sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EDIÇÃO 1905

FLAGRANTE DA SEMANA
Moradores do bairro Parque Amador estão indignados com o descaso em relação a uma boca de lobo que fica na Rua Minuano e se encontra entupida. Além de não ter mais escoamento, a tampa esta quebrada o que pode gerar risco de acidente com pedestres do local. Segundo um dos moradores que não quis se identificar, a secretaria competente já foi acionada para realizar o reparo, entretanto nenhum servidor foi ao local verificar a situação. Além disso, o morador informa que outros bueiros daquela região estão na mesma situação, devido a falta de manutenção nos últimos tempos. “Aguardamos que sejam tomadas as medidas necessárias para que evitem transtornos, principalmente em dias de chuva, podendo ocasionar alagamentos”.

 CHARGES MALONE


Caminhada marca a abertura 
da Semana do Idoso 
 Atividades foram planejadas para homenagear o público da Terceira Idade do município

Idosos participam ativamente das atividades oferecidas
Uma das primeiras atividades alusivas a Semana do Idoso em Esteio aconteceu na tarde do dia 07 de outubro, com uma caminhada simbólica de reivindicação dos idosos. O grupo formado por aproximadamente 50 pessoas partiram da Praça Egydio Justo e tendo como chegada a Câmara dos Vereadores. Ao chegarem na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, os idosos foram recepcionados por representantes do Legislativo e do Executivo, além dos participantes de diferentes segmentos ligados à causa da terceira idade. No Plenário da Câmara ocorreu uma conversa entre os responsáveis e os convidados, relatando sobre assuntos de interesse dos idosos. O chefe do Executivo falou sobre a contratação de novos médicos e melhorias no transporte público para facilitar o deslocamento das pessoas. Já o presidente do Parlamento municipal Jaime da Rosa, enfatizou a importância da participação dos idosos em seu contexto. “É interessante que vocês possam sair de casa, participar ativamente na sociedade enquanto cidadãos”. Ele ressalta que o legislativo está fazendo sua parte em promover ações como reuniões e audiências públicas que busque dialogar com a sociedade e o Poder Público sobre políticas públicas para a terceira idade. “Um desses instrumentos que possuem vários esclarecimentos é o livro da Lei Orgânica. Estarmos sempre à disposição”. A secretária de Arte e Cultura Ângela Ruas reforçou o convite para a participação dos idosos nos cursos oferecidos pela Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Os responsáveis se mostraram à disposição para questionamentos e parabenizaram os participantes após, pelo Dia nacional e Internacional do Idoso. Durante a semana segue a programação de atividades voltadas à terceira idade, que vai até dia 11 de outubro.
PROGRAMAÇÃO - 10 de outubro - quinta-feira  Horário: A partir das 14 horas Local: Clube América (Rua Padre Antônio Vieira, 245 -Vila Olímpica)  Atividade: Baile - 11 de outubro - sexta-feira Horário: A partir das 15 horas Local: Visita as instituições Atividade: Visita as Instituições de Longa Permanência para Idosos Lar Betel e Paz e Amor

Experimentos de alunos são divulgados
em Mostra de Ideias 
A atividade ocorreu na Escola Santos Dumont e envolveu estudantes desde o jardim até o 8º ano

Diversos experimentos chamaram a atenção da comunidade escolar
Entre os trabalhos uma réplica do prédio do Jornal Destaque
Divulgar para a comunidade a criatividade e o talento das crianças e dos adolescentes, através do trabalho dos educadores em sala de aula. Esse foi um dos objetivos da VI Mostra de Ideias, promovido pela Escola Santos Dumont. A atividade foi realizada no dia 06 de outubro, nas dependências da instituição. A solenidade de abertura pela manhã foi marcada pela divulgação dos serviços referentes ao período de matrículas da escola para 2014. Conforme a diretora da escola, Ione Dorneles Welker, o resultado está sendo surpreendente, pois a escolha de fazer em um domingo a feira visa oportunizar aos pais e a comunidade prestigiarem o trabalho dos estudantes. “Posso afirmar que foi um sucesso o evento, pois contou com a participação de toda a escola desde o jardim até a 8ª série”, diz Ione. Ela comentou que a colaboração dos pais também foram importantes pois colaboraram na realização de alguns afazeres como as maquetes. “Esse envolvimento é expressivo em que insere a família junto ao ambiente escolar, em que também ocorre uma troca de experiências”.
EXPERIMENTOS - As alunas do terceiro ano, Luiza Gomes Silveira e Vitória Sander da Silva, ambas de nove anos explicavam para os visitantes sobre o trabalho desenvolvido por elas, sob a supervisão da professora Isabel Prass. Ambas utilizaram diversas garrafas pets, onde falaram sobre as diferentes formas de aquário. O material usado foi totalmente reciclado, mostrando o que se pode fazer através do reaproveitamento. “Isso faz com que possamos aprender de uma maneira diferenciada e de forma mais alegre”, ressalta Luiza. Na mesma sala também estavam expostos, porta objetos feitos com rolo de papel higiênico, assim como um jardim em que a base é de caixa de ovo, entre outros materiais que antes tinham o destino do lixo, foi reaproveitado. O casal Anderson Luiz Machado e Luciana da Silva Machado estiveram na mostra de ideias não apenas conhecendo o trabalho feito pela filha, que está no primeiro ano, mas também de outros projetos. “Já tinha prestigiado anteriormente e estou satisfeita com o resultado apresentado. Um dos trabalhos expostos foi uma maquete representando um posto de combustíveis”, explicou Machado. A Escola Santos Dunont fica localizada na Rua Pelotas, 1835. Atualmente a instituição possui cerca de 140 alunos e está há 38 anos na cidade.

Artesãs de Esteio promovem encontro 
A atividade contou com participantes de diversos municípios da região

O grupo formado por mais de 30 mulheres mantém contato através das redes sociais
Pela primeira vez, Esteio foi sede de um encontro de mulheres que fazem crochê. O grupo esteve reunido na tarde de 05 de outubro, em um restaurante localizado na área central da cidade. Segundo uma das organizadoras da atividade, Lucia Elena Fonseca Freitas, esse encontro é realizado pela quinta vez, sendo que em cada ano ocorre em um Município diferente. O grupo é formado em sua maioria por mulheres que mantêm contato pela internet, através de uma rede social. “A ideia é trocar experiências e também conhecer o trabalho que outras artesãs estão desenvolvendo e atraindo os olhares de novos consumidores”, diz Lucia. Ela informa que a edição do encontro em 2012 aconteceu em Porto Alegre, no bairro Cavalhada. “Durante essas reuniões já tivemos inclusive representantes do Brasil e também do exterior, que gostam de fazer crochê”. Lucia explica que a ideia do encontro é lembrar que no dia 12 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Crochê, por isso, para marcar esse dia, as artesãs optaram por fazer a confraternização entre as amigas e ter uma tarde agradável. Além da Capital, as cidades que já sediaram o evento foram São Leopoldo e Canoas. “Quem trabalha com crochê é porque gosta dessa atividade, que em alguns casos passa de geração a geração. Aprendi com minha mãe aos 12 anos e nunca mais parei. Só lamento que o trabalho artesanal não é valorizado por boa parcela da sociedade”. Durante o encerramento houve um amigo oculto e brincadeiras entre as participantes. Interessadas em participar do grupo ou conhecer mais sobre o trabalho pode obter pelos sites de busca ou por redes sociais.

Liga Feminina de Combate ao Câncer 
de Esteio promove jantar-baile 
Durante a festa foram prestadas homenagens às pioneiras da entidade

As voluntárias da entidade juntamente com as homenageadas do evento
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o tradicional jantar-baile, promovido pelas voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio. O evento foi realizado na noite de 05 de outubro, no salão de festas do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Esteio e Sapucaia do Sul. Entre as atrações musicais, a cantora Marília Vendramini e um conjunto que cantou samba/rock. Durante a festa, foi anunciado o nome de Gabriela Garcia da Silva, de 15 anos, como nova Glamour Girl 2013. Além disso, foi entregue uma placa para Adélia Bettanin como forma de reconhecimento por ter sido uma pioneira em trazer para o Município, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, nos primeiros anos da década de 1970. Também recebeu uma honraria, a secretária na época, Bernadete Seibt. Segundo a atual presidente Nahiene Closs de Andrade, um dos objetivos da festa foi angariar dinheiro que é revertido para as ações mantidas pela entidade que colabora com pacientes de câncer que vivem em situação de vulnerabilidade social. “É a oportunidade de mostrarmos para a sociedade o trabalho que realizamos e para que mais pessoas se tornem voluntárias e aderindo a causa”, diz. Ele destaca que uma das novidades dessa edição da festa foi que na compra do convite, cada pessoa era contemplada com uma camiseta que dava direito a entrar no evento. “A realização das festas, de maneira criativa tem atraído mais pessoas, com a presença de jovens e demais familiares. Entre as festas já promovidas pela instituição em 2013 foi o Chá das Mães e o Boteco”. Interessados em conhecer mais o trabalho da Liga esteiense, pode ir de segunda a sexta, das 8h às 14 horas, na Unidade de Saúde Centro, que fica na localizada na Rua Fernando Ferrari esquina com a Avenida
Padre Claret.

 Alunos do Colégio Coração de Maria participam de Feira das Profissões

Workshop: alunos receberam dicas dos profissionais
Os alunos das turmas de 2º e 3º ano participaram, no último dia 04 de outubro, de mais uma edição do Workshop das Profissões, atividade do projeto Orientando Escolhas, que visa auxiliar os alunos a tomarem decisões quanto ao seu futuro profissional. Os estudantes frequentaram oficinas conforme sua escolha, as quais eram ministradas por diversos profissionais, como médicos, engenheiros, nutricionistas, químicos, administradores de empresas, contabilistas e advogados. Em diferentes ambientes do Colégio, os alunos ouviram um pouco da experiência desses profissionais, como foi o processo de escolha da profissão, a preparação para o vestibular, as dificuldades e desafios que enfrentaram, bem como o dia a dia da profissão. Também deram dicas de como os jovens podem atuar naquela determinada área. Para finalizar a manhã, os alunos assistiram a uma palestra com as gestoras de recursos humanos Fernanda Penafiel e Jaqueline Rosa, da agência Vem Ser, de Esteio. Na ocasião, as profissionais falaram sobre a importância de se qualificar para obter uma vaga no tão disputado mercado de trabalho.

Dia do Professor é lembrado por profissional 
O educador revela as conquistas da carreira e as mudanças que ocorreram nos últimos anos

Alunos sempre atentos às aulas da professora Maria
Um profissional de extrema importância cuja tarefa consiste em ensinar conteúdos e propagar valores, este é o professor. Os mestres são lembrados no dia 15 de outubro, data destinada a homenagear a categoria. Em virtude disso, a professora Maria das Graças Silva Lopes falou um pouco sobre as experiências envolvendo a carreira. Maria leciona na escola há 15 anos e é responsável pelo 3º ano do ensino fundamental. A profissional, formada em Pedagogia comenta que um dos focos de trabalho que mais lhe cativa é a leitura. “Desenvolvemos projetos de leitura na escola como o ‘Autor Presente’. Utilizo em minha sala diferentes livros, os alunos estão sempre por dentro das histórias, pois a literatura é rica”, explica a docente. A professora Maria conta que sempre foi apaixonada pela tarefa de ensinar e tem suas impressões sobre a carreira. “Ser professora é renovar-se diariamente, buscar aprender para fazer um trabalho melhor a cada dia. É uma tarefa gratificante, lidar com pessoas independente da idade”, comenta. Ela ressalta que o profissional deveria ser mais valorizado pela sociedade pois possui um papel imprescindível na educação das pessoas. MOMENTOS A professora revela um fato marcante em sua profissão, quando vestiu-se de Papai Noel para fazer uma surpresa para seus alunos de uma comunidade carente em Sapucaia. “Coloquei a roupa e fiquei esperando uma carroça que iria me buscar, como a condução demorou, fiz sinal e peguei carona em um caminhão de lixo que passava pelo local. Chegamos ao local e todos ficaram surpresos com a cena inusitada. Minhas colegas se emocionaram e as crianças ficaram muito felizes. O que me tocou foi ver a inocência das crianças, envolvidas com o momento”, rememora Maria, divertindo-se com a lembrança. A educadora enfatiza que está sendo homenageada na escola, tendo seu trabalho e reconhecido, deixa um recado para os colegas de profissão. “Um dos ideais que acredito é a humildes para aprender, pois assim também consigo absorver conhecimento com eles. Nossa profissão é maravilhosa e muito importante para a sociedade”, completa a docente.
HOMENAGEM - A Câmara de Vereadores de Esteio promove no dia 15 de outubro, um ato solene em homenagem aos professores do Município. O evento inicia às 19h30 e acontecerá na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário. Profissionais das redes municipais, estaduais, privadas e conveniadas receberão uma distinção do Legislativo, devido aos serviços prestados a comunidade escolar. Estão previstas apresentações artísticas para marcar a festa.

Capitã da Brigada Militar é atingida 
por tiro durante assalto

O carro da corporação ficou praticamente destruído durante o tiroteio
Uma policial militar do 33º BPM ficou ferida no peito, durante uma perseguição policial. O fato ocorreu no dia 05 de outubro, por volta das 4 horas. De acordo com informações da Brigada Militar, uma guarnição estava fazendo uma atividade na Região Metropolitana, quando suspeitou de um homem em atitude suspeita, na Avenida Dorival Cândido de Oliveira, na cidade de Gravataí. O indivíduo estava sentado no ponto de ônibus, no mesmo local, onde os PM’s haviam recebido uma notícia que nas proximidades teria ocorrido um assalto a um pedestre. Mediante as informações , os policiais abordaram o suspeito que reagiu e efetuou cerca de sete disparos em direção a viatura. Um dos projéteis atingiu na altura do peito de uma capitã da corporação. Devido ao colete balístico nada ocorreu com a policial. Mesmo assim ocorreu uma intensa troca de tiros, mas o suspeito conseguiu fugir, porém foi identificado, onde está sendo procurado pela Justiça.

Indivíduo é detido por roubo em ônibus 
Homem é suspeito de já ter cometido outros assaltos em lotações

Um suspeito foi preso por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. Conforme informações da corporação, a sala de operações recebeu um alerta que um indivíduo havia assaltado uma autolotação no bairro Olímpica, por volta das 12 horas. Mas momentos antes de cometer o delito, o suspeito abordou um menor e exigiu que lhe entregasse dinheiro e celular, mas o adolescente disse que não possuía ambas das requisições. Mesmo assim, o homem fez com que o jovem interpelasse um ônibus que estava se aproximando do local. Os policiais disseram ainda que o suspeito embarcou no veículo e fez uma simulação ao condutor do ônibus que estaria armado exigindo dinheiro e um aparelho celular. Em seguida, durante uma ronda pelo bairro, os policiais encontraram um indivíduo com as características similares ao homem que havia assaltado o coletivo. Com ele foram encontrados uma quantia de R$ 8,00 e quatro pedras de crack. Diante do fato, o indivíduo foi encaminhado ao Hospital São Camilo e em seguida para a DP local, onde o motorista do ônibus reconheceu o suspeito, por já ter cometido outros delitos como roubo a pedestre e a outras autolotações no bairro Olímpica. O policial civil que estava no plantão fez a autuação em flagrante do homem.

Suspeitos são presos em operação na região

A operação resultou em quase 30 pessoas detidas na operação
A Polícia Civil deflagrou no dia 03 de outubro, a operação ‘Pó de Vidro’, em diversos municípios da Região Metropolitana, entre eles, Esteio e Sapucaia do Sul. Um dos principais objetivos da ação era desarticular uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas e homicídios. Ao todo foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva. Em Sapucaia do Sul, um dos bairros em que ocorreram a operação no Cohab e Feliz. O resultado dessa mobilização acabou em pelo menos 16 pessoas presas. Segundo o delegado Daniel Ordahi, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia, a investigação durou cerca de cinco meses e apontou que os líderes da quadrilha eram detentos da Penitenciária Estadual de Jacuí (PEJ). Durante as buscas, os policiais encontraram drogas, armas e munições. Os presos foram encaminhados
para PEJ.

Polícia Civil desarticula casas de jogos na cidade

A Polícia Civil tem intensificado ações contra os jogos de azar
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em diversos locais naquele município para desarticular bingos e outros estabelecimentos que exploravam jogos de azar. O fato aconteceu no dia 03 de outubro. As diligências foram comandadas pelo delegado Leonel Baldasso e delegada Marina Goltz, resultando na apreensão e inutilização de mais de 60 máquinas caça-níqueis. Segundo a Polícia Civil, um inquérito policial apura crimes de lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária e ensejará a responsabilização de proprietários de estabelecimentos que alugam salas para a prática de jogatina ilegal.

Encontro sobre segurança no bairro Primavera 

A Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos do Legislativo esteiense estão organizando uma audiência pública a ser realizada no dia 21 de outubro. O encontro ocorre a partir das 19 horas, no Centro de Convivência do Território de Paz, que fica na Rua Orestes Pianta, 220, bairro Primavera. Entre os assuntos a serem abordados estão o estudo de viabilidade de intensificar o policiamento ostensivo na localidade e a possibilidade de reativar o posto da Brigada Militar, junto a Escola Estadual Maria Sirley Vargas Ferraz, o Caic. Informações pelo telefone 3458-5000.

Fórum de Economia Solidária 
é realizado na região 

A economia solidária estará em pauta em Sapucaia do Sul no dia 10 de outubro. Às 14 horas ocorre na cidade o Fórum Regional do Vale do Sinos. O encontro   entre gestores públicos, universidades e empreendedores dos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo será na Casa da Economia Solidária, localizada na Avenida Leônidas de Souza, 957, bairro Santa Catarina. Durante o fórum será discutido o gerenciamento da Casa da Economia Solidária que passará a funcionar no próximo dia 15, das 14h às 17 horas, com formação, qualificação e assessoria técnica para empreendimentos de economia solidária. Outro tema que estará em pauta no fórum é o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio do Sinos - Observasinos, um programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, demandado por comunidade acadêmica, gestores governamentais e sociedade civil do Vale
do Sinos.

BM de Esteio inaugura posto avançado 
da 2ª Companhia 
A unidade fica localizada no bairro Jardim Planalto

As crianças puderam ter momentos de recreação
Foi realizada na tarde de 07 de outubro, a cerimônia de abertura do posto avançado no bairro Jardim Planalto que será destinado à sede do 2ª Companhia de Policiamento do 34º BPM de Esteio. O local ficará sob o comando da 1ª tenente Rosa Maria de Almeida. Participaram do ato, representando a Brigada Militar, o comandante do Policiamento Metropolitano, o coronel QOEM Paulo Moacyr Stocker dos Santos e o major do Batalhão esteiense, Luiz Eduardo Ribeiro Lopes. A Polícia Civil foi representada pelo seu titular, o delegado Leonel Baldasso. Também prestigiaram a solenidade integrantes do Legislativo e do Executivo, assim como diretores de centros municipais de educação da região, lideranças comunitárias e a comunidade. Durante a solenidade, ocorreu o discurso de algumas autoridades, e em seguida foram mostradas as novas dependências da sede à comunidade, bem como foi montada no local, uma Escolinha de Trânsito, onde foram desenvolvidas atividades voltadas à educação para o Trânsito, contando com a participação de crianças das escolas do bairro Jardim Planalto e arredores. Um dos principais intuitos para a implantação desse serviço e aproximar a Brigada Militar junto às atividades da população desenvolvendo ações como de patrulhamento e policiamento ostensivo. Outro fator determinante é oferecer esclarecimentos às pessoas sobre o programa Patrulha Maria da Penha, para que os policiais possam dar mais informações em relação o procedimento das medidas protetivas. O 1º Pelotão da 2ª Companhia do 34º BPM fica situado na Rua Paulo Pontes, nº: 100.

Homem é detido por roubo a residência

O suspeito de ter cometido o assalto foi reconhecido pelas vítimas
Policiais da Delegacia de Polícia de Esteio prenderam no dia 04 de outubro, um homem por roubo a residência. O delito ocorreu no dia 30 de setembro em uma residência que fica localizada na área central. De acordo com informações da PC, três indivíduos armados renderam uma das vítimas e acabou levando-a para a sua residência. No local, os suspeitos roubaram cerca de 30 mil reais, além de um veículo e aparelhos eletrônicos, mantendo os moradores no interior da casa sob grave ameaça. Após o deferimento de mandado de prisão temporária, um dos envolvidos foi preso e levado para a DP, onde as vitimas efetivaram o reconhecimento pessoal. Os policiais apreenderam um veículo que teria sido comprado pelo suspeito com o dinheiro roubado. O homem foi levado ao sistema prisional e ficará em prisão temporária por cinco dias. Segundo a delegada Marina Goltz, a próxima etapa das investigações é prender outros integrantes do grupo e apreender um adolescente que teve participação no caso.

Indivíduos são presos por abigeato

Os animais apreendidos no veículo pertenciam a uma propriedade de Estância Velha
Dois suspeitos foram presos por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul. O fato foi registrado no dia 26 de setembro, por volta das 9 horas. Com os indivíduos, que estavam em uma Kombi, de cor branca, os policiais encontraram uma grande quantidade de carne, oriunda de um delito, nas imediações do bairro Carioca. Segundo os policiais militares, foram realizadas diversas buscas no bairro Carioca e os policiais conseguiram apreender a dupla, nas proximidades da Rua Canto do Rio. No automóvel foram encontrados os animais mortos e destinados para comercialização. Durante a averiguação dos PM’s, para descobrir a procedência do material, um dos envolvidos falou que os animais eram de uma propriedade que fica localizada na área rural do município de Estância Velha, no Vale do Sinos. O proprietário dos animais conseguiu registrar ocorrência na polícia, pois no local do furto, os suspeitos jogaram fora uma nota fiscal referente ao abastecimento em um posto de combustível que fica nas proximidades do Parque Zoológico. O material foi apreendido e os indivíduos apresentados na 1ª Delegacia
de Polícia.

Policiais militares prendem 
suspeito líder de quadrilha

Os envolvidos estavam em uma chácara localizada na Lomba da Palmeira
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul, através de informações anônimas conseguiu localizar no início de outubro, um homem de 34 anos, suspeito de ser um dos líderes de uma quadrilha envolvida no roubo de cargas na Região Metropolitana. Conforme informações da BM, o suspeito possui uma extensa ficha com diversas ocorrências ligadas a esse delito, assim como tráfico de entorpecentes, homicídio e porte ilegal de arma. O indivíduo estava escondido em uma pequena chácara localizada na Rua das Lajes, no bairro Lomba da Palmeira. No local, os PM’s encontraram um veículo Corolla Fielder de cor preta que de acordo com os policiais teria sido utilizado nos ataques, assim como um automóvel que estava com a numeração do chassi adulterada. O preso possuía mandato de prisão pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Taquara e foi conduzido até a 2ª DP de Sapucaia.

Estação Esteio é sede de exposição 
de trabalhos manuais 
Artesãs de Esteio e Canoas mostram suas habilidades para os usuários

Artesã apresenta com orgulho o trabalho da Associação
Do dia 3 a 12 de outubro, ocorre no saguão da Estação Esteio, da Trensurb uma feira de artesanato com expositores de diferentes municípios. Dentre as bancas, há artesãs de Esteio e Canoas. Em um dos espaços destinados no local estão representantes da Associação de Voluntárias Maria José, que fica localizado no bairro São José. Voluntária há pelo menos sete anos na instituição, Daura Vieira, 56 anos, teve comercializando seus produtos na manhã de 08 de outubro. “Entrei para o grupo por intermédio de uma amiga e atualmente me encontro realizada pelo trabalho que faço. Hoje posso dizer que é minha profissão”, revela Daura contente. Entre os produtos expostos estavam guirlandas, bonecas, almofadas e alguns itens exclusivos que a Associação preparou para apresentar durante a Copa de 2014. “Temos bonecas imitando a cantora Carmem Miranda, chaveiros com nomes de cidades do Brasil, bem como bonequinhos de animais em extinção no território nacional, é um trabalho que remete à brasilidade”, explica
a artesã.
EXPERIÊNCIAS - Daura enfatiza sobre a união do grupo que proporciona uma troca de experiências entre si e também com as demais artesãs que divulgam seus trabalhos neste espaço. “Minha especialidade é crochê, mas aprendi diferentes técnicas com as colegas, onde compartilhamos conhecimentos e a cada dia aprendemos mais”, ressalta a integrante da associação. Ela enfatiza que os trabalhos produzidos na associação são feitos de maneira diferenciada, pois cada peça tem uma forma personalizada, pois não costumam fazer sempre o mesmo tipo de peça. “As peças são feitas com sobras, que antigamente iriam para o lixo e agora servem para desenvolver trabalhos ricos em detalhes e praticamente sendo personalizados”. Os produtos expostos têm um valor expressivo e que se encaixa no orçamento doméstico de diversas famílias. Alguns valores podem sofrer alterações, conforme a proposta do freguês. A maioria dos grupos aceita trabalhos sob encomenda. O horário de funcionamento é das 9h às 20 horas. A entidade fica na Rua do Parlamento, 56.

Nenhum comentário:

Postar um comentário