sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EDIÇÃO 1909



FLAGRANTE DA SEMANA
Com as constantes trocas de postes na cidade, algumas vias têm um problema, que em muitos casos, leva-se um período para ser feito o reparo. É em relação aos fios de telefone que ficam em uma altura, onde qualquer pessoa pode se aproximar e até se machucar. Um desses pontos é na Avenida Presidente Vargas, na área central do Município, onde parte do material está quase se aproximando ao canteiro central. Esse fato não fica restrito ao Centro, mas também em outros bairros da cidade. A expectativa é que não ocorram acidentes com gravidade, pois caso contrário, o problema tende a piorar.

 CHARGES MALONE

Integrantes do CRAS visitam o ‘Museu Destaque’ 
O grupo teve a oportunidade de recordar períodos importantes de suas vidas e do Município
Os integrantes do grupo ficaram encantados com o acervo preservado na cidade
Integrantes do Grupo Viver a Terceira Idade que fazem parte do trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Território de Paz, do bairro Primavera realizaram na tarde do dia 05 de novembro, uma visita na sede do Museu Histórico Destaque. No passeio, cerca de dez membros puderam reviver através de fotos e imagens momentos que marcaram não somente a vida dos esteienses, mas também sua história ao longo da permanência na cidade. Segundo a assistente social, Joice Pereira, que faz ações com os idosos, lançou a proposta para o grupo em conhecer mais a história do local onde residem. “Fiquei surpresa com a estrutura que o local oferece aos visitantes, onde pode-se conhecer mais a vida cotidiana em décadas passadas, mas com um olhar para o futuro”, disse Joice. Ela comenta que está desde março desenvolvendo ações para os idosos do Município e o passeio proporciona eles serem protagonistas da história do local que escolheram para viver. “Além disso, é importante observar o crescimento de Esteio ao longo de sua história com quase 60 anos de emancipação política”.
FAMÍLIA - Morador de Esteio desde 1975, o aposentado João Pedro Oliveira, 68 anos, ressaltou que durante a visita pelo espaço cultural pode recordar momentos que marcaram sua infância e juventude. “Tem objetos expostos que utilizava quando era criança, na cidade de Soledade. Tive que me mudar aos 18 anos, em busca de um futuro melhor”, explica Oliveira. Ela enfatiza que uma das imagens que nunca saiu da memória foi acompanhar o desenvolvimento das principais ruas da cidade, que antes era de calçamento irregular e atualmente é pavimentada e com fluxo intenso de pessoas e veículos. Para a pensionista Maria Ondina Vargas, 65, vir no Museu Histórico Destaque teve um significado especial. “Foi em Esteio, no antigo Cinema Imperial que conheci meu marido e fiquei casada até sua morte, há cerca de 20 anos. Pude reviver minha juventude, quando se deslocava de São Sebastião do Caí, para a cidade”, diz Ondina. Interessados em conhecer o espaço histórico pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O Museu Histórico Destaque fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro.

Interditado o prédio da Escola Padre Reus
Com o problema na rede, nem os computadores da instituição podem ser utilizados
Na manhã do dia 04 de novembro, o Corpo de Bombeiros interditam o prédio onde fica localizada a Escola Estadual Padre Reus, no bairro Olimpíca. Segundo informações da direção da instituição, um dos motivos para a medida foi às péssimas condições em que se encontra a rede elétrica e a infraestrutura do prédio. Somente em um dia, foi registrado pelo menos três explosões junto ao sistema elétrico, podendo ocasionar uma tragédia, em período de aula. As aulas estão suspensas até ser tomada alguma medida urgente para resolver o problema. Os engenheiros da Secretaria Estadual de Educação estão analisando o que pode ser feito para que os estudantes não percam o ano letivo. A direção comenta que em um primeiro momento, diversos espaços foram disponibilizados para manter o trabalho da instituição, mas precisa ser autorizado pela pasta competente e também pela 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que fica localizada em Canoas. Este não é o primeiro caso relacionado a estrutura da Padre Reus. Em 2012, no ano do cinquentenário, os alunos não tinham condições de utilizar a sala de informática, pois tinham sido contemplados com os equipamentos, mas somente após denúncia vinculado em veículos de comunicação, o problema foi resolvido. Além disso, outra questão que prejudica o cotidiano da instituição é relacionado com a falta de acessibilidade para alunos com dificuldades de locomoção, entre os andares e também e em suas dependências.

 Casa de Humanização 
Teresa Verzeri é inaugurada
Após a missa, o público percorreu algumas ruas do bairro
O sonho da freira irmã Ana Garaffa se tornou oficialmente real no dia 31 de outubro, com a inauguração da Casa de Humanização Santa Teresa Verzeri. O evento contou com a presença de voluntários, empresários e membros da comunidade esteiense. A solenidade foi marcada com uma missa presidida por Dom Agenor Girardi, com a participação do pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, Darley José Kummer. A celebração ocorreu na capela do Sagrado Coração de Jesus, que fica localizada ao lado do Centro de Formação Teresa Verzeri. Após a missa, um grupo de fiéis saiu em procissão do templo religioso, percorrendo as ruas São Luiz e Ieda Nunes de Azevedo até as instalações da Casa de Humanização. A idealizadora do espaço, irmã Ana Garaffa lembrou que as primeiras ações surgiram há quase três décadas, quando solicitou aos claretianos uma garagem e um sótão, para guardar os alimentos e os donativos. Na época, cerca de 18 famílias eram mantidas com o auxílio da freira. “Aos poucos o trabalho foi se desenvolvendo e com o crescimento foi obrigado a mudar-se de lugar e por muitos anos ficou sediado na Associação de Moradores do Parque Amador”, disse a religiosa. Ela informou que em dezembro de 2006, faltando alguns dias para o Natal, a associação foi destruída em um incêndio, que resultou na perda dos donativos. “A força e a colaboração foi importante neste momento, pois conseguimos reerguer e ainda ajudar os mais necessitados”.
TRABALHO - A irmã Elisabete Bernardes, superiora provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, fez uma entrega de um quadro para irmã Ana Garaffa com a imagem da santa. Ela relata que o grupo de religiosas estão na cidade há mais de 60 anos e que o trabalho assistencial mantido pela freira demonstra um gesto de carinho e dedicação aos mais necessitados. “Essa conquista é de todos aqueles que de alguma forma colaborou com a realização deste sonho”. Já o padre Darley Kummer ressaltou que a atitude dos cidadãos foi pontual para que essa obra fosse feita. “Agora é o momento em que a comunidade deve manter e dar continuidade a esse trabalho”. Entre as atrações da festa foi a apresentação do Coro Municipal, sob a regência do maestro Renato Donini, que cantaram as músicas “Que a Luz de Deus Brilhe”, “Em memória de mim”, “Sina” e “Horizonte”.

Da utopia a realidade
O Coro Municipal foi uma das principais atrações da festa de inauguração
O presidente da Associação de Voluntários do Sagrado Coração de Jesus, Altair Canova enfatizou que por ser um momento especial para a cidade, os cidadãos devem pensar um pouco mais a relação que temos com o semelhante, no que tange do cuidado com os mais necessitados. “O funcionamento deste espaço se tornou possível pela fé e determinação de irmã Ana, com o apoio das pessoas e empresas que ajudaram para que o local seja aberto para a comunidade”, enfatiza Canova. Segundo o presidente do Legislativo, Jaime da Rosa, quando irmã Ana Garaffa iniciou esse processo, na época parecia uma utopia, mas com o passar dos anos, com a ajuda dos apoiadores, a Casa de Humanização se tornou realidade. “A cedência do espaço foi possível intermédio da aprovação de um projeto de lei pelos vereadores, na oportunidade”.

 Irmã participa de programa de rádio
 Irmã Ana Garaffa e o diácono Fabiano Glaeser dos Santos, no programa ‘Entrevista Destaque’ 
A irmã Ana Garaffa esteve na manhã do dia 01 de novembro, participando do programa ‘Entrevista Destaque’. Durante a exibição, irmã Ana relatou aos ouvintes e internautas sobre sua história desde a infância e sua opção por se tornar freira. Ela também explanou um pouco sobre as primeiras ações que originaram a Casa de Humanização Teresa Verzeri, localizada na Rua Ieda Nunes de Azevedo, no bairro Parque Amador. “É um momento de agradecimento por ter conquistado esse espaço na cidade, em prol dos mais necessitados”. Irmã Ana Garaffa frisa que uma das metas estabelecidas foi cumprida e no programa anunciou seu próximo objetivo: “Agora é construir uma pequena gruta com a imagem de Santa Teresa Verzeri em uma área verde que existe nos fundos do terreno. Será um local para orações, pedidos e agradecimentos”.

Comunidade realiza manifestação 
em frente a Prefeitura de Esteio
O grupo ouviu os projetos apresentados pelo chefe do Executivo Municipal

Os manifestantes cobram ações imediatas 

Prefeito Gilmar Rinaldi, dialogando com o grupo de moradores

Um grupo de moradores, em sua maioria que foram atingidos pela enxurrada no dia 23 de outubro, estiveram realizando um manifesto em frente ao Paço Municipal. A mobilização teve início por volta das 19 horas, quando as pessoas saíram da Praça do Expedicionário, em direção ao prédio administrativo. Um dos manifestantes foi o morador da Rua Bom Jesus, Leandro Abel. Ele relata que já participou de diversas reuniões com os órgãos competentes do Município, mas que até o momento pouca ação foi feita para amenizar a situação. “Não aguentamos mais ficar temerosos a cada chuva, pois corre o risco de ficarmos ilhados e até perder nosso patrimônio. Queremos atitudes urgentes contra os alagamentos na cidade”, desabafa. Leandro comenta devido as circunstâncias, pois em um pouco mais de um ano foi vítima duas vezes, assim como outros moradores da terceira enchente, uma das ações que pretende tomar é ingressar na Justiça contra a Prefeitura, em relação a dano moral e ao patrimônio. “É uma vergonha, pois desde a última catástrofe, em agosto de 2012, poucas medidas foram feitas para resolver o problema. Inclusive às futuras casas para as famílias que serão remanejadas da Avenida Beira Arroio ficaram submersas”, informa Abel. Após alguns minutos de manifestação em frente ao Paço Municipal, o prefeito Gilmar Rinaldi utilizou o microfone e falou com os participantes da manifestação. Rinaldi explicou que uma das medidas está sendo tomada é a isenção, para as famílias atingidas pelas cheias dos arroios, junto a Corsan, que por um período de seis meses não precisam pagar a conta de água. “Outra determinação está sendo é através da Caixa Econômica Federal, a liberação do FGTS”, ressalta o chefe do Executivo Municipal. Ele frisa que está em fase de captação de recursos, junto ao Estado e a União, para a realização de obras, para que a população de Esteio não volte a sofrer com enxurrada. “Ao longo dos anos, o crescimento urbano desordenado contribui para que isso ocorresse, sem a construção de diques e bacias
de contenção”.
AÇÕES APRESENTADAS EM UMA CARTA ABERTA A COMUNIDADE 
Arroio Sapucaia -Elaboração dos estudos junto ao Arroio Sapucaia, produzido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS); -Elaboração dos projetos sugeridos nos estudos realizados, como dique, avenida, bacia de contenção, remoção de famílias às margens dos arroios e a rede de drenagem nas ruas Rio Grande e Bento Gonçalves; -Captação de recursos para a execução dos projetos, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), com R$ 18,5 milhões do Governo Federal mais  R$ 1 milhão de recursos municipais;  -Licitação e contratação das obras: Estágio atual de execução das obras: 51% executado - Previsão de remoção das 142 famílias para o novo loteamento da Beira-Arroio, em dezembro de 2013; Conclusão da Avenida Beira Arroio e dique em abril de 2014  - Conclusão da bacia de contenção em abril de 2014  - Dragagem do Arroio Sapucaia: 90% concluída - Rede de drenagem – concluída, na Rua Rio Grande, e com previsão de conclusão até abril de 2014 na Rua Bento Gonçalves - Captação de recursos junto ao PAC 2 para elaboração de novos projetos para remoção de famílias em áreas de risco. Previsão de execução entre 2014 e 2015 - Projetos de bacias de contenção envolvendo demais municípios da Região e Metroplan, em fase de elaboração. Bacia do Rio dos Sinos Em relação à Bacia do Sinos, cujo impacto das cheias foi semelhante à enchente ocorrida em 1965, estamos instituindo um grupo de trabalho técnico para avaliar o impacto da BR-448 na região. Em conjunto aos municípios vizinhos, pretendemos viabilizar os projetos, captar e reservar os recursos necessários para a execução dos mesmos, como uma casa de bombas junto à rodovia.  Dos municípios afetados por enxurradas e inundações, Esteio está entre os poucos que efetivou a homologação da declaração de áreas afetadas, conseguindo com isso viabilizar encaminhamentos como saque de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e isenção da tarifa de água da Corsan para consumos até 10 m³ para os moradores de áreas atingidas pelas cheias. Intensificar os estudos junto ao IPH-UFRGS. Arroio Esteio - Limpeza de galerias - Concluído o desassoreamento até o braço seco do arroio    Drenagem urbana - Limpeza sistemática das redes de forma manual e com o caminhão-pipa - Substituição gradativa da rede de drenagem, aumentando sua capacidade
de vazão.

Governadora do Rotary Internacional visita o JD 
Além disso, o grupo de rotarianos conheceram o Museu Histórico Destaque e a ‘rádio web’
Rotarianos foram recepcionados pelo diretor do periódico, Miguel Luz
A governadora do Distrito 4670, Loreni Feistler, em entrevista na Rádio Jornal Destaque
Uma comitiva formada por integrantes do Rotary Club Esteio, juntamente com a governadora do Distrito 4670, Loreni Feistler estiveram realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal e na Rádio Destaque. O encontro ocorreu na tarde de 31 de outubro, onde o grupo foi recepcionado pelo diretor da empresa, Miguel Luz. Na oportunidade, conheceram as novas instalações do Museu Histórico Destaque. A governadora disse que um dos objetivos da visita na cidade é poder conhecer um pouco mais sobre a realidade da comunidade, assim como os grupos de rotarianos. “Também é a oportunidade de visitar e verificar sobre os trabalhos que o Rotary está fazendo em prol das pessoas mais vulneráveis”, comenta Loreni. Ela frisa que uma das principais bandeiras do clube de serviço ainda é erradicar completamente o vírus do pólio no mundo, pois há países na África e na Ásia que ainda registros da doença. “Nesses locais, o que está dificultando o trabalho é a questão dos costumes, mas aos poucos estão tendo noção da importância deste movimento”.
MOBILIZAÇÃO - Loreni ressaltou que o clube esteiense tem desenvolvido ações significativas junto ao Distrito e mobilizado boa parte da população local. Entre as atividades que leva o representatividade do Rotary Club é durante os nove dias da Expointer, onde o dinheiro arrecadado com a venda de lanches é revertido para manter o trabalho dos rotarianos. “Além disso, pude participar da festa do dia das Crianças, promovida pelo clube através da parceria com a irmã Ana Garaffa e em dezembro, pretendo estar presente no evento Natal”, informou a governadora do Distrito. A comitiva que acompanhou a governadora do Distrito 4670 foi a presidente do clube esteiense, Jaqueline Madeira, seguida pelos ex-presidentes Ivony e Fábio Rockembach, Edgar Garcia e Lauro Furlan. Também estiveram integrando o grupo, Jussara Müller e Linamar Godoy.
ROTARY FAZ DOAÇÃO - No dia 01 de novembro, integrantes do Rotary Club Esteio, assim como outros clubes de serviço do Município realizaram a entrega de donativos para as famílias que foram atingidas pela enchente, em 23 de outubro. A solenidade de entrega ocorreu no Ginásio Municipal Edgar Piccioni. Foram doados 15 colchões de solteiro, 15 travesseiros, 15 jogos de lençóis e cinco cobertores. Durante o ato, o prefeito em exercício, Flademir Costella, o Costelinha participou da solenidade.

Comunidade participa de campanha 
de doação de sangue
A equipe diretiva da instituição, as voluntárias e os alunos
Para marcar os 11 anos do Grupo Voluntário “Sangue Amigo da Vida”, a unidade móvel do Hemocentro do Estado esteve em Esteio, no dia 29 de outubro. O veículo ficou estacionado no espaço coberto da Rua Garibaldi, localizada na área central da cidade. Tendo como organizadoras, Ana Tavares e Jane Gaya, foram coletadas 110 bolsas de sangue e uma equipe de 15 pessoas atenderam cerca de 150 pessoas. Um dos objetivos da ação foi coletar material que será destinado para o estoque de bolsas de sangue do Hospital São Camilo. Um dos principais incentivadores do projeto foi o Colégio La Salle de Esteio. Segundo a orientadora educacional Rosangela Maciel, a empolgação tomou conta dos estudantes, pais e funcionários da instituição. Estiveram presentes os alunos da turma 201, Luiza Andrade, Hingryd Alves, Bárbara Machado, Carolina Faccio e Marcelo Laures tem que desenvolvido estudos sobre o câncer. Os alunos distribuíram panfletos sobre a data. “Um agradecimento especial as voluntárias que tiveram a iniciativa de trazer essa atividade para Esteio. Além de ser um ato de amor, também pode-se salvar cada vez mais vida”, enfatiza Rosângela. A próxima ação de doação de sangue será no dia 25 de novembro. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3473-6244. Para esse dia são necessários pelo menos 40 doadores.

Sessão no Legislativo quase 
termina em pancadaria
Representantes da comunidade e membros do governo entram em discussão durante a sessão ordinária
A sessão no Legislativo esteiense realizada na noite de 05 de novembro foi marcada com discussões, entre integrantes de siglas partidárias e moradores atingidos pela enchente na cidade. Na oportunidade, a Tribuna Democrática teve como orador Leandro Abel, onde o assunto apresentado foi sobre os alagamentos em Esteio. Durante seu pronunciamento, Leandro disse que a comunidade atingida por esse fato está se mobilizando para buscar uma solução do problema que persiste há muitas décadas e por enquanto ainda não foi apresentado nenhum projeto imediato para resolver o caso. “Devemos nos unir e não mudar apenas Esteio, mas o Estado e o país. O povo não é mais burro, está ciente que através de ações pode reverter e inclusive tirar os governantes que em muitos casos, não estão fazendo nada em prol da sociedade”, desabafou o morador indignado. Após o discurso, houve um princípio de discussão, onde uma moradora do bairro São Sebastião falou que um Cargo Comissionado (CC) da Prefeitura que estava na reunião fez alguns gestos que não agradou grande parte da plateia, o que ocasionou bate-boca, envolvendo diversas pessoas. Por pouco a cena não termina em briga. Ambas as partes foram recorrer aos seus direitos. Devido à situação, o presidente da Casa, Jaime da Rosa, suspendeu a sessão por cinco minutos. Também foram votados, por unanimidade quatro Projetos de Lei.

Diácono esteiense será empossado no dia 08
Diácono Fabiano juntamente com a irmã Ana Garaffa, em entrevista na Rádio JD
No próximo dia 08 de novembro, o diácono Fabiano Glaeser dos Santos será ordenado padre. A solenidade ocorre a partir das 20 horas, na Paróquia Santo Inácio de Loyolla. O evento terá a participação do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spendler, além de religiosos da cidade e região. O templo fica localizado na Avenida Ernesto Dorneles, esquina com a João Paulo I. Na manhã do dia 01, o diácono esteve realizando uma entrevista na Rádio Jornal Destaque. No programa radiofônico, ele falou um pouco de sua história junto a comunidade católica e sua vocação para ingressar no seminário até a data da ordenação. O diácono Fabiano também foi um dos integrantes da cidade que participou em junho da Jornada Mundial da Juventude, no
Rio de Janeiro.

 Jornal e Museu Histórico Destaque 
é tema de estudo em CTG
A estudante Andressa Gatiboni Camargo, de 12 anos, realizou na noite do dia 30 de outubro, uma apresentação junto à comunidade tradicionalista um pouco mais sobre a história do diretor do Jornal e do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz. A atividade aconteceu no CTG Independência Gaúcha, que fica situado no bairro Novo Esteio. A menina estava concorrendo ao título de primeira prenda, na categoria juvenil do Centro de Tradições. Ela relata que os participantes de sua categoria tinham por objetivo de falar a literatura gaúcha, principalmente de escritores esteienses que além do convívio junto à comunidade, no caso de Miguel Luz, que também detém informações sobre a história de Esteio, desde os primórdios até os dias atuais. “A ideia em falar sobre o responsável do jornal e do museu foi por intermédio de uma das coordenadoras da atividade que fez a sugestão. Quanto mais pesquisava, mas ficava admirada pelo conhecimento e sua importância na sociedade”, disse Andressa. Ela comentou que a maioria dos integrantes da categoria que participava optaram por divulgar escritores da cidade, independente do segmento em que atua.
CONCURSO - Um das organizadoras do concurso, Catiuse Bulsing, que foi feito em parceria com Luciara Sales, a atividade foi retomada em 2013, após quatro anos sem ser realizada pela entidade tradicionalista. O incentivo da atual patronagem do Centro de Tradições Gaúchas foi significativo para dar continuidade ao trabalho. “É uma oportunidade de o CTG ter representantes em eventos expressivos junto a Região Tradicionalista. Isso é uma das marcas do novo grupo que irá atuar no Independência Gaúcha”, ressalta Catiuse. A divulgação do resultado com o nome dos vencedores será no sábado, 09 de novembro, quando ocorre o jantar-baile de posse da nova diretoria do CTG, com a realização do tradicional ‘Costelão’. A festa tem início a partir das 21 horas. O baile será animado pelo conjunto musical Recuerdos. O Independência Gaúcha fica localizado na Rua Avelino Antônio Zonta esquina com a Rua Arlindo Baierle.

Policiais fazem operação na Pedreira 
Um dos objetivos da ação foi coibir a violência e algumas ações dos traficantes
Os policiais encontraram munições e alguns objetos
No dia 01 de novembro, policiais da Delegacia de Polícia de Esteio realizaram uma operação contra o tráfico de drogas na Vila Pedreira, que resultou em prisões e apreensão de munição. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. A ação ocorreu em conjunto com o Grupo de Gestão Integrada (GGI) do município e contou com a participação de policiais da 2ª Delegacia de Polícia Regional, do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Guarda Municipal. Segundo a delegada Marina Goltz, a operação teve como objetivo identificar os indivíduos que vinham impondo medo na Pedreira, promovendo tiroteios à noite, e inclusive o toque de recolher. Durante as buscas, os policiais apreenderam armas, munições e outros objetos. Um homem, suspeito de guardar armas para os envolvidos com a marginalidade, foi preso em flagrante. Outras três pessoas foram detidas, entre eles uma adolescente de 15 anos. A menina tinha em seu poder munições que foram recolhido pelos policiais. “A Polícia Civil continuará monitorando a movimentação de pessoas na localidade e promovendo novas ações para coibir a prática de crimes na região”, falou a delegada Marina.
TOQUE - Já o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, a ação conjunta foi muito importante para demonstrar que as polícias estão unidas contra o crime e que não vai permitir toque de recolher e imposição de medo por traficantes que atuam na periferia. “A maioria das pessoas que residem nessas comunidades são pessoas trabalhadoras e que não tem vinculo nenhum com o tráfico ou a marginalia que reside no local”. Além da Vila Pedreira, o problema também tem se estendido no bairro Primavera, com brigas de gangues e também com o impedindo da realização das atividades, em prol da comunidade.

Delegada do Posto da Mulher realiza palestra
Marina Goltz falou sobre as ações no momento da mulher vítima de violência
A Polícia Civil, através da delegada Marina Goltz, realizou na tarde do dia 05 de novembro, uma palestra, que foi organizada pelos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Fundação de Saúde São Camilo, que fica situada no bairro Tamandaré. O tema abordado pela palestrante foi o tema “Violência contra a Mulher e Formas de Atuação do Estado”. Direcionado para funcionários da Casa de Saúde, onde foram instruídos de como proceder em casos de atendimento a possíveis vítimas de violência doméstica. Também foram esclarecidas dúvidas sobre como aconselhar as vítimas diante de casos de ameaça, lesão corporal, estupro, homicídios, agressões e abandono de menores e idosos. A delegada Marina Goltz ressaltou a importância do acolhimento a esses tipos de vítimas. “Apesar de todo o trabalho realizado, ainda a discriminação, por parte do atendente. Isso deve mudar pois a qualidade nesse caso de atendimento deve ser exemplar”, diz Marina. A delegada também mencionou o papel da Patrulha Maria da Penha, curso que abrange todo o Município e que capacita policiais para o acompanhamento a mulheres vítimas de agressão doméstica.

Polícia Civil desarticula quadrilha
envolvida em roubo de veículos 
A ação faz parte da “Operação Anúncio” que ocorreu em diversos municípios, 
como Esteio e Sapucaia
Os policiais acharam veículos que haviam sido adulterados e estavam sendo comercializados
A Polícia Civil deflagrou no dia 04 de novembro, a ‘Operação Anúncio’ que tinha por objetivo desarticular uma quadrilha envolvida com roubo e furto de veículos em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entre as cidades em que foi realizada a atividade estão Esteio e Sapucaia do Sul. A ação foi coordenada pelos delegados Juliano Ferreira e Arthur Raldi, que cumpriram 32 mandatos de busca e apreensão, além de 21, ligados a prisão dos envolvidos. Foram presas 14 pessoas e aprendidos nove veículos, um reboque e jet ski. Além disso, os policiais também recolheram computadores, dinheiro, documentos e peças de veículos diversos.Segundo o delegado Juliano Ferreira, as investigações têm por base diversos inquéritos policiais, que apuram delitos como roubo e furto de veículo, assim como adulteração de sinal identificador, estelionato e formação de quadrilha. “Uma das principais especialidades dos envolvidos é denominado ‘golpe do anúncio’. Este golpe se dá quando o suspeito comete um delito, em que os veículos são destinados para clonagem e, em seguida, os automóveis por intermédio de um despachante faz os documentos falsos e assim eles podem anunciar semanalmente em páginas de classificados em jornais da Capital e região”, explica o delegado Juliano.
GOLPE - De acordo com o delegado Arthur Raldi, os indivíduos que fazem parte da quadrilha informam ao futuro comprador um número de telefone celular para contato, sendo assim negociando o carro, sem levantar suspeita. “Os envolvidos na fraude exigem da vítima somente pagamento em dinheiro ou através de transferência via depósito bancário e raramente cheques. As pessoas vão descobrir que se trata de um golpe, quando fazem os trâmites de transferência dos veículos, durante a vistoria do Detran”, destaca Raldi. Ele ressalta que devido à situação é que as pessoas procuram algum órgão policial para comunicar sobre o fato. “A partir dos registros é que temos a dimensão do problema que é em muitos casos, maior que se tinha conhecimento”. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, sendo que do total de presos,
sete eram mulheres.

Homens são presos por praticar 
assaltos na cidade
Um dos envolvidos estava assaltando ônibus, enquanto o outro atuava em estabelecimentos 
Agentes da Delegacia de Polícia do município cumpriram no dia 01 de novembro, três mandados de prisões temporárias na cidade. Um homem suspeito da prática de roubos a ônibus foi preso e reconhecido na DP. Ele é suspeito de ter cometido pelo menos dez assaltos em transportes coletivos na cidade, nos dois últimos meses. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o homem tem 49 anos de idade e também é motorista de ônibus em Porto Alegre, mas estava afastado das funções, praticando roubos. “Durante a investigação foi possível analisar que o suspeito agia com violência e com o uso de instrumentos cortantes para intimidar as vítimas”, disse Baldasso. Outro fato investigado pela DP de Esteio resultou na prisão de dois homens no dia 01. Os suspeitos estavam envolvidos no roubo a estabelecimento comercial ocorrido no dia 22 de outubro, onde os dois indivíduos, mediante grave ameaça e com utilização de arma de fogo, assaltaram um salão de beleza e trancaram duas mulheres em uma sala. Na ocasião, eles levaram dinheiro e as bolsas das vítimas com telefones e documentos. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e serão indiciados pelo crime de roubo qualificado.

Polícia captura dupla por tráfico e assalto
A operação em Sapucaia resultou na apreensão de mais de um quilo de cocaína
Policiais da 2ª e 4ª Delegacias de Investigação do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), coordenados pelos delegados Rodrigo Zucco e Thiago Bennemann, realizaram no dia 31 de outubro, duas ações contra o tráfico de drogas, em Sapucaia do Sul. No total, foram presas duas pessoas. A ação ocorreu dentro da Operação ‘Anjos da Lei’, visto que as prisões ocorreram próximas a escolas. No território sapucaiense, os policiais realizaram a operação no bairro Vargas, que resultou na prisão de dois homens, de 45 e 32 anos. Com a dupla foi encontrado uma balança de precisão, um veículo, dois aparelhos celulares. Além disso, foi apreendido aproximadamente 1,5 kg de cocaína que estava sendo preparada para ser comercializada na região. Segundo o delegado Thiago Bennemann, os indiciados possuem antecedentes por tráfico de drogas. Os presos foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados ao sistema prisional do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário