segunda-feira, 23 de junho de 2014

EDIÇÃO 1939

FLAGRANTE DA SEMANA
As calçadas são o refúgio para os pedestres poderem transitar tranquilamente pelas vias públicas da cidade. Entretanto, muitas delas não se encontram em condições para a utilização dos cidadãos. É o caso desta calçada, situada próxima ao cruzamento da Avenida Dom Pedro e Rua Rio Grande, no bairro São Sebastião, em Esteio. A calçada, tomada por uma enorme cratera, força os pedestres a usarem a beira da rua como passagem. Para os cadeirantes, a situação se torna ainda pior e mais perigosa, podendo ocorrer sérios acidentes.


Escola promove gincana 
envolvendo a sociedade
Edenize Dotta, Miguel Luz, Marilane Silva e Aline Simas
Dentro da 3ª Gincana Cultural e Solidária, organizada pela Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo, duas mães de alunos e uma avó estiveram na tarde do dia 18 de junho, na sede do Jornal Destaque. O trio foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Um dos objetivos da visita foi coletar a assinatura do diretor do JD, pois faz parte de uma competição, que culmina numa pontuação para as equipes participantes. Além da assinatura, também é necessário o registro fotográfico do momento. Na oportunidade foi comentado pelas integrantes do grupo que a festa junina será no dia 06 de julho, a partir das 14h30, no Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha, localizado na Rua Rio Grande, esquina com a Padre Felipe.


Chuva causa transtorno em pontos da cidade 
Algumas ações contribuíram para evitar uma nova tragédia em Esteio
Trechos na Fernando Ferrari prejudicaram o fluxo
de pessoas e de veículos
Nos dias 13 e 14 de junho, a chuva que atingiu a região causou alguns transtornos para os cidadãos, principalmente na área central de Esteio. Por volta das 15 horas, era visível a grande quantidade de água que se acumulou na esquina entre as ruas Fernando Ferrari e dos Ferroviários. Além dos automóveis terem dificuldade em trafegar pela via, os pedestres também, pois próximo ao local há uma parada de ônibus, o que prejudicou o fluxo de passageiros na região. Esse local sofre constantemente nas cheias, mesmo após a limpeza nas bocas de lobo na cidade. Outros pontos da cidade também foram alvo de problemas com as cheias como nas vilas Nova e Navegantes, assim como no bairro São José, entre os arroios Esteio e Sapucaia. Mas não houveram maiores transtornos nesta região, devido a chuva. Mais uma vez, trechos das ruas Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Travessa Uruguai, no bairro São Sebastião ficaram alagadas, o que deixou muitas pessoas amedrontadas, pois como estavam retornando do trabalho ou da escola tiveram que enfrentar a água suja para chegarem a seus lares. Um dos poucos registros foi que uma família teve que ser conduzida por uma guarnição do Corpo de Bombeiros até a residência, devido a quantidade de água existente na rua, além de observar a situação em que se encontrava o imóvel. Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros do município, Álvaro do Nascimento, a guarnição ficou sob alerta, fazendo os atendimentos que estavam sendo pedidos pela comunidade. “Além disso, fizemos uma vistoria nos arroios que circundam a cidade para verificar a situação em que se encontravam, mas nada de gravidade foi registrado”, disse o sargento Nascimento.
EXECUÇÕES - Segundo a responsável pela Associação ‘De Olho na Enchente’, Janaina Bittencourt, mais uma vez, os esteienses que residem em áreas que são atingidas pelas enxurradas ficaram amedrontados, diante a situação de uma nova calamidade. “Não aguentamos mais viver sob a tensão, onde cada pancada de chuva pode ocasionar danos em nossos imóveis”, desabafa Janaina. Ela comentou que apesar de algumas ações que foram feitas, como hidrojateamento na rede de esgoto, em grande parte da cidade e a limpeza nos arroios, mas porém ainda falta muito o que fazer. “Muitas dessas ações tiveram que ser feitas, em função do pedido do Ministério Público do município, mas é preciso realizar obras importantes como diques, bacias de contenção e casa de bombas”.
AÇÕES QUE AJUDARAM A MINIMIZAR AS ENCHENTES - Os trabalhos realizados para minimizar os efeitos das chuvas estão dando resultados positivos. Entre os dias 13 e 14 de junho, o montante de chuvas acumulado foi de 102mm, 44mm acima do previsto, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Nos pontos do Município em que geralmente a chuva extravasava o limite e alagava as casas, não houve registro de inundações ou desabrigados. Agentes da Defesa Civil municipal e da Secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos vistoriaram vários pontos da cidade, a fim de diagnosticar locais que ainda precisam de ações emergenciais ou reforço na limpeza. Algumas ruas, como a Theodomiro Porto da Fonseca e Érico Veríssimo, no bairro São Sebastião, tiveram água no nível da via, porém sem maiores prejuízos.


Pré-candidata a Assembleia 
visita o Jornal Destaque 
Gisele estava na companhia de seu pai, o ex-deputado Jorge Uequed
Jorge e Gisele Uequed, durante visita do Jornal Destaque
A pré-candidata a deputada estadual pelo partido Rede Sustentabilidade, Gisele Uequed esteve realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. Acompanhada pelo pai, o ex-deputado Jorge Uequed, ambos foram recepcionados pelo diretor do periódico, Miguel Luz, na tarde de 16 de junho. Gisele contou que nos tempos da escola esteve envolvida com movimentos sociais, mas que se identificava com as siglas partidárias, mesmo seu pai estando no meio político. “Com o passar dos anos, essa ideia foi mudando, tanto que em 2010, fui tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, pelo Partido Verde. Foi algo importante em minha vida”, comentou Gisele. Ele destacou que diante desta experiência política e pelas ações que havia desenvolvido, foi convidada pelo PTN, onde pela primeira vez se candidatou a prefeitura de Canoas. “O grupo tinha um plano de governo focado com políticas públicas para o bem estar da sociedade, mas infelizmente não conseguimos”. A pré-candidata a deputada estadual falou que desde então, por estar participando das atividades políticas ficou descontente com as medidas que vinham sendo tomadas, em 2013 resolveu migrar para o Rede Sustentabilidade. “Identifiquei-me num primeiro instante por ter pessoas com novas ideias e propostas que vem ao encontro dos princípios em que aprendi na família. Uma das iniciativas da sigla é buscar a constante renovação na política, com a proposta de limitar o tempo dos parlamentares no Legislativo, assim como ocorre no Executivo”, informou Gisele. Ela ressaltou que entre as ações propostas nos planos da sigla estão o incentivar os jovens e as mulheres a se interessar pela política e contribuir para formar
novas lideranças.


Prazo para Nota Fiscal Eletrônica é prorrogado 
Foi prorrogado o prazo para os prestadores de serviços sediados no Município solicitarem à pasta de Arrecadação e Gestão Financeira a inclusão no sistema online para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), estabelecida pelo Decreto 5020. Agora, a NFS-e será exigida a partir de 01 de agosto. Também foi aprovado pela secretaria de Arrecadação e Gestão Financeira a Tabela de Códigos de Operações do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza para a NFS-e. Será exigida de todas as empresas legalmente estabelecidas na cidade que prestam serviços. E exigência somente não é válida para os Microempreendedores. Para os técnicos da pasta responsável, após o preenchimento do formulário, a próxima medida será a análise dos documentos e atualizar os dados no sistema. Assim que aprovado, é emitida a Carta de Deferimento e os proprietários ou contadores recebem um link para teste, podendo emitir notas não-válidas durante a fase de ajustes. Não há nenhuma cobrança de taxas. Depois de tudo ajustado, os prestadores de serviço podem emitir a NFE-s.  Dúvidas podem ser esclarecidas no site www.esteio.rs.gov.br e pelo telefone 3433-8120.


OAB Esteio promove curso 
A Sub Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio está promovendo o curso “Audiência Trabalhista e o Ônus da Prova”. A atividade ocorre nos dias 24 e 25 de junho, na sede da entidade. O primeiro dia será marcado pela palestra ministrada pelo juiz André Cremonesi. Já o segundo dia, o encontro será conduzido pelo advogado Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro. O curso terá a duração de quatro horas e acontece das 19h às 21 horas. O valor da ação é de R$20,00. A OAB de Esteio fica localizada na Avenida Presidente Vargas, 1575, Centro. Mais informações pelo telefone 3033-1978 ou pelo site www.oabesteio.org.br.


Alunos do Colégio Coração de Maria confeccionam materiais sustentáveis 
em aulas de química e artes
Criatividade: os alunos elaboraram materiais em sala de aula
Alunos das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio estão realizando atividades do Projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, envolvendo as disciplinas de Química e Artes, coordenadas pela professora Ilza Silva e Gilmar Alves Ferreira, cujo objetivo é propiciar aos alunos uma atividade que aborde discussões de preservação e sustentabilidade do meio ambiente, levando-os a refletir sobre suas responsabilidades. Nas aulas das referidas disciplinas, os alunos, em pequenos grupos, elaboraram fôlderes sobre atitudes que possam auxiliar o meio ambiente e a sustentabilidade, além de confeccionar um porta- lixo com TNT, para ser colocado em suas classes onde se colocam os resíduos gerados por cada aluno. Os alunos dessas turmas receberam, além disso, um desafio: doar os materiais confeccionados para alunos de outras turmas, a fim de ampliar o alcance do projeto.


Grupo de dança participará de Festival Internacional de Hip Hop
O grupo que irá participar do festival tem mantido um ritmo intenso de ensaios
O grupo de dança de rua Rad’ance, formado por estudantes e ex-estudantes de Sapucaia do Sul, foi classificado para o Festival Internacional de Hip Hop 2014, que ocorre em Curitiba, Paraná, de 11 a 13 de julho. O grupo integra o projeto Crianças e Adolescentes em Situação de Risco – Resgate através da Dança.   A coordenadora do projeto, Erenice Bordin, disse que o grupo está entusiasmado para a competição. “Estamos preparados. Sem dúvida vamos incomodar”, afirmou a professora. Ela comentou que ao mesmo tempo em que o grupo ensaia para o festival, também faz planos para o futuro, almejando outros palcos. “Nossa meta para o próximo ano é participar do Festival de Dança de Joinville, que é realizado anualmente em Santa Catarina”, contou Erenice. O Rad’ance participará do Festival Internacional de Hip Hop com duas coreografias, uma do grupo júnior e outra do avançado, somando 30 bailarinos. Durante estes três dias, ocorrerão competições, mostras, oficinas e palestras, que reunirão bailarinos, professores e coreógrafos brasileiros e estrangeiros. Além do grupo de competição, o Rad’ance conta ainda com 40 alunos, divididos em duas turmas para iniciantes. Os integrantes do grupo têm idade entre dez e 22 anos, e participam de ensaios duas vezes por semana, no auditório Vanessa Ceconet. O grupo, que teve início em 2002 e coleciona mais de 100 troféus conquistados em festivais.


Escoteira visita o ‘Museu Destaque’
Elisiane ao lado da filha Maira, em uma cadeira que pertenceu a Bento Gonçalves
A pequena Maira Nogueira Marques Corrêa, de nove anos, esteve visitando o Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu na tarde de 16 de junho, na companhia da mãe Elisiane Nogueira Marques Corrêa. A garota estuda no 4º ano do Ensino Fundamental e também atua como lobinha do grupo de escoteiros Anauê. Maira disse que um dos principais objetivos foi aprender e conhecer sobre a história do Município e também da imprensa local. “O que me chamou mais a atenção foram as máquinas e as balanças existentes no espaço. Também pude reconhecer lugares de que como era e como está atualmente”. De acordo com Elisiane, manter esse espaço cultural na cidade é de extrema importância, pois um dos principais objetivos é preservar a história da cidade. “O trabalho que o escotismo executa visa oportunizar que as novas gerações olhem para o futuro e para o passado, sem esquecer as verdadeiras origens. Interessados em visitar o Museu Destaque podem entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica situado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião.


Coral da UME em busca de mais vozes
O grupo tem conquistado mais admiradores por onde se apresentam
Um grupo de pessoas se reúne todos os sábados pela manhã para cantar, além de levar a mensagem da doutrina espírita através da música. Isso é um dos objetivos do Coral da UME Esteio. Formado em março de 2013, o Coral da União Municipal Espírita, conta hoje com 18 vozes e pretende chegar a 40. “Estamos buscando mais vozes, principalmente masculinas, pois hoje somos em maioria mulheres”, comenta a coordenadora do projeto Loídes Vargas. Ela destaca que recentemente o grupo conseguiu aprovar um documento, por intermédio da pasta da Cultura para pagar um profissional de música. O maestro Thiago Hoerlle já atua em outros coros como o de Sapucaia e Cachoeirinha, ensinando técnica vocal e ensaia o grupo para apresentações. “Percebemos que havia uma movimentação nas casas do Município para montar conjuntos de música e resolvemos unir num grupo só todos os interessados. Hoje, temos um profissional da música nos ensinando técnicas como de respiração e voz, onde pode repassar um pouco do aprendizado para nossas casas”, comemora Loídes. A ideia é que esse grupo se apresente em eventos da UME e em aberturas de palestras públicas. Os ensaios acontecem nos sábados, das 8h30 às 10h30, na Sociedade Espírita Ponto de Luz, que fica na Rua da Constituição, 153, próxima à Escola Estadual Augusto Meyer. Podem participar pessoas de todas as idades que estejam frequentando, com no mínimo 75% de presença o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Departamento de assuntos da Família (DAFA), Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita (DAPSE) ou a Evangelização Infantil e Juvenil, de qualquer casa da região. “E não precisa saber cantar, todos somos leigos e estamos aqui para aprender”, finaliza Loídes.


Santos Juninos 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

Junho: Importa relembrar alguns dos SANTOS FAMOSOS. Poderemos citar: Beato José de Anchieta; São Barnabé; Santo Antônio de Lisboa e Pádua; São Luís Gonzaga; São João Batista, São Pedro e São Paulo. Atenhamo-nos, sobretudo, ao extraordinário SÃO JOÃO BATISTA. Ele preparou a chegada de Jesus. Foi um homem duro, corajoso, sem pelo na língua, fiel à missão recebida do Senhor. João Batista defendeu os legítimos casamentos. Combateu os “ajuntamentos.” Foi decapitado. Se Batista vivesse hoje, meu Deus do céu, viraria carne moída!... O Jornal Destaque, de Esteio, na Grande Porto Alegre, realizou uma enquete: “Você é contra ou a favor da união estável entre casais homossexuais?” Alguma das respostas: “A favor. Eu acho a união válida, porque todos temos direitos. A lei representa um grande avanço para o Brasil.” “A favor. O ser humano está sempre procurando estar com outras pessoas e a família é a célula primária da sociedade.” “A favor. A união é um direito que serve para todos os cidadãos. Garantir que casais do mesmo sexo compartilhem isso legalmente representa um grande avanço na nossa sociedade.” Fonte: Destaque, 12 de maio de 2011, página 2, quinta-feira... Poucas palavras. Muita asneira! Deus criou o HOMEM E A MULHER. “Crescei e multiplicai-vos!” O ser humano inventou “o homem com homem e a mulher com mulher...” A esta irracionalidade e a tamanha bestialidade chamam de “DIREITOS” e de “AVANÇOS...” Nada, contra o ser racional. Outrossim, tudo, contra o ANTINATURAL. As aberrações vão se impondo. O velho Rui Barbosa já firmou: “Chegará o tempo em que o honesto terá vergonha da honestidade e a mentira passará por verdade...” Quanta saudade do grande JOÃO BATISTA! Aaaaaaaaaahhh, se Batista vivesse, hoje!... Faz muita falta o mínimo de VERGONHA NA CARA... Novamente, as criaturas lutam contra o CRIADOR... Hoje, ou amanhã, a justiça divina brilhará... Daí, ninguém escapará... Nem o justo... Damos mais valor à lei de Deus, ou à lei do coração?... Termino, com uma pequena prece: Santos juninos, intercedei pelas famílias!    Fim de papo.


Situação do SUS é debatida
O Plenário da Câmara de Vereadores foi palco no dia 16 de junho, de uma reunião para debater sobre a instituição de diferenças de classes nas internações pelo SUS. Participaram do encontro representantes da área da saúde, OAB, entre outros. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Paulo Gomes da Silva pontuou elementos importantes para dinâmica de atuação do Sistema Único de Saúde como a desprecarização do sistema e a valorização dos profissionais de saúde. Nas discussões finais, o vereador Leonardo Pascoal sugeriu o encaminhamento de um documento à OAB, em apoio à moção de repúdio do conselho de saúde. “Estaremos fazendo frente a esta causa também, buscaremos os recursos para isso”. Brito acrescentou que estará levando a moção até a OAB e à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, bem como marcará uma audiência pública com os órgãos competentes.


Entrega de fotos para mostra encerra em julho 
Ainda há tempo para os interessados em participar do concurso fotográfico, organizado pela subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil. O prazo limite é dia 31 de julho, mas aos poucos já estão sendo escolhidas as fotos para o evento. De acordo com as regras do concurso, estão aptos a participar pessoas que registraram momentos importantes, durante visitação no espaço a partir de março deste ano. Os participantes podem enviar até cinco fotos para o e-mail kad@kadcomunicacao.com.br. O período de exposição será de 30 de agosto à 07 de setembro, durante a realização da Expointer. A partir do dia 08, a fotos ficarão a mostra em local sugerido pela Administração do Parque. Ao todo, serão escolhidas 40 fotografias pelo júri formado por pessoas indicadas pela subsecretaria. Os nomes dos vencedores serão conhecidos no dia
09 de agosto.


Esteienses sobem ao pódio em rústica na Serra 
Corredores tem obtido resultados importantes para a associação
Mais uma vez, esteienses fazem bonito em eventos esportivos
Atletas que fazem parte da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) estiveram presentes em mais uma competição esportiva. Desta vez, a rústica foi realizada na cidade de Gramado, localizado na Serra gaúcha. A atividade foi realizada no dia 14 de junho, com largada defronte a Escola Dr. Carlos Nels, conhecido como CAIC. A realização e organização do Grupo de Atletismo Sonho Olímpico. Na classificação dos atletas da Acores obtiveram resultados expressivos. Jorge Onir de Lemos ficou em quarto lugar, fazendo o percurso no tempo de 18m50s. O quinto lugar ficou com Rodrigo Medeiros, correndo num tempo de 19m23s. Além disso, outros atletas esteienses também participaram na cidade de Santa Cruz do Sul, no Circuito de Corridas SESC. A competição aconteceu no dia 08 de junho. Na oportunidade, a medalha de bronze, na categoria geral ficou com Richard Pacheco, fazendo um trajeto de dez quilômetros, em 35m01 s. na categoria de 30 à 39 anos, novamente Rodrigo Medeiros correu no mesmo percurso em 35m01s, obtendo o primeiro lugar no pódio. Já os corredores, com idade entre 45 à 49 anos, também subiu ao pódio, com Jorge Onir, correndo em um trajeto de três quilômetros, em 11m28s, chegando em primeiro lugar. Daiane Silva ficou em terceiro na categoria 20 à 29 anos, fazendo o percurso em 17m32s.

Gingana mobiliza alunos do Colégio La Salle 
No dia 16 de junho, um grupo de alunos do Colégio La Salle estiveram realizando uma série de atividades da gincana da instituição. Entre as tarefas, estava uma visita no Jornal Destaque, onde conversaram e registraram o momento, com o diretor do periódico, Miguel Luz. Por serem algumas tarefas determinadas em pouco tempo de execução, a correria dos alunos para cumprir o estabelecido pelos organizadores foi intensa durante todo o dia. Algumas tarefas tinham a ver com a história da cidade, devido ao Museu Histórico. A gincana teve início no dia 28 de maio e neste ano o tema foi ‘La Salle na Copa’. Um dos principais objetivos da atividade é proporcionar momentos de alegria e conhecimento para a comunidade escolar.


Coluna 
Os protestos de junho, um ano depois 
                                                                          Marina Lima Leal 

Há um ano atrás, em junho de 2013, a multidão tomava as ruas, inicialmente motivada pelo reajuste das passagens de ônibus e convocada através de um processo disseminado pelas redes sociais. Constituiu-se como algo novo em nosso país, que já passou por longos períodos de autoritarismo e foi perdendo o hábito de protestar. Minha geração viveu períodos de intensas mobilizações. A multidão saía às ruas em variados protestos dos movimentos sociais, especialmente dos trabalhadores e estudantes. Depois, do golpe de 1964, mergulhamos num longo período de escuridão, em que não era possível nenhum tipo de manifestação, sob pena de prisão, tortura e até morte. Na metade da década de 1980 o povo tomou coragem e foi para as ruas, em grandes passeatas, para lutar pelas eleições diretas, para Presidente da República, na grande e histórica mobilização das “Diretas Já”. Como o passar dos anos, a população foi descobrindo, que apesar das eleições diretas terem sido uma grande conquista, não era suficiente. Era necessário mais. No ano passado a sociedade rompeu com a passividade e foi às ruas. Finalmente o povo despertou e entendeu que é preciso lutar, se quer um país mais justo e democrático. Os protestos também deixaram um recado aos políticos com o slogan: “Vocês não nos representam”, que apesar de estar bem claro, não chegou a sensibilizar grande parte da classe para a realização de uma Reforma Política, urgente e necessária. Com certeza ela viria para dificultar a eleição dos maus políticos, financiados por grandes corporações, que depois costumam exigir a “recompensa” por parte dos eleitos. Atos de violência que ocorreram durante alguns protestos, afastaram muitos manifestantes, diminuindo a frequência dos movimentos, mas a sociedade continua a apresentar demandas. Um ano depois, se observa que as manifestações se fragmentaram e tomaram novas formas como os protestos dos sem-teto em São Paulo, as greves que vem ocorrendo, as manifestações dos indígenas pela demarcação de suas terras e, mais recentemente, os protestos contra a Copa, por acreditar que ela tira recursos, já insuficientes, dos serviços públicos. Por esta razão, são contra a sua realização. Concordo com o sociólogo Luis Werneck Vianna, professor da PUC do Rio de Janeiro, quando afirma que: “Um dos legados das manifestações seria a recuperação da capacidade de indignação da sociedade brasileira”, porque acredito que a apatia, a indiferença e a falta de esperança, não conduzirão o povo a lutar por um Brasil melhor para todos.


Alunos do Colégio Coração de Maria participam de encontro de líderes no Colégio Dom Bosco
Protagonismo: alunos participam de encontro regional
Lideranças jovens do Colégio Coração de Maria, acompanhados das Assessoras de Pastoral Escolar, professoras  Eliana Oberlaender e Mariúcha Oyarzabal, participaram do V Encontro de Lideranças Juvenis das Escolas Católicas da Arquidiocese de Porto Alegre, no dia 11 de junho, que ocorreu no Colégio Salesiano Dom Bosco, reunindo mais de 400 jovens de 31 escolas católicas.  ”Jovem, qual é a tua?” tem sido a indagação nos últimos anos nestes encontros e, neste ano, veio acompanhada da afirmação: “Eu curto direitos humanos”, remetendo às discussões da Campanha da Fraternidade de 2014, com mostra de vídeos com entrevistas de jovens, tribuna livre, painelistas que provocaram o debate sobre os direitos humanos, celebração, teatro e música, entre outras atividades. Além disso, as redes sociais foram utilizadas durante vários momentos para que os jovens pudessem postar fotos, dar sua opinião sobre o tema debatido ou fazer perguntas aos painelistas. A contribuição dada pelos estudantes durante este evento foi muito significativa, representando também a concretização de valores propostos pela nossa escola, como a cordialidade nas relações, humanização, ética e justiça.


Tenente coronel do 34º BPM visita 
o ‘Museu Destaque’
Miguel Luz mostrou peças e fotos que contam a história
O titular pelo 34º BPM de Esteio, o tenente coronel Egon Kvietinski esteve fazendo uma visita na Rádio e no Museu Destaque, na tarde do dia 16 de junho. Num primeiro momento, o tenente coronel concedeu uma entrevista no programa ‘Opinião’, falando um pouco sobre as ações que esta desenvolvendo na cidade em prol da segurança da comunidade local. Em seguida, o tenente coronel foi visitar o acervo do Museu Histórico Destaque, sendo conduzido pelo diretor do local, Miguel Luz. Ele explicou para o responsável pela corporação, um pouco da história da cidade, com as peças e fotografias expostas nas quatro salas existentes. Ele disse que é a primeira vez em que visita o local na cidade e ficou impressionado com o cuidado e a organização do espaço cultural. “O museu oportuniza que os idosos possam reviver o passado e os mais novos conhecerem mais o passado e a caminhada que tivemos para chegar nos dias atuais”. O tenente coronel, ao observar as ferramentas usadas na construção do Seminário Claretiano, que nas horas de descanso, como forma de descontrair faz trabalhos em madeira. “É de se pensar que hoje com a tecnologia existente ainda temos dificuldades em um trabalho. Então imagine há décadas, com ferramentas rudimentares e outros materiais”.


POLÍCIA 

Suspeito é preso por cometer assaltos na cidade 
O indivíduo estava envolvido em roubos a postos de combustíveis
O homem já tinha passagem pela Polícia pelo mesmo delito
Policiais da Delegacia de Polícia de Esteio prenderam no dia 11 de junho, um homem de 22 anos de idade que praticava roubos a postos de combustíveis na cidade. A prisão ocorreu após o indiciamento do suspeito em crime de roubo a estabelecimento comercial. Segundo o delegado Leonel Baldasso, as investigações indicaram que o indivíduo preso participava esse delito. “Com o inquérito concluído e remetido à Justiça nos últimos dias do mês de maio e mediante representação da PC foi decretada a prisão preventiva do investigado”, informou o delegado. As investigações apuraram que ele efetuou pelo menos dois assaltos a postos de combustíveis no dia 21 de maio, na área central do Município. Ambos os crimes, o suspeito estava portando um revólver. O delegado afirma, ainda, que outros roubos que teriam ocorrido na região e que está sendo investigado. Além disso, Baldasso ressaltou que não está descartada a participação do indiciado no crime. Após serem tomadas as devidas ações, a Polícia Civil encaminhou o indivíduo para o sistema prisional, onde deverá cumprir pena.


Votação do desmembramento da BM e CB é acompanhada pela comunidade 
A Assembleia Legislativa do Estado votou no dia 17 de junho, a emenda constitucional de autoria do poder Executivo que promove o desmembramento do Corpo de Bombeiro da Brigada Militar. A votação agora definitiva, ocorreu em segundo turno, como determina o regimento da Casa Legislativa. O Governo do Estado tem até 2016 para produzir os atos legislativos e administrativos necessários para a concretização da lei. A emenda constitucional foi aprovada por unanimidade dos deputados e cumpre uma antiga reivindicação da categoria, que desde a década de 70 vinha lutando pela autonomia. A votação foi acompanhada por integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Brigada Militar. Estiveram presentes o Comandante Geral da BM, Fábio Duarte Fernandes, o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luiz Moiano e a secretária da Assessoria Superior do Governador, Mari Perusso.


Homem é detido durante operação policial
Os indivíduos foram levados ao sistema prisional em Porto Alegre
No dia 16 de junho, os policiais da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais, coordenados por seu titular delegado Arthur Teixeira Raldi, efetuaram sete prisões de foragidos e condenados na região metropolitana. Em Sapucaia do Sul foi preso um indivíduo de 24 anos, devido a uma sentença penal condenatória. A operação também foi realizada nos municípios de Viamão e em Porto Alegre. Na Capital, foram presos dois homens, com 30 e 54 anos, respectivamente. A prisão ocorreu nos bairros Sarandi e Rubem Berta. Em virtude de sentenças penais condenatórias, foram presos mais três indivíduos. Um de 24 anos, que além da condenação estava na condição de foragido e possuía mandado de prisão preventiva pela prática do crime de homicídio, outro homem, também de 24 anos, e um terceiro, de 44 anos, também foram conduzidos ao órgão policial. Os presos foram conduzidos ao DEIC para as formalidades legais referentes a suas prisões, de onde serão encaminhados ao Presídio Central.


Jovens morrem em acidente automobilístico 
Duas pessoas morreram num acidente na noite de 15 de junho, em Sapucaia do Sul, na BR 116, no km 251,9, próximo ao Parque Zoológico, no sentido interior-capital. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um veículo Gol colidiu na traseira de um Clio, onde acabou capotando. A motorista do Clio, de 27 anos e o passageiro, de 22 morreram. O condutor do outro veículo, de 20 anos, ficou ferido, que foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, no município. A PRF realizou o teste do bafômetro com o condutor do Gol, que registrou a presença de álcool no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário