quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

EDIÇÃO 1873


ESPAÇO LIVRE

Homenagem no carnaval - Durante o desfile da escola Mangueira, em Sapucaia do Sul, parte dos integrantes da diretoria da agremiação usavam uma camiseta que possuía a seguinte frase: “Mesmo ausente, nosso presidente Cacaio está presente”. 
Esta frase foi uma maneira de homenagear um dos mais importantes incentivadores ao carnaval de rua de Esteio e Sapucaia, que faleceu em 2012. 

Mato - A falta de limpeza na área localizada em frente a Rua irmã Dulce, na Vila Natal, tem deixado moradores revoltados com a situação. Por ser um espaço de propriedade privada, os responsáveis praticamente não tomam nenhuma iniciativa em reverter o problema. Além do mato alto, as famílias que residem em frente também sofrem com a infestação de mosquitos, moscas e até baratas.  

Incidente - Na tarde de 25 de fevereiro, uma situação chamou a atenção das pessoas que trafegavam pela Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua 24 de Agosto. 
Um dos motivos foi uma discussão entre um pedestre e uma guarnição da Guarda Municipal. Para buscar uma solução ao problema, a Brigada Militar, que estava passando no momento encaminhou todos a Delegacia para mais esclarecimentos. 

INSTANTÂNEA

Investimentos - Um grupo de vereadores estiveram reunidos com o chefe de Gabinete da secretaria de Segurança Pública do Estado, o coronel Nereu Vargas. Um dos motivos do encontro foi para reivindicar melhorias para o Corpo de Bombeiros do Município. Os parlamentares entregaram ofício ao Coronel solicitando a ampliação do efetivo da corporação e cobraram o cumprimento da demanda aprovada no ano passado, durante a Consulta Popular, em que os esteienses definiram como prioridade a aquisição de um caminhão e de uma ambulância para o Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes os vereadores Harri Zanoni, Leonardo Pascoal e Rafael Figliero. 

Faixa - A bailarina Mariana Cardoso, de 15 anos, receberá uma homenagem, durante a festa de aniversário de Esteio, no próximo dia 09 de março, no Santo Inácio. Ela receberá a faixa de 1ª bailarina da cidade a conquistar diversos prêmios e ter representado o Município em várias competições de dança clássica pelo Estado e pelo país. 

FLAGRANTE DA SEMANA

O gosto pelo carnaval, muitas vezes, é influência da família ou em determinadas situações desde a infância, quando é levado para brincar nos salões. 
Durante o desfile de uma das escolas de samba, em Sapucaia do Sul, uma integrante da ala das baianas chamou a atenção da plateia. O motivo foi que no decorrer do desfile, a mulher carregou por toda a avenida seu filho pequeno no colo, enquanto dormia. Isso também demonstra o amor pela folia e ao mesmo tempo, o cuidado com a família. 

AGENDA

Música  - No dia 10 de março está previsto, a primeira etapa do 1º Festival de Música e Meio Ambiente – Rio dos Sinos, de Sapucaia do Sul. As apresentações irão ocorrer na Praça General Freitas, Centro da cidade. Um dos objetivos do evento é proporcionar a descoberta de novos talentos e incentivar a produção musical na região. Mais informações através do e-mail festivalmeioambiente@gmail.com.

Carnaval - No dia 09 de março, acontece o carnaval de rua de Esteio. A festa tem início a partir das 21 horas, na Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio. Além da escola Salgueiro, também passarão pela avenida alguns blocos carnavalescos de diversos segmentos da comunidade, que estão no páreo para a conquista do título. 

Teatro - O projeto “Teatro para Todos” tem início no dia 04 de março. Uma das novidades foi a abertura de uma nova turma para atender a procura de adolescentes com idade entre 11 e 16 anos. A responsável pela atividade é a professora Michele Darolt. O projeto é uma parceria entre as pastas da Cultura e Educação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 9181-8221. 

Majestades de Momo
A festa ocorre no dia 09 de março, na Avenida do Carnaval,
em parceria com os festejos de 58 anos da cidade

Corte escolhida para o carnaval de rua de Esteio
Apesar do carnaval já ter terminado, perante o calendário, em Esteio ainda está nesse ritmo. Na noite de 22 de fevereiro, aconteceu a escolha da Rainha e das princesas da festa de Momo na cidade. O evento ocorreu a partir das 20 horas, na Avenida Ernesto Dornelles, conhecida como Avenida do Carnaval, no Santo Inácio. 
Conforme a responsável a titular de Arte e Cultura, Ângela Ruas, nesse ano foram 12 candidatas ao título de soberanas. “O evento foi realizado dentro das normalidades, inclusive com a presença maciça da comunidade”, disse Angela. Ela salientou que com a mudança de local, houve uma maior participação da comunidade, no qual resultou num incentivo a mais para as candidatas.
A segunda princesa foi eleita a Fabiana Tavares Escouto. Já o segundo lugar ficou cargo de Hevellyn Gomes. A primeira colocada foi Flávia Muck, de 17 anos e o Rei Momo é Rodrigo Jankoski. No sábado, a corte esteve realizando sua primeira apresentação após a escolha, quando estiveram prestigiando o carnaval de Sapucaia do Sul. 
Após a escolha da corte 2013, houve as apresentações da escola de samba SER, Salgueiro e do Bloco tom do Samba. O desfile dos blocos Juventude Católica de Esteio, Negritude, Tom do Samba, Bicharada, Bloco da Dinda e da Comu irão passar no dia 09 de março, a partir das 21 horas, na Avenida do Carnaval. O Bloco da Cultura não participa da mobilização. 

Esteiense faz doação de frigideira 
para o Museu Destaque

Paulo Rodrigues entregando para Carmen Costa
Morador de Esteio, Paulo Ricardo Rodrigues esteve no Museu Destaque, na tarde de 27 de fevereiro, para fazer a doação de uma antiga frigideira que era utilizada para fazer panquecas, na década de 1940. O objeto foi um utensílio que esteve presente em diversas residências da cidade e era utilizada em fogão a lenha. “Foi a oportunidade que tive, pois foi na véspera em que a cidade comemora 58 anos de emancipação”, 
disse Rodrigues. 
A partir de março, o publico interessado em conhecer mais sobre a história de Esteio, através de fotos e objetos poderão ir visitar o Museu Destaque. O local passou por melhorias nos meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de proporcionar um melhor acolhimento aos visitantes. As peças foram cadastradas e tombadas, com o propósito de facilitar ainda mais a pesquisa. Interessados em visitar o Museu pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712. O espaço cultural fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro. 

Ex-prefeita de Esteio é condenada 
a devolver dinheiro público

Sandra Silveira e Victor Zampetti 
Desembargadores da Terceira Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado, por decisão unânime condenaram a ex-prefeita Sandra Beatriz Silveira a indenizar o Município por ter admitido um estrangeiro para ocupar algumas pastas em seu secretariado, enquanto foi chefe do Executivo. Conforme informações obtidas no processo, Victor Zampetti teria requerido sua naturalização em abril de 2007 e obtido formalmente em 07 de agosto de 2008. Victor é natural do Uruguai. Ele assumiu diversas secretarias na gestão da ex-prefeita, como o Desenvolvimento Econômico, Cultura, Especial de Governo e chefe de gabinete. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual. Perante a lei é proibido a contratação de estrangeiros para assumir a função de secretários. Além disso, os direitos políticos de Sandra Silveira e Victor Zampetti foram cassados para os próximos oito anos. Os réus estão inclusos na Lei da Ficha Suja. 

Eleita a diretoria do Conselho 
do Bem - Estar Animal em Esteio
Presidência e vice ficaram a cargo de Ana Maria Cardoso e Dina Vicente

Dina Vicente e Ana Maria Cardoso
A primeira diretoria do Conselho Municipal do Bem Estar Animal (CMBEA) do município ocorreu no dia 20 de fevereiro. A solenidade foi realizada no auditório da Casa dos Conselhos, localizado no subsolo do prédio administrativo da Prefeitura.  Participaram 14 representantes de órgãos públicos e de entidades da cidade. Na votação, foi eleita como presidente Ana Maria Sanches Cardoso e como vice, Dina Vicente. Como secretário, o titular é André Furtado. Já o Conselho Fiscal terá como representantes Clarice Dal Molin Teixeira, Selma Rodrigues da Silva e Giovani Rodrigues. 
Segundo Ana Maria, o grupo irá atuar na defesa de todos os animais, não ficando restrito apenas aos de rua. Também pretendemos buscar ajuda para melhorar o Canil Municipal e estudar a viabilidade de ter um espaço para animais de grande porte e exóticos. Com a diretoria formada, é a oportunidade de acontecer reuniões mensais para discutir soluções sobre maus tratos de animais no município. O CMBEA, que foi criado em 29 de outubro de 2012 baseado na Lei Municipal 5571, tem como objetivo estudar e colocar em prática medidas de defesa dos direitos de todos os animais, associados à responsabilidade social, ambiental e de cidadania. O CMBEA é um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo dos assuntos relativos aos Direitos e Bem Estar dos Animais no Município de Esteio.
ENTIDADES QUE COMPÔEM O CONSELHO
Representantes do Poder Público
Centro Municipal de Controle Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde 
Secretaria de Educação e Esporte 
Secretaria do Meio Ambiente 
Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana 
Câmara de Vereadores
Policia Militar
Bombeiros 
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Representantes da Comunidade
Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua (GEPAR)
Grupo dos Animais e Tratadores de Animais (GATA)
União de Associação de Moradores de Esteio (UAME)
Clínicas Veterinárias de Esteio
Comerciantes de Agropecuária e Pet Shops locais

Carnavalescos do RJ conhecem 
a festa sapucaiense

Rei Momo, Marco Aurélio Bica e os carnavalescos cariocas
Ligados ao carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, os agentes culturais Carlos Santos e Rafael Desterro vieram conhecer um pouco mais sobre a festa de Momo em Sapucaia do Sul. A dupla esteve a convite do Rei Momo da cidade, Marco Aurélio Bica. Os carnavalescos atuam nas agremiações Tom Maior (SP) e União da Ilha do 
Governador (RJ). 
Carlos, que tem mais de 30 anos de trabalhos no carnaval, relatou que o primeiro contato que teve com o carnaval do Rio Grande do Sul foi em 2002, quando atuava na Caprichosos de Pilares e a escola prestou uma homenagem aos 230 anos de Porto Alegre. “Não sabia da infraestrutura e do trabalho que era realizado, no qual fiquei fascinado”, comentou Santos. Ele ressaltou que Uruguaiana também tem se tornado uma referência fora do Estado, devido a qualidade. “Além de ser o maior espetáculo da Terra, o carnaval hoje é transmitido pela internet e para mais de 170 países, através da televisão”. Em relação a Sapucaia, Carlos falou que a tendência é crescer a cada ano e uma das medidas é qualificar os profissionais que trabalham nesse segmento. “Se continuar desta forma, Sapucaia também entrará para as cidades que possuem um espetáculo de qualidade para os espectadores”. 

Mutirão de limpeza é realizado na 
Escola Estadual Bairro do Parque
Voluntários e colaboradores ajudaram na revitalização da instituição

Colaboradores e voluntários ajudaram na limpeza do local

Antes da limpeza, o mato estava cobrindo o pátio da instituição
Uma das medidas tomadas pela direção da Escola Estadual Bairro do Parque, no bairro Novo Esteio, a partir do retorno dos estudantes após o período de férias foi uma revitalização geral em grande parte da instituição. Foram pintadas paredes externas e algumas salas de aula que se encontravam em péssimo estado de conservação. Além disso, a escola estava sendo alvo de depredações por vândalos que invadiam o estabelecimento para tentar furtar objetos e consumir drogas. Para resolver o problema ocorreu durante o dia 23 de fevereiro, um mutirão de limpeza, que contou com o auxílio de servidores, professores e moradores da localidade. Também estiveram ajudando pais e responsáveis de alguns alunos. 
De acordo com uma das responsáveis pela escola, Maribel Cherutti, quando foi conhecer a infraestrutura ficou chocada com a situação de abandono como foi deixada. “Não apenas os materiais haviam sido destruídos, mas também vidros das janelas e a tela de proteção tinham sido danificados para facilitar o ingresso dos indivíduos”, relatou Maribel. 
Maribel falou que para buscar uma solução foi realizada no dia 08 de fevereiro, uma reunião com representantes do Executivo, Legislativo, Brigada Militar e da 27ª CRE para resolver o caos que se formou durante os meses de férias dos alunos. “Não queríamos ficar restrito apenas as dependências da escola, mas ao redor como uma sinalização adequada, segurança, principalmente na entrada e saída dos estudantes”, informou a educadora. O retorno dos alunos aconteceu no dia 27 de fevereiro, com diversas mudanças, entre elas, uma nova equipe na direção e de novos professores. Também há presença de novos funcionários que foram chamados no último concurso realizado pelo Governo do Estado. 

Estudantes da rede estadual retornam 
às aulas com novidades
Mais de um milhão de alunos da rede pública estadual retomaram suas atividades escolares no dia 27. São 2.574 escolas, com um total de 81.464 professores, que iniciam o ano letivo de 2013. Entre os investimentos para esse ano, está a reforma de 916 escolas, com recursos de R$ 114 milhões. Também foram aplicados R$ 66 milhões em modernização tecnológica através do Programa Província de São Pedro, onde a Escola Tomé de Souza foi uma das contempladas. Ao longo da semana, cada Coordenadoria realizou atividades de formação para marcar a abertura do ano letivo. Aproximadamente 30 mil pessoas participaram das atividades. Já no dia 05 de março, um grupo de alunos e educadores  erão recebidos para uma cerimônia oficial de entrega de equipamentos e reconhecimento dos alunos gaúchos medalhistas nas olimpíadas nacionais de Língua Portuguesa e Matemática, em Porto Alegre. Na oportunidade, 30 professores receberão tablets, representando os 22 mil professores efetivos do Ensino Médio que serão agraciados com o equipamento tecnológico. 

Paulo Borges: Um cidadão que adotou
Esteio para viver e trabalhar
Além disso, recorda a data da emancipação da cidade

Paulo Borges em seu escritório, após 64 anos dedicados a Medicina
Aos 89 anos, Paulo Justiniano Lucena Borges, conhecido simplesmente por Paulo Borges aposentou-se da profissão de médico, com especialidade em pediatria. Atuou na área por 64 anos na função, tornando-se um dos mais respeitados e admirado pelos colegas na cidade e na região. Por seis décadas trabalhou no consultório que ficava localizado ao lado de sua casa, na área central da cidade. Ele relata que o primeiro contato com a então Vila de Esteio foi a trabalho em 1950, quando essas terras pertenciam a São Leopoldo. Para chegar ao trabalho, vindo de Porto Alegre onde residia se deslocava de ônibus, por uma estrada de chão, que décadas depois se tornou a BR 116. Após alguns anos trafegando de transporte coletivo, resolveu comprar um carro para prestar um melhor atendimento. “Me recordo que o primeiro veículo que comprei para vir ao trabalho foi uma Austin A 40, que era uma das novidades da época. Permaneceu com o automóvel por alguns anos, pois me ajudou ir a casa dos pacientes que residiam em áreas mais distantes do Centro”. Borges disse que o carro também serviu para deslocamento de doentes, como forma de agilizar no atendimento. Ele salientou que após o casamento com Vera Rita, em menos de 30 dias tomou uma solução definitiva que foi vir morar em Esteio. “O primeiro local onde ficamos instalados foi num apartamento sob uma farmácia, na Presidente Vargas, ao lado onde moro até hoje. Na época, o médico tinha que morar e trabalhar próximo a um farmacêutico”. 
Paulo Borges comentou que tinha interesse em comprar um terreno em frente a farmácia (hoje está instalado a agência do Banco do Brasil), que tinha como dono Theodomiro Porto da Fonseca mas o proprietário da área não  vendeu. Mas surgiu a oportunidade de adquirir uma área para construir sua moradia e seu consultório. “A casa levou cerca de seis anos para ficar pronta, mas ficou como nós gostaríamos que ficasse”. “Me sinto bem residir neste local, pois estou próximo a diversos serviços e a pontos estratégicos. Hoje praticamente é a única casa de moradia na avenida”. 
AVANÇOS
Em relação aos avanços nos últimos anos, Paulo Borges lembrou que em frente a sua casa havia um campo de futebol, onde as crianças se divertiam. “Além disso, acompanhei o crescimento da vida social, com a presença do Clube Aliança e na mesma via, o Clube do Comércio. “Não me arrependo de nada e faria tudo novamente. Nunca tive inimigos na cidade”.  
O médico, com especialidade em clínica geral e pediatria acompanhou algumas reuniões na década de 50 sobre a emancipação política de Esteio. Ele falou que antes do surgimento do Hospital São Camilo, o tratamento dos doentes eram feitos em casa em seu consultório. Já os casos mais graves eram enviados para Casas de Saúde de Porto Alegre, em especial a Santa Casa e para o Centenário, em São Leopoldo. 
Desde sua vinda para Esteio, Paulo e Vera, apesar da timidez sempre estiveram próximos a pessoas importantes da cidade que contribuíram para as melhorias. No período que antecedeu a emancipação política teve a oportunidade de conhecer pessoas importantes como Luiz Alécio Frainer, Galvany Dorneles Guedes, Ivo Werlang, entre outros. Já na Medicina conheceu Dr. Oséas Vieira da Cunha, Darcy Zollin e Ataliba Devenuto. Ele enfatizou que no dia 28 de fevereiro de 1955, houve uma queima de fogos de artifício pela conquista. Durante os anos em que exerceu a função de médico, somente em fevereiro de 2013 resolveu não mais trabalhar. O tempo é dedicado a família e as plantas, seu hobby favorito. 

Médico que poderia ter ido a 
2ª Guerra Mundial

Amor entre Vera e Paulo não mudou ao longo de seis décadas
Na área da saúde, Paulo Borges frisou que hoje a muito mais recursos do que ao iniciar na profissão, após a formatura, em 1947. Após a inauguração do São Camilo fui um dos primeiros funcionários a trabalhar. Tanto que existe uma sala, na ala pediátrica com meu nome. Durante sua trajetória de vida, Paulo Borges quase foi lutar na 2ª Guerra Mundial. Entre 1944 e 1945, Paulo estava se preparando para ir lutar na guerra, onde chegou a fazer um curso preparativo. “No ano que iria, foi suspensa a remessa de jovens brasileiros para a Europa, mas alguns colegas chegaram a embarcar. Apesar de não ter ido, mas fiquei como aspirante de oficial da reserva”.

Seis décadas de amor e lealdade
Companheira há mais de 60 anos, Vera Rita, casou-se aos 20 anos, com Paulo e veio residir em Esteio, que por decisão ficava mais perto do que se deslocar para a Capital. Desde o primeiro momento que pisou em solo esteiense se identificou com o local. “Criei meus filhos aqui e não me arrependo. Uma das recordações do passado era um bom convívio com as pessoas, pois tínhamos a oportunidade de sentar em frente as casas, conversar e tomar chimarrão”, informou Vera. Ela destacou que no Centro se podia fazer era ir a Padaria Estrela do Sul, onde se degustava um doce e tomar refrigerante. “Além disso, podíamos encontrar amigos e conhecer novas pessoas”. 

Papa Bento XVI se despede dos fiéis
Até meados de março será escolhido o novo pontífice 

No dia 28 de fevereiro entrará para história, depois de 600 anos, um Papa renuncia ao cargo.  Bento XVI deixará o posto, e passará a ser chamado de “Papa Emérito”, coexistindo com seu sucessor. No dia 27 ele disse que tem “grande confiança” no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve “águas agitadas”, ao falar publicamente pela última vez como pontífice, um dia antes de sua renúncia. Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado. Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou “águas agitadas e vento contrário”. “O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir”, disse. Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja “afundar”. “Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva”, disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.
Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida “não para seu bem, mas para o bem da Igreja”, e reiterou que sabe “da gravidade e da novidade” da decisão que tomou.
O pontífice, de 85 anos, afirmou que “não vai abandonar a Cruz” e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja. “Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2005 (ao ser eleito Papa)”. Bento XVI pediu que os fiéis orem pelos cardeais que, após a renúncia, terão de eleger seu sucessor, em uma tarefa que ele considera difícil. 
ESCOLHA
O decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. 
A expectativa é de que cerca de 100 cardeais participem deste encontro, segundo o Vaticano. Durante a tarde, no Pátio de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça. Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. 
Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de “Sua Santidade, o Papa Emérito”.

CDL parabeniza Esteio pelos 58 anos

Vendedores que ganharam o vale compra com Celso Antônio Dalmás, Longuinho Muzykant,
da Acise e o gerente do Banco Bradesco Flávio Cavicchioni
“A CDL acredita que nada melhor para comemorar o aniversário do município de Esteio do que a contribuição dada pela Entidade no sentido de promover o desenvolvimento da cidade e com isso a qualidade de vida de seus habitantes.Para movimentar a economia local e gerar empregos, o que acaba também aumentando a arrecadação para o município,  a CDL está à frente, com seus parceiros, da campanha Esteio Show de Natal. Esta campanha, já tradicional, mobiliza os lojistas e toda a comunidade esteiense, inclusive de outros municípios, que atraídos pela premiação direcionam suas compras para o comércio de Esteio.“O sucesso desta campanha só é possível com a adesão dos lojistas, o que muito nos alegra e incentiva, pois isso representa credibilidade nas ações da CDL. Este ano a loja Moda & Oferta foi quem sorteou o prêmio maior. Em nosso entender, um prêmio para o cliente e uma justa recompensa para este lojista sempre tão participativo que pode entregar o prêmio maior – um carro Zero Km – a um de seus clientes”, diz Celso Antônio Dalmás, presidente da CDL, satisfeito com a repercussão e o resultado final da campanha”.

Rede de loja realiza festa em 
homenagem a cidade

Parte da equipe da loja que trabalhou na festa
Para marcar a passagem dos 58 anos de Esteio, as filiais de lojas Colombo localizadas na esquina da Avenida Presidente Vargas, 1646 e 1969, no Centro, recepcionaram clientes e convidados, com um delicioso bolo e condições especiais, na terça feira dia 26 de fevereiro a partir das 09h. Além de contar também com a presença de alguns fornecedores que fizeram demonstrações referentes a produtos. 
Conforme a gerente Lúcia Consul, um dos objetivos do evento, além de lembrar a data, também tem como propósito incentivar para que as pessoas optem por comprar no comércio local. “Há muitos consumidores que vão para outras cidades como Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo gastar dinheiro, ao invés de investir na cidade. Devemos dar mais espaço e mudar a realidade”, disse Lucia. Ela salientou que a loja quer estar envolvida junto à comunidade.

Representantes da comunidade relatam
sobre o crescimento de Esteio
Empresários e líderes comunitários tem visões parecidas sobre a cidade

Bairro Novo Esteio se transforma durante a Expointer

Enio Florencio da Silva
Apesar de ter nascido em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, o líder comunitário Enio Florencio da Silva, adotou Esteio para viver e criar os filhos e netos. Seus pais vieram do interior em busca de emprego e de uma melhor qualidade de vida para a família. Enio recorda que na infância as lembranças era de um lugar com bastante áreas verdes e que tinha liberdade para brincar, sem muitas vezes, se preocupar com o perigo, que nos ronda na atualidade. “Nas imediações da Vila Pedreira sempre foi nossa moradia na cidade e não pretendo sair desse lugar”, disse Silva. Ele comentou que por volta da década de 1960 foi que teve início a abertura de algumas ruas na cidade. “Um dos momentos mais impressionantes foi a enchente de 1964 que chegou a atingir os trilhos do antigo trem. Praticamente todo o território ficou submerso pelas águas”, ressaltou o líder comunitário. 
Ao longo dos anos, Enio enfatizou que houve um crescimento e um progresso expressivo, com a instalação de indústrias, que hoje se tornaram multinacionais, uma vasta opção de serviços para a comunidade. “Além disso, nosso comércio tem obtido um êxito importante, não apenas na área central, mas em bairros mais afastados”. 
INVESTIMENTOS
Enio falou que um dos fatores que contribuíram para que Esteio chegasse aos 58 anos, em franco desenvolvimento, muito se deve a área que hoje está localizada o Parque de Exposições Assis Brasil, que sedia entre outros eventos, a Expointer. Apesar da grandeza da festa, mas a área não é reconhecida pelas autoridades competentes e até pela comunidade. “É um espaço que praticamente só é ocupado uma vez ao ano. 
No restante fica sem utilidade. Deveria ser promovidos eventos para movimentar o local”, opinou Silva.  
Como morador do Novo Esteio, Enio falou que a partir da conclusão da construção da BR 448 –Rodovia do Parque irá trazer mais empreendimentos e irá mudar a realidade do Novo Esteio. “Os benefícios não ficarão restritos apenas ao bairro, mas toda a região, em especial a cidade. Devemos comemorar e também estar mais alerta com o 
progresso”, lembrou. 
Fazendo uma perspectiva para os próximos anos, o líder comunitário destaca o seguinte: “Espero que a cidade seja cada vez melhor para as futuras gerações terem orgulho de morar aqui e valorizar os talentos da terra”. 

Delegado de Polícia do Município parabeniza os esteienses pela data

Delegado Leonel Baldasso
“Parabéns para a cidade de Esteio. É uma cidade em pleno desenvolvimento que guarda as características de uma cidade do  interior, com a simpatia de seu povo, alegria de suas ruas. 
Desejo cada vez mais progresso e desenvolvimento para esta bela cidade. Onde trabalho há mais de três anos”.

Acise destaca o desenvolvimento 
e as parcerias

Longuinho Muzykant juntamente com um palestrante que esteve na entidade
“Ao comemorar 58 anos Esteio vê-se diante de um panorama promissor com a BR-448 em vias de ser concluída até o próximo ano e a implantação de um Distrito Industrial que trará empresas de diversos portes para o município, sendo que nesta primeira etapa de pequeno/médio porte e com ela todos os benefícios e consequências.
Pois a ACISE, com olho neste futuro próximo, em breve estará lançando a campanha “ACISE/CDL Qualifica” , que com o apoio da co-irmã CDL e outras entidades de classe objetiva demonstrar ao empresário local a necessidade de investir na capacitação dos colaboradores para que se forme mão de obra qualificada, tão escassa no mercado de trabalho. Uma das ações mais recentes da Entidade foi a realização de duas edições da campanha Dia do Descarte Consciente, com envolvimento da comunidade, empresas associadas, Conselho do Meio Ambiente e Poder Público. Segundo Longuinho Muzykant, presidente da ACISE, o resultado final foi compensador: foram recolhidos, para descarte adequado, 13 toneladas de lixo eletrônico, 3.854 lâmpadas e 617 litros de óleo de cozinha. Esta ação, que partiu da ACISE, deverá ser continuidade neste ano de 2013 pela Prefeitura Municipal.
As reuniões almoço, denominadas “Oportunidade de Negócios”, trouxeram  nomes importantes e temas altamente esclarecedores, como o abordado por Valtuir Pereira Nunes, diretor geral do Tribunal de Contas do Estado que falou sobre como a sociedade pode exercer o controle dos gastos públicos.
A participação de Longuinho Muzykant, em conjunto com as co-irmãs da Regional Vale do Sinos da Federasul,  pressionando os órgãos governamentais  para que sejam resolvidos problemas  relativos a ERS-118, BR-448 e ERS-010, tem sido determinante, demonstrando a importância da reivindicação empresarial.
Assim a ACISE acredita estar fazendo a sua parte, tanto na área Empresarial quanto na área da Responsabilidade Social, nesta última quando em 2013 irá reeditar o Baile dos Sonhos, direcionado a meninas de baixa renda, cadastradas na Unidade da Parceiros Voluntários de Esteio e promovendo o Natal Feliz, também para comunidades carentes previamente cadastradas na Parceiros Voluntários”. 

Trabalhos na Rodovia do Parque 
estão em ritmo acelerado
Previsão de entrega da BR 448 na região é até o final de 2013 

O término total da Rodovia do Parque está previsto até o início de 2014
Se os trabalhos estiveram em ritmo acelerado, talvez nos 59 anos da cidade, Esteio terá uma via expressa atravessando seu território. É a BR 448 - Rodovia do Parque. Segundo informações dos responsáveis pela obra  estão previstas para serem entregues a população em dezembro e no início de 2014. Para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o lote 1, que corresponde o trecho de Sapucaia e Esteio está mais adiantado, com 68% dos serviços já concluídos. Dentre os serviços que já estão em execução está o lançamento das vigas no viaduto da interseção do acesso a Esteio (Km 3,5). Nesta ação serão instaladas quatro vigas de 32 metros de comprimento e pesando 92 toneladas cada uma. Para a movimentação das vigas, que estão depositadas ao lado do viaduto da interseção da BR-116 com a RS-118, serão utilizados dois guindastes. Para a colocação um terceiro equipamento fará o serviço.  Já teve início a pavimentação do segundo segmento do lote 1, entre os quilômetros 3,2 e 4, totalizando 6,4% do serviço para trecho. Atualmente os operários estão realizando a colocação do macadame-seco e da brita graduada. Em seguida, farão a aplicação do asfalto. Com isto, o lote que tem 9,14 quilômetros de extensão chegará a quase dois de trecho asfaltado. Também está em pleno vapor as obras para a instalação de uma elevada no final da Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio, interligando com um viaduto na 
via expressa. 
A terraplenagem e a pavimentação também estão evoluindo dentro do esperado nos trechos ainda em andamento. 
OBRAS EM ANDAMENTO 
Duplicação do viaduto da RS-118 
Interseção: entroncamento BR-116 com RS-118 
Viaduto sob a BR-448
Viaduto sobre a BR-448 - acesso a Esteio 
Viaduto de acesso a Esteio- Ramo de Acesso a Esteio - KM 3 
Ponte sobre o Arroio Sapucaia 

Esteio: 58 anos de trabalho e conquistas

A entrada da cidade está localizada nas margens da BR 116

Uma das principais vias expressas do país passa pelo Município 
No dia 28 de fevereiro, o município comemora a passagem dos 58 anos de emancipação política. A data marca ao longo das décadas o desenvolvimento desde os primeiros habitantes na então Vila de Esteio, que pertencia a São Leopoldo até os dias atuais, onde encontra-se em franco progresso. A então Vila de Esteio cresceu e em breve terá entre suas marcas positiva, o traçado da BR 448 – Rodovia do Parque, que irá contribuir ainda mais com seu crescimento, ao entorno do bairro Novo Esteio e nas imediações do Parque de Exposições Assis Brasil, que sedia anualmente a Expointer, considerada pelos especialistas do gênero como uma das maiores feiras do agronegócio do mundo e a maior da América Latina. Além disso, não é somente o Parque, mas Esteio tem como referência construída na cidade, o Arco, que ficava no principal acesso da cidade, em frente ao prédio da Prefeitura. 
Mas com a construção da Estação do Trensurb ficou escondido, sem mostrar sua verdadeira beleza. 
Por estar situada próximo a Capital e algumas cidades importantes do Rio Grande do Sul, muitas pessoas optam por adotar o Município como sendo sua moradia, apropriado para criar filhos e ter uma convivência em sociedade. Hoje, a cidade também está auxiliando na geração de empregos, impostos, a partir da vinda de empresas.  No livro Ao Longo dos Trilhos, de autoria de Miguel Luz, diretor do Jornal Destaque, retrata o progresso desde os primeiros colonizadores que chegaram a essas terras, passando pelos primeiros habitantes, o período de emancipação até chegar aos dias atuais. Também é retratado na obra os principais acontecimentos, eventos e obras que marcaram os primeiros 50 anos de emancipação da cidade. 

SOCIAL

Escolha da corte

Dina Valente, Mariana e Ana Maria Cardoso

 Natalia Bonatto e Paulo Damasceno

Ricardo e Antônio Arlan
Os foliões se divertiram na festa que marcou a escolha da Rainha e das princesas do carnaval de Esteio. O evento aconteceu na noite de 22 de fevereiro, na Avenida Ernesto Dorneles, no Santo Inácio. Na competição, doze meninas mostraram para o júri, beleza, samba no pé e animação. Além disso, também houve a apresentação da escola Salgueiro, com a divulgação do samba enredo e a exibição do bloco Tom do Samba. 

Carnaval de Sapucaia

Bloco da Saúde foi uma das apresentações da noite

 Virginia, Andre, Suzana e Suelen

Corte do carnaval juntamente com Carlos Santos e Rafael Desterro 
Centenas de pessoas acompanharam a passagem das escolas de samba, durante o carnaval de Sapucaia do Sul. A festa foi realizada na noite de 23 de fevereiro, na Avenida Sapucaia. Criatividade, alegria e muito samba foram alguns dos ingredientes do evento. 

Homenagem

O voluntário João Batista presta uma homenagem a esposa Rita, que comemorou seu aniversário no dia 09 de fevereiro. Já no dia 15, seu filho William foi quem festejou a passagem de mais um ano. 

Feliz Aniversário

Roberto ao lado da esposa Rita
Roberto Bibrich sopra as velinhas no dia 26 de fevereiro. Este momento de festa para todos que lembrarem. A equipe do Jornal Destaque deseja muita saúde, paz e alegria. 

Viagem

 A educadora com um grupo de amigas na Europa

 Ieda em Paris, em frente a Torre Eiffel
A educadora Ieda Brandolt Siqueira esteve de viagem pela Europa, onde teve a oportunidade de conhecer Paris e Londres. Ela relatou que teve a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame e o Palácio de Versailles. Já em Londres conheceu o Castelo de Windsor, onde pode assistir a troca da guarda real do Palácio. “Retornei renovada, com certeza uma outra pessoa”. 

POLÍCIA

Polícia Civil indicia homem por tentativa de homicídio de mulher encontrada na calçada
Vítima encontra-se em estado grave no Hospital São Camilo, 
em estado grave, com risco de morte

Os peritos efetivando teste de muminol e constatando sangue lavado no interior do apartamento
O suspeito de ter jogado uma mulher pela sacada do apartamento, no Centro de Esteio, na madrugada do dia 16 de fevereiro, foi indiciado pela polícia local por tentativa 
de homicídio. 
O delegado Leonel Baldasso relatou que a Brigada Militar foi acionada por vizinhos avisando que havia briga de um casal. Quando chegaram, os policiais viram a vítima  Vanessa Santos de Oliveira caída no chão de costas, com dos ferimentos na cabeça. Ela foi levada em estado grave para o Hospital São Camilo, que conforme boletim médico estava com edema cerebral, respirando com aparelhos e corre riscos em morrer. O seu companheiro, um comerciante de veículos estava no local e foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e está preso no Presídio Central.
“Já o inquérito policial foi concluído, com indiciamento do companheiro da mulher por tentativa de homicídio”, ressaltou Baldasso. Ele enfatizou que na versão dele a vítima se jogou do terceiro andar do prédio. Segundo apontam as provas periciais, com reagente químico os peritos constataram que havia grande quantidade de sangue lavado dentro do apartamento do casal, inclusive na escada do prédio. “A Polícia Civil deduz que ela foi lesionada dentro do apartamento e o companheiro colocado o corpo dela na calçada para simular um suicídio. Ele pode ter pensado que ela estaria morta e colocada a mesma na calçada para se livrar da responsabilização”, disse o delegado esteiense. 
O casal convivia havia a dois anos e brigavam constantemente. Outro inquérito na DP, que já investigava o homem por agressão e cárcere privado contra a vítima.

Esteio registra dois homicídios 

Uma moto foi encontrada ao lado do corpo
Anderson Fonseca da Silva, de 23 anos foi encontrado morto na manhã de 23 de fevereiro, no bairro Santo Inácio. 
A vítima foi encontrada, por volta das 8 horas da manhã, com três tiros a queima roupa, na Rua João Frainer. Próximo ao corpo havia uma motocicleta. Ele era foragido da Justiça por roubo. 
O delegado Leonel Baldasso destacou que um dos prováveis motivos do crime foi a mando de detentos de presídios próximos como Porto Alegre ou Charqueadas. “Talvez seja por vingança, devido seu envolvimento em crimes”, salientou delegado Baldasso. 
O outro registro foi de Cristian da Silva Moreira que foi encontrado morto no Beco 1, na Vila Pedreira. A vítima era foragida da justiça, por diversos registros de roubo e seu nome constava na lista de procurado pelo sistema penitenciário. Ele foi morto por dois tiros de pistola de grosso calibre. 
O homem estava com identidade falsa. 

Perseguição resulta com um morto 
e um ferido no Centro
Uma escrivã da Polícia Civil de Esteio foi vítima de um assalto no dia 26 de fevereiro, em Sapucaia do Sul. A escrivã estava em seu veículo, acompanhado pelos pais e a filha, quando foi surpreendida por dois homens armados. Ao parar o veículo numa rótula, no Centro, por volta das 18h30. 
Segundo o delegado Leonel Baldasso, a policial, mesmo armada, não reagiu, pois estava com familiares. “Os suspeitos fugiram em direção a Esteio, sendo perseguidos pela Brigada Militar de Sapucaia. Nas proximidades de um supermercado no bairro Tamandaré houve confronto com a BM, sendo um envolvido no assalto foi morto no local e outro ferido”, informou Baldasso. Ele destacou que um terceiro suspeito conseguiu fugir do cerco policial. Um deles, menor de idade, foi autuado em flagrante e apresentado na Promotoria de Justiça de Esteio. De acordo com informações da DP, os homens já haviam sido indiciados por roubo de veículo. A policial civil e seus familiares não se feriram. “As investigações irão se intensificar para prender o terceiro participante”, relatou o delegado. Leonel Baldasso falou ainda que a Escrivã tomou a decisão correta em não reagir e que os policiais militares agiram em legítima defesa, pois os indivíduos atiraram contra eles. Foi apreendido um revólver em poder dos suspeitos. 
O veículo e os objetos da servidora da polícia foram recuperados.

Objetos furtados de escola são recuperados pela Polícia Civil

Foram recuperados pela polícia diversos equipamentos 
Os objetos furtados do Centro Municipal de Educação Básica Alberto Pasqualini, localizada no bairro São José foram recuperados pelos agentes da Delegacia de Polícia. Segundo o Delegado Leonel Baldasso, o arrombamento ocorreu no dia 26 de fevereiro, durante a madrugada. “Os indivíduos arrobaram a porta da secretaria e furtaram diversos objetos, sendo computadores, rádios microfone e outros aparelhos eletrônicos da instituição”, disse Baldasso. Ele informou que um menor de idade foi flagrado em posse dos objetos e foi detido pelos policiais civis nas proximidades do prédio da escola. Ele será responsabilizado pela prática de receptação. “Mesmo assim iremos dar continuidade as investigações para apurar se haviam outros participantes no furto da escola”.

Ex-moradora de Esteio fica ferida 
em incêndio na boate
“Pai, estou toda queimada. Uma tragédia! Pegou fogo a boate Kiss. Me perdi do Bruno (namorado)”. Esse foi um pedido de socorro da estudante de Administração, Jéssica Duarte da Rosa, de 20 anos, ao entrar em contato com os pais que atualmente residem em Curitiba, comunicando sobre o incêndio no dia 27 de janeiro, em Santa Maria que já vitimou 239 pessoas. O pai da garota, Claudio Forgiarini disse que recebeu a notícia pela própria filha por volta das 4:35 da manhã, enquanto aguardava atendimento, de maneira consciente. “Minha filha foi uma das primeiras pessoas a serem transferidas de Santa Maria para a Capital, juntamente com o namorado”, informou Forgiarini. Ele destacou que o estado de saúde é um quadro grave, mas estável. Sua recuperação está sendo gradual e quando os médicos retiram o sedativo, ela responde bem ao tratamento. “A mãe dela tem acompanhado mais de perto a situação. Tanto que a médica comunicou que atualmente ela tem 30% de ventilação. Além disso, Jéssica sofreu queimaduras em pelo menos 25% do corpo, principalmente no braço e coxa direita e nas costas. Desde sua internação, já ocorreu raspagens para limpar a pele”, explicou o pai.  
Claudio comentou que ela tem uma religiosidade significativa. Tanto que no dia 02 de fevereiro, Jéssica e Bruno (que havia falecido nesta data) comemoravam cinco anos 
de namoro.
Jéssica nasceu em Santa Catarina, mas veio para Esteio ainda criança. Atualmente residem familiares na cidade e em Sapucaia do Sul. Jéssica estudou praticamente o ensino fundamental no Colégio La Salle, onde fez muitos amigos, que estão fazendo orações para sua recuperação. 
A vice-diretora do La Salle Esteio, Adriana Babot de Matos aguarda boas recordações da aluna. “Era muito estudiosa e tinha um grupo de amigas que estão sempre se comunicando. No ano de conclusão do curso teve que se mudar para outra cidade. Esta tragédia nos deixou triste”.  Adriana comentou que teve conhecimento de ex-alunos estão entre os feridos ou faleceram no dia, inclusive de Canoas. “Somos solidários e estamos dispostos a dar todo o apoio para as famílias”. Após ter passado quase 30 dias internada num hospital na Capital, Jéssica já está em casa se recuperando. 

PC desarticula quadrilha 
em operação policial
Além de Sapucaia do Sul, outras cidades próximas também 
foram abrangidas pela operação

Além de equipamentos, diversos suspeitos foram detidos na região

Sapucaia do Sul foi uma das cidades em que a Polícia Civil deflagrou no dia 21 de fevereiro, a ‘Operação Serra Talhada’. A ação contou com 280 policiais civis, com o apoio de 150 policiais militares. Foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão também em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha e Novo Hamburgo. Ao total foram presos cerca de 40 pessoas, além da apreensão de 14 armas, assim como munições de diversos calibres. 
Segundo o delegado Alencar Carraro, responsável pela operação, a ação teve origem na investigação de crimes de homicídio e tentativas de homicídio contra policiais militares. Durante o desdobramento das investigações, verificou-se uma teia de vários outros crimes, como roubo de veículos, roubo à carga, tráfico de drogas, latrocínio e roubo a sítios.Para o delegado Regional Marcelo Moreira será instalada uma Delegacia Móvel, a qual permanecerá pelo tempo necessário. Já a Brigada Militar manterá uma patrulha permanente no local.
ASSALTOS
Também há ramificação com o crime de roubo a bancos, já que um dos suspeitos que tinha a prisão preventiva decretada foi morto durante um confronto com a Brigada Militar (BM) juntamente com uma quadrilha de assaltos a banco. Um dos motivos da abrangência de Sapucaia é devido a rota de fuga que existe com a RS 118 e a BR 116. Alguns envolvidos também residem em território sapucaiense. No dia 19 de fevereiro, Sapucaia também foi alvo de uma operação policial intitulada ‘Sentinela’. O resultado foi a apreensão de um veículo e de equipamentos explosivos que poderiam ser utilizados para explodir caixas eletrônicos. Na operação uma mulher foi presa por envolvimento. O fato aconteceu no bairro Cohab. 

Mulher fica ferida em tiroteio 
no Capão da Cruz
Uma jovem de 21 anos ficou ferida após sua casa ter sido alvo de diversos disparos de tiros. O imóvel fica localizada as margens da RS 118, no bairro Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul. A Brigada Militar tomou conhecimento, pois foram comunicados que uma pessoa havia dado entrada no São Camilo, vítima de arma de fogo. Ela falou que estava em sua casa, quando alguns homens, no qual não tem a precisão bateram em sua porta dizendo ser policiais, inclusive com vestimentas apropriadas. O grupo invadiu a casa e disparou cerca de cinco tiros contra a mulher. Após o tiroteio, o bando foi embora. A vítima relatou que foi socorrida por um desconhecido que estava passando em frente casa, pois ouviu diversos pedidos de socorro. A mulher foi encaminhada ao hospital de Esteio por vizinhos e seu estado de saúde é regular. Ela comentou que não tem informações sobre quem poderia ter sido os prováveis autores do crime. A DP de Sapucaia investiga o caso. 

Jovem é preso por atos obscenos
A Brigada Militar do município prendeu um jovem de 19 anos, por cometer atos obscenos contra crianças e adultos, no bairro Olímpica. O fato ocorreu no dia 15 de fevereiro, em uma residência na Rua Max Kollert. 
Segundo informações de uma das vítimas, em seu depoimento para os PMs, estava fazendo limpeza em casa, quando observou pela janela que seu vizinho havia baixado a bermuda e fazendo atos libidinosos com seu órgão genital. Ela relatou que o indivíduo ficou observando as crianças brincando no pátio da residência, quando praticava o ato. Devido a exposição, a mulher resolveu monitorar o indivíduo, evitando que fizesse algo contra os pequenos, sem sua percepção. Ao ver essa cena, uma moradora da rua resolveu acionar a BM. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito no local indicado, mas já havia coberto as partes intimas com uma bermuda. Durante esclarecimentos aos policiais, ele comunicou que é natural do Ceará e está a trabalho no Estado. Por causa da cena inoportuna, o jovem foi indiciado por ato obsceno. 

Acidente entre carro e moto 
no Centro de Esteio 
Dois veículos se envolveram num acidente, na noite de 22 de fevereiro, entre as ruas 24 de Agosto e Alegrete, no Centro. Segundo informações da Brigada Militar, um automóvel estava na direção do sentido Centro/bairro, quando avistou outro veículo e ao tentar ultrapassar não observou a presença de uma motocicleta e colidiram. O condutor da moto caiu, onde foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Os integrantes do carro não tiveram ferimentos graves. Já os veículos envolvidos foram levados para o depósito.

Homem alcoolizado agride familiares
Um homem de 48 anos agrediu diversas pessoas da família, na madrugada de 23 de fevereiro. O fato aconteceu em sua residência localizada no bairro Novo Esteio. Conforme uma das vítimas, o homem estava bêbado e invadiu a casa, por volta das 2 horas. Além de quebrar diversos objetos e eletroeletrônico, o indivíduo chegou a agredir a irmã que teve escoriações no pescoço. Ele também ficou lesionado. Os feridos foram levados ao Hospital São Camilo. 

Assalto a pedestre no bairro Primavera
Um jovem de 20 anos foi assaltado em uma via pública, no dia 23 de fevereiro, por volta das 6h30, no bairro Primavera. Ele disse em seu depoimento na DP que reside há poucos meses na cidade e estava trafegando por uma rua, que não soube identificar, quando foi abordado por dois indivíduos armados de facas. A dupla roubou um aparelho celular, carteira com documentos e cartões de crédito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário