quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EDIÇÃO 1872

ESPAÇO LIVRE


Cinema - A partir de março, jovens com idades entre 18 e 29 anos terão a oportunidade de revelar seus talentos em benefício à sétima arte. Será feito em Esteio, um curso de cinema, para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Este projeto é uma iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM). Mais informações pelo 
telefone 9847-7007.

Carnaval - Apesar do carnaval de Esteio ocorrer somente em março,  a data na cidade passou de maneira despercebida. Enquanto no passado, os clubes chegavam esgotar a lotação, devido a quantidade de pessoas que prestigiavam a festa de Momo na cidade. Em 2013, com o interdição de alguns salões e também a migração de dezenas de pessoas para outros locais contribuiu para que praticamente não acontecesse festejos grandiosos. Esperamos que em 2014, a situação não se repita.

INSTANTÂNEA


Muro de escola - Representantes do Executivo estiveram realizando uma visita, no dia 15 de fevereiro, a direção da Escola Estadual Augusto Meyer. Gilmar Rinaldi e José Luiz da Silva (Zé da Brigada) apresentaram para a diretora da instituição, Nara Machado, o projeto para a construção de muro na escola, na área entre o campo de futebol e a rua. Na edição de 03 de janeiro de 2013, do Jornal Destaque foi publicada uma foto, no qual o muro estava caído e estava deixando moradores indignados com o ato de vandalismo. Com isso, será firmado um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para que as escolas municipais e outras entidades da cidade utilizem a área para prática 
de esportes. 

Mulher - Clóris Oliveira foi escolhida para ser a nova titular da Coordenadoria da Mulher do município. Professora de língua Portuguesa e Literatura, especializada em Psicopedagoga passou a comandar a coordenadoria, ligada ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A nova coordenadora reside no Novo Esteio, tem duas filhas (Roberta, 25 anos, e Fernanda, 21 anos). Clóris também é ex-conselheira tutelar e  esteve envolvida em movimentos sociais.

FLAGRANTE DA SEMANA

A falta de sinalização adequada, muitas vezes pode ser uma das causas de acidentes que envolvem veículos e também pedestres. Uma placa foi retirada do local e jogada próximo a grade de acesso ao Parque Assis Brasil,  localizado na esquina entre as avenidas Celina Chaves Kroeff e Independência, no bairro Novo Esteio. Sem a placa de identificação que indica “proibido estacionar”, torna-se perigoso de trafegar, pois uma das vias fica junto a BR 116, que tem movimento intenso em diversos horários.

AGENDA

Desfile
O desfile das escolas de samba de Sapucaia do Sul ocorre no dia 23 de fevereiro. A festa de Momo acontece na Avenida Sapucaia, no Centro da cidade. Irão passar pela avenida, Mangueira, Império do Vale, Águia de Ouro, Acadêmicos do Morro. A Unidos do Capão fará apenas uma apresentação, não participando na competição. 

Palestra
A União Municipal Espírita de Esteio (UME) promove no dia 23 de fevereiro, a palestra “Família na visão Espírita”. O encontro terá no comando Georgina Valente, que integra ao Departamento da Família, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. O início das atividades está previsto para às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal. O auditório fica na Rua 24 de Agosto, 535, Centro. 

58 anos
Para marcar a passagem dos 58 anos de emancipação política de Esteio, no dia 28 de fevereiro será realizada uma missa campal em homenagem a data. O início da cerimônia religiosa será às 17 horas, na Rua 28 de Fevereiro, 210, Parque Amador. O ato contará com representantes de diversas igrejas católicas do Município. 

Sapucaia do Sul sedia o 1º Festival de Música e Meio Ambiente Rio dos Sinos

Segue até o dia 28 de fevereiro o período para os interessados em inscrever sua produção musical para o 1º Festival de Música e Meio Ambiente Rio dos Sinos. Um dos objetivos da atividade é valorizar a produção musical do Município e região, além de proporcionar a descoberta de novos talentos, unindo com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos artistas já consagrados. Outro ponto em destaque nesse festival é incentivar a  composição musical, como também  valorizar o Rio dos Sinos como espaço de lazer, economia sustentável e vida. Em Sapucaia do Sul, o endereço para habilitar-se no festival é na Avenida João Pereira de Vargas, 2349, Nova Sapucaia. As inscrições podem ser feitas junto as secretarias de Cultura de Novo Hamburgo, que fica na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, 3º andar. Já em Canoas, o local para preencher a ficha e participar do festival é na Rua Ipiranga, 105, sala11. Moradores de Porto Alegre tem a oportunidade de divulgar sua música se inscrevendo no Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1501. Já no Instituto Estadual da Música há vagas. O instituto fica na Rua dos Andradas, 736. O material poder ser enviado através do endereço eletrônico festivalmeioambiente@gmail.com. 
Estão previstas sete apresentações classificatórias. A primeira etapa acontece no dia 10 de março, na Praça General Freitas. A segunda ocorre no dia 24, ao lado do Ginásio de Esportes da Escola Otaviano Silveira. A etapa final será no dia 09 de junho, 
no Parque Pesqueiro. 

PAC Mobilidade começa a sair do papel
Em Esteio e Sapucaia é estudada a possibilidade 
de melhorias no transporte coletivo

Avenida Presidente Vargas é uma das mais importantes de Esteio

Responsável por orientar a requalificação e a implantação de sistemas de transporte na Região Metropolitana, foi instituído no dia 06 de fevereiro, o Grupo de Gestão Integrada do PAC Mobilidade, que vai trabalhar por uma maior integração entre nove municípios da Grande Porto Alegre. Além da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, o grupo gestor é formado pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Metroplan e nove prefeituras. Serão realizadas reuniões semanais para acelerar os ajustes dos projetos contemplados com recursos do Governo Federal, por meio do PAC Mobilidade. 
REGIÃO
O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan, Oscar Escher, disse que a proposta do Estado visa a integrar o transporte público de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada com o futuro metrô de Porto Alegre, conectar Viamão com o corredor da Avenida Bento Gonçalves, além da conexão de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo com a capital gaúcha. “Com estas obras estamos levando o sonho da identidade e da integração metropolitana. Não podemos aceitar hoje sistemas tarifários que não conversam”, disse Escher.  Para Esteio estão previstos 12 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus na Avenida Presidente Vargas, Padre Claret, Dom Pedro e ruas Fernando Ferrari e Salgado Filho. Já em Sapucaia do Sul a previsão é de melhorias no sistema de transporte coletivo, abrangendo cerca de cinco quilômetros. 

Escola Bairro do Parque pede 
ajuda a comunidade

Pichações e mato alto são alguns... 

...dos principais aspectos do local


Foi realizado no dia 08 de fevereiro, uma reunião no auditório da Escola Estadual Bairro do Parque, no bairro Novo Esteio. Estiveram presentes representantes do Executivo, Legislativo, Brigada Militar e moradores do local. Também compareceu a audiência uma integrante da 27ª Coordenadoria Regional de Educação.  Um dos motivos para este encontro teve como propósito divulgar para a comunidade as péssimas condições do prédio da escola estadual e também melhorias na infraestrutura do bairro. Durante as férias escolares, o prédio foi invadido por vândalos, o que deixou a área destruída.
Segundo a vice-diretora do período noturno da escola, Maribel Cherutti, a situação no prédio está caótica, tanto em relação a pichações na fachada, como também de vidros quebrados, totalizando cerca de 75 vidraças. “Não temos condições de iniciar o ano letivo nestas condições. Tanto que estou mobilizando a comunidade para fazer um mutirão de limpeza no próximo sábado, dia 23, dando uma nova cara para o colégio”, destacou Maribel. Ela salientou que outro problema grave que vem sendo enfrentado não apenas pelos educadores, mas também por moradores que residem nas imediações é em relação ao tráfico de drogas, que em alguns momentos ocorre durante o dia. Tanto que há famílias que estão ameaçando de vender o imóvel e ir para outra localidade, em busca de tranqüilidade. “Por isso a presença da Brigada Militar, para que nos auxilie, evitando que crianças e adolescentes entrem no mundo do crime”, desabafou a vice-diretora. A diretora da instituição é Ana Amélia.


Entupimento em esgoto na Pedreira

Durante a chuva que atingiu o município entre os dias 02 e 03 de fevereiro, alguns moradores da Rua F, na Vila Pedreira sofreram com os alagamentos. Um dos motivos foi o entupimento das bocas de lobo na localidade, que ocasionou inclusive a abertura de uma cratera na rua, para melhor escoamento da água. 
Moradora há 17 anos na via, Scheila Cristiane de Vargas Lacerda, disse que o calçamento aos poucos tem cedido, resultando em pequenos buracos na rua. “Não aguentamos mais esta situação, pois a cada chuva, muitas casas são invadidas pelas águas, e também a presença de animais, como ratos e baratas”, comentou Scheila. Ela salientou que o mau cheiro também é constante. “Com a abertura do buraco, agora ficou impossível carros e caminhões trafegarem pelo local”.  Scheila informou que chegou entrar em contato com a secretaria competente, no qual foram apenas sinalizar a área e não retornaram para fazer o serviço de desentupimento e refazer o calçamento. “Tomo pela segurança, principalmente das crianças, com relação a transmissão de doenças destes animais, que em muitos casos podem ser fatais”, desabafou a moradora. 
Conforme a informações da assessoria de imprensa, por intermédio da secretaria competente nos próximos dias uma equipe da pasta de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU) fará uma limpeza na Vila Pedreira, incluindo a verificação das bocas de lobo.

Jejum
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano

Férias... Carnaval... Folga... Adeus!...
Agora, aulas... Ano-novo... Quaresma...
Quaresma: tempo de mais oração, de reflexão, de jejum, de abstinência.
Vemos e ouvimos tudo.
- Na quarta-feira de cinzas, assei aquela costela e aquele lombinho!... Nada aconteceu...
Outro:
- Na sexta-feira santa, comerei aquele churrasco! Quero ver se Deus vai me castigar...
Atualmente, a Igreja Católica “exige” jejum e abstinência, em apenas dois dias: quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa.
Milhões de pessoas, e de brasileiros, passam fome e morrem por falta de comida. Dificilmente, conseguem comer um pedaço de carne... Carne é artigo de alto custo, finíssimo, acima do orçamento...
Por doenças, ou por estética, infindos seres humanos não podem se alimentar, normalmente. E sentem fome...
Será demais, então, ficar dois dias, no ano, em jejum e sem carne?...
Convenhamos! Quanta falta de bom senso e de espírito cristão! Há muito egoísmo. Egoísmo que leva a atitudes desumanas e burras...
Daí:
- Quero ver se Deus irá me castigar...
Poxa! Um camarada destes merece, pelo menos, uma progressiva e violenta DIARREIA... Ainda bem que Deus não pensa como a gente!...
Bem! E nós?...
Deveras, jejuamos?
Somos abstinentes?
Uma ex-católica me afirmou:
- Jejuo, diariamente, e passo a noite, de joelhos, orando...
Poxa!... Essa “irmã” supera os próprios Apóstolos... Nem oito e nem oitenta... E como encontramos sicofantas!?...
Para todos, proveitosa QUARESMA, sem exageros!...
E petê, Saudações!

Lar Betel terá novo prédio
A área de construção abrange cerca de 149 metros quadrados

Pastor Ivo e Miguel Luz no local que será instalado um refeitório,
uma sala de diversão e uma cozinha

Além do conforto, o novo espaço visa oferecer uma melhor estrutura aos idosos

Estão a todo vapor as obras do novo prédio do Lar de Idosos Betel. Em visita no local, na tarde de 18 de fevereiro, o diretor da entidade apresentou a nova infraestrutura.  
De acordo com pastor Ivo Nunes, a área do lar que está em fase de construção tem aproximadamente 149 metros quadrados. “Neste espaço será instalada uma rouparia, cozinha, refeitório e uma sala de estar”, disse pastor Ivo. Ele informou que nessa obra o material utilizado é de PVC, mas revertido por concreto. Para dar mais comodidade e segurança aos idosos, a rede elétrica e hidráulica estão instaladas entre as paredes. “O investimento no lar visa também atender as normas que os órgãos competentes estão estipulados para asilos. Uma iniciativa inovadora através do reaproveitamento da água, se tornando sustentável evitando o desperdício”. 
Pastor Ivo falou que a escolha do material, que é similar ao PVC, mas resistente, pois tem suporte para até dois pavimentos. A fábrica fica localizada na Argentina, mas possui um representante no Município de Cachoeirinha. “Cada peça possui um número, como se fosse um quebra-cabeça que é montado até a estrutura ficar totalmente pronta”, falou Ivo. 
MELHORIAS
O Lar de Idosos Betel está em Esteio, antes de sua emancipação política abringo pessoas por quase seis décadas. Recentemente, devido a determinações de órgãos fiscalizadores, o lar ameaçou a fechar as portas, no qual deixaria de atender os idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social da cidade. Devido a ajustes de conduta e reformas não precisou tomar esta medida. 
O diretor do Lar enfatizou que atualmente a entidade possui uma assistente social, psicóloga e nutricionista e até recreacionista. “As melhorias que estão sendo feitas é para proporcionar uma vida mais digna aos internos. Já ocorreram obras de colocação de telhado e forro no galpão, salão nobre e um dos prédios”. Pastor Ivo Nunes ressaltou que nesse ano está previsto a realização do curso de Cuidadores de Idosos, que é desenvolvido pelo Município, em parceria com o Lar. 
O Lar de Idosos Betel fica localizado na Rua Pelotas, em frente a Rua General Machado Lopes, no Centro.

Juventude é tema da campanha 
da Fraternidade 2013

Cartaz de divulgação da edição desse ano da campanha

A partir da quarta-feira de Cinzas, tem início a Quaresma, período de reflexões e orações que antecede a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Neste período também ocorre o lançamento da Campanha da Fraternidade, que em 2013 tem como lema ‘Eis-me aqui, ensina-me’ e o tema ‘Fraternidade e Juventude’. Segundo a irmã Carmen Maria De Conti, da Congregação da Rede Teresa Verzeri no município, um dos objetivos deste ano da campanha é acolher os jovens no contexto de mudança de época. “Além disso, proporcionar que eles se envolvam em caminhos que mostrem a importância de Jesus Cristo em nossas vidas”, disse irmã Carmen. Ela salientou que também será trabalhada com a juventude a vivência e a construção de uma sociedade fraterna, na cultura da vida, justiça e da paz. “A proposta é acolher os jovens respeitando suas diferenças, pois a maioria das vezes falamos e não deixamos este grupo expressar suas opiniões”, comentou a irmã. 
Irmã Carmen destacou que a concepção da ideia para a campanha da fraternidade foi devido também a realização da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no mês de julho, no Rio de Janeiro. Outra iniciativa que será implantada no Colégio Coração de Maria, de acordo com irmã Carmen o projeto ‘Protagonismo Juvenil’. O foco deste trabalho consiste em envolver os professores, ligados a cada disciplina deixando um espaço para ouvir as expressões dos jovens e a partir deste ponto de vista, estudar a viabilidade das sugestões. “O projeto tem por consequência ajudar na construção e no desenvolvimento da vida dos jovens, ressaltando os valores e o cuidado com a vida”, enfatizou a irmã. O Domingo de Ramos ocorre no dia 24 de março.   

Diferentes religiões buscam 
explicações para tragédias 
Cartas ciganas e espiritismo apresentam maneiras de 
lidar com esse momento 
As tragédias em que são vitimadas dezenas de pessoas, como ocorrido em Santa Maria no dia 27 de janeiro, onde 239 pessoas já morreram, algumas religiões ou estudiosos sobre a vida do homem na terra tentam buscar respostas para este acontecimento. 
Representante do povo cigano, através das cartas Lori Emanoella destacou que o planeta Terra está passando por modificações, onde a frequência energética está se harmonizando e todos nós estamos nesta dimensão experimentando diversas formas de sentimentos, como forma de compreensão. “Apesar disto, estamos esquecendo de que temos oportunidades de modificar nosso destino, quando iludidos por questões que nos levam ao desrespeito,a negatividade e prisões magnéticas  criados pelo poder de nossa mente fazendo com que sejamos vítimas de nossas escolhas, posturas, diante nossas vidas”, explicou Lori.
Ela falou que o gás que foi o principal causador da morte dos jovens foi o mesmo usado nos campos de concentração de Auschiwitz, onde as pessoas eram “conduzidas” ao banho, mas na verdade era a câmara de gás. “Coincidência ou não, a maioria das vítimas correu em direção ao banheiro por pensar se tratar da saída de emergência. Devemos refletir sobre nossos pensamentos e vontades”, Lori observou ainda que na dentro da boate havia um cartaz da festa continha um esqueleto queimando.

MENTE HUMANA
Lori exemplificou dizendo que não é o latido do cachorro que encomoda, mas sou eu que me encomodo com o latido do cachorro. “Na maioria das vezes não nos responsabilizamos, por nada, melhor colocar a culpa em algo que não faça parte de nós, nos isentando da responsabilidade daquilo que criamos”.
A cigana faz um alerta sobre as tragédias, com mortes coletivas. “A desarmonia que está no planeta se instala de tal forma causando apatia, enfraquecendo o corpo. Acontecimentos como este fazem lembrar do quanto temos que agir, da maneira que como podemos ser melhores, e de que devemos valorizar  o próximo”.   

ALGUNS ACONTECIMENTOS TRÁGICOS NO 
DIA 27 DE JANEIRO

No dia 27 de janeiro de 1945, os soldados do 60º corpo do Exército Vermelho entravam no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia. Aí encontraram sete mil deportados num estado de agonia indescritível. Os nazis deixaram aqueles sete mil moribundos sem água nem mantimentos, por acharem que o estado em que se encontravam não permitia, de modo algum, a sua evacuação para outro campo. 
O III Reich instalou em Auschwitz a maior fábrica de morte, das várias que montou entre a Alemanha e a Polónia. Aí, entre 1942 e 1945, foram asfixiadas com gás Zyclon B, depois queimados em fornos crematórios, um milhão de judeus vindos dos países ocupados pela Alemanha. Havia ainda prisioneiros de guerra polacos (80 mil) e soviéticos (15 mil), ciganos (20 mil) e 12 mil de diversas nacionalidades. Auschwitz, pela sua descomunal dimensão, tem o triste registro de maior cemitério da História. 
Nós concebemos como uma transição de seres que através de mesma frequência vibracional, fizeram a passagem.

OUTRAS MORTES NESSA DATA

 A tragédia de Santa Maria já vitimou 239 pessoas,
em sua maioria jovens

Santa Maria localiza-se no paralelo 29, e este paralelo passa por Lesoto, África do Sul, Austrália, Chile, e nesta mesma semana com choque de comboios no continente africano resultou em 11 mortos e 33 feridos, dos quais sete são crianças. 
Confrontos na cidade egípcia de Port Said que acabou matando pelo menos mais três pessoas como um funeral em massa foi realizada para a maioria das 37 pessoas que morreram durante os distúrbios intensos na cidade um dia anterior. Os três foram mortos quando a polícia trocou tiros com homens armados tentam assaltar duas delegacias. Um total de 418 pessoas ficaram feridas, algumas delas com ferimentos a bala.
Argentina: 27 de janeiro de 2013. O 20º aniversário do bombardeio de 1992 contra embaixada de Israel em Buenos Aires, cerca de30 pessoas morreram.

Espíritas falam sobre o sentido da 
vida e da morte

Espaço ficou similar a um campo de guerra, na Região Central do Estado

Já na visão espírita, em relação as tragédias, como aconteceu em Santa Maria, a estudante da Doutrina Espírita Glaucia disse que o espiritismo pode contribuir muito para a compreensão de fatos. Para tanto, é imprescindível o estudo sério e sistematizado de uma obra chamada “O Livro dos Espíritos” organizada por Allan Kardec ainda no século XIX e que é composta por perguntas e respostas sobre assuntos como: o que é a morte, o que acontece depois da morte, qual o sentido da vida, entre tantos outros temas importantíssimos para toda e qualquer pessoa. “Esta obra nos esclarece, por exemplo, que a vida do espírito não se extingue com a morte do corpo físico. Ou seja, apenas na morte, o espírito se liberta do corpo material que ocupava como instrumento para seu progresso e retorna para o Plano Espiritual onde continua sua evolução rumo à perfeição” explicou Glaucia. Ele ressaltou que na obra literária também se explica a importância da oração. “A oração é importante, pois pode ajudar quem precisa. A oração sincera, vinda do coração, colabora para que os bons espíritos auxiliem aqueles por quem se ora”.
Glaucia enfatizou que o espiritismo demonstra claramente o que é a reencarnação e que todos constaram com muitas existências. “Os familiares que agora sofrem a dor da separação temporária daqueles a quem muito amam, devem contar com a certeza de que voltarão a se encontrar no plano espiritual e em outras vidas futuras”.

Arroio Esteio se torna depósito de lixo

A falta de limpeza, em partes do Arroio Esteio tem deixado alguns moradores amedrontados, em especial nas proximidades da Rua Bento Gonçalves com a Capitão Thomaz Osório, no bairro São Sebastião. Um dos principais motivos é o acumulo de lixo e de mato na encosta do arroio. 
Moradora próxima ao local, Marlei Machado informou que há mais de quatro anos é que não ocorre uma limpeza no arroio. “É possível encontrar lixo doméstico, garrafas pets e até móveis”, disse Marlei. Ela salientou que parte do Arroio Esteio já passou por uma retirada de entulhos. “Tenho noção que a sujeira é depositada por pessoas que residem nas proximidades e até de outros bairros da cidade. Seria melhor se cada um pudesse cuidar, evitando alagamentos”, desabafou a moradora. 
Marlei ressaltou que não é somente os entulhos no arroio, mas a falta de poda em árvores, em alguns pontos é causa de presença de mosquitos, em muitas residências. “É praticamente impossível ficar na rua, no final de tarde, devido a presença de mosquitos”. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio, através da secretária competente, as limpezas de arroios do Município estão previstas para a segunda quinzena de março.

Mau cheiro na BR 116 tem sido 
alvo de reclamações

Usuários do transporte coletivo que precisam ficar na parada de ônibus localizada as margens da BR 116, entre a Vila Pedreira e uma indústria multinacional reclamam do mau cheiro exalado de uma boca de lobo danificada. Além disso, o péssimo estado de conservação em que se encontra a área, devido a quebra dos canos que passam pelo local. Segundo o líder comunitário, Enio Florêncio da Silva é praticamente impossível ficar no ponto de embarque e desembarque de passageiros, por causa do odor. “Em dias de calor a situação tende a piorar. Muitas pessoas arriscam a própria vida, por não querer ficar junto a sujeira”, disse Enio. Ele informou que a situação se agravou quando houve um acidente e um caminhão passou na calçada e danificou a rede, que liga a multinacional com a rede de tubulação da Vila Pedreira. 
A assessoria de imprensa através da pasta competente informa que a situação será verificada pela SMOVSU para buscar uma solução para o problema.

Construção de arquibancadas no Parque Assis Brasil inicia em março
Espaço será montado junto a pista dos Equinos

Além da construção das arquibancadas, também está previsto a revitalização em pavilhões
Na 36ª edição da Expointer, programada para agosto, a arquibancada junto à Pista de Equinos será fixa. Ela fica no acesso ao portão 09 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A construção de concreto pré-moldado terá capacidade para 400 pessoas. A autorização foi dada pelo secretário adjunto da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Germano Dalla Valentina, e pelo titular da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. A solenidade aconteceu no dia 08 de fevereiro. De acordo com o coordenador de infraestrutura do Parque, Márcio Müller, a cada Expointer era montado uma arquibancada móvel, gerando mais custos e trabalho. No local são realizadas as provas e os julgamentos de equinos. “Este espaço não é utilizado apenas durante a feira, ao longo dos anos poderá sediar diversos eventos”, comentou Müller.
CENTRO DE EVENTOS
O Parque Assis Brasil irá se transformar, num grande centro de eventos voltados para o setor primário. Estudo feito por consultoria especializada projetou um novo plano de negócios para a área, prevendo investimentos públicos e privados que devem ultrapassar os R$ 60 milhões. 
O volume de recursos destinados às melhorias de infraestrutura do Parque chegam a R$ 25 milhões, envolvendo um conjunto de obras como a drenagem das pistas centrais, reforma de pavilhões, construção de baias para os equinos, cercamento de toda a área, revitalização da área de acampamentos e reequipamento do parque de máquinas. A obra está orçada em mais de R$ 368 mil, em uma área de 361,57 metros quadrados, e será iniciada em duas semanas e concluída em 120 dias. 

ESTÁGIO DAS OBRAS PREVISTAS PARA A EXPOINTER 2013
Em processo de licitação: reparos da rede elétrica e dos banheiros do camping; cercamento de todo o parque; drenagem da pista de julgamento. 
Em elaboração: reformas nos pavilhões de bovinos e melhorias no pavilhão da 
Agricultura Familiar. 
Para aprovação de projeto na Caixa Econômica Federal: construção do novo Pavilhão da Agricultura Familiar. 

Brigada Militar de Sapucaia do Sul realiza Operação no Cohab
Uma mulher foi presa e alguns objetos foram apreendidos, inclusive para assaltos a banco

Equipamentos que poderiam ser utilizados num assalto

 Veículo encontrado pelos policiais na garagem da suspeita
O 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul realizou na manhã de 19 de fevereiro, a ‘Operação Sentinela’. A ação teve início por volta das 8 horas, em uma residência localizada na Rua Antônio Vieira, depois de ter sido monitorada pelos policiais. Também participaram da atividade agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, coordenados pelo delegado Daniel Ordahi.
A operação começou pela iniciativa dos agentes da Seção de Inteligência, fazendo uma vistoria em um veículo Palio, que de acordo com a placa constava como roubado desde o dia 16 e estava estacionado numa garagem em um dos condomínios, como se fosse de um morador. Durante o flagrante, uma guarnição ostensiva do Pelotão de Operações Especiais (POE) foi acionada. A guarnição do POE encontrou no porta malas do veículo um cobertor, um kit de maçarico, novo, junto com duas barras de ferro (uma parecido com um pé de cabra) geralmente utilizado na abertura de caixas eletrônicos e portas de vidro. A moradora do apartamento, de 30 anos, foi solicitada, pois ela utilizava a garagem como lavanderia, onde lá foi encontrada a caixa de papelão do maçarico e uma porção de drogas, sendo  cinco petecas de cocaína e dois tijolos de maconha, com peso aproximado de 300 gramas. Ao verificar a movimentação, a mulher quis se retirar do apartamento, com uma bolsa contendo no interior a quantia de R$ 3.700,00 reais em um saco plástico. 
ARMAMENTO
A suspeita é que o veículo seria utilizado no arrombamento a caixas eletrônicos, pois o veículo já estava no local a três dias. A moradora é irmã de um homem que se encontra recolhido no presídio pelo crime de tráfico de drogas, cinco acusações por roubo a estabelecimento comercial, duas acusações de homicídio, duas por porte ilegal, roubo a residência, roubo a transporte coletivo, disparo de arma de fogo, como também a furto simples e qualificado. De acordo com o capitão Rafael Luft, que comandou a Operação Sentinela, os órgãos de segurança estão monitorando diariamente locais que são indicados como ponto de tráfico ou que possuem um elevado índice de criminalidade. “Através das denúncias feitas pela comunidade, estamos dando uma resposta imediata, coibindo o crescimento da marginalidade na cidade”, disse capitão Rafael. Ele ressaltou que nesta ocorrência um ato delituoso, vez que um maçarico foi encontrado dentre de um carro roubado. Além deste, uma barra de ferro pontiaguda, normalmente utilizada pelos criminosos para romper obstáculos de vidro e ter acesso aos caixas eletrônicos”, falou.
A mulher foi conduzida até a 1ª DP. A ‘Operação Sentinela’ é uma ação da Brigada Militar de Sapucaia do Sul que visa o combate de delitos, especialmente contra 
caixas eletrônicos.

Posto de combustível é assaltado
Três indivíduos assaltaram  na noite de 15 de fevereiro, um posto de combustíveis que fica localizado as margens da BR 116. O gerente do estabelecimento disse na DP do município que no momento do delito pelo menos cinco funcionários estavam trabalhando e foram rendidos e em seguida presos em uma sala. O trio roubou cerca de R$ 300,00 em dinheiro e R$ 100,00 em mercadorias que estavam na loja de conveniência do posto. Um funcionário relatou que tem condições de reconhecer pelo menos um dos envolvidos. Por ser um local com câmeras de videomonitoramento, a polícia irá solicitar uma cópia das imagens para analisar e capturar os envolvidos. Ninguém ficou ferido. 


Caminhão é furtado na BR 116
Um caminhão foi furtado em um estacionamento localizado nas dependências de um posto de gasolina, localizado na BR 116. O delito foi cometido no dia 18 de fevereiro, em torno das 11 horas. 
O condutor do caminhão, de cor branca e de placas IAU 0322 relatou aos policiais que estava nas dependências do posto, quando um veículo Astra se aproximou e um suspeito desceu, onde conseguiu entrar e levar o caminhão. Além do Astra, uma caminhonete deu cobertura ao indivíduo cometer este ato. De acordo com a vítima, o local era monitorado por câmeras. Uma das primeiras providências da investigação é analisar as imagens e identificar os autores do furto. 

Homem sobrevive após ser 
baleado na cabeça
Na noite de 16 de fevereiro, um jovem foi alvejado por um tiro na cabeça e acabou sobrevivendo. O fato ocorrer por volta das 21 horas, na Rua Vasco da Gama, no bairro São José. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, a vítima relatou foi ameaçado por um desafeto que iria ser morto e jogado em um arroio. Antes de disparar, o suspeito solicitou para a vítima ficar ajoelhada aos seus pés e disparou um projétil. Após cometer o ato, o homem fugiu do local e a vítima pode ser socorrida e encaminhada para o Hospital São Camilo, onde permaneceu alguns dias internado e sobreviveu a bala 
na cabeça. 

Jovem é ferido na barriga com golpe de faca
Um jovem de 23 anos ficou ferido após uma discussão. O incidente ocorreu no dia 16 de fevereiro, por volta das 13 horas, em um apartamento na Avenida Padre Claret. Ele disse aos policiais que seu chefe havia brigado com outro colega e que pegou uma faca para se defender. Durante a discussão, o homem desferiu um golpe no abdômen do rapaz. Ele foi socorrido para a emergência do Hospital São Camilo onde estava em observação.  

Mulher cai de sacada de apartamento 
no Centro de Esteio
A Polícia Civil de Esteio investiga o caso, que 
ocorreu no Centro da cidade

Fachada do prédio do qual a mulher havia caído
O corpo de Vanessa Santos de Oliveira, 33 anos foi encontrado no chão, após a queda da sacada de seu apartamento, localizado na Avenida Presidente Vargas, Centro de Esteio. O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro, por volta das 5 horas da manhã. O principal suspeito é seu companheiro. Em função de barulho no prédio, alguns moradores acionaram a Brigada Militar que foi até o local e encontraram Vanessa caída. Seu companheiro foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre. O delegado informou que durante a perícia foi encontrado drogas, sangue e indícios que haviam outras pessoas no local, mas que fugiram no momento do incidente. “Outra linha de investigação a ser seguida é que durante a briga, ela poderia ter sido lesionada e caiu”, ressaltou Leonel. 
Conforme o delegado Leonel Baldasso, horas antes do acidente, policiais receberam uma denúncia anônima que uma mulher estava trancado num imóvel. Ao arrombarem a porta, a vítima se encontrava na situação de cárcere privado e com o nariz fraturado. “Em seu depoimento ela comunicou que havia caído, mas que informalmente falou que tinha brigas constantes com seu companheiro”, comentou delegado Baldasso. Neste caso pode ser indiciado por cárcere privado e lesões corporais. 
SITUAÇÃO 
Ela está internada no Hospital São Camilo. De acordo com o boletim médico, Vanessa corre risco de morrer e seu estado de saúde é grave. 
Leonel Baldasso frisou que o principal suspeito falou de maneira informal aos PMs que ela se atirou da sacada. 
Na tarde de 19 de fevereiro, o advogado da vítima comunicou o delegado que existe um vídeo, no qual mostra a situação em que se encontrava a mulher e pode ajudar nas investigações do caso. Ela é natural de Curitiba. 

Dupla assalta taxista
Um taxista foi assaltado por dois suspeitos, na tarde de 18 de fevereiro, na Avenida Luiz Pasteur, na divisa entre Esteio e Sapucaia do Sul. 
Ele disse em seu depoimento que seu local de embarque de passageiros é próximo a um clube. A dupla solicitou que o conduzissem até a Vila Vargas. Em determinado trecho do trajeto, no qual não soube explicar, um dos suspeitos que estava armado de revólver anunciou que se tratava de um assalto. Seu comparsa portava no momento do delito uma faca. Um deles assumiu o comando do automóvel, no qual passaram a trafegar por diversas ruas de Sapucaia. A vítima informou que pressupõe que tenham percorrido cerca de uma hora pela cidade até chegarem a divisa com São Leopoldo, através da Avenida Mauá. Ao tentarem ingressar ir em direção a BR 116 observou que havia um congestionamento, o que fez mudarem de planos e deixar o taxista, próximo a um viaduto na RS 118. Além do roubo do automóvel, os homens também levaram documentos, objetos pessoais e uma quantia aproximada de R$ 80,00. 

Adolescente é detido por dirigir sem carteira
Dois jovens, sendo um menor de idade e sem carteira de habilitação foram detidos, quando trafegavam por uma via do bairro Tamandaré. O fato ocorreu no dia 18 de fevereiro, por volta das 17 horas. 
De acordo com informações da BM, através de registros policiais, ao observarem a presença de PMs na Rua São Domingos, a dupla desceu da motocicleta e começou a empurrar com os respectivos capacetes no braço. Na abordagem foram identificados e verificado que o condutor não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo estava com o licenciamento vencido. O menor foi entregue mediante ao termo de responsabilidade assinado pelo carona. A motocicleta foi conduzida 
ao depósito. 

PMs recuperam objetos furtados em creche
Uma guarnição de policiais militares estava realizando um patrulhamento de rotina, por volta das 2 horas da manhã, de 19 de fevereiro, quando foram informados, pela sala de operações da Brigada Militar que dois indivíduos estavam em atitude suspeita, num trecho da Avenida Padre Claret, no Centro. Ao avistarem o carro, a dupla fugiu deixando um aparelho de ar-condicionado e um carrinho de bebê. Horas depois, os policiais foram comunicados que os equipamentos foram furtados de uma escola de educação infantil, localizada na avenida. Ninguém foi preso. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário