sexta-feira, 11 de abril de 2014

EDIÇÃO 1929

FLAGRANTE DA SEMANA
O descaso na limpeza pública não tem limites e não poupa nem mesmo os arredores das escolas da cidade. Por fim, muitos alunos acabam tendo o exemplo de maus hábitos, bem debaixo de seus olhos, contrariando o que se é aprendido nas salas de aula. A questão desta vez vem de Sapucaia do Sul. O caso é na Avenida Justino Camboim, no bairro Jardim América. Quase em frente a Escola Municipal João Freitas Filho, uma montanha de lixo se forma com frequência na região. Os entulhos são colocados no terreno baldio em frente a instituição e além de causar mau cheiro, trás também outro problema grave na região que é a proliferação de animais como ratos, baratas, cobras, e entre outros.

Passeio público na Vila Osório 
encontra-se abandonado 
O mato alto e a falta de conservação impedem 
maior circulação de pedestres na região
A grande quantidade de sujeira prejudica a passagem dos pedestres na calçada
Enquanto isso, em Sapucaia, a conservação do passeio público ocorre constantemente
Para quem desce na Estação Luis Pasteur, na divida de Sapucaia do Sul com Esteio, nota certas peculiaridades. Junto aos trilhos, o passeio público que fica junto ao muro do trem, que corresponde as avenidas Pery Fagundes e Leônidas de Souza, possuem diferenças que causam impacto em um primeiro momento. O local é frequentemente usado por pedestres e esportistas, que o usam para corridas e caminhadas diárias. Essa situação agradável é vista somente em terras sapucaienses, pois no trecho que corresponde ao município vizinho é puro descaso. Enquanto em Sapucaia do Sul, o espaço é bem utilizado, já em Esteio não se pode falar o mesmo. O passeio está tomado de grama alta, arbustos e lixo, em praticamente toda a extensão da via expressa. As copas das árvores e grandes arbustos transpassam a grade do trem, e invadem a calçada. Em vários trechos, os pedestres acabam andando no meio da rua, porque não existem condições de tráfego. Segundo moradores, que residem no lado esteiense, a manutenção, como a limpeza não é feita há muito tempo. A calçada, que foi construída com o mesmo material em ambas as cidades, tem chamado a atenção é o estado que se encontram. Outra situação problemática é a iluminação pública e a falta de segurança. Morador há cerca de sete anos na Vila Osório, Michel de Oliveira Miranda, fala que a avenida sofre deste descaso a muito tempo. “É raro vir alguém da secretaria competente a limpar a calçada e retirar os matos. Anda bem complicado aqui nessa avenida, e atrapalha até a visão de quem precisa atravessar”. Em relação a manutenção e limpeza do canteiro central e calçada da Avenida Peri Fagundes, o secretário municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva, informa que uma equipe da Prefeitura estará realizando o trabalho em vias do Bairro Vila Osório, inclusive a
Peri Fagundes.

Esteio é sede de encontro Interclubes de carros 
O Parque de Exposições Assis Brasil foi palco do 4º Mega Encontro Interclubes Beneficente. O evento ocorreu no dia 04 de abril, em um espaço situado nas proximidades do portão 5. A iniciativa reúne vários grupos automotivos da Região Metropolitana, tendo por objetivo a ação social de arrecadação de mantimentos, material escolar, brinquedos e roupas, para comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social. O evento reuniu cerca de 25 clubes, dentre eles, o Clube do Vecta RS, do Gol quadrado, Baixos Esteio, Open Car Club, entre outros, além de grupos de carros modificados. Foram expostos cerca de 600 carros para o público amante das quatro rodas. Segundo um dos organizadores do evento, Willian Machado Ignácio, uma das medidas estabelecidas foi que não seriam permitidas nenhuma atitude desrespeitosa, muito menos som alto, sendo assim, tornando um evento apropriado para todas as idades. “A presença de público foi expressiva, levando sua contribuição, onde o ingresso era um quilo de alimento não perecível. A ajuda será revertida para entidades do Município”. Ele destaca que os donativos serão entregues a partir da sugestão da Administração do Parque Assis Brasil. Foi arrecadado cerca de uma tonelada e meia de alimentos não – perecíveis. A exposição de carros foi até às 21 horas. O próximo encontro interclubes está previsto para agosto, ainda não há data nem local definido.

Paralisação na Comarca de Esteio deixa atividades do Judiciário mais lentas 
No dia 09 de abril, servidores públicos do Judiciário fizeram uma paralisação por 24 horas, em diversas Comarcas do Estado. O funcionamento dos serviços foram mantidos em um ritmo mais lento, devido a um quadro reduzido de funcionários, mas que permitiu o atendimento ao público. Os 46 deputados estaduais, no dia 08 de abril, aprovaram o Projeto de Lei, com autoria do Poder Judiciário, em relação ao reajuste dos vencimentos dos servidores, e que será encaminhado para o Poder Executivo, para que haja a sanção do governador do Estado. Os índices para o reajuste que foi aprovado girou em torno de 7,5%, onde serão divididos em duas parcelas. A primeira, de 3,85 % para o mês de julho e 3,5 para o mês de novembro. Segundo a central sindical, o histórico salarial dos servidores tem grandes perdas através do tempo, sendo que o reajuste proposto, é somente em relação as perdas inflacionárias. Mas a paralisação não é somente motivada pela questão salarial. Os trabalhadores também têm outras pautas engajadas em sua manifestação, por melhores condições de trabalho. Dentre as causas levantadas pelos servidores, estão a reposição da inflação sem parcelamento nos devidos pagamentos, recuperação de perdas e ganhos reais, medidas mais severas contra o assédio moral no ambiente de trabalho e também, pela jornada de 7 horas diárias de trabalho. São reivindicadas também a questão da valorização dos profissionais concursados, plano de carreira mais justo e melhores condições para a prestação de serviços. Dentre as Comarcas que aderiram a paralisação, o Fórum de Esteio teve adesão de em torno de 60% dos funcionários. Uma situação em especial também acarretou a grande adesão dos servidores de Esteio, por conta das péssimas condições de trabalho que os trabalhadores tem se submetido. O prédio, em obras a vários meses, expõe a segurança e a saúde dos servidores, que precisam operar em meio as novas construções. Além destes fatos, a Comarca ficou mais de 20 dias sem os serviços de limpeza, o que também fez com que aumentasse a adesão dos funcionários a paralisação.

Natação faz bem para o corpo e a mente 
O esporte continua trazendo mais adeptos para dentro das piscinas
Considerado nas Olimpíadas um dos esportes mais nobres, a natação é uma das atividades físicas mais completas para se praticar. Seja como recreativa ou até mesmo como indicação médica, a natação melhora a questão postural, desenvolve as habilidades motoras e auxilia nas condições respiratórias. “Os pais tem trazido bastante seus filhos para as aulas, justamente para terem mais contato e intimidade com a água, para evitar possíveis acidentes de afogamento”, comenta a professora de educação física na Academia FitFlex, Laureana de Oliveira. Ela frisa que a natação é praticada por todas as idades, principalmente as crianças, na faixa etária entre oito a 12 anos. “Trabalhamos com pequenas metas. O que cada um puder ir fazendo, no seu ritmo. Mas sempre buscando novas metas e conquistas nos treinos”, salienta a professora. Adultos e idosos também têm participado ativamente das aulas de natação. Segundo a professora, os treinos, em qualquer idade, têm sido desenvolvidos de acordo com a capacidade pessoal de cada um. Muitos alunos, entre 25 à 50 anos, e alguns com idade acima disso, tem treinado nas turmas de natação em Esteio.
COMPLEMENTO - Laureana ressalta que vários alunos tem tornado a natação como exercício complementar a outras atividades físicas desenvolvidas na academia. Pelo fato de ser um esporte de baixo impacto, muitas vezes é desenvolvido num pós-treino, como um exercício que ajuda no relaxamento muscular. Entretanto, existe muitas diferenças entre nadar nas piscinas e nos mares”. É importante enfatizar que no mar, a pessoa que nada, já não tem toda a estabilidade que a piscina trás, nem a verdadeira dimensão de profundidade”, frisa a educadora física. Retornando a praticar o esporte, após um período de afastamento, Ederson Muniz se mostra entusiasta com a atividade. “Sempre fui apaixonado pelo esporte, que me faz bem. É uma sinergia de corpo e mente”. Muniz disse que após os treinos, uma das principais sensações é de aliviado e tranquilidade. “A cada aula, uma superação, uma meta alcançada”.
Benefícios da natação * A natação movimenta basicamente toda a musculatura e articulações.
* É considerada, pela maioria dos educadores físicos, uma das práticas mais completas em termos de exercício para o corpo. * Nadar é uma atividade recomendada principalmente para pessoas com problemas respiratórios. * Outro benefício da natação é na coordenação motora e no desenvolvimento de resistência física. * Sua prática é indicada para crianças, inclusive menores de três anos. * É um exercício complementar a outras atividades aeróbicas.

 Povo cigano celebra dia com dança e música
Para marcar o dia Internacional do Povo Cigano, Esteio foi uma das cidades do Estado que sediou atividades para evidenciar a data. O evento aconteceu na noite de 07 de abril, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Prestigiaram a atividade representantes de diversos segmentos da comunidade, que assistiram apresentações de canto e dança. Segundo a organizadora da festa, Lori Emanoela da Silva, é um momento especial para a comunidade cigana. Esta ação oportuniza os ciganos a mostrarem a cultura. “Muitas vezes, o povo cigano sofre preconceito, pois a maioria das pessoas não conhecem o modo de viver”. Durante a saudação especial, a presidente do Grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo dos Santos falou que a luta pela igualdade não fica restrita somente a comunidade negra, mas também aos ciganos e outros povos. “Além de ser um momento de festa é um período de reflexão, pois devemos preservar a cultura para as futuras gerações”, diz. Segundo a titular da pasta de Cultura no município, Ângela Ruas, a dedicação e o empenho do povo cigano é algo extraordinário e merece o reconhecimento e a valorização da sociedade. “Um dos principais focos é incentivar os mais diversos movimentos culturais, como neste caso, a dança e a música cigana, difundindo para outras pessoas”.

Autoridades e comunidade visitam 
a Estação de Tratamento de Esgoto 
Entre os membros da comitiva estava o presidente 
da Corsan, Arnaldo Dutra
Durante a visita, presidente anunciou a data de inauguração da ETE  
O presidente da Companhia Rio Grandense de Saneamento (CORSAN), esteve realizando uma visita de cortesia no Município. A atividade ocorreu no dia 04 de abril, quando esteve reunido com o chefe do Executivo municipal, Gilmar Rinaldi. Após a reunião, o presidente da empresa pública, juntamente com representantes da comunidade, assim como autoridades, visitaram as obras que fazem parte do sistema de integração do tratamento de esgoto cloacal da cidade de Esteio e de Sapucaia do Sul. Segundo o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a nova estrutura é um avanço para a cidade. “Estamos fazendo esta visitação, e a previsão de inauguração é em maio. Com a entrega da nova rede, teremos cerca de 90% de esgoto coletado e tratado. Com isso, a população de ambas as cidades terão mais qualidade de vida”, comenta Dutra. Ele destaca que além dessa ampliação para o tratamento de esgoto e a melhoria nas condições de saneamento, as obras também implicam com o crescimento econômico. “A obra trará muitos outros benefícios para a comunidade. E um deles é a valorização da área, podendo ser um atrativo para que empresas se instalem na região. Isso devido a disponibilidade que a rede trará”, frisa o presidente.
COMUNIDADE - Conforme o líder comunitário, Ênio Florêncio da Silva, que faz parte da comissão de acompanhamento das obras, a estação de tratamento será significativa, em especial para os moradores do bairro Novo Esteio.“Está sendo muito importante para nós a realização desta obra. E pudemos também esclarecer algumas dúvidas que tínhamos sobre o andamento da estruturação”, ressalta Ênio. As instalações estão quase concluídas e a previsão de inauguração da estação de tratamento de esgoto é de entrar em funcionamento em maio. Em fase de finalização de obra, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Rua Carmem Miranda, no bairro Novo Esteio, próxima a Rodovia do Parque - BR 448. O valor de investimento nas estruturas é de em torno de R$ 234,2 milhões, que foram captados pela Corsan para o programa de aceleração de crescimento (PAC), e a ampliação da captação. Quando as obras estiverem prontas, terá um salto de 4,3% para 90,5% para a cidade de Esteio e em Sapucaia, de 4,6 para 47,6% na captação de esgoto.

Colégio Coração de Maria promove 
Festa das Etnias
Os alunos da Educação Infantil participaram da II Festa das Etnias do Colégio Coração de Maria, de Esteio, que se realizou no último sábado, dia 05. O evento teve como objetivo a culminância do Projeto das Etnias, ao qual todos os alunos da Educação Infantil estavam engajados. Foi um momento marcante na vida dos nossos pequenos, que aprenderam hábitos, costumes e culinárias de outros povos. Este ano, em comemoração aos 65 anos do Colégio, os alunos trabalharam com as etnias onde as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (Rede Verzeri) estão presentes. As turmas da Creche 1 e Creche 2 trabalharam com a etnia boliviana, a Creche 3 com a etnia italiana, a turma de Pré 1 com a etnia argentina e o Pré 2A e o Pré 2B com a etnia africana e indiana. Através de materiais concretos, reproduziram histórias de uma maneira lúdica e prazerosa, saborearam diversos pratos e dançaram músicas típicas. Os alunos participaram, entusiasmados, deixando a manhã de sábado alegre e envolvente. Tudo isso com a intensa participação e colaboração das famílias. Houve também a participação do Grupo de Capoeira Camboatá, com o professor Charada e o Mestre Tucano.

Praça é esquecida pela Administração 
Em lugar da diversão e descanso, o local deu espaço 
para o descaso e criminalidade
Mau cheiro, grama alta e brinquedos quebrados denunciam a situação da praça em Sapucaia
Sendo o primeiro bairro planejado em termos de infraestrutura, como saneamento e energia elétrica, o Jardim América tem sofrido nos últimos anos com problemas decorrentes ao descaso dos órgãos públicos. Dentre os problemas no bairro, está um espaço que em um primeiro momento seria para que os moradores da região pudessem desfrutar, para momentos de lazer e entretenimento, mas que tem se tornado um pesadelo. A praça que fica na Rua Nair da Silva Rufino foi projetada com brinquedos para a utilização das crianças, além de uma quadra de futebol de areia, isso tudo contando com uma guarita de segurança. Mas o retrato atual do local é desolador. Tomado por grama alta, muito lixo e depredação, a praça tem obrigado os moradores a procurarem outros lugares para se divertir. Os brinquedos estão depredados, alguns foram até roubados, e a guarita de segurança, foi destruída. Vidros foram quebrados, paredes pichadas, além de ter se tornado ponto de venda de entorpecentes. Esses frequentadores que compram ou utilizam drogas vem gerando medo para a vizinhança.
PIONEIRO - Segundo Aldrovando Ferreira de Andrade, primeiro morador do bairro, e dono de comércio na região, o espaço tem trazido sérios problemas para quem mora no local. “Cuidei por 11 anos desta praça, sem apoio de ninguém. Nos primeiros anos, a Guarda Municipal, mantinha uma vigilância 24 horas na praça. Mas isso não ocorre há muito tempo”, disse Andrade. Ele frisa que não há empenho dos órgãos públicos do Município em recuperar este espaço. “Perdi muitos clientes por causa do cheiro insuportável que toma conta do meu estabelecimento. Já comuniquei a Prefeitura, cheguei a procurar representantes do Legislativo, e não obtive êxito”, desabafa o comerciante. Andrade comenta que se não bastasse também a questão do descaso da praça, há também outro grande problema ambiental. Por trás do local, passa uma nascente, oriunda das partes mais altas do bairro. Em função da urbanização do lugar, a nascente de água cristalina, foi contaminada pelo esgoto. “Destruíram o que tínhamos de melhor por aqui”, lamenta Aldrovando. Para o morador Tiago Soares, até mesmo para quem mora a pouco tempo nas proximidades, os sinais de insatisfação sobre o abandono são claros. “Resido próximo à praça há aproximadamente um ano. E o estado que se encontra a área de lazer para a comunidade é simplesmente deplorável. Este é o único ponto que interliga vários bairros, e não tem condições para sua utilização, que tem sua finalidade o lazer”, enfatiza Soares.

Atividades marcam o fim de semana 
no Parque Assis Brasil
Uma das principais atrações foi uma grande aula de capoeira e teatro de bonecos
O grupo de teatro de bonecos ‘Aquarela dos Sonhos’ fez uma apresentação na tarde de 06 de abril, na parte frontal do Parque de Exposições Assis Brasil. Também ocorreu um “aulão” de capoeira promovido pelo grupo Camboatá, ambos de Esteio. As atividades fizeram parte do projeto “O Parque o ano todo”, ação da Secretaria Estadual de Agricultura em parceria com o Executivo que promove a abertura do parque durante os finais de semana, oferecendo atividades como feiras de artesanato, espaços gastronômicos, de lazer, recreação e cultura. Um dos principais objetivos deste trabalho é garantir e incentivar a realização de atividades culturais semanalmente, como apresentação de danças típicas, teatro, música, artes, entre outras ações. A cada domingo, mais pessoas passam a frequentar o parque, que passa a ser um novo espaço de lazer para esteienses e moradores das cidades vizinhas. No Parque, além da revitalização dos brinquedos, o reposicionamento dos bancos já existentes e a feira de artesanato são algumas das melhorias que foram implementadas, desde que foram abertos os portões, no dia 09 de março.

Jaime da Rosa não irá mais concorrer a vereador 
Um dos motivos alegados pelo parlamentar é a má administração da atual gestão e o abandono da cidade, como a sujeira e as ruas esburacadas 

Vereador por quatro mandatos consecutivos, Jaime Ignácio da Rosa (PSB), informa que essa será a última legislatura na Câmara de Vereadores de Esteio, que se encerra em 31 de dezembro de 2016. Nesta entrevista concedida ao Jornal Destaque, Jaime da Rosa fala um pouco da carreira, política, família e a situação em se encontra o Município, no qual adotou para residir, ainda na década de 70, vindo de Rosário do Sul.

Jornal Destaque (JD) – Representante do Legislativo, como você analisa a atual situação 
de Esteio?
Jaime da Rosa (JR) – Estamos vivendo em um período de atraso, principalmente em relação a manutenção da cidade. Um problema agravante é no que tange sobre a urbanização desordenada e a rede de canalização ultrapassada. Talvez um dos fatores que contribui para isso, talvez seja a falta de planejamento de outras administrações, mas que está culminando na atual. Quando começaram a colocar canos, Esteio deveria ter cerca de 40 mil habitantes e nos dias atuais, o número praticamente dobrou, mas não acompanhou a evolução.
JDPor ter percorrido ruas e avenidas da cidade, como vereador, qual sua avaliação, em relação a cidade?
JR – Esteio encontra-se suja e mal cuidada, por parte do Executivo. Além disso, tem sido mal administrada. O que se pode ter por base foi na questão das enchentes, que somente em 2013 foram três, entre agosto e novembro.
JD O fato de residir há alguns anos em Esteio, chegou a presenciar acontecimentos climáticos como as enxurradas no ano passado?
JR – Não. Mas a obra de construção da BR 448 – Rodovia do Parque contribuiu muito para os alagamentos na cidade, em especial no bairro Novo Esteio. Acho que se não for feito algo com urgência, a partir do aterramento para a construção do Loteamento na várzea do Rio dos Sinos, a tendência é piorar ainda mais.
JDEntão, pode-se dizer que a questão das enchentes na cidade ocorrem por diversos fatores?
JR – Não sou profissional da área, mas estive conversando com especialistas e também por ser morador da Vila Osório, pude observar que houve um estrangulamento no arroio ao lado de uma empresa multinacional, situada as margens da BR 116 e ao lado do bairro. Outro problema que talvez deva ter piorado, foi a falta de limpeza na rede e com o fechamento de canos, próximo a
BR 448.
JDO que pode ser feito para resolver o problema?
JR – É uma questão que pode demorar muito tempo, mas algum governante precisa dar o pontapé inicial. A partir da elaboração de projetos destinados ao governo estadual e federal, com o intuito de captar recursos, é uma alternativa mais viável no momento. Mas os documentos devem ser feitos por pessoas capacitadas, pois inúmeras vezes, a Câmara aprovou Projetos de Lei, referentes a devolução de verbas.
JDDurante alguns anos, você esteve à frente da Comissão de Finanças do Legislativo esteiense. Qual o motivo dessa precariedade no dinheiro público da cidade?
JR - Para 2013, o orçamento do Município gira em torno de R$ 200 milhões. Mas não podemos esquecer que 25% é destinado obrigatoriamente para a educação e 15%, para a saúde. Muitas vezes, sobra 10% para investimentos diversos. Uma alternativa que pode ser feita, para dar uma medida paleativa é o corte de cargos comissionados (CC) que hoje está em mais de 100. Quando estive no governo, em 1997, uma das ações foi a redução, deixando cerca de 70. Mas ao longo dos anos houve um crescimento.
JDComo parlamentar e como cidadão, como é sua avaliação, em relação ao sistema de saúde em Esteio?
JR – A questão de saúde pública não fica restrita apenas na cidade, mas em todo território nacional. Em Esteio, um dos principais projetos, que votei contra foi sobre a troca de autarquia para fundação. Mas deixo claro que foi por uma questão de falta de esclarecimentos no projeto de lei e também por questões governamentais. Quando fui presidente da Câmara, em 2013 repassei uma quantia de R$ 40 mil para a colocação de condicionadores de ar, do modelo split para alguns setores da Casa de Saúde. Além disso, o Município está no aguardo pelo repasse de R$ 40 milhões por ano para a Fundação de Saúde Pública São Camilo.
JDAlém do Hospital São Camilo, outra questão que tem sido alvo de polêmica na cidade é a situação das Unidades de Saúde Básica. Como integrante da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, pode fazer um breve relato sobre o problema?
JR - Durante esses primeiros meses do ano, junto com os vereadores Leonardo Pascoal e Michele Pereira, estivemos visitando todas as US. Em breve será divulgado um relatório sobre a situação. Mas pode-se dizer que a condição dos postos é precária, no que tange a infraestrutura dada aos funcionários. O documento que será apresentado em breve mostrará mais detalhes sobre o assunto.
JDQual o aprendizado que obteve nesses anos como vereador na Câmara de Esteio?
JR - Foi um período de aprendizado, que mesclou entre o sucesso e algumas frustrações. Isso faz parte do trabalho que desenvolveu ao longo de mais de uma década. Por isso não irei mais concorrer a cargos eletivos, mas estarei presente na vida política.

TRAJETÓRIA DE VIDA E CARREIRA 
Jaime Ignácio da Rosa é natural de Rosário do Sul. Pertencente a uma família de sete irmãos e pobre, aos 16 anos resolveu sair da cidade e se aventurar na cidade grande. Trabalhou em vários setores, como no ramo da reciclagem do papel, passando pela metalurgia e até de cobrador de ônibus. Casou-se aos 19 anos e é, pai de dois filhos e uma neta de 13 anos. Aos 54 anos, após cumprir seu trabalho parlamentar, Jaime pretende dedicar-se a outras atividades.


COLUNA
PÁSCOA E PAZ 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Contemplo a natureza, Céu azul, azul... Sol extraordinário... As aves trinam... A felicidade cresceu: É Páscoa! Após longa preparação, festejamos, novamente, a RESSURREIÇÃO de Jesus. Por este fato histórico, o Mestre provou que é DEUS. Se Jesus não tivesse ressuscitado, nossa fé seria inútil e desnecessária. PÁSCOA! Mudança interior e melhoria externa. PÁSCOA: ajuda fraterna, caridade, amor, doação. PÁSCOA: transformação. Claro: somos pequenos, limitados!  Mesmo assim, precisamos crescer e melhorar, em todos os sentidos. PÁSCOA: maior vivência dos mandamentos, dos evangelhos e das mensagens bíblicas. PÁSCOA: maior união com Deus. Consequentemente, mais profunda paz. A PÁSCOA nos leva à paz. PÁSCOA sem paz é PÁSCOA incompleta, manca, imperfeita. Ao falar em PÁSCOA, pensamos nos mais carentes, mais abandonados, mais excluídos. Como tratamos nossos irmãos?... Urge dar o peixe, ensinando a pescar... PÁSCOA: mais perdão e coração mais puro e branco. PÁSCOA: esperança, alegria, oração, trabalho, coragem, otimismo. PÁSCOA: passagem para uma vida mais honesta e mais cristã. PÁSCOA: transformação e crescimento da alma e do corpo, rumo à santificação. PÁSCOA: paz, MUITA PAZ! O céu continua azul... As aves gorjeiam mais ainda... JESUS RESSUSCITOU! Tudo é festa e alegria... Feliz e renovadora PÁSCOA! Ponto final.

Encontro marca primeira reunião do Conselho Gestor do Parque Assis Brasil 
Durante a ação foi determinada algumas metas para o grupo
O encontro contou com a presença de representantes de diversos segmentos
da comunidade local e regional
Após virar subsecretaria vinculada à Secretaria da Agricultura, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB) foi palco no dia 02 de abril, da primeira reunião com os membros do Conselho Gestor. Comandado pelo secretário estadual de Agricultura, Claudio Fioreze, e pelo subsecretário Adeli Sell, o encontro serviu para aproximar os membros e definir prazos, metas e finalidades de curto, médio e longo prazo. Estiveram presentes representantes do Executivo, Legislativo e de segmentos culturais da cidade e região. “Queremos qualificar o Parque Assis Brasil, buscando desenvolver, de forma sustentável, a agricultura familiar e o agronegócio do Rio Grande do Sul, além de promover eventos que tragam maior visibilidade ao espaço”, comentou Fioreze. Segundo Adeli Sell, a principal função do grupo, será contribuir para o planejamento do uso da área, zelando pela correta utilização e execução do seu Plano Diretor. “Trabalharemos de forma franca e direta. Tudo que for para melhorar, embelezar e não confrontar com o plano diretor do parque será acatado e realizado”, enfatizou Sell.
INVESTIMENTOS - Os diretores administrativo, Jéfferson Chiarelli, e de Eventos, Márcio Muller, expuseram os projetos e obras que estão sendo realizados no parque. O de modernização, por exemplo, prevê ao longo de oito anos R$ 280 milhões em investimentos entre recursos públicos e privados. Até agora, já foram fechadas parcerias de concessão de uso dos espaços do parque pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers). Conforme a Lei 14.380, de 26 de dezembro de 2013, o conselho é uma instância colegiada e paritária, com funções de orientação estratégica, fiscalização e avaliação das ações, composto por representantes de órgãos governamentais, da Prefeitura Municipal de Esteio e das entidades representativas do agronegócio e da agricultura familiar, agroindústrias, associações de raças animais, máquinas e implementos agrícolas. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 16 de abril, no auditório do prédio da administração do Parque Assis Brasil, a partir das 19 horas.

Conferência estadual destaca 
a importância do língua Yorùbá 
Educador da língua africana aguarda que a aplicação 
do idioma seja cumprido nas escolas
As cidades de Esteio e Sapucaia do Sul organizaram conferências locais para debater sobre o assunto
Durante a realização da Conferência Estadual do Povo de Terreiro, que ocorreu entre os dias 28, 29 e 30 de março, em Porto Alegre, um dos principais momentos do evento foi a criação, composição e competência do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. O documento foi sancionado pelo governador Tarso Genro, no último dia do evento. O plenário constituído, com 500 delegados e delegadas, mais os convidados (autoridades do governo Federal, entre outros), foi expressivo pelo número de participantes vindos de todas as cidades gaúchas. Entre os vários assuntos debatidos, na convenção foi sobre a importância do ensino e do resgate e o cultivo da língua Yorùbá. O ponto de referência para ensino da língua Yorùba fica situada em Esteio, sob o orientador Júlio Cezar Ferro. O espaço cultural tem por objetivo, contribuir na formação de monitores da língua, junto aos sacerdotes e adeptos aos cultos e seitas afro-brasileiros. Além disso, o local é indicado para professores dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do Estado a conhecerem o idioma. Segundo Júlio, com a criação da Lei Federal no. 10639/2003 tem que ter como preceito a disciplina do ensino nas instituições formadoras (universidades), ou seja, na formação de professores (faculdades de Pedagogia e História), essa iniciativa precisa ser colocada em prática ou melhor estudada. “Ainda não consegui entender os motivos que muitas secretarias municipais de Educação pelo Estado não aplicam a lei federal. Isso cabe a todos os cidadãos refletirem se esses órgãos são apenas empregadores e contrário a formação de educadores. Há instituições que até aplicam o estudo da cultura africana, mas ocorre de maneira obrigada a aplicação do conteúdo”, informou Júlio Ferro. Ele destaca que a escola de Yorùbá, foi reconhecida no encontro, muito por chamar a atenção sobre a cultura do povo africano. “Existe a História da África Negra sem o Brasil, mas não existe a História do Brasil sem a cultura da África Negra”, frisa o orientador do espaço cultural.
IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO E A HISTÓRIA DA LÍNGUA - Fica criado o Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul, como órgão público normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, competente para desenvolver ações, estudos, propor medidas e políticas públicas voltadas para o conjunto das comunidades do povo de terreiro/RS, caracterizando-se como um instrumento de reparação civilizatória, na busca da equidade econômica, política e cultural e da eliminação das discriminações. Yorùbá: “Língua Geral” dos escravizados africanos negros no Brasil, durante os períodos: do Brasil colônia de Portugal e Império do Brasil; sendo, nas épocas mencionadas, a língua mais falada no Brasil.

Corredores esteienses participam de corrida em Santo Antônio da Patrulha
Atletas de diversas cidades participaram do evento
As crianças foram um dos destaques da competição
Atletas da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) participaram no dia 06 de abril, da 2ª Corrida Mais Doce do Estado. A competição ocorreu na cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Parque da Guarda. Com um percurso de 8 km para a categoria adulto, masculino e feminino. A categoria infantil dividida por sexo e idade, de dois a seis anos o percurso é de 100 metros, de sete a nove anos 500 m, de 10 a 12 anos, e de 13 a 15 anos foi de 2 km. Os cinco primeiros da categoria geral adulto, masculino e feminino, e foram por idade, premiados com troféus. Além de uma cesta de rapadura para todos que subirem no pódio. A premiação infantil foi de troféu para os cinco primeiros por categoria, e uma bicicleta para o vencedor masculino e uma para a vencedora feminina por categoria. A 2ª Corrida Santo Antônio – A Corrida Mais Doce do Estado faz parte das comemorações dos 203 anos do município, e é promovida pelo Poder Executivo, com o apoio do Rotary Club.

Programa garante inclusão e qualificação profissional para 60 famílias
Os participantes estiveram presentes em um curso de capacitação
Proporcionar a inclusão social de famílias com renda de até meio salário mínimo, através da educação, formação profissional e do fortalecimento do vínculo familiar é a proposta do Programa de Inclusão Social (PIS). As 60 famílias inscritas no programa foram recepcionadas, no dia 26 de março, pelo vice-prefeito, Arlenio da Silva, e pela Secretária de Desenvolvimento  Social, Raquel Moraes. Totalmente reformulado, o programa iniciou tendo como principal prioridade a inclusão do beneficiário na escola. Além dessa condicionalidade, pelo menos um integrante da família beneficiária deverá participar de um curso profissionalizante do Pronatec-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. “Queremos envolver a família como um todo, permitindo a autonomia através da educação e da qualificação profissional”, destacou Raquel. Ela acrescenta ainda, que outra exigência do programa é a inclusão de crianças e adolescentes das famílias beneficiadas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, que são desenvolvidos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Além do estímulo à educação e a qualificação profissional, os participantes recebem uma transferência de renda durante o período de desenvolvimento do programa, que é de um ano. Para isso, deve atender a todas as exigências e participar, uma vez por mês, do encontro com técnicos de referência do CRAS, onde o grupo troca experiências sobre o atendimento no Programa.  ”Ao final queremos construir um diagnóstico social do impacto do programa na vida das famílias”, declarou a secretária.
ESTÍMULO - Para o vice-prefeito, esse é mais um investimento que o Município está fazendo no sentido de trabalhar a inclusão social. “Não estamos apenas dando o peixe, mas ensinando a pescar. Com este programa, permitimos além da renda a qualificação profissional e o estimulo a conclusão dos estudos, para que essas pessoas se tornem cada vez mais autônomas”. A beneficiária Irene Mattos, 34, moradora do Loteamento Colina Verde, disse que o programa veio no momento certo. “Estou desempregada e estava em casa com depressão, então eu vejo no programa o apoio que necessitava, com cursos que só vão acrescentar na minha vida. Estou muito feliz de fazer parte”, comenta. O programa beneficia famílias sapucaienses com renda per capita de até meio salário mínimo, com idade entre 18 e 65 anos.

Dr. Link participa de formatura em Caxias
A atividade contou com representantes de Sapucaia e do município de Caxias do Sul
O presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Dr. Luís Rogério Link (PT), participou recentemente da formatura da Guarda Municipal de Caxias do Sul.  O convite do comandante da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, Clóvis Eduardo Pereira, surgiu devido ao engajamento do vereador sapucaiense na área de segurança pública. Ano passado, a Câmara de Sapucaia sediou a 1a Marcha Azul Marinho no Estado. “O evento reuniu guardas de todo o Brasil”, salienta Dr. Link. A cerimônia na Serra Gaúcha teve como paraninfo o prefeito caxiense, Alceu Barbosa Velho (PDT). No total formaram-se 36 novos guardas. Entre os representantes das guardas presentes à formatura estiveram: Sapucaia do Sul, Alvorada, Pelotas e Vacaria.

Procissão marca Dia de São Jorge na cidade 
Para marcar o dia dedicado ao santo guerreiro, São Jorge, o Centro de Matriz Africana Mãe Dalva de Xapanã promove no dia 26 de abril, mais uma edição de sua tradicional procissão. O evento por volta das 16 horas, com saída da Rua Henner de Souza Nunes, ao lado da prefeitura. Os devotos seguirão pela Avenida Presidente Vargas, ingressando na Rua São Sebastião do Caí até a Lajeado, onde fica o templo religioso. Segundo Mãe Dalva, o evento é dedicado a todas as pessoas que admiram ou respeitam a trajetória de um dos santos que é respeitado tanto por fiéis ligados ao catolicismo e também de matriz africana.

Engavetamento na BR 116 resulta em colisões 
No dia 01 de abril, um grave acidente envolveu cinco veículos, no km 255 da BR116. O acidente ocorreu em horário de engarrafamento, por volta das 18 horas. Um caminhão,com placas de Esteio colidiu na traseira de um carro ,com placas de São Leopoldo. O veículo acabou colidindo com outro carro a sua frente, com placas de Porto Alegre. O terceiro veículo colidiu em uma caminhonete, que acabou colidindo em um quarto carro. Com o impacto, um dos carros, que já tinha sido atingido, rodopiou na pista. A caminhonete acabou saindo da pista, colidindo em um muro, nas margens da rodovia, pelo lado direito.Boa parte dos veículos estavam parados, devido ao congestionamento, típico do horário de quem utiliza as vias. Todos os veículos sofreram vários danos e foram guinchados, e aguardam a perícia. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. Segundo informações preliminares, uma das vítimas ainda se encontra internada, em estado grave.

 Lançamento da Expoleite/Fenasul será no dia 22
A feira pretende oferecer novidades, como a participação da Agricultura Familiar
O lançamento oficial da Expoleite-Fenasul está previsto para ocorrer no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, no dia 22 de abril. A solenidade de divulgação das atividades da feira será durante um almoço a ser realizado a partir do meio dia. Estão previstas as presenças de autoridades regionais, locais e empresários do ramo. A presença de produtores de leite no Parque ganhará fomento por parte das cooperativas. Na programação haverá pelo menos dois dias voltados a palestras e oficinas técnicas. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de abril, em cada uma das Associações participantes. A 37º Expoleite e a 10º Fenasul, acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil. Neste período poderá ser conferido os melhores exemplares das raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Aberdeen Angus, equinos Mangalarga e Árabe e Chinchilas. A Farsul promoverá a XII Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e a II Feira de Ventres Selecionados, no dia 15 de maio. Está confirmada a presença da
Agricultura Familiar.

POLÍCIA 
Briga entre irmãos termina em tragédia 
O fato ocorreu em uma residência localizada no bairro Santo Inácio
A Polícia Civil encontrou na residência a arma e porções de drogas 
A arma usava no crime foi apreendida pelos policiais, dentro da casa
Uma desavença entre irmãos resultou em homicídio. O crime aconteceu no dia 05 de abril, por volta das 5 da manhã, em uma residência localizada na Rua Romualdo Marques, bairro Santo Inácio. O autor do delito tinha 23 anos e já tinha passagem pela Polícia, por tráfico de drogas. Segundo o delegado Leonel Baldasso, os envolvidos ficaram durante a noite consumindo bebidas alcoólicas e drogas. Quase de manhã, os dois homens encontraram-se alterados, onde iniciou uma discussão e um deles, de 23 anos fez cinco disparos de arma de fogo contra o próprio irmão. O homem que tinha 30 anos morreu na hora, sem possibilidades de socorro. “O suspeito também possui alguns registros policiais, principalmente por tráfico de drogas”. O titular da DP local ressaltou que após efetuar os tiros, o indivíduo fugiu do local do crime. A Polícia Civil foi até o local para averiguar e também foram feitas as Perícias no ambiente. Já a arma do homicídio foi deixada na casa, um revólver calibre 38. Também foram colhidos os cartuchos que ficaram pelo chão. O objeto possui registros no nome de uma terceira pessoa. “Durante uma averiguação dentro da casa, foram encontrados pelos policiais, porções de maconha e duas petecas grandes de cocaína”. Leonel Baldasso falou que no dia 07 de abril, o autor dos disparos apresentou-se a Polícia, com a presença de seu advogado. Em seu breve relato, o indivíduo alegou ter disparado contra o irmão, por legítima defesa. A PC solicitou a prisão preventiva do indivíduo. Com este homicídio, nos primeiros quatro meses do ano soma-se cinco assassinatos.

Operação policial fecha empresa em Sapucaia
A operação envolveu diversos setores da segurança do Estado
Sapucaia do Sul foi uma das cidades abrangidas pela ‘Operação Desmanche’, que foi desencadeada no dia 04 de abril, em outros municípios do Estado. Em terras sapucaienses, os policiais fecharam uma empresa que funcionava de maneira irregular. Ao todo, 31 estabelecimentos foram vistoriados em uma ação conjunta da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana da Polícia Civil (DPRM) com o Comando de Policiamento Metropolitano, 15º BPM e 31º Brigada Militar, em parceria com as secretarias de Segurança Pública, Guardas Municipais, além de servidores do Meio Ambiente e da Indústria e Comércio das cidades abrangidas. A ação policial contou com a participação de um efetivo de 98 policiais civis, 70 policiais militares, 18 guardas municipais e 15 agentes das Secretarias Municipais.  Segundo o delegado Eduardo de Azeredo Coutinho, a 1ª fase da Operação Desmanche aconteceu em 2013. Na oportunidade, foram 40 estabelecimentos fiscalizados. Coutinho informou que na ação ficou constatado o encerramento das atividades de nove empresas que não se adaptaram à legislação.

Homem morre em acidente 
Mais uma vítima do trânsito nas ruas de Esteio. Um homem morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro. O fato ocorreu na noite do dia 05 de abril, na região central da cidade. Segundo informações da DP esteiense, um homem que conduzia um veículo com placas de Sapucaia do Sul, trafegava pela Avenida Presidente Vargas, quando um indivíduo pilotando uma motocicleta, com placa de Esteio, cortou a frente do motorista. O condutor da moto também trafegava pela Avenida, quando tentava ingressar na Avenida Senador Salgado Filho. Sem sinalização efetiva, o condutor da moto fez a conversão. O condutor do carro não conseguiu frear a tempo, não conseguindo também evitar a colisão frontal com o indivíduo da moto. O motociclista foi arremessado, a ponto do capacete se desprender do condutor. O homem, de 54 anos, faleceu no local. Os veículos foram recolhidos e o delito está sendo investigado pelo setor competente.

Aumenta o número de registros de 
“falso sequestro”
Vítimas são aterrorizadas por ligações telefônicas de diversos 
estados e coagidas por presidiários 
Uma prática considerada criminosa, por muitos profissionais da área da segurança tem crescido cada vez mais em várias regiões do país e agora tem chegado em Esteio. O golpe chamado de “falso sequestro” tem ocorrido com certa frequência na região, o que vem intrigando a Polícia. Segundo o delegado da Polícia Civil, Leonel Baldasso, o delito possui diversos registros na PC da cidade. “Este tipo de golpe já é bastante conhecido, entretanto, por mais que venha sendo divulgado, ainda tem feito vítimas”, disse Baldasso. Ele frisa que devido aos indivíduos fazerem diversas ligações, em alguma delas a ameaça se encaixa no perfil da vítima, ou ao fato de estar longe de seus familiares. “A vítima acaba se sensibilizando com aquele momento, então, acaba seguindo as ordens do meliante”, comenta o delegado. O titular da Polícia Civil sugere algumas medidas para se proteger e não cair no golpe. No dia 03 de abril, um morador de Esteio foi surpreendido com uma destas ligações. Sob ameaça a um familiar, acabou efetuando o depósito no valor de R$ 1.200,00.
CUIDADO - Depois do ocorrido, a vítima comunicou a Polícia Civil. A conta foi rastreada, e é pertencente a um indivíduo do Rio de Janeiro. O fato está sendo investigado. Este é o quarto crime dessa espécie registrado no município. Baldasso explicou que o golpe funciona da seguinte maneira: mediante a ligações telefônicas aleatórias, os suspeitos entram em contato com vítimas, independente onde reside no momento da ligação. Alguns infelizmente acabam entrando no jogo dos meliantes. A pessoa é coagida via telefone, sob a circunstância de um de seus familiares estar sobre a posse dos bandidos. “Ao fundo, a pessoa ouve na ligação choros desesperados pedindo ajuda. São momentos muito rápidos, que acabam deixando a vítima do golpe simplesmente aterrorizada e por fim, concordando com todas as exigências seguintes”, ressalta o delegado. Ele enfatiza que a vítima é orientada a não desligar o telefone, e a seguir é instruída pelos possíveis sequestradores a efetivar todas as suas exigências, para que seu ente querido seja libertado. Esses indivíduos, em sua maioria, são presidiários do regime fechado, que estão detidos na região Sudeste e Norte do país. Os indivíduos orientam o depósito de valores altos em contas correntes. As mesmas, geralmente são de laranjas ou até mesmo de pessoas falecidas, o que torna mais uma prática fraudulenta.
ALGUMAS DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE 
* A pessoa deve desconfiar do conteúdo da ligação, e comunicar os órgãos de segurança. * Não efetuar pagamentos nem depósitos na conta posta pelos bandidos. * Ligue para os familiares para saber se realmente aquele familiar sumiu, ou até mesmo entrar em contato com o possível seqüestrado. * O som do choro já é um velho conhecido, e é uma gravação. * Jamais confirmar dados bancários, nomes e dados pessoais por telefone. * Jamais dê credibilidade a esse tipo de ligação, e depois, comunique a Polícia Civil mais próxima de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário