sexta-feira, 15 de agosto de 2014

EDIÇÃO 1947

Nos últimos dias, a região teve alguns fenômenos naturais que há muitos anos não ocorriam. No dia 10 de agosto, a Lua ficou mais evidente o que chamou a atenção de muitas pessoas e até inspirou artistas pela beleza. Além disso, alguns dias antes, em uma tarde de inverno, eram visíveis a presença de um arco íris, dando um colorido a mais no céu do inverno gaúcho. A força da natureza a cada dia se mostrando mais importante na vida das pessoas e até mudando a sua forma de pensar. A imagem do arco íris foi capturado pelas lentes do delegado Leonel Baldasso, de Esteio.


A vidraça de uma residência,
no Novo Esteio ficou trincada
O dia que a Terra 
tremeu na região 
Encontra-se sem solução o forte estouro que chegou a quebrar
vidros na cidade 

Um estouro no dia 07 de agosto, por volta das 1h30, deixou moradores de Esteio, Sapucaia do Sul e até Canoas amedrontados, devido ao barulho que o ocasionou. A Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil receberam diversas ligações da comunidade para saber o que houve e quais medidas serem tomadas. Em território esteiense, os bairros que mais sentiram a terra tremer foram Novo Esteio, Centro, São José, Tamandaré, além de alguns pontos do Santo Inácio, Primavera e Jardim Planalto. No Novo Esteio, o vidro de uma janela de um morador ficou trincado, em função do impacto. Segundo o relato do morador, já havia ocorrido outros barulhos de pequena proporção, mas nada desta dimensão que fosse causar prejuízos. Por estarmos em uma região cercada de empresas multinacionais que possuem equipamentos de grandes proporções, que poderia ocasionar algo, mas emitiram informações que não ocorreram nada que pudesse originar o estouro.
POLÍCIA - O delegado Leonel Baldasso instaurou inquérito policial para investigar o estrondo sentido em Esteio e cidades próximas. Segundo informação da Polícia Civil, que trabalha em parceria com a Defesa Civil do município, a preocupação é que o barulho possa ser decorrente de uso criminoso de explosivos em região descampada. “As diligências estão sendo efetuadas para esclarecer o caso. Um dos locais está sendo analisado é junto a Base Aérea de Canoas, para saber se alguma aeronave sobrevoou a região naquela madrugada”, disse Baldasso. De acordo com o titular da DP esteiense, já foi informado que não ocorreu nenhuma manobra  militar na região no horário do fato. Outras indagações também foram realizadas, como para FEPAM, para que seja informado se existem minas que exploram minérios na região e quais os locais específicos, além de pedido de informações para empresas de grande porte e que trabalham com substâncias líquidas e materiais inflamáveis. Um sobrevoo de helicóptero deve ser realizado pela Polícia Civil nos próximos dias para tentar elucidar o caso, que, por enquanto, não tem nenhuma explicação técnica.

Loteamento Bom Jesus sofre com 
falta de limpeza nas fossas 
Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a população, a Comissão de Habitação, juntamente com o Executivo estão tentando uma reunião com a Corsan para tratar sobre o serviço de limpeza e de manutenção das fossas, na Vila Bom Jesus, área que está prestes a ser regularizada. A medida foi adotada durante encontro no Legislativo com a presença do presidente da Cooperativa da Vila Bom Jesus, Jaime Borba. Conforme o titular da pasta de Obras, José Luiz da Silva, o serviço de limpeza estava sendo realizado pela Prefeitura em benefício dos moradores, mas a obrigação é da estatal. O secretário destacou, ainda, que a falta de um veículo adequado para o transporte dos resíduos de esgotamento sanitário e de local para depósito, que antes era feito em Sapucaia do Sul, bem como uma determinação da estatal,  fez com que os serviços fossem paralisados. “Não temos capacidade técnica para a realização do serviço. Pelo contrato, a obrigação legal é da Corsan. Mas, a ideia era colaborar com a comunidade. Queríamos evitar que as pessoas do bairro ficassem expostas a doenças devido à falta de limpeza”, explicou o secretário. O morador também questionou sobre a regularização do Bom Jesus e a data de início das obras de infraestrutura da vila. “Estamos aguardando a data informada pelo Executivo”, disse. Entretanto, conforme o secretário, mesmo com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, no valor de R$ 357 mil, que prevê pavimentação, drenagem, acessibilidade e sinalização no loteamento, ainda é necessário aguardar o processo licitatório, que se dará somente após o período eleitoral. “As obras devem começar somente no início de 2015”, frisou.


Campeões de Sumô são homenageados
Os ganhadores com a proponente do pedido de parabenização
A Câmara de Vereadores, através da vereadora Beatriz Lopes aprovou na sessão do dia 12 de agosto, uma moção de parabenização aos jovens Yuuki Ramos Sato e Isamu Ramos Sato. Ambos participaram do 53º Campeonato Brasileiro de Sumô e representaram Esteio. Yuuki, 15 anos, foi campeão brasileiro na categoria infantil e Isamo, 14 anos, foi vice-campeão na mesma categoria. “O esforço e vitória destes jovens trouxeram orgulho ao município, reforçando a valorização do esporte como ferramenta de transformação e fomento à autonomia”, salientou a vereadora. Os jovens são filhos do Consultor Jurídico do município, o advogado Antenor Sato.


Esteio sedia campeonato de skate
Será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, a segunda etapa do Circuito USE de Skate. O evento inicia às 9 horas, na praça Coração de Maria. Poderão participar atletas nas categorias mirim, iniciante, amador 1 e amador 2. Além disso está previsto a realização de apresentações artísticas entre eles, o MC Gury. Entre as premiações está um skate importado. Mais informações na página do Facebook da USE.


Alunos do Colégio Coração de Maria assistem a palestra sobre iniciação científica
Lucas motivou os alunos a investir em boas ideias
No último dia 07, quinta-feira, esteve na escola o acadêmico de Engenharia Mecânica da Feevale, Lucas Strasburg Ferreira, falando para os alunos de Ensino Fundamental e Médio sobre a importância de se ter uma boa ideia. Na ocasião, o estudante falou sobre sua trajetória como aluno-pesquisador na Fundação Liberato, participando de feiras conhecidas como Mostratec, em Novo Hamburgo, da Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), realizada na USP, em São Paulo, além de sua participação e conquista de prêmios em eventos como a IntelIsef, no estado norte-americano de Nevada, EUA, a maior feira de jovens cientistas do mundo. Ele destacou como é importante perseverar para conseguir alcançar os objetivos e incentivou os adolescentes e jovens a investir em sua formação em busca de boas ideias e projetos. Lucas está desenvolvendo, atualmente, uma prótese de pé para pessoas com deficiência.


Integrante de Associação fala sobre 
o trabalho na Expointer
Juliano destacou as melhorias que ocorreram durante os anos no lado externo do parque
O representante da Associação do Voluntariado e Solidariedade (AVESOL), Juliano Fripp foi orador ao utilizar a Tribuna Popular, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, o presidente da entidade falou que desde 2003, cerca de 90 vendedores ambulantes, devidamente cadastrados trabalham durante a Expointer, na parte frontal do Parque Assis Brasil. Ao longo dos anos, a associação, em parceria com os colaboradores estão desenvolvendo melhorias para que cada ano, este espaço, localizado na Avenida Independência se torne uma das atrações do evento. “Nas últimas edições, diante da infraestrutura disponibilizada, estamos sendo valorizados e um dos atrativos da maior festa do agronegócio gaúcho e brasileiro, com a presença de visitantes de diversas partes do país e do mundo”, comentou Fripp. Ele destacou que para este ano estão sendo feitas ainda mais melhorias, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos ambulantes e as pessoas que passam pelo local, nos nove dias da Expointer. “Venho agradecer ao apoio dado pelos poderes Executivo e Legislativo, em âmbito municipal e estadual, além dos colaboradores e parceiros”. A 37ª Expointer acontece entre os dias 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.


Estudantes do Luiza Fraga fazem um passeio pela história de Esteio 
Grupo que teve a oportunidade de conhecer peças e objetos antigos
Miguel Luz explicou algumas situações da cidade
Os alunos fizeram diversas anotações sobre a visita no Museu 
Um grupo de alunos do 4º ano do Centro Municipal de Educação Básica Luiza Silvestre de Fraga estiveram na tarde de 08 de agosto, fazendo uma visita a sede do Museu Histórico Destaque. O passeio foi coordenado pelas educadoras Daiane Lauratti e Ana Lúcia Ribeiro. Os estudantes foram recepcionados pelo diretor do espaço cultural, Miguel Luz, que mostrou o local, que retrata um pouco sobre a história de Esteio. A turma iniciou a visitação pela sala que entre os atrativos são objetos ligados a religião católica, sendo alguns que pertenceram ao Seminário Claretiano. Em seguida, o grupo pode conhecer através de fotos, um pouco de como era a cidade e até fazendo um comparativo nos dias atuais. Nos dois últimos espaços, as crianças puderam ver peças ligadas ao cinema e a comunicação, assim como utilizado em trabalhos domésticos e outras ações no cotidiano. Segundo Daiane, a visita neste espaço existente na cidade foi muito bom, pois contribui no que tange a despertar as crianças em conhecer mais sobre em relação a história do município onde vivem. “Além disso, o que foi anotado e observado servira de base para desenvolver nossos trabalhos ligados a este tema”, comentou Daiane.
MÁQUINAS - A estudante Ana Carolina Pereira Seixas, de nove anos, disse que gostou muito do Museu Histórico. “O que mais me chamou a atenção foi as máquinas fotográficas antigas que nem se comparam com o que é utilizado nos dias atuais, tanto em tamanho, quanto praticidade”. Visitando pela primeira vez um museu, Guilherme Foljarine, 10 anos, destacou que entre as peças e fotografias expostas, as armas e os projetores de filmes foram um dos destaques da visita. “Apesar de ter sido a primeira vez de ter frequentado este espaço, pretendo no futuro visitar outros museus existentes para conhecer mais sobre a história”. A visita teve também a participação da auxiliar de inclusão social, Dieine Araújo Ferreira. O final da visita foi marcado pela exibição de um vídeo que retrata a vida e obra do poeta gaúcho Mário Quintana, que neste ano é lembrado pela passagem dos 20 anos de sua morte. Além disso, os visitantes puderam ver fotos e objetos inéditos do escritor. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque basta entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134.


Moradores reivindicam melhorias 
no itinerário do Linha 7
O encontro contou com agentes do poder público, comunidade e prestadora de serviço
O itinerário da lotação Linha 7, que circula no Novo Esteio e vai até o Centro, foi tema de reunião, no dia 12 de agosto, na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve a participação dos parlamentares e também a presença do secretário de Segurança, Arno Leonhardt e o diretor da empresa que atua no segmento do transporte coletivo na cidade, Wilson Garcia. De acordo com o Jorge Moraes, há alguns trechos no bairro que o transporte não atende os usuários. “São diversos moradores, entre eles, idosas que ficam sem atendimento e precisam caminhar longos percursos para chegar até o Centro”, relatou. Para o morador, é preciso estudar a viabilidade de readequar o itinerário atual, tendo por objetivo atender os moradores da Avenida Celina Kroeff, assim como as ruas Padre Anchieta, Sepé Tiarajú e Agostinho Borba, na entrada do bairro. O secretário informou que é preciso formalizar a reclamação junto à pasta e ao Conselho Municipal de Transporte. “Com o documento, podemos fazer a análise e encaminhar para o conselho para deliberação”, disse o secretário. Também o representante da  empresa disse que a comunidade pode entrar em contato com empresa, através do telefone 3033-8200.  O presidente da Comissão, Marcelo Pereira, vai encaminhar o documento com a solicitação de análise, através da Câmara. A comissão também é composta pelos vereadores Harri Zanoni e Rafael Figliero.


Redução no número de animais para a Expointer 
A 37ª Expointer, contará com a participação de 4,9 mil animais entre bovinos, ovinos, equinos, suínos, aves, caprinos, dentre outros. O número é 12,3% menor do que o total de 2013. A meta é, no mínimo, igualar os R$ 3,3 bilhões comercializados ano passado, com boas possibilidades de ampliação na comercialização, especialmente no setor de máquinas e implementos agrícolas. Segundo o coordenador do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Honório Franco, vários fatores determinaram a redução de animais, mesmo pequena. “Os eventos que antecederam a Expointer já vinham apresentando número menor de participação”, afirma Franco. Com relação às máquinas e implementos agrícolas, da Expointer de 2011 para a de 2013 o valor de comercialização saltou de R$ 834,7 milhões para R$ 3,2 bi ano passado, o que contribuiu para a elevação dos números gerais da feira. O carro-chefe de vendas vem de máquinas e implementos, esperando-se que haja novo crescimento em negócios neste ano, pois os produtores estão capitalizados e com crédito em abundância, muito graças às políticas públicas dos Governos federais e do Governo do Estado.
INVESTIMENTOS - Isso inclui os dois plano, o Safra, vinculado ao Governo Federal, que é interligado ao Agrícola e o da Agricultura Familiar, além do Plano Safra Estadual, com recursos para financiar safras, armazenagem, investimentos em tecnologia, maquinário, irrigação, compra de insumos e sementes. Na safra 2013/2014, por exemplo, foram colhidas no RS mais de 30 milhões de toneladas de grãos de culturas de sequeiro, recorde histórico. Desde que começou a modernização do parque, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 12 milhões em infraestrutura. Duas parcerias público-privadas, uma com o Simers e outra com a ABCCC, vão somar mais de R$ 60 milhões ao longo de oito anos, tempo projetado para a remodelação total do espaço. Nesse período, com outras parcerias, pelo menos R$ 280 milhões devem ser investidos. Agroshopping, hotel, um centro técnico de formação rural, museu agropecuário são algumas das estruturas que deverão começar a ser construídas em 2015.


Vereadores aprovam doação de área 
para ampliação de escola 
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que determina o Executivo a conceder uma área de terra para o Instituto Educacional e Beneficente Assembleia de Deus. O espaço fica localizado entre no Loteamento Esplanada, no quarteirão entre as ruas Max Kollert, Taquara e Mario Cutruneo. De acordo com informações do PL, um dos principais objetivos dessa iniciativa é possibilitar a ampliação da Escola Gustavo Nordlund, o que possibilitará uma maior oferta de vagas para educação infantil, através do convênio existente entre o Município e a instituição. Além disso, consta no documento que o prazo para concessão de uso da área será de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período.


Alunos do Colégio Adventista participam
de atividade sobre trânsito 
No ginásio foi montada uma réplica de ruas para ilustrar a ação
Os policiais, juntamente com os professores mostraram sobre
o funcionamento do trânsito nas cidades
A quadra poliesportiva do Colégio Adventista foi palco de uma mini cidade no dia 08 de agosto, da edição do projeto ‘Educação Mais Segura’. Estiveram envolvidos no programa cerca de 350 alunos, do pré ao 5º ano que participaram da atividade. Participaram do evento o tenente De Lima e o sargento Sidnei, do 2º Batalhão Rodoviário de Cachoeira do Sul, que apresenta ações contra acidentes no trânsito. De acordo com o coordenador de disciplina, Cristiano Machado, essa ação faz parte de um trabalho que vem sendo aplicado nas escolas da Rede Adventista. Em parceria com o Proerd, a atividade tem por objetivo trabalhar com os alunos a questão de segurança nos centros urbanos e os acidentes domésticos. “Além de conscientizar as crianças em tomar cuidado ao andar nas ruas, também é oportuno que eles cobrem dos pais atitudes corretas no trânsito”, disse Machado. Ele frisou que o grupo escolar está trabalhando durante este ano sobre segurança e que nos anos anteriores outros temas ligados as áreas da saúde e a educação também foram mostrados de maneira diversificada e expressiva para os alunos, pais e até a comunidade. O tenente De Lima comentou que a iniciativa da instituição em promover esse trabalho é importante, pois contribui com a formação das crianças. “Essa mobilização terá frutos no futuro, pois a maioria dos pequenos serão os condutores de carros ou motocicletas após os 18 anos e desde cedo precisam ter consciência e responsabilidade no trânsito”.

Atletas de Esteio conquistam medalhas
em campeonato de judô
As atletas do programa ‘Mais Educação’ que subiram ao pódio
O competidor de Esteio ficou com a medalha de ouro
Foi realizado no domingo, 03 de agosto, em Porto Alegre, o campeonato Citadino de Judô. A competição contou com a participação de uma delegação dos estudantes do ‘Mais Educação’. O grupo tinha 15 atletas do Centro Municipal de Educação Básica Maria Lygia e três do Eva karnal. O resultado final da competição, os esteienses subiram ao pódio obtendo três medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze. De acordo com o assessor do Mais Educação, Tiago Klein, o resultado acima da expectativa dos treinadores. “Isso representa a importância do investimento que está sendo realizado no Judô em Esteio”, afirma Klein.  Os alunos disputam os campeonatos da Federação Gaúcha de Judô pelo Grêmio Náutico União, clube no qual treinam durante a semana pela noite, com transporte da Secretaria de Educação e Esporte. As escolas também têm oficina de judô no Programa ‘Mais Educação’. A próxima competição será no sábado, 30 de agosto, em competição que vale vaga no Meeting de Florianópolis.

Firmada a parceria Executivo e Avesol 
A autorização para que a Avesol se organize os comerciantes ambulantes para desenvolver suas atividades, durante a Expointer foi aprovado pelos vereadores. De acordo com o documento, a entidade ficará responsável pela organização dos espaços localizadas na calçada da Avenida Independência, além de disponibilizar estrutura hidráulica e elétrica, segurança, manutenção e limpeza dos espaços, onde serão instaladas as tendas. Além disso, o projeto de lei supre as dificuldades do Executivo, no que tange a fiscalização em âmbito geral da feira, haja vista o escasso número de servidores encarregados da função. Os profissionais, durante o evento têm outros afazeres, junto a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social. Outra questão que ficará a cargo da Avesol é atuar contra os vendedores ambulantes não cadastrados que ocupam espaços sem autorização e comercializa mercadorias ilegais, tais como, cigarros e até produtos alimentícios sem a devida vigilância.


Pai 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

Sim. Comecemos uma nova coluna. Tema básico: Pai! Antes de tudo, minha homenagem ao Pai dos pais, Deus, o Criador do Mundo. Pai do céu, abençoai os pais da terra! Lembro-me do meu pai Adriano, um homem honestíssimo, pleno de fé e de fidelidade à família. Pai Adriano, descanse em paz, junto de Deus, e torça por nós! Pai! Penso no pai pobre e sem condições financeiras. Gostaria de cuidar melhor dos filhos e da esposa. Contudo, a pobreza não deixa. Todos sofrem. Outrossim, ele batalha; ele luta; ele ora; ele vence. Não posso olvidar o pai infiel e desligado. Ele, preocupado, e muito, com as mulheres dos outros... A família dele, para todos os efeitos, não existe. Senhor, convertei os pais infiéis! Recordo-me do pai bondoso, do pai caridoso, do pai engajado na comunidade religiosa e na comunidade social. Este tipo de pai é uma bênção para o mundo. Não vou me esquecer do pai malandro; do pai traficante; do pai tarado; do pai bandido; do pai prisioneiro; do pai sujo; do pai beberrão; do pai ateu; enfim, do pai “Torto” e que não merece a nome de Pai... Oro pela conversão desses pais. Eles precisam mudar de vida. Deus os tocará... Peço a Deus Pai que dê saúde a todos os pais. Dia dos Pais! Oxalá, todos os pais recebam uma justa homenagem! Repito a oração feita no início da coluna: Pai do céu, abençoai os pais da terra, hoje e sempre! Amém! Aleluia!


Coleta seletiva é implantada em 
11 bairros de Sapucaia do Sul 
Ação visa conscientizar os cidadãos sobre o lixo doméstico 

Os sapucaienses que moram no Centro e em outros dez bairros de Sapucaia do Sul terão o serviço de coleta específica para resíduos recicláveis na porta de suas casas. A Secretaria de Meio Ambiente lançou no dia 11 de agosto, o projeto ‘Coleta Seletiva Porta a Porta’. A iniciativa integra a campanha Sapucaia Cidade Limpa – Responsabilidade de Todos!, que teve início no ano passado. O prefeito Vilmar Ballin destaca que essa iniciativa visa deixar a cidade mais limpa. “Produzimos uma grande quantidade de lixo, que deve ter o destino certo. Com a implantação da coleta seletiva daremos condições para os cidadãos depositem seus resíduos recicláveis em local apropriado. Além de contribuir para o futuro do nosso planeta, esta iniciativa também resulta no sustento de muitas famílias que vivem da reciclagem”, disse. Os resíduos recicláveis coletados são destinados para a Cooperativa de Catadores Cooprevive, instalada no Aterro Sanitário. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho faz um apelo para que a população colabore separando os resíduos recicláveis. “Para ter sucesso este projeto não depende apenas do poder público, mas principalmente da população. É importante que todos participem separando corretamente o lixo, e colocando-o na lixeira apenas no dia em que o caminhão da coleta seletiva passar no seu bairro”, disse. A coleta seletiva porta a porta em Sapucaia do Sul ocorrerá diariamente no Centro da cidade, e uma vez por semana nos dez bairros atendidos. Os moradores serão avisados do dia da coleta através de carro de som e panfletos educativos, que serão distribuídos a partir da próxima semana. Além do Centro, serão atendidos pelo serviço os bairros Jardim, Paraíso, Primor, Vargas, Capão da Cruz, Santa Catarina, Piratini, Cohab, Cohab Blocos e Silva/Diehl. A coleta seletiva foi implantada da cidade no ano passado, mas apenas como projeto piloto, em alguns pontos fixos.


Clube de Mães faz doação à campanha do agasalho
Os donativos entregue pelas voluntárias serão distribuídas para famílias
Mais 276 peças de roupas infantis chegaram no dia 11 de agosto, ao Gabinete da Primeira-dama do município, Sônia Ballin. As doações, vindas do Clube de Mães Vinícius de Moraes, se somaram ao montante já arrecadado de 49 mil peças da Campanha do Agasalho de Sapucaia do Sul. Sonia recebeu a diretoria do Clube de Mães e falou da alegria de receber mais uma doação para a campanha. “Fico feliz com cada doação e com cada gesto de solidariedade das pessoas. A entidade é nossa parceira nesta campanha e sabemos que podemos contar com eles para todas as nossas ações”, disse Sonia. As doações ainda podem ser feitas até o final deste mês em um dos postos de arrecadação espalhados pela cidade, como em órgãos públicos, supermercados, Correios, Câmara de Dirigentes Lojistas, Coordenadoria do Clube de Mães, entre outros locais.


Artesãos mostram seus talentos 
para a comunidade 
Representantes de associações divulgaram os trabalhos na estação
Os usuários tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos artesãos esteienses
Proporcionar aos usuários que utilizam o transporte coletivo, em especial o trem metropolitano, conheçam o talento dos artesãos da cidade. Por alguns dias, representantes de associações vinculadas ao trabalho artesanal expuseram seus produtos para as pessoas junto ao saguão da Estação Esteio. Cerca de onze representantes do artesanato esteiense, além da participação da Associação de Voluntárias Maria José e do brechó organizado pelas integrantes do grupo Mulheres Multiplicar, de Canoas. Além de mostrarem as peças prontas para serem comercializadas e pequenos detalhes de algumas novidades que poderão ser compradas nos próximos meses. Segundo o artesão José Carlos Souza Gomes, que faz trabalhos em MDF e reciclagem de peças com filtros de café, que por intermédio da Economia Solidária, os profissionais realizam pelo menos uma vez ao mês, um evento similar para divulgar seus trabalhos. “Em função da Copa do Mundo, o último encontro foi em maio, em que as vendas foram dentro da normalidade. Em alguns meses quando é realizada a feira, os primeiros dias são fracos, mas tende a melhor”, disse Gomes. Ele comenta que após esta feira, o grupo vai estar se preparando novidades para trabalhar durante os nove dias de Expointer, que terá início no dia 30 de agosto até 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil e para a Semana Farroupilha.









Violência contra as mulheres 
tem redução no Estado 
O índice chega ao patamar de 13%, 
principalmente com as ações da Lei 

No dia em que o Brasil comemorou oito anos de criação da Lei Maria da Penha, o Rio Grande do Sul apresentou avanços na proteção às mulheres. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para o primeiro semestre de 2014, os crimes de lesão corporal, agressão, estupro e femicídios (assassinatos de mulheres) tiveram redução média de 13%. Os dados completos serão apresentados por representantes de órgãos de segurança do Estado recentemente. A aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) - que alterou o Código Penal e possibilitou que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Além disso, foi implantada a ‘Rede Lilás’, que coordena ações com a participação de instituições de acesso à segurança, à saúde, à educação e à assistência social. As atividades acontecem por intermédio de Coordenadorias, Centros de Referência, Casas-Abrigo e da Patrulha Maria da Penha, que monitora o cumprimento da medida protetiva de urgência solicitada pelas vítimas de violência doméstica, fazendo visitas regulares à casa da vítima. “Estamos obtendo resultados positivos no combate à violência contra a mulher porque consideramos o assunto como questão de segurança pública. Nos casos de agressão, tomamos as medidas policiais e legais necessárias, garantindo proteção a ela e seus filhos. Prendemos o agressor e, quando em liberdade, ele fica sob a vigilância constante do Estado. Levamos proteção às mulheres em seu ambiente, incentivando-as a buscar o apoio e a ação do Estado, para que não precisem mais se submeter às agressões que historicamente vêm sendo submetidas”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels.


Pedestre é detido por estar armado no Centro
Com o suspeito foi encontrado o revólver e munições intactas
Diante de denúncias anônimas, a Brigada Militar de Esteio prendeu um suspeito por estar portando arma sem autorização. O fato aconteceu no dia 09 de agosto, por volta da 1 hora da manhã, caminhando pela Avenida Padre Claret, na área central do Município. Segundo o 34º BPM, os PM’s ao serem comunicados do ocorrido, abordaram o homem e durante a revista, foi encontrado uma pistola semi-automática, calibre 380. Além disso, também portava 19 munições intactas.


Jovens são capturados por 
dirigirem veículo roubado
O veículo havia sido roubado em outra cidade da região
Por volta das 12 horas, do dia 08 de agosto, policiais militares do 34º BPM abordaram dois adolescentes, que estavam tripulando uma motocicleta Honda CG 150, de cor vermelha, na Rua Padre Anchieta, no bairro Novo Esteio. Após a consulta no sistema, os PM’s detectaram que o veículo encontrava-se em situação de roubo. Os menores foram apreendidos e a motocicleta recolhida ao Detran.


Assaltos em via pública assustam moradores  
Roubos a pessoas em via pública continuam ocorrendo na cidade. No dia 11 de agosto, na Rua Caçapava, um homem foi rendido por dois assaltantes com uma arma de fogo. Foi roubada a carteira da vítima, com documentos e objetos pessoais, assim como o aparelho celular. Já no dia 12, mais uma pessoa foi vitima de assaltantes. O fato ocorreu na Rua dos Ferroviários, no Centro, por volta das 13 horas. A mulher foi abordada por dois suspeitos que mediante ameaça levaram a bolsa com uma quantia de R$ 2.500,00 e os documentos. Os homens estavam armados de revólver. No mesmo dia, por volta das  23 horas, mais uma pessoa foi vítima de roubo. O delito aconteceu na área central do Município, tendo sido roubado por um homem mediante ameaça e menção de estar armado, um aparelho celular de um rapaz de  vinte anos que circulava pelo local.


Crânio humano é encontrado 
no bairro Tamandaré 
Um crânio humano foi encontrado por moradores do bairro Tamandaré, nas proximidades na Avenida Luiz Pasteur. A ossada foi localizada em frente a um estabelecimento comercial e foi recolhida pelo Departamento Médico-Legal de Canoas. Segundo informação da Polícia Civil, o fato vai gerar abertura de inquérito policial, porém, trata-se de parte de cadáver retirado  de algum cemitério da região para fins de prática de magia negra. A perícia vai indicar a idade do crânio e o sexo, de acordo com os  investigadores da Delegacia de Policia de Esteio.


Menor é preso por porte ilegal de arma 
Um adolescente e um homem foram presos, por volta das 15 horas, por policiais militares do 34º BPM, por estar portando um revólver calibre 32, com a numeração raspada. A prisão do suspeito aconteceu por volta das 15 horas, em um trecho da Avenida Senador Salgado Filho, localizada no bairro Centro. Conforme informações da BM, dois indivíduos em uma motocicleta estavam percorrendo a via expressa em atitude suspeita foram abordados e durante a revista, os PM’s acharam o revólver com um menor de idade. O garoto tinha inclusive em seu nome uma internação provisória. Ambos foram detidos e encaminhados a Polícia Civil para prestar depoimento. Já o adolescente saiu devidamente na presença dos pais.


Policiais militares recuperam veículos 
Nos dias 07 e 09 de agosto, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar recuperaram pelo menos dois veículos abandonados na cidade. O primeiro registro foi de uma caminhonete Amarok CD 4x4 Trend, de cor branca que encontrava-se abandonada em via pública localizada na Rua Liberato Salzano, na Vila Osório. Os PM’s detectaram que havia um registro de ocorrência por roubo. Outro fato foi a recuperação de um Gol MI, de cor vermelha, que foi deixado estacionado próximo a uma residência situada na Rua Lauro Dondonis, no bairro Primavera. Os policiais acharam o automóvel por volta das 9 horas da manhã. Após ser tomada as devidas providências, ambos os carros foram conduzidos ao depósito do Detran.


POE de Sapucaia do Sul prendem suspeitos 
O grupo estava comercializando entorpecentes no bairro Sete
As armas e as drogas encontradas pelos
policiais durante a operação
Integrantes do Pelotão de Operações Especiais (POE) realizaram no dia 07 de agosto, uma operação que teve por objetivo de desarticular uma quadrilha que vinha aterrorizando diversas famílias do bairro Sete, em Sapucaia do Sul. De acordo com informações obtidas pela corporação, moradores da localidade haviam entrado em contato com os órgãos de segurança do Município, devido há existência de tráfico de drogas, ocorrida em determinadas residências e estabelecimentos comerciais do bairro. Diante das informações, os policiais deslocaram até o endereço indicado e na chegada os agentes encontraram os suspeitos foram surpreendidos sem chance de reação. Ao chegar, os policiais militares flagraram os suspeitos comercializando drogas. Além dos entorpecentes, os policiais deram voz de prisão aos suspeitos. Com eles foram apreendidos 179 pedras de crack e uma balança de precisão. Em relação a armamentos, os policiais encontraram um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 16 e munições. Os homens foram conduzidos até Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), situada em Canoas. Segundo o comandante do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Sapucaia, o sargento Valdecir, o grupamento vem realizado constantemente operações de rotina, não apenas no bairro Sete, como também em outras localidades do município. “As ações de policiamento ostensivo irá continuar intensamente naquele local com a presença da Brigada Militar para que o índice de criminalidade diminua o máximo trazendo a sensação de segurança novamente para o bairro”, destaca o sargento Valdecir.


Adolescente é detido com entorpecentes 
Agentes do 34º BPM prenderam um adolescente que portava dois prensados de maconha. O delito ocorreu no dia 09 de agosto, por volta das 19 horas, em uma rua do bairro Primavera. Após os trâmites, o jovem foi levado para delegacia, onde foi acionado os responsáveis que foram orientados a ficar atentos sobre os atos do adolescente.


Foragido é reconduzido ao sistema prisional
Homem se encontrava próximo a um estabelecimento comercial no bairro
No dia 08 de agosto, policiais militares do 34º BPM prenderam um homem em atitude suspeita, na Avenida Porto Alegre, no bairro Jardim Planalto. A prisão aconteceu por volta das 18 horas, quando o indivíduo caminhava pela via expressa e foi abordado pela corporação. Ao averiguar a situação, os policiais detectaram que se tratava de um homem foragido do sistema prisional. Após ser preso, prestou depoimento na Delegacia, que tomou as medidas necessárias.


Homem é preso por policiais militares
O indivíduo tinha passagem policial por alguns detidos
A Brigada Militar, por intermédio do 34º BPM, realizou no dia 08 de agosto, a prisão de um homem em atitude suspeita, na Vila Pedreira. O fato aconteceu por volta da 1 hora, na Travessa Pedreira. De acordo com a Brigada Militar do município, o suspeito estava caminhando pela via, quando foi abordado pelos PM’s. Durante a revista, os agentes foram buscar mais informações e detectaram que o homem se encontrava na situação de foragido do sistema prisional. O indivíduo prestou esclarecimento na Polícia Civil do município.


Suspeito é capturado no Jardim Planalto 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem no bairro Jardim Planalto. O incidente aconteceu por volta das 12 horas, do dia 07 de agosto, próximo a uma residência localizada na Travessa Natal. Conforme a Brigada Militar da cidade, a prisão se deu após a vítima comunicar ao órgão policial que um indivíduo havia adentrado seu pátio e furtado um par de tênis. Foram realizadas buscas no bairro, onde um homem em atitude suspeita foi abordado e com ele, os PM’s encontraram o suspeito, que foi reconhecido pela vítima. O suspeito foi levado para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia, onde após isso foram tomadas as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário