quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EDIÇÃO 1871

Buracos na cidade é debatido em reunião
Péssima qualidade da pavimentação e os novos investimentos foram apresentados no encontro

Devido ao não fechamento dos buracos deixados no asfalto, a cada obra da Corsan nas ruas da cidade, representantes da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação promoveram um encontro com integrantes da empresa. A reunião ocorreu no dia 05 de fevereiro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Estiveram na audiência coordenador da Corsan, Luiz Antônio Ratkiewicz. Entre os assuntos abordados foi questionado sobre o desnível nas vias, após a intervenção da empresa.
De acordo com o coordenador em relação ao desvio e a repetição do trabalho se deve ao tipo de solo encontrado no município.  “Em Esteio não possui estabilidade, o que pode provocar um deslocamento no asfalto a cada obra. Por esta razão, também não podemos usar máquinas de compactação”, destacou Ratkiewicz. Ele informou que, para evitar transtornos, a rede de canalização será realizada nos dois lados da via - atualmente é no Centro, obra que deve começar com o PAC 2. “Em março devemos iniciar os trabalhos de troca de canalização na Bento Gonçalves”, comentou o coordenador.  Ratkiewicz explicou que as avenidas Padre Claret, 24 de Agosto, Presidente Vargas e a Avenida Senador Salgado Filho receberão uma atenção especial de canalização nos dois lados da via, para que se  inicie o asfaltamento das vias.  Durante a reunião, o coordenador destacou que são 85 km de canos de fibrocimento, ou seja, 170 km de rede que precisam ser trocados. “Não será uma obra rápida. A previsão é de, pelo menos, 15 anos para a conclusão”.
ÁGUA
Também não está descartada a possibilidade de desabastecimento de água nos próximos dias no bairro Novo Esteio. Os cortes podem ser necessários devido ao assentamento da rede de coleta de esgoto. Atualmente, a obra vem sendo realizada na avenida Rio Branco.  Os próximos lotes do trabalho, a serem licitados, incluem novas redes coletoras, estação de bombeamento e complementação da ETE, beneficiando os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Premem, Centro e Parque Amador. A comissão é integrada pelos vereadores Marcelo Pereira, Leonardo Dahmer e Rafael Figliero. Também participaram o presidente da Casa, Jaime da Rosa e Beatriz Lopes. 

Colégio Coração de Maria abre 
suas matrículas para os cursos técnicos com 50% de desconto

O Colégio Coração de Maria, sempre preocupado com a formação integral de seus alunos, reabre as matrículas para os cursos técnicos profissionalizantes, com ênfase em Administração e Informática. Há 16 anos a instituição oferece cursos desse nível, os quais colocam no mercado a cada ano centenas de profissionais capacitados, com perfil diferenciado: além do saber fazer (essencial para o trabalho), há a formação integral (essencial para a vida), como a ética, os valores morais, religiosos e humanos. Em Administração, os alunos focalizam questões ligadas à gestão estratégica, humana, vendas e marketing, adquirindo conhecimentos para trabalharem em empresas públicas e privadas, além de poderem se tornar empreendedores, montando seu próprio negócio. 
Em Informática, os alunos aprendem a operar sistemas como Windows e Linux, explorando todo o potencial deles, configurando banco de dados para micro, médias e grandes empresas. Criam sites, montam e desmontam computadores, colocam máquinas em rede e propõem alternativas para racionalizar recursos e diminuir custos. Enfim, todas as habilidades necessárias para ser um ótimo profissional. Isso é tão evidente, que a maior parte dos alunos conclui os cursos já com promessa de efetivação nas empresas em que estagiaram. Por isso, não perca tempo, aproveite para conhecer mais sobre as vantagens de fazer um curso técnico no Colégio Coração de Maria. 
Ligue para 3473 6255 ou acesse www.colegiocoracaodemaria.com.br, para obter 
mais informações.

Horário de verão encerra no 
próximo fim de semana
Quando o ponteiro chegar a meia noite de 16 de fevereiro, os relógios deverão ser atrasados em uma hora, com o término do horário de verão. Este entrou em funcionamento no terceiro final de semana de outubro e o prazo estabelecido pelo governo federal é em fevereiro. Um dos objetivos da aplicação deste horário é a economia de energia elétrica, principalmente nos estados da região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Distrito Federal, e alguns estados do Nordeste. Um dos motivos é o melhor aproveitamento dos dias ensolarados, ocasionando uma redução no consumo de luz. O horário de verão  também oportuniza a pratica de exercícios físicos ao ar livre, assim como momentos de descontração com amigos, após o expediente, pois o por do sol ocorre somente após às 20 horas. 

Atividades irão marcar a Semana 
da Mulher em Esteio
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher já estão sendo preparadas diversas ações que terão início no dia 01 de março. Uma das primeiras atividades será a abertura no dia 04, com a Mostra Fotográfica Mulheres em Foco. A exposição ficará na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Interessadas em expor trabalhos podem fazer a inscrição na Casa até o dia 22 de fevereiro. Confira o regulamento e ficha de inscrição para participar da atividade. Mais informações pelo telefone 3473-0414. O encerramento da mostra é no dia 15. Desde o dia 08 de fevereiro, já estão aberta  as inscrições para participar da Mostra de Talentos das Servidoras e Convidadas. A atividade, que envolve música, dança, declamação, teatro, pintura, mágica e apresentações circenses, será realizada no dia 15, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, a partir das 19 horas.

Carnaval de Sapucaia do Sul 
acontece no dia 23
O carnaval de Sapucaia do Sul ocorre no dia 23 de fevereiro, na Avenida Sapucaia, a partir das 21 horas. Entre as agremiações participantes estão a Mangueira que irá levar para a avenida o samba-enredo “A realidade que nos encontramos: A educação é a salvação”. A Império do Vale aposta no samba “Numa noite iluminada, O império do Vale apresenta: Energia – fonte de luz, calor e alimento”. A Águias de Ouro aposta no enredo “Águias de Ouro mergulha no fantástico reino da literatura”. A Acadêmicos do Morro irá apresentar na avenida o samba-enredo “15 anos na passarela, Acadêmicos do Morro é cultura e tradição com orgulho de ser raiz nesse chão”. A  Unidos do Capão que mostrará a vida e a trajetória do ex-presidente da República Lula. 

Precariedade do Dois de Novembro é 
tema de audiência pública
Falta de investimentos e de espaço é um dos 
problemas do local

 Além do mato, os espaços já estão acabando

No período de Finados, o movimento é intenso no único cemitério municipal

A situação em que se encontra o Cemitério Municipal Dois de Novembro foi debatido, durante uma audiência pública no dia 07 de fevereiro. A reunião ocorreu no Plenário da Câmara e contou com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, OAB e da comunidade. A ação teve iniciativa da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. 
Segundo o titular pela comissão, o vereador Leonardo Pascoal, um dos objetivos da reunião foi apresentar para a comunidade, através de um diagnóstico feito após algumas visitas sobre as péssimas condições da área. “A parceria com os órgãos responsáveis devemos viabilizar com urgência ações de melhorias”, disse Pascoal. Já o vereador Harri Zanoni destacou que nos últimos quatro anos os investimentos não foram suficientes para suprir as demandas para organizar o local. “Entre as melhorias que necessitam ser feitas em um curto espaço de tempo são as capelas e até a construção de banheiros públicos”, informou o vereador. Ele ressaltou que nos últimos anos foram destinados no orçamento do Município, por intermédio de emendas parlamentares, recursos para ser aplicado no Cemitério, mas não houve o destino correto. O titular da Subseção da OAB Esteio, Cristiano Coelho Bornéo enfatizou que o problema referente ao cemitério, além de investimentos financeiros, também é um problema social e de segurança. “A comunidade deve estar interessada no assunto e cuidar do seu patrimônio. Inclusive ajudando em resolver este problema”. 
AÇÕES
De acordo com o secretário de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva (Zé da Brigada), um dos primeiros problemas que foram apontados desde que assumiu a pasta foi em relação a falta de gestão no local. Havia pelo menos 12 pessoas para fazer a manutenção e desde o dia 15 de janeiro, ocorreram algumas mudanças. “Além disso, a Administração Municipal está adequando o orçamento para tentar amenizar a situação. As medidas emergenciais que estão sendo feitas são a contratação de um administrador e um auxiliar administrativo”. Zé falou ainda que já está em fase de elaboração um processo de reestruturação e o estudo para a abertura de novos espaços, mas a conclusão do projeto deve ser finalizado num período de pelo menos seis meses. “Uma iniciativa que já vem sendo planejada é a captação de pelo menos R$ 150 mil para uma nova fachada, com uma recepção com direito a acessibilidade”. Apesar do custo elevado, o secretário Zé da Brigada tem planos para o futuro em tornar parte da área de túmulos verticais. “É um valor elevado, mas se queremos ter um cemitério digno para as futuras gerações, este plano deve ser feito”. 
DIAGNÓSTICO APRESENTADO PELA COMISSÃO
Mato alto 
Túmulos abertos
Passeios públicos cobertos de vegetação
Pontos de escuridão
Muro que separa o cemitério com a Avenida das Américas 
encontra-se em péssimas condições

Depósito clandestino é fechado 
no Santo Inácio
Na tarde de 06 de fevereiro, através de uma ação que contou com a participação de diversos órgãos públicos interditou um local que era utilizado irregularmente como depósito de reciclagem. A área estava localizada na Rua Lupicínio Rodrigues, no bairro Santo Inácio. Também participaram integrantes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo informações, o local já havia sido notificado em junho de 2012 pela fiscalização ambiental do Meio Ambiente, após uma operação do Gabinete de Gestão Integrada, com o propósito de identificar o descarte ilegal de lixo. 
Na oportunidade, foi solicitado ao proprietário do local que fizesse algumas adequações para manter suas atividades. Como penalidade, o dono do local foi notificado e recebeu prazo para fazer a limpeza. Caso a ordem não seja cumprida, será emitida uma multa. Para poder voltar a trabalhar com reciclagem, o proprietário deverá regularizar sua situação junto à Prefeitura e o plano de combate à incêndio junto ao Corpo de Bombeiros. Quem flagrar alguém jogando entulhos em áreas públicas ou possui alguma denúncia pode entrar em contato pelo DisquEsteio (0800-541-0400).

Esteio terá Semana de Valorização da Vida
Os vereadores de Esteio aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui em âmbito municipal a Semana de Valorização da Vida. A ação fará parte do calendário de eventos da cidade e ocorrerá durante a última semana do mês de abril. Um dos objetivos desta mobilização, que teve como parceiro o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é promover atividades com o propósito de reduzir o consumo de drogas. Além disso, diversos setores da sociedade estarão envolvidos na campanha. No setor de saúde, podem acontecer palestras sobre o tratamento e recuperação de drogados, nas unidades da rede municipal, assim como prestar auxílio para os pacientes. No documento estabelece que deve-se intensificar o desenvolvimento de programas ligados a esporte, cultura  e lazer. Nesta parceria devem estar unidos membros da rede escolar, movimentos comunitários, associações de moradores, clubes, igrejas e da sociedade civil. Entre os programas sugeridos que podem ser aplicados durante o evento são palestras, exposições de trabalhos escritos, cartazes e uma campanha educativa ao combate de uso das drogas. 

Conselho Municipal do Bem Estar 
Animal escolhe diretoria 

Voluntários da causa estão divulgando a ação
No dia 20 de fevereiro, ocorre a eleição para a primeira diretoria do Conselho Municipal do Bem Estar Animal de Esteio. A votação será realizada na Casa dos Conselhos, a partir das 18 horas, contará com a presença dos representantes de órgãos públicos e entidade do Município. Os integrantes do Conselho elegerão o presidente, vice-presidente, secretário e três representantes do Conselho Fiscal. 
O Conselho foi criado em 29 de outubro de 2012 baseado na Lei Municipal 5571, tem como objetivo estudar e colocar em prática medidas de defesa dos direitos de todos os animais, associados à responsabilidade social, ambiental e de cidadania. O CMBEA é um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deli-berativo dos assuntos relativos aos Direitos e Bem Estar dos Animais da cidade.
ENTIDADES PRESENTES NO CONSELHO
Representantes do poder público  Centro Municipal de Controle Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Educação e Esporte, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Bombeiros e Ordem dos Advogados do Brasil Representantes da comunidade: Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua (Gepar), Grupo dos Amigos e Tratadores de Animais (Gata), União de Associação de Moradores de Esteio (Uame), Clínicas veterinárias de Esteio, Comerciantes de agropecuária e pet shops locais.

Voluntárias promovem a “Noite Lilás”
O grupo de voluntárias do Coletivo Feminista Vania Araujo, de Esteio promoveu no dia 07 de fevereiro, um jantar de confraternização que foi intitulado ‘Noite Lilás’. A festa foi realizada em um salão de festas, no Centro e teve a presença de aproximadamente 80 pessoas. Segundo a organizadora do evento, Janaina Santos, um dos objetivos da ação que está ocorrendo pela primeira vez na cidade é para angariar recursos financeiros para que duas integrantes do grupo possam viajar a Brasília representando Esteio e o Estado, no 1º Encontro Nacional das Mulheres Camponesas. “A representatividade das esteienses na atividade é importante, pois destaca a mobilização que o grupo está fazendo na região”, disse Janaina. 
Eleniezer Machado, que juntamente com Sueli Couto irão a Brasília, para participar do encontro. Eleniezer falou que integra o grupo há mais de dois anos e já tem experiência de ter ido a outros debates pelo Rio Grande do Sul e outros estados. “Além de esperar para que as decisões estabelecidas sejam cumpridas, também será oportuno cobrar das autoridades as promessas”, destacou a voluntária. Ela salientou que apesar das iniciativas e leis que defendem os direitos da mulheres, ainda há muito o que fazer.  Interessadas em participar do grupo pode entrar em contato pelo e-mail grupofeministavaniaaraujo@ig.com.br. Os encontros acontecem toda a primeira quinta-feira do mês, às 19 horas, na Rua Garibaldi, 209.

Alunos retomam as atividades escolares
Nos próximos dias, mais de 10 mil estudantes da rede pública de ensino de Esteio vão começar o ano letivo. Cerca de três mil crianças das escolas de educação infantil e do Paulo Freire retomam as aulas no dia 18 de fevereiro. Já os sete mil alunos do ensino fundamental iniciam seus estudos no dia 25. A rede municipal é formada por cinco escolas de educação infantil, 18 centros de educação básica e um centro de educação inclusiva.  Antes de receber os jovens, professores, equipes diretivas e funcionários das instituições de ensino participarão de atividades de formação em preparação para o novo período de aulas. O principal encontro será a abertura do ano letivo, marcada para o dia 21 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Ginásio do Colégio Coração de Maria. 
Conforme informações, a receita prevista para a Secretaria de Educação e Esporte é de R$ 52,835 milhões, cerca de 7% a mais do que foi investido pela pasta em 2012, R$ 49,220 milhões. Comparado com 2010, o valor destinado para a secretaria neste ano apresenta um crescimento ainda maior. Naquele período, foram aplicados R$ 41,548 milhões, uma diferença de mais de R$ 11 milhões em três anos. Entre 2009 e 2012, mais de mil vagas foram abertas em escolas para crianças de zero a seis anos, passando de 1.809 postos para 2.928. Entre os motivos estão a realização de convênios e compras de vagas na rede particular, além da parceria, iniciada no ano passado, com o Governo Estadual, para utilização de salas nas escolas estaduais Ezequiel Nunes Filho e Tomé de Souza. 

Fiscalização fecha 
estabelecimentos comerciais
Dentro as ações dos órgãos de segurança e fiscalizadora foi realizado no dia 07 de fevereiro, mais uma operação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Na ação, quatro estabelecimentos, sendo uma casa noturna, dois bares, um clube e um salão de festas foram interditados pelo Corpo de Bombeiros. Atuaram na operação, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de integrantes das secretarias municipais. Ao todo, 11 locais foram vistoriados. Há pelo menos dez dias, outros quatro locais passaram por vistorias, sendo um clube interditado pelos bombeiros.

Programa social receberá R$ 150 mil
No dia 05 de fevereiro, foi aprovado em Plenário, o projeto de lei, que regulamenta um repasse mensal, durante 2013, na quantia de R$ 12,5 mil, totalizando cerca de R$ 150 mil anuais. A entidade beneficiada é o Centro de Formação Teresa Verzeri que presta atendimento no projeto ASEMA (Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto). Um dos objetivos da ação mantida pela instituição é ajudar as crianças e adolescentes que necessitam de suporte social, através de alimentação, passagem escolar e material pedagógico. Os recursos financeiros são oriundos da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A entidade beneficiada deverá prestar contas dos recursos 30 dias após o respectivo mês vigente. A falta de não prestar contas ocasionará o não repasse de dinheiro. 

Nova Fraternidade
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano
O tempo passa incrivelmente célere.
Chegamos a uma nova Campanha da Fraternidade.
Recordemos o TEMA e o LEMA.
Tema: “FRATERNIDADE E JUVENTUDE.”
Lema: “EIS-ME AQUI! ENVIA-ME!”
Juventude: um tema sempre velho e sempre novo.
Por muitos anos, fui dirigente de grupos jovens, além de Professor de 
adolescentes e de jovens.
Vi maravilhas. Aliás: Vi e vejo.
Indubitavelmente, a maioria dos jovens luta por uma vida mais digna, mais decente, mais humana, mais cristã. Trata-se de jovens verdadeiramente heroicos, supra-humanos. Eles batalham contra a maré ruim, negativa, pornô, ateia, demoníaca.
A juventude necessita de muito incentivo, de mais apoio e de maior compreensão.
Como tratamos os jovens? Como nos relacionamos com eles?
Que postura temos no tocante aos jovens dominados pela droga e por outros vícios?
Rezamos por eles?
Preocupamo-nos com eles?
FRATERNIDADE  E QUARESMA: oportunidades ímpares para profundas revisões e mudanças de atitudes.
Ou será que tudo ficará na mesma?...
QUARESMA E FRATERNIDADE!
Talvez seja o derradeiro chamado de Deus... Que o digam as vítimas da boate de 
Santa Maria...
O Mestre insiste: “Vigiai! Estai preparados! Não sabeis o dia, nem a hora!...”
Nada de desespero. Mas, pé no chão e coração junto de Deus...
Como se encontra nossa consciência?...
Examinamo-nos amiúde?...
Fraternidade e Quaresma: mais REFLEXÃO.
Quaresma e Fraternidade: mais ORAÇÃO.
Fraternidade e Quaresma: MUDANÇAS INTERNAS E EXTERNAS.
Proveitosa FRATERNIDADE!
Renovadora QUARESMA!
Fim de papo.

Unidos do Capão homenageia 
ex-presidente da República

A vida do ex-presidente Lula foi contada pela escola sapucaiense
A escola sapucaiense Unidos do Capão desfilou no Complexo Cultural do Porto Seco, em Porto Alegre, no dia 12 de fevereiro. A agremiação levou para a avenida a história de Luiz Inácio Lula da Silva, no desfile do Grupo de Acesso do carnaval.  Representando o homenageado, o escolhido foi o prefeito de Sapucaia, Vilmar Ballin e a primeira-dama, Sônia Ballin, como Marisa. Já era quase manhã quando os 1.200 componentes da escola entraram na passarela do samba cantando o samba-enredo ”Assim se fez o destino, 2013 brilha a estrela fiel da Nação Lula: corintiano, metalúrgico e Unidos do Capão”.  
A saga do menino que saiu do sertão pernambucano e chegou à presidência da República foi apresentada no Porto Seco. O casal desfilou no segundo carro da escola que simbolizava Brasília, e a chegada de Lula à presidência do Brasil. Um grande gavião, que identifica a torcida corintiana, foi destaque no primeiro carro alegórico. As 17 alas da Unidos do Capão mostraram um pouco da vida do ex-presidente, como a sua infância pobre, o engajamento sindical, a prisão pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e a paixão assumida pelo futebol.

PMs apreendem armas em Sapucaia
Em um dos locais também foram encontradas drogas

Armas, dinheiro e drogas que estavam com os suspeitos no imóvel

Munições que estavam junto com o armamento

Em menos de 48 horas, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul apreendeu pelo menos sete armas de fogo. A ação ocorreu no dia 10 de fevereiro. Além do armamento, os policiais também recuperaram dois veículos, sendo que um havia registro na Polícia Civil por furto e o outro como roubo. Também foi encontrado cerca de 100 pedras de crack e uma porção de maconha. Durante a operação, que aconteceu na Rua Canísio, no bairro Sete, os PMs efetuaram a prisão de quatro pessoas , que portavam três armas e 20 pedras de crack.  Segundo informações da Brigada Militar do município, a prisão se deu depois que agentes da Seção de Inteligência do 33º BPM, efetuavam diligências pela rua, devido a diversas denúncias sobre tráfico de drogas. Já no dia 11, por volta das 16 horas, uma guarnição realizava um patrulhamento de rotina, quando foram comunicados via rádio sobre um roubo de carro, em Canoas. Ao chegarem na RS 118, os policiais avistaram o veículo Meriva, de cor prata e passaram a segui-lo. Na rotula de acesso a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, os indivíduos entraram em direção a Sapucaia, onde foram presos após uma troca de tiros com os policiais militares. Foram encontrados com os suspeitos uma arma, calibre 32.
ROUBO
Na terça de Carnaval, o grupamento de Inteligência recebeu uma informação sobre um ponto de tráfico de drogas. Ao chegarem no local encontraram um veículo, no qual havia sido furtado. Devido a situação, os agentes solicitaram o apoio de uma viatura ostensiva para efetuar a abordagem. No momento que os policiais chegaram, os suspeitos estavam no pátio da residência e ao avistarem os PMs tentaram fugir para dentro do imóvel. Durante a vistoria na casa, foram achados dois revólveres, sendo um calibre 32, com numeração raspada e outro calibre 38, tendo seis munições. No interior da casa também foi encontrada a chave do veículo furtado e seus documentos. Os envolvidos 
foram presos. 

Homem entra armado em cemitério

Material encontrado pela BM que estava sob o controle do indíviduo
Por volta das 13 horas, de 12 de fevereiro, ao receber a informação que no cemitério João XXIII, na Rua Manoel Serafim, no bairro Primor, havia um indivíduo armado ameaçando populares, uma guarnição da BM foi até ao local.
Ao chegar, a vítima foi informou que um homem havia feito ameaças com um revólver. O suspeito foi abordado pelos policiais, mas não encontraram nada. Ao observar a sala, os PMs também fizeram uma revista na bolsa de uma mulher que estava no local, onde foi encontrada a arma de calibre 38 e com a numeração raspada tendo pelo menos cinco munições. Os policiais acharam ainda pacotes, os quais cada um continha 10 pedras de crack no seu interior, totalizando 70 pedras de crack, e um tablete pequeno de maconha. O homem foi preso, pois tinha registros policiais por tráfico de entorpecente, furto de veículo, violação de domicílio, sequestro cárcere privado, ameaça, prisão cumprimento de mandado, homicídio, furto qualificado, furto arrombamento de residência e receptação.

Polícia Civil investiga caso de médico suspeito de molestar mulheres
As vítimas devem ir até a delegacia e relatar o ocorrido
A Delegacia de Polícia de Esteio irá dar segmento ao inquérito referente às denúncias feitas contra um médico suspeito de molestar mulheres, inclusive menores de idade. O profissional atuava na rede de saúde pública de Esteio e em Palmares, no Litoral Norte. 
O titular da DP, Leonel Baldasso disse que uma das denunciantes, que reside na cidade relatou que foi até uma Unidade de Saúde, localizada na área central da cidade em busca de atendimento médico sobre um problema de garganta. Ao entrar no consultório, o médico começou a fazer algumas perguntas, entre elas se possuía algum problema ginecológico. “O profissional fazia questionamentos com as pacientes, em relação à vida intima. Além disso, o médico também solicitava que elas tirarem a roupa e em seguida passava as mãos nos seios”, comentou o delegado. Ele salientou que outra mulher também registrou ocorrência na DP, na qual explicou que havia ido a consulta para tratar sobre uma dor de cabeça, mas que para examinar deveria  deitar e tirar a roupa, e ainda assim deixando as pessoas constrangidas. “As últimas informações é que o suspeito encontra-se em prisão domiciliar em Porto Alegre, sob custódia e passando por um tratamento médico”, ressaltou Baldasso. 
O delegado falou ainda que seu advogado entrou em contato com o titular, comunicando que está em tramitação um processo de sua interdição, devido a sua sanidade mental. Baldasso frisou que irá enviar documentos para o Conselho Regional de Medicina (CRM), para que o órgão tome as devidas providências.  
FATO
Durante uma operação, o delegado Alexandre Luiz Fleck prendeu no dia 21 de janeiro, em sua residência no Centro de Porto Alegre, um médico, de 60 anos, suspeito de molestar pacientes em Esteio e no balneário de Quintão. A prisão preventiva foi decretada pela Comarca de Palmares do Sul, mediante representação do delegado Antônio Carlos Ractz Jr. Durante as diligências, em sua residência na Capital, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e 25 cartuchos do mesmo calibre, o que ensejou a prisão em flagrante do médico.

Esteiense morre afogado no Litoral Norte



O corpo do jovem Michel Jorge Silva, 18 anos foi encontrado próximo a guarida 141, na praia de Tramandaí. Após algumas horas de procura, um grupo de salva-vidas localizaram a vítima por volta das 23h55, no dia 11 de fevereiro. Este foi o primeiro registro de morte por afogamento no Litoral Norte, desde o início da Operação Golfinho. A praia de Imbé é o local onde tem tido o maior número de pessoas afogadas. 
O major Rodrigo Dutra, que atua como comandante do Sub grupamento de salva-vidas relatou que dois jovens residentes de Esteio entraram no rio Tramandaí, às 19h36. De acordo com o relato de um dos salva-vidas que fez o resgate, a dupla pretendia fazer a travessia do local. Enquanto um deles tinha apenas noções de natação, outro não sabia nadar. “Este rio é um canal de navegação para a passagem de barcos e não é apropriado para a prática de esportes”, disse o major Rodrigo. Ele salientou que num determinado momento, um dos salva-vidas avistou os jovens e informou o perigo e solicitou a retirada do local. “Mas passado alguns instantes, ambos retornaram para o rio, enquanto um deles deu algumas braçadas e não resistiu e foi resgatado o outro acabou afundando”. Major Rodrigo Dutra ressaltou que no momento do afogamento, os pescadores próximos comunicaram os salva-vidas que uma terceira pessoa estava se afogando, no qual foi confundido com o jovem esteiense, que não conseguiu ser tirado a tempo. Devido às condições das correntes marítimas estarem fracas, não houve problemas ao encontrar o corpo. Michel Silva foi velado no dia 12, no Cemitério Municipal Dois de Novembro. 
PREVENÇÃO
O major Rodrigo Dutra dá algumas dicas importantes para evitar afogamento:
Não entrar no mar, em locais que não possuem guaritas com a presença de salva-vidas
Busque sempre conversar com o salva-vidas para saber quais são as condições do mar e os pontos onde se pode banhar-se 
Evite entrar em rios, principalmente no rio Tramandaí, pois ele é canal de navegação e não para nadar, devido a sua profundidade.

EDITAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 
REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS
Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais faz saber que pretendem se casar:

Teilor de Quadros Carvalho e Ana Maria Soares de Oliveira
José Airton Pereira da Silva e Cleusa de Fatima Pereira
Luciano da Costa de Souza e Raquel da Rosa de Almeida
Volnei Rocha de Souza e Nelise Aparecida Bandeira
Esteio, 14 de fevereiro de 2013
WANDERLEI  FRIES - Oficial

NECROLOGIA - ESTEIO

Marileila das Graças Vidal Chaves Bairros
Wilma Schneider Fröhlich
Nelsa Maria Caetano
Maria Olira Dornelles Helfensteller
Luci Maria Ando
Danilo Zanon
Estela Herbstrith Cardoso
Eneide de Abreu Dias 
Maria Barbosa Oliveira
Alcebiades Luciano da Silva
Esteio, 14 de fevereiro de 2013
WANDERLEI  FRIES - Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário