quinta-feira, 7 de março de 2013

EDIÇÃO 1874

ESPAÇO LIVRE


Escolas 
Com a fiscalização dos órgãos competentes  em relação as normas de prevenção de incêndio em locais de aglomerações, deve-se ter em vista que não deve ficar restrito apenas em casas noturnas. Outros locais, como exemplo em estabelecimentos de ensino também deve ser verificado. Além disso, deve-se cuidar em relação as saídas de emergência, que em algumas não existem. 

Animais
A falta de um canil em Sapucaia do Sul ou órgãos que cuidam de animais de rua tem deixado parte da população em alerta. Um dos motivos é o aumento no número de caninos e felinos jogados na rua. Um dos locais que tem registrado grande quantidade é no bairro Nova Sapucaia, próximo a rótula de acesso. Os cães, principalmente são recém nascidos ou doentes. É um problema inclusive de saúde pública. 

Carnaval
A expectativa é grande para o desfile dos blocos e da escola de samba no carnaval de Esteio. Principalmente em função da estrutura a ser montada no local, assim como a presença maciça de policiais militares que irão fazer a segurança na Avenida do Carnaval. Somente na escolha da corte, foram mais de 50 PMs, inclusive aqueles que estão em treinamento no Parque Assis Brasil. 


INSTANTÂNEA


Projeto
Foi retirado da pauta, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade, no dia 05 de março o projeto de lei, oriundo do Executivo, que autoriza o Município, a contratar estrangeiros para trabalhar na Administração Pública. A dúvida é se não há pessoas capacitadas na cidade para fazer determinadas funções. Tanto que precisamos contratar profissionais de outras cidades e agora de outros países. 

Magistério
Professoras e servidores da Educação de Sapucaia do Sul realizaram na tarde de 06 de março, uma manifestação, no Calçadão da cidade. Os profissionais estão de greve desde o dia 25 de fevereiro, em protesto a medida para a concessão de vale refeição, evitando que os funcionários façam as refeições nas instituições. A Prefeitura alega que já ofereceu o benefício, mas foi recusado pela outra parte. 

Melhorias
Praticamente nada foi resolvido em relação as melhorias na Vila Navegantes, principalmente na rede de esgoto. O presidente da associação, Elito Scapini informou que vem reivindicando com os novos secretários as mudanças, mas nada foi feito. Uma das principais medidas é a regularização que vem sendo aguardada pelo menos duas décadas pelos moradores. 


FLAGRANTE DA SEMANA


Mesmo com as constantes limpezas que são feitas na cidade, ainda é possível observar que há locais que o mato e o lixo tomam conta de ruas e avenidas do Município, causando um aspecto de sujeira. Tanto que depositado no canteiro da Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio, sobras de uma construção e até um pedaço de melancia. As providências em relação ao valor que deverá ser pago para recolher os entulhos será sentido no bolso, no momento em que precisamos do serviço especializado. 


AGENDA

Festival
Uma das primeiras apresentações dos participantes do 1° Festival de Música e Meio Ambiente de Sapucaia do Sul ocorre no dia 10 de março, na Praça General Freitas, no Centro do Município. É a oportunidade dos artistas mostrarem seus talentos e suas canções para os sapucaienses. A final está prevista para ocorre em junho. 


Solenidade
Acontece no dia 12 de março, um ato solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Câmara de Vereadores do município. A festa ocorre a partir das 19h30, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Receberão distinções mulheres que desenvolveram ações significativas na cidade. 


Mulher
O Lar de Idosos Paz e Amor, localizado no bairro Três Marias promove na sexta-feira, 08 de março, uma festa para as mulheres que residem no local. O evento acontece no período da manhã, sendo uma oportunidade de confraternizar e valorizar essas mulheres que ajudaram a construir a sociedade. O espaço fica na Rua Manoel dos Santos. 


Curso de capacitação para
 empresários e a comunidade

Estão previstos para esse ano, cerca de 19 cursos e oficinas oferecidas gratuitamente, através do Programa Rio Grande Empreendedor. Já está programado para este mês a primeira capacitação, o curso “Boas práticas: setor mesas e distribuição”. A carga horária da atividade de 16 horas. Também serão realizadas assessorias individuais referente a modelo de negócio, finanças, marketing, plano de negócios, recursos humanos e levantamento de necessidades em gestão, às sextas-feiras, na Sala do Empreendedor.  Para se inscrever nos cursos basta entrar em contato pelos telefones 3433-8124 (das 12h30min às 18h) e 9975-7214 ou pelo endereço eletrônico salete.mac@terra.com.br. Os cursos são oferecidos gratuitamente.
CURSOS
Boas práticas: Setor mesa e distribuição
Data: De 25 a 28 de março 
Horário: Das 18h30 às 22h30
Local: Salão Nobre da Prefeitura



ESTAÇÃO
R$ 1 milhão para melhorias 
na Estação Esteio

Além disso, moradores pedem
 cobertura e acessibilidade


Durante a solenidade de assinatura de remodelação e manutenção da Estação do Trensurb de Esteio, no dia 27 de fevereiro, foi divulgado que a obra terá um custo de R$ 1 milhão. O montante irá ser usado na substituição total da cobertura do prédio, a recuperação estrutural de pilares e a pintura. O ato contou com a presença de empresários, autoridades e representantes dos governos estaduais e federais. Integrantes da comunidade, em especial do bairro Novo Esteio reivindicaram junto aos órgãos competentes sobre a viabilidade de colocação de um abrigo no lado da passarela que fica no sentido do Parque Assis Brasil. Além disso, também foi solicitado que sejam feitas melhorias para os acessos a portadores de necessidades especiais na plataforma. De acordo com o líder comunitário, Enio Florêncio da Silva, apesar das melhorias precisam ser feitas ações para facilitar a vida dos usuários que tem dificuldade de locomoção. “A estação recebe durante a Expointer milhares de visitantes, vindos de trem e não podemos deixar que essa situação fique por mais alguns anos”, disse Silva. Ele salientou que também deve ser colocado telhado em parte da estação que foi destruída após a passagem de um temporal. 
ACESSIBILIDADE
Enio falou que os funcionários ajudam os cadeirantes, idosos e aqueles que tem dificuldade de enxergar, mas possuem determinadas limitações. “Um elevador e sinalização já irá facilitar muito a vida do usuário”. Ele ressaltou que as obras devem iniciar o mais rápido possível, pois estamos próximo de uma Copa do Mundo e também com a vinda de novas empresas para o Distrito Industrial. No evento, Enio foi informado que o abrigo no lado do Parque e outras reformas serão feitas numa outra oportunidade. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, reafirmou a disponibilidade da empresa para trabalhar em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana e o Governo do Estado, destacando que se faz necessária a busca por soluções integradas.


CRIANÇA E ADOLESCENTE

Prédio do Conselho Tutelar é interditado


O descaso em relação as reformas no prédio do Conselho Tutelar do município tem inclusive  prejudicado o atendimento dos profissionais, em defesa das crianças e adolescentes. Devido a situação, o prédio já foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, devido as péssimas condições, assim como a empresa de energia elétrica também adotou o mesmo sistema, impedindo que o local receba pessoas, pois a fiação elétrica encontra-se precária, colocando em risco a vida. Algumas pessoas alertam, pois temem que uma tragédia possa acontecer, vitimando, muitas vezes, inocentes. Outro ocorrido ligado ao Conselho Tutelar foi na tarde de 04 de março, quando o veículo, que é de propriedade do Município, foi apedrejado por dois menores, com idade na faixa de 12 anos, na Vila Barreira, quando uma das conselheiras fazia atendimento no local. Segundo informações, um deles já tem passagem pelo órgão, após ter cometido alguns atos inflacionais. Já divulgado recentemente no JD, um repasse de verba para melhorias no local e também um montante para a aquisição de um veículo. 



ENCHENTE

Ruas do Centro ficam alagadas


Moradores do Centro e de áreas próximas aos arroios da cidade ficaram apreensivos, devido a intensa chuva que atingiu a cidade na noite de 03 de março. Ruas como Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Uruguai ficaram cheias de água, o que acabou dificultando a passagem de veículos e de pedestres. Os arroios também ficaram cheios, assim como alguns locais, próximo a bocas de lobo que se encontravam entupidas. Apesar de algumas obras de melhorias, no acesso ao viaduto João Belchior Goulart, também alguns carros passaram com dificuldades devido ao acumulo de água no trecho. 


MELHORIAS

Modernização do Parque 
Assis Brasil é tema de reunião

Proposta é transformar a área 
num centro do agronegócio 


Os investimentos para a modernização e ampliação do Parque Assis Brasil, através da realização de um número maior de atividades no calendário de eventos foi tema de debate, que contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Trensurb e entre outros colaboradores. Um dos objetivos da proposta é que o local possa atrair um volume maior de visitantes, o que ocasiona uma remodelação dos meios de acesso ao parque. Estiveram presentes na reunião o coordenador de infraestrutura do Parque Assis Brasil, Márcio Müller; representantes de entidades ligadas ao agronegócio, o superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Aldir Seifred, o consultor especial da Presidência, Edson dos Santos e o assessor da Presidência, Rubens Pazin. Também participaram integrantes do Ministério das Cidades, assim como o Executivo esteiense e funcionários da construtora que desenvolveu o projeto. 
NEGÓCIOS
Conforme o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, a proposta é concentrar investimentos públicos e privados no Parque Assis Brasil. “A ideia num futuro próximo é transformar em um ‘centro do agronegócio’, concentrando eventos e empreendimentos do ramo, além de prepará-lo para receber atividades durante o ano inteiro”, disse Fioreze. Ele explicou que o projeto, por sua natureza, impõe, por exemplo, o reordenamento do fluxo, já que são criados novos núcleos temáticos, além de prever a instalação dos polos educacional e tecnológico, hotel e, possivelmente, o Centro Estadual de Eventos. “Tudo isso nos leva a pensar na necessidade de integração de transporte e na expansão e integração da cidade de Esteio no entorno do Parque”, falou o secretário-adjunto. 
O representante do Ministério das Cidades Alexandre Macedo comentou que sobre o projeto e que essa iniciativa deverá ser tomada em breve, em especial no que se trata da ligação da estação do metrô ao parque e em suas imediações. “A mudança não ficará restrita somente para o Município, mas outras cidades da Região Metropolitana também serão beneficiadas, qualificando o transporte público, com qualidade”, ressaltou Macedo. 





EMPREENDIMENTO

Canoas irá testar iluminação pública em rodovia com sistema eólico e solar

A prefeitura de Canoas e o Grupo Baram assinaram no dia 05 de março, termo de cooperação para projeto piloto na área de energia limpa. O acordo prevê a substituição de dois postes para iluminação na BR-116, que liga diversas cidades do interior, por dois postes híbridos (energia eólica e solar) com quatro luminárias LED de 100 W instaladas a 18 metros de altura; aerogerador de 3000 W e nove placas solares de 90 W, em formato circular, totalizando 810 W. Os equipamentos serão instalados em até 40 dias. Serão feitos testes de avaliação. A iluminação pública atual da BR-116, trecho Canoas tem, aproximadamente, 220 postes e consumo anual de energia elétrica em torno de 1.670.000 kW/ano. Considerando classe de tarifação, o gasto anual gira em torno de R$ 234.000,00. Além de o sistema emitir na atmosfera, através de usinas de geração de energia. O sistema somado gerará para seu próprio consumo 428.000 kW/ano, quatro vezes menos do atual. A equipe de manutenção será acionada de duas a três vezes menos devido ao longo tempo de vida útil do equipamento, eliminando custos e aumentando a disponibilidade de equipes. 


GERAÇÃO DE RENDA

Mulheres do Primavera e São José têm oportunidade de mudar de vida


Integrantes de programas do Primavera e 
São José participam de curso de capacitação


A aula inaugural do projeto ‘Confeccionando Sonhos’ aconteceu no dia 28 de fevereiro, num espaço, nas dependências do Território da Paz, do bairro Primavera. Integrantes do programa e representantes da comunidade participaram do ato. 
Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Marilene Kostelnake, o primeiro dia foi marcado por um acolhimento, através de uma psicóloga que falou sobre projetos de vida para as mulheres. “Uma das principais propostas não é apenas passar o conhecimento, mas também contribuir para a qualidade de vida”, disse Marilene. Ela salientou que as aulas de corte e costura terão início em abril. “Também irão ocorrer atividades ligadas ao cooperativismo”. 
Marilene informou que as turmas do curso as possuem cada uma quinze mulheres, em sua maioria de baixa renda e escolaridade ou ainda que estão numa faixa etária, no qual impossibilita trabalhar em empresas. “A ideia é que essas mulheres possam ter uma formação adequada, proporcionando trabalho e renda”. 
A responsável pelo projeto enfatizou que as parcerias como Senai e Sescoop são fundamentais para o desenvolvimento da atividade no Município. “Os equipamentos adquiridos para o curso são utilizados por profissionais, o que irá contribuir com a qualidade do aprendizado”. Interessadas em participar ainda há vagas para as mulheres que residem no Território de Paz, do  Centro de Convivência, na Rua Orestes Pianta. A idade das interessadas é de 19 a 59 anos. Os cursos a serem oferecidos neste projeto serão realizados na antiga sede da Secretaria do Meio Ambiente, Rua Luiz Pasteur,  Votorantim.


Manias e Toques
Padre André Boanerges Carbonera, missionário claretiano


As férias se foram.
O carnaval virou cinzas...
Muitos gastaram o que não poderiam...
Culpa de quem?
Das MANIAS OU DOS TOQUES.
Na opinião de Deonísio da Silva, “Manias vem do grego “MANÍA”, loucura, obsessão, ideia fixa, tema recorrente.” Encontramos esta interpretação no dicionário “ De Onde Vêm as Palavras”, página 522.
Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “MANIA é a prática repetitiva; costume esquisito; excentricidade; costume nocivo; quadro mórbido; sentimento de bem-estar físico ilimitado.”
Exemplifiquemos...
- Sempre entro nas casas, nas lojas, nas igrejas, enfim, em todos os locais, com o pé direito... Traz sorte! O pé esquerdo é de mau agouro...
Toca o telefone.
- Por favor, que Padre rezará a missa, hoje?...
- Fulano de tal...
- Então, não irei. Tenho pavor desse Padre! Nunca me ofendeu... Outrossim, não o engulo...
A pessoa perde graças e mais bênçãos e progresso na vida espiritual.
Vilão, ou vilã? As MANIAS, OU OS TOQUES...
- Olhe, este lugar é meu! Se eu não ficar aqui, a missa perderá o valor...
Tóóóóíiiiiiiiinnnnnggggg!...
- Não posso tocar a maçaneta, diretamente. Só com um pano ou com um lenço. Isto protege muito...
MANIAS OU TOQUES...
- Se eu mudar de lugar, ao almoçar, ou ao jantar, a comida me fará mal... Daí, vomito ou tenho diarreia...
Tomara que isto pegue naqueles que comem carne na sexta-feira santa, como desafio! Deveriam passar por uma excelente caganeira...
Quanta MANIA!
- Não posso sair de casa, sem ler o “meu” horóscopo... Sem isso , tudo dará errado..
E como há pessoas presas ao tal de horóscopo!...
Que mais, hem?...
- Gato preto? Nem de presente e nem por dinheiro! Nem que me prometam milhões... Dá muito azar!...
Oxalá, sempre existam as “MANIAS’ de rezar mais; de praticar o bem; da fidelidade matrimonial; da honestidade; da bondade; da paz; da esperança; do amor!
Como andam nossas manias, ou nossos toques?...
Reflitamos!
Por mania linguística, grafo:
Fim de papo

CULTURA

Exposição marca abertura 
da Semana da Mulher

Uma das novidades são quinze 
dias de atividade no Município



Atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado em 08 de março. Em Esteio e Sapucaia do Sul, diversas atrações estão previstas, não somente no dia, mas estendendo por mais de dez dias. Uma das primeiras atrações para as esteienses, foi a abertura da Mostra Fotográfica ‘Mulheres em Foco’. As imagens estão expostas no saguão de entrada da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. De acordo com a organizadora da mostra, Simone Cunha, um dos objetivos da atividade é mostrar para a comunidade, através de um ângulo diferenciado, as diferentes facetas da mulher, em seus respectivos ambientes de trabalhos ou no momento de diversão. “A exposição é composta com 21 fotos, que foi produzida por mulheres, em diferentes áreas ou segmentos da comunidade”, disse Simone. Ela salientou que a ação contou com a participação dos funcionários Mara Frank, Rejane Pascoal e Alexandre Souza. 
VALORIZAÇÃO
Simone destacou que a mostra também é a oportunidade de mostrar o talento das escritoras profissionais do Estado, além das esteienses. Nas letras, pode-se enfatizar o talento das gaúchas Jane Tutikian, Juraci Assmann Saraiva, Lya Luft e Martha Medeiros. “As esteienses são reconhecidas pela arte estão Norna Figueredo, Lufredina Araújo Gaya, Márjore Bath e Elenita Matos”, enfatizou a organizadora da mostra. 
A premiação da mostra será uma moção honrosa pelo trabalho exposto. A exposição ficará por alguns dias na Casa de Cultura e depois ficará a disposição da comunidade no saguão da Câmara de Vereadores. Ainda está previsto a exibição do filme “Fonte das Mulheres”, com a participação de mulheres que participam do grupo de ginástica na Casa de Cultura. Também estão participando artesãs e integrantes da Educação. A atividade que fecha o mês da mulher na cidade é a Mostra de Talentos, que será realizado no dia 15 de março, no Salão Nobre da prefeitura. 
PROGRAMAÇÃO
08 de março
Hora: 14 horas - Atividade: Marcha Estadual das Mulheres em Porto Alegre
Local: Saída de defronte da prefeitura
13 de março
Hora: 19 horas - Atividade: Debate: A vida das mulheres no estado Laico , com a participação de representantes do Unir Raças, Amigos da Diversidade, Marcha Mundial das Mulheres, COMDIM, entre outros. Local: Casa dos Conselhos



DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 de março: Data de valorizar 
aquelas que geram vidas


No próximo dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Data que marca não somente comemorações ou felicitações. Também é oportuno refletir sobre a posição da mulher na atualidade, as conquistas, entre outros assuntos. Em pleno século 21, ainda há registros de mulheres que são agredidas pelos companheiros ou esposos, ou pela imposição da sociedade. Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda há muito o que obter. Por isso que a parceria entre homem/mulher é importante nesse processo. Na atualidade, a celebração do Dia perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.Segundo informações de historiadores, a origem do dia foi marcado por manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações resultou o início da Revolução de 1917. 
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas, costumavam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Nesta edição do Jornal Destaque, além da homenagem a todas as mulheres, uma em especial que foi pioneira em Esteio. 
No trabalho e na vida pessoal, Maria Diva Andrade foi corajosa e ao mesmo tempo sábia em manter a classe e mostrar que a mulher tem potencial e dinamismo em diversos setores da sociedade. Enfrentou obstáculos e conseguiu abrir caminhos para que outras mulheres esteienses buscassem seu lugar ao sol.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Pioneirismo marca a 
presença de Diva na cidade

Determinação e feminilidade foram 
principais marcas dessa guerreira


No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Data em que as conquistas femininas ao longo dos anos são evidenciadas, assim como a postura das mulheres na sociedade. Também é muito comentado sobre a violência doméstica, que em pleno século 21 ainda ocorreram registros. Em Esteio, desde os primeiros habitantes, as mulheres tiveram uma importância desde o período que antecedeu a emancipação, passando pelos primeiros anos do recém município até os dias atuais. Uma mulher que fez parte da história de Esteio e ainda conserva até hoje, quase oito décadas de ousadia e determinação, Maria Diva da Silva Andrade conseguiu se destacar na cidade e se tornar uma personalidade lembrada pela sociedade. Nascida numa fazenda, que pertencia a São Francisco de Paula (mas nos documentos foi registrado Caxias do Sul), Maria Diva veio para Esteio aos 19 anos, em 1952, junto com os pais e os sete irmãos. Essa mudança foi devido a problemas de família e também porque já havia uma irmã que residia em Porto Alegre. 
 Ao chegar na então Vila de Esteio, distrito de São Leopoldo, Maria Diva, desde o primeiro contato com os poucos habitantes do local mostrou que era de fibra e de personalidade. 
Com inquietude e dinamismo, juntamente com Lufredina Araújo Gaya, Diva foi autora do primeiro volume do livro que retrata a história e o cotidiano dos pioneiros, assim como a vida política e seus habitantes, em especial durante e após o período de emancipação. “Para termos condições de publicar a obra, o prefeito da época, Luiz Alécio Frainer pagou o papel para ser impresso na Capital. Foi  sacrificante, mas valeu a pena, pois deixamos esse registro para a história”. Diva falou que para escrever o livro percorreu diversos pontos da cidade a pé, pois não tinha automóvel para esse tipo de trabalho. “Por onde passava anotava tudo o que acontecia na cidade. Desde a vida social, os primeiros estabelecimentos comerciais e os políticos. Fizemos um mosaico da vida das pessoas e da Administração Pública”, ressaltou a funcionária pública aposentada. 

Sociedade e amigos que marcaram sua vida


“Tenho boas recordações da época em que era assídua frequentadora de festas e eventos sociais importantes na sociedade esteiense.”Minha vida era intensa. Além de funcionária pública também confeccionava meus vestidos e também para algumas mulheres significativas da alta sociedade. Também costurei vestidos para participantes de concursos de beleza, no qual tive a oportunidade de atuar como jurada”, relatou Diva em sua sala de estar, decorada com móveis e objetos mesclando o antigo e o moderno, sem exageros. Mesmo com alguns problemas de saúde, que de vez em quando causa desconforto, Maria Diva mantém a elegância e a classe de jovem. “Gosto de receber visitar em minha casa, como uma excelente anfitriã. Cuido de todos os detalhes desde o aperitivo até a sobremesa”, disse Maria onde frisou que tem momentos da vida que torna-se saudosista dos bons momentos da vida desde a infância, na Serra gaúcha, passando pela juventude até os dias atuais. “Gosto de mim, me vestir estar bem comigo. Meu espaço cuido com carinho e amor”.  

Vida familiar e trabalho andaram juntos com Maria Diva


A postura e ao mesmo tempo a altivez fizeram com que Maria Diva se tornasse avançada para época, quebrando tabus na cidade. Um espaço dominado por homens, como na política, Diva foi a primeira mulher a trabalhar na Câmara de Vereadores de Esteio. “Naqueles tempos, a maioria executava tarefas ligadas a vida doméstica ou em família, como professora, balconista de loja ou salão de beleza. Praticamente não havia mulheres atuando em locais com a presença masculina. O que me facilitou nessa função foi a vontade de aprender e minha imposição como mulher”, destacou a funcionária aposentada, que abriu portas para que outras seguissem o mesmo exemplo. “Sempre tive essa altivez e postura. Talvez seja um dos motivos de tudo que tenha conseguido durante minha carreira e em minha vida”, disse Maria Diva. 
Ela explicou que foi casada por mais de dez anos e optou por não ter filhos. “Até nesse ponto fui corajosa não me arrependo. Tanto que ajudei a criar sobrinhos que são para mim verdadeiros filhos”. Maria Diva ressaltou que a vida familiar é fundamental para o desenvolvimento da criança e do jovem. Mas o que tem se visto é a perda de valores. “A sociedade está impondo condições fazendo com que a estrutura familiar se perca e o resultado é a violência, drogadição, entre outros malefícios”.  



“Para termos condições de publicar a obra, o prefeito da época, Luiz Alécio Frainer pagou o papel para ser impresso na Capital. Foi um sacrificante, mas valeu a pena, pois deixamos esse registro para a história”.


Primeiro registro de uma  “Desquitada” no Município


Em uma época em que as mulheres tinham que viver sob a custódia do pai ou do marido, Maria Diva foi a primeira mulher na cidade a pedir o desquite (separar-se do marido, pois a lei do divórcio aconteceu somente no final dos anos 70). “Após essa medida fui me casar no Uruguai, caso que muitas pessoas faziam ao se separar. Alguns locais não reconheciam a situação, pois haviam pessoas que possuíam duas famílias”, relatou Diva. “Nunca fiquei com uma pessoa apenas por ficar. Quando amo é para valer e se não der certo, cada um toma rumo na vida e devemos buscar a felicidade”.  Em relação da mulher na sociedade, Maria Diva enfatiza que apesar de ter obtido avanços importantes, mas a mulher tem usado erroneamente a sua liberdade que foi conquistada ao longo dos séculos. “Fico feliz em observar que o sexo feminino tem atuado com responsabilidade em espaços, predominantemente masculinos. Com o advento da pílula anticoncepcional, nos anos 1960, algumas mulheres achavam que podia se portar como homem, que ocasionou a mudança que talvez tenha prejudicado a forma de agir”, explicou Diva. 



Mulheres na política


Com relação a vida política, Maria Diva destaca que na vida política foi uma trajetória árdua, mas de conquistas. Em Esteio, uma das primeiras mulheres a serem candidatas a um cargo público foi Jaci Pimentel, mas somente na década de 70 que a primeira mulher foi eleita, Lufredina Araújo Gaya. Na Câmara Municipal, a primeira presidente foi escolhida somente nos anos 2000. “Apesar dos obstáculos, estamos ampliando os horizontes e se preparando para a mudança. A mulher faz algo diferencial, tendo uma essência feminina, mas com dinamismo e capacidade”. A mulher deve ter estilo e não ficar preocupada com os modismos que surgem a cada dia”.



FESTA

Carnaval de Esteio será
 realizado no dia 09

Evento também faz parte da comemoração 
de aniversário da cidade


Está previsto para acontecer no dia 09 de março, na Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio, o carnaval fora de época do Município. O desfile terá a abertura a partir das 21 horas. Nesse ano, irão passar na avenida somente a Escola de Samba Salgueiro. Uma medida que vem sendo tomada a alguns anos para não extinguir a festa de Momo na cidade são a participação de diversos blocos carnavalescos formados por pessoas de diversos segmentos da comunidade. 
A festa também faz parte das comemorações dos 58 anos de emancipação política de Esteio, que ocorreu no dia 28 de fevereiro. Uma estrutura será montada na passarela do samba, como arquibancadas e camarotes, além de um cercado para melhor abrigar o público presente. Durante a solenidade será entregue a chave da cidade para o Rei Momo, Rodrigo Jankoski, juntamente com a rainha, Flávia Muck e das princesas Hevellyn Gomes e Fabiana Tavares Escouto. Irão passar pela Avenida do Carnaval os blocos Juventude Católica, Negritude, Tom do Samba, Bicharada, Bloco da Dinda e da Comu. Já o Bloco da Cultura passará pela avenida, mas não concorre a premiação. Foi destinado para Sociedade Esportiva, Recreativa, Beneficente e Cultura Salgueiro, um valor de R$ 10 mil. Os blocos vencedores serão contemplados com um montante de R$ 2 mil para o primeiro lugar; R$ 1,5 mil para o segundo colocado e R$ 500,00 para o terceiro. 
Os recursos são oriundos do orçamento da secretaria de Arte e Cultura. 
No mesmo dia, mas no período da tarde serão realizadas diversas apresentações artísticas com músicos locais e regionais. 


ESPORTE

Acores participa de corrida na Festa da Melancia em Arroio dos Ratos



Morador do bairro Parque Amador, em Esteio se tornou bicampeão da Rústica da Festa da Melancia, no município de Arroio dos Ratos. Matheus Machado Guedes concorreu na modalidade infantil e correu cerca de três quilômetros, completando a prova em 13 minutos. Na mesma categoria, outro garoto esteiense, Expedito ficou na quarta colocação. Na categoria adulto, a presença do campeão da 1ª Maratona de Porto Alegre, Adão Camões, que participa com integrantes na faixa etária 60 a 64 anos, subiu ao pódio mais uma vez. Maicon da Silva dos Santos conquistou o segundo lugar, na categoria 20 a 24 anos. Entre os mais jovens, Miguel Costa ficou com a medalha de bronze, com os representantes de 16 a 19 anos. Nesta mesma categoria, Pedro Teixeira ficou no vice-campeão. Entre as mulheres, entre 50 e 54 anos, Noeli Faleiro obteve a primeira colocação, seguida por Lucia Beatrix Bertels Marques. Segundo Paulo Henrique dos Santos, que integra a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores), também participaram do evento esportivo Leonardo Zanatta, que atua como treinador dos atletas de Esteio, Elvis Barrios de Sá e Antônio Carlos Ribeiro de Moraes. “A entidade tem por objetivo incentivar a pratica de atividades físicas, em especial a corrida. Essa ação também ajuda na autoestima dos participantes”. 


SOCIAL

Comemoração


O Colégio La Salle de Esteio festejou no dia 04 de março, 61 anos de existência em Esteio. As seis décadas foram dedicadas a um ensino de qualidade e a valorização do ser humano. 


Parabéns

Noemia Buscari recebeu diversas manifestações de carinho e alegria pelo seu aniversário comemorado no dia 05 de março.


Formatura



No dia 02 de março, Cíntia Boeira integrou a turma de formandos do curso de Enfermagem. A solenidade foi realizada no auditório Municipal Vanessa Ceconet, em Sapucaia do Sul. “És uma mulher de garra, inteligência e merecedora”. Esses são os votos de seus irmãos Charles e Janaina, além dos amigos Janda e Nairon. 


Felicidades


O dia 25 de fevereiro, Mario Sérgio Battistello festejou seu aniversário. Durante a data, o ex-vereador recebeu diversas manifestações de homenagens. 


Aniversário


O casal Cristiano e Karine comemoraram a passagem de seus respectivos aniversários, no dia 24 e 28 de fevereiro. Esse momento especial contou com a presença da família e de amigos que parabenizaram ambos pela data. Um abraço especial foi do filho do casal, Igor. 


Feliz Aniversário


Ernani Arnold comemorou no dia 28 de fevereiro, a passagem do seu aniversário. A data foi celebrada por amigos e familiares. 


SEGURANCA

Bombeiros de Esteio fecham CTGs e associação comunitária

Motivo principal é a falta de plano de
 prevenção de incêndio nos locais


Integrantes do Corpo de Bombeiros de Esteio realizaram no dia 01 de março, vistorias em diversos estabelecimentos que agregaram a presença de público. Entre os participantes estavam o 1° QPM -2, o sargento Álvaro do Nascimento e o soldado Cleber Rodrigo Machado Silveira. Os locais mais atingidos foram os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). As entidades que foram fechadas foram o Independência Gaúcha, no bairro Novo Esteio e o Esteio da Tradição. O Chama Nativa e Poncho Crioulo estavam fechados. Também sofreu interdição, a sede social da Associação Comunitária Bairro do Parque. Junto a equipe também esteve presente uma guarnição do policiamento ostensivo para evitar problemas ou situações constrangedoras. 
Segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade, foi verificada a situação de prevenção contra incêndio em locais com aglomerações de pessoas. Alguns desses estabelecimentos estavam em funcionamento. Além disso, todos os espaços visitados não possuíam alvará do Corpo de Bombeiros. A corporação destaca que o importante que todas as áreas façam um plano de prevenção contra incêndio e instalem equipamentos obrigatórios, evitando tragédias. 
Muitas dessas medidas se intensificou após o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro. Pelo menos 240 pessoas, em sua maioria jovens perderam a vida. Encontram-se fechados o Clube Aliança, do Comércio e o salão de festas da Apae. Alguns desses precisam se adequar, inclusive com a instalação de portas corta-fogo, rampa de acesso e sinalização nas saídas de emergência. 





FURTO

Veículo furtado em Sapucaia 
é encontrado em Canoas


Agentes da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos de Canoas (DFRV/DDT) sob a coordenação do delegado Thiago Lacerda conseguiu recuperar um caminhão que havia sido furtado em Sapucaia do Sul. A recuperação do veículo aconteceu na manhã de 04 de março. Segundo o delegado, após denúncia anônima, uma guarnição acompanhada da Brigada Militar do município fizeram diligências no bairro São Luiz, em Canoas, quando foi encontrado estacionado em frente na rua o caminhão, que foi avaliado em R$ 90 mil. “As investigações irão prosseguir no sentido de desmantelar uma quadrilha que tem autuado na região Metropolitana, por furto de caminhões”, disse Lacerda. 


PRISÃO

Mulheres são presas por tráfico de drogas

Dupla foi detida em uma residência no bairro Sete, portando armas de uso exclusivo 


Policiais do 33° BPM de Sapucaia do Sul prenderam em flagrante na tarde de 27 de fevereiro, duas mulheres, de 26 e 31 anos, suspeitas de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A prisão ocorreu em uma residência localizada na Rua Canizio, no bairro Sete.
Segundo informações da BM, os policiais militares foram até o local indicado após receberem diversas denúncias anônimas comunicando que haviam pessoas armadas fazendo segurança para a comercialização de entorpecentes. Ao avistar duas mulheres em atitude suspeita, uma guarnição se aproximou, mas a dupla conseguiu fugir para o interior da casa. Ambas foram detidas dentro do imóvel. Uma delas foi identificada pelo sistema prisional com registros por ameaça, furto qualificado e receptação. Com ela foi encontrado um frasco contento 20 pedras de crack, uma pistola calibre 38, além de uma munição com 13 cartuchos. A suspeita também tinha uma pistola, mas foi jogada na rua, quando avistou os PMs. Já a segunda mulher, que é proprietária do imóvel, os policiais foram até a cozinha e acharam numa bolsa 176 pedras de crack, embaladas para ser comercializada, além de 18 gramas da droga. Também foi encontrado cinco buchas de cocaína, um pote contento R$ 463,90 em moedas e R$ 324,00 em cédulas. Os policiais avistaram junto ao montante uma nota de um dólar. 
DROGAS
Em um vistoria numa residência próxima, os policiais acharam mais materiais de uma das mulheres, que é conhecida no bairro por tráfico de entorpecentes. Com ela, os brigadianos acharam numa sacola duas petecas de cocaína, um tijolo de crack, um de maconha e uma balança de precisão. Também foi encontrado um carregador de pistola calibre 40, com um cartucho. Em dinheiro, os policiais retiraram da casa R$ 5.500,00, em cédulas de pequeno valor. As suspeitas juntamente com o material apreendido foram encaminhadas a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foi feito o boletim de ocorrência, em flagrante, no delito de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. A dupla foi encaminhada para o Presídio Feminino. 


VIOLÊNCIA

Esteio registra aumento de casos de violência contra a mulher


O Dia Internacional da Mulher também é uma data para reflexão. Um dos tópicos a serem comentados é em relação a violência contra o sexo feminino. Em Esteio, a Delegacia de Polícia, tem há pelo menos três anos, um posto de atendimento contra esse público. 
Segundo o titular da DP, Leonel Baldasso, desde 01 de janeiro até 06 de março de 2013 foram expedidos pelo órgão 69 medidas protetivas para a Comarca da cidade. “É uma forma do agressor não se aproximar da vítima”, explicou Baldasso. Ele salientou que foi instaurado pelo menos 133 inquéritos sobre violência doméstica. “Pode-se afirmar que houve um aumento de registros relacionada a agressão contra a mulher na cidade. Em todo o ano de 2012, a quantia foi de 252”, comentou o delegado. 
Baldasso falou que a violência não fica restrita as pessoas com baixa escolaridade e condições financeiras. “Atualmente há registros em diversos bairros e até de classes com mais recursos”. 
Um dos motivos alegados por Baldasso para o crescimento talvez seja a realização de um estudo socioeconômico e também leis ainda mais rígidas para resolver o problema. “A intolerância dos homens, principalmente em casos de traições pode ser um indicativo”, ressaltou o delegado. Ele enfatizou que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o uso de drogas também contribui para violência.  “Vamos tentar uma parceria importante com a Coordenadoria da Mulher e desenvolver ações para diminuir esses números, para os próximos anos”. A responsável pelo setor atualmente é Maria Cristina Horn.


INCÊNDIO

Fogo destrói residência no bairro Ezequiel


Uma residência localizada na Rua Guido Possamai, no bairro Ezequiel foi destruída num incêndio. O sinistro ocorreu no dia 02 de março. 
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município, houve uma destruição total da residência que era de madeira. 
A agilidade dos bombeiros foi importante, pois as chamas já estavam atingindo moradias vizinhas. As possíveis causas do incêndio serão averiguadas pela perícia. 
Ninguém ficou ferido no ocorrido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário