segunda-feira, 5 de maio de 2014

EDIÇÃO 1932

FLAGRANTE DA SEMANA
Já não bastasse a falta de água, frequente no município, e ainda nos deparamos com situações deste tipo. Em frente ao centro de diálise, vinculado ao Hospital São Camilo, localizado no bairro Tamandaré, um vazamento oriundo de um cano quebrado, desperdiça litros e litros de água potável. Quem passava pelas imediações, visualizava a água vertendo do solo, próximo da parada de ônibus, justamente na entrada da clínica. O grande acúmulo de água deixa muito claro que o problema transcorre há dias, e que provavelmente, nada foi feito para que fosse resolvido.

Atletas da Acores sobem ao 
pódio em Carlos Barbosa
Corredores da entidade tiveram colocações importantes na atividade
A  rústica que marca o 10º aniversário da ABA, no município de Carlos Barbosa foi realizado no dia 27 de abril. A competição contou com a presença de centenas de atletas de diversas regiões do Estado e englobou atletas nas categorias adulto, masculino e feminino, além da categoria infantil, de ambos os sexos. A largada aconteceu defronte a torre da Estação, situada no Centro do município. Entre as mulheres, a campeã geral no feminino 10 km foi Noeli Favero. Ainda nesta categoria, Edi da Silva se sagrou vencedora, na categoria acima de 70 anos e foi agraciada com um troféu atleta mais idosa. Já Noemia Rukabem subiu ao pódio para ganhar a medalha de ouro, categoria 60 a 64 anos. Na categoria masculina, Cleider Evandro, obteve a sexta colocação e campeão na categoria 16 a 19 anos. Maicom dos Santos conquistou o primeiro lugar, na faixa etária entre 20 e 24 anos e o segundo colocado foi Jean da Silva. O atleta Matheus Machado Guedes foi o 3º colocado geral, entre todos os competidores.   Jorge Onir, que competiu na categoria 45 a 49 anos ficou em primeiro lugar e ainda houve a participação de João Francisco Barcelos e Rodrigo Medeiros. As crianças foram o destaque percorrendo dois quilômetros. João Paulo Bortoletti foi reconhecido como o mais jovem a participar, assim como a presença de Jorge Bortoletti, de nove anos.

COLUNA
Mãe Versus Megera 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Sem dúvida! As mães receberam infindas homenagens. Outrossim, não consigo olvidar o fato ocorrido num hospital. Uma jovem seria mãe. Publicamente, rejeitava o bebê. - Tomara que esta praga nasça morta! Detesto este filho. Nasceu um belo menino. - Quem quiser, leve o piá! Dou de graça... Daí, surgiu uma senhora. Desejava adotar uma criança. A megera! - Pode levar este traste. Bom uso! A adotante vibrou. Com esta, toda a família: esposo; avó; avô; tios; primos; vizinhos. Tudo corria bem. De repente, a mãe biológica resolveu mudar de postura. - Quero meu filho. Roubaram o meu filho... Não posso ficar sem ele... Então, o Conselho Tutelar entrou em ação. Na prática, arrancou a criança dos braços da mãe adotiva... Gritos. Choro. Desespero. Nada adiantou. A mãe adotante entrou em crise. Até hoje, passa mal. Não se conforma. Vai ao Conselho. Vai ao Fórum. Vai à delegacia. Ninguém resolve. Apenas, uma resposta: - É a Lei brasileira. Leis são Leis. Devem ser cumpridas. Em miúdos: A criança vai de mal a pior... A mãe adotiva definha... A biológica fuma e bebe e ri... Uma autêntica guerra ente a mãe adotiva e a megera. País esquisito este! E cada lei, hem?!... Ainda bem que a maioria das mães é composta de mães excelentes e não de megeras!... Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Hoje e sempre! Ponto final.

 Jovens tem oportunidade de trabalhar
com a ‘sétima arte’
Nas aulas, os alunos tem noção de como funciona a indústria do cinema
A Associação Cristã de Moços de Esteio (ACM) promove pelo segundo ano, o projeto ‘Futuro em Cena’. A atividade visa capacitar os jovens para a produção e execução na área audiovisual, tendo conhecimentos através das disciplinas de história do cinema, roteiro e direção, fotografia, trilha sonora, entre outras. No decorrer do curso, os alunos também desenvolverão um curta metragem e mais um documentário. O projeto, iniciado em março de 2013, objetivava a contemplação de 60 jovens, e estes, divididos em três turmas. No momento, já é a terceira turma em andamento do ‘Futuro em Cena’. O público que mais tem tido interesse são os jovens, justamente por estarem buscando novos conhecimentos e que de alguma forma, já tem interesses nessas áreas. Isso já ocorre em função de algumas escolas já incentivarem na execução de trabalhos com um formato mais criativo. Outro ponto de interesse que une os jovens ao curso é de poderem utilizar toda a tecnologia, muitas vezes presentes e que fazem parte da rotina do dia a dia. Na última turma do curso, o número de interessados foi muito grande, inclusive, muitos jovens de outros municípios também demonstraram grande interesse nas atividades. Na conclusão do curso, o aluno ganha o certificado, estando apto para as atividades do mercado de audiovisual. Os estudantes recebem o acompanhamento depois do término do curso, por seis meses. Os formandos da primeira e segunda turmas, já estão trabalhando na área. O curso livre de capacitação em audiovisual, tem o patrocínio da Petrobrás. A atividade é destinada para jovens de 16 á 29 anos, que estejam no ano final do ensino fundamental ou estarem cursando o Ensino Médio. As aulas acontecem três vezes por semana, na sede da entidade localizada na Rua Rio Pardo. 

Abandono da Praça Irmão Egydio Justo
preocupa a comunidade 
A falta de manutenção e segurança tem deixado as pessoas amedrontadas
A praça Irmão Egydio Justo é mais um exemplo de descaso do Poder Público
Seguindo um panorama geral das condições que os espaços públicos e de lazer se encontram, nem mesmo na região central do Município a manutenção tem sido feita. Mais um local em evidência, que se observa tamanho descaso, é a Praça Egydio Justo, localizada na Avenida Presidente Vargas, situada ao lado do Clube do Comércio, considerado um dos mais tradicionais clubes da cidade. No espaço, é visível observar a presença de inúmeras árvores, de grande porte, onde mostra-se claramente um risco para quem precisa transitar pelo local à noite. Com a precariedade da iluminação pública, pela não poda de alguns galhos, são efetuados vários roubos à pedestres neste local. Além disso, os brinquedos que seriam para a utilização de crianças nos momentos de lazer, se encontram sucateados. Muitos deles, quebrados, com desgastes severos, colocam em risco a segurança de seus poucos frequentadores. Outro fato notório é o acúmulo de lixo. Seja por pedestres e até mesmo, por moradores de rua que frequentam o local, fica muito evidente o desleixo na praça. Ao lado da área, existe o prédio que por muitos anos serviu como sede da secretaria da Saúde e outros departamentos do Executivo Municipal. Atualmente o local tem servido para abrigar catadores de lixo, e até dependentes químicos. Na parte dos fundos do espaço, as telhas foram quebradas e algumas até furtadas. Os vidros frontais estão praticamente todos quebrados e a porta, devido a péssima condição que contribui para a invasão de pessoas. E além de haver muitos moradores de rua, há também grande incidência de dependentes químicos nessas imediações. Diante deste problema, a maioria dos comerciantes temem pela segurança dos clientes que passam pelas imediações. Além disso, alguns donos e funcionários de lojas já foram ameaçados pelas pessoas que indevidamente ocupam a praça e o prédio. Por isso, muitos aguardam ansiosos pela frequência da passagem da Brigada Militar e até da Guarda Municipal, com o objetivo de coibir a violência.

Procissão em homenagem a 
São Jorge reúne fiéis 
A procissão em homenagem a São Jorge em Esteio foi realizada na tarde de 26 de abril. Cerca de 200 pessoas participaram do ato que saiu defronte ao prédio da Prefeitura, por volta das 17 horas, onde percorreram a Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, passando pela Avenida Presidente Vargas, seguindo pela São Sebastião do Caí até a Rua Lajeado. O evento foi organizado pela ialorixá Mãe Dalva de Xapanã, que contou com a presença de fiéis e pessoas ligadas a religião. Durante o trajeto, diversas manifestações ocorreram como forma de reverenciar o santo guerreiro. Segundo uma das organizadoras da caminhada, Cristina de Oxum, esta procissão tem um significado especial, pois completa duas décadas, devido a uma promessa para não perder um imóvel, que poderia ir a leilão. Além disso, no dia 27, mãe Dalva participou de uma carreata que partiu de Canoas até o Largo da Epatur, em Porto Alegre. No ato, a ialorixá foi homenageada pelo trabalho que realiza na cidade e também por sempre fazer procissão a São Jorge. A festa teve a participação de representantes da Federação das Associações Umbandistas do Rio Grande do Sul (Faurs).

 Manoel Erci dos Santos morre em Porto Alegre
À direita, Erci dos Santos, na entrega do Selo Ecológico, em 2013. Um dos agraciados foi o Jornal Destaque
Faleceu no dia 24 de abril, no Hospital da PUC, em Porto Alegre, o ex-presidente do Lions Clube Esteio Industrial, Manoel Erci Gomes dos Santos, vítima de um enfarto. Empresário, sócio e fundador há 32 anos da Agropneus de Porto Alegre, era uma pessoa muito conhecida no município. Nascido em Santo Antônio da Patrulha, em 02 de maio de  1943 foi casado com Ieda dos Santos por  47 anos. Era um batalhador pelas causas sociais  na comunidade de Esteio. Erci, assim chamado, começou no movimento leonístico em maio 1982, tendo sido quatro vezes presidente, esteve em quase todos os cargos dentro do Industrial. Atualmente, exercia o cargo de Assessor Distrital para o Meio Ambiente no Distrito LD-2; participava também junto à Secretaria de Meio Ambiente do Município. Além disso, Manoel Erci atuou, em 1990, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE). Também atuou como presidente e tesoureiro da APAE e tesoureiro do Lar de Longa Permanência para Idosos Paz e Amor e conselheiro da Associação do Anchieta de Esteio. Deixa viúva e três filhos, Victor Paulo, Rafael Cristiano, Cesar Gustavo e três netos, Isadora, Gustavo e Abel.

 PAM reúne empresas e fala de seus objetivos e da nova legislação de Prevenção de Incêndios
No encontro foi apresentado a nova legislação de Prevenção de Incêndios do RS
Elisângela Fernandes,  coordenadora do PAM – Plano de Auxílio Mútuo,  promoveu junto com  as empresas que já integram o grupo, uma reunião na sede da Dupont em Esteio, ocasião em que o  Comandante do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul, Ten. Peixoto,  apresentou e respondeu a questionamentos referentes a nova legislação de Prevenção de Incêndios do RS. Elisângela  expôs os objetivos do PAM e as atividades realizadas nos últimos anos, além de reiterar o convite para que novas empresas passem a integrar o grupo participando de palestras e de simulados com o objetivo de treinar  e integrar os integrantes do PAM de Esteio e Sapucaia do Sul, com os órgãos se Segurança Pública. Empresas interessadas em participar do PAM podem contatar com a coordenadora através do fone 3451.5250.

Alunos do Colégio Coração de Maria participam do projeto de escolha profissional
Os alunos ficaram atentos às palavras do profissional
Na última quarta-feira, dia 23 de abril, os alunos das turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio participaram de uma palestra com o professor Jeison Ribeiro, da Uniritter. Esse encontro, que o professor prefere chamar de “bate-papo” é parte do Projeto Orientando Escolhas, coordenado pelos Serviço de Orientação Educacional e Pedagógico, e oferecido pelo programa Uniritter Orienta. Na ocasião, o professor falou acerca de um tripé básico para a pessoa conquistar a competência em qualquer área: CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), dando exemplos da vida cotidiana, alertando os jovens de como proceder na escolha profissional, considerando, principalmente, a atitude (vontade) como mola propulsora para o desenvolvimento pessoal. Os alunos do 3º ano já começaram atividades específicas de orientação profissional (vocacional), que terão continuidade.

Atividades lúdicas são destaque 
na Semana do Livro 
Além disso, também ocorreram ações ligadas com escritores locais
Pequenos alunos ouviram a história do ‘Patinho Feio’
A biblioteca Rui Barbosa, situada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya foi palco de várias atividades alusivas a semana do Livro e da Leitura. No dia 24 de abril, cerca de 30 crianças, com idade entre três à cinco anos, alunos de uma escola localizada no bairro Parque Amador, visitaram a biblioteca e participaram das atividades. A ação ocorre no Município desde 2011. A turma dos pequenos participou da ‘Contação de história’. O conto escolhido foi “O patinho feio”, onde foi abordado o tema do bullying, de uma maneira lúdica e dentro da linguagem acessível. Depois da história, os pequenos ganharam desenhos referentes à história, e se divertiram colorindo as figuras, nas mesas da biblioteca, sob a supervisão dos educadores. Segundo a bibliotecária da instituição, Mara Solange Franke, esse tipo de iniciativa de divulgação de atividades para os pequenos, pois é a partir desta faixa etária é que se inicia o gosto pela leitura. “Esse trabalho da exposição das obras dos escritores esteienses aqui na biblioteca, funciona justamente para trazer o público para conhecer esses artistas e também, atrair novos leitores e interessados na cultura local. Assim portanto, valorizar os escritores da cidade”, ressalta a funcionária.
MOSTRA - No mesmo espaço, também está ocorrendo a mostra dos escritores locais, que ocorre do dia 22 de abril a 17 de maio. Um dos principais focos da ação é divulgar para a comunidade o talento dos escritores esteienses e suas obras, para os usuários da biblioteca e visitantes, conhecerem a literatura local. Também é uma forma de apresentação dos escritores. Os livros estarão dispostos para leitura na biblioteca, e os que têm mais de um exemplar, poderão ser requisitados. Fazem parte da exposição escritores como Elenita de Matos, Vilson Bloedow, Caio Spessato, Esteban Rey Fontan entre outros, que estarão presentes nas festividades da Feira. O escritor homenageado será Paulo Centeno Ribeiro, que foi patrono da feira no ano de 2011. A Feira do Livro de Esteio ocorrerá do dia 10 ao dia 17 de maio, no espaço coberto da
Rua Garibaldi.

Alunos visitam o Museu Histórico Destaque 
O grupo do Centro Municipal de Educação Básica Camilo Alves 
conheceram peças e fotos do acervo
Peças e fotos expostos no local chamaram a atenção dos visitantes
Cerca de 40 estudantes do Centro Municipal de Educação Básica Camilo Alves estiveram fazendo uma visita no Museu Histórico Destaque. A atividade ocorreu com os alunos da manhã e da tarde que fazem parte de oficinas que são desenvolvidas na instituição. Além disso, o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como acontece o processo para fazer um jornal. Segundo a professora Luciana Ritter, foi a primeira vez que conheceu o arquivo existente no Museu Destaque, onde ficou impressionada pela quantidade de peças e a organização do local. “Gostei muito foi de ver as fotos expostas que conta um pouco da trajetória da cidade, ao longo das décadas”, disse Luciana. Ele comentou que devido ao 53 anos da instituição que será comemorada no dia 18 de maio, além de preparar um jornal, os alunos estão resgatando um pouco da história e o que acontece em diversos segmentos da sociedade no ano de 1961. Luciana enfatizou que o grupo veio também conhecer um pouco sobre a rotina de uma redação de jornal, pois tem a proposta de fazer um periódico, mas focado com informações e eventos na escola. Isso se deve através da oficina de jornal.
CONHECIMENTO - Aluno do 5º ano, Alisson Lopes Garcia, de 10 anos, destacou que também foi a primeira vez que foi em um museu. “Achei bem legal. O que mais me chamou a atenção foram os instrumentos musicais expostos, pois gosto de música”. Uma das estudantes mais novas que esteve na comitiva, Amanda Oliveira Miranda, aos setes anos, ficou deslumbrada com muitas peças e cada sala que ingressava era um momento de deixar a imaginação fluir. “As máquinas de escrever e os telefones antigos foram os objetos que prenderam minha atenção, por gostar disso”, ressalta Amanda. Também participaram do passeio, a coordenadora do projeto ‘Mais Educação’ na escola, Norma de Souza e a educadora que também atua de oficineira, Andréia Schmitz. Interessados em conhecer um pouco mais sobre a história do Município, o Museu Histórico Destaque fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro, bairro São Sebastião. O endereço eletrônico é jdestaque@terra.com.br. O telefone de contato é o 3473-1712.

Conselho Tutelar reinaugura instalações
Os profissionais e a comunidade sofriam devido as péssimas 
condições da infraestrutura do local
Na reinauguração, um carro zero quilômetro foi entregue ao órgão  
Após alguns meses com o funcionamento restrito, devido a obras de melhoramento das estruturas prediais, o Conselho Tutelar do município é reinaugurado. A solenidade de apresentação do novo espaço ocorreu no dia 25 de abril, na sede da entidade, localizada na Rua Pedro Lerbach, no Centro. Autoridades, empresários e pessoas ligadas a comunidade estiveram presentes no ato. De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar, Magali Terezinha Alves Martins, a reforma da sede foi uma grande vitória não apenas para os conselheiros, mas para a comunidade. “A busca destas melhorias é principalmente para as crianças e adolescentes que venham a ser acolhidos. Além disso é importante salientar, que muitos conselheiros e coordenadores desconhecem a existência de recursos do Governo Federal para a melhoria das sedes do CT, pois isso precisa ser mais divulgado”, informa a coordenadora. Já a outra conselheira Daisy Elizabete Bolina, que atua cerca de um ano no Conselho Tutelar frisou que o novo espaço representa uma melhora significativa. “Essas ações são muitos importantes, pois o Conselho Tutelar estava defasado. Agora temos melhores condições de trabalho, nossa estrutura melhorou bastante e isso refletirá no atendimento”.
RECURSOS - Com investimentos de R$ 40 mil reais através de recursos da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), financiaram a troca das tesouras e do telhado do prédio, a construção de um novo banheiro, colocação de toldo na fachada, pintura da estrutura e melhorias em termos de acessibilidade. Parte do que foi adquirido foi através de um programa ligado a Secretaria de Direitos Humanos da União, que visa a reequipação dos Conselhos Tutelares. Foram comprados um refrigerador, computadores, bebedouro e um carro zero quilômetro, para a utilização dos conselheiros, nas ocorrências. O valor desta verba utilizada é de aproximadamente R$ 54 mil. O Conselho Tutelar atende de segunda – feira à sexta –feira, no horário das 8h ás 18 horas, e o telefone da sede é o 3473-0350. Sábados, domingos e feriados, o Conselho trabalha em regime de plantão, através do telefone 9678-4015. Para mais informações, o e-mail do Conselho é o conselhotutelaresteio@hotmail.com.

Orgulhoso, o campeão Eduardo
exibe medalha e troféu
Aluno do Colégio Coração de Maria é premiado em Campeonato de Futebol na França 

Desde pequenos, os alunos do Colégio Coração de Maria recebem um grande incentivo ao esporte. Além das aulas de Educação Física, os alunos têm a oportunidade de participar de diversas escolinhas esportivas, cujos alunos representam o Colégio em vários campeonatos. E foi em um destes campeonatos que o aluno Eduardo Gomes, do sexto ano, foi convocado para participar do Campeonato EuroDisneylândia, na França, entre os dias 9 a 13 de abril. Eduardo jogou pelo Três Coroas Futebol Clube, que conquistou o título de Campeão Invicto. O pai, Leandro Gomes, ressalta o quão importante foi a participação neste torneio, pois lá ele pôde jogar contra times de vários países – Inglaterra, França, Turquia, Luanda, além de conviver com jogadores de base do Grêmio e do Internacional. O aluno foi convocado pelo Técnico Sandro Sombra, que o viu jogando no Campeonato de Taquara, pelo Colégio Coração de Maria.

POLÍCIA 

Segurança 
A questão da falta de segurança não fica restrita apenas as periferias, mas também aos bairros mais centrais da cidade. Um local que também tem sido alvo constante de delitos é a Vila Osório e bairro Três Portos. Segundo alguns moradores, a situação está complicada para quem transita pelo local, independente do dia e do horário. Além das residências, os assaltos estão ocorrendo nos estabelecimentos comerciais, que tem contribuído para que muitos montem um aparato para atender os clientes e não ser alvo novamente.

Prisão 
Um suspeito foi preso nas imediações do bairro Pedro Simon, divisa da cidade de Sapucaia do Sul com Esteio. Por volta das 21h30, o indivíduo foi abordado na Rua França, por uma guarnição da Brigada Militar. Segundo informações, o homem tinha um mandado de prisão em seu nome. O homem tinha antecedentes por roubo. Neste momento, o suspeito recebeu voz de prisão, e foi conduzido ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), e em seguida, encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que fica localizada no município de Canoas.

Moradores do Tamandaré de mãos atadas 
A comunidade tem sido refém da violência, por conta dos crimes
Vários delitos tem ocorrido na praça em diversos horários
O bairro Tamandaré, um dos últimos bairros da cidade, e que faz divisa com Sapucaia do Sul, tem vivido dias de pânico nos últimos tempos. Moradores tem se sentido enclausurados em suas casas, por conta das inúmeras situações de violência que circundam os arredores. O grande número de assaltos na região tem assustado quem mora na localidade, pois os delitos estão acontecendo em qualquer horário do dia. A situação se agrava nas imediações da Praça, próxima a Escola Estadual Augusto Meyer, situada na Rua Rio Pardo. Algumas pessoas comentam que no local, há uma grande incidência de roubos à pedestres e também, um ponto de tráfico de drogas. O espaço que deveria ser dedicado ao lazer das famílias do bairro, já mostra que não tem manutenção dos órgãos competentes a um bom tempo. Os bancos foram depredados, grama alta, o que ocasiona também lixo acumulado. Na quadra poliesportiva está em péssimas condições, que tem gerado um problema para a comunidade; e para quem vive ao entorno, sendo inclusive refúgio de moradores de rua. Segundo a vice- presidente Associação Comunitária, Catarina Campos, as condições de segurança do bairro se tornam cada vez mais preocupantes. “Não estamos conseguindo dormir mais em paz. Qualquer barulho durante a noite já precisamos estar atentos, pois alguém pode estar sendo assaltado”, disse Catarina. Ela comenta que muitos delitos ocorrem principalmente na saída dos alunos das escolas que ficam no Tamandaré. “Outro fator preocupante é na praça, onde pessoas são assaltadas em qualquer horário, e já não sabemos mais a quem recorrer”, desabafa.
COMÉRCIO - E não só os moradores têm sofrido com as constantes ondas de assaltos e violência. Os comerciantes também têm sido cada vez mais prejudicados. Muitos sentem medo de abrir as portas, com receio de nos próximos momentos, serem surpreendidos. Gilmar Gonçalves Moreira é proprietário de um estabelecimento comercial há aproximadamente duas décadas na região e precisou tomar medidas drásticas para proteger seu comércio. Uma das alternativas encontradas foi a colocação de grades na porta para evitar mais prejuízos. “A segurança no bairro está precária. Já sofri com pelo menos quatro assaltos e por isso que trabalho cercado com grades em todos os lados”, ressalta Moreira. Ele comenta que uma das alternativas, para evitar novos ataques seria a colocação de câmeras de videomonitoramento. “Talvez assim seria mais fácil identificar o indivíduo que cometeu o delito e provavelmente trabalhar com mais tranquilidade”.

Homem é detido em apartamento 
na Cohab/Blocos em Sapucaia 
Após denuncias efetuadas através do número 190, a Brigada Militar localizou um homem que estava foragido em uma residência, no bairro COHAB, em Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 28 de abril, por volta das 8 horas, quando uma guarnição da ROCAM foi deslocada para a averiguação das denúncias de que haveria um foragido no local. O fato foi constatado pelos proprietários do imóvel, somado a outras denúncias. Com a chegada da BM, foi visualizado de que o apartamento estava fechado, se fazendo necessário o arrombamento, para as investigações. O homem foi encontrado em um dos quartos da residência, onde também foi achada uma pistola calibre 380, com a numeração raspada, e devidamente carregada. Também foram apreendidos no local, um aparelho de televisão, um relógio e um aparelho de telefone celular. O indivíduo tinha inúmeras passagens pela Polícia Civil, como tráfico de drogas, posse ilegal de armas, dois homicídios, roubo á pedestre, dentre outros delitos. Foi conduzido ao SPA, e em seguida, levado para a 1ª DP.

Foragido é preso no Centro 
Um homem foragido do sistema prisional foi preso no dia 25 de abril, por volta das 22 horas, no Centro de Sapucaia do Sul. O suspeito foi abordado por guarnição do Setor de Inteligência da Polícia, na Avenida João Pereira de Vargas. O indivíduo possui inúmeros registros na Polícia, como arrombamento a estabelecimento comercial, lesão corporal, roubo a pedestre, dentre outros delitos. Segundo averiguações, o homem estava foragido do Presídio de São Leopoldo, desde o dia 19 de abril. O indivíduo foi encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento, e em seguida, levado para a DPPA.

 Briga resulta em um ferido
Após algumas averiguações, o suspeito foi levado para o DPPA, em Canoas
Um homem foi ferido na noite do dia 25 de abril, por volta das 21 horas, na região central de Sapucaia do Sul. A vítima teve ferimentos no abdômen e em um dos olhos. O indivíduo tinha várias passagens pela Polícia, como extorsão, roubo e violação de domicílio. Ele foi agredido por outro homem. O indivíduo foi socorrido pela SAMU e encaminhado para o hospital Getúlio Vargas. O agressor, também com várias passagens por posse de drogas, desacato e roubo, admitiu o ato. O indivíduo recebeu voz de prisão, e foi conduzido ao DPPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário