quinta-feira, 20 de março de 2014

EDIÇÃO 1926

FLAGRANTE DA SEMANA
Em meio a tantas campanhas de conscientização contra o desperdício de água, uma situação contrária foi notada pelas lentes do Jornal Destaque. O fato aconteceu no cruzamento entre as ruas Alegrete e Novo Hamburgo, no bairro Parque Amador, pois um cano rompido fez com que ocorresse um grande vazamento de água. Além disso, há formação de buracos, que estão causando transtornos na via pública e ao redor. Alguns moradores que residem nas imediações da cratera reclamam que a falta de água tem sido constante, principalmente nos últimos dias e pouca coisa foi feita.

Obras em avenida causam transtorno 
Comerciantes e moradores do Parque Amador reclamam do 
atraso da conclusão dos trabalhos
Moradores sofrem com a constantes falta d’ água e da demora na obra 
As obras na Avenida Padre Claret, entre as ruas Tricentenário La Salle e Novo Hamburgo, no bairro Parque Amador estão causando grandes transtornos aos moradores e comerciantes da região. Tendo início em janeiro deste ano, um dos objetivos do trabalho é a implantação de novos sistemas hidráulicos na rede de água e esgoto. Com isso, as ruas ficaram intransitáveis. Com a abertura de valas, pedras e materiais de construção, acaba dificultando a passagem de veículos neste trecho da via expressa. Desde o início das obras, as linhas de transporte público têm sido obrigadas a desviar o caminho, o que se torna mais uma dificuldade para quem vive na região. Um dos principais motivos de reclamação dos moradores e de comerciantes é a demora para a conclusão das obras, mesmo que já tenha sido estabelecido o prazo, mas muito provavelmente não deverá ficar pronta em tempo hábil. Segundo o dono de uma oficina mecânica Nelson Hentz, que reside há mais de 40 anos na cidade, se sente lesado com essa situação. “O movimento caiu drasticamente, pois os carros não conseguem passar por aqui. Ficou tudo parado nesses tempos. Quando abriram aqui na frente, cheguei a fechar a oficina por 15 dias, pois não tinha como abrir”, desabafa Hentz. Ele frisa que na obra, por alguns dias foi dada a ausência das equipes trabalhando. “Está tudo parado. Ninguém tem trabalhado por aqui”, observa.
RITMO - Em todos os trechos da avenida é notado mais contratempos. Devido ao início do ano letivo e o aumento de circulação de veículos na região, pais e funcionários tem sido prejudicados com o bloqueio. A grande dificuldade é que não há mais espaço para estacionar os carros, no horário de entrada e saída de alunos. O que vem causando grandes congestionamentos e confusão na frente da escola. De acordo com a empresária Juliana Mendes, o que mais preocupa é a demora na conclusão das obras. “Quando começarem a abrir a rua em frente ao estabelecimento, ficarei com receio, devido a dificuldade dos clientes ao entrar na loja. Nunca esteve tão caótico isso aqui”.
ANDAMENTO DAS OBRAS NO PARQUE AMADOR - As obras no trecho da Avenida Padre Claret entre as ruas Novo Hamburgo e Alegrete já iniciaram. A ação envolverá melhorias nas redes de esgoto e água, além de nova pavimentação. Para tais reparos, foram investidos R$ 786 mil, obtidos em convênio entre a Prefeitura e a Metroplan. Bloqueios no trânsito, na área dos trabalhos, foram feitos para dar um melhor andamento ao serviço. Apenas o acesso local será liberado. Veículos e o transporte coletivo terão desvios. A obra na Padre Claret terá, inicialmente, a instalação da rede de esgotamento sanitário. A rede de água potável será trocada, substituindo os canos de fibrocimento pelos de PVC. Na sequência, será feita a demolição da atual pista de rolagem para sua substituição, além do reforço e compactação da base. Após, o trecho receberá novo asfalto. A previsão é que todas as ações sejam realizadas em 90 dias.

Folhas de coqueiro sinalizam buraco
A alternativa encontrada para sinalizar o trânsito em função do buraco
Mais uma vez os moradores do Centro de Esteio são surpreendidos pelo aparecimento de buracos nas ruas da cidade. No dia 7 de março, o surgimento de uma nova cratera tem tirado o sossego principalmente de motoristas que trafegam por essa região. O buraco encontra-se localizado no cruzamento entre as ruas Fernando Ferrari com a Bento Gonçalves. Diante do problema, alguns moradores do bairro resolveram chamar a atenção, evitando acidentes e até mesmo de pessoas caírem na cratera, foi colocado folhas de coqueiro, para chamar a atenção dos motoristas e pedestres que passam pelo local. De acordo com relato de pessoas que residem nas imediações, o setor competente do Executivo Municipal foi comunicado sobre o ocorrido e passado alguns dias, funcionários colocaram alguns cones em torno do buraco na rua. Os moradores reclamam que depois disso, os servidores não apareceram mais para resolver a situação. O buraco continua causando transtornos e os vizinhos temem pela segurança de quem passa neste cruzamento.
Encontro debate a falta de 
transporte para pacientes 
A falta de transporte para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades para realização de hemodiálise foi pauta de um encontro que aconteceu no dia 18 de março, na Câmara de Vereadores, a pedido dos integrantes da Comissão de Saúde. Na oportunidade, também estiveram presentes membros da secretaria de Saúde, além de alguns usuários. A exemplo das moradoras Ana Paula Souza e Iracema Biasi, que relataram que a secretaria de Saúde não dispõe de veículo para o transporte destes pacientes, ocasionando dificuldades no deslocamento. Segundo a representante da pasta da Saúde, Meri Loef, o contrato emergencial com duração de seis meses extinguiu-se, não havendo renovação. “Estamos buscando outras formas para auxiliar no deslocamento dos pacientes. O importante é não deixá-los na mão”, disse. Ela também explicou que, em outubro de 2013, a secretaria perdeu quatro carros durante enchente. “Isto dificultou muito a nossa situação”, ressalta. Durante o encontro houveram alguns questionamentos por parte dos parlamentares e também dos usuários. Entre eles, foi perguntado se haviam outras maneiras de contratação, de forma emergencial. De acordo com Meri, não existe a possibilidade de locação em prazos pequenos. Também foram falados temas como o papel da secretaria em relação a aquisição de novos veículos. No final, a secretaria de Saúde garantiu que vai buscar outras formas de atender os pacientes.

Dia Internacional da Síndrome 
de Down é lembrada 
A data é marcada por campanhas de conscientização na comunidade esteiense 

Uma data marcada para a conscientização, que tem por objetivo mobilizar e chamar a atenção da comunidade é o dia 21 de março. O dia é alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma das instituições que mais atua no cuidado e no processo educacional dessas crianças e jovens é a Apae. Durante a semana estão previstas atividades como campanhas de conscientização. A organização do evento ficará a cargo pelo Clube de Mães de Esteio, tendo a sede da Apae como espaço estrutural onde serão realizadas diversas atividades. Segundo a gestora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Tatiana Tanara, a data tem como foco principal mostrar para a sociedade a importância dessas crianças e adolescentes na constante busca pelo seu espaço na comunidade. “É um movimento que não pode parar. Esse processo de conscientização sobre a Síndrome deve ser feito sempre, praticamente todos os dias”, ressalta Tatiana. Tatiana, que está a nove anos trabalhando com excepcionais, e a quatro anos na instituição de Esteio as pessoas com Síndrome de Down tem ganhado seu espaço. “Há um tempo atrás, começou o reconhecimento das pessoas com síndrome, ganhando visibilidade e quebra de conceitos dentro da sociedade”, salienta a gestora da instituição educacional. Apesar da disfunção genética, Tatiana frisa que as pessoas com Síndrome de Down tem certas características, como por exemplo,a grande afetividade vinda deles. “Eles tem todo um carinho especial. Tem toda a essência humana, um senso de amizade muito grande. Gosto muito de trabalhar com eles.Não me imagino mais fora daqui”, comenta Tatiana.
MOBILIZAÇÃO - Tatiana Tanara disse que estão sendo organizadas ações no Município. Entre elas haverá visitação nos estabelecimentos comerciais e divulgação nos órgãos públicos, a respeito da Síndrome. Já na sede da APAE, situada no bairro Parque Amador, o dia será marcado por debates com os alunos da instituição. O foco da discussão é a questão da identidade e da inclusão social. Dentro da campanha, também foi feita uma solicitação à Câmara de Vereadores, para que seja utilizado o espaço na Tribuna Popular para expor aos parlamentares e a comunidade sobre a Síndrome. Além disso, outro assunto que deverá ser abordado será o destino de verbas e a dificuldade de recursos em prol da causa. “A intenção é que seja debatido sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e projetos de inclusão social”, falou Tatiana Tanara. A APAE de Esteio foi pioneira entre as entidades no país ao formar um bloco de carnaval que se apresentou na festa de Momo no dia 07 de março, na cidade. Alunos, pais e colaboradores prestigiaram a festa, onde o desfile foi realizado na Avenida do Carnaval, no bairro Santo Inácio.
O que é Síndrome de Down - Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos. A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.

Homem é notificado por descarte 
de entulho no Novo Esteio
O terreno fica próximo a uma instituição de ensino estadual
A Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) flagrou no dia 13 de março, um veículo descartando entulhos em uma área localizada entre as ruas Felipe dos Santos com Theobaldo Schuller, no bairro Novo Esteio. O motorista teve de remanejar o entulho para o Ecoponto, que fica situado no bairro Olímpica. O condutor do veículo também receberá multa pela infração. A Pipa está atuando desde 25 de novembro de 2013. O grupo, formado por representantes da Brigada Militar, servidores da Guarda Municipal, secretaria do Meio Ambiente e da Fiscalização de Trânsito. Um dos principais objetivos do grupo é promover constantemente autuações, seguindo normas de acordo com as leis e Emplacamento de Veículos de Tração Animal, de Postura e do Código Municipal de Limpeza Urbana. Além disso, a patrulha apreende carroças sem placas, assim como abordar e multar moradores que descartam entulhos em terrenos irregulares. Outra iniciativa da Pipa é promover atividades com o foco de conscientizar as pessoas sobre a limpeza na cidade, tendo amparo por leis interligadas as esferas federais, estaduais e municipais. A fiscalização é realizada 24 horas por dia. Quem flagrar alguém jogando entulhos em áreas públicas pode entrar em contato pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelos telefones da Guarda Municipal (153) ou da Brigada Militar (190), ou pelo e-mail smov@esteio.rs.gov.br.

Parada de ônibus é instalada em frente ao SPA
Moradores agora estão protegidos contra as precipitações do clima
Após anos de reclamações junto aos órgãos competentes sobre a falta de interesse para colocar uma parada de ônibus, em frente ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em Sapucaia do Sul, na Rua Nossa Senhora da Conceição, na área central da cidade. Um dos principais motivos para a colocação da parada foi devido a presença constante de pacientes que buscam atendimento no serviço de saúde e ficam aguardando por alguns minutos, diante das precipitações climáticas, seja chuva ou sol. O servidor vinculado da secretaria de Obras, Sinval da Rocha foi uma das pessoas que tomou a iniciativa e colaborou para que essa ação fosse feita.

13º JORNADA DA ASSOCIAÇÃO DOS COLUNISTAS SOCIAISI DO RS  - ACORS
No final de semana, cerca de 40 colunistas sociais das mais diversas cidades do Estado, estiveram reunidos em Gramado. A recepção, por sinal extraordinária, aconteceu no Serrano Resort pelo gerente-geral, Carlos Marin, Fabiana Costa-RP do Hotel Serrano e o presidente da Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, Laney Langaro. As boas-vindas aconteceram no Spazio Due. Numa programação intensa, o grupo esteve visitando os principais pontos turísticos da cidade pelo Bustour da Brocker Turismo. No roteiro, visita ao Cristais Gramado, almoço e aproveitamento do espaço no 1º Parque de Neve das Américas Snowland. O parque é a mais nova atração turística da serra. A noite aconteceu um jantar no Malbec. O encontro terminou com um almoço na Galeteria Mamma Mia. Durante o período de 7 à 9, os colunistas debateram assuntos de interesse da classe profissional.
 A ACORS, atraves de seu presidente Laney presta uma homenagem ao
Diretor do Jornal Destaque Miguel Luz, através de um troféu
Gerente e Relações Pública do Hotel Serrano Carlos Marin e Fabiana Costa
Laney, Miguel e Bebeto na confratenização
O grupo de participantes
Sessão solene marca homenagens 
as mulheres sapucaienses
Entre as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Sapucaia do Sul promoveu na noite de 13 de março, uma sessão solene em homenagem a data. O evento foi realizado no Plenário da Casa e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade local. Segundo o presidente da Câmara, Luís Rogério Link, essa honraria tem por objetivo valorizar as mulheres que já fizeram e ainda fazem muito pela cidade. “As mulheres já venceram muitas batalhas, mas que infelizmente a violência continua fazendo vítimas. Essa situação precisa terminar o mais rápido possível”, disse Link. Ele relata que trabalha diariamente com mulheres, por isso, sabe muito das angústias e dos conflitos vivenciados por elas. Muitas conseguem dar a volta por cima e mostrar sua capacidade. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Chitolina - que representou o prefeito, Vilmar Ballin, na cerimônia - ressaltou o papel fundamental que as mulheres exercem dentro dos lares e na sociedade. Márcia salientou que o machismo persiste em episódios como o que envolveu a atriz Betty Faria, no Rio de Janeiro. “A atriz que era venerada por sua beleza na juventude. Agora foi criticada por usar biquíni aos 70 anos. Esse preconceito sinaliza que ainda existe o pensamento de que o corpo da mulher é propriedade do homem”. Márcia ressaltou que é necessário mudar essa consciência e que, muitas vezes, ela é a responsável pela violência que atinge as mulheres. “As políticas públicas para as mulheres são importantes, pois podem mudar o antigo conceito e promover o acolhimento das mulheres vítimas de violência em Sapucaia”. Entre as autoridades presentes estiveram os secretários municipais de Direitos Humanos, Adilpio Zandonai; de Serviços e Mobilidade Urbana, Bernardino Figueira; de Esporte e Lazer, Marli Rubaski da Rosa.
LISTA DAS HOMENAGEADAS - * Terezinha Clair Rachel (representante do Lions Club) * Rosangela Castro da Silva (patroa do CTG Estância de Sapucaia) * Noemi Sagmeister (representante dos Clubes de Mães) * Nadir Salla Chiaradia (representante do Rotary Club e professora) * Josefa Rodrigues (mulher mais idosa de Sapucaia, com 102 anos) * Alexandra Porcher de Figueiredo (empresária) * Cerlita Mattos dos Santos (representante de entidades que desenvolvem ações e programas voltados às mulheres) * Maria Amabile da Cruz (representante do Conselho Municipal da Mulher)

Professor de capoeira participa 
de encontro no Paraná
 ‘Charada’ falou aos participantes sobre o trabalho em prol da educação
O capoeirista Cesar Lima, mais conhecido como ‘Charada’ participou recentemente de um workshop, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná sobre capoeira Camboatá. O encontro aconteceu entre os dias 13 e 16 de fevereiro e contou com a presença de mais de 200 pessoas. Entre os profissionais que falaram no evento em especial dos mestres Nescau, que cuida do grupo na paranaense e o Mestre Tucano. Um dos objetivos da atividade foi conhecer um pouco sobre o trabalho que vem sendo realizado na região, através de projetos sociais e com alunos da Apae. ‘Charada’ disse que foi uma experiência especial, onde teve a oportunidade de trocar experiências com outros capoeiristas e também apresentar o trabalho que é desenvolvido junto a Apae da cidade. “Atuei por quatro anos, mas busco manter contato. Executo minha função conforme a necessidade, atendendo os limites dos praticantes, além claro do respeito e do carinho que existe entre educador e aluno”. De acordo com ‘Charada’ seu amor pela capoeira surgiu há aproximadamente 18 anos, quando ouviu pela primeira vez o som de um berimbau, além da musicalidade e os movimentos acrobáticos na forma de um círculo. Antes de migrar para a capoeira, ‘Charada’ era praticamente de judô. “Quando ocorreu isso em minha vida, apenas agreguei conhecimento e fiz novas amizades”. O capoeirista ‘Charada’ informa que qualquer pessoa, independente da idade pode praticar a luta, que também é considerada dança e jogo. Essa pratica esportiva contribui no condicionamento físico e mental. Cesar ou ‘Charada’ é praticante de jui jitsu, no qual é faixa preta. Em Esteio, aproximadamente mil capoeiristas que são praticantes da arte camboatá.

Espaço esportivo em escola é entregue
pelo Rotary Esteio
Representantes da instituição e do clube de serviço participaram do ato 
A parceria entre o Rotary Club Esteio e o Centro Municipal Eva Karnal ajudou para a realização de um projeto que destinou uma quantia para a construção de uma quadra de areia, nas dependências da instituição. A solenidade de inauguração do espaço de lazer ocorreu no dia 05 de março. Com integrantes do clube de serviço da cidade, também estiveram presentes representantes dos poderes públicos, colaboradores, entre outros. A partir desta obra, será possível ampliar o projeto de judô, oferecendo um aumento na quantidade de crianças e adolescentes da região a participarem da atividade. Segundo a presidente do clube de serviço, Jaqueline Benittes, com a ampliação das escolhinhas do futsal, que está ocorrendo, os estudantes tenham algo no extra-curso. “Um dos principais motivadores deste trabalho é contribuir para a formação dos alunos e a comunidade, oferecendo outras atrações durante o fim de semana, servindo de alternativa para que não se envolvam nas drogas e na vida criminal”, disse Jaqueline. Ela frisa que parte do recurso para a obra em uma instituição é oriunda de repasses de dinheiro dos associados. Uma das principais bandeiras que aos poucos está tendo adesão ao Rotary Club é a erradicação do analfabetismo.

Subsecretário do Parque Assis Brasil visita o JD 
Algumas novidades no espaço poderão ser conferidas durante a Fenasul, em maio
Miguel Luz e Adeli Sell, durante sua visita no JD e na Rádio Destaque
O Subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell visitou na tarde do dia 18 de março, as dependências do Jornal Destaque. Além disso, Adeli concedeu uma entrevista na Rádio Jornal Destaque, no programa ‘Opinião’. Conforme Adeli, um dos principais assuntos abordados no programa, que contou com a interatividade dos ouvintes foi sobre a abertura do espaço aos domingos e feriados para a sociedade. “A comunidade precisa de um espaço para usufruir e poder desempenhar atividades de lazer”, diz Sell. Ele informou que também está em tratativa a criação da Associação dos Amigos do Parque Assis Brasil. “Nesse grupo qualquer pessoa pode participar e contribuir para o desenvolvimento ainda mais do parque, em benefício de outras pessoas”. Outro ponto citado por Sell foi sobre a Fenasul, que será realizada em maio e está com boas perspectivas de bons negócios e um aumento de público durante o evento. “Uma das novidades que podemos adiantar é que para essa edição, a participação da Agricultura Familiar será maior”. Ele ressalta que também está buscando uma integração entre os produtores de leite e de arroz, que deverão estar na festa. “Pretendemos fomentar ainda mais a Fenasul em prol da agricultura gaúcha, inclusive unindo dois setores que formam um doce típico do Estado”, brincou Adeli. Sell adiantou que durante a Fenasul, a Famurs está organizando um encontro com a presença de todos os prefeitos do Estado, onde serão debatidos temas como a municipalidade e o futuro da agricultura no Rio Grande do Sul. “A ideia é trazer o povo da região urbana para visitar e usufruir do parque”. Adeli esteve acompanhado no periódico com a assessora de imprensa, Tatiana Feldens.

Diretor do São Camilo concede 
entrevista na Rádio JD
Marcelo Saldanha falou sobre as ações que estão
melhorando no hospital
O diretor técnico da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Marcelo Saldanha, esteve na tarde de 19 de março, realizando uma visita ao Jornal Destaque e também falou aos ouvintes e internautas da Rádio Jornal Destaque. Ele relata que está atuando na Casa de Saúde desde 2013, após o Executivo assinar um termo de cooperação entre as fundações esteiense e sapucaiense. “Desde o primeiro momento em que comecei a trabalhar foi notando os problemas e paralelo também fui buscando uma alternativa para solucioná-los. Muito deles é somente na questão organizacional”, disse Saldanha. Marcelo Saldanha comentou que uma das ações que realizou no São Camilo foi na questão ligada a emergência, que neste período passou por algumas modificações e que tem tido um resultado expressivo. “A questão de classificação dos pacientes quando entram no hospital, identificados por cor, assim como mudanças físicas já deram uma nova vida ao local, mudando alguns conceitos”, frisa o diretor técnico. Um dos assuntos tratados na oportunidade foi em relação a quantidade de óbitos no São Camilo, durante algumas semanas, em janeiro e fevereiro. Saldanha ressalta que muito se deve a forte onda de calor que atingiu o Estado, o que obrigou a direção da Casa de Saúde fazer algumas adequações, como a instalação de condicionadores de ar em todas as salas. “Hoje, somos ó único hospital ‘100% SUS’ que é climatizado. Além disso, algumas mortes se deve também por já ter dado entrada sem via, e também pessoas com estágios avançados de doença, idosos ou em vida vegetativa”, explica Marcelo Saldanha. O Hospital São Camilo possui 160 leitos, duas UTI’s e aproximadamente
700 funcionários.

Encontro de ex-alunos abre comemorações 
dos 65 anos do Colégio
Encontro pretendeu incentivar a participação dos ex-alunos do Colégio
No último dia 12, quarta-feira, ocorreu o primeiro encontro de ex-alunos do Colégio Coração de Maria, abrindo as comemorações dos 65 anos. Na ocasião, todos os presentes foram acolhidos no Salão Nobre para um encontro informal, cuja pauta principal era valorizar a história da instituição e dos então estudantes que agora ocupam posições de destaque onde atuam, bem como inteirá-los da programação deste ano especial. Para isso, foi exibido um vídeo com fotos de várias décadas (anos 50 em diante). Os ex-alunos, emocionados, reviviam tudo aquilo que viveram no ambiente escolar. Os depoimentos foram brotando de forma espontânea, em que as pessoas destacaram os valores verzerianos, como a solidariedade, a amizade e o carinho das irmãs, professores e funcionários. Partindo dos próprios convidados, ficou estabelecido que haverá, pelo menos uma vez por mês, um evento de confraternização dos ex-alunos, tentando reunir as turmas, como parte integrante das comemorações. A começar pelo dia 9 de abril, quando haverá uma celebração pascal reunindo ex-alunos do Colégio. Todos estão convidados.

US de Esteio recebe investimentos 
Foi confirmada a indicação do deputado federal Nelson Marquezan Júnior (PSDB), para o recebimento de recursos em Esteio. O valor, de R$150 mil será utilizado para a compra de materiais, para o atendimento da comunidade que utiliza a Unidade de Saúde Básica (USB) Claret, situada nas proximidades da Avenida João Neves da Fontoura, no Parque Amador. Esse recurso, pertencente a cota de emendas parlamentar, onde será conveniado com o Ministério da Saúde. A emenda foi solicitada por Ricardo Fascin, presidente municipal do PSDB e de Nilton Severo, do diretório do PSDB na cidade. No ano de 2012 e 2013, foram destinados ao todo, R$ 500 mil para Esteio, também indicados pelo deputado Nelson Marquezan. Entretanto, os fundos destinados, não foram empregados pelo governo federal.

Grupo de teatro encanta usuários
A proposta é levar diversão para os usuários do transporte coletivo
Centenas de usuários do metrô tiveram seus dias alegrados pela apresentação do grupo de teatro Oigalê, que interpretaram canções da farsa gaudéria ‘Baile dos Anastácio’. A atividade aconteceu no dia 17 de março, na Estação Sapucaia da Trensurb. O coordenador e artista do grupo, Giancarlo Carlomagno, destacou que iniciativas artísticas de intervenção urbana são essenciais no cotidiano das pessoas. “É importante manter este tipo de iniciativa, seja nas estações ou fora. Nem todo o público tem acesso ou tempo para desfrutar de arte, logo, nosso papel é fundamental, pois levamos teatro para pessoas em seu cotidiano”, pontua o artista. O destaque das apresentações ficou, sobretudo, na interação com o público, conforme explicou o ator Paulo Brasil. “O contato com as pessoas é sempre intenso, procuramos estabelecer uma dinâmica do ‘ao vivo’, característica do teatro de rua. Desta forma, não dependemos do público vir ao espetáculo, o espetáculo vai até o público”. De acordo a moradora de Sapucaia do Sul, que assistiu a apresentação com a filha de nove anos ficou encantada com a apresentação. “Foi algo encantador, pois é uma arte que precisa ser valorizada”. O Grupo teatral Oigalê volta a se apresentar na Trensurb no dia 21, a partir das 13 horas. Os artistas iniciarão suas apresentações em Esteio, seguindo para Canoas e finalizando na estação Mercado.

POLÍCIA 

Assalto a pedestres se tornam constantes 
Ocorrências registradas em várias regiões da cidade assustam moradores 

Nos primeiros meses de 2014, um dos principais registros na Polícia Civil da cidade tem sido o elevado número de ocorrências vinculadas a assaltos a pedestres. A situação tem causado pânico em boa parte da comunidade. Segundo o delegado Leonel Baldasso, no mês de janeiro aconteceu cerca de 40 assaltos e em fevereiro foi 43. “O fato tem se realizado em qualquer hora do dia e da noite e também em poucos diferenciados do Município”, disse Baldasso. Ele frisou que os assaltos são praticados por homens, mas que não existem faixa etária e nem bairros específicos. Na primeira quinzena de março também foi registrado alguns problemas ligados ao delito. De acordo com o titular da DP, no mês de março, foi registrado alguns casos de roubo a pedestre. Um deles ocorreu no dia 08 de março, por volta das 6 horas. Um homem foi abordado por um suspeito que estava simulando estar armado. O indivíduo levou uma mochila, com objetos pessoais e um aparelho celular. O fato aconteceu na Avenida Porto Alegre, no bairro Jardim Planalto. E na mesma via expressa, um homem também roubou uma mulher, levando uma quantia no valor de R$ 100,00, em dinheiro.
RELATOS - No dia 10, uma mulher que estava com uma criança no colo foi abordada por um rapaz, com sotaque diferente. O delito aconteceu às 13 horas, na Avenida Padre Claret. E na mesma data, uma mulher teve objetos levados por um rapaz, aparentando ter cerca de 20 anos e estar simulando estar armado. Ele roubou dois aparelhos celulares. O fato aconteceu na Rua Rio Pardo, no bairro Tamandaré. Por volta das 20 horas, um homem foi abordado, enquanto trafegava pela Avenida Luis Pasteur. O criminoso, descrito pela vítima, estaria armado, mas a vítima não soube identificar o material. Foram levados documentos, objetos pessoais, uma bolsa e um aparelho celular.

BM é contemplada com novas viaturas 
Durante a cerimônia de posse do novo conselho gestor do Parque Assis Brasil, no dia 17 de março, também aconteceu a entrega de pelo menos dez novas viaturas para a Brigada Militar para o policiamento em municípios do Vale do Sinos e da Encosta da Serra. Ao todo, foram entregues pelo chefe do Executivo estadual, Tarso Genro e pelo comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte dez viaturas. Os veículos são demandas da Participação Popular e Cidadã.

Indivíduo é preso com drogas 
Um rapaz de 19 anos teve sua prisão temporária decretada pela Polícia Civil, no dia 17 de março. Conforme o delegado Leonel Baldasso, o suspeito foi reconhecido por uma vítima que havia sido assaltada e registrou um boletim de ocorrência contra o fato. Diante do ocorrido, foi expedido pela Comarca um mandato de busca ao suspeito, que acabou sendo detido em sua residência. Baldasso falou que foi encontrado no imóvel uma balança de precisão, algumas petecas de maconha e uma quantia não revelada de cocaína. O suspeito responderá por tráfico de drogas
e roubo.

Suspeito é morto a tiros no São José
Os suspeitos mataram o homem em uma rua do bairro São José
Na noite de 17 de março, um jovem de 19 anos foi morto a tiros, no bairro São José. O crime ocorreu por volta das 23 horas, quando o homem se encontrava em via pública. De acordo com o titular da DP, Leonel Baldasso, a vítima foi abordado por dois homens em uma moto, que ao verificar que estava caminhando foi alvejado por dois tiros. O serviço de socorro chegou a ser acionado, mas ao chegar observaram que havia entrado em óbito. Além disso, Baldasso explicou que o homem que foi assassinado, havia sido solto a 11 dias, onde estava detido cumprindo pena no Presídio Central, em Porto Alegre. “A vítima havia sido presa em outubro de 2013, juntamente de outro homem, como suspeito do assassinato do homem que matou o filho de cinco anos utilizando uma pedra”, falou. Os dois homens, que já tinham passagem pela Polícia foram presos como suspeitos, pela PC na época, e soltos recentemente.

Policiais encontram droga em pão
O alimento era utilizado como esconderijo de droga
Um rapaz de 19 anos foi preso por policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite de 11 de março, por volta das 21 horas, em uma residência no bairro João de Barro. A ação ocorreu com a participação de agentes da Seção de Inteligência que estavam monitorando o imóvel, por se tratar de um ponto de comercialização de entorpecentes. Durante uma operação, em que os PM’s nas dependências de um imóvel sob uma mesa foi encontrado cigarros de maconha. Na abordagem, um suspeito foi detido. Segundo informações da BM sapucaiense, no decorrer da vistoria na residência, os policiais militares observaram uma sacola, onde estavam acondicionados três pães com 107 cigarros de maconha. Juntamente com a droga, foi apreendida uma quantia de R$ 50,70. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Homem é preso por tráfico em Sapucaia
Agentes da Brigada Militar de Sapucaia do Sul prenderam um suspeito de 19 anos, por tráfico de drogas. O fato aconteceu no dia 12 de março, por volta das 11 horas, em uma casa que fica situada na Rua República, no bairro Nova Sapucaia. Conforme informações da BM, a prisão se deu depois que agentes da Seção de Inteligência faziam monitoramento em local apontado como ponto de tráfico e consumo de entorpecente. No endereço, observaram a movimentação intensa dentro de uma residência parcialmente destruída em função das obras de duplicação da RS 118. Quando efetuaram a abordagem no local indiciado, um suspeito tentou jogar a droga no chão, sem êxito. Com o homem, foi encontrado uma quantia de R$95,00 e 27 cartelas para cápsulas de remédio contendo porções de crack, que era comercializado pelo montante de R$ 5,00. Além da droga e do dinheiro, os PM’s apreenderam no local quatro aparelhos receptores de recepção de televisão a cabo, além de um estilete, uma tesoura e uma agenda de contabilidade das vendas. O suspeito confessou que estava vendendo a droga e foi apresentado na 2ª DP de Sapucaia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário