quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EDIÇÃO 1914

FLAGRANTE DA SEMANA
Apesar de que alguns pontos da cidade não terem sido contemplados com a colocação de paradas de ônibus, a outros locais em que já existem, mas já encontra-se em péssima situação. Um desses espaços fica localizado na Avenida Dom Pedro, no bairro São Sebastião. Além da pichação e cartazes que foram colados, como forma de divulgação de eventos na cidade, os usuários não podem nem sentar. O motivo é que foi a retirada dos bancos. Para tentar aliviar a situação, alguém resolveu colocar um pedaço de madeira, que tem servido para as pessoas sentarem de maneira improvisada.

Secretário de Comunicação Social visita o JD 
O novo titular concedeu uma entrevista na Rádio Jornal Destaque
Eliéser Machado e Marcelo Duarte comentaram sobre a proposta de trabalho da secretaria
O novo secretário de Comunicação Social, Marcelo Duarte esteve participando do programa ‘Entrevista Destaque’, na manhã de 10 de dezembro. Durante o encontro, o titular da pasta esteve acompanhado pelo diretor, Eliéser Machado. Na oportunidade, Marcelo falou um pouco de sua trajetória ligada a advocacia e também no setor da cultura e da comunicação, onde por um período fez parte do Conselho Municipal de Cultura da cidade. Duarte comentou também sobre as novas propostas que pretende fazer a frente da secretaria, em estar mais presente na divulgação dos eventos e ações do Município, assim como trabalhar em parceria com os veículos de comunicação esteiense. “Temos dificuldades, inclusive na questão de recursos públicos, mas o desafio nos move a trabalhar a cada dia e mostrar a importância deste setor em um órgão público, tanto externamente, quanto internamente”, ressalta o secretário. Marcelo Duarte enfatiza que as melhorias aos poucos vão estar ocorrendo, mas os trabalhos que tiveram resultados positivos serão mantidos. Na questão de mídia digital, o novo secretário frisou que irá se intensificar, através das redes sociais, sites, entre outros. “Apesar da tecnologia em nosso favor, não iremos abandonar a comunicação através dos veículos convencionais como jornais e revistas. “O trabalho dos comunicadores locais são fundamentais neste processo, pois retratam através das páginas e boletins informativos a atual situação em que se encontra a comunidade”.

 Iniciada as obras na passarela da Estação Esteio
As armações na passarela já estão sendo colocadas
Após anos de luta, por parte das lideranças da comunidade do bairro Novo Esteio, assim como políticos, aos poucos, a passarela de acesso que liga o bairro ao Centro está passando por uma reestruturação. Desde o dia 09 de dezembro, tiveram início as obras para a cobertura do trecho. Um dos motivos alegados pelos responsáveis do trabalho, a demora para fazer a execução foi por causa da construção sob a BR 116, e que deveria aguardar respaldo do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (Dnit). Segundo informações obtidas pela empresa Trensurb, em relação do serviço em questão inclui a cobertura metálica com estrutura tubular fixada à estrutura de concreto existente e uma nova infraestrutura elétrica de iluminação nos 132 metros da passarela. O tempo previsto de execução é de 45 dias. A empresa contratada é a Cisal Construções e Instalações Ltda. por um valor de R$ 252.423,38.

Taxa de coleta de lixo é implantada
Muitos contribuintes foram pegos de surpresa ao receber o carnê do IPTU
Nos últimos dias, os contribuintes de Esteio estão recebendo seus carnes do IPTU e muitos estão levando um susto. Um dos principais motivos é a inclusão do pagamento da taxa de coleta de lixo, que começa a vigorar a partir de 2014. O Projeto de Lei (PL) foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal no dia 11 de dezembro de 2012. De acordo com a justificativa alegada no documento, a iniciativa tem por objetivo atender a solicitação da então secretaria da Fazenda e Administração, em conjunto com a pasta de Obras, com o foco de cobrir os custos deste serviço. O dinheiro pago pelo contribuinte servirá para ajudar nas despesas para o transporte e destinação final do material, além de possibilitar a manutenção da frota. Também consta no PL, que são isentos do pagamento, usuário que comprove que vive em situação de vulnerabilidade social, junto ao órgão competente. Votaram contra esse projeto os vereadores Ari da Center, Jaime da Rosa, José Sirlon Ribeiro e Michele Pereira. Já os parlamentares que aprovaram a medida foram Tânia Marli Rodrigues, Therezinha Heller, Luiz Duarte, Leonardo Dahmer e Jane Battistello. O vereador Felipe Costella, na oportunidade por ser presidente da Casa Legislativa não vota, somente se for caso de empate.
COBRANÇA POR METRO LINEAR PARA OS IMÓVEIS - Imóvel predial: Apartamento – 3,00 UFRM Casa – 3,00 UFRM Apartamento e casa não residencial – 5,25 UFRM Imóvel territorial – 3,00 UFRM

Mais de 10 mil pessoas participam 
da festa de Nossa Senhora da Conceição 
O evento também marcou o lançamento dos festejos natalinos na cidade
A missa foi realizada no terreno localizado nos fundos da igreja
A procissão luminosa atraiu mais de 10 mil pessoas
Mais de 10 mil pessoas participaram do encerramento da novena em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, de Sapucaia do Sul, no dia 08 de dezembro. A solenidade religiosa foi celebrada pelo pároco Adilson José Kuntzler, no terreno localizado nos fundos do templo religioso. Autoridades locais e fiéis de diversas cidades estiveram prestigiando a missa. Foram distribuídas cerca de cinco mil velas as pessoas interessadas em seguir a procissão. Padre Adilson falou que o tema escolhido neste ano para a novena representa uma retomada ‘ao creio’, após 20 anos sem ser celebrado. “Está sendo um momento especial para os católicos. Isso representa a demonstração de fé de uma comunidade”.
NATAL - Após a missa, os peregrinos saíram em procissão de velas pelas ruas Nossa Senhora das Graças, Avenida Sapucaia, Nossa Senhora da Conceição e Coronel Serafim Pereira. Já no anoitecer, com somente a luz das velas, houve a cerimônia de coroação da imagem da santa, que ficou em um altar montado em frente a igreja. Também houve bênçãos individuais para algumas pessoas. Em seguida, houve a festa de lançamento do Natal Luz de Sapucaia, com o acendimento das lâmpadas da Praça General Freitas e imediações. O show de encerramento foi do músico gaúcho Elton Saldanha. A decoração natalina e outras atividades ficarão até o dia 06 de janeiro de 2014.

Esteio e Sapucaia são alvos 
de ações contra a Aids 
Apesar do trabalho de conscientização sobre a prevenção contra o vírus da Aids, Esteio e Sapucaia do Sul foram um dos municípios selecionados para participar, através de representantes, de encontros sobre as novidades e estratégias, no combate da doença. Uma das reuniões para tratar do assunto aconteceu no dia 06 de dezembro, no auditório do Centro Administrativo, em Porto Alegre. Estiveram presentes, servidores do Ministério da Saúde, da Vigilância Sanitária estadual e outros órgãos ligados a saúde. Um dos objetivos para a realização da audiência é que o Rio Grande do Sul tem registrado nos últimos anos um índice alarmante de novos casos da doença no país. Além disso, integrantes da pasta apresentaram no encontro medidas pilotos em relação ao combate da doença. A principal é a distribuição de medicamentos antirretrovirais a públicos prioritários de pessoas não portadoras do HIV mas que apresentam riscos elevados de infecção, como homens que fazem sexo com outros homens, gays, profissionais do sexo, entre outros. No final da reunião foi apresentado o termo de cooperação técnica firmado entre o Estado e o Ministério, que contará com um calendário de execução de ações que será definido em breve. No dia 01 de dezembro foi lembrado o Dia Internacional de Combate a Aids.

Parceiros Voluntários
Unidade Esteio encerra atividades de 
2013 com Café da Manhã
Mantenedores, voluntários, líderes comunitários presentes ao evento
Um café da manhã especial, com a presença de mantenedores,  líderes comunitários, voluntários e  convidados   marcou o encerramento das atividades do ano de 2013 da Unidade da Parceiros Voluntários, em Esteio. A coordenadora da Unidade de Esteio, Marinês Souza, mostrou através de slides o trabalho realizado junto aos líderes comunitários, toda a programação que encerrou com o evento Baile dos Sonhos dirigida às meninas em estado de vulnerabilidade social, Sábado Solidário e especialmente a assistência dada às comunidades durante as enchentes em Esteio.
Voluntariado  x Voluntarismo - Guilherme Borba, coordenador da Rede  Parceiros Voluntários, prestigiou o evento e agradeceu à diretoria da ACISE o apoio dado para que as ações da Unidade pudessem ser concretizadas. Guilherme fez ainda uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Voluntariado, que é permanente, compartilhado, e que exige tempo, trabalho e talento, bem diferente do Voluntarismo, caracterizado por ações eventuais, sem comprometimento.
Participação - A banda Toys Band, do Centro de Formação Teresa Verzeli, participou do evento animando o café da manhã. O presidente da ACISE, Longuinho Muzykant, cumprimentou Marinês por ter conseguido realizar o seu trabalho com tanta dedicação, enquanto João Vargas, vice-presidente de Relações Institucionais e Sociais disse que “falar em Parceiros Voluntários é falar em pessoas especiais, e que a coordenadora de Esteio vive o que faz”. Também presente no encerramento das atividades da Parceiros Voluntários em  2013, Alessandra Favero, diretora de Responsabilidade Social  da ACISE,  uma grande parceira durante todas as ações da Unidade de Esteio, bem como a voluntária Sonia Hammermuller, fazendo a cobertura  fotográfica de todos
os eventos.

Pesquisadores apresentam projeto sobre
trabalho de usina de resíduos sólidos 
Uma das primeiras ações é fazer um diagnóstico sobre os catadores da cidade
Um dos prováveis locais para a instalação é no bairro Novo Esteio
Representantes da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do Legislativo de Esteio participaram de uma reunião com professores, representando a Universidade Unilasalle. Na oportunidade foi apresentado o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domésticos “Catasol: Desenvolvimento Social e Perspectivas para a Formação de Catadores e para a Consolidação da Rede de Comercialização Solidária”. O encontro ocorreu no dia 26 de novembro. De acordo com o professor, Tiago de Mello, que atua junto a coletivos de catadores há sete anos. Ele frisa que o projeto vem sendo realizado em  Esteio, que a primeira etapa de diagnóstico dos catadores foi concluída. “O objetivo é capacitar catadores individuais e organizados em cooperativas ou associações nas temáticas de economia solidária, cooperação no trabalho, logística e comercialização, bem como, organizar e implementar uma rede de comercialização articulada entre os municípios de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita”. Ele informa que o próximo passo será o processo de capacitação dos catadores, tem previsão para acontecer a partir de janeiro de 2014.
CATADORES - Mello explicou que a ideia é utilizar a mão de obra do catador e proporcionar inclusão sócio- produtiva e desenvolvimento econômico em comunidades de periferia, além da realização de um trabalho voltado à educação ambiental para evitar o descarte em locais inapropriados. “A proposta é estimular esses profissionais a adquirir boas práticas no trato da coleta que realizam e ao mesmo tempo integrá-los à sociedade, reconhecendo o catador individual como um agente. O projeto vem a contribuir para pensarmos de que forma o município vai poder prestar conta do volume de material dessa coleta extra-oficial, que neste momento não aparece nos cômputos”, falou, ressaltando que acredita ser viável se chegar aos 30% de triagem e destinação adequada dos resíduos dos três municípios, pelas informações do diagnóstico, e agregar valor aos materiais. A Comissão fará um estudo do diagnóstico do projeto, onde contará com a participação da instituição. Os debates terão continuidade, inclusive englobando outras entidades que possam contribuir para a vigência de uma legislação moderna que contemple a todos os envolvidos.

Situação da saúde no Vale é tema 
de audiência pública
No encontro estiveram presentes profissionais da região Metropolitana
O presidente do Conselho de Saúde de Esteio, Carlos Brito esteve participando recentemente de uma audiência pública que tratou sobre saúde na região. A atividade foi organizada pelo Sindisaúde – Vale do Sinos, que abrange dentre as cidades Esteio e Sapucaia do Sul. O encontro aconteceu na Câmara de São Leopoldo. Um dos principais objetivos da atividade foi conhecer um pouco mais sobre as condições de trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da região, em especial para analisar a proposta de implantação das 30 horas para os técnicos no Município. Carlos Brito disse que durante o encontro foi possível obter mais informações sobre as condições de trabalho, alguns pontos até de maneira insalubre, carga horária excessiva, entre outros aspectos. “O profissional deve ser valorizado, pois desde o nascimento até a morte, o paciente é assistido por um enfermeiro, sendo aquele que muitas vezes, precisa trabalhar em dois empregos para ter forma de dar uma vida digna para família e se qualificar”, diz. Ele informa que diante das situações apresentadas e pontos apresentados que precisa ser melhor explorado, em breve será feito um debate com profissionais de enfermagem de Esteio.

Escritora esteiense divulga seu trabalho 
Marjorie Barth falou sobre o lançamento de seus novos livros, em dezembro, na Capital
A autora esteiense Marjorie Barth, na Rádio JD
Prestes a lançar mais uma obra literária, a escritora Marjorie Barth foi a convidada do programa ‘Entrevista Destaque’, do dia 05 de dezembro. Durante o bate-papo, Marjorie falou aos ouvintes e internautas que a vontade de escrever surgiu ainda na infância e com o passar dos anos foi se aflorando. Em pouco mais de três anos, Marjorie tem três livros já publicados e em breve outro trabalho será lançado. Também está nos planos da escritora esteiense, o lançamento de mais obras para 2014. Entre seus principais trabalhos literários estão “A saga de Júlio no parque dos delírios”, com ilustração de Úrsula Araújo; “Júlio e a Ira dos deuses” e “Júlio e as armadilhas do tempo”. Está prestes a ser lançado também a obra “Caos – sobrevivência ou extinção”. No programa radiofônico, Marjorie fez comentários sobre a história de seus livros, que misturam ficção com realidade, muitos deles, em um mundo imaginário, criado pela própria escritora. Ela também citou os principais autores nacionais e internacionais que através de seus livros contribuem para dar mais imaginação a Marjorie.
CRIAÇÃO - No decorrer da entrevista, a escritora comentou um pouco sobre os autores da cidade, que ela tem conhecimento como Caio Spessato, Jauri Machado e Esther Fujisawa Nunes e o poeta sapucaiense, Leonardo Pacheco. Outro assunto abordado foi a importância da realização de feiras literárias na cidade e região, que tem como um dos propósitos manter um contato entre o leitor e o escritor, e trocar experiências com outros escritores sobre os trabalhos e até de processo literário. Marjorie falou também sobre o projeto que desenvolve nas escolas intitulado ‘Ler é Tri massa’. Um dos principais objetivos desta ação é manter um contato mais próximo com o leitor, conhecendo seus gostos e até recebendo dicas para futuras histórias. Além disso, também é um incentivo para as crianças e adolescentes a ler e até escrever suas
próprias histórias.

Integrantes de Centros de Tratamento
participam de programa radiofônico
Luiz Alvarez, Carlos Próspero e irmã Zélia
Representantes da Casa da Graça e do Mosaico; irmã Zélia e Luiz Alvarez Rocha estiveram na tarde de 05 de dezembro, concedendo uma entrevista no programa ‘Opinião’. Na oportunidade, ambos falaram sobre o trabalho que é realizado, por intermédio de um Centro de Tratamento de Dependência Química e Alcoolismo, sendo que um deles é direcionado apenas para as mulheres. A responsável pela Casa da Graça disse que as ações são baseadas nas modalidades, através da filosofia dos alcoólicos anônimos e terapia cognitivo-comportamental. Irmã Zélia falou que são realizadas diversas ações para quem sofre de dependência química, como a prevenção à recaída e o treinamento de habilidades sociais. Outra atitude a ser tomada é um acompanhamento personalizado com programa terapêutico individualizado. No grupo multidisciplinar possui profissionais ligados as áreas de Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. “Neste processo, o acolhimento aos familiares, individual ou grupo são uma boa alternativa”. Interessados em conhecer o trabalho ou fazer uma avaliação ou triagem pode entrar em contatos pelos telefones 3031-2476 ou 3465-5258. O telefone de plantão é 8449-9219. Já o endereço eletrônico é centro@casadagraca.com.br ou pelo site www.casadagraca.com.br. O espaço terapêutico funciona na Rua General Salustiano, 74, bairro Marechal Rondon, em Canoas.

Servidora da BM é homenageada 
pelo Lions Centro
Representantes do Lions Centro e os homenageados
A soldada Tatiana Lemos Fagundes, integrante do 33º BPM de Sapucaia do sul recebeu o prêmio Lions Segurança 2013, em âmbito distrital, outorgado pelo Lions Clube Sapucaia do Sul Centro. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de 26 de novembro e um dos motivos para a distinção foi atribuída ao trabalho desenvolvido pela servidora, junto ao Batalhão, em especial as ações realizadas sob os ditames da filosofia de policiamento comunitário e ações de cunho voluntário. Dentre as atividades propostas pode –se destacar as palestras na rede escolar e em empresas voltadas para a prevenção, a parceria com projetos sociais. De acordo com a soldada Tatiana, o trabalho não é um trabalho restrito, mas tem a ver com o mérito da corporação sapucaiense. “A cada dia, os policiais militares estão tomando consciência de seu papel como agente transformador social e fomentando uma cultura de paz”, disse Tatiana. Ela frisa que ficou satisfeita em receber a honraria de um clube de serviço, que também desenvolve um trabalho expressivo na comunidade local. O comandante do 33º BPM tenente coronel Carlos Alberto Prado de Andrade participou do evento parabenizando a policial militar condecorada.

COLUNA 
Cartão de Natal do Gaúcho 
Pe. André Boanerges Carbonera,missionário claretiano 

Como Capelão tradicionalista, com júbilo, recebi o “cartão” enviado pelo colega Padre Írio. Lanço-o em minha Coluna. E eis que surge lá no FUNDÃO DA ESTÂNCIA, após se ENTREVERAR mundo a fora, por várias COXILHAS, LOCO DE BUENACHO, o ÍNDIO NOEL, montadito em sua charrete cheia de presentes, que mais parece um mascate vindo do Uruguai, para novamente celebrar o Nascimento do PIAZITO DO PEITO,  O GAUDÉRIO DOS PAMPAS, chamado JESUS, filho de D. MARIA, PINGUANCHA flor de rezadeira, e do SEU JOSÉ, um carpinteiro loco de bom. Este PIAZITO veio pra salvá toda a INDIADA perdida pelas CARRERAS da vida. Que este Natal, traga PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE, a todos MARAGATOS, CHIMANGOS e VIVENTES, DE TODAS AS VÁRZEAS E COXILHAS. DESEJO A TODOS UM BAITA QUEBRA COSTELA, TCHÊ, e um 2013 TRI LEGAL...  Que o Divino Piá e a Primeira Prenda do céu sempre nos protejam e defendam! Amém! Assim seja!

Homem é preso suspeito de abusar de menores
 Os materiais com conteúdos eróticos
encontrados na casa do suspeito
As gaiolas com os animais que estavam
no pátio do homem
Um homem de 65 anos foi preso em sua residência, localizada na Rua Oswaldo Jesus Vieira, no bairro Primavera, em Esteio. O fato aconteceu no dia 04 de dezembro, por volta das 19 horas. Segundo informações, uma guarnição da Brigada Militar da cidade recebeu uma denúncia anônima sobre um suspeito de estar cometendo atos com crianças. Ao chegar no local, os policiais encontraram o indivíduo na companhia de duas meninas com idade entre 10 e 11 anos. Diante a comprovação do ato, o idoso foi autuado por pedofilia encaminhado para a DPPA, em Canoas, onde foi ouvido e levado para o Presídio Central em Porto Alegre. No dia seguinte ao ocorrido, moradores ficaram revoltados com a atitude do homem e invadiram o imóvel de depredando o local. Quando os PM’s chegaram para conter as pessoas, foi observado a presença de gaiolas com animais silvestres. Foi contabilizado cerca de 30 animais. O delegado Leonel Baldasso disse que na casa do suspeito foram achados dezenas de calcinhas, revistas e vídeos pornográficos. “Os responsáveis das crianças prestaram depoimento na DP. O crime está previsto no ECA, por atos obscenos”. Os pássaros foram encaminhados para o Parque Zoologico, em Sapucaia do Sul e algumas gaiolas foram incineradas, por servidores da Prefeitura.

 Jovem é detido por assalto a pedestre
Após prestar esclarecimentos, o suspeito foi levado para o Presídio Central

Um jovem de 19 anos foi preso por ter cometido assaltos a pedestres, principalmente na área central da cidade. A prisão aconteceu no dia 09 de dezembro, mas já tinha sido expedido a detenção temporária desde o dia 06. De acordo com o titular da DP de Esteio, Leonel Baldasso, algumas vítimas foram até o setor competente na delegacia para fazer o reconhecimento do indivíduo. “Uma das suas últimas ações aconteceu no dia 22 de novembro, quando assaltou uma pessoa que caminhava na Avenida Padre Claret, no Centro”, informa Baldasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário