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio deteve um adolescente por tráfico de drogas na Vila Pedreira. O fato aconteceu no dia 20 de agosto, por volta das 13 horas. De acordo com informações obtidas no Batalhão, o menor estava percorrendo uma das ruas da localidade, em atitude suspeita, quando foi abordado pelos policiais. Durante a revista pessoal feita pelos PM’s foi encontrado 15 pedras de crack e uma quantia de R$ 20,00. O adolescente foi apreendido e seus responsáveis foram até a DP para prestar esclarecimentos sobre o comportamento do jovem.


Homem é detido com arma e munições
A arma e as munições foram apreendidas pelos PM’s
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio por porte ilegal de arma. O delito foi registrado no dia 22 de agosto, em uma residência situada na Travessa São Jorge, no bairro Primavera. Segundo a BM, durante um patrulhamento no bairro, o suspeito foi abordado por estar em atitude suspeita. Na revista dos policiais militares foi encontrado cinco munições calibre 38 e seis munições calibre 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário