sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EDIÇÃO 1870


LIÇÃO
Com a tragédia que vitimou mais de 230 jovens em Santa Maria, as autoridades e órgãos competentes estão em alerta intensificando a fiscalização não apenas em casas noturnas, mas também em locais de grandes aglomerações de pessoas em Esteio e Sapucaia do Sul. Esta mobilização não deve ficar restrita apenas por algum período, mas com uma determinada freqüência, evitando mais acidentes fatais. 



EDUCAÇÃO
A partir do dia 7 de fevereiro, terá início o período de matrículas para  crianças de zero a cinco anos que obtiveram vagas na Educação Infantil. Pais e responsáveis dos contemplados devem procurar, até o dia 22, as escolas  e conveniadas de Educação Infantil para as quais os alunos foram relacionados, nos horários de atendimento estipulados pelas próprias instituições. Quem ficou na lista de suplentes deve aguardar novos chamados, por telefone, conforme a disponibilização de novas vagas. Outras informações podem ser obtidas na Central de Vagas através do telefone 3473-0601.




INVESTIMENTOS
Durante a solenidade de assinatura para ampliação do sistema  sanitário para a região também foi comentado por algumas autoridades os novos investimentos poderão vir para a cidade. Entre eles, a captação de recursos, com o propósito de melhorias na coleta seletiva. Também foi comentado o projeto que visa a substituição das redes de esgoto 
na cidade.  

VAGAS
A empresa Sulfort, de Sapucaia do Sul está em fase de seleção de profissionais para diversas áreas. Entre elas para portaria, zelador e auxiliar de serviços gerais. Interessados podem entrar em contato com Maristela através do telefone 3034-7014 ou pelo e-mail maristela@sulfort.com.br.

REDES SOCIAIS
Dentro de algumas semanas a Câmara de Vereadores passará a ter acesso a redes sociais, a exemplo de serviços como Facebook e Twitter. A iniciativa do projeto de Resolução, aprovado por unanimidade é da Mesa Diretora. Para utilizar estas ferramentas, a  critérios de administração e requisitos em relação ao acesso. A ideia é minimizar riscos de segurança da informação e comunicação, garantindo níveis adequados de confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados administrados pelo Legislativo, bem como inibir o uso destas ferramentas para fins que sejam o de representação popular. 





Apesar das constantes limpezas realizadas pelos órgãos competentes do Município, as margens da BR 116, próximo a Vila Pedreira, é possível observar, principalmente os motoristas que trafegam pela via expressa, os entulhos que são deixados no local. Na manhã de 04 de fevereiro, pode se notar que haviam jogado móveis, colchões, material de construção, entre outros objetos. Uma sugestão seria a colocação de contêineres para amenizar a situação. Além disso, uma conscientização por parte da comunidade, já que o local fica em uma das entradas da cidade, não faria mal a ninguém. 


Kit escolar
A partir de 20 de fevereiro, associados e dependentes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Esteio e Sapucaia do Sul podem retirar um kit escolar para seus filhos. Além da distribuição na sede do Sindicato, também serão feitas mobilizações em algumas empresas. Mais informações pelo telefone 3473-3401. A entidade fica localizada na Rua Castro Alves, 259, Tamandaré. 

Encontro
No dia 15 de fevereiro, será realizado em Esteio o VIII Encontro dos Educadores da Rede Verzeri. Participação do encontro professores e diretores da Rede Verzeri de todo o Rio Grande do Sul. Mais de 200 participantes estarão no evento, além de autoridades locais. Este encontro acontece anualmente e neste ano foi escolhida a cidade de Esteio, como sede. A diretora da instituição é Sirlei Maria Meneguzzi.

Curso
Interessadas em fazer parte do projeto ‘Confeccionando Sonhos’, para mulheres residentes nos bairros São José e Primavera, que integram o programa Território da Paz já podem preencher a ficha. As inscrições ocorre no Centro de Convivência, que fica na Rua Orestes Pianta, 210, das 14h às 19 horas. A ação é desenvolvida pela Abrasinos, com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Prefeitura. 



Aberta as inscrições para o 
curso de cinema na cidade 

A Associação Cristã de Moços (ACM) será sede a partir de março de um curso de cinema para jovens, entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. As inscrições acontecem nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, na entidade que fica localizada na Avenida Padre Claret, próximo a Rua Rio Grande. 
Segundo um dos apoiadores da atividade que esteve divulgando o projeto, na manhã de 06 de fevereiro, no Jornal Destaque, Marx Franzen, este curso é uma novidade até em âmbito estadual, pois o aluno terá a oportunidade de aprender como funciona o processo de fazer um filme ou filmagens de festa e eventos empresariais. “Entre as disciplinas ensinadas estão noções de direção de fotografia, roteiro e áudio”, explicou Franzen. Ele salientou que durante o curso está prevista a vinda de pessoas ligadas a área para falar com os alunos sobre este trabalho, que tem crescido ao longo dos anos e necessita cada vez mais de bons profissionais. Informações pelo telefone 9847-7007.

Incêndio destrói carro
Fato aconteceu na Avenida Dom Pedro, por volta das 11h15




Um automóvel Uno ficou totalmente destruído pelo fogo, na manhã de 06 de fevereiro, na Avenida Dom Pedro II, no Centro de Esteio. Em poucos minutos o carro foi destruído pelas chamas. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada a tempo, pois devido a altura que atingiu a fumaça e o fogo, correu o risco de atingir uma placa em frente a um estabelecimento comercial e uma árvore, de uma imobiliária.  
Segundo o proprietário do carro, João Paulo, um dos possíveis motivos foi um curto na rede elétrica do veículo, que estava estacionado em frente a diversos prédios como Forum e Ministério Público. “Quando senti um cheiro similar ao de fio queimando utilizei um dos extintores, mas o fogo se alastrou muito rápido”, disse o proprietário. 
Além dos bombeiros também esteve no local, um grupo do Pelotão de Operações Especiais (POE). Uma unidade do resgate esteve, no caso que se houvesse a necessidade de deslocar feridos. Chegou a ser utilizado três extintores para combater o fogo. Parte da rua ficou alguns minutos interrompida até a conclusão dos trabalhos. 


Obras de esgoto podem 
prejudicar abastecimento 

Há possibilidade de desabastecimento de água durante alguns dias no bairro Novo Esteio, de acordo com informações da Corsan. Os cortes podem ser necessários devido ao assentamento da rede de coleta de esgoto. Atualmente a obra é realizada na Avenida Rio Branco, e deve se estender por mais 15 dias. Caso ocorram os cortes de abastecimento, a área atingida será exclusivamente a localidade. Em outubro, está prevista para ser inaugurada a primeira parte das obras de implantação do sistema, que ampliará para 93% o esgotamento sanitário no município. Estão sendo construídos uma Estação de Tratamento de Esgoto e três elevatórias, bem como 130 quilômetros de redes e 10.552 ligações. Os próximos lotes da obra, a serem licitados, incluem novas redes coletoras, estação de bombeamento e complementação da ETE, beneficiando os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Premem, Centro e Parque Amador, no Município, e Paraíso, Primor, Capão da Cruz e Camboim, em Sapucaia do Sul. Até 2015, a Corsan pretende investir cerca de R$ 1,4 bilhão em saneamento para as regiões Metropolitanas e Vale 
do Sinos. 



Prefeito é multado pelo TCE e vereadores aprovam suas contas
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de decreto legislativo, no qual são favoráveis aos documentos referentes às contas do Executivo, referente ao ano de 2010. No documento consta que o prefeito Gilmar Rinaldi terá que pagar uma multa para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), no valor de R$ 1.500,00. O motivo da advertência, segundo o TCE é referente a percentuais mínimos dos cargos a serem exercidos por servidores de carreira. Além disso, a revisão da legislação das diárias e da ausência de retorno da Administração ao Sistema de Controle Interno. Participaram da analise dos documentos os conselheiros Iradir Pietroski, Adroaldo Loureiro e Estilac Xavier. Também estiveram presentes Fernanda Ismael, adjunta de Procurador do Ministério Público de Contas e Rozangela Motiska Bertolo, auditora substituta de conselheiro. Após a notificação, Gilmar Rinaldi tem até 30 dias para quitar a dívida. 

Falta de atendimento médico no 
Nascer do Sol em Sapucaia do Sul
Sem os profissionais, a comunidade precisa se deslocar para outros pontos da cidade em busca de consultas


Não é somente a falta de investimentos no Loteamento Nascer do Sol, em Sapucaia do Sul é que tem deixado diversos moradores revoltados. A retirada do atendimento médico no local faz com que pessoas se desloquem para outros bairros mais distantes em busca de uma consulta ou até para verificar a pressão e a glicose. No local residem aproximadamente mil pessoas, em 360 lotes de áreas. 
Segundo a presidente da cooperativa que administra o local, Vanessa Brum, no dia 24 de janeiro recebeu um ofício comunicando que não seria mais disponibilizado profissionais na área da saúde para o Loteamento. “Ficamos indignados, pois a procura por médico é grande e os postos ficam longe do bairro”, disse Vanessa. Ela informou que são distribuídas ao total 24 fichas, na terça e na sexta-feira. “Em função disso realizamos diversas abaixo-assinado, junto a comunidade para que algumas medidas fossem feitas, em prol da saúde da comunidade”, desabafou Vanessa. 
Vanessa comentou que é prestado atendimento médico há pelo menos cinco anos, sendo que em um período o trabalho ocorria em uma unidade móvel. Mas devido a problemas no veículo, o serviço era prestado numa sala no espaço da cooperativa. “Devido a demanda estive em contato com os órgãos responsáveis no Município para tomar conhecimento se seriamos contemplados com uma unidade, mas a resposta foi negativa, por enquanto”, enfatizou a presidente da cooperativa. 

RESPOSTA
Através da assessoria de imprensa do Executivo Municipal, o secretário municipal da Saúde de Sapucaia do Sul, José Wink, informa que a Prefeitura de Sapucaia do Sul ampliou o atendimento em saúde para os moradores do bairro Nascer do Sol. Hoje, a comunidade do local pode ser atendida nos três turnos, em três postos de saúde. O referido motorhome atendia a comunidade do local apenas 4 horas por semana, oferecendo apenas consultas médicas. “Hoje, com a ampliação do atendimento não é mais necessária a sua utilização do motorhome. Aquela comunidade não está desassistida, ao contrário, o atendimento de saúde foi ampliado. A comunidade do Nascer do Sol pode ser atendida agora em três postos de saúde, nos bairros Alcina, Pasqualine e Boa Vista, próximos do local, com um atendimento completo de enfermeiros, de médicos de saúde da família e acesso a sala de vacinas e consultório odontológico”, explica Wink.
O atendimento aos moradores do bairro Nascer do Sol pode ser feito da seguinte maneira: Posto de Saúde Pasqualine (Rua Esmeralda, nº283 – das 8 às 17 horas); Posto de Saúde Boa Vista (Rua Presidente João Goulart, nº397 – das 8 às 17 horas) e no Porto de Saúde Alcina (Rua Oswaldo Dias, nº 128 – das 17 às 21 horas).

Colégio Coração de Maria abre suas matrículas para os cursos técnicos 
com 50% de desconto

O Colégio Coração de Maria, sempre preocupado com a formação integral de seus alunos, reabre as matrículas para os cursos técnicos profissionalizantes, com ênfase em Administração e Informática. Há 16 anos a instituição oferece cursos desse nível, os quais colocam no mercado a cada ano centenas de profissionais capacitados, com perfil diferenciado: além do saber fazer (essencial para o trabalho), há a formação integral (essencial para a vida), como a ética, os valores morais, religiosos e humanos. Em Administração, os alunos focalizam questões ligadas à gestão estratégica, humana, vendas e marketing, adquirindo conhecimentos para trabalharem em empresas públicas e privadas, além de poderem se tornar empreendedores, montando seu próprio negócio. 
Em Informática, os alunos aprendem a operar sistemas como Windowse Linux, explorando todo o potencial deles, configurando banco de dados para micro, médias e grandes empresas. Criam sites, montam e desmontam computadores, colocam máquinas em rede e propõem alternativas para racionalizar recursos e diminuir custos. Enfim, todas as habilidades necessárias para ser um ótimo profissional. Isso é tão evidente, que a maior parte dos alunos conclui os cursos já com promessa de efetivação nas empresas em que estagiaram. Por isso, não perca tempo, aproveite para conhecer mais sobre as vantagens de fazer um curso técnico no Colégio Coração de Maria. Ligue para 3473 6255 ou acesse www.colegiocoracaodemaria.com.br, para obter 
mais informações. 

Situação dos campos de futebol 
são questionados


Com aprovação unânime em plenário, o vereador Marcelo Pereira solicita que o Executivo envie documentos sobre a existência de projetos  ou medidas para serem adotadas, em relação aos campos de futebol existentes na cidade. 
De acordo com o vereador, a situação destes espaços de lazer estão abandonados. “Em alguns locais, as sedes esportivas se tornaram depósito de lixos e entulhos, retratando o péssimo estado destes locais públicos, cedidos para terceiros através de comodatos”, destacou Pereira.
Marcelo comentou que o comodatário, por lei ou contrato,  tem obrigação legal de manter o campo de futebol como de sua propriedade. “Razão pela qual entendo que o Executivo pode requerer a rescisão dos contratos, cedendo as respectivas áreas para Clubes, que possam,  realmente,  zelar e manter a área pública”, ressaltou o parlamentar. O vereador justifica, ainda, que o esporte, como o futebol, é um grande meio de lazer para as  comunidades. “Poderíamos ter vários projetos sociais para crianças e adolescentes, através de escolinhas de futebol ministradas pelos próprios clubes. Nossa sociedade precisa usufruir mais destes espaços públicos”, falou.

Parque Assis Brasil passa por melhorias
Além de máquinas, está previsto um novo cercamento 
e ampliação do estacionamento


O Parque de Exposições Assis Brasil, recebeu importantes reforços para o trabalho de manutenção do local. Cinco máquinas, sendo quatro tratores e uma retroescavadeira foram entregues  à direção em cerimônia que contou a participação do titular Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. 
As máquinas, adquiridas com recursos do BNDES, serão utilizadas para a recuperação de 25 quilômetros de ruas internas, além do gramado, assim como na manutenção e melhorias no estacionamento. Outros locais dentro da área também serão beneficiados estão a conservação do camping, limpeza de parte do Arroio Esteio. 
Para a operação foram investidos R$ 353,7 mil, sendo R$ 167,3 mil na retroescavadeira. Enquanto isso, as reformas no local continuam aceleradas. A drenagem das pistas principal, de ovinos e equinos está praticamente pronta, faltando apenas fechar o local.

CERCAMENTO
Nas próximas semanas inicia o processo de construção das arquibancadas da Pista de Provas dos equinos. A Secretaria também aguarda pelo resultado dos nomes das empresas responsáveis pelas obras do cercamento do Parque. Também está incluso no projeto de revitalização do Assis Brasil, um novo pavilhão da Agricultura Familiar e da drenagem das Pistas de Provas e do Gado Leiteiro. 
De acordo com o diretor do parque Telmo Motta Júnior, existe uma estrutura de manutenção similar a uma cidade de pequeno porte. “Os novos equipamentos vem para ajudar no bom funcionamento do parque, pois algumas máquinas estavam defasadas. A última reposição de tratores havia sido realizada na década de 90, há quase 20 anos. Isso vai nos dar suporte para manter o local nas melhores condições”, enfatizou 
Telmo Motta. 

BENEFÍCIOS DOS NOVOS EQUIPAMENTOS

Manutenção do gramado, que corresponde 30% da área do Parque; 

Recuperação de 25 quilômetros de ruas internas, sendo 40% pavimentadas e 60% de chão batido; 

Manutenção e melhorias no parque de estacionamento, com capacidade para 
10 mil vagas; 

Cultivo de 10 mil metros quadrados de pastagem, para abastecer a Fenasul e a Expointer. Durante os eventos os pavilhões são abastecidos com feno, areia e/ou casca de arroz para as camas dos animais; 

Manutenção diária da estrutura de 60 dos 190 imóveis do local. Estes 60 são imóveis públicos que precisam de intervenções constantes;

Recolhimento regular do lixo do Parque e do entorno (conforme exigência do Plano Diretor do Município).

Agência do INSS de Sapucaia deve sair 
do papel ainda este ano


Mais um passo foi dado para que os moradores de Sapucaia tenham acesso ao atendimento do INSS no Município. Em Brasília, onde participa do Encontro Nacional de Prefeitos, o chefe do Executivo, esteve reunido com representantes do órgão.
No encontro ficou deliberado que atualmente o processo de implantação do INSS em Sapucaia está na fase de elaboração dos projetos e que a licitação deve acontecer somente no segundo semestre deste ano. A previsão é de que a obra esteja concluída até 2014. 
O terreno onde será construída a agência do INSS foi cedido pela Prefeitura. A área, com 1.500 metros quadrados, está localizada na Avenida Jorge Assum, bairro Paraíso. O prédio, que terá 469 metros quadrados de espaço, será feito com recursos do Instituto. A agência  será de médio porte, com todos os serviços oferecidos pelo INSS e maior número de servidores para o atendimento ao público. Quando estiver em pleno funcionamento devem ser atendidas diariamente no local 400 pessoas. O investimento será de R$ 750 mil.

Saúde
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano

Muitos assuntos tocam o coração das pessoas.
Um, outrossim, absorve a opinião pública : SAÚDE.
- O senhor vai bem?
- E a saúde?
- Siiiiim, vou bem, mas minha saúúúdeeeeee!...
- Tirando uns probleminhas com a saúde, o resto vai bem...
Recordemos a Campanha da Fraternidade:
Tema: “A Fraternidade e a Saúde Pública;
Lema: “ Que A Saúde Se Difunda Sobre a Terra!”
Pensando na SAÚDE, brotam diversas perguntinhas...
- Por que há tanta doença, no Brasil?
- Por que as doenças grassam mais em certos Estados?
- Por que há tanta DIARREIA, no Brasil?
- Pneumonia e diarreia: Por que esta dupla manda tanto?...
- Será que todos os médicos se parecem com o Doutor do cartaz da Campanha da Fraternidade? Tomara que sim!
- Quando terminarão as famosas FILAS nos Postos e nos Hospitais?
- Cuidamos de nossa SAÚDE?
- Somos daqueles que afirmam: “Não sei, não quero saber e tenho pavor de quem sabe a respeito da minha saúde?!...”
- Ficha?... Só amanhã!...
- Porém, cheguei às três da madrugada?...
- Nada posso fazer...
- Mais tarde, irei falar com meu médico...
Por esta e por outras, os cemitérios crescem tanto...
- Visitamos os doentes?
- Rezamos pelos enfermos?
- Animamos os que sofrem?
   Há pouco, o Governo Federal cortou enormes verbas destinadas à saúde.
Entretanto, o mesmo Governo investe horrores em “novos estádios” de futebol...
O Carnaval não recebe, anualmente, maravilhas de subsídios?...
Afinal, o que é mais importante: Carnaval ou SAÚDE?...
Repito o lema da Fraternidade: “A Saúde Se Difunda Sobre a Terra”, especialmente, sobre o Brasil!
Amééééééééémmmmmmmmmm!

R$ 150 mil para o Centro de 
Formação Teresa Verzeri 

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal o projeto de lei que determina o Executivo a conceder um repasse financeiro para o Centro de Formação Teresa Verzeri. O montante destinado é de R$ 150 mil, divididos em duas parcelas fixas, de R$ 75 mil cada. Um dos objetivos desta ação é colaborar com o trabalho desenvolvido pelo CFTV, através dos programas sociais para crianças e adolescentes da faixa etária de seis a 18 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Também está incluso a execução em âmbito municipal do Programa Integrado de Inclusão Social.  
Segundo informações obtidas no documento, o repasse da verba deve ser feita até dez dias úteis após a assinatura do contrato. Já a segunda parcela deve ocorrer até o dia 14 de junho. A entidade beneficiada deve prestar contas  dos recursos recebidos, num primeiro momento até 03 de junho, referente a primeira parcela e até 31 de dezembro, em relação a segunda parcela. O Programa Integrado presta cerca de 400 atendimentos, através de oficinas sócioeducativas, se tornando agentes multiplicadores da transformação social deste público. A verba é oriunda do orçamento da secretaria de Educação e Esporte.

Cursos profissionalizantes iniciam no dia 18

O início das aulas para os alunos dos cursos de carpinteiro de obras e armador de ferragem, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá início no dia 18 de fevereiro, em Esteio. A capacitação acontece no Cras Conviver, que fica na Rua Ernesto de Menezes, 52, Bairro Vila Olímpica. Os participantes irão receber, além da capacitação, vale transporte e lanche. A previsão de encerramento das atividades desta etapa é no dia 3 de maio. Além de fazer a inscrição, um dos procedimentos para  estar no curso envolve a confirmação da matrícula. Quem se inscreveu nos cursos oferecidos precisa ir entre 13 e 15 ao Senai Nilo Bettanin, localizado na Avenida Presidente Vargas, 3023, Centro, das 8h às 22 horas, para garantir sua vaga. 
Estão sendo oferecidas 25 vagas para cada curso. Como há mais interessados que o número de ofertas (47 para o curso de carpinteiro e 37 para o curso de armador de ferragem, haverá uma seleção entre os candidatos. Serão selecionados, num primeiro momento, os que tiverem rendas familiares mais baixas.


Fiscalização fecha clubes e boates 
em Esteio e Sapucaia
A maioria dos locais visitados foram interditados

Na noite de 31 de janeiro, servidores que integram o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e órgãos da Prefeitura realizaram uma série de vistorias em bares, clubes, restaurantes e outros estabelecimentos que recebem público no Município. Além de analisar os equipamentos de segurança e sistemas de proteção contra incêndio, foram conferidos os alvarás e as condições de higiene dos locais vistoriados, entre outros quesitos. Durante a ação, a BM aproveitou para conferir documentos dos clientes e buscar por armas e drogas. Em frente aos locais vistoriados, a Fiscalização de Trânsito abordou motoristas para conferir a documentação dos veículos e condutores. No primeiro dia da ação, quatro locais receberam a fiscalização. Um estabelecimento foi fechado pelo Corpo de Bombeiros por problemas relativos à segurança. A operação será repetida nas próximas semanas. Entre os locais que foram interditados estão as sedes sociais dos clubes Aliança e Comércio, além do salão de festas da Apae. Outras duas casas noturnas no Centro também foram fechadas. 

PROVIDÊNCIAS
Conforme o sargento Jair Nunes da Silva, do Corpo de Bombeiros, entre as principais notificações foram referentes  a falta de porta de emergência, sinalizações internas e até extintores vencidos. “Alguns também tinham alvarás de incêndios vencidos. Por isso foi dado o prazo de 30 dias para normalizar a situação, perante as normas”, disse Nunes. 
No Clube do Comércio, o que não estava de acordo com a lei era um corrimão e a abertura das portas para fora. Uma funcionária informou que já está sendo providenciado os equipamentos e as mudanças e nos próximos dias, o salão já estará disponível para a comunidade. Já no Aliança, na parte inferior, basicamente foram feitas melhorias nas portas e outros pequenos ajustes. No piso superior, a posição da escada e da porta deverá ser reavaliada. Por enquanto, o clube permanece fechado, inclusive no horário do almoço. No salão da Apae, as portas e uma saída de emergência.

RESULTADO DA OPERAÇÃO
Locais vistoriados    4
Multa aplicada pelo Corpo de Bombeiros    1
Notificações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação 1
Notificações pela Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável 2
Interdições pela Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável 1
Notificação pelo Corpo de Bombeiro 1
Interdição pelo Corpo de Bombeiro 1
Lavratura de Termo Circunstanciado (Brigada Militar) 3
Encaminhamento de menores pelo Conselho Tutelar 1
Notificações da Vigilância Sanitária 3
Apreensões de máquinas caça-níqueis 2
   
FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Veículos abordados 31
Veículos autuados          1
Veículos recolhidos 1

Força-tarefa vistoria casas noturnas

De olho na segurança das casas noturnas sapucaienses, uma força-tarefa  também vistoriou oito estabelecimentos no dia 02 de fevereiro. Saídas de emergência, validade de extintores e condições gerais do estabelecimento, além de validade e exposição dos alvarás, foram os principais focos da ação.
Dos oito estabelecimentos vistoriados, apenas três estavam com os alvarás expostos e em dia. Em muitos deles, os documentos sequer estavam no local. Integrantes das pastas do Meio Ambiente, Indústria e Comércio, e Vigilância Sanitária, deram os prazos cabíveis e as recomendações para cada caso.
Em uma casa noturna do Centro, os bombeiros apontaram para a validade vencida de um extintor, que teve de ser trocado. Além das vistorias, a força-tarefa serviu também para o cumprimento de uma ordem judicial expedida pelo Ministério Público, onde uma boate localizada na RS-118 foi interditada. A força-tarefa seguirá atuando, sem aviso prévio, vistoriando outros estabelecimentos da cidade.




Ferrões de abelhas acabam com 
o sonho de Mariana
Após a formatura, Mariana iria atuar no policiamento 
em Sapucaia do Sul

A jovem aluna soldado Mariana Lucher, 22 anos perdeu a vida em um acidente de trânsito no começo da tarde do dia 02 de fevereiro. Mariana envolveu-se em um acidente na BR-158, quilômetro 482,8, por volta de 13h45. Ela seguia em direção a Rosário do Sul. 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a jovem soldado teria perdido o controle do veículo provavelmente devido ao temporal, saindo da pista e, em seguida, se chocado em caixas com abelhas. A aluna/ militar era alérgica e sofreu dezenas de picadas, como o local onde caiu era um barranco isolado ela demorou a ser localizada. Depois de localizada ela chegou a ser levada para  o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário do Sul, onde permaneceu algumas horas internada e veio a falecer no final da tarde. Segundo o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora a jovem sofreu mais de 500 picadas.

PERDA
Um dos professores no curso de preparação de novos soldados da Brigada Militar, o sargento Geverson Ferrari do 33º BPM disse que a jovem havia ingressado na atividade em setembro de 2012. Era uma aluna diferenciada, devido a inteligência sempre conquistando excelentes avaliações, onde se destacava entre os demais colegas. “É uma grande perda para nós da Brigada Militar e mais ainda para a sociedade que teria, com certeza, uma profissional de alta qualidade técnica, dotada ainda de um senso de humanismo raro”, destacou o sargento GE.
Mariana Lucher era natural de Cachoeira do Sul e bastante conhecida em São Gabriel, onde trabalhou no Hospital de Santa Casa como técnico em enfermagem. Atualmente residia em Esteio, onde estava no Curso de Formação de Soldados da Brigada Militar. 
O velório da jovem Policial Militar foi realizado na Capela Principal da Santa Casa de Caridade de São Gabriel e o sepultamento aconteceu na tarde do dia 03. 


Suspeitos são presos por tentativa 
de homicídio em Sapucaia do Sul


Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, coordenados pelo delegado Eduardo Luiz Correia de Moraes, prenderam no dia 01 de fevereiro, três pessoas, por porte irregular de arma de fogo e tentativa de homicídio, no Município. 
Segundo o delegado Moraes, a ação contou aproximadamente 20 policiais civis, além do apoio da Guarda Municipal. “A mobilização teve por objetivo o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão de indivíduos que estavam escondidos no bairro Colina Verde, a fim de localizar armas e drogas”, comentou o delegado. 
A ação resultou na apreensão de dois revólveres calibre 38, munições e facas. Além da prisão de três suspeitos, dois foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e um que possuía prisão preventiva decretada por tentativa de homicídio, ocorrida em outubro de 2012. Os suspeitos foram conduzidos ao sistema prisional gaúcho.

Policiamento comunitário é 
tema de reunião 

Os primeiros 45 dias de implementação do Policiamento Comunitário dos Territórios da Paz, no Primavera e São José foram temas de debate entre os órgãos envolvidos.  A reunião, que ocorreu na sede da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, no dia 31 de janeiro. Entre os assuntos tratados foi debatido o comportamento dos moradores com a presença dos policiais na região. Cada ‘Território’ possui uma viatura e três PMs que auxiliam nas ações.

A proposta de policiamento comunitário gera uma relação de confiança entre as BM e população, descentralizando a atividade policial, buscando algumas soluções aos problemas existentes. Além disso, o policiamento dá ênfase na prevenção do crime, integrando diversos órgãos públicos. As questões de segurança são tratadas junto com a população, como as estratégias de policiamento gostariam que fossem implantadas. Além de prestar contas de suas atividades e resultados, a polícia também leva as mesmas informações aos cidadãos da região.

EDITAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 
REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS

Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais faz saber que pretendem se casar:


Tiago Mendes e Marivane Moura da Silva
Daniel Baldo e Letícia Machado Pereira
Miquéias Maicon Mittmann e Daiane de Oliveira Castro
Volnei da Costa Antunes e Cláudia Rodrigues
Joelson Antunes e Cláudia Liziane de Oliveira Lemos
Martins dos Santos Neto e Allana dos Santos Soares
Gabriel Dutra Surdo e Daniele da Silva Raupp
Celso Cassel Macedo e Andressa Fabíula Candido da Silva
Esteio, 07 de fevereiro de 2013
WANDERLEI  FRIES - Oficial

NECROLOGIA - ESTEIO

Ciro Kulmann Ascal
João Renato Lopes
Ildo Selleri
Valtuir Dutra
Maria Lourdes Pinheiro da Silva
Esteio, 07 de fevereiro de 2013
WANDERLEI  FRIES - Oficial

















Nenhum comentário:

Postar um comentário