quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EDIÇÃO 1910



FLAGRANTE DA SEMANA
Novamente Esteio foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal, no dia 11 de novembro. Devido à situação, diversas famílias tiveram que abandonar seus lares, pelo grande acúmulo de água, principalmente nas áreas próximas a arroios ou ribeirinhas da cidade. Para ajudar em mais uma catástrofe, jovens do Exército estão dando sua colaboração, como na distribuição de alimentos e até de salvar vidas. Uma dessas ações foi quando algumas pessoas tinham que retornar para seus lares, no Condomínio Residencial Morada 2, em que um caminhão servia como transporte até o pátio do residencial.

 CHARGES MALONE

Padre André visita a Rádio Jornal Destaque 
O religioso teve a oportunidade de rever os amigos residentes na cidade e ecelebrar missas
Miguel Luz, padre André Carbonera e Jorge Duarte
Um dos religiosos mais expressivos junto à comunidade esteiense, padre André Carbonera, esteve visitando a sede do Jornal Destaque. O pároco claretiano esteve na sede do periódico, na manhã de 12 de novembro, sendo recepcionado pelo diretor da empresa, Miguel Luz. Além disso, padre André foi um dos convidados do programa ‘Entrevista Destaque’. Andrezão, como é conhecido na cidade disse que um dos objetivos de sua vinda a Esteio é rever os amigos e também conhecer o novo espaço do JD. “Fiquei feliz com as novas instalações do periódico e também com o novo produto da empresa. Mesmo residindo em Clevelândia, no Paraná, acompanho o cotidiano da cidade, através das páginas do Destaque e pela Rádio Jornal Destaque”, destaca padre André. Um dos temas que abordou em sua visita no programa radiofônico foi em relação às obras de restauração dos prédios do Seminário Claretiano, que por muitos anos fez parte da sua vida. “É um local que tem uma representatividade especial para diversas pessoas, como ex-seminaristas e a própria comunidade. Lamento que as obras estão paralisadas, por causa de falta de recursos financeiros. Espero que seja retomado para que a população possa usufruir da melhor forma possível”, desabafou o pároco André. Além disso, padre André Carbonera esteve no período em que está se comemorando os 47 anos do Jornal Destaque. “Tenho orgulho de fazer parte de um jornal que é atuante junto sua comunidade. Tanto que sou colunista desde quando o periódico se chamava ‘O Reco’. Minhas colunas têm por foco os mais diversos assuntos, mas também enfatizar a importância da língua portuguesa”, ressalta padre André. Apesar da distância, padre André falou sobre as mudanças do Museu Histórico Destaque. “Ficou um excelente espaço, inclusive tendo a minha contribuição com a doação de objetos pessoais e religiosos, como uma batina”. No dia 15 de novembro, parte para a cidade em que está atuando, mas deixou um recado para os ouvintes e internautas. “Em março pretendo retornar para ficar mais alguns dias junto ao povo esteiense”.

 Tenente do Corpo de Bombeiros
parabeniza o periódico
Tenente Nelson Dalamaria falou sobre a importância deste veículo de comunicação para a cidade
Para marcar a passagem dos 47 anos do Jornal Destaque, o dia 08 de novembro foi marcado por mensagens de reconhecimento e respeito pela atuação do periódico na região. Durante o dia, uma das novidades foi neste ano foi à cobertura especial da Rádio Jornal Destaque que ficou com os microfones a disposição dos visitantes para exporem suas considerações em homenagem ao aniversário do JD. Um dos primeiros foi o tenente do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria. Ele esteve participando do programa ‘Entrevista Destaque’. Na oportunidade, o tenente Nelson falou sobre a importância deste veículo de comunicação que há quase meio século tem levado para as comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul, informações respeitando o leitor com credibilidade. “Somos muitos gratos ao Jornal Destaque, pois tem acompanhado nosso trabalho desde a implantação desse serviço até os dias atuais. Um dos momentos mais importantes, quando ocorreu a inauguração da sede atual, que em 2014, completa 25 anos”, destacou o tenente Nelson Dalamaria. Ele comentou com a presença da Rádio Jornal Destaque vem se somar ainda mais um novo veículo de comunicação que irá proporcionar um trabalho de qualidade em prol
da comunidade.

Presidente do Grupo Anauê fala 
sobre o trabalho dos jovens 
Altair Mossi explicou aos ouvintes e internautas as ações que a 
entidade desenvolve no Município
O presidente do Anauê divulgou as atividades, como a Campanha do Kilo
A presidente do Grupo de Escoteiros Anauê, Altair Mossi foi o convidado do programa ‘Entrevista Destaque’, no dia 08 de novembro. Um dos objetivos foi divulgar sobre a 21ª Campanha do Kilo, que tem por objetivo arrecadar alimentos, roupas e brinquedos, que serão doados à Comunidade Sagrado Coração de Jesus, que é mantido pela irmã Ana Garaffa. “Os donativos serão entregues as crianças, durante a festa de Natal”, diz Mossi. Ele comenta que o grupo está em um novo endereço, localizado na Rua Ieda Nunes de Azevedo, no Parque Amador, juntamente a Casa de Humanização Santa Teresa Verzeri. “Outra atividade que participamos ativamente é na Caminha de Fé, Penitência e Esperança, no mês de outubro”. Altair comentou que o Grupo Anauê foi fundado em 21 de setembro de 1985 e por muitos anos esteve ocupando um espaço junto ao Colégio La Salle, mas também foi sediado em outros locais do Município. “O escotismo é um movimento estudantil não formal que agrega crianças a partir dos seis anos ou já alfabetizados e sem limites de idade. É um espaço onde tens como ideais de vida, ligados a dimensão espiritual, social e pessoal”. O presidente frisou que existe outro grupo na cidade, intitulado Capitão Bresane, que fica instalado em um local, nas dependências do Parque Municipal Galvany Guedes, no Santo Inácio. De acordo com o presidente, o Escotismo foi fundado em 1907 por Robert Baden - Power. Atualmente o escotismo está presente em mais de 150 países e territórios, agregando mais de 30 milhões de membros. Já a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) tem data de fundação em 04 de novembro de 1924 e abrange todos os grupos de Escoteiros do Brasil.

 Vereador parabeniza os 47 anos do Destaque
Marcelo frisou o trabalho que é desenvolvido pelo JD, nesses 47 anos de circulação
O vereador Marcelo Pereira (PDT) esteve no dia 08 de novembro, realizando uma visita ao Jornal Destaque, com o objetivo de parabenizar a direção e os funcionários pela passagem dos 47 anos. Na oportunidade, o parlamentar também foi dos convidados especiais no programa ‘Opinião’. Marcelo que também é um dos colunistas do JD parabenizou Miguel Luz pelo brilhante trabalho que desenvolve com o jornal na cidade e agora com a Rádio Jornal Destaque, transmitida somente pela internet. “O Destaque acompanha constantemente as novas tecnologias, mas ao mesmo tempo contribui para a preservação da história do Município”. Ele falou também sobre o trabalho que é feito na empresa, com a reestruturação do Museu Histórico Destaque foi reaberto em maio deste ano, com uma nova roupagem.

Alunos do Colégio Coração de Maria
participam de encontro de jovens
Professores e estudantes na cidade de Santo Ângelo 
Nos dias 8 e 9 de novembro, alunos da 7ª série do Colégio Coração de Maria, participantes do grupo de jovens da escola (JVC - Juventude Verzeriana do Coração) participaram do “Posão 2013”, encontro que inclui o pouso, na cidade de Santo Ângelo. Unindo-se a cerca de 120 jovens de grupos juvenis das escolas e dos centros de formação da Rede Verzeri que participam da Trilha da Juventude Verzeriana, os alunos envolveram-se com diferentes atividades, como oração, celebrações, shows, palestra e oficinas, cujo tema foi “Temos mil razões para viver...”. Eles foram acompanhados pela Ir. Carmen de Conti e as professoras Eliana Oberlaender e Mariúcha Oyarzabal. Motivados com o encontro, os alunos voltaram do encontro com muitas ideias, com o objetivo de incentivar novos participantes para o grupo.

Irregularidades no Cemitério 
Dois de Novembro é alvo de denúncia 
O problema da moradora é em relação à falta de documentos sobre compra de terrenos
O único cemitério municipal está passando por mudanças em sua estruturação
Moradora do bairro Santo Inácio, Jorgina Dalva Fiorenza Medeiros denuncia a falta de respeito que há com as famílias que possuem entes queridos sepultados no Cemitério Municipal Dois de Novembro. Segundo a moradora, em janeiro de 2010, por motivos particulares resolveu comprar um túmulo perpétuo, pois em caso de falecimento de algum familiar, havia um local adequado para tais procedimentos. “É uma hora em que não estamos preparados, por isso, tive a ideia de adquirir e aos poucos reformar”, explicou Jorgina. Ele relata que após a data de Finados, foi até o local que havia comprado e teve uma surpresa desagradável. “Tive um susto, pois o terreno já havia sido sepultado outra pessoa, sem minha autorização, o que me deixou revoltada”, desabafou. Jorgina informou que na época pagou mais de mil reais pelo túmulo, mas chegou fazer até alguns questionamentos aos responsáveis pelo Cemitério, em relação ao registro de compra, já que o terreno estava abandonado, sem pagamento das dívidas dos antigos proprietários. “Fui comunicada que não era necessário fazer nada, pois estava tudo legalizado, inclusive com a entrega de um recibo, que não tinha número de documentos ou identificação do Poder Público”, ressalta a moradora.
REGISTRO - Ela frisa que diante da situação resolveu registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o ocorrido. “Espero que as medidas necessárias sejam feitas e que a Prefeitura repare esse erro. Ouvi comentários que esse não é o primeiro caso, outros parecidos ocorreram, mas não irei deixar passar”, falou Jorgina. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio, a secretaria de Obras, irá avaliar a situação e uma das primeiras medidas serem tomadas a abertura de uma sindicância interna, onde o assunto será analisado e as ações para resolver o problema serão feitas. Provavelmente a questão terá o envolvimento dos antigos gestores do Cemitério Municipal.

Grupo transforma ‘banners’ em bolsas
Os integrantes do projeto, juntamente com as educadoras
Banners que seriam descartados na natureza ganham nova utilidade: são transformados em sacolas - ou flexbags - pelas mãos dos estudantes do curso técnico em Administração do câmpus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O trabalho é desenvolvido na disciplina de ‘Projeto Empreendedor’, que estimula os alunos a organizarem-se coletivamente através da constituição de um empreendimento, de forma a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.  A turma optou por constituir uma cooperativa estudantil, batizada de Cooperativa Estudantil Criar, Inovar e Sustentar (Coopercis). Os professores Marineiva Manganeli e Fernando Russo explicam que o projeto oportuniza a todos os alunos envolvidos o desenvolvimento de habilidades que propiciem geração de renda, além de conhecimentos que permitam aos estudantes atuarem de forma crítica no mundo do trabalho, a partir de concepções de sustentabilidade ambiental e social. A Coopercis é composta por dois docentes e 14 alunos, que passaram por todas as etapas necessárias para concretizar o empreendimento: estudo de viabilidade econômica e financeira, pesquisa de mercado, escolha do tipo de empresa e do produto, identificação dos recursos necessários, organograma, eleição da administração e elaboração do protótipo do produto. Com isso, o projeto promove a interdisciplinaridade entre os conteúdos apresentados durante o curso, além de estimular a cooperação, a comunicação, a liderança e o trabalho em equipe. Para os educadores, a participação em todas as etapas de desenvolvimento, produção e comercialização de um produto ajuda os estudantes a desenvolverem novas habilidades. “O projeto prepara para o mundo de trabalho, promove experiências e sensibiliza os alunos para a concepção de empreendimentos associativos e cooperativos”, aponta Marineiva.
 
COLUNA 
Gestos 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano

Sim. A vida nos revela muitas facetas. Umas levam ao regozijo. Outras, às lagrimas... O mês de outubro nos traz à memória o pontapé desferido na imagem de Nossa senhora Aparecida, pelo chamado Bispo Sérgio, da Universal. Dizem que ele se converteu e é diácono católico. Tudo bem! Outrossim, não podemos olvidar aquele gesto sacrílego e antimariano.  Só a lembrança produz asco. Sem dúvida, uma postura profundamente revoltante... Outras pessoas, ex-católicas, quebram as imagens de Maria e dos Santos. Antes, blasfemam e surram as imagens. Fazem horrores... Interessante! Falam tanto em Jesus e odeiam a Mãe do mesmo Jesus... Difícil entender... Num retiro de Bispos evangélicos, um deles, na capela, rezava o terço, diariamente. Alguém questionou: - O senhor é Bispo evangélico e reza o terço? Ele: - Faço-o desde de pequeno. Sou “apaixonado” por Maria... Curioso! Muitos católicos, igualmente, combatem o terço. Onde nos situamos?... Há pouco, perdi uma afilhada evangélica. Enquanto não cheguei, os pastores não permitiram o enterro. Isto, de fato, é ecumenismo. Muitas pessoas colaboram com programas que cuidam das crianças. Certamente, um gesto humano e cristão. Procuramos realizar o bem e boas obras? Somos devotos da Mãe de Jesus? Enquanto matutamos, vou terminando... Até de repente!...

Esteienses são atingidos por enxurrada
Moradores da Theodomiro Porto da Fonseca e imediações voltaram a sofrer com os alagamentos
O Novo Esteio também teve ruas alagadas, como na Papa Paulo VI, Maracanã e Avenida Celina Chaves Kroeff
Em pouco mais de 15 dias, Esteio voltou a ser atingida por outra enxurrada devastadora, que resultou em transtornos para a comunidade. Na manhã de 11 de novembro, famílias que residem nas áreas consideradas de risco ou próximos aos arroios Esteio e Sapucaia tiveram as casas e estabelecimentos comerciais tomados pela fúria das águas. Por volta das 12 horas, diversas ruas da cidade já estavam submersas como Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Uruguai. Já nas ruas Bento Gonçalves e Rio Grande, no bairro São Sebastião, o cenário voltou a ser desolador, com o excesso de água na rua e invadindo diversos locais. Outro bairro que também teve problemas com alagamentos foi o Novo Esteio, principalmente nas ruas Lobo da Costa, Papa Paulo VI e Maracanã. Moradias da Avenida Celina Chaves Kroeff também foi alvo de enchente, assim como nas proximidades da Escola de Educação Infantil Irmã Ana Sibila Burin. As aulas tiveram que ser suspensas, devido o excesso de chuva na cidade. Entre os portões 07 e 09, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil a força das águas atingiu não só o estacionamento, mas as moradias existentes no local.
MEDIDAS - Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria, os bairros mais atingidos com a fúria da águas foram São Sebastião, Novo Esteio, Três Marias, São José. “Devido ao acúmulo de água, foram disponibilizadas duas áreas para abrigos. Um ponto de abrigo ficou na Igreja São Sebastião e no Centro de Educação Básica Eva Karnal”, informa o tenente da corporação esteiense. Ele frisa que as equipes dos Bombeiros, assim como alguns voluntários estão desde as primeiras horas da manhã, trabalhando na retirada de pessoas nas áreas de risco. “O telefone 193 também está disponível para qualquer que seja a emergência, em casos de catastrófes, como essa”. O tenente Nelson Dalamaria destaca que em caso de alagamento na residência, uma das primeiras providências é desligar a rede elétrica, além de evitar o contato da água com o motor da geladeira. Conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio ainda permanecem em vigência a situação de emergência, em função do estado que ficou a cidade no dia 23 de outubro. Já no dia 11, foram servidos cerca de 65 refeições, nos pontos já determinados na cidade.
REGISTRO DOS DESABRIGADOS EM ESTEIO 
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o Município teve o registro de 1.205 moradores foram afetados. O bairro mais afetado foi São Sebastião, mas também houve pontos de alagamentos no São José, especialmente na Rua Érico Verissimo, próximo ao Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini e imediações. No Três Marias e Primavera, também teve locais que ficaram submersos, em função da quantidade elevada de água. Das 18 horas, do dia 10 até as 6 horas, do dia 12, choveu 194 milímetros, o que ocasionou o transbordamento dos arroios Esteio e Sapucaia. Atualmente, Esteio possui 205 desabrigados e cerca de 800 desalojados. Os desabrigados podem procurar os seguintes locais: Igreja São Sebastião, Santa Rita e Eva Karnal.

Audiência pública sobre 
alagamentos termina em confusão 
O público estava revoltado com o descaso sobre as medidas em relação as cheias na cidade
Durante o encontro, houve discussão entre os participantes
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores realizou no dia 12 de novembro, uma reunião para tratar sobre os alagamentos registrados na cidade, em agosto, outubro e novembro. O encontro foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e Corsan. Na oportunidade foram discutidas a falta de limpeza das galerias, tubulações e desassoreamento dos córregos na várzea do Rio dos Sinos, que fica atrás do Parque de Exposições Assis Brasil. Além disso, foi tratado sobre a desobstrução e o aumento da tubulação para uma melhor vazão da água junto a BR 116. A audiência pública teve a presença de mais de 250 pessoas, dos mais diversos bairros da cidade que foram atingidos pela enchente. A reunião teve início por volta das 16 horas e foi encerrada às 18h40. Segundo o presidente da Comissão, o vereador Marcelo Pereira, um dos problemas das enchentes que também causou prejuízo para várias empresas, provavelmente foi a construção das galerias na BR 448 – Rodovia do Parque, que mede em torno de 2,5 metros, sendo consideradas pequenas pelos técnicos consultados pelo Legislativo, para atender a demanda de água do Rio dos Sinos e do Arroio Sapucaia. “Subestimaram a capacidade de vazão do arroio Esteio, nas duas saídas que temos dos arroios Sapucaia e Esteio com a via expressa. O primeiro passa de forma correta por uma ponte, no entanto, o arroio Esteio passa por uma galeria de 2,5m por 2,5 m, que é infinitamente menor a proporção para a passagem da água”, explicou Pereira. Ele informa que os integrantes da Comissão defendem a construção de casas de bomba e diques auxiliares junto à nova rodovia.
AÇÕES - Marcelo ressalta que será cobrada, pelos órgãos competentes e fiscalizadores a devolução do leito normal do córrego junto a Rodovia do Parque, desviado pela Corsan, conforme determinação do Ministério Público. Moradora do bairro São Sebastião, Desireé Godoy desabafou que em menos de 30 dias, é a segunda enchente muitos esteienses sofrem e nada foi feito para resolver o problema. “A cada enxurrada, a água invade ainda mais alto em nossas residências. Não aguentamos mais, pois até nossa dignidade foi perdida. Somos trabalhadores e não é com cesta básica que irão nos calar”, destaca Desireé. No encerramento, o vereador Marcelo Pereira disse que uma das medidas a serem tomadas é a averiguação sobre a denúncia do desvio no arroio. Além disso, iremos nos reunir com o DNIT para saber sobre as ações contra enchentes, que piorou com a construção da Rodovia do Parque.

Vaias e manifestações marcam sessão na Câmara
Parte do público ficou de costas, diante do pronunciamento do vereador
Com quase uma hora de atraso, teve início a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Esteio, na noite de 12 de novembro. O Plenário estava praticamente lotado, em sua maioria moradores que residem nas áreas atingidas pelas enchentes. A Tribuna Popular foi utilizada pela moradora Janaina Bitencourt de Almeida que mais uma vez tratou sobre os alagamentos na cidade. Ela relatou que agora o Legislativo deve se unir juntamente com a população esteiense para viabilizar uma solução para o problema. “Os legisladores foram eleitos pelo povo e agora é hora deles mostrar seu potencial e cobrar junto ao Executivo medidas urgentes, pois se chover em breve corremos o risco de sermos atingidos por mais uma enxurrada”, desabafou Janaina. Ela comentou que já recebeu ameaças e até propina para não se envolver nesta questão. “O que todos aqueles, que de alguma forma, a enchente prejudicou é dignidade de não ter mais o problema das águas invadindo as residências e destruindo móveis e eletrodomésticos”. Em contrapartida, o secretário de Obras, José Luiz da Silva, fez uso da palavra para tentar explicar o ocorrido, mas foi alvo de vaias e palavras de protesto. Ele citou que algumas ações estão sendo tomadas como a construção da Beira Arroio, dragagem e desassoriamento dos arroios, assim como a obra de diques de contenção. “Todas as medidas são baseadas apresentadas ao Executivo através de estudos a partir de 2006”, explica. Devido às constantes manifestações, Zé da Brigada não chegou a concluir seu pronunciamento. Além disso, o vereador Leonardo Dahmer foi fazer algumas explicações e durante sua explanação, parte da comunidade ficou de costas, como forma de protesto.

Estudantes do La Salle terão a
oportunidade de conhecer a Europa 
Os alunos do 6º ao 8º Ano, 8ª Séries e Ensino Médio do Colégio La Salle Esteio terão a oportunidade de conhecer Paris e Londres durante duas semanas. O objetivo do projeto não é apenas o aprendizado da Língua Inglesa e a Imersão Cultural, mas transpor as barreiras do medo de estudar em um país estrangeiro e prepará-los para o mercado de trabalho. Poucas escolas oferecem no Brasil um programa de aprendizado da Língua Inglesa integrado com a possibilidade do Intercâmbio Cultural Linguístico. Este é um diferencial que sua escola em parceria com o International Education Program poderá oferecer para seus alunos. Agradecemos a confiança das famílias e certos do sucesso deste programa. Podemos arrumar as malas!.

47 anos do Jornal Destaque é marcado
pela visita de autoridades 
Integrantes de diversos setores da sociedade estiveram parabenizando 
a direção e a equipe do periódico
A presidente do Rotary Club Esteio, Jaqueline Madeira; o delegado de Polícia,
Leonel Baldasso e o diretor do JD, Miguel Luz
Malu e Claudio Storck, em entrevista no programa ‘Opinião’
Representantes de diversos segmentos da comunidade estiveram no dia 08 de novembro, parabenizando a direção e os funcionários pela passagem dos 47 anos do Jornal Destaque. Entre as autoridades que confraternizou com o grupo foi o delegado de Polícia, Leonel Baldasso. Além de parabenizar a direção e funcionários do periódico pela passagem dos 47 anos do Jornal Destaque, Baldasso teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Município, através das peças do acervo do Museu Histórico Destaque. “É um espaço importante para cidade, pois contribui para contar a trajetória ao longo dos anos. Já do Destaque tem um reconhecimento por parte dos órgãos de segurança, devido sua responsabilidade em publicar notícias, respeitando o leitor, relatando a verdade”. A presidente do Rotary Club Esteio, Jaqueline Benites Madeira, também esteve no dia 08 de novembro, parabenizando, a direção e funcionários da empresa pela passagem dos 47 anos do Jornal Destaque. Ela relata que o JD informa a comunidade local e também apóia as ações organizadas pelos clubes de serviço da cidade, que atuam em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade social do Município. Também esteve na sede do Destaque foi o advogado e vereador Marcelo Pereira.
COMUNICADOR - O radialista Claudio Storck acompanhado da esposa Maria Luiza, a Malu também foram ao JD parabenizar a direção da empresa pela data. Em seguida, o casal participou do programa ‘Opinião’, que na oportunidade foi alusivo a data. Claudio falou sobre o trabalho que é realizado no Destaque, que tem um foco especial as comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul. “Além de admiradores e leitores, também já fizemos parte da equipe do JD, com espaços dedicados ao esporte e ao colunismo social da região”, informou Storck. Ele ressalta que o diretor, Miguel Luz, é focado em desenvolver um jornalismo em defesa dos locais em que atua, buscando informar e também enaltecer as qualidades que ambas as cidades tem. Já Malu Storck admira o trabalho da empresa que tem no comando Miguel, Carmen Costa e Cristina Luz, além da equipe que trabalha em diversos setores no periódico e também, na recém implantada Rádio Jornal Destaque. “Esses produtos são importantes pois tem um fator determinante que é o crescimento da empresa e consequentemente, a sociedade se manter informada e pode conhecer mais sua realidade”.

 Alunos da Escola Tomé de Souza
conhecem o Museu Destaque
Os estudantes, juntamente com a professora, puderam conhecer mais sobre a história de Esteio
No dia em o Jornal Destaque completou 47 anos de circulação, no dia 08 de novembro, um grupo de alunos do quarto ano da Escola Estadual Tomé de Souza estiveram realizando uma vista no Museu Histórico Destaque. Cerca de dez estudantes conheceram o acervo com objetos e fotos, que retrata a história de Esteio, ao longo de sua trajetória. A professora Solange Maria Lemos disse que tinha visitado o Museu, há aproximadamente 15 anos, com grupos de alunos da Escola Luiza Silvestre de Fraga, do bairro Novo Esteio. “Mas com a turma da instituição em que atuo é a primeira vez. Foi um espaço que mudou para melhor, em que oferece ao visitante a possibilidade de observar os detalhes das peças, assim como as fotos”, comenta Solange. Ela ressalta que durante o ano letivo levou as crianças a pontos importantes da cidade, como os prédios dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das praças e monumentos que retratam a história do Município. A estudante Milena Felício Nunes, 9 anos, disse que gostou de tudo que existe no Museu. “O que mais me chamou a atenção foram alguns objetos como louças antigas”. Para Jéssica Luiza Lorscheiter, também com 9 anos, falou que é a primeira vez em que visita o Museu. “Além das peças como máquinas fotográficas, objetos ligados a música, como vitrolas, entre outros objetos”. A Escola Tomé de Souza possui aproximadamente 200 alunos. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode entrar com contato pelo
telefone 3473-1712.

Aniversário da Acise é lembrado 
em programa de rádio 
O vice-presidente de patrimônio falou sobre o trabalho e as atividades da instituição
O vice-presidente de patrimônio, José Carlos Quadros, no programa ‘Entrevista Destaque’
Miguel Luz mostrou para o representante da Acise, um pouco da história da cidade e até da entidade
Para marcar a passagem dos 57 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), o vice-presidente de patrimônio da entidade, José Carlos Azevedo de Quadros foi o convidado do programa ‘Entrevista Destaque’, que foi ao ar no dia 07 de novembro. Ele esteve representando o presidente da entidade, Longuinho Muzykant. José Quadros fez um breve relato sobre a criação da entidade no Município, ainda na década de 50, ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Alécio Frainer. “A implantação da Acise em Esteio foi importante na época, pois já demonstrava o interesse dos pequenos empresários com o crescimento da cidade recém emancipada”, explica Quadros. Ele cita que por longas décadas, a Acise esteve em pleno funcionamento, mas em meados da década de 70 encerrou suas atividades. “Em 1986, inicia um novo momento na Acise, com sua reativação, tendo a participação de alguns pioneiros e outros que agregaram ao grupo e permanecem até hoje”. O vice-presidente de patrimônio disse que nas últimas décadas a Acise tem conquistado novos associados, o que contribui com o desenvolvimento e ampliação de comércio e prestadores de serviço. Ele relata que a entidade também tem se envolvido em ações que visa a redução de impostos para o empresário. “Devido nossa representatividade, o grupo tem lutado junto com outras entidades de classe para que unidos possamos ter mercadorias mais baratas e com mais qualidade, podendo competir com o mercado estrangeiro e assim, diminuir a carga tributária”. A Acise, conforme José Quadros tem mobilizado os associados em relação a eventos significativos junto a comunidade, como a Semana Farroupilha, as reuniões–almoço mensais e o Mérito Empresarial. “Isso é uma maneira de estarmos mais próximo da sociedade e conhecer mais sobre a realidade dos esteienses”.
MUSEU - Como morador de Esteio, o contador José Carlos Quadros, pode reviver momentos importantes da cidade ao visitar o Museu Histórico Destaque, no dia 07 de novembro. O passeio foi acompanhado pelo responsável do espaço cultural, Miguel Luz. Em sua nova estrutura, Quadros pode ver, em uma das salas, peças religiosas que fazem parte da história do Município, assim como o local onde encontra-se fotos, que retrata Esteio, no passado e no presente. Além disso, o contador esteve na sala que possui objetos ligados a área da comunicação e música, assim como no espaço dedicado algumas máquinas e equipamentos. “Foi muito bom ter conhecido um espaço que cuida e preserva a história de Esteio, não somente para hoje, mas para as futuras gerações e até como fonte de pesquisa”, destaca.

Sindicato da Construção 
promove jantar de casais
Mais de 250 pessoas prestigiaram o evento, no salão da entidade
Quase 300 pessoas prestigiaram o tradicional jantar de casais, organizado pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio e Sapucaia do Sul. A festa ocorreu na noite de 09 de novembro, no salão de festas da entidade. De acordo com o presidente do Sindicato, José Sirlon Ribeiro, um dos principais objetivos da festa, é confraternizar com o associado, proporcionando momentos de descontração e lazer. “Além disso, o dinheiro arrecadado com a venda dos convites é revertido para a aquisição de materiais escolares, que serão distribuídos para os filhos e também alguns associados, a partir do início do ano letivo”, explicou Sirlon. O evento também foi marcado com a realização de sorteio de brindes, rifa e até um leilão. “Os prêmios em que iremos distribuir são de qualidade e importantes em nosso cotidiano, como bicicletas, tablets, televisores, entre outros”, diz o presidente do Sindicato.

Hospital de Sapucaia do Sul dá início 
a Mutirão de cirurgias de oftalmologia
Primeiras cirurgias de oftalmologia realizadas no Hospital Getúlio Vargas
“A catarata é considerada um problema de saúde pública”, diz o médico Daniel Lubisco, cirurgião oftalmológico e responsável pelas cirurgias que começaram a ser realizadas no HMGV, com a consolidação do Centro de Referência em Oftalmologia de Sapucaia do Sul e que atende mais quatro municípios da região metropolitana: Esteio, Portão, Estância Velha e Sapiranga. O Centro de referência inclui o serviço ambulatorial realizado pelo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Sapucaia, desde 1º de junho do ano passado, e as cirurgias de oftalmologia, realizadas no HMGV. A previsão é que sejam realizadas 80 cirurgias por mês. O mutirão programado visa atender cerca de 170 pacientes que aguardam por esta cirurgia, sendo que 93 já se encontram aptos para este procedimento, ou seja, pacientes que já realizaram todos os exames pré-operatórios necessários. “Nosso objetivo é atender esta demanda reprimida e devolver a essas pessoas a condição de independência, perdida com a perda de visão”, diz Juarez Verba, diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

 Jane Battistello concede entrevista 
na Rádio Jornal Destaque
Jane Battistello comentou sobre os últimos acontecimentos na cidade e em sua carreira
Ainda dentro das comemorações dos 47 anos do Jornal Destaque, quem também esteve na sede da empresa parabenizando a direção e os funcionários pela passagem da data foi a vereadora Jane Battistello (Partido Solidariedade). Ela foi entrevistada no programa “Opinião”, sob o comando de Carlos Próspero, na Rádio Jornal Destaque. Na oportunidade, a vereadora falou sobre os mais diversos assuntos referentes ao Município e também sofre seu segundo mandato, no Legislativo esteiense. Também abordou sobre sua saída do PDT e sua filiação ao Solidariedade. Além disso, uma das pautas foi em relação aos problemas que algumas regiões da cidade estão enfrentando no que tange aos alagamentos, o que resultou em centenas de pessoas desabrigadas. Jane Battistello estava acompanhada da assessora parlamentar Adriane Petry. 

Funcionários do JD falam sobre a empresa
Os funcionários do Jornal e da Rádio Jornal Destaque concederam uma entrevista durante o programa ‘Opinião’ especial, na tarde de 08 de novembro. Participaram o repórter Anderson Loureiro, a diagramadora Marília Rezende e o impressor Paulo Ricardo Rodrigues. Eles comentaram sobre a experiência de trabalhar no periódico, em sua respectiva atividade, pois todos são importantes desde a captação da notícia até o jornal impresso e entregue aos assinantes e aqueles vendidos nas bancas de Esteio e Sapucaia do Sul. Por problemas pessoais, o colega Roberto Bibrich não pode participar do programa. 

Polícia Civil investiga caso de falsária na cidade 
A suspeita está respondendo a outros processos
Policiais recolheram diversos documentos
A Polícia Civil de Esteio está investigando a atuação de alguns escritórios de contabilidade na cidade e arredores. Segundo o delegado Leonel Baldasso, foi cumprido no dia 12 de novembro, um mandado de busca e apreensão em um escritório situado junto à residência de um contabilista suspeito de fraudar documentos e se apropriar de valores de empresas da região. Na oportunidade, a Polícia Civil recolheu milhares de documentos que serão analisados na delegacia para apurar eventuais fraudes e falsificações. Segundo a PC, a suspeita vinha agindo há cerca de sete anos  e  estaria falsificando guias de recolhimento de impostos que eram fornecidos à profissional que, ao invés de depositá-los, se apropriava dos valores, geralmente referentes a fundos de garantia e recolhimento de INSS de funcionários de empresas clientes. “O setor competente está avaliando os documentos e provavelmente as guias de recolhimento são falsas. Inclusive uma agência lotérica da região tem participação na alteração dos documentos”. A Polícia vai averiguar também o estabelecimento em relação a fraudes. Conforme Baldasso, um dos documentos apreendidos indica que a pessoa seria também nomeada para proceder perícias na Justiça Trabalhista. A contabilista, de 51 anos de idade, já respondeu por estelionato no ano de 2007 e responde a procedimentos administrativos no Conselho Regional de Contabilidade.

Policiais militares encontram 
drogas em residência
A droga já estava pronta para ser comercializada na cidade
Integrantes do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio apreendeu uma quantia de maconha na residência de um jovem, 18 anos, no dia 12 de novembro. A casa fica localizada na Travessa 60, na Cidade de Deus, conhecida como CDD, no bairro Primavera. O material encontrava-se no forro do imóvel. De acordo com informações da BM, ao avistar a guarnição, o suspeito conseguiu fugir. A Polícia Civil vai solicitar a prisão preventiva do indivíduo e apurar a origem da droga. No imóvel, os policiais militares apreenderam o material de maneira fracionada e seria revertida para a venda na cidade e região. O dono da droga será indiciado pelo crime de tráfico e pode pegar até 15 anos de reclusão.

Gari morre ao ser atingido por 
caminhão em Esteio 
Um funcionário do caminhão do lixo de Esteio morreu ao ser atingido por um caminhão, no dia 13 de novembro. A tragédia aconteceu por volta das 3h30, entre a Avenida Padre Claret e a Rua Rio Grande, no Centro. Segundo as informações da guarnição da Brigada Militar, que foi até o local do acidente, o condutor do caminhão foi dar uma ré e não observou que o deslocamento do veículo, o que lhe atingiu. A Samu foi acionada, mas ao chegar no local constatou que o gari já encontrava-se em óbito. O motorista e um colega da vítima foram até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para prestar esclarecimentos sobre o caso. O caso foi ouvido pela delegada Mariana Lamar. O condutor poderá ser indiciado por homicídio culposo de trânsito.

Foragido é preso por agredir mulher em Esteio 
Suspeito havia fugido e foi capturado por agentes, em Canela
O homem foi detido através da parceria entre os policiais de Esteio e Canela
Policiais do Posto Especializado no Atendimento à Mulher, da DP de Esteio, em parceria com a unidade policial de Canela, na Serra gaúcha, prenderam um homem, de 37 anos. A detenção aconteceu no dia 06 de novembro. O indivíduo é suspeito de violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a delegada Marina Goltz, a vítima havia procurado o posto policial, onde relatou que há cerca de cinco anos sofre com maus tratos do companheiro. Apesar de possuir medida protetiva de urgência, com ordem de afastamento, a mulher sofria com as ameaças de morte que não cessaram. Diante destes fatos, a titular do posto da Mulher representou ao Poder Judiciário documentos, onde foi possível obter o mandado de prisão preventiva contra o homem. O suspeito, que tem antecedentes por roubo, furto e estelionato, foi encaminhado para o sistema prisional. A delegada informa que a Polícia Civil está realizando ações preventivas no Município, através de campanhas de conscientização e palestras. “A prisão faz parte das ações de repressão à violência contra a mulher, realizadas pelo Posto Policial de Atendimento à Mulher que existe na DP da cidade”, afirma Marina Goltz.

Policiais encontram quase cinco quilos 
de maconha em residência
Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul apreenderam em uma residência 4,3 quilos de maconha. A ação aconteceu na tarde de 07 de novembro e teve a coordenação do delegado Daniel Ordahi. Conforme o delegado Daniel, os policiais cumpriram buscas em dois endereços em imóveis localizados nas proximidades da RS 118, sendo que a droga foi achada em uma dessas casas. A guarnição vistoriou a propriedade e no momento não foi encontrado ninguém. O titular da DP informa que os responsáveis pela droga já foram identificados e serão indiciados por tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário