quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

EDIÇÃO 1923

FLAGRANTE DA SEMANA
Mesmo diante de mais uma enxurrada que causou danos em residências e estabelecimentos comerciais em Esteio e Sapucaia do Sul, na tarde de 13 de fevereiro, há pessoas que se mostraram solidários e até bem humoradas. Uma moradora da Rua Uruguai, no bairro São Sebastião, resolveu erguer as casas dos cachorros no pátio, evitando que a força das águas causasse danos irreversíveis. Houveram pessoas que tomaram essas ações com outros animais domésticos que corriam risco de vida. Já outro morador sentou em frente a residência e como forma de protesto simulou que estava pescando, devido o acúmulo de água existente em frente a sua residência localizada no Centro da cidade.

Caos no Tamandaré: Dinheiro para obra do posto de saúde é devolvido para União 
O recurso não foi utilizado, devido a problemas em relação ao projeto e as licitações de empresas
O mato e o tapume em péssimo estado mostram o descaso do Poder Público com a comunidade
Por enquanto, a Unidade de Saúde Tamandaré ficará somente no papel. Um dos motivos é que os vereadores aprovaram um Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo a devolver para o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde no valor de R$ 356.825,91. Segundo o PL, o montante seria destinado para a construção da US Tamandaré, dentro da execução do programa “Atenção Básica em Saúde”. Além disso, no documento, uma das justificativas é que a devolução aconteceu em virtude da realização de diversas atividades ligados ao processo licitatório, que acabaram sendo frustrantes e diante disso, aconteceu prorrogações de contrato de repasse. Atualmente, o terreno onde foi indicado para ser construído o posto, na Rua Manoel Machado, próximo ao Hospital São Camilo tem se tornado depósito de entulhos, com mato alto e os tapumes caindo em direção a calçada. De acordo com a integrante da Associação Comunitária Amigos do bairro Tamandaré (ACAT), Catarina Campos de Jesus, ao ter conhecimento do fato ficou decepcionada com a devolução do dinheiro para a União. “É um fato vergonhoso para nossa cidade, pois quando anunciaram a obra, foi colocado inclusive uma placa e os detalhes da obra. Ao passar pelo local, é possível ver apenas sujeira e abandono do local. Muitas pessoas acham que houve cunho eleitoreiro e que deu certo”, desabafou Catarina. Ela frisa que a localidade necessita de uma unidade de saúde, quando precisamos de atendimento, na maioria dos casos, devemos nos deslocar para postos no Centro ou adjacências. “No São Camilo, os atendimentos são na maioria dos casos de emergência e urgência. Outros fatores são feitos um encaminhamento ao posto mais próximo”. Catarina destacou ainda que nas últimas chuvas intensas que estão atingindo a cidade, o bairro também tem sido prejudicado, com ruas alagadas. “Talvez uma das medidas que poderia ser feita é a limpeza nas bocas de lobo”.


Elevado número de óbitos no 
São Camilo é alvo de reunião 
Representantes da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, além de outros parlamentares do Legislativo esteiense se reuniram no dia 18 de fevereiro com a direção da Fundação de Saúde Pública São Camilo para esclarecer a ocorrência de, pelo menos, 28 óbitos entre os dias 07 e 11 de fevereiro, conforme informação  do cartório civil. De acordo com a diretora administrativa, Tatiane Dela Pase, o número de óbitos institucionais  é de 24, explicando que alguns pacientes teriam chegado já sem vida à instituição. Para a administradora, a mortalidade  teve uma alta considerável, já que a média de óbitos gira em torno de 28 a 24/mês. Ela garantiu ter sido descartada a hipótese das mortes terem sido desencadeadas por bactérias, já que se constatou, através do levantamento dos prontuários médicos. A diretora disse, ainda, que medidas internas extras foram tomadas imediatamente como o fechamento dos quartos não climatizados do Posto 3, e garantiu que nos próximos meses toda a internação clínica vai estar climatizada.  “Pedimos a compra emergencial de condicionadores de ar. Enfrentamos problemas de licitação, mas queremos deixar claro que não se perdeu tempo para tomar providências”.  O diretor técnico Marcelo Saldanha, explicou que a maioria dos pacientes chegou ao hospital já em situação crítica. “A maioria desses pacientes eram idosos frágeis ou pacientes graves”. O fator das altas temperaturas também foi um agravante, porém os pacientes não foram a óbito por falta de assistência, mas pela situação de saúde em que se encontravam. A Comissão pediu cópia do relatório de avaliação da Fundação e do laudo da Vigilância Sanitária do Estado para retomar o assunto baseado em dados concretos.

Feira do Peixe já tem data para ser realizada 
Entre os dias 16 e 18 de abril, a Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio será o palco da 12ª Feira do Peixe do Município. Além das dez bancas para a venda do peixes, das mais variadas espécies e camarões, a comunidade poderá conferir outros pontos da feira que estarão comercializando artesanato, além de uma praça de alimentação. O horário de funcionamento será nos dias 16 e 17, das 9h às 22 horas. Já no dia 18, a feira funciona até às 12 horas.

O novo treinador do
Sapucaiense, Ricardo Attolini
ESPORTE
Sapucaiense conta com um técnico vencedor 

Ricardo Attolini, novo técnico do Sapucaiense, disse que assume um grande compromisso, com uma instituição que tem um respeito no futebol gaúcho e espera fazer um bom trabalho. Attolini conta em seu currículo ter em 2012 subido o Passo Fundo para a série A e no ano passado no confronto contra o Sapucaiense ter levado vantagem e subindo o Marau à divisão de Acesso como o mais novo clube do Brasil em futebol profissional. Attolini está no comando do rubro – negro desde o dia 12 de fevereiro observando atletas da região para formar o elenco do clube para a disputa da segundona gaúcha a partir de 23 de março. Será uma competição diferente com jogadores até 23 anos com a permissão de contar com 3 jogadores com mais idade. Na próxima semana serão iniciados os trabalhos com os atletas que formarão o elenco para os compromissos da competição. Alguns jogadores conhecidos dos torcedores já estão se preparando como Evandro Salermo e Fabiano além dos jovens que estão chegando.
MUDANÇAS - De acordo com o regulamento três equipes sobem para a Divisão de Acesso, com 16 equipes inscritas inicialmente, mas pode haver mudanças já que Carazinho e Igrejinha desistiram de disputar a competição. Com esta situação pode haver alteração na formatação do campeonato. No entanto está previsto no primeiro turno jogos entre times do mesmo grupo. Os primeiros quatro se classificam num cruzamento até sair o campeão de cada chave para saber quem será o campeão do primeiro turno que já tendo acesso antecipado. A mesma fórmula do ano passado. O clube presidido por José Luiz Christianetti tem como auxiliar técnico Aramis Hilário e como preparador físico Juliano Okubo, que já trabalhou no São José, Criciuma e Lajeadense. Lá nos bastidores, no apoio logístico, está um velho conhecido dos torcedores,
o Mineiro.

Corte de Carnaval de Sapucaia é escolhida
A corte irá representar a cidade nos festejos de Momo
Os sapucaienses caíram no samba na noite de 15 de fevereiro, no Ginásio Kurashiki, durante a escolha da Corte do Carnaval 2014. Além disso, também ocorreu a apresentação dos sambas-enredo das agremiações da cidade. Ao som de muito samba, as seis candidatas desfilaram beleza pela passarela montada no ginásio. Os jurados também avaliariam o carisma e descontração. Durante o evento, as jovens usaram traje de banho, vestido e fantasia. Antes do resultado das eleitas, o Rei Momo, Marco Aurélio Bica, foi coroado pelo 15º ano. “Este não é um momento qualquer. São 15 anos de reinado construindo, junto com este público, o carnaval de Sapucaia”, falou emocionado aos seus súditos. Quase de manhã foi divulgado o resultado com o nome da rainha e das princesas. Andriéle Vargas, 20 anos, foi escolhida como a soberana da festa de Momo na cidade. “Estou emocionada e feliz. Prometo levar muita alegria para este carnaval”, comentou a bela morena, que representou a Escola de Samba Unidos do Capão. Além de Andriéle, Vitória Santos, 18, da Águias de Ouro, foi eleita 1ª princesa; e Suélen Almeida, 18, também da agremiação Unidos do Capão foi escolhida 2ª princesa. Antes da coroação, as escolas de samba Real Academia Águias de Ouro, Mangueira, Acadêmicos do Morro, Império do Vale e Unidos do Capão animaram a festa, durante a apresentação dos sambas-enredos que embalarão os sapucaienses no Carnaval.  O desfile das escolas acontece no dia 15 de março, a partir das 21 horas, na Avenida Mauá, no Centro.

Moradora faz protesto contra alagamentos
no São Sebastião 
Muitas ações que não foram cumpridas pelo Poder Executivo
Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Esteio, no dia 18 de fevereiro, a Tribuna Democrática foi utilizada pela moradora Janaína Bittencourt, que explanou sobre os alagamentos na Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro São Sebastião. Janaína falou que mais uma vez, Esteio foi uma das cidades do Vale do Sinos que teve graves problemas com alagamentos, devido a chuva que atingiu a região. “Venho reivindicar através deste espaço na Casa Legislativa que somente foram feitas promessas, por parte do Executivo, em relação as obras de melhorias para que não ocorressem mais enchentes no Município”, desabafou Janaina. Ela comentou que enquanto não for resolvido o problema, o gestor público que estará no poder será o culpado. “Não aguentamos mais promessas, inclusive de campanha eleitoral, que demonstrava que a partir da conclusão de algumas obras, Esteio não teria mais enxurrada e isso ainda não aconteceu e pelo visto deve demorar um período”. De acordo com Janaina, nos últimos anos, o problema dos alagamentos não tem ficado restrito apenas a uma região da cidade e sim até bairros mais altos, há famílias que estão sofrendo com a enchente. “Além de todo o caos, outro fator preocupante é a cobrança da taxa de lixo, pois em alguns casos é um valor acima da média e é visível nas ruas o acúmulo de entulhos em várias ruas da cidade. Onde está a fiscalização e para onde está sendo destinado esse recurso?”, enfatiza a moradora.

Parque Assis Brasil volta a encher
Parte do Parque Assis Brasil ficou alagado
Em função da cheia no Arroio Esteio, parte do Parque de Exposições Assis Brasil foi mais uma vez atingida pela enxurrada. Um dos pontos mais atingidos foram as áreas onde ficam os estacionamentos nos portões 9, 10 e 13 e pontos próximos ao arroio. Segundo informações da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, em relação as cheias nas dependências do parque, está em estudo de viabilidade, através da parceria público/ privado a construção de um dique, ao entorno da área impedindo o ingresso da água. A previsão é que para a próxima Expointer, em agosto, as obras já estejam concluídas. Em agosto de 2013, durante a maior feira agropecuária da América Latina, um alagamento de grandes proporções prejudicou parte do evento, principalmente no setor de máquinas e implementos agrícolas.

Caos no Novo Esteio
 Diversas residências do bairro foram atingidas pela enxurrada
Outro ponto da cidade que também vem sofrendo nas últimas enchentes é o Novo Esteio. Parte dos moradores ficaram ilhados, pois a Avenida Celina Chaves Kroeff foi tomada pela água que invadiu diversas casas e aos poucos se alastrou para outros pontos do bairro, como na Rua Papa Paulo VI, Alfredo Petri e Clarice Lispector, onde encontra-se a Escola Estadual Bairro do Parque. Nas ruas Agostinho Camilo de Borba, Sepé Tiarajú, Imprensa e ao redor da Escola de Educação Infantil Ana Sibila Burin, foi registrado pontos de alagamentos.

Criatividade para conter enchente
Máquinas de bombeamento foi uma das alternativas para evitar novos alagamentos
Um empresário esteiense cansado de ao longo dos anos, seu empreendimento ser atingido pela água resolveu fazer uma rampa de contenção e implantação do sistema de bombeamento. Ele relata que ergueu cerca de 60 centímetros, no nível da calçada. “Para a obra, devido as últimas cheias que já chegou a atingir uma altura significativa e em função dos estragos tive a iniciativa, pois caso contrário seríamos prejudicados pela enxurrada”, desabafou o empresário. Ele frisou que além disso, também teve que gastar ao vedar o muro ao redor do prédio, contribuindo com que não ocorresse infiltração pela parede. “Isso é um prejuízo, pois não posso dar continuidade ao trabalho, onde os funcionários precisam parar as atividades para ajudar na retirada da água. Por enquanto nada para sanar o problema”.

Esteio e Sapucaia do Sul voltam a 
ser atingidos por nova enxurrada 
A força da água causou transtorno para famílias e comerciantes em diversos bairros da cidade
 Veículos e pedestres tiveram dificuldade devido ao acúmulo de água nas ruas
Em um pouco mais de três meses em que Esteio e parte de Sapucaia do Sul foram atingidos por uma enxurrada, a cena voltou a se repetir, na tarde de 13 de fevereiro. Por volta das 13 horas, uma forte chuva atingiu a Região Metropolitana, causando alagamentos em diversos bairros, ocasionando prejuízos para moradores e para proprietários de estabelecimentos comerciais. Além dos bairros mais atingidos como São Sebastião, Liberdade, São José e o Novo Esteio. As ruas do Centro, por alguns minutos se tornaram rios, com a formação de ondas, devido a passagem de veículos e caminhões. Já os pedestres, tiveram que se abrigar em pontos mais altos, devido ao grande acúmulo de água. Na Avenida Presidente Vargas, uma das vias comerciais mais importantes do Município, a água invadiu diversas lojas, forçando o fechamento ainda no meio da tarde. Alguns da avenida, a força da água foi tamanha que causou prejuízos expressivos aos comerciantes. Em Sapucaia do Sul o problema voltou a se repetir deixando diversas casas cheia de água. Em função das poucas ações que foram feitas para evitar o problema, moradores fecharam parte da Avenida Mauá, com pneus e móveis destruídos pela enxurrada colocaram fogo. Os veículos tiveram que usar rotas alternativas para fugir do ocorrido. Mais uma vez, parte da BR 116, entre Sapucaia e Esteio ficou submersa pelas águas que acumulou em diversos pontos. Carros e caminhões tiveram dificuldades de trafegar, sendo que alguns proprietários abandonaram os veículos, amedrontados com a fúria com que as águas estavam atingindo a via.
ALAGAMENTOS ATINGIRAM TAMBÉM SAPUCAIENSES - Mais uma enxurrada atingiu Sapucaia do Sul, causando transtorno para diversas famílias residentes nos bairros mais próximos aos arroios. Algumas ruas do Centro também foram atingidos pela força das águas. Diante do fato, segundo informações, no dia 07 de fevereiro, representantes do Executivo e Legislativo percorreram alguns pontos da cidade mais atingidos, entre eles, vários trechos da BR-116 foram tomados pelas águas. Segundo informações da prefeitura, caso necessite, o Município possui estoque de colchões e cestas básicas para as famílias que precisarem. O Daer, responsável pela duplicação da RS-118, foi procurado, mas ainda não se manifestou.
Ruas ao entorno da Estação Esteio ficaram alagadas
PONTOS DE ALAGAMENTOS EM ESTEIO 
Segundo a Defesa Civil, foram 105mm de chuva as 13h às 19h, sendo que 70mm em apenas uma hora. Com isso, a rede de drenagem não deu conta de escoar essa água, rapidamente. A cheia atingiu diversos pontos em toda a cidade. Os locais mais comprometidos foram Jardim das Figueiras, Vila Osório, Novo Esteio, Pedreira, São José, Navegantes, Vila Nova, Loteamento Gutierrez, Loteamento Bom Jesus, adjacências das ruas Rio Grande, Bento Gonçalves, Travessa Capitão Aquino Tomáz Gonzaga, Theodomiro Porto da Fonseca, Soledade e lista lateral da BR-116. No Centro, as ruas Ernesto Weick, Santos Dumont, Comandante Kraemer, Engenheiro Henner de Souza Nunes, Maurício Cardoso, Fernando Ferrari, Pedro Lerbach, Padre Felipe e Avenida Presidente Vargas.
MEDIDAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PARA OS ALAGAMENTOS 
O que a prefeitura vem fazendo: 
- Criação de um grupo com Canoas e Governo do Estado para elaboração de projeto de bacias de contenção para evitar enchentes. - Limpeza constante da rede de drenagem, com utilização de um caminhão hidrojato para desobstruir tubos assoreados. - Dragagem dos arroios Esteio e Sapucaia - Instalação de rede de drenagem nova na Avenida Padre Claret (já iniciada) e Bento Gonçalves (a iniciar) - Conclusão da rede de drenagem na Theodomiro Porto da Fonseca - Limpeza constante da cidade

Infiltração no teto resulta em 
 fechamento da Comarca 
Por alguns dias, o prédio do Forum esteiense esteve com as portas fechadas. O motivo principal é que devido a grande quantidade de água que causou acúmulo de água nas dependências do prédio, por causa de uma obra que esta sendo feita na edificação. Apesar de tudo, o problema foi resolvido e os prazos que venceram nos dias de fechamento da comarca, a data não sofrerá alterações e o dia não será alterado. 

Paralisação dos ônibus 
Diante do caos que estava atingindo a cidade, em função das fortes chuvas no dia 13 de fevereiro, em torno das 13h30, os motoristas de ônibus paralisaram suas atividades, devido ao acúmulo de água que se formou em diversas ruas da cidade. Alguns passageiros tiveram que descer ou permanecer no veículo até a volta da normalidade, que ocorreu por volta das 16 horas. A Estação Esteio da Trensurb, por alguns momentos chegou liberar a passagem das pessoas, para o melhor fluxo, devido a calamidade que se formou na região. 

Órgãos públicos também foram prejudicados 
A enxurrada causou danos expressivos em diversos pontos da cidade. Um dos atingidos foi o prédio onde fica situada a unidade da Corsan e a Casa do Artesão, que fica na Avenida Presidente Vargas. Outro prédio na avenida que foi invadido pela água foi onde estão sendo feito reparos para a instalação da nova sede da Delegacia de Polícia, próximo a Rua Gravataí. Além disso, a parte das salas instaladas no sub-solo do prédio administrativo do Executivo também foi atingido pela água, como a Junta Militar, secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, além da Casa dos Conselhos e o Esteio Prev. No prédio onde fica a secretaria de Saúde, por pouco a garagem onde ficam os veículos oficiais da pasta não ficaram submersos, ocasionando danos maiores.

POLÍCIA 
Corpo de mulher é encontrado em terreno
A vítima foi vista pela última vez por volta das 18 horas, de domingo, quando saiu de um evento
Polícia está investigando o caso da jovem assassinada
Um mistério para a Polícia de Esteio. O corpo de uma jovem de 26 anos foi encontrado em um matagal, próximo a Avenida João Neves da Fontoura, no bairro Parque Claret, no dia 17 de fevereiro. No corpo da vítima os policiais encontraram pelo menos duas perfurações de um objeto ponte agudo, provavelmente uma faca, na região do pescoço. De acordo com a delegada do Posto de Atendimento a Violência contra a Mulher, Marina Goltz, o local onde foi achado o corpo da mulher é frequentado por usuários de drogas. “Além disso, uma das primeiras informações que chegou ao conhecimento da polícia foi que ela havia participado horas antes de um evento, no Parque Municipal Galvanny Guedes, no Santo Inácio”, comentou a delegada. Marina falou que a jovem não tinha registros pela polícia e em uma conversa com o então namorado, a última vez que ele a viu foi por volta das 18 horas No dia 18 de fevereiro, aconteceu o velório e o sepultamento da mulher. “A Perícia está apurando os fatos e em breve será realizada uma reconstituição do crime, para averiguar com quais pessoas ela manteve contato na festa e com quem saiu”, disse Marina Goltz. A delegada destacou que nos próximos dias serão ouvidos familiares e amigos da jovem. Em uma rede social, sua página recebeu diversas mensagens de solidariedade e pesares pelo ocorrido. Há também alguns esclarecimentos sobre a morte, devido aos comentários que surgiram após o delito.

Assalto em supermercado resulta 
em dois feridos 
Um supermercado localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, na área central da cidade foi alvo de assalto na tarde de 17 de fevereiro, por volta das 16 horas. Segundo o delegado Leonel Baldasso, um suspeito, de 47 anos, que havia saído da prisão há aproximadamente seis meses, ingressou no estabelecimento comercial portando um revólver calibre 38. Diante da situação, o gerente do local reagiu dando um golpe, conhecido como ‘gravata’. Durante a briga, a arma do indivíduo disparou que resultou em três tiros, sendo que um atingiu o computador, o segundo o braço do criminoso e o terceiro, o tórax do funcionário. “No desespero de clientes e empregados do supermercado, uma guarnição da Brigada Militar foi acionada e capturou o indivíduo, próximo a Estação Esteio do Trensurb, com os objetos do roubo, como a quantia de R$ 300,00”, informou. O titular da DP ressaltou que os feridos foram encaminhados ao Hospital São Camilo. O gerente continua internado com a bala alojada no peito e se estado de saúde é estável. Enquanto isso, o suspeito foi medicado e levado para o Presídio Central, em Porto Alegre. “Uma das recomendações ditas por órgãos de segurança para as pessoas é que não reaja a assaltos, em hipótese alguma, pois corre o risco da sua vida e de outros que possam estar ao seu
redor”, frisou.

Atletas da Acores conquistam medalhas em competição na Festa da Melancia 
Corredores tiveram um resultado expressivo
Entre as atrações da 20ª Festa da Melancia, que é sediada na cidade de Arroio dos Ratos, ocorreu uma competição esportiva que contou com a presença de atletas da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores). O evento foi realizado no dia 09 de fevereiro e teve a presença de representantes de vários atletas da cidade e da Região Metropolitana. Em um percurso de aproximadamente sete quilômetros, os competidores obtiveram resultados expressivos. Na categoria 16 a 20 anos, o primeiro lugar ficou com Cleider Hoffmann. Já entre 25 e 29 anos, o competidor Richard Pacheco ficou com a medalha de ouro. O corredor Adão Juares Camões subiu no mais alto degrau do pódio, ao vencer a prova, representando a categoria 60 a
65 anos.
Classificação de outros corredores - 2º Categoria - 20 a 25 anos: Leonardo Zanatta; 2º Categoria - 45 a 50 anos: Jorge Osnir; 3º categoria - 16 a 20 anos: Pablo soares; 3º categoria - 51 a 55 anos: Sergio Rex; 4º Categoria - 30 a 34 anos: Enio Enrique; 7º Categoria - 30 a 34 anos: Rodrigo Medeiros; 7º Categoria - 50 a 55 anos: Oscar Santos; 9º Categoria - 30 a 35 anos: Elvis Barrios de Sá. Feminino - 2ª Categoria - 50 a 55 anos: Eli Favero

Nenhum comentário:

Postar um comentário